É bênção acompanhar o trânsito de Saturno no mapa natal. Acompanhar as fases de seu ciclo com o Saturno natal presenteia com importantes dicas e nos permite sintonizar em um processo generoso em iluminações essenciais do que fazer para nos firmar no caminho das Virtudes e do Amor.
Saturno como função da personalidade
O planeta Saturno na Astrologia representa:
- o princípio organizador do ancoramento da vida, da formação dos corpos e das estruturas no mundo físico, emocional, mental e energético.
- o conhecimento acumulado pela cultura a que pertencemos. Na luz de Saturno se ganham conhecimentos, experiências, estrutura-se a vida, ganham-se competências que permitem agir com adequação, sucesso e o reconhecimento das pessoas envolvidas.
- o senso de responsabilidade e a força que se alimenta da tradição para viver com segurança, garantido o bem-comum, a justiça, a ordem em harmonia com a inteligência e as virtudes que regem neste mundo;
- a concretização e materialização do que se idealiza. Para isto Saturno incita a pessoa a se informar, a aprender, a desenvolver habilidades, talentos, a se organizar, planificar e com responsabilidade executar, preservar, aprimorar;
- o acesso a consciência do tempo e aprende-se a ser perseverante, insistente, planificado até realizar com excelência o que se deseja;
- a visão da realidade com objetividade e pragmatismo e assim a pessoa se pode situar e determinar o melhor a ser feito segundo o que se propõe e as circunstâncias;
- a expansão da consciência na própria individualidade revelando talentos, habilidades; iluminando o jeito de se funcionar com mais eficiência, resultados; assinalando os costumes que abrem caminhos nos relacionamentos; os modos de ser que não funcionam e devem ser deixados;
- o mestre, assessor que nos ensina através dos medos;
- a função da personalidade que desenha o “eu saturnino”
A missão da função saturnina é melhorar o que se herda da família e da sociedade, ativar as potencialidades, talentos, dons para colaborar com o funcionamento harmônico da vida coletiva, cada um fazendo o que tenha melhor a fazer.
Quiçá por isso o primeiro que se foca quando a pessoa se olha desde seu lado saturnino são os erros e as faltas.
Neste momento é que a linguagem astrológica nos conforta, porque sabemos que essa sensação de mal-estar que estamos sentindo diante o olhar de Saturno, é a constatação de que temos coisas a melhorar, aprimorar, e assim mais que ficar na culpa, na falta de autoestima, na autocrítica, é para atravessar essas sensações, essa leitura do erro, da falta e agradecer, agradecer que estamos tendo consciência de onde podemos nos aprimorar, melhorar.
Quando contemplamos, detectamos a presença de Saturno como aliado seu trabalho passa a ser uma bênção, um importante parceiro para conseguirmos viver com qualidade, excelência e conectados com harmonia com nossos semelhantes e com o meio ambiente.
A situação astrológica de Saturno no mapa natal revela o setor e assuntos da vida (casa) onde viveremos nosso mais apurado refinamento, depuração e aprimoramento. A cada momento em que algum dos assuntos deste setor se nos apresentam sentimos um chamado a aprender com erros e faltas, a aprimorar, a agir com responsabilidade… por isso quiçá sentimos medo, paranoia, uma espécie de buraco, inaptidão, receios, falta de autoestima, como se algo faltasse. Com o tempo se aprende a acolher os ensinamentos de Saturno como guia para nos aprimorar, melhorar, desenvolver.
Saturno nos mostra os limites pessoais, até onde podemos nos movimentar com segurança, responsabilidade, adequação, mostra também os esforços, os aprimoramentos que teremos que realizar para poder conquistar o que queremos.
Saturno é dominante no elemento Terra, nos átomos é associado ao chumbo, ao sódio e ao potássio; no corpo humano abençoa a estrutura óssea (coluna e joelhos) e a pele; entre os animais é associado a cabra; entre as plantas é associado aos cactos, as coníferas, as primeiras plantas; no humano, é associado a função da personalidade estruturante de nossa individualidade adequada ao mundo em que vivemos a favor de nossa participação social eficiente e o ganho de habilidades que nos permitam construir uma vida sólida onde satisfaçamos nossas necessidades e a de todos nossos dependentes, e possamos cumprir com excelência nossos compromissos e deveres.
Observe que Saturno rege no corpo a pele que é o limite de nosso corpo com o fora, rege também os esqueleto (especialmente a coluna e os joelhos) que o sistema que nos estrutura e dá forma, ainda rege especialmente a coluna vertebral que nos permite a verticalidade e os joelhos que nos permitem caminhar… do mesmo jeito nos outros corpos e nas situações que vivemos Saturno representa os limites, e as forças estruturantes.
Saturno como senhor do tempo também nos mostra as etapas da vida (nascer, crescer, desenvolver, amadurecer, morrer, renascer), nos mostra o que é fundamental em cada uma delas, o que temos que mudar, onde temos que interiorizar, trabalhar, aprimorar.
Entre os papeis da personalidade, entre os “eus planetários” que compõem o “olimpo pessoal” o eu saturnino corresponde ao: Juiz, Inspetor, Mestre, Assessor interior, funções da personalidade, eus responsáveis por nosso crescimento, amadurecimento e desenvolvimento pessoal.
Aceitar o assessoramento e a guia de Saturno para muitos “eus planetários” e para a personalidade como um todo não é fácil, porque se exige disciplina, domínio de si, centro, perseverança e a vontade de conquistar o que se propõe com impecabilidade. Mas quando se consegue, ganha-se “aquela sonhada solidez, firmeza, segurança, autoconfiança que abençoa com paz e a satisfação de viver com maestria, arte e sabedoria.
Saturno em trânsito em aspecto com Saturno natal
O ciclo de Saturno em trânsito com Saturno natal
O ciclo de Saturno na pessoa é extremamente importante na estruturação e amadurecimento da pessoa.
O primeiro ciclo completo de Saturno, conhecido como o “Retorno de Saturno”, dura de 28 a 30 anos. As suas quatro fases principais definem períodos clássicos de estudo da personalidade.
A primeira quadratura acontece em torno dos 7 anos, a oposição em torno dos 14 anos, a quadratura aplicativa em torno dos 21 anos e o retorno final ou fim de ciclo em torno dos 28 anos. Assim o ciclo pode ser ser estudado como constituído de 4 fases de 7 anos em média que definem períodos significativos e qualitativamente diferentes. Vale a pena entrar em contato com estes estudos e pesquisas para acompanhar o processo de amadurecimento e estruturação da pessoa.
O segundo ciclo completo de Saturno (segundo retorno) vai dos 28 anos aos 56 anos, este ciclo vai falar do processo de excelência da pessoa, cujo propósito maior é o amadurecimento a partir do próprio comando da vida. Quando a pessoa toma as rédeas da vida e se propõe conscientemente seu aprimoramento pessoal, este ciclo é de muito bom proveito. Mas quando a pessoa está desligada de si, desencontrada profissionalmente e não consegue se estruturar este período é sofrido e cheio de provações.
O terceiro ciclo completo de Saturno (terceiro retorno) vai de entorno dos 56 anos aos entorno dos 84 anos, este ciclo indica o processo da pessoa se tornar mestre de si mesmo e do que faz. A pessoa que sabe escutar e dialogar com Saturno neste ciclo receberá ensinamentos preciosos para seu aprimoramento como mestre, maestro e poderá coroar sua vida com a bênção da sabedoria, quem lida mal com Saturno continuará sofrendo provações, desafios e perdas.
Fases do ciclo de Saturno
O estudo detalhado do ciclo de Saturno em trânsito em relação ao Saturno natal vai nos oferecer importantíssimas dicas de como melhor aproveitar os ensinamentos de Saturno. Para isto é auspicioso acompanhar o trânsito de Saturno pelas casas natais e os aspectos maiores que ele for fazendo com o próprio Saturno natal e com cada planeta natal e ponto especial do mapa.
O aprendizado na batuta de Saturno tem o desafio da pessoa respeitar o tempo disponível, acertar o ritmo, dar conta das exigências, expectativas, obrigações com responsabilidade. Temos que lembrar que a personalidade é constituída de vários “eus planetários” e que muitos deles tem características, ritmos, mode de ser diferente ao de Saturno e assim Saturno poderá ter oposição, obstáculos na própria personalidade que terão que ser iluminados com a bênção do autoconhecimento e a cura emocional.
A cada 7 anos Saturno
A cada 7 anos Saturno nos submete a provações que tem o objetivo de nos situar, ensinar, assessorar. Se não se cumpriram as metas, se não se amadureceu e aprendeu o planificado a pessoa poderá sentir o vazio, a culpa, o arrependimento que deverá encarar com humildade para aprender e o antes possível retificar, aprimorar, conquistar o apontado por Saturno.
Na coroação de cada um de estes períodos de 7 anos a pessoa terá oportunidade de fazer retificações de rota. Tipo mudar de profissão, mudar de morada, mudar em seus relacionamentos.
Com a coroação do ciclo de Saturno, quando acontece o retorno de Saturno tudo o que não funciona, que é obsoleto, que foi assinalado como mau costume começa a desmoronar, a morrer, a pessoa passando assim por uma profunda depuração, purificação, upgrade, que a levarão a um verdadeiro renascimento na sua maturidade, inaugurando nova etapa na vida…
É uma bênção valorizar a importância do significado de fazer um ano de vida saturnina (28 a 30 anos solares), de viver uma revolução de Saturno, de ser coroado com consciência no retorno de Saturno. Este acontecimento deverá ser celebrado e ritualizado como ele merece.
A cada nova etapa de Saturno tudo o que não for verdadeiro, que não esteja à altura da nova etapa, que não seja útil, que seja obsoleto, deverá ser transmutado, queimado, colocado no lugar que lhe corresponde. Isso explica quiçá o porque muitas pessoas em torno de seus 30 anos dão uma verdadeira virada nas suas vidas.
Saturno em trânsito em conjunção com Saturno natal. Retorno de Saturno. 28, 56 e 84 anos
Quando Saturno está em trânsito em conjunção com Saturno natal significa que está finalizando um ciclo completo e iniciando outro. Partiu da posição natal, passou por todos os graus do mapa natal e está de volta. Este ciclo dura em torno de 28 a 30 anos. A pessoa pode viver em princípio três retornos de Saturno: as idades entorno de 28, 56 e 84 anos.
Desdobramentos do Retorno de Saturno. Como se preparar, viver e processar
O comum é que nos 6 meses antes do aspecto de conjunção a pessoa aprofunde na sua auto-observação e autoconhecimento especialmente nos setores da vida a que Saturno natal está envolvido (casa onde se encontre, casa que rege, casa dos planetas em aspectos): faça balanços, reflexões sobre como anda sua vida, percepção das coisas a fazer, a aprimorar.
O impacto do retorno de Saturno dependerá de como a pessoa esteja consigo mesma nos diferentes setores da vida. É auspicioso conscientizar também como se age diante os seus erros, e faltas, aprender a se aceitar, perdoar, porque só assim se poderá aprender. É bom também a pessoa mapear seus medos, tornar eles mestres e aprender com eles.
A melhor maneira de lidar com Saturno é se propor entender o que ele está assinalando e se colocar a trabalhar de imediato até atingir o que se proponha. De outro jeito é aquele espírito pesado, acanhado, sem energia, autocrítico, chato. Durante este período quando invadirem estes sintomas é que Saturno está chamando a pessoa para uma conversa onde terá que escutar assinalamentos que pode ser que não goste de ouvir, porque ele vai revelar, denunciar pontos fracos, faltas, deficiências a serem trabalhadas.
A pessoa também deve estar alerta à forma como canaliza a força de Saturno, para detectar se está, por exemplo, encarnando essa forma desagradável de Saturno que às vezes pode se manifestar através de castigos, exigências extremas, disciplinas exageradas, autodesvalorização, etc.
Por todos estes motivos se preparar para o retorno de saturno, estar atento, humilde e receptivo durante a conjunção exata e acompanhar a diluição da conjunção é uma atitude sábia que pode gerar muitas alegrias.
Revolução e aniversário de Saturno. Primeiro retorno de Saturno
Aniversário de Saturno
No momento do retorno de Saturno, independente do ciclo que seja, a pessoa está fazendo aniversário de Saturno, quer dizer Saturno em trânsito está na mesma posição que estava quando a pessoa nasceu. Se for o primeiro ciclo um ano de Saturno e assim sucessivamente, no segundo ciclo, dois anos e no terceiro, três anos.
Pode acontecer devido ao movimento retrógrado de Saturno que se tenham três aniversários seguidos de Saturno. A interpretação do mapa (ou mapas) do aniversário de Saturno vai falar do astral durante o ciclo de 29 anos que se inicia.
A Revolução de Saturno é feita para o momento em que Saturno em trânsito se encontrar na mesma posição do Saturno natal.
A escolha do local onde passar o aniversário de Saturno oferece alternativas diferentes de posicionamento do Ascendente e cúspides que permitem determinar um mapa mais adequado para a configuração planetária do momento segundo os interesses da pessoa para o período.
Três mapas de Revolução de Saturno num mesmo retorno
Saturno demora em torno de três meses em movimento retrógrado, e neste tempo percorre em média cinco graus do zodíaco assim terá muitas pessoas que no seu Retorno de Saturno tenha na verdade três datas de aniversário:
- a primeira em movimento direto
- a segunda em movimento retrógrado
- a terceira em movimento direto novamente
Qual delas podemos considerar o mapa da Revolução de Saturno, ou teremos que considerar os três mapas?
Por exemplo, uma pessoa fez retorno de Saturno no ano passado, mas ainda neste ano fará novamente em duas novas datas:
- 26 dezembro de 2014
- 10 junho de 2015
- 21 de setembro de 2015
A pessoa do exemplo tem Saturno a 0º16 de Sagitário em conjunção com o Sol a 27º de Escorpião, ascendente a 4º de Capricórnio, bem capricorniana e carimbada com a força de Saturno.
Saturno puxa ao Sol para a Casa 12, convidando a pessoa a discrição e a maestria. Veja o mapa dela:
No primeiro retorno ela teve o Sol e o Ascendente bem acima de seu Ascendente natal e Saturno novamente na cúspide da casa 12.
Observe que o Sol não só está liberado de Saturno, mas no Ascendente do mapa do retorno, se transformando no brilho fundamental da Revolução de Saturno. Isto indica que neste novo ano de Saturno a pessoa poderá dispor com mais soltura de seu eu solar, está a tônica para os próximos 29 anos… Incorporar a maturidade de seu Sol natal trabalhado por Saturno nos seus primeiros 29 anos… Esta pessoa poderá sentir uma grande mudança na sua vida ao agora se sentir com cacife para assumir a sua vontade (Sol) iluminando com o Sol do retorno de Saturno o seu ascendente natal, alegria. Veja o mapa do primeiro retorno:
No segundo retorno a pessoa terá o Ascendente a 22º de Escorpião iluminando seu Sol natal, e assim poderá receber bênçãos e iluminações no seu mundo emocional (Escorpião) com desdobramentos na qualidade de seus relacionamentos íntimos… Saturno estará na Casa 1, incitando a pessoa a ver como uma questão pessoal a administração do eu saturnino, como uma via de iluminar aquilo que tem que ser revisado (movimento retrógrado de Saturno), veja que a Lua está em Áries em trígono com Saturno liberando o aspecto de tensão natal entre Saturno e a Lua natal.
No terceiro retorno o Ascendente será a 9º de Touro iluminando seu nodo lunar norte… Júpiter e Sol com trono na casa 5, devolvendo ao Sol natal o direito de brilhar e Saturno na casa 7, distante do ascendente… coroando com a sabedoria de se relacionar com o outro após nestes anos todos a pessoa aprender a se relacionar consigo mesma… Veja o mapa do terceiro retorno na sua fase direta final:
conclusão:
Os três mapas deverão ser interpretados, o segundo e o terceiro como uma complementação do primeiro, que deverá ser visto como o mapa da revolução de Saturno.
O primeiro ciclo completo de Saturno, conhecido como o “Retorno de Saturno” dura de 28 a 30 anos e pode ser divido em quatro fases principais, cada uma de 7 anos.
A idade de 28 anos é uma ‘idade chave’ em que a pessoa se torna potencialmente indivíduo adulto, consciente da sua identidade e singularidade. É como se o indivíduo nesta idade, realmente tomasse corpo e virasse pessoa. Na numerologia 28 = 1 = 4×7 (o quarto septênio, momento também de inaugurar uma nova fase (1) resultado do amadurecimento (4) dos ciclos de 7 anos.
Aos 28 anos é fácil observar em si mesmo e nas pessoas inaugura-se uma nova fase da vida. A pessoa está no seu máximo de potencialidade física, mental e emocional. Habitualmente é o momento em que se consolida a vida e a pessoa toma as rédeas e constrói seu mundo ao seu modo pessoal.
Quando a pessoa, por contingências da vida, não atingiu o grau de consciência de si e da realidade que exige Saturno no fim de seu primeiro ciclo, pode entrar em estado de crises, que tem por fundo a força que vai promover as mudanças necessárias para conquistar a consciência requerida para o momento de vida em que se encontra. Quando a pessoa não conquistou a consistência e estrutura que Saturno exige, ela poderá se sentir cobrada, fisgada e obrigada a se esforçar para correr atrás do tempo perdido, ou simplesmente sofrerá o mal-estar de se sentir frágil, inconsistente, em falta.
Quando já conquistou o domínio e consciência de si, desenvolveu seu lado profissional, seu trabalho, ganha seu dinheiro, cumpre com suas obrigações, o retorno de Saturno é vivido com a felicidade que abençoa aquele que está em harmonia com seu destino e os ciclos da vida.
A quadratura crescente entre Saturno natal e Saturno em trânsito acontece em torno dos 7 anos, a oposição em torno dos 14 anos, a quadratura decrescente em torno dos 21 anos e o retorno final ou fim de ciclo em torno dos 28 anos. Assim o ciclo pode ser estudado como constituído de 4 fases de 7 anos que definem períodos significativos e qualitativamente diferentes.
Primeiro Septênio – de 0 a 7 anos
Saturno em trânsito em quadratura crescente com Saturno natal
Quando nascemos o nosso corpo (óvulo-espermatozoide – feto) é constituído de células produzidas pelo corpo do pai (espermatozoide) e da mãe (óvulo e feto). É na primeira infância que a inteligência de nosso corpo vai substituindo todas as células e estruturas ganhadas da inteligência do corpo da mãe para células e componentes fabricados pela própria inteligência construindo um corpo adequado para a personalidade em formação.
A mudança da dentição coroa a formação de um novo corpo que das células paternas e maternas só guarda o amor e carinho recebido.
A tarefa nesta etapa é se apropriar do corpo, crescer, desenvolver os órgãos, ancorar o espírito, assimilar a membresia, aprender as regras, os costumes, perceber necessidades e aprender às expressar com eficiência, aprender a nos comunicar com nossos pais, pessoas e seres que cercam, aprender a nos trasladar, gatinhar, caminhar, comer, nos vestir, cuidar de nosso corpo, não nos machucar, não machucar os outros, aprender a usar os objetos…
É neste período que a criança também cria suas estratégias inconscientes (mecanismos dos círculos do Amor Imaturo). Sem lugar a dúvidas, neste período Saturno joga um papel fundamental, e muito dependerá da sabedoria dos pais, professores e pessoas com autoridade sobre a criança do jeito que a criança desenvolva seu próprio eu saturnino.
É fundamental neste período os pais, professores, tutores interpretarem seus papeis de corretores, de professores, educadores sem abuso de poder, livres das velhas tecnologias do grito, do castigo, da cara feia, da violência.
O ideal seria os educadores terem contemplação, acolhimento e humildade suficiente para poder acolher a sua criança em formação e a complementar no que ela precisa, sabendo sempre orientar com adequação.
E assim deixar a criança gatinhar, se movimentar, experimentar, descobrir, aprender.
O melhor jeito de ensinar é fazendo com graça, arte e correção o que deva ser feito, a criança neste período aprende mais por imitação que por entendimento mental. Por isto também os pais deverão tomar o cuidado de não fazer o que não queira que seus filhos façam…
Por exemplo, se você quiser que seu filho não grite, não seja violento, não seja cabeça dura tome o cuidado de você não ser!!!
Lembre a criança aprende experimentando, por tentativa e erro, e pelo princípio da imitação.
Na idade de 2 a 3 anos a criança ganha seus primeiros lampejos de individualidade e as faculdades da personalidade começam a se expressar com mais propriedade, e assim além das características lunares, a criança começa a expressar com mais clareza seu Sol, seu Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno natal. A criança conquista o espaço de seu corpo, o ambiente em que vive, identifica seus seres queridos, conquista o poder de sua expressão e comunicação pessoal, assume seu nome e situação e começa a se comportar segundo sua individualidade em formação.
Dos 3, 4 anos aos 7 anos se acorda também a consciência de si , a memória, se descobrem e desenvolvem dons e talentos pessoas. A maioria das pessoas se lembra de si a partir desta idade.
Sem lugar a dúvidas este é um dos períodos em que os pais, os educadores e a sociedade como um todo deveriam estar o máximo de responsáveis, sábios e virtuosos para complementar com o melhor de nós a nossas crianças.
Observem os educadores sociais que existe um descuido muito grande com o compromisso social da educação de nossas crianças de 0 a 3 anos na atualidade apoiada só nos pais, a família e a TV (Pepa, Pintadinha).
Outro ponto delicado é a alimentação. Lamentavelmente a alimentação vigente pode ter muitos venenos físicos e astrais que podem prejudicar o correto desenvolvimento do corpo da criança.
O ideal é que se mantenha a amamentação o máximo possível e que se opte por uma alimentação vegetariana, que contem todo o que o corpo em formação precisa. Para os pais carnívoros, o ideal é que não deem carne até a criança poder optar. Ela precisa saber que a carne que se come proveem da matança de animais. Muita criança não sabe que o franguinho que come vem de galinha que foi criada para ser morta,.. que a carninha que a mãe e o pai dão com tanto carinho é de uma vaca que foi morta contra sua vontade. Para uma criança pode ser muito triste saber que foi alimentada com animais mortos contra suas vontades, isso para ela pode ser visto como selvagem, abuso de poder, violência.
Evitar se possível o açúcar branco e os alimentos conservados com química agressiva. Açúcar branco e química agressiva estressa o metabolismo e provocam varias doenças e moléstias.
Os pais e educadores deverão se esforçar também em oferecer as crianças brincadeiras e atividades onde reine a cooperação, a arte de fazer junto, de resolver os desafios junto aos outros e de forma solidária.
É importante neste período também as iniciações nas artes e o contato com os elementos e forças da natureza. É uma bênção se a criança é ensinada a viver segundo as sugestões dos ciclos da natureza e os ciclos do Sol, da Lua, dos planetas à luz das estrelas
Nesta fase a inteligência se foca no desenvolvimento do cérebro, do sistema nervoso, glandular, e o sistema muscular.
Segundo Septênio – de 7 a 14 anos
No fim do septênio, Saturno em trânsito em oposição com Saturno natal
Entre 7 e 8 anos é evidente como a criança muda. Na atualidade, muitas crianças a esta idade parecem verdadeiros jovens, já com opinião, consciência de si e uma clara vontade de participar socialmente.
No corpo, a consciência aparenta ir descendo da cabeça para o peito, do rosto para os braços… do cérebro para o coração e os pulmões…
A criança descobre suas emoções, vontades, necessidades e explora com mais segurança seus recursos expressivos, comunicativos. A sua personalidade toma mais forma, se definem seus gostos, valores e interesses.
Nesta idade a criança começa a levar mais a serio os adultos, as outras crianças e aprende a se relacionar tendo em conta o que quer, mas também aprendendo a lidar com a vontade dos outros, muitas vezes diferente.
De 7 a 14 anos a personalidade da criança está num de seus períodos mais delicados. Porque ao mesmo tempo que o comando interior aflora e toma espaço, o jogo da vida ensina à criança que tem que aprender a identificar as regras da vida, a força e a vontade das pessoas envolvidas para poder realizar o que quer.
Nesta idade a criança começa querer fazer as coisas de por si. Ela fará questão de colocar sua opinião e de enfrentar de seu jeito seus pais e professores quando tiver opinião diferente. A criança neste período percebe que tem que aprender, se aprumar, se aprimorar para poder agir na vida com eficiência e poder fazer o que quer, começa a ver a escola como um dever, até então, era um divertimento.
Ela também inicia a fase em que começa a querer conhecer o mundo. Começa a construir vínculos afetivos importantes fora do circulo da família. Pode ser alfabetizada. Assume responsabilidades e gosta de executar suas atividades básicas, sozinha. Tipo vestir-se, lavar-se os dentes, tomar banho, comer, etc.
É nesta etapa que a criança constrói suas principais estratégias de sobrevivência e conquista do amor e atenção de seus próximos.
Nesta etapa também se manifestam os circuitos viciosos do amor imaturo que mais tarde podem sabotar o mundo do adulto em que se tornará… é muito importante estudar esta etapa em seus máximos de detalhes. É nesta idade que se estruturam os modelos de “falsos eus” ou “eus idealizados” para conseguirmos ser aceitos, ter sucesso em nosso meio e conquistarmos permissão para realizar o que queremos.
Os pais, professores, educadores deste período determinarão muito do jeito futuro que a criança vai viver. Por isso é com sagrada responsabilidade que devemos encarar nosso relacionamento com as crianças em esta idade.
Segundo os valores, costumes, ideologia, ética dos adultos que convivam com a criança é que ela construirá sua visão do mundo, seus objetivos de vida, seus sonhos.
Lembrando sempre que mais importante que o que se diz é o que se faz. Os adultos em geral, deveriam ter muito cuidado para não contaminar as crianças com seus maus costumes, com suas regressões, com suas malcriadezes, sabendo se esforçar para não misturar o mundo dos adultos com os da criança.
Este período exige maestria dos pais e educadores no sentido de saber orientar, guiar, ensinar sem fazer abuso de poder, sempre ligados na qualidade artística, amorosa das intervenções, e tendo sensibilidade para corresponder a vontade, a individualidade em formação da criança.
No fim desta fase é quando Saturno está em oposição com Saturno natal, é por isto que neste período a criança vai estruturar a base e os fundamentos de seu caráter e personalidade.
É nesta idade que a criança aprende seus limites, aprende que pode ser perigoso agir fora das regras, aprende a se adequar, a omitir e a mentir se for necessário, vira recatada, aprende que os órgãos genitais são diferenciados (por algum motivo, não devem ser tocados ou deixados ser tocados), aprende que o mundo dos adultos é diferente ao seu, adota hábitos, define princípios, valores e costumes. E também por outro lado, descobre que ela pode ter um mundo pessoal, íntimo, reservado a seus escolhidos onde pode fazer coisas que não são possíveis ou permitidas na presença de repressores.
Neste período se desenvolve a racionalidade, a imaginação, a fantasia e a criança identifica seus dons e habilidades.
Por isso este período é também de importância determinante no jovem em gestação.
Neste período a criança descobre sua dimensão social, espiritual, e quando correspondida pode desenvolver sua ética e espiritualidade o que a protegerá e guiará por toda sua vida.
Nesta idade a criança se inicia no mundo real, os pais viram pessoas que erram e tem faltas, a criança se torna sensível ao desamor, a falta de atenção e carinho, a injustiça e descobre que o mundo não é tão rosa como se pensava. A televisão ajuda também a que descubra o mundo em que vive.
É nesta idade que a criança pode sofrer traumas e experiências negativas que a marquem por boa parte de sua vida.
Terceiro Septênio – de 14 a 21 anos
No fim, Saturno em trânsito em quadratura decrescente com Saturno natal
Esta etapa se inicia com a oposição de Saturno em trânsito ao Saturno natal a caminho da quadratura minguante, o que provoca no jovem uma nova atitude diante a seu Saturno pessoal. Agora sabendo mais de si, estando em contato mais intimo consigo mesmo o jovem começa a formar opinião, a definir sua visão de mundo, a redefinir seus limites, o que deve ou não fazer.
O jovem descobre rápido que os adultos não são tão seguros, não sabem das coisas como aparentavam, descobre que o pai, a mãe, o professor também sofre, erra, tem faltas. Descobre que muitos adultos são injustos, violentos, tem diversos defeitos, chegam até matar… Descobre que na verdade ninguém sabe explicar os mistérios desta vida tipo o que é a morte, o que é o infinito, o que é Deus… Descobre que além de todas as promessas ele vai ter que encontrar um jeito, um caminho individual onde a segurança, a conquista só é possível se ele se tornar dono de si e batalhar pelo quer.
Até os 7 anos regeu o princípio da imitação, até os 14 anos o princípio da autoridade, agora começa a acordar o princípio da liberdade, do poder pessoal, princípio onde o jovem é convidado a identificar sua missão, sua vontade e fazer o que sinta que deve ser feito.
No corpo o centro da consciência passa do peito para o plexo e a zona dos genitais. O jovem descobre a força de sua vontade e sexualidade.
Lamentavelmente ainda vivemos uma sexualidade primitiva baseada na busca de prazer fácil e na dificuldade de aprofundar no amor e no carinho, muitas vezes contaminadas com negatividades e maus costumes aprendidos no próprio lar, na rua e através da televisão e a internet.
Na minha humilde opinião, nós adultos deveríamos confessar a nossos jovens que de sexo realmente nada sabemos. O que ensina a experiência é que ao mexer com sexo estamos mexendo com instâncias profundas da emoção e da alma, e que quando desconhecemos isto sofremos e fazemos sofrer. A experiência aconselha que cada um deverá ter uma relação com seus órgãos genitais no comando da sua própria autoridade, cada um deve descobrir por si mesmo, seguindo o que sente que é a função dos órgãos sexuais no equilíbrio energético do próprio corpo.
E que se formos nos permitir sexo com outra pessoa deverá saber que como resultado da intimidade sexual se estabelecerão laços profundos envolvendo a energia e as emoções de todos os envolvidos. E assim o sexo deverá ser feito idealmente com alguém que se ame, alguém que inspire confiança, alguém com se tenha um relacionamento comprometido que permita as pessoas envolvidas processar com proteção, arte, amor os desdobramentos energéticos da prática sexual profunda.
Nesta fase do jovem a vida social, os amigos, a escola, a rua, as redes sociais serão os maiores impactos na lapidação de sua personalidade. O jovem começa a se ver no plano social, começa a vislumbrar a sua profissão, começa a pensar como quer viver, começa a desejar a criar sua própria família e destino. Muitos jovens nesta fase saem de suas casas, optam por trabalhar, casam, tem filhos, se tornam donos de si.
Esta fase de desligamento da família e das origens pode adotar varias jeito em dependência do mapa natal da pessoa, as pessoas envolvidas e as circunstâncias. Em geral o jovem pode optar por destino que ainda certíssimo no momento em que foi escolhido, logo poderá ser abandonado. Nesta etapa o jovem, pode se dizer, brinca de ser adulto, alguns definem caminhos para o resto de suas vidas a maioria muda de caminho várias vezes até no fim da fase quando Saturno estiver chegando a quadratura de Saturno natal, a pessoa é chamada a fazer um balanço e agora com responsabilidade daquele que se autoconhece e experimentou decidir pelo que realmente lhe corresponde e quer, tendo em conta as pessoas ligadas a ela e suas circunstâncias.
Na embriaguez da quadratura de Saturno o jovem poderá se colocar de forma rebelde, ao ainda não saber dialogar sem medo de se perder e não conseguir realizar o que sua intuição, desejo, vontade está querendo. Neste momento os pais e os educadores terão que ter sabedoria para saber orientar, sabendo que no fundo ninguém sabe mesmo o que é melhor para o outro, e assim as opiniões, os julgamentos deverão ser feitos se sabendo que por muito que sintamos que estamos certos, na vida ninguém de nós sabe o que é melhor para os outros, ainda sejam nossos filhos.
É muito importante estarmos atento a este momento especial que vive o mundo e o Brasil, quando os lideres deste pais estão sendo acusados e denunciados por todo tipo de crime e infração… os jovens atuais estão sem líderes, sem exemplos a seguir… todos viramos humanos com erros e faltas… e assim eles tem direito a acreditar que nada do que propomos para eles é realmente bom para a vida deles porque eles como nossos filhos tem acompanhado a vida de sofrimentos e agonias que a maioria de nós vive, eles acompanham a qualidade de nossos relacionamentos íntimos, eles acompanham como lidamos com a vida… e assim, o único que nos resta é confessar que realmente estamos todos quase na mesma situação de consciência e poderes pessoais, pelo que todos devemos ser respeitados e escutados de igual forma…
As drogas, as experiências perigosas, os atrevimentos são naturais neste período e não deverão ser encaradas como negatividades mas como experiências necessárias para o nosso jovem chegar aonde é seu destino.
O período da adolescência é um período mágico onde cada um de nós vive seus maiores atrevimentos e avistamentos… Os adultos ao mesmo tempo que deverão estar junto deverão ter cuidado para não invadir o jovem com seu controle total da intimidade. Sempre lembrar que ninguém verdadeiramente sabe o que é melhor para o outro. Por isso este período é muito difícil para os pais sensíveis… porque ao mesmo tempo que tem que acompanhar, não podem ser autoritários, intrometidos, invasivos e assim deixar ao seu filho encontrar seu destino no comando de seu próprio ser.
Aos 18 anos se repete a mesma fase lunar de nascimento. Este fato corresponde a um ciclo de amadurecimento do lado Sol com o lado Lua da pessoa, entre o exercício do comando da vida (Sol) e a capacidade da pessoa saber-se cuidar, alimentar, nutrir, acarinhar a si mesmo e a seus próximos (Lua). Quiçá seja por isso que aos 18 anos se sinta uma espécie de conforto que acorda a sensação de se estar bem consigo mesmo, identificar o que se necessita, quer (Lua) e sentir que se pode produzir, conquistar, realizar o que se quer (Sol).
Que delicia é sentir aos 18 anos que podemos ser donos de si vidas e determinar o que queremos fazer, que bom saber que podemos morrer a qualquer momento, e que igualmente a qualquer momento podemos nascer, que bom saber que ninguém pode realmente nos dizer o que é melhor para nós, porque na verdade ninguém sabe nem o que é bom para si mesma, que bom saber que é nós e a vida, e só vivendo para saber….
Que delicia a crença para alguns jovens que o mundo pode ser mudado e que aquilo em que mais acreditamos pode se realizar. Que delicia acreditar no amor, num amor novo que tudo vai sarar. Que delicia acreditar em ir, sem saber, mas sentindo total convicção que o que estamos fazendo é o melhor que podemos fazer… ainda que nossos pais tenham outra opinião, que nossos professores tenham outra opinião… algo nos diz para acreditar no que sentimos, no que pensamos, no que acreditamos… Este o primeiro momento em que experimentamos que na verdade, sendo responsável por tudo o que nos apresentou a vida até essa idade, o mais sensato é acreditar em nós.
Quarto Septênio – 21 a 28 anos
21anos – Saturno em trânsito em quadratura decrescente com Saturno natal
21 anos – quadratura de Urano com Urano natal
21 anos. 21 = 3. a Idade do ímpeto – verão.
Aos 21 anos o jovem se sente completo, com forças e disposição para encarar o mundo como quer. Aqui no Brasil os jovens estão por terminar seus estudos universitários, técnicos, ou a experiência acumulada na vida já lhes permite começar a pensar em que querem dedicar mesmo a sua vida. Outros já ficaram apaixonados, tiveram filhos e iniciam suas vidas como chefes e responsáveis por uma família.
De 18 a 21 anos finaliza a etapa do crescimento corporal e em principio aos 21 anos a pessoa ganha a maioridade. Aos 21 anos também a maioria dos jovens finalizam sua vida na família, passam a morar sozinho, ou ainda morando com os pais passam a viver as suas vidas com privacidade. Finaliza-se também a etapa escolar, e os estudos universitários.
Aos 21 anos as ruas passam a ser mais familiares, o jovem está familiarizado com a dinâmica social que vive e se sente apto para se integrar a ela….
Muitos jovens começam a ganhar dinheiro e a ficarem independentes materialmente.
Mas a maioria sofre em encontrar o caminho do êxito social que sonha, quiçá porque os sonhos em geral são ambiciosos e a competição é acirrada.
Nesta fase o eu ético da pessoa ganha em consistência e muitos jovens iniciam sua vida espiritual.
Nesta fase também o jovem vive os desafios da vida, e as consequências de se responsabilizar pelos seus atos.
Outro desafio forte é dar conta dos processos emocionais profundos nos relacionamentos que estiver vivendo, agora nos fortes papeis de pai, mãe, marido, mulher, chefe… Dar conta também da qualidade na intimidade sexual.
A inteligência do corpo, a mente, o ego, a emoção agora se concentra em como se integrar ao meio e a sociedade em que se encontra, e nela se realizar como cidadão.
A medida que Saturno vai se aproximando ao quincunce com Saturno natal a pessoa pode começar a questionar a vida que construiu até o momento e sentir a necessidade de tudo mudar de recomeçar.
É neste momento que muitas pessoas se separam, mudam de trabalho, pais, finalizam uma etapa e se dispõem a recomeçar.
A idade de 28 anos é uma ‘idade chave’ em que a pessoa se torna potencialmente indivíduo adulto, consciente da sua identidade e singularidade. A personalidade toma forma definida e se entende que a pessoa está apta para desenvolver qualquer responsabilidade social.
Aos 28 anos realiza-se um ‘balanço’ de tudo o que foi construído e define-se os caminhos a serem seguidos. O indivíduo está no seu máximo de potencialidade física, mental e emocional. Habitualmente é o momento em que se consolida a vida e o indivíduo toma as rédeas e constrói seu mundo a seu modo pessoal.
Quando a pessoa por contingências da vida não atingiu o grau de consciência de si e da realidade que exige Saturno no fim de seu primeiro ciclo, pode entrar em estado de crises, que tem por fundo a força que vai promover as mudanças necessárias para conquistar a consciência requerida para o momento de vida em que se encontra.
Quando já conquistou o domínio e consciência de si o retorno de Saturno é vivido com a felicidade que abençoa aquele que está em harmonia com seu destino e sua potencialidade. Quando a pessoa não conquistou a consistência e estrutura que Saturno exige a pessoa poderá se sentir cobrada, fisgada e obrigada a se esforçar a trás do tempo perdido, ou simplesmente sofrerá o mal-estar de se sentir frágil, inconsistente, em falta.
Para um estudo mais profundo do retorno de Saturno, estude a situação astrológica de Saturno no mapa natal (signo, casa, aspectos) e estude o mapa da Revolução de Saturno.
Segundo ano de Aniversário e revolução de Saturno. Segundo retorno de Saturno
O segundo ciclo completo de Saturno vai dos 28 anos aos 56 anos, este ciclo vai falar do processo de excelência da pessoa, cujo propósito maior é o amadurecimento a partir do próprio comando da vida. Quando a pessoa toma as rédeas da vida e se propõe conscientemente seu aprimoramento pessoal, este ciclo é de muito bom proveito, mas quando a pessoa está desligada de si e não consegue se estruturar este período é sofrido e cheio de provações.
Para um estudo mais profundo do retorno de Saturno, estude a situação astrológica de Saturno no mapa natal (signo, casa, aspectos) e estude o mapa da revolução de Saturno.
Quinto Septênio – de 28 a 35 anos
28 a 30 anos, no início Saturno em trânsito em conjunção com Saturno natal
35 anos, Saturno em trânsito em quadratura com Saturno natal
Espera-se que quando Saturno dá sua volta completa na mandala pessoal, quer dizer ativando, curando e renovando todos os setores da sua vida, a pessoa consiga ter um conhecimento melhor de si, e assim poder se considerar amadurecido e pronto para agir como membro adulto da comunidade em que se encontrar.
A diferença dos 21 anos, agora se tem experiência, se conhece melhor a si mesmo, aos outros e ao mundo. Com este amadurecimento a pessoa sente a necessidade de um recomeço, ainda que não mude sua vida tudo começará a ser vivido desde outra perspectiva.
Muitos rompem de vez com uma vida que não deu o que prometia, uma vida que rasga o coração de tanto que enganou, desiludiu. A pessoa pode se sentir derrotada, enganada pelos outros ou por si mesma. Pode sentir que nada do que aprendeu, nada do que acreditou realmente vale o que prometeu. Desengano, ilusão.
Outros vivem um esplendor em suas escolhas e a todo vapor se preparam para assumir os postos e os status que correspondem a seus esforços, talentos e investimentos.
Neste período a pessoa começa a se tornar sabia, mais simples, objetiva, prática, precisa e ao mesmo tempo espiritualizada.
As coisas não seduzem tanto quanto antes, tudo é visto com mais equilíbrio e serenidade.
A entrada nos 30 anos acontece junto ao ganho de um estado diferente onde a pessoa ao mesmo que conhecedora do que gosta e quer, está aberta a experimentar um bem estar que está além do que se quer, que tem a ver mais com a integração a natureza, a vida, a espiritualidade. É o momento que o Ego quiçá, depois de muito querer aceita que a vida é muito mais que satisfazer os sentidos, ter prazer, conquistar status ou bens materiais.
Os 33 anos, idade iluminada de Jesus, é um momento sem lugar a dúvidas em que cada um vive a sua maneira uma iluminação. Junto a luz, revelam-se as grandes decepções da vida, a consciência plena do fim a qualquer momento, e a humildade começa a se tornar natural diante de tanto imensidão e mistério, que parece nunca mais acabar.
Nesta idade aquelas mudanças que já estavam prometidas encontram forças para acontecer e assim é outro período onde muitas pessoas se separam, mudam de trabalho, de local, finalizam um período e iniciam outro mais próximo do que se quer e da pessoa que se sente ser.
Muitas pessoas nestes anos se permitem viver sozinhas.
Sexto Septênio – 35 a 42 anos
Fases dos ciclos planetários do período:
- 35 anos – Saturno em trânsito em quadratura crescente com Saturno natal
- 42 anos – Saturno em trânsito em oposição com Saturno natal
- 42 anos – Netuno em trânsito em quadratura com Netuno natal
- 42 anos – Urano em trânsito em oposição com Urano natal
Aos 35 anos a pessoa vive um novo estremecimento em busca de um alinhamento mais refinado consigo mesmo.
Muitas pessoas depois de terem experimentado os seus sonhos de carreira se dispõem a terem filhos, a viverem com mais simplicidade e autenticidade.
É uma fase filosófica, mística, Saturno está saindo da quadratura com Saturno natal e vai passar pelo trígono (facilitações), pelo quincúncio (provações) até chegar nos 42 a oposição onde se supõe que a pessoa chegue a uma compreensão mais profunda de si.
Nesta fase anelamos primeiro que tudo um contato mais profundo consigo mesmo, e assim a pessoa começa a prestar mais atenção a seu comportamento, ao que realmente é importante, fundamental. Quando a pessoa ainda não encontro seu caminho, se sente peixe fora da água e aquilo que vive não dá prazer, não estimula até a pessoa tomar coragem e mudar.
Quando a pessoa está no seu caminho passa-se por um momento de aprimoramento, simplificação, precisão, impecabilidade. É muito difícil fazer algo que não esteja sintonizado a pessoa.
Com a entrada nos 40 anos a pessoa se torna ainda mais rigorosa, se torna mais seletiva e a energia física começa a se acalmar. Mudam-se muitos hábitos, se passa a ficar mais em casa, a visitar menos pessoas, a sair de casa só quando é mesmo muito importante.
A pessoa passa a curtir mais seu mundo interior e ainda ligado e participativo o foco é o mundo interior sendo abordado desde uma perspectiva transcendente ou espiritual.
A entrada nos 40 começa a sinalizar o fim da juventude física e junto a esta constatação cada um vive seu processo de iniciação na velhice que se inicia.
A partir desde momento uns envelhecem outros saem do tempo e ficam eternamente jovens.
Sétimo Septênio – de 42 a 49 anos
- 42 anos – Saturno em trânsito em oposição com Saturno natal
- 42 anos – Urano em trânsito em oposição com Urano natal
- 49 anos – Saturno em trânsito em quadratura decrescente com Saturno natal
Para muitos a entrada neste septênio é um verdadeiro renascimento, porque ainda que a pessoa já faz uns anos que se autoconhece é nos quarenta que ela cai realmente em si e decide viver com verdade, responsabilidade e dar o melhor de si.
A partir desta idade quem sabe olhar para o passado com humildade e aprender o que lhe corresponde vai em frente, quem não consegue aprender com seu passado e o carrega começa um período de putrefação em seus próprias emoções e sentimentos negativos que o torturarão até a morte.
Os que estão no seu caminho estão chegando a idade da maestria, do doutorado, da consagração que permite a pessoa a se ocupar daquilo que sente merece dedicar sua energia e conhecimentos.
Muitas pessoas não aceitam verem seus corpos envelhecerem e entram em torturante necessidade de rejuvenescimento que pode castigar por vários anos.
A desvitalização do corpo físico, as mudanças na pele, as gorduras que se acumulam, as falhas que o corpo começa a anunciar gera a necessidade de se acordar para uma nova etapa da vida.
Aqueles que se entregam para a preguiça, que param de fazer caminhadas e que se entregam desmedidamente a comida desformam seus corpos e logo nos primeiros anos dos quarenta transformas completamente seus corpos.
Os que renunciam e se entregam a decadência podem entrar em processos de crises, depressão, a se perderem em vícios e negatividades.
Os que sobrevivem a vaidade iludida e encaram com naturalidade o envelhecimento vivem esta idade com estremo regozijo porque agora com um ego mais sossegado, com uma energia mais centrada e sossegada a vida pode passar a ser contemplada, desfrutada com mais simplicidade.
Tem os que se aferram a seus costumes, valores, preconceitos e ainda que a vida os convide a mudanças eles preferem viver sem mudar.
Muitos nesta idade vivem suas vidas através dos outros, ou através das novelas da TV, e assim desistem de dar atenção ao que querem, desejam, necessitam. A sua vida fica totalmente em função de outras pessoas ou do trabalho.
Oitavo Septênio – de 49 a 56 anos
- 49 anos – Saturno em trânsito em quadratura decrescente com Saturno natal
- 56 anos – Saturno em trânsito em conjunção com Saturno natal
Na entrada nos 50 anos a melhor maneira de lidar com Saturno é se propor entender o que ele está assinalando e se colocar a trabalhar de imediato até aprender o que ele quer ensinar. De outro jeito é aquele espírito pesado, acanhado, sem energia, autocrítico, chato. Durante este período quando invadir a tristeza, a depressão, a falta de energia é que Saturno está chamando a pessoa para uma conversa onde terá que escutar assinalamentos que pode ser que não goste, Saturno vai revelar, denunciar pontos fracos, faltas, deficiências a serem trabalhadas.
A pessoa também deve estar alerta a forma em que canaliza a força de Saturno, para detectar se está por exemplo encarnando essa forma desagradável de Saturno, as vezes se manifestar, através de cara feias, castigos, exigências extremas, disciplinas exageradas, autodesvalorização, etc. Por todos estes motivos este momento deve ser muito bem estudado para poder ser vivido com excelência.
Aos 50 anos deixamos de ser definitivamente jovens, nossos corpos mudam, nossa vida muda e se exige tomar consciência e fluir com o novo corpo, energia, necessidades,.
A pessoa passa a refletir mais na sua vida e se torna experiente, sábia tanto para lidar com seus desafios como para assessorar e aconselhar a seus próximos. A pessoa passa a ser senhor, senhora para desconhecidos.
Para os que aceitam seus novos corpos e situações a vida pode revelar suas maravilhas. A pessoa em geral diminui seu tempo de trabalho e passa a valorizar mais seu tempo livre para fazer o que considera importante.
A pessoa em geral se torna mais sensível, compreensiva, ampla, humana, espiritualizada.
Na atualidade um homem ou mulher com 50 anos ainda está na plenitude da sua vida. A medida que passa o tempo mais está se valorizando o conhecimento, a experiência, a sensibilidade mais desenvolvida e aprumada.
Terceiro ano de Revolução de Saturno (84 anos). A caminho do Terceiro retorno de Saturno
O terceiro ciclo completo de Saturno vai de em torno dos 56 anos a em torno dos 84 anos, este ciclo indica o processo da pessoa se tornar mestre de si mesmo e do que faz.
A pessoa que sabe escutar e dialogar com Saturno neste ciclo receberá ensinamentos preciosos para seu aprimoramento como mestre de si mesmo e poderá coroar sua vida com a bênção da sabedoria. Quem lida mal com os ensinamentos de Saturno, por outro lado sofrerá provações, desafios e perdas.
Neste período a pessoa poderá ter facilitações especiais no seu movimento de estruturação e aprimoramento saturnino. Podem aparecer pessoas sérias, competentes, estruturadas que o ajudem e apoiem. A pessoa neste período passa da etapa formação, sobrevivência, família para viver a sua dimensão social, cósmica, espiritual com mais plenitude… veja a seguir cada septênio.
Para um estudo mais profundo do terceiro retorno de Saturno, estude a situação astrológica de Saturno no mapa natal (signo, casa, aspectos), acompanhe o trânsito de Saturno e estude o mapa da segunda REVOLUÇÃO de SATURNO, para ter uma ideia do astral que vai imperar nos próximos 28 anos.
Nono Septênio – de 56 a 63 anos
Saturno em trânsito em conjunção com Saturno natal
O nono septênio convida a abnegação, a compaixão, ao amor pelo todo, ao serviço voluntário, despojado, ao amor universal, à tolerância, à sabedoria, à presença tranquila de quem desistiu de entender, de buscar e simplesmente está presente e participa priorizando o bem-comum.
Nesta idade, a pessoa terá que ter auto perdão, compaixão por si mesma para poder olhar para seu passado e não se afogar na culpa, nos remordimentos, no ódio, na autocondenação. É bom saber que por muito que uma pessoa se esforce, ela sempre comete erros terríveis, faltas imperdoáveis. E quem não consegue entrar em contato com seus erros e faltas é porque está fechado para o escancaramento da luz.
Nesta idade a pessoa passa a valorizar a introspecção, o silêncio, a observação, a contemplação e para os mais sábios, a meditação.
Sem liberar a gravitação do passado, o presente se torna inquieto. Por isso a pessoa terá que ter coragem e olhar, e vendo aprender e no que dê, melhorar, retificar. No que não dê, simplesmente aceitar, pedir perdão no astral, orar, o bem desejar…
Liberando o passado, pode se viver no presente com paz, ainda sem saber claro nada do futuro. A proximidade da morte convida a pessoa a refletir sobre os mistérios da vida. E assim cada um a seu jeito namora a morte, namora a imprevisibilidade do futuro, sente o transcendente da vida, viaja na bênção de seu interior buscando o que ilumine o trânsito para o inelutável.
Com a morte como conselheira, valoriza-se mais a vida, e assim diante um neto, o cinquentão, a cinquentona virá também criança, e dá para o neto o que não deu para o filho, a disponibilidade para curtir, se relacionar com tempo, serenidade, respeito, adequação.
Agora estar com saúde e viver na tranquilidade já é uma bênção. A grande quantidade dos cinquentões diminui os seus quereres, desejos. Diminui-se a vida social, diminui-se o trabalho e as atividades que não correspondam ao tesão do momento.
O grande barato desta idade é “fazer nada”. Ter tempo para “fazer nada”, ou fazer só o que se queira muito fazer.
Este é uma fase que é acompanhada por um verdadeiro renascimento, o segundo nascimento de Saturno. O planeta mestre deu duas voltas completas por cada setor da vida, e assim para aquele que está aberto para aprender com certeza tudo lhe foi mostrado, resta aceitar, aprender, aprimorar.
Tem muita pessoa que nestes anos dá uma mudada radical na sua vida e vira mesmo outra pessoa. Agora mais verdadeira, diáfana, simples, amorosa.
Para aquele que está no seu caminho verdadeiro desde a juventude esta é uma idade de iluminações onde a pessoa com sabedoria simplifica, delega, encaminha. Mas consciente do que quer, foca e se esforça em ter tempo para com humildade contemplar a vida em espera de uma revelação interior que oriente o que deve ser feito nesta idade que se tem tão poucas ilusões.
A partir dos 56 anos a pessoa vira mestre de si mesma, e em princípio se espera que seu comportamento seja o melhor que consegue, para a alegria de todos os seus dependentes e próximos.
Muitas pessoas nesta idade já criaram e encaminharam sua família, e assim estão prontas para assumirem seus compromissos e deveres como cidadão. Os que tem a vocação de serem pais e mães, família, passam mais tempo com seus netos e muitos adotam outras pessoas para proteger e facilitar a vida.
Os que tem uma vocação mais social se integram a atividades onde podem doar suas experiências e conhecimentos, passam a participar mais nos seus bairros, cidades, países.
Corpo
Nesta idade é fundamental a relação que se tem com o corpo. É importante saber manter uma rotina de exercícios, danças, caminhadas,.. se alongar,.. cuidar da alimentação.
nota: prestar atenção se não está aparecendo aquela barriguinha de corpo folgado que come mais do que precisa e se movimenta pouco. Vai ser difícil escapar dela, mas é um bom indicador a ser iluminado.
Décimo Septênio – de 63 a 70 anos
aos 63 anos – Saturno em trânsito em quadratura crescente com Saturno natal
Durante este décimo septênio, Saturno avança para a oposição com Saturno natal.
Do corpo envelhecido brota uma vitalidade atrevida que abre horizontes e acorda a vontade de criar, elaborar projetos, sonhar.
A pessoa pode querer viajar, ir naqueles lugares que nunca foi por um motivo ou outro. A pessoa pode querer estudar, ler, saber de novos temas.
Tem muitas pessoas que sábias e iluminadas se tornam mais amorosas, carinhosas e renovam seus amores, seus relacionamentos, enquanto que outros iniciam novos relacionamentos, novos Hobbies.
Tem outros quer renunciam e se entregam a suas queixas.
Tem outros que se dedicam esmeradamente em seguir as orientações médicas e mais que viver viram enfermeiros de si mesmos…
Tem os que esquecem o tempo, aceitam o novo corpo, e com gratidão simplesmente estão presentes e participam com o melhor de si.
Tem os que amadurecidos e sábios que desistem de alimentar suas questões pessoais e se dedicam mais a facilitar e iluminar as questões sociais e espirituais. Muitos querem antes de saírem da vida se sentirem úteis a sociedade e ao planeta.
Muitos pela sua sabedoria e maestria se transformam naqueles avos que todos amamos e desejamos ter por perto.
Décimo primeiro Septênio – de 70 a 77 anos
70 anos – Saturno em trânsito em oposição com Saturno natal
Este septênio já golpeia com força e exige a pessoa se firmar na vida para não cair. Nesta idade a pessoa reduz a sua atenção no exterior e fica mais invadida pelo seu mundo interior e sua meditação aberta para o transcendente que se descobre quando no presente o foco é a atenção e as sensações.
O imaginário se expande e a pessoa começa a misturar os canais do passado, do presente e do imaginário.
A aproximação da morte leva a pessoa a desistir de pensar quantos anos tem e a estabelecer metas para o futuro. O presente se torna atraente e as pessoas são vistas como benção.
O desafio nesta idade é manter o contato com o corpo e a energia, se alimentar adequadamente e a pessoa ter motivos na vida para se alegrar e sentir vontade de seguir vivendo.
As pessoas que conseguem se integrar a vida de forma amorosa podem encontrar um animo que os alimenta e os mantem na ativa.
Décimo segundo Septênio – de 77 a 84 anos
aos 77 anos – Saturno em trânsito em quadratura minguante com Saturno natal
Na aproximação dos oitenta a pessoa já está mais acostumada com a fase da velhice. Por fim ela aceita que está velha e aceita com agrado ser chamada de vô ou vó.
A esta idade a vida se sente como presente, cada dia é um presente e mais que querer isto ou o outro, a pessoa desfruta o que tem com agradecimento e faz aquilo que é bom para sua saúde e bem-estar.
Muitas pessoas param de pensar na morte, param de pensar nos mistérios da vida, não porque estes assuntos não sejam fascinantes e atraentes, mas porque já pensou muito tempo e não conseguiu chegar a nenhuma conclusão mental, ao não ser que espiritualidade e religião é para ser vivido com o coração, alguns conseguem se apoiar na fé, outros simplesmente agradecem por viver e aceitam nada saber.
A aceitação do mistério da vida, encarar a vida com humildade dá a esta idade o carisma da Inocência, da Pureza, da Entrega, do Amor que faz da aparência do rosto enrugado uma flor.
Os avós que no amor transcendem seus egoísmos e medos podem entrar num estado santo de iluminação que os faz com plena satisfação servir onde se encontrarem com as possibilidades que tiverem.
Décimo terceiro Septênio – de 84 a 91 anos
Saturno em trânsito em conjunção com Saturno natal
Primeiro aniversário de Urano, alegria!!!
Netuno em trânsito em oposição com Netuno natal
Este é o terceiro aniversário de Saturno, o três é a base deste mundo tridimensional, é o Pai, o Filho e o Espírito Santo; é o pai, a mãe e o filho;…
A pessoa entra aqui em outro estágio da vida onde o presente vira encruzilhada entre o espiritual, o imaginário, o presente mundano, o passado e o indizível. A memória começa a falhar, a pessoa pouco a pouco pode começar a desconectar da sua personalidade.
Nesta preciosa idade a pessoa ganha os estremecimentos galácticos, estelares do aniversário de Urano e da oposição de Netuno ao Netuno natal. Que abrem novamente a pessoa à filosofia, à metafísica, ao sonhar que ilumina o mistério da vida ou se perder definitivamente entre sonhos, lembranças, estremecimentos e emoções.
Cada pessoa vive de um jeito o impacto do cosmos nesta preciosa idade:
Tem quem desiste, cansado com a vida, e se entrega a morte. Se a pessoa não soube honrar o templo do corpo, se a vida foi uma desilusão, sofreu e fez sofrer, carrega culpas que castigam… a pessoa pode renunciar ao comando consciente de seu corpo e necessidades, se entregar a seus mecanismos infantis de controle emocional, e sem o domínio de seu corpo, mente e emoção, vira depende de cuidados que sobrecarregam como fardo a quem estiver responsável… Todos os envolvidos tem a ver com esta situação, hoponopono.
Tem quem volta para o seu passado, e desde lá olha o presente…
Outro sonha, delira, vira crianças alegre, que curte, ama sem julgar. Pode não lembrar o nome do neto, mais não esquece do sorriso, do abraço, do beijo.
Se a pessoa souber viver com maestria, se souber se auto perdoar, perdoar, ter compaixão, compreensão e amor para consigo mesmo e os outros, se souber cuidar do seu corpo, a vida continuará nesta idade presenteando com bênçãos e iluminações, e com certeza usufruirá das complementações carinhosas de todos aqueles que o amam e admiram. Este contempla o presente com a sabedoria da vida vivida, celebra cada instante, encontra um jeito de viver sem preocupar ou ocupar aos próximos, faz questão de se manter na autogestão, independente, livre e quase sempre morre em paz.
Se você acompanhar a uma pessoa nesta idade, colabore para que o espaço que ela ocupa esteja adequado a suas condições físicas de tal maneira que sempre tenha ao seu alcance o que ela precisar. Cuide da qualidade do som ambiental. Cuide da qualidade dos vídeos, dos filmes que ela vê. Muitas vezes, as pessoas nesta idade precisam de uma assistência para criar um astral adequado a seu momento.
É sempre bom também facilitar contatos saudáveis com pessoas alto astral. Adorei a iniciativa de escolas de inglês que contataram asilos de velhinhos na Inglaterra e nos Estados Unidos, para que seus alunos praticassem a língua com eles. Os velhinhos estão felizes com estas conversas com jovens cheios de vida e curiosidade, os alunos são abençoados com estes professores da língua inglesa e da vida!!!
Tem os que esquecem a morte, de tão próxima, de tantas vezes que a morte visitou.
O corpo começa gostar de descansar, a mente silenciar, o coração tranquilizar, a morte já não mais ameaça, o ser aceita e se entrega a presença.
Quem tem motivos para ainda estar ligado à vida o faz com o melhor de si.
Décimo quarto Septênio – de 91 a 98 anos
aos 91 anos – Saturno em trânsito em quadratura crescente com Saturno natal
Chegam a esta idade só pessoas especiais que no mínimo estão de bem com a vida e que de alguma maneira estão ligados a suas famílias ou a sua comunidade de tal maneira que mantem com eles trocas saudáveis e positivas.
A pessoa nesta idade transcende seu ego e ganha, quando consciente e acordada, o título de “ancião” por todos respeitado, escutado e amado. A pessoa sábia fala pouco e com precisão, e mais que teorias o que dá é amor e carinho.
Tem os que chegam a esta idade totalmente desconectados do mundo real e vivem do passado, com mínimas ações para cuidar de si mesmos ou entregues quase em estado vegetativo para que outros cuidem.
Tem os que viram crianças carinhosas, e fazem questão de se reduzir ao mínimo para darem o mínimo de trabalho. Tem outros que inconscientes dão trabalho e mostram o lado mais negativo de suas personalidades.
Por último tem os abençoados que se mantém independentes e sempre solícitos para colaborar no que está nas suas possibilidades.
Tem os que se iluminam e passam a ser só amor, oração e serviço, estes as vezes duram uma eternidade e se morrem continuam vivendo nos corações de quem teve a sorte dos conhecer.
fica a vontade para assinalar onde aprofundar, embelezar, enriquecer
Links
Links de textos e vídeos de Hector Othon
nos amamos
Hector Othon