“Das paixões e dos desejos pessoais ao desprendimento e à dedicação impessoais… Enquanto tiver o mais leve sinal de orgulho próprio, todo o poder em sua carta natal lhe será negado.” Martin Shulman
Centrado no Ego. Precisa de adoração
A pessoa com este eixo nodal pode estruturar a sua personalidade seguindo um padrão egóico, sentindo a necessidade de ter controle e poder em tudo o que faz, resistindo-se a seu relacionamento com grupos, amigos e parcerias, especialmente quando na presença de pessoas fortes e dominadoras.
Ela pode querer sempre estar livre, a disposição de sua vontade e capricho. Em relacionamento com pessoas controladoras e dominantes pode ficar paranóico e defensivo. Assim tem dificuldade de se entregar a relacionamentos em que não tenha o poder total e seja reconhecido como liderança.
Necessidade de prazer
É do clube do “eterno enquanto dure” ou “ser fiel ao amor, ao tesão e não a pessoa”.
A pessoa também pode desenvolver um padrão de prazer e satisfação dominante o impedindo de assumir compromissos sociais que possam limitar a sua expectativa de liberdade e satisfação pessoal. Reduz seus relacionamentos ao prazer e a satisfação, quando o parceiro não corresponde a estas expectativas é deixado. Assim a pessoa pode ver o casamento só possível enquanto o parceiro se comporte como amante, o adore e paparique.
Promiscuidade, luxúria
Pode também ter tendência a promiscuidade e a luxúria, buscando prazer e reconhecimento pelas suas habilidades na intimidade e poder pessoal. Pode se acomodar a seu estilo de relacionamentos de vidas passadas centrado no seu poder e capricho.
Filhos, Crianças
Seu relacionamento com filhos pode estar mediado por esta forma de ver a vida sem compromissos, assim pode desenvolver o jeito de irmão dos filhos ou ficar longe do processo de criação. Os filhos podem em vidas passadas ter sido companheiros de poder ou prazer.
Pode ser possuído por sonhos e fantasias de grandeza que alimentem seu ego e sua vontade de aparecer e ser notado.
Paixões
Ela pode transformar cada romance numa linda historia de amor, que justifique o seu abandono pelo que deixa de ser glamouroso, apaixonado. Ele vive com tal intensidade suas paixões que não duram além de seu tempo de encanto e fogo que une no inicio. Ele encara o amor e o relacionamento em um grau tão elevado que quando vira rotina, repudia e se retira. Para ele relacionamento é paixão, alegria, sexo, vida.
Nesta vida deverá desenvolver sua capacidade de diálogo emocional para conseguir negociar sua necessidade de liberdade junto a possibilidade de assumir compromissos e junto segurar desafios e crises. Deverá aprender a dividir o poder.
A pessoa será submetida pela força de seu destino a situações em que o mais adequado é servir e colaborar com grupos, amigos e projetos. Ele sentirá uma dificuldade em controlar seu ego e vontade diferente ao grupo ao que pertença, e poderá ter dificuldade de lidar com o ego e ilusões de poder de outras pessoas.
O seu desafio cármico seria conquistar um relacionamento participativo, humilde e responsável com os grupos a que pertencer, com seus amigos, assim como com seus filhos e parceria amorosa.
Deve conseguir vencer as crenças, hábitos e fixações que possa ter construído segundo o nodo sul na casa 5. Porque enquanto assim não seja, tudo o que construir nos seus relacionamentos e projetos de vida pode ser sabotado na busca de poder, prazer, satisfação fácil ou na dificuldade de trabalhar, fazer junto por se sentir incompetente ou que os outros não reconhecem seus talentos e poderes.
Sozinho. Girando no próprio umbigo
Outra forma de se perder no seu nodo lunar norte na casa 5 é viver num eterno aprimoramento do que quer sem conseguir colocar na roda, compartilhar.
Vidas passadas
Em vidas passadas pode ter sido:
- Vaidosa, orgulhosa, egóica ter um ego e poder pessoal muito forte exercido em benefício próprio ou da sua tribo. Pode ter sido um tirano, ditador ou um líder religioso, militar ou político tido como mestre e guia;
- Dionisiaca, perversa, ter uma vida de luxúria, divertimentos e prazeres onde se sentia realizado, reconhecido e adorado. Pode ter sido um homem ou mulher da vida, ou uma pessoa de poder que vivia só em função do prazer, divertimento e do sexo. pode ter sido um grande amante, verdadeiro Don Juan;
- Vedete, famosa, ter sido um artista ou esportista destacado acostumado a fama e ao reconhecimento;
- Destacada, poderosa, ter sido uma pessoa com talentos e poderes que o faziam querido e desejado;
Campeã, o Melhor, ter sido um grande jogador. - Interpretações de Martin Shulman
Nodo Norte na décima-primeira casa / Nodo Sul na quinta casa, segundo Martin Shulman no livro “Os Nodulos Lunares” Editora Ágora
p80 “O indivíduo veio para esta vida lembrando-se de um estilo de vida no qual era o único criador. Agora, ele continua tentando pegar o touro pelos chifres, a fim de recriar o modo de vida a que estava acostumado. Contudo, o que tenta fazer tem algo levemente inadequado, no que tange a caber nas circunstâncias de sua vida atual.
Casos amorosos
Ele se inclina a repetidos casos amorosos, achando neles um conforto para a continuação de seu ego de vidas passadas. O que geralmente não percebe é que, através de seus casos amorosos, ele se torna mais fraco e, em vez de ganhar força a partir de elogios e encorajamentos, ele desenvolve uma dependência onde cada elogio cria a necessidade de outro. Eventualmente isso o deixa tão indefeso que seu comportamento se torna irremediavelmente infantil.
Constantemente à procura da realização própria através de aventuras amorosas, ele pode muito facilmente perder seu caminho.
Ele gostaria que outros pensassem nele como alguém que se sacrifica e quando se envolve num caso amoroso é quase certo que se colocará numa posição de ter que abandonar tudo. Como o rei-mártir que sacrificou seu trono a fim de poder realizar seu amor, esta pessoa gostaria de que seus casos amorosos fossem respeitados, aprovados e mesmo, admirados.
Reconhecimento. Ser adorado, amado, querido
Ele quer desesperadamente ser amado, mas o resíduo de tensões sexuais de vida passada é tão grande que, frequentemente, confunde o que lhe é realmente importante. Tem uma grande dificuldade em compreender a realidade, pois sua vida é um palco de atores e seus sonhos são tão românticos por natureza, que ele se torna um verdadeiro Dom Quixote perseguindo moinhos de vento. Ele acredita em cavalheirismo e pode facilmente ser logrado pelo glamour. Querendo ser constantemente assegurado de que sua chegada à vida não passará despercebida, torna-se incapaz de aceitar o papel de ser apenas um membro da platéia.
Pode ser extremamente generoso com aqueles que o apreciam, mas no momento em que se sentir ignorado ele correrá para seu diáfano mundo de sonhos, tentando criar uma aventura romântica na qual será o ator central.
Maior amor do mundo
Seu senso de dignidade de vida passada é tão grande que até mesmo o pensamento de um caso amoroso ilícito o incomoda, embora de vez em quando tenha algum, não por outra razão senão apenas para expressar sua habilidade de sacrificar um principio pelo que, acredita, no momento, ser o maior amor do mundo.
Criativo. Criança
Ele é, basicamente, uma boa pessoa e seriam necessárias grandes aflições no mapa para que tivesse alguma maldade em si. Seus talentos criativos com as crianças são insuperáveis pois, no fundo, ele próprio é uma criança.
Independentemente do seu signo solar ele precisará, uma vez nesta vida, apoiar.se em alguém com mais força do que ele mesmo.
Valor da amizade, do fazer em grupo
Através do nodo norte ele aprenderá o valor da amizade. Ele precisa transcender o relacionamento fisicamente possessivo de sua encarnações passadas e acalentar com igual fervor os novos relacionamentos impessoais que está construindo agora.
Valor dos sonhos
Nesta vida, ele está aprendendo como prestar mais atenção ao significado de seus sonhos, em vez de forçar sua própria vontade contra a corrente.
Seus sonhos lhe trazem mensagens de seu guia superior, através do qual ele é telepaticamente conduzido à compreensão das razões de todas as suas ações, mas sua vontade é geralmente tão grande, que ele se recusa a aceitar o que sabe que é verdadeiro.
Orgulho do Ego. Ele é seu próprio inimigo
Se lhe pedem para abdicar de qualquer coisa nesta vida, poderá ser somente de sua poderosa vontade própria, pois aqui, no orgulho do ego, ele realmente bloqueia tudo o que desesperadamente deseja. Na verdade, ele mesmo é seu pior inimigo.
A pessoa com estes Nodos sofre de um descontentamento inato, pois qualquer coisa que cria através de seu Nodo Sul somente o deixa livre para sonhar sobre o quanto está perdendo. Ele gostaria de estar livre das complicações mas, constantemente, salta da frigideira para o fogo. Antes de qualquer crescimento que, de fato, possa ser feito, ele precisa aprender a superar o ego monstruoso que permitiu se tornar seu instrumento de autodestruição. Ele precisa aprender a se ver impessoalmente, compreendendo que sua vida é como um rio correndo sob a ponte, na qual ele deve encontrar o melhor lugar para observá-lo.
Suas maiores dificuldades sempre giram em torno da tentação de controlar o fluxo deste rio, ainda que suas maiores alegrias aconteçam quando ele pode apreciar sua beleza sem alterá-lo.
É quase certo que ela passará por pelo menos uma experiência importante na qual lhe será exigido sacrificar seu próprio ego, para ser justo com os outros, pois somente quando tiver aprendido a livrar-se de todo pensamento preconcebido, poderá alcançar seu objetivo superior. Enquanto tiver o mais leve sinal de orgulho próprio, todo o poder em sua carta natal lhe será negado. Mesmo as possibilidades de um casamento harmonioso ficam fora de seu alcance até que ele se torne impessoal.
Dificuldades no casamento
O nodo sul na quinta casa usa tanta energia na tentativa de conquistar simpatia pessoal, que o indivíduo tem dificuldade de encontrar forças para oferecer a sua companheira de casamento uma completa realização. Muitos com estes nodos se divorciam, mas isto é simplesmente consequência do uso incorreto destas energias. Por se concentrar muito em si mesmo, o indivíduo não vê ou aprecia completamente todas as bênçãos que tem.
Serviço impessoal da humanidade – carma
De novo, a resposta é a mesma. Ele precisa renunciar ao ser e dedicar sua vida a serviços impessoais, em vez de esperar que outros o sirvam.
Se ele puder aprender a tornar-se menos romântico e mais científico, começará a ver a verdade como ela é.
Seu carma está em aprender a não se envolver, embora deva ser sempre acessível quando necessitado por outros. Finalmente, ele está destinado a se tornar o servidor impessoal da humanidade.
Pelo menos uma vez nesta vida ele muito fará para favorecer a carreira de alguém.
Amizades, clubes e sociedades
Amizades, clubes e sociedades tornam-se importantes para ele, pois é através de tais associações com outros que ele chega a sentir sua própria identidade. Através dos caminhos pelos quais os outros o avaliam, ele chega a avaliar a si mesmo. Então, será capaz de se ver como parte de outros, bem como parte de uma causa maior para a qual ele se dedica.
Quanto mais fizer isto, mais elevará o plano de auto-consciência, e as exigentes necessidades para gratificar seu próprio ego, ficarão mergulhadas no ego coletivo, da causa para a qual ele dedicou sua identidade.
Quando ele termina sua lição, sua força de caráter e senso de direção tornam-se nem mais nem menos determinados que a causa da qual ele se torna parte.
O signo que contém o nodo sul mostra os caminhos pelos quais este indivíduo permite que muitos dos resíduos de paixão e desejos de vida passada pressionem sua vida atual. O signo que contém o nodo norte indica os caminhos pelos quais ele pode desenvolver suficiente desprendimento a fim de que possa libertar seu ser pessoal, o que lhe permite dedicar suas energias para causas mais universais.” p83