Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Cálculo do peso dos elementos, das modalidades, das dimensões, dos signos, das casas | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Cálculo do peso dos elementos, das modalidades, das dimensões, dos signos, das casas

Escolha do critério

Para calcular o peso dos planetas nos elementos, modalidades, dimensões, signos, casas, polaridades podem ser usados vários critérios:

  • a Tradição usa as regras de Ptomeu que se baseiam na relação dos planetas com os signos e suas partes, e a relação dos planetas entre si;
  • a Astrologia Moderna tem vários critérios diferentes, entre eles tem: a natureza do planeta e sua importância na personalidade, a relação do planeta com a casa e signo que se encontrar fora da regra de Ptolomeu, os aspectos ao planeta, os assuntos que se queira iluminar, a pessoa que for dona do mapa, as circunstâncias, os trânsitos, progressões, direções, etc.

Cada astrólogo deve escolher seu critério segundo o que quiser estudar, pesquisar.

peso de um planeta num signo

Os procedimentos do cálculo do peso dos elementos, das modalidades, das dimensões e das polaridades pode ser feito considerando as mesmas regras definidas por Ptolomeu em função da relação dos planetas com os signos e suas partes. Mas cada astrólogo segundo seu conhecimento e sensibilidade pode criar novas regras.

O critério de cálculo do peso de um planeta num signo pode ser definido de muitas maneiras em dependência de como se classifique a relação de cada planeta (Sol, Lua, Mercúrio…), dos pontos especiais do mapa (Ascendente e Meio do Céu, Lilith, Parte da Fortuna, etc.) com os signos zodiacais e as casas.

Dignidades e Pontuação do planeta segundo o signo ou parte de signo em que se encontre, tendo em conta também sua relação com outros planetas

Ao pesquisar a maior dignidade dentro de um signo é importante verificar a maior pontuação de cada planeta dentro do signo. Aquele que tiver maior pontuação significa que tem mais dignidade e portanto assume a regência de todos os planetas que transitarem ou ocuparem aquele signo.

  • Planetas em seu domicilio recebem 5 pontos
  • Planetas na sua exaltação recebem 4 pontos
  • Planetas dentro da própria triplicidade recebem 3 pontos
  • Planetas nos próprios termos recebem 2 pontos
  • Planetas na própria face recebem 1 ponto

O peso de um elemento, modalidade, etc é calculado somando os pesos dos planetas que se encontram nele segundo as regras definidas nas tabelas anteriores.

Pontuação do planeta em função de sua natureza e importância no mapa natal

Valor do peso do Sol, da Lua e do Ascendente

Existem vários critérios de valor associado aos planetas, segundo o seu impacto na personalidade. É de consenso geral que o valor associado ao peso do Sol, da Lua e do Ascendente (os três pilares fundamentais da personalidade) será o mesmo, e maior que o do resto dos planetas ou pontos importantes do mapa que se considerem.

No entanto, cada um deve pensar, sentir se realmente na sua personalidade o Sol, a Lua e o Ascendente tem o mesmo valor, e no seu critério pessoal definir o valor que cada um tem.

Valor dos planetas

Considerando a importância do planeta na personalidade

No critério mais simples, costuma-se dar ao Sol, Lua, Ascendente (muitos incluem também o Meio do Céu) o valor de 2 e ao resto de planetas e pontos o valor 1.

Uma variante deste critério diferencia os planetas pessoas, dos sociais e dos transpessoais. Assim se dá valor 3 ao Sol, Lua e Ascendente (tem quem inclui o Meio do Céu), valor 2 aos planetas pessoais: Mercúrio, Vênus e Marte, e valor 1 aos planetas sociais Júpiter e Saturno e os transpessoais Urano, Netuno e Plutão.

É legal que cada um experimente criar seu critério pessoal. Pergunte-se, sinta se em você o Sol, a Lua e o Ascendente se expressam com igual intensidade, o que justificaria que levem o mesmo valor. Observe se todos os planetas pessoais tem igual valor, se os planetas sociais e transpessoais tem menor valor que os pessoais, etc. Por exemplo, o astrólogo Jeff Green com certeza dá um valor maior a Plutão até em relação ao Sol.

Considerando o Signo em que se encontre

Tem astrólogo que considera a dignidade do planeta em relação ao signo para valorizá-lo mais ou menos. Por exemplo: Se Marte estiver em Áries ou Escorpião, onde é regente, passa a ter maior peso que se estiver em outros signos, por exemplo em Libra, onde estaria em exilio.

Considerando os spectos ao planeta

Outros astrólogos consideram os aspectos a cada planeta como critério de valor. Assim se um planeta estiver fortificado por aspectos favoráveis ganha em peso.

Outros consideram a casa onde se encontra. Por exemplo se ele estiver na casa I ou na casa X ganha mais peso.

Considerando a questão a ser iluminada

Os planetas podem ganhar pesos diferentes por exemplo se o critério serve para ver a potencialidade para o amor e relacionamento. Neste caso Vênus e Marte ganham mais valor, assim como os planetas que estão em aspectos com eles.

Considerando trânsitos, progressões, direções planetárias

Os planetas podem ter peso também diferenciado quando aspectos em transitos os ativam.

Asteroides

Costuma-se a não dar valores aos asteroides, exceção de Quiron incluído por alguns astrólogos com peso igual a Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

Pontos especiais do mapa

De todos os pontos do mapa costuma-se a se dar valor só ao Ascendente e ao Meio do Céu. Em todos os critérios eles ganham os mesmos valores do Sol e da Lua.

Mas tem que só dão o mesmo valor do Sol e da Lua para o Ascendente, e para o MC dão o valor de Mercúrio, Vênus e Marte.

Tem astrólogos que incluem outros pontos como a Roda da Fortuna, Lilith e os Nodos lunares, com os mesmos valores de Urano, Netuno e Plutão. Tem quem não inclui o nodo sul, eu incluo os dois nodos.

Exemplos

A seguir os dois critérios mais simples e mais usados para determinar o peso dos posicionamentos planetários e das direções (Ascendente, Meio do Céu) nos signos (elementos). Cada linha corresponde a um critério. Assim, no primeiro critério o Ascendente vale 2, o Meio do Céu vale 2, o Sol vale 2, a Lua vale 2; Mercúrio vale 1, Vênus e Marte valem 1 cada um, etc.

Ascendente, Meio do Céu, Sol, Lua

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno

Urano, Netuno, Plutão

Critério 1

2

1

1

Critério 2

3

2

1

Eu uso mais o segundo critério e incluo os nodos lunares (2), a roda da fortuna (1), Quiron (1) e Lilith (1)

Cálculo dos pesos das modalidades no mapa natal siga os seguintes passos

Escolha um critério de pesos:

  • Faça uma tabelinha colocando ao lado de cada modalidade os planetas e pontos significativos (ASC ou MC) que estão posicionados nele.
  • Ao lado de cada planeta coloque seu peso. Por exemplo, usando o segundo critério se uma pessoa tiver o Sol no signo de Gêmeos (como Gêmeos é da modalidade mutável, ela ganhará 3 pontos que correspondem ao Sol. Escreva então Mutável: Sol (3)… ), Se tiver Marte em Capricórnio (como Capricórnio é da modalidade Cardinal, ela ganhará 2 pontos). Se o Ascendente está em Áries (como Áries é cardinal, a modalidade cardinal ganhará 3 pontos) e assim vai. Depois é só somar a quantidade de pontos de cada modalidade  e comparar.

Para finalizar então adicione todos os pesos de cada modalidade. Assim, por exemplo se a pessoa tem na modalidade Fixa: Sol (3) e Vênus (2) e Lua (3), terá em total 3 + 2 + 3 = 8, oito pontos da modalidade Fixa.

Vejamos vários exemplos:

Observe que este mapa feito no astro.com não dá valores, coloca simplesmente o que se encontra em cada signo separado por cardinal, fixo e mutável, veja o quadradinho da direita.

O programa Pegasus já faz a sua ponderação usando o critério 1.
Cardinal

Fixo

Mutável

sem incluir nodos, roda da fortuna, quiron, etc.

O Solar fire usa o critério 2

Cardinal

Fixo

Mutável

Vamos calcular passo por passo, usando os dois critérios

Primeiro vamos destacar todos os planetas e os pontos especiais do mapa natal que tem em cada signo. Eu coloco os graus só para ir lembrando, não precisa colocar os graus dos planetas.

Áries (Cardinal): Ceres 20ºAries49, Lua 22ºAries03, cúspide casa IV 20ºAries45
Touro (Fixo): Cúspide da casa V 19ºTouro03
Gêmeos (Mutável): nodo sul 03ºGêmeos23R, cúspide da casa VI 13ºGêmeos47
Caranguejo (Cardinal)Vênus 16º54, cúspide da casa VII 07º55
Leão (Fixo)Urano 04º29, Roda da Fortuna 27º22, Plutão 28º26, cúspide casa VIII 11º37
Virgem (Mutável)Sol 02º34, Júpiter 09º57, Mercúrio 29º11, cúspide casa IX 17º27
Libra (Cardinal): Netuno 28º14, Meio do Céu (casa X) 20º45
Escorpião (Fixo): Vesta 17º28, Saturno 26º42cúspide casa XI 19º03
Sagitário (Mutável): nodo norte 03º23R, cúspide casa XII 13º47
Capricórnio (Cardinal)Ascendente 07º55, Lilith 29º19
Aquário (Fixo): Quiron 07º45 R, Pallas 24º24 R, cúspide casa II 11º37
Peixes (Mutável)Marte 22º09 R, cúspide casa III 17º27

Agora vamos fazer uma seleção dos astros e pontos que se expressam com mais força na personalidade, que possam dar uma ideia da força dos planetas na personalidade. Aqui já vai depender de cada um escolher as forças que sente representativas na sua personalidade. Em geral, se eliminam os asteroides, as vezes se mantem quiron. Das cúspides de casa, só se mantém o Ascendente e o Meio do céu. Dos pontos especiais, só ficam a Roda da Fortuna e o nodos lunares. O Sol, a Lua e os planetas se mantêm.

Áries (Cardinal): Lua
Touro (Fixo):
Gêmeos (Mutável): nodo sul
Caranguejo (Cardinal): Vênus
Leão (Fixo): Urano, Roda da Fortuna, Plutão
Virgem (Mutável): Sol, Júpiter, Mercúrio
Libra (Cardinal): Netuno, Meio do Céu (casa X)
Escorpião (Fixo):  Saturno 
Sagitário (Mutável): nodo norte
Capricórnio (Cardinal): Ascendente 
Aquário (Fixo):
Peixes (Mutável): Marte

Agora organizamos os planetas e pontos por elementos
Cardinal (Áries, Caranguejo, Libra, Capricórnio): Lua, Ascendente, Vênus, Netuno,
Fixo (Touro, Leão, Escorpião, Aquário): Urano, Plutão, Saturno, Roda da Fortuna,
Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes): Sol, Marte, Mercúrio, Júpiter, Meio do Céu, nodo sul, nodo norte

Vamos tirar da lista os nodos lunares, a Roda da Fortuna.

Cardinal (Áries, Caranguejo, Libra, Capricórnio): Lua, Ascendente, Vênus, Netuno,
Fixo (Touro, Leão, Escorpião, Aquário): Urano, Plutão, Saturno, Roda da Fortuna,
Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes): Sol, Marte, Mercúrio, Júpiter, Meio do Céu, nodo sul, nodo norte

Cálculos segundo os dois critérios

O primeiro critério é usado pelo software Pegaus, o segundo pelo Solar Fire. Mas em ambos pode mudar segundo o criterio do usuario do programa

Primeiro critério

Cardinal:  2 (Lua) + 2 (Ascendente) + 2 (Meio do Céu) + 1 (Netuno)= 7

Fixo:  1 (Plutão) + 1 (Urano)  = 2

Mutável: 2 (Sol) + 1 (Marte) + 1 (Vênus) +1 (Júpiter) +1 (Mercúrio)+ = 6

Eu seria segundo este resultado do tipo Cardinal-Mutável, que reflete bem como me sinto.

Segundo critério

Cardinal:  3 (Lua) + 3 (Ascendente) + 3 (Meio do Céu) + 1 (Netuno)= 7

Fixo:  1 (Plutão) + 1 (Urano)  = 2

Mutável: 2 (Sol) + 1 (Marte) + 1 (Vênus) +1 (Júpiter) +1 (Mercúrio)+ = 6

continua batendo este resultado

Agora vejamos o que muda se incluímos em ambos critérios os nodos, a Roda da Fortuna e Quiron, em ambos com valor 1.

Primeiro critério

Cardinal:  2 (Lua) + 2 (Ascendente) + 2 (Meio do Céu) + 1 (Netuno)= 7

Fixo:  1 (Plutão) + 1 (Urano) + 1 (Roda da Fortuna) + 1 (Quiron) = 4

Mutável: 2 (Sol) + 1 (Marte) + 1 (Vênus) +1 (Júpiter) +1 (Mercúrio)+ 2 (Nodo sul e norte)= 8

A modalidade Mutável ganhou o que acho que tem tudo a ver também. Muitas vezes sinto que o lado Mutável é o mais for

Segundo critério

Cardinal:  3 (Lua) + 3 (Ascendente) + 3 (Meio do Céu) + 1 (Netuno)= 10

Fixo:  1 (Plutão) + 1 (Urano) + 1 (Roda da Fortuna) + 1 (Quiron) = 4

Mutável: 3 (Sol) + 2 (Marte) + 2 (Vênus) +1 (Júpiter) +2 (Mercúrio)+ 2 (Nodo sul e norte)= 12

Critério pessoal

Vou experimentar criar um critério que tem mais a ver comigo. Vou manter o mesmo que adotei nos elementos:

Asc Mc Sol Lua Mer Ven Mar Jup Sat Ur Ne Pl
cap lib vir ari vir car pei vir esc leo lib leo
4 3 5 3 3 4 4 3 4 3 2 4
Casa 7 Casa XI Nodo  norte Nodo Sul Lilith RFortuna/quiron
caranguejo escorpião sagitário gêmeos capricórnio leão
3 3 2 2 3 1

Cardinal:  3 (Lua) + 4 (Ascendente) + 3 (Meio do Céu) + 2 (Netuno)+3 (Lilith)+3 (casa7)= 18

Fixo:  4 (Plutão) + 3 (Urano) + 1 (Roda da Fortuna) + 1 (Quiron)+ 3 (casa11) = 12

Mutável: 5 (Sol) + 4 (Marte) + 4 (Vênus) +3 (Júpiter) + 3 (Mercúrio)+ 4 (Nodo sul e norte)= 23

Como podem perceber mudei o valor dos planetas e inclui a casa 7 e a casa 11, os nodos lunares, lilith, quiron, roda da fortuna.

Minha casa 11 é regida por Plutão que alem da sua força especial esta em conjunção com meu Sol, na sua casa (casa 8) e em quadratura com Saturno que esta na casa 11, por isto esta casa é muito importante na expressão da minha personalidade.

Minha casa 7 está em Caranguejo-Leão onde tenho Vênus e Urano, que me ligam fortemente no social.

Este resultado se aproxima mais tambem ao que percebo de mi.

Fiquem a vontade para criarem seus critérios e compartilhem.

©2015 Astrothon.