Vesta na Astrologia
Na Astrologia Vesta representa a firmeza na ética, a vocação para trilhar o caminho de bem, da justiça, do amor e das virtudes. Ela representa o caminho reto a favor da família e da vida em comunidade na luz da espiritualidade.
Ao mesmo tempo que pura e dedicada ela tem um ardor especial que abençoa a riqueza na vida íntima e sexual nos relacionamentos comprometidos e oficiais, de tal maneira que seus filhos, filhas são conhecidos como bons amantes no casamento, com uma tendência clara a que prevaleça o carinho, o amor, e o sexo conhecido na atualidade como tantra ou taoísmo do amor. No fim muitos de seus filhos viram castos. Além de bons amantes, em geral são bons pais, mães, servidores sociais.
Símbolo de Vesta
O símbolo de Vesta homenageia seu principal simbolismo que é a chama da espiritualidade e das virtudes acessa.
Em Roma, como na Grécia, Héstia, a Virgem, não tinha outra imagem ou símbolo além do fogo sagrado.
Sua chama sagrada brilhava continuamente nos lares e templos. Todas as cidades possuíam o fogo de Héstia, colocado no palácio onde se reuniam as tribos. Esse fogo deveria ser conseguido direto do sol.
Quando os gregos fundavam cidades fora da Grécia, levavam parte do fogo da lareira como símbolo da ligação com a terra materna e com ele, acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.
Sempre fixa e imutável, Héstia simbolizava a perenidade da civilização.
Em Delfos, era conservada a chama perpétua com a qual se acendia a chama para Héstia de outros altares.
Cada peregrino que chegava a uma cidade, primeiro fazia um sacrifício à Héstia.
Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.
Na Roma Antiga, era cultuada como Vesta (filha de Saturno e Cibele), e o fogo sagrado era o símbolo da perenidade do Império. Suas sacerdotisas eram chamadas vestais, faziam voto de castidade e deveriam servir à deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das vestais.
Representação
Era representada como uma mulher jovem, com uma larga túnica e um véu sobre a cabeça e sobre os ombros. Havia imagens nas suas principais cidades, mas sua figura severa e simples não ofereceu muito material para os artistas.
Comumente a representavam com vestes de matrona, com estola, segurando na mão um facho ou uma lâmpada, ou uma pátera (taça romana), vaso de duas azelhas, chamado capedúncula, algumas vezes também um Paladium ou uma pequena Vitória.
Vesta na Mitologia
Vesta ou Héstia pertence a 3ra geração de deuses olímpicos
Terceira Geração (Filhos de Cronos e Reia)
Héstia (em grego: Ἑστία, transl.: Hestía), na mitologia grega, era a deusa virgem grega do lar, lareira, arquitetura, vida doméstica, família e estado.
Segundo Apolodoro, a ordem dos nascimento foi: Hera (a mais velha), seguida de Deméter e Héstia, seguidas de Hades e Posídon;[1] o próximo a nascer, Zeus, foi escondido por Reia em Creta,[2][3] que deu uma pedra para Cronos comer.[3][4]
Segundo Higino a ordem dos nascimentos foi: Vesta, Ceres, Juno, Júpiter, Plutão e Netuno,[5]
Culto
Vesta era cultuada e adorada na Roma antiga como deusa protetora dos lares, das comunidades, das cidades. Ela é a guia e protetora de quem se dispor a trilhar o caminho da lei, da ordem, do bem, do belo, do justo, do amor e das virtudes. Os seus adoradores mantinham sempre em seus lares e templos um fogo acesso, símbolo vivo do fogo sagrado da deusa.
Suas sacerdotisas eram chamadas de “Vestais” e na sua maioria pertenciam a mais respeitadas famílias da sociedade. Quando iniciadas se mantinham castas e ao total serviço de seus templos. Elas eram muito respeitadas pela sociedade e suas presenças eram consideradas como bênçãos que purificavam, acolhiam os perturbados e os orientavam com seus ensinamentos e orações.
A sua imagem era colocada nos quartos de jovens que viajavam longe para que a deusa os protegesse. Os pais também pediam para ela cuidar de seus filhos quando casavam e saiam de casa. Ela era protetora do casamento, da família e de todos os contratos judiciais e instituições públicas. Um juramento feito em seu nome era o mais sagrado dos juramentos. Segundo Heródoto era uma das divindades cujo nome não se originou no Egito ou no Oriente próximo. O animal sagrado da deusa é o asno.
Corresponde à Héstia dos gregos, embora o seu culto na península itálica seja anterior à influência helênica no mundo romano. Ela é associada também a deusa Agni dos hindus.
Filha primogênita de Saturno, irmã de Júpiter
Vesta era a filha primogênita de Cibele (Reia) e Saturno (Cronos) por tanto, a irmã mais velha da geração dos deuses olímpicos. Foi a primeira a ser engolida pelo seu pai Saturno e a última a ser resgatada por Júpiter. Pela sua importância se inclui entre os 12 deuses olímpicas principais.
Foi cortejada pelos deuses, e especialmente pelo belo Apolo e por Netuno, mas Vesta rejeitou todas as propostas amorosas e opto pela castidade. Ela jurou virgindade perante Zeus, e dele recebeu a honra de ser venerada em todos os lares, ser incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz, em seu palácio cercada do respeito de deuses e mortais.
Ela ajudou a Júpiter a se tornar dono do mundo e foi fundamental na manutenção do bem, da justiça e das virtudes entre os humanos. em agradecimento Júpiter se torno o protetor de sua virgindade e ações.
Representada trajando um longo vestido, muitas vezes com a própria cabeça coberta por um véu.
Embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, era admirada por todos os deuses. Era a personificação da moradia estável, onde as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Era adorada como protetora das cidades, das famílias e das colônias.
Vesta é uma deusa romana que personifica o fogo sagrado, a pira doméstica e a cidade. Corresponde à Héstia dos gregos, embora o seu culto na península Itálica seja anterior à influência helênica no mundo romano, e, até certo ponto, à Agni dos hindus.
Héstia (Também chama Vesta), deusa do fogo tinha um culto que na Ásia e na Grécia remontava à mais alta antiguidade. Ela era venerada em Troia, muito tempo antes da ruína dessa cidade, e se crê que foi Enéias quem trouxe para a Itália o seu culto e o seu símbolo: ele a tinha entre os seus deuses penates.
Os gregos começavam e acabavam todos os seus sacrifícios adorando Héstia, e a invocavam em primeiro lugar antes de todos os outros deuses. Em Corinto existia um templo de Héstia, mas sem nenhuma estátua; via-se apenas no centro desse templo um altar para os sacrifícios que se celebravam em honra da deusa.
Outros altares seus também havia em diversos templos consagrados a outros deuses, como por exemplo em Delfos, em Atenas, em Tenedos, em Argos, em Mileto, em Efeso, etc.
O seu culto consistia principalmente em alimentar o fogo que lhe era consagrado e impedir que se apagasse.
Em Roma, Numa Pompeio fez construir para Héstia um templo em forma de globo, imagem do universo. Era no meio desse templo que se alimentava o fogo sagrado com tanto mais vigilância quanto ele era visto como o penhor do império do mundo.
Se por acaso o fogo se apagava, não se devia reacendê-lo senão pelos raios do Sol, por meio de uma espécie de espelho. Mesmo que o fogo se não extinguisse era renovado todos os anos, no primeiro dia de março.
As vezes, em lugar da pátera, ela segura uma haste, azagaia sem feno, ou uma cornucópia. Nas medalhas e monumentos, os títulos que se lhe dão, são: Héstia a Santa, a eterna, a feliz, a antiga, Héstia a Mãe, etc.
Entre os romanos, o fogo sagrado de Héstia era guardado e alimentado por jovens virgens, as Héstiais. Essas donzelas eram escolhidas entre as melhores famílias de Roma, na idade de seis a dez anos. Ficavam ao serviço da deusa durante um período de vinte a trinta anos, e voltavam depois ao seio da sociedade romana, com permissão de contratar casamento.
Mas, durante o sacerdócio, as Héstiais que deixavam o fogo apagar-se eram severamente e mesmo cruelmente punidas: aquela que violasse o seu voto de virgindade era condenada à morte, e algumas vezes enterrada viva.
Em compensação de todos esses rigores, as Héstiais eram objeto de um respeito universal: como os grandes dignitários, eram precedidas por um litor, e só dependiam do colégio dos pontífices; eram muitas vezes chamadas para apaziguar os conflitos nas famílias: confiavam-se lhes os segredos pessoais e até os do Estado.
Foi entre as suas mãos que o Imperador Augusto depôs o seu testamento; depois de sua morte elas o levaram ao Senado Romano.
As Héstiais tinham a cabeça circundada por frisos de lã branca que lhes caíam graciosamente sobre as espáduas e de cada lado do peito. As suas vestes eram de uma grande simplicidade, mas elegantes. Por cima de um vestido branco usavam uma espécie de roquete da mesma cor.
O manto, que era de púrpura, escondia-lhes uma espádua, deixando a outra seminua. Ao principio cortavam os cabelos; mais tarde, porém, usaram toda a cabeleira. Quando o luxo se espalhou em Roma, as Héstiais passeavam em suntuosa liteira, mesmo em carro magnífico, com um numeroso séquito de mulheres e de escravos.
Vesta no Mapa natal
No mapa astral, Vesta indica a casa e signo onde se tem proteção e facilitações para a pessoa experimentar a meditação, a oração, as práticas e rituais que conectam ao lado espiritual e sublime. Vesta inspira insights para responder as questões metafísicas, e ilumina a mente e o coração diante os desafios da vida no caminho do bem, do amor e das virtudes.
Quando a pessoa se sintoniza com Vesta ganha em tranquilidade, equilíbrio e clareza para enfrentar as provações do mundo.
Se a pessoa não é espiritualizada Vesta pode exigir renúncia, sacrifício até a pessoa acordar para o lado ético e espiritual da vida. Diante os assuntos da casa em que se encontra Vesta a pessoa deverá ser humilde, tolerante, paciente para aprender, se aprimorar e criar condições para cultivar o fogo sagrado que abençoa com o acordar espiritual.
Nos rituais que se invoca a Vesta acostuma-se que esteja presente uma fogueira ou no mínimo velas.
Para conhecer as potencialidades de sua Vesta natal estude sua situação astrológica:
- Signo em que se encontra, que fala do modo, do jeito que ela se expressara;
- Casa em que se encontra, que fala dos assuntos que ela vai mexer;
- aspectos que faz com outros planetas ou pontos especiais do mapa natal – informa quais planetas, asteroides, pontos especiais agem junto.
Em boa situação astrológica ela representa a bênção da deusa nos assuntos da casa em que se encontrar. Ela sustenta um “eu” do bem, do amor, que incita a pessoa a se espiritualizar.
Em má situação astrológica ela pode levar a pessoa a perturbações e perversões que deverão ser entendidas no contexto planetário que se encontra Vesta para serem iluminadas e transformadas em aptidões para servir a luz.
Trânsitos de Vesta
Vesta dá uma volta completa no Sol em 3,6 anos terrestres. Assim ela passa entorno de 3 meses em cada signo quando não está em movimento retrógrado.
Os trânsitos de Vesta, indicam períodos de introspecção, retiro, isolamento em busca de realinhamento com a Missão de Vida a serviço do bem-comum. Pode incitar a refletir sobre o que se vive desde uma perspectiva mais ampla, sensível, espiritual.
Vesta nos signos
Vesta em Áries
Vesta em Áries sugere:
- Ardor, entusiasmo místico. A pessoa pode sentir estalos de pureza, de vontade de orar, comungar, participar de louvação;
- Iniciativas a favor da ética, do comportamento alinhado a moral.
negativo:
- militância radical numa linha moral ou religiosa.
Vesta em Touro
Vesta em Touro, sugere:
- pessoa despojada, desprendida materialmente;
- valoriza o bem-estar comum;
- participar de propriedade coletiva;
- cuidar do meio ambiente;
- não se interessa em acumular ou em ter além do necessário;
- vontade de realizar nobres ideais, de agir a favor do bem, do belo, do justo;
- levar a realidade os projetos com sonha;
- ter uma relação espiritual com as coisas, com aquilo que possui;
- pode desenvolver um talento artístico ao revelar o belo que se encontra em tudo, também pode dar talento para a cura.
Vesta em Gêmeos
Vesta em Gêmeos sugere:
- professor de religião ou temas espirituais;
- atencioso e dedicado a irmãos, sentir responsabilidade pelo encaminhamento religioso ou espiritual de irmãos;
- gosto por estudos espiritualistas;
- gosto por passeios para conhecer a espiritualidade ou religiosidade dos locais que visita.
- Mente que vê com olhos puros, generosos, que potencializam o bem e o belo.
- Talento para ensinar especialmente crianças ou ensinamentos espiritualistas, religiosos.
Vesta em Caranguejo
Vesta em Caranguejo sugere:
- família religiosa ou espiritualizada;
- lar espiritualizado;
- facilidade para viver sua espiritualidade em casa;
- gostar de refletir, meditar em casa;
- na família se sente responsável por manter viva a chama da espiritualidade;
- líder espiritual ou religioso da comunidade a que pertence;
- necessidade de viver a sua espiritualidade em seu lar.
- Adora, protege, cuida da família. Emotividade e sensibilidade aguçada. Intuição.
negativo:
- dificuldade de lidar com familiares, afeto, acolhimento.
Vesta em Leão
Vesta em Leão sugere:
- pessoa amorosa que encara as questões dos outros como suas;
- encara a religiosidade, a espiritualidade como questão de honra;
- se orgulha de ser uma pessoa ética;
- brilha pelos seus atos espirituais e religiosos;
- filhos religiosos ou espiritualistas;
- expressão e criação espiritualizada;
- gosto por assuntos espiritualistas ou religiosos;
- comportamento correto e ético;
- artista espiritualizado;
- educar os filhos segundo suas crenças religiosas e espiritualidade.
Vesta em Virgem
Vesta em Virgem sugere:
- rotinas religiosas ou espiritualistas;
- superstição;
- serviço voluntário;
- dedicação a outros;
- trabalho a favor de bem-estar coletivo;
- sacrifícios a favor dos outros ou o bem-estar comum;
- perfeição, pureza.
Vesta em Libra
Vesta em Libra sugere:
- respeito ao jeito de ser do outro;
- escuta compassiva e generosa;
- talento para harmonizar diferenças;
- pessoa colaboradora, cooperativa;
- pessoa que valoriza a justiça e o comportamento correto segundo orientam as leis e as regras estabelecidas;
- valoriza o casamento tradicional.
Vesta em Escorpião
Vesta em Escorpião sugere:
- pessoa profunda nas suas emoções, mas guiada por uma rigorosa ética pessoal;
- sexualidade espiritualizada;
- intuição, sabedoria;
- charme;
- gosto por estudos, práticas místicas, que pode realizar com esmero;
- enfrentamento virtuoso dos desafios e mudanças;
- ligado à morte como passagem espiritual.
Negativo:
- obsessão
- perversões
- medos, paranoias
Vesta em Sagitário
Vesta em Sagitário sugere:
- professor de religião ou temas espiritualistas;
- filósofo;
- interessado em religiões estrangeiras;
- viajar por interesses religiosos ou espiritualistas;
- estudos de aprimoramento espiritual;
- cultuar religiões ou caminhos espirituais vindos de cultura estrangeira.
Vesta em Capricórnio
Vesta em Capricórnio sugere:
- valoriza a responsabilidade e o compromisso;
- trabalhar com ética, correção e tendo em conta os desdobramentos do que faz;
- tradicionalista;
- trabalho em que o serviço despojado e generoso é mais importante que o interesse pessoal;
- pessoa pode se submeter a sacrifícios a favor do coletivo;
- dedicação integral as práticas espiritualistas ou religiosas.
Vesta em Aquário
Vesta em Aquário sugere:
- dedicação ao serviço social e humanitário;
- valorizar a consciência e a responsabilidade social;
- dedicação a política que valoriza o bem comum;
- conspiração aquariana.
Vesta em Peixes
Vesta em Peixes sugere:
- pessoa espiritualizada, religiosa, dedicada ao bem comum;
- pessoa sensível aos desvios morais e de comportamento dos outros;
- sexualidade espiritualizada;
- gosta de servir, de orientar, de encarar os desafios morais e éticos dos próximos;
- poder de cura;
- acredita que o amor cura tudo.
negativo:
- ser vítima;
- sentir-se em falta;
- sentir-se usada;
- paranoia.
Vesta nas casas
Vesta na casa 1
Vesta na Casa 1 sugere:
- pessoa íntegra, que valoriza a tradição e o lar;
- disposição para o serviço do bem comum;
- vontade de se dedicar a uma causa nobre
Do lado negativo:
- pessoa extremista, radical
- pessoa fechada para o mundano
Vesta na casa 2
Vesta na Casa 2 sugere:
- pessoa despojada, desprendida materialmente;
- valoriza o bem-estar comum;
- participar de propriedade coletiva;
- cuidar do meio ambiente;
- não se interessa em acumular ou em ter além do necessário.
Vesta na casa 3
Vesta na Casa 3 sugere:
- professor de religião ou temas espirituais;
- atencioso e dedicado a irmãos, sentir responsabilidade pelo encaminhamento religioso ou espiritual de irmãos;
- gosto por estudos espiritualistas;
- gosto por passeios para conhecer a espiritualidade ou religiosidade dos locais que visita.
Vesta na casa 4
Vesta na Casa 4 sugere:
- família religiosa ou espiritualizada;
- na família se sente responsável por manter viva a chama da espiritualidade;
- líder espiritual ou religioso da comunidade a que pertence;
- necessidade de viver a sua espiritualidade em seu lar.
Vesta na casa 5
Vesta na Casa 5 sugere:
- filhos religiosos ou espiritualistas;
- expressão e criação espiritualizada;
- gosto por assuntos espiritualistas ou religiosos;
- comportamento correto e ético;
- artista espiritualizado;
- educar os filhos segundo suas crenças religiosas e espiritualidade.
Vesta na casa 6
Vesta na Casa 6 sugere:
- rotinas religiosas ou espiritualistas;
- superstição;
- serviço voluntário;
- dedicação a outros;
- trabalho a favor de bem-estar coletivo.
Vesta na casa 7
Vesta na Casa 1 sugere 7:
- Casamento e parcerias regidas por valores éticos e espirituais;
- Casado com o missão;
- Auspicioso produzir o dinheiro suficiente para ser independente e dar conta das necessidades dos dependentes;
- Casamento religioso.
Negativo:
- extremismos no casamento e nas parcerias;
- não querer casar
Vesta na casa 8
Vesta na Casa 8 sugere:
- interesse por magia, ocultismo, espiritualidade;
- sexualidade tântrica, espiritualidade;
- sexualidade dentro do casamento;
- sublimação sexual
Vesta na casa 9
Vesta na Casa 9 sugere:
- professor de religião ou temas espiritualistas;
- filósofo;
- interessado em religiões estrangeiras;
- viajar por interesses religiosos ou espiritualistas;
- estudos de aprimoramento espiritual;
- cultuar religiões ou caminhos espirituais vindos de cultura estrangeira.
Vesta na casa 10
Vesta na Casa 10 sugere:
- trabalho voluntário;
- trabalho em sintonia com suas crenças religiosas ou espiritualistas;
- servir a favor do bem do coletivo.
Vesta na casa 11
Vesta na Casa 11 sugere:
- liderança espiritual, ética;
- amigos espiritualistas ou religiosos;
- participar de grupos espiritualistas ou religiosos;
- amigos éticos e corretos;
- participar de projetos para desenvolver a espiritualidade;
- metas elevadas;
- não gosta de bagunças ou se unir a amigos para cultuar o mundano;
- amigos sérios, responsáveis, de bom comportamento social;
- pessoa comprometida com uma moral.
Vesta na casa 12
Vesta na Casa 12 sugere:
- necessidade de cultivar a sua espiritualidade e religiosidade;
- religioso;
- pessoa ética;
- proteção espiritual;
- super sensibilidade com talento para fazer várias coisas ao mesmo tempo que pode ser lido como dispersão ou falta de concentração;
- mediunidade; Conexão com redes invisíveis;
- cultivar o retiro, a meditação e a auto observação colabora com o poder sobre si;
- capacidade de aceitação e contentamento com o que vive. Místico. Espiritual.
Vesta na Astronomia
Foi descoberto por Heinrich Wilhelm Olbers em 29 de março de 1807.
Vesta (asteroide 4) foi o quarto asteroide descoberto por Olbers (1807) e teve um padrinho excepcional, pois foi Gauss quem sugeriu a seu amigo Olbers que o batizasse em homenagem à deusa da casa em a velha Roma, Vesta (Hestia grega).
Ele é o terceiro asteroide maior em tamanho do cinturão, medindo entre 530 e 468 km em diâmetro. São maiores a ele: Ceres (953 km) e Palas (544 km). Depois dele vem Higia (431 km).
Ele orbita o Sol em 3,6 anos terrestres.
Está localizado no Cinturão de Asteroides, região entre as órbitas de Marte e Júpiter, a 2,36 UA do Sol.
Vesta é o asteroide mais brilhante do cinturão e o único que às vezes pode ser visto a olho nu. Por isso também foi o primeiro a ser descoberto e inicialmente foi pensado como um planeta. A composição de sua superfície é de natureza basáltica (o que aumenta seu brilho). Vesta tem uma enorme cratera perto de seu polo sul. Esta enorme pedra de forma irregular, sem nenhum traço de água, tem um núcleo composto de ferro.
Os astrônomos acreditam que 5% dos meteoritos encontrados na Terra vêm desta grande choque. Vesta, com um diâmetro médio de 520 km, é muito mais massivo do que qualquer outro corpo na região do cinturão de asteroides.
Vesta é um dos asteroides mais espetaculares, ele pode ter sido formado por aglomeração de rochas menores e o seu interior talvez ainda esteja quente. Sua estrutura geológica, distinta de seus semelhantes e similar a de planetas como Terra ou Marte, levou alguns astrônomos a vê-lo como um quinto planeta rochoso.
A enorme cratera no polo sul de Vesta (460 km de largura e 13 km de profundidade), é o resultado de uma colisão maciça cerca de um bilhão de anos atrás. Como desdobramento deste violento impacto uma parte importante de sua massa foi para o espaço, na forma de fragmentos de tamanhos muito variados. Muitos desses fragmentos pousaram na Terra e são uma valiosa fonte de informações sobre a composição dos asteroides. Alguns dos fragmentos dessa colisão eram tão grandes que eles próprios se tornaram asteroides chamados de “vestóides”.
Elementos orbitais: 2
Semieixo maior: 2,361 UA
Periélio: 2,151 UA
Afélio: 2,572 UA
Excentricidade: 0,08917
Período orbital: 1325,15 d (3,63 ano)
Velocidade orbital: 19,34 km/s
Anomalia média: 90,53°
Inclinação: 7,135° com a eclíptica, 5,56° com o plano invariável.
Características físicas
Dimensões: 578×560×458 km[3]
Média: 529 km
Massa: (2,67 ± 0,02)×1020[4] kg
Densidade média: 3,42[4] g/cm3
Gravidade à superfície: 0,22 m/s2
Velocidade de escape: 0,35 km/s
Período de rotação: 5,342 horas – 0,2226 h
Magnitude absoluta: 3,20
Albedo: 0,423
Temperatura: min: −188 °C max: −18 °C
Descobrimento
Vesta foi descoberta pelo astrônomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers em 29 de Março de 1807. O nome provém da deusa Vesta, a deusa virgem da casa. O próximo asteroide só foi descoberto 38 anos depois, 5 Astreia.
Teoriza-se que nos primeiros tempos do sistema solar, Vesta era tão quente que o seu interior derreteu. Isto resultou numa diferenciação planetária do asteroide. Provavelmente tem uma estrutura em camadas: um núcleo metálico de níquel-ferro coberto por uma camada (manto) de olivina. A superfície é de rocha basáltica, originária a partir de antigas erupções vulcânicas. A atividade vulcânica não existe hoje.
Sonda Dawn
Em julho de 2011, a sonda Dawn para Vesta ficou em órbita um ano e depois ligou novamente seus motores para alcançar um asteroide muito maior, Ceres, em 2015.
http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/