O trânsito de Plutão acima de Mercúrio natal é um dos mais impactantes que existe, a tal ponto que os cinco anos em que Plutão esteja ativando a Mercúrio natal a vida da pessoa estará marcada de forma clara pelos assuntos da sua vida em que Plutão mexa.
Quando Plutão está em trânsito em aspecto com Mercúrio natal significa que suas energias agirão em conjunto segundo o significado astrológico do ângulo que os une. A energia de Plutão em trânsito conectada a Mercúrio natal com certeza vai impactar a forma da pessoa pensar, se comunicar, expressar e se conduzir.
Pelo poder de Plutão acima de Mercúrio com certeza Mercúrio se tornará em mensageiro de Plutão no período. Plutão em 2018 está mexendo especialmente com as pessoas com Mercúrio natal no terceiro decanato dos signos de Capricórnio, Caranguejo, Libra e Áries.
Conhecer Plutão
É muito importante conhecer a força, função e natureza do planeta Plutão para avaliar com responsabilidade o seu impacto na pessoa quando atingir Mercúrio natal. Dá uma olhada no meu texto sobre Plutão e constrói tua própria visão de Plutão, para que possas usufruir de uma experiência especial durante o trânsito, comprovando que tua relação com a força e o poder que representa Plutão é verdadeira, é real.
Clique aqui para acessar o texto sobre o planeta Plutão
Informações de apoio para o estudo do aspecto de Plutão em trânsito a um planeta natal o ponto significativo do mapa:
- É aconselhável começar a acompanhar de perto Plutão quando estiver a 10 graus de um aspecto significativo com Mercúrio natal;
- Quando Plutão estiver a um mínimo de 5º de Mercúrio natal ou de um ponto significativo de um mapa já faz sentir onde ele vai mexer;
- Plutão vai ativar a situação astrológica total de Mercúrio natal (casa, signo, aspectos) e as casas que ele rege (casas que tenham Gêmeos e Virgem na cúspide e a casa 3 e casa 6. Ativará a promessa de Mercúrio natal e todo ao que ele está ligado;
- Como Plutão tem movimento retrógrado passa três vezes pelo mesmo ponto;
- Os aspectos tem uma duração média de efeito forte de 5 anos. Os aspectos de sextil e trígono provocam movimentos positivos, uso favorável e adequado do poder para transformar ou regenerar. Os aspectos conjunção, oposição e quadratura podem ser tensos, incitando a desafios e podendo provocar perdas e dor.
Duração do aspecto
Plutão para realizar estas três passagens por um mesmo ponto leva de 9 meses a um ano e meio
Considerando uma orbe de 5º um aspecto com Plutão em trânsito com um planeta natal dura em torno de 6 anos, se inicia dois anos e meio antes, em torno de um ano durante o aspecto exato, e dois anos e meios depois.
Assuntos que Plutão vai mexer
Plutão vai mexer com a função Mercúrio, com o “eu mercúrio”, as pessoas associadas a Mercúrio e as situações em que ele domina. Como Mercúrio rege a mente, o pensamento, as informações, os conhecimentos, Plutão vai mexer para valer. A pessoa é bom saber, é tão intenso que muitas pessoas sentem as vezes que podem enlouquecer de tanta a intensidade e força com que impacta a mente.
Revelando o que não foi entendido, bem acordado. Relacionamentos. Família. Intimidade. Parceiras. Contratos.
Uns dos grandes desafio dos aspectos de Plutão com Mercúrio natal é na dinâmica oculta dos relacionamentos especialmente naquilo que não foi resolvido, bem entendido, bem acordado. Plutão vai revelar as mentiras, aquilo que não foi contado direito. O desafio é ter coragem no presente para resolver aquilo que não foi resolvido no passado.
Pode acontecer a pessoa estar fazendo algo na sua rotina de relacionamento e de repente falar algo que ninguém espera, nem ela mesma, e o pior de repente pega fogo e do nada traz coisas do passado ou se comporta de forma agressiva.
Plutão ao se aproximar de aspecto com Mercúrio natal primeiro vai revelar tudo o que existe de travado, enrolado, doentio em relação aos atributos e a função de Mercúrio e os assuntos da casa e signo onde se encontre, depois vai criar situações exteriores ou interiores em que a pessoa terá que enfrentar seu processo de cura, e por fim leva aquilo que não serve mais, mas também pode levar coisas ou seres que se apreciam muito. Ele sempre levará algo importante da pessoa, por isso o melhor é lhe ofertar aquilo que ainda que apreciado e querido só faz mal a pessoa, as pessoas com quem convive ou ao ambiente.
“Você é o mestre. O guru não existe. Não existe ninguém que possa dispersar tuas trevas. Não há ninguém a quem se deve devoção como uma condição para a tua realização, e nada em você que precise ser consertado. Não há nada que precise ser removido para você poder ver o que você é. Você é tudo que existe.” John Sherman
“Ninguém externo ao nosso ser pode governar nosso interior. Quando descobrirmos isso, encontraremos a liberdade.” Buda
Quando a pessoa se nega as sugestões de Plutão (expressas pela vida) poderá sofrer, fazer sofrer e com certeza perder coisas que aprecia e está identificado.
A reatividade a Plutão é profunda e pode vir acompanhada de catarses, crises, perdas e ganhos. A força e natureza de Plutão desafia a um profundo autoconhecimento ou a viver momentos de perturbação, medo e angustia.
Cuidado com o que se fala ou escreve
Se não se ter cuidado aquilo que se diz ou fala pode dar rolo.
Estudos metafísicos
Do lado positivo a pessoa estará inteligente como nunca com uma percepção e inteligência especial para questões ocultas, desafiadoras. Aumenta o talento para a estrategia e para a pesquisa.
Cuidado com documentos, contratos, negócios, entrevistas
A pessoa deverá estar muito atenta ao que acontece em qualquer tipo de negociação, contrato, entrevista porque a presença de Plutão poderá introduzir fatores sabotadores e perigosos.
Faça questão de checar se entendeu o que foi dito, ou se entenderam o que falo.
Cuidado com o trânsito
Cuidado ao dirigir, seja sempre gentil, não force nenhum tipo de situação. Seja sempre precavido.
Cuidado com as mãos, os pulmões, a respiração
As partes do corpo que correspondem a Mercúrio poderão se tornar mais fortes, potentes e por isto deverá se estar atento ao uso que se faz delas.
Não dá para fugir de Plutão
Cada planeta abre olhos, prismas, mundos, formas particulares do rico mundo onde vivemos. Os olhos que abre Plutão revelam o mundo da Sombra, do inconsciente, do oculto, do proibido. O olhar de Plutão mostra a verdade crua e pura por trás das explicações que a mente cria para entender o que acontece.
Por isso Plutão dialoga com quem silencia.
Não dá para fugir do que Plutão em trânsito quer mostrar, a situação em que ele toma posse se torna visceral, e pouco a pouco vai tomando o corpo a alma e vira escandalosa no jeito em que controla a personalidade com seus enredos. E assim vai envolvendo tudo na vida da pessoa, especialmente as pessoas próximas, ou que tenham a ver com o setor da vida (casa) onde a pessoa tenha o trono de Plutão.
A visita da tribo de Plutão
As pessoas em geral fogem dos relacionamentos plutonianos porque se vem obrigadas a encarar suas emoções mais profundas na relação… por isso quando uma pessoa vive um aspecto forte de Plutão habitualmente se envolve com pessoas plutonianas que já tem as virtudes plutonianas… Acontece também que terminando o trânsito de Plutão as pessoas presentes vão embora com ele…
Acontece também que de repente algum próximo ou até o próprio parceiro vira mais plutoniano e depois do transito sai do transe…
Se tentar fugir, dá um passo e aí novamente surpreende o confronto, perdas, medo, rejeição, abandono, solidão, morte ou recomeçar tudo de novo ou de forma nova
ou aquela angustia torturando, as vezes medo, as vezes raiva, as vezes dor…
espirais, voltas, saltos, quedas, vertigem
nós no umbigo
O fantasma reaparece, a prova se repete até a pessoa desistir de fugir e encarar, dar o que é pedido e tomar atitude.
O impacto Plutão em trânsito acima de Mercúrio natal colabora para que a pessoa saia das suas cristalizações mentais caducas, inadequadas, e para que esclareça todos os seus sofrimentos com desentendimentos, mentiras, falsidades.
As conexões com Plutão em trânsito com Mercúrio natal, sejam harmônicas ou desarmônicas, serão regidas por poderosa intensidade, num nível muitas vezes tão extremo que se torna difícil de suportar aquilo que vive.
Perder… despojamento, desapego
Se estiver passando por um trânsito forte de Plutão acima de teu Mercúrio natal, aconselha-se entregar o que ele está pedindo, aprender logo o que ele ensina e tomar as atitudes que a situação exige. Não olhar para trás, nem ficar com chiliques; com Plutão não se brinca. O trânsito de Plutão deve ser respeitado e estudado com previdência.
Plutão em conjunção com Mercúrio natal
A pessoa será outra após a passagem de Plutão
Plutão em trânsito em conjunção com Mercúrio natal é um dos trânsitos mais fortes que a pessoa pode viver. A pessoa será outra após a passagem de Plutão pelo seu Mercúrio natal. O trânsito de Plutão em conjunção com Mercúrio natal é sempre contundente, impactante, profundo.
O “eu mercuriano”, Mercúrio na personalidade é tão importante quando ao “eu solar”, o “eu do Ascendente”, o “eu lunar”, o “eu venusiano” e o “eu marciano”. E assim as características comportamentais de Mercúrio natal são também definitórias na personalidade e para quem sabe são fáceis de serem identificadas.
Por isto a passagem de Plutão pelo Mercúrio natal vai mexer com impacto no lado mental da pessoa, no seu jeito de expressar, comunicar, trocar… vai mexer em seus relacionamentos… vai mexer na sua visão de mundo… vai mexer com sua vida.
Existe a frase: “a cabeça vai rolar”.
A pessoa com certeza vai aprender que existe muita coisa nesta vida que não dá para ser entendida ou explicada.
Plutão, como Dionísio em Tebas, vai estraçalhar a pessoa através das suas partes ressentidas, machucadas, feridas, mentiras, falsas. Plutão sempre ataca ao Ego iludido e cristalizado, denuncia as crenças que ficaram arcaicas, os circuitos de defesa que ficaram inúteis, e estão agindo involuntariamente, escancara onde a falta de sensibilidade e adoração feriram a alma e ao corpo.
Logo que Plutão estiver a três graus do Mercúrio natal a pessoa começará a ficar mais introspectiva, mais atenta ao que faz da sua vida. Será difícil dar continuidade a aquilo que não seja realmente verdadeiro e fundamental para a pessoa.
A pessoa sentirá uma força estraçalhando-o interiormente. Ele questiona tudo, percebe feridas, faltas, erros, mas o melhor tem disposição para se mudar, aprimorar, e fazer esforços que em outro momento da vida não teria.
Público
Por isso é bom se trabalhar no que Plutão aponta. Se a pessoa não se modificar e tomar atitudes imediatas, Plutão fará público suas denúncias, revelando feridas, faltas, erros, tabus, preconceitos nos relacionamentos, situações e aspectos da vida que estiver ativando.
Reconstrói verdades
Plutão mostra a pessoa suas verdades e as implicações energéticas delas. Na luz de Plutão a pessoa reconstrói as suas verdades e ideias da vida.
Plutão ativando Mercúrio natal vai trazer a tona também aquilo que estiver recalcado, reprimido, traumatizado, revelará mentiras, falsidades. Por isto a pessoa deverá escutar-se, auto-observar-se, autoconhecer-se para poder detectar o que está querendo que seja visto, identificado e curado.
Desafio
O desafio é que no intento de se precisar a Verdade serão revelados erros, faltas, tabus, preconceitos. Neste momento, em vez de se atormentar com o tanto a fazer, alegre-se por saber o que fazer.
Um dos grandes desafios é a pessoa perceber o jeito que anda sua vida, a diferença do que gostaria. A pessoa a medida que Plutão se aproxima ao Ascendente irá percebendo melhor o quer da sua vida, como gostaria de viver, como gostaria de curtir seu mundo pessoal.
A pessoa neste período que dura um ano em sua intensidade máxima, estará muito voltada para si, buscando com disposição o autoconhecimento e a percepção de si. Ele terá que olhar para sua situação de vida com profundidade, ver sua verdade e se reorientar com coerência.
Durante este trânsito a pessoa pode desenvolver uma forte personalidade convencida de que deve ser consequente com seu jeito de ser e pensar. Ser o que se fala, escreve.
Leva e traz
Alguma coisa muito querida, apreciada, Plutão pode pedir como oferenda. Logo que Plutão esteja mostrando seu desejo a pessoa deverá iniciar seu despojamento e desindentificação. Este trabalho interior pode até evitar a perda de coisa ou pessoa que motivaria o aprendizado.
Com Plutão, se ganha o poder de provocar mudanças essenciais, em nós, nos outros, na sociedade e na natureza. Mas, a Plutão também estão associadas perdas de seres queridos, separações que podem machucar fundo. Ai o aprendizado custa muito caro, é muito difícil aceitar a naturalidade da Morte e do Fim daquilo que se ama e quer!
Entregue, com desapego e desidentificação interior, o que ele está pedindo e tente aprender o que Ele esta querendo lhe ensinar para não repetir os erros que Ele assinala. Não olhar para trás, nem ficar com chiliques; com Plutão não se brinca. Plutão exige uma atitude humilde para captá-lo e depois meditativa para processá-lo. Aquilo que Plutão aponta através dos desafios que estiver vivendo no momento, preste muita atenção. Se estiver sofrendo, sentindo-se perdido, medite. No silêncio abençoado da meditação os segredos serão revelados e os milagres se realizarem.
Medo
Plutão sempre é acompanhado de medo, emoção profunda, e incita a coragem, verdade e convicção do que se quer.
Plutão em trânsito em aspecto com Mercúrio natal, especialmente a conjunção, pode trazer a tona medos que podem se manifestar de forma muito forte, podendo gerar até pânico. No caso lembre que toda esta emoção que castiga é do passado, é de algo que foi vivido no passado, Assim o sábio é se centrar, conseguir acalmar, reconhecer que no passado seja o que for que aconteceu foi muito impactante.
O ideal é contemplar o medo, se aliar a ele, o tomar como mestre e aprender o que ele tem a ensinar, ai aquilo que castiga pode virar grandes e importantes conhecimentos que em muito vão colaborar com a excelência da vida.
Ser amado ou odiado
A pessoa pela sua radicalidade consigo mesmo, vai se colocar com mais clareza exteriormente, e assim as pessoas saberão melhor como se relacionar com ela.
A pessoa também com mais coragem e transparência assume suas verdades o que pode provocar mais amor e admiração, mas também mais rejeição e até ódio.
Ganha-se poder para renascer das cinzas
Às vezes, Plutão pode golpear de forma muito forte e a pessoa ser literalmente derrubada, mas do mesmo jeito ajuda a levantar e pode revelar novos talentos, habilidades e capacidades que a própria pessoa nem imaginava que tivesse.
Plutão puxa para baixo mesmo, para o interno, o inferno, mas também Plutão dá a força para renascer das cinzas, para ressuscitar da morte mais obscura.
A pessoa com Plutão aprende a apodrecer e virar terra fértil. Ela consegue olhar para sua merda e aprender a comer o melhor. Ela descobre que a todo momento se morre e se nasce, que “é futura nossa memória, não tem fim, meio, nem começo, é o instante”
Meditação
Sem lugar a dúvidas a meditação é o melhor jeito de criar espaço interior para processar com carinho e proteção o impacto diário de Plutão quando ligado por aspecto maior ao Ascendente, Sol ou Lua natal.
Na meditação se pode viver com profundidade os enredos emocionais que Plutão revela. Na proteção do mundo interior pode-se contemplar o que faz sofrer e entendendo tomar medidas adequadas para amenizar, o tirar a dor. As vezes com uma simples reprogramação de atitudes, costumes, hábitos, as vezes com muita mais meditação até na conexão com a Energia cósmica curar feridas mais profundas da alma.
O que pode acontecer
A pessoa a cada certo tempo poderá entrar em processo profundo de mudança na sua mente e forma de pensar. Poderá estar constantemente questionando as conclusões a que chegar, sempre em busca de mais profundidade e fundamento. A pessoa pode ficar obsessiva escrevendo ou pesquisando, por isso é aconselhável que encontre profissão em que possa canalizar estes seus talentos.
A pessoa poderá sentir dificuldade ou até medo em se movimentar por lugares perturbados ou conturbados. Poderá por exemplo, ter dificuldade de andar no trânsito de São Paulo.
A pessoa em geral deverá tomar muito cuidado com documentos, tramites e procedimentos. Deverá também ter muito cuidado com o que fala e escreve. Deverá evitar fofocas ou dar continuidade a informações sobre as quais não tiver certezas.
Síntese: Plutão em trânsito em conjunção com o Mercúrio natal sugere:
- busca pela verdade, especialmente vindo do passado para curar, esclarecer o que estava confuso, inacabado, sem entendimento;
- atividade mental intensa, profunda;
- aumenta a inteligência e a estratégica. Nunca faz algo sem antes ter pensado em prós e contras e estabelecer estratégia;
- aumenta a intuição;
- informações surgem do nada;
- envolver-se em situações embaraçosas, confusas, enroladas;
- potencializa-se habilidade de captar o oculto, as entranhas das pessoas, aquilo que se esconde até para ela mesma;
- vontade de fazer cabeças. Força de convicção;
- fica-se mais reservado, observador;
- vontade de estudos profundos. Bom período para iniciar pesquisas;
- precisão, foco, direcionamento até chegar aonde quer, sem medir esforço e meios;
- potencializa-se a mente detetivesca, 0 talento para as ciências e pesquisa de temas difíceis;
- nos relacionamentos gosta-se de profundidade, lealdade, e franqueza. Estilo direto e curto;
- não fala tudo o que pensa, fica-se mais discreto. Não se gosta de que se conheçam seus segredos e intimidade. Não gosta que lhe façam muitas perguntas.
Negativo:
- falar mais palavrões do costume;
- morbidez. Pode ter pensamentos paranoicos, negativos, imaginar fatalidade…
- obsessão por temas sombrios, morte, coisas ocultas, magia, o diferente;
- sexualidade diferenciada;
- dificuldade de concentração. Dificuldade de seguir rotinas;
- malentendimentos;
- desafios com documentos e procedimentos. Plutão em trânsito em sextil e trígono com Mercúrio natal
Bom momento para a cura e a re-estruturação pessoal. Estude a casa onde se encontra Plutão, é um bom momento para renovar esta casa, jogar fora o que não serve mais, e traçar novas metas. Enfrentar com coragem e disposição os desafios que possam se apresentar.
Plutão em trânsito em sextil com o Mercúrio natal
Plutão em trânsito em sextil com Mercúrio natal significa suas energias agirão em conjunto segundo o ângulo harmonioso do sextil. Mas a energia de Plutão conectada a Mercúrio com certeza vai deixar suas marcas na forma da pessoa pensar, se comunicar, expressar e se conduzir.
A pessoa pode receber colaboração de forças ocultas, de pessoas poderosas, de margninais.
A pessoa tem facilidade para encontrar o que perde.
A pessoa também pode receber ajuda e facilitações para encontrar o que busca, pessoa de sorte.
Plutão em trânsito em sextil com o Mercúrio natal sugere:
- proteção em momentos perigosos, imprevistos. Sincronias. Facilitações;
- gostar de verdade, autenticidade, visceralidade;
- lidar melhor com seu mundo interior, seus mistérios, seus medos, sua sombra;
- facilitam-se as pesquisas e as estrategias;
- habilidade de captar o oculto, as entranhas das pessoas, aquilo que se esconde até para ela mesma;
- competente no gerenciamento das relações. Liderança de grupo. A pessoa pode ter uma forma de pensar coerente, e ter facilidade para colocar suas ideias com clareza e adequação. Pode ter também talento para o debate de ideias;
- capacidade de fazer o melhor uso de seus talentos e habilidades, para gerar riqueza e viver com excelência;
- garnar poder para fazer cabeças. Força de convicção;
- gostar por estudos profundos. Perseverança. Chega ao que quer;
- ganhar em precisão, foco, direcionamento até chegar aonde quer, sem medir esforço e meios;
- se expressar com mais firmeza e verdade;
- não fala tudo o que pensa, ser estratégico. Não gosta de que conheçam seus segredos e intimidade. Não gosta que lhe façam muitas perguntas.
Plutão em trânsito em quadratura a Mercúrio natal
Este aspecto deverá se estudar com previdência porque a pessoa podera viver situações desafiadoras que exijam que a pessoa se autoconheça e saiba muito bem o que está pensando, no que acredita, a situação em que se encontra e que seja responsável com o que fala ou escreve entras questões como: estudos, viagens, relação com irmãos,…
Que Plutão em trãnsisto esteja em quadratura com Mercúrio quer dizer que suas energias e funções serão ativadas em conjunto, mas em um primeiro momento em tensão, Mercúrio puxando numa direção e Plutão em outra. Só que a força de Plutão tenderá a dominar pelo seu poder especial. Assim a pessoa terá uma mente, forma de pensar, de se expressar e conduzir mediada pela tensão de Plutão sempre sugerindo mais amplitude, independência, criatividade, estratégia e poder.
A pessoa a cada certo tempo poderá entrar em processo profundo de mudança na sua mente e forma de pensar. Poderá estar constantemente questionando as conclusões a que chegar, sempre em busca de mais profundidade e fundamento. A pessoa pode ficar obsessiva escrevendo ou pesquisando, por isso é aconselhável que encontre profissão em que possa canalizar estes seus talentos.
A pessoa poderá sentir dificuldade ou até medo em se movimentar por lugares perturbados ou conturbados. Poderá por exemplo, ter dificuldade de andar no trânsito de São Paulo.
A pessoa em geral deverá tomar muito cuidado com documentos, tramites e procedimentos. Deverá também ter muito cuidado com o que fala e escreve. Deverá evitar fofocas ou dar continuidade a informações sobre as quais não tiver certezas.
Plutão em trânsito em quadratura com o Mercúrio natal sugere:
- desentendimentos, rolos;
- necessidade de mudança de mentalidade;
- pode ter dificuldade de escutar falas que não sejam sinceras, verdadeiras, viscerais;
- pode falar palavrões, ou coisas que impactem, provoquem vergonha, choquem;
- morbidez. Pode ter pensamentos paranoicos, negativos, imaginar fatalidade…
- obsessão por temas sombrios, morte, coisas ocultas, magia, o diferente;
- sexualidade perturbada;
- dificuldade de concentração. Dificuldade de seguir rotinas;
- desafios com documentos e procedimentos;
- cuidado para não desconhecer os próprios limites e necessidades;
- ao mesmo tempo que fica intenso nos relacionamentos, na família ou no trabalho, prestar atenção ao cuidado de si mesmo;
- ter humildade e aceitação para escutar o que os próximos podem estar cobrando, denunciando;
- cuidar da alimentação e do descanso;
- meditar, fazer terapia, investir em autoconhecimento.
Plutão em trânsito em trígono com o Mercúrio natal
Mercúrio natal em trígono com Plutão natal significa que suas energias agirão em conjunto segundo o ângulo harmonioso do trígono. No entanto a poderosa energia de Plutão conectada a Mercúrio com certeza vai deixar suas marcas na forma da pessoa pensar, se comunicar, expressar e se conduzir.
O aspecto de trígono entre Mercúrio e Plutão abençoa a pessoa com facilidade para desenvolver seus conhecimentos e aprendizados, a pessoa poderá ter facilidade para os estudos e para pesquisas, tendo sempre sorte em receber ajudas e orientações. A pessoa pode ter bons professores e instrutores.
A pessoa tem facilidade para encontrar o que perde.
A pessoa também pode receber ajuda e facilitações para encontrar o que busca, pessoa de sorte.
Plutão em trânsito em trígono com o Mercúrio natal sugere:
- gosta de verdade, autenticidade, visceralidade;
- proteção em momentos perigosos, imprevistos. Sincronias. Facilitações;
- pessoa silenciosa, discreta, mas muito inteligente, com uma atividade mental intensa, profunda;
- mente estratégica. Nunca faz algo sem antes ter pensado em prós e contras e estabelecer estratégia;
- mente intuitiva capaz de profundos insights;
- agir com disfarce, por trás do pano, mascarado, com pseudônimo. A pessoa, por exemplo, poderá gostar de ter um e-mail com nome fantasia, só para poder participar de um grupo sem ser identificado;
- habilidade de captar o oculto, as entranhas das pessoas, aquilo que se esconde até para ela mesma;
- competente no gerenciamento das relações. Liderança de grupo. A pessoa pode ter uma forma de pensar coerente, e ter facilidade para colocar suas ideias com clareza e adequação. Pode ter também talento para o debate de ideias;
- capacidade de fazer o melhor uso de seus talentos e habilidades, para gerar riqueza e viver com excelência;
- gosto por fazer cabeças. Força de convicção;
- estilo reservado, observador;
- gosto por estudos profundos. Perseverança. Chega ao que quer;
- precisão, foco, direcionamento até chegar aonde quer, sem medir esforço e meios;
- linguagem e jeito de ser agressivo, é direto sem se importar com suscetibilidade dos outros;
- mente detetivesca, talento para as ciências e pesquisa de temas difíceis;
- nos relacionamentos gosta de profundidade, lealdade, e franqueza. Estilo direto e curto;
- não fala tudo o que pensa, é discreto. Não gosta de que conheçam seus segredos e intimidade. Não gosta que lhe façam muitas perguntas.
Plutão em trânsito em biquintil (144) com o Mercúrio natal
O aspecto de biquintil é como diz o nome duas vezes o quintil (52). O Quintil se obtém de dividir o círculo zodiacal por 5, que forma a Estrela de cinco pontas. O 5 é associado a criatividade, ao brilho e assim também o aspecto de biquintil provoca nos planetas envolvidos criatividade, frisão para fazer acontecer.
Observe se o biquintil está ligando a signos do mesmo elemento ou de elementos diferentes. Se forem signos do mesmo elemento o aspecto ganha em harmonia… Se forem de signos diferentes o aspecto ganha em complexidade, mas também em riqueza.
Plutão em trânsito em biquintil (144) com o Mercúrio natal sugere:
- ativação, revelação de assuntos cruciais para a pessoa que podem estar recalcados, ocultados;
- necessidade visceral de encontrar solução;
- descoberta de segredos;
- potencializar a inteligência e a estrategia;
- redescoberta junto a irmãos, vizinhos, no ambiente próximo.
Negativo:
- pensamentos perturbadores;
- medos.
Conselho:
- canalizar a força da mente com criatividade;
- se tiver pensamentos perturbadores vai fundo neles até desmontar de onde eles se alimentam. Habitualmente são experiências passadas que foram vividas negativamente e são lembradas com dor e medo. Para se libertar do medo, dos alarmes que geram as paranoias deverá se reviver a situação traumática aprender com ela, perdoar, se perdoar e a libertar da negatividade aceitando o que ela veio a ensinar.
Plutão em trânsito em oposição ao Mercúrio natal
Se Plutão em trânsito estiver em oposição com Mercúrio natal as suas energias e funções serão ativadas em conjunto. Só que a força de Plutão tenderá a dominar pelo seu poder especial e desta maneira é auspicioso a pessoa perceber como Plutão em trânsito está mexendo com ela.
Projeção, transferência
Pela natureza do aspecto de oposição a pessoa poderá estar sensível ao lado plutoniano dos outros e sem perceber transferir seus conflitos interiores através do que acontece com os outros. A pessoa pode pensar que o motivo de seus problemas seja o outro.
Casa pela que transita Plutão
Estude a casa astrológica pela que Plutão transita para ver os assuntos em que ele pode mexer. É um bom momento para renovar esta casa, jogar fora o que não serve mais, e traçar novas metas. Enfrentar com coragem e disposição os desafios que possam se apresentar.
Erupção do recalcado, oculto
Pode acontecer também que tudo aquilo que estava recalcado, oculto, tudo o que provocou dor, sofrimento e não foi bem entendido, explicado nos relacionamentos volte a tona. E assim a pessoa se surpreenda com pensamentos perturbadores sobre seus próximos, e sem entender se sinta molesto diante as pessoas e quando menos o espera explodir em algum tipo de cobrança ou de comportamento que o outro se sente agredido, castigado.
Positivo
Do lado positivo tanto a pessoa como as pessoas que estão próximas podem com coragem enfrentar os desafios, os “problemas”, amadurecerem, aceitarem seus erros e faltas, suas mentiras, falsidades e retificar, aprimorar, mudar.
Plutão em trânsito em oposição com o Mercúrio natal sugere:
- o parceiro pode se tornar mais controlador, poderoso, profundo, pode também falar e fazer coisas que não são habituais nela;
- a pessoa pode sentir que o parceiro ou pessoas próximas estão escondendo algo, vivendo algo difícil que não querem falar. É auspicioso a pessoa abrir sua mente e coração com os próximos para evitar sofrer por algo que não está acontecendo;
- podem se manifestar as bagagens negativas que tanto a pessoa como seus parceiros traz;
- cuidado para não desconhecer os próprios limites e necessidades levado pelo tormento mental, ou aquela ideia de não conseguir parar… A pessoa pode tender a desconhecer suas próprias necessidades devido a seu envolvimento com parceiros e com o que faz;
- desafios na administração da vida podem mexer com a família e o trabalho;
- ter humildade e aceitação para escutar o que os parceiros e próximos podem estar cobrando, denunciando, especialmente se é casado;
- prestar atenção ao que o público da pessoa está querendo dela;
- cuidar da alimentação e do descanso, saber parar quando se está muito atolondrado;
- meditar, fazer terapia, investir em autoconhecimento e auto-observação;
- a pessoa poderá estar mais inteligente, mais curiosa, com vontade de pesquisar, aprofundar, agir com estrategia;
- ficar sensível ao que os outros falam especialmente se forem coisas negativas. A pessoa deve tomar cuidado no que fala e escreve;
- a pessoa ou seus próximos podem falar palavrões, ou coisas que impactem, provoquem vergonha, choquem;
- ativação dos pensamentos paranoicos, negativos, imaginar fatalidade…
- ativar obsessão por temas sombrios, morte, coisas ocultas, magia, o diferente;
- sentir uma sexualidade diferenciada;
- dificuldade de concentração. Dificuldade de seguir rotinas;
- mal entendimentos;
- desafios com documentos e procedimentos;
- mente se torna estratégica. Não se faz algo sem antes ter pensado em prós e contras e estabelecer estratégia;
- ativa a intuição capaz de profundos insights;
- agir com disfarce, por trás do pano, mascarado, com pseudônimo. A pessoa, por exemplo, poderá gostar de ter um e-mail com nome fantasia, só para poder participar de um grupo sem ser identificado;
- ativa a habilidade de captar o oculto, as entranhas das pessoas, aquilo que se esconde até para ela mesma;
- ativa vontade de fazer cabeças. Potencializa a força de convicção;
- a pessoa se torna mais reservada e observadora;
- insta estudos profundos, a perseverança. Chega ao que quer;
- precisão, foco, direcionamento até chegar aonde quer, sem medir esforço e meios;
- linguagem e jeito de ser agressivo, é direto sem se importar com suscetibilidade dos outros;
- ativa mente detetivesca, talento para as ciências e pesquisa de temas difíceis;
- nos relacionamentos focar cumplicidade, profundidade, lealdade, e franqueza. Estilo direto e curto;
- não fala tudo o que pensa, é discreto. Não gosta de que conheçam seus segredos e intimidade. Não gosta que lhe façam muitas perguntas.
Plutão em trânsito em aspecto tenso com o Mercúrio natal sugere:
- dificuldade de escutar falas que não sejam sinceras, verdadeiras, viscerais;
- pode falar palavrões, ou coisas que impactem, provoquem vergonha, choquem;
- morbidez. Pode ter pensamentos paranoicos, negativos, imaginar fatalidade…
- obsessão por temas sombrios, morte, coisas ocultas, magia, o diferente;
- sexualidade perturbada;
- dificuldade de concentração. Dificuldade de seguir rotinas;
- mal entendimentos, rolo, acusações;
- desafios com documentos e procedimentos.