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Constelação Cassiopeia | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Constelação Cassiopeia

do site constellationsofwords.com/

 Cassiopeia

a rainha etíope, a mulher sentada

Cassiopeiapic
Espelho de Urania 1825

Pertence quase que totalmente ao signo zodiacal de Touro.

Cassiopeia ( Kassiope grego , Kassiepeia ) é rainha da família real celestial, seu marido Cepheus é rei da Etiopeia, eles são pais de Andrômeda . Cassiopeia orgulhava-se da beleza de sua filha e se gabava de que sua filha era mais bonita que as ninfas do mar, as nereidas, que eram filhas de Poseidon (Netuno). As nereidas reclamaram com Poseidon, que enviou um monstro marinho, Cetus , para devastar a costa. Com seu reino em grave perigo, Cepheus consultou o oráculo de Amon na Líbia para aconselhamento. Ele aprendeu que a única maneira de salvar seu reino era sacrificar sua filha Andrômeda ao monstro marinho. Andrômeda foi acorrentada a uma rocha e deixada à mercê do monstro marinho. O herói, Perseu, chega ao local e se apaixona por ela, ele tem uma rápida consulta com Cepheus e Cassiopeia, concorda-se que, se ele resgatar sua filha, ele pode se casar com ela. O monstro do mar chega e Perseu o mata. Perseu quebra as correntes que ligam Andrômeda à rocha e o casamento acontece.

A constelação está em uma posição circumpolar, isto é, gira em torno da estrela polar , Polaris , e estando tão perto do pólo, sua posição parece mudar drasticamente durante a noite. As cinco estrelas mais brilhantes traçam a forma de um M ligeiramente distorcido, conhecido como Celestial , quando acima do polo, e um W, conhecido como Celestial W , quando abaixo do polo, quando Cassiopeia está em uma posição invertida.

Cassiopea , é o nome do gênero da água-viva “de cabeça para baixo”.

Cassiopeia , a Rainha Entronizada , é uma figura sentada, às vezes suspensa de cabeça para baixo no céu em uma posição muito indigna; ela é retratada firmemente presa ao trono e se absteve de cair dele, ao passar a cabeça do poste para baixo ( imagino como estar em uma roda gigante, imagino). Os gregos a conheciam como Kassiepeia E tou thronou : “Cassiopeia, Ela do Trono “; e Hyde deu o título de Inthronata . A constelação é freqüentemente chamada de trono de Cassiopeia porque as estrelas delineiam claramente a cadeira, ou trono, sobre o qual a rainha se senta. A palavra ‘ trono ‘vem da raiz indo-européia * dher – 2 ‘ Para segurar firmemente, apoie ‘. Derivadas: fazenda , fermata (na música o prolongamento de um som, acorde), firme¹ , firme² , firmamento , afirma , confirma , furl , enfermo , enfermaria (estas palavras do latim firmus , firme, forte), trono (do grego tronos , assento, trono <‘suporte’), dharma (do dharma sânscrito, estatuto, lei <‘aquilo que é estabelecido com firmeza’), dharna (a prática de protestar contra uma injustiça sentando e jejuando do lado de fora da porta do infrator, de Prakrit dharana , uma firma holding), Darius (do antigo persa darayava persa ( h) nós , ‘mantendo firme o bem’, de daraya – manter firme, defender). [Pokorny 2. dher – 252. Watkins ]

A palavra egípcia para ‘ trono ‘ ou ‘assento’ é ‘KXA’ (‘ kazhaa ‘) [ 1 ] que parece que poderia ser pronunciada ‘cassa’, semelhante ao nome de Cassiopeia.

De acordo com a Wikipedia, o nome da Cassiopeia em grego é iassiope, que significa “ela cujas palavras se destacam”.

A palavra ‘ dharma ‘ (de * dher – 2 ) está relacionada à palavra trono . De acordo com o American Heritage Dictionary ; “o dharma no hinduísmo e no budismo é o princípio ou lei que ordena o universo, também o corpo de ensinamentos expostos pelo Buda”. Os hindus chamavam essa constelação de Casyapi (Kasyapi, semelhante a Cassiopeia ou Kassiopeia). Na tradição budista, existe um monge Kasyapa (Kashyapa, Kasiapa), que os budistas zen consideram seu primeiro patriarca e o fundador de sua linhagem. [ 2 ], dos quais o Buda observou que somente todos os seus alunos haviam recebido seus ensinamentos ( dharma ) e, a partir de então, deveria ser conhecido como Maha kasyapa , o Buda disse: “Eu tenho o verdadeiro dharma e transmito o meu dharma para o Mahakasyapa” [ 3. ]

Uma constelação extinta ocupava uma posição no que agora é o norte da Cassiopeia, Custos Messium , o Guardião da Colheita. Dizem que os fenícios imaginaram um grande campo de trigo nesta parte do céu. Isso pode explicar o cognato ‘ farm ‘ de * dher – 2

Estrelas da constelação

Mapa da constelação de Cassiopeia.
Crédito: UAI, Sky & Telescope

Proeminente constelação em W ou M perto do pólo celestial norte, parte das 48 constelações da lista de Ptolomeu.

Alpha Cassiopeiae é chamada Shedir ou Schedar, do árabe al-sadr, que significa ‘o peito’, cuja posição marca. Beta Cassiopeiae é conhecida como Caph do significado árabe ‘mão manchada’, pois as estrelas de Cassiopeia pensa-se que representem uma mão manchada pela planta hena. Delta Cassiopeiae tem o nome de Ruchbah, que significa ‘joelho’ em árabe, rukbat.

Gamma Cassiopeiae (o ponto do centro do W) é também conhecida como Navi, em honra ao comandante da missão Apollo 1, Gus Grissom. Originalmente, isto era uma piada do próprio Grissom, que acrescentou três nomes às cartas estelares da NASA, em sua honra e dos seus tripulantes. O nome do meio de Gus Grissom era Ivan, que invertido dá Navi.

É o local de uma supernova observada por Tycho Brahe em 1572, e a mais forte fonte de rádio no céu, uma supernova conhecida como Cassiopeia A.

ESTRELAS DUPLAS

  • Gamma Cassiopeiae tem uma ténue companheira, duplamente difícil de observar por causa do brilho da estrela primária: 2.5, 11.
  • Eta Cassiopeiae é um bom binário com contraste de cor, amarelo e vermelho. Alguns observadores vêem-no como dourado e púrpura. A companheira completa uma órbita a cada 480 anos: 3.4, 7.5.
  • Lambda Cassiopeiae tem duas estrelas iguais muito próximas entre si: 5.5, 6.
Acredita-se que o nome Etiopeia, do grego aitho, ‘eu queimo’ do verbo aithein, ‘queimar’ e ops, ‘face’, deriva da raiz indo-européia * ai-2 ‘To burn’. Palavras relacionadas: brasa, estival, estivate, do latim aestas, calor, verão; aestus, ‘calor’, estuário, edil, edifício, edificar, éter, etérico, etílico, etílico, etano, Monte Etna. [Pokorny, ai-dh-11, Watkins]. “Akasha (ou Akash) é a palavra sânscrita que significa” éter “, tanto em seus sentidos elementares quanto mitológicos” [4].

Cepheus e Cassiopeia são rei e rainha da Etiopeia. O nome Etiopeia é um cognato do grego aether, latino éter, abreviado para éter. Existem derivados masculinos e femininos da palavra ‘éter’; a palavra grega Aither, ortografia latina Aether, é masculina e pode se relacionar com Cepheus; e a Cassiopeia feminina de Aithre, grafia latina Aithra. Também estava o antigo grego Protogenos (deus elementar primogênito) do ar brilhante e brilhante do céu. Sua contraparte feminina era Aithre, “Titã do Céu Azul Claro, mãe do Sol e da Lua”

Éter ou éter era entendido como o próprio elemento; e aethra é o brilho do éter; de acordo com Isidore (The Etymologies, p.272.):
 
“O éter (éter) é o lugar onde as estrelas estão, e significa que o fogo está separado no alto do mundo inteiro. É claro que o éter é ele próprio um elemento, mas a éter (outra palavra para éter) é o brilho de éter; é uma palavra grega. “
 
O éter (éter) era uma palavra geral para o céu: acender, queimar, brilhar, as regiões do espaço além da atmosfera da terra; os céus (não é o mesmo que Ouranos, Urano, Caelum). Éter também era o elemento que se acreditava nas civilizações antigas e medievais para preencher todo o espaço acima da esfera da lua e compor as estrelas e os planetas [AHD]. A natureza precisa do éter é uma questão em aberto. Os cientistas no final do século 19 falharam em detectar o éter porque não podia ser medido e concluíram que o espaço estava cheio de vazio ou era um vácuo. Alguns pensam que o que agora é chamado de “quintessência” ou “matéria escura” é o que os antigos queriam dizer com éter [5].
 
Cassiopeia pode ser Aithre, ortografia latina Aithra. Aparentemente, Aithre também era um aspecto feminino dos protogenos A, o ar superior brilhante ou o céu azul brilhante. Aithra era a palavra grega para céu, geralmente traduzida como “o céu claro”. Firmamentum é o termo latino clássico para o céu, o firmamento, esta palavra está relacionada ao trono. Veja a etimologia da palavra ‘trono’ acima.
 
Aithra também era conhecida como Theia.
 
Theia era a deusa titã da visão (thea) e a luz brilhante do céu azul claro (aithre). Ela também era, por extensão, a deusa que dotava ouro, prata e pedras preciosas com seu brilho e valor intrínseco. Theia casou-se com Hyperion, o deus titã da luz, e deu a ele três filhos brilhantes – Helios, o Sol, Eos, o Amanhecer e Selene, a Lua. [http://www.theoi.com/Titan/TitanisTheia.html]
 
“Theia era a deusa titã da visão (thea) …” Thea grego é a raiz da nossa palavra teatro, literalmente ‘um lugar para ver’ ou assistir.
 
Theia era “a deusa que dotava ouro, prata e pedras preciosas com seu brilho e valor intrínseco”. Veja as influências astrológicas dadas por Manilius abaixo: “Cassiope produzirá ourives que podem transformar seu trabalho em milhares de formas diferentes, dotar a substância preciosa de um valor ainda maior e adicionar a ela a tonalidade viva das jóias …”

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As influências astrológicas da constelação dada por Manilius:
 
“e Cassiepia, com o rosto virado para testemunhar o sacrifício que causou” (à filha Andrômeda) [Manilius, Astronomica, livro 1, século I dC, p.33.]
 
“Cassiope produzirá ourives que podem transformar seu trabalho em mil formas diferentes, dotar a substância preciosa de um valor ainda maior e acrescentar a ela a tonalidade vívida das jóias. De Cassiope, vêm os dons de Augusto que brilham nos templos que ele consagrou, onde as labaredas de ouro rivalizam com o brilho do sol e os fogos de pedras preciosas brilham nas sombras.De Cassiope vêm os memoriais do triunfo de Pompeu na antiguidade e os troféus que carregam as características de Mitrídates: eles permanecem até hoje, despojos intactos por a passagem do tempo, seu brilho tão fresco como sempre.
 
“De Cassiope vem o aprimoramento da beleza e dos dispositivos para adornar o corpo: do ouro se buscou os meios para dar graça à aparência; pedras preciosas foram espalhadas sobre a cabeça, o pescoço e as mãos e as correntes douradas brilhavam na neve branca Quais produtos uma grande dama como Cassiope prefere que seus filhos manejem do que aqueles que ela poderia recorrer a seus próprios empregos? E esse material para esse emprego não deveria faltar, ela pede que os homens procurem ouro embaixo da terra, arrancando tudo o que a natureza esconde furtivamente e vira a terra de cabeça para baixo em busca de ganho; ela pede que eles detectem o tesouro em pedaços de minério e, finalmente, por toda a sua relutância, expô-lo a um céu que nunca viu.O filho de Cassiope também contará avidamente as areias amarelas e encharcam uma praia gotejante com uma nova inundação; ele fará pequenos pesos para medir os grãos minúsculos, ou então coletará a riqueza de Pactolus [Pactolus], com espuma de ouro, ou sentirá pedaços de prata, separando os esconder n metal e fazendo com que o mineral flua adiante em um fluxo contínuo; caso contrário, ele se tornará um comerciante dos metais produzidos por esses dois artesãos, sempre prontos para transformar a cunhagem de um metal em mercadorias do outro. Tais são as inclinações que Cassiope moldará nos nascidos sob ela “[Manilius, Astronomica, livro 5, século I dC, p.343.]

© Anne Wright 2008.

Fixed stars in Cassiopeia
Fixed Star Long 1900 Long 2000 Decl 2000 Lat 2000 R A Sp.Cl Mag
zeta (ζ) 03TAU41 05TAU04 +53° 53′ 49″ +44.43 0h 36m 58.3s B2 3.7
Caph Beta (β) 03TAU43 05TAU07 +59° 8′ 59″ +51.13 0h 9m 10.7s F2 2.4
Schedir Alpha (α) 06TAU24 07TAU47 +56° 32′ 14″ +46.37 0h 40m 30.5s K0 2.5
Achird Eta (η) 08TAU50 10TAU15 +57° 48′ 57″ +47.00 0h 49m 6s F9 3.6
Cih Gamma (γ) 12TAU33 13TAU56 +60° 43′ 0″ +48.48 0h 56m 42.5s B0 VAR
Rucha Delta (δ) 16TAU32 17TAU56 +60° 14′ 7″ +46.24 1h 25m 49s A5 2.8
Segin Epsilon (ε) 23TAU22 24TAU46 +63° 40′ 12″ +47.32 1h 54m 23.7s B3 3.4
Cass
Hevelius, Firmamentum, 1690
Um lugar onde Cassiopea fica dentro
 
Luz inferior, pelo bem de toda a filha.
 
– Sra., Paraphrases de Browning sobre Nonnus.
 
Cassiopeia, ou Cassiope mais corretamente Cassiepeia, apesar de escrita de várias formas, é uma das mais antigas e popularmente conhecidas de nossas constelações, e seu trono, “a brilhante cadeira de Casseiopeia” da Faerie Queen de Spenser’s, é um objeto familiar para o observador mais jovem. Também é conhecido como o Celestial W, quando abaixo do polo, e o Celestial M, quando acima dele.
 
Hyginus, escrevendo a palavra Cassiepia, descreveu a figura como presa ao seu assento e, assim, protegida de cair dela ao girar a cabeça do poste para baixo – esse local específico no céu foi selecionado pela rainha Cassiopeia (página 143). inimigos, as ninfas do mar, para lhe dar uma lição eficaz de humildade, pois um local mais próximo do equador a manteria quase na vertical. Aratos disse sobre isso:
 
Ela encabeça como um copo sentado.
 
Suas pernas estendidas também, para uma mulher acostumada à moda do Oriente, devem ter aumentado seu desconforto.
 
Eurípides e Sófocles, do século V antes de nossa época, escreveram sobre ela, enquanto todos os gregos faziam grande parte da constelação, conhecendo-a como Kassiepeia – “Ela do Trono”. Mas uma vez na Grécia era a chave laconiana, de sua semelhança com esse instrumento, cuja invenção foi atribuída nos tempos clássicos a esse povo; embora Plínio tenha reivindicado isso para Teodorus de Samos em Caria, 730 a.C., de onde veio outro título para nossas estrelas, Carion. O erudito Huetius (Huet, bispo de Avranches e tutor do delfim Luís XV) disse mais definitivamente que essa chave estelar representava a descrita por Homer como uma foice na porta do armário de Penelope:
 
Uma chave de bronze que ela segurava, a maçaneta girou,
 
Com aço e elefante polido adornado;
 
e Aratos escreveu sobre a constelação:
 
Como porta dobrável, montada dentro
 
Com a chave, é lançada para trás quando os parafusos são desenhados.
 
Mas até Ideler não entendeu esse símile, embora o esboço das principais estrelas mostre bem a forma dessa chave inicial.
 
Os romanos transliteraram o nome próprio grego como ainda o temos, mas também conheciam Cassiopeia como Mulier Sedis, a mulher da presidência; ou simplesmente como Sedes, qualificado por regalis ou regia; e como Sella e Solium. A afirmação da Bayer de que Juvenal a chamou de Cathedra mollis foi um erro de uma leitura incorreta do texto original. O título de Hyde Inthronata foi repetido por autores subsequentes; e a cadeira de Cassiopeia é o nome das crianças para ele agora.
Os árabes chamavam Al Dhat al Kursiyy, a Dama da Presidência, – Dhath Alcursi, de Chilmead, – o nome próprio grego que não tinha significado para eles; mas os árabes primitivos tinham uma figura muito diferente aqui, de maneira alguma ligada à Dama como geralmente se supõe – seus Kaff al Hadib, a grande mão manchada de hena, as estrelas brilhantes marcando as pontas dos dedos; embora nisto incluíssem o grupo nebuloso na mão esquerda de Perseu. Crisococca deu-o assim no baixo grego Kheir bebamene; e às vezes era a mão de, i. e ao lado, as Plêiades, enquanto Smyth dizia que na Arábia tinha até o título desse grupo, Al Thurayya, por sua figura comparativamente condensada.
 
Os primeiros árabes também criaram Two Dogs de Cassiopeia e Cepheus, dos quais podem ter vindo o Bayer Canis; mas seu Cerva, um corça, não é explicado, embora La Lande tenha afirmado que a esfera egípcia de Petosiris havia mostrado um cervo ao norte dos peixes. Al Tizini imaginou um camelo ajoelhado de algumas de suas estrelas maiores, de onde o nome da constelação que Shuter encontrou com Al Nasr al Din e comum a esse animal na Pérsia.
 
As tabelas de Alfonsine e o Almagest Árabe-Latino descreveram a figura como habens palmam delibutam, “Segurando a Palma Consagrada”, de algum desenho inicial que ainda é continuado; mas como a palma, símbolo clássico da vitória e sinal cristão do martírio, se associou a essa rainha pagã não aparece. Da mesma forma, La Lande citou Siliquastrum (Cercis siliquastrum, conhecido como Judas Tree), o nome de uma árvore da Judéia, referindo-se ao ramo na mão da rainha.
 
O título hebraico da Bayer, Aben Ezra, foi uma leitura errada das anotações de Scaliger.
 
La Lande citou Harnacaff das metamorfoses de Vishnu, mas os hindus posteriores disseram Casyapi, evidentemente da palavra clássica.
 
Grimm dá aos Jostandis lituanos, de Josta, um cinto, embora sem explicação.
 
Como a figura está quase inteiramente na Via Láctea, os celtas se fixaram nela como seu Llys Don, o Lar de Don, seu rei das fadas e pai do mítico personagem Gwydyon, que deu nome a esse grande círculo. como versificado por Coleridge,
Aquela mancha branca de luz, aquele único cintilante além,
 
É da Cassiopeia, e aí
 
É Júpiter –
 
um erro da parte do tradutor que intrigou muitos, pois “aí” deveria estar “além” ou “nessa direção”, mas mesmo assim o que o poeta tinha em mente?
 
Na astronomia chinesa antiga, nossa constelação era Ko Taou, de acordo com Williams, embora Reeves tenha limitado esse título a nu, xi, omicron e pi menores com a definição de um caminho da varanda; mas mais tarde suas estrelas de destaque foram Wang Liang, um cocheiro famoso do Reino Tsin por volta de 470 a.C.
 
Como uma figura estelar no Egito, Renouf o identificou com a Perna, assim mencionada no Livro dos Mortos, a Bíblia do Egito, o ritual mais antigo, com 4.000 anos ou mais:
 
Salve, perna do céu do norte na grande bacia visível.
 
E de alguma forma constelada, suas estrelas eram inquestionavelmente bem conhecidas no Eufrates com o restante da Família Real, e mostradas ali em selos. A Cassiopeia terrena deveria ter sido negra, e é assim descrita por Milton em seus versos de // Penseroso on
 
Que estrelou a Rainha Etíope que se esforçou
 
Para colocar os elogios de sua beleza acima
 
As ninfas do mar;
 
enquanto Landseer com a mesma ideia a chamava de Cushiopeia, a rainha de Cush ou Kush, mas o manuscrito de Leyden a deixa com uma pele clara, levemente vestida, de pé e sem corda em uma cadeira muito desconfortável; e essa é a representação geral. Mas na reconstrução do século XVII das figuras do céu no interesse da religião, nossa Cassiopeia se tornou Maria Madalena; ou Deborah sentada em julgamento debaixo de sua palmeira no monte Efraim; – ou Bate-Seba, mãe de Salomão, digna de se sentar no trono real. Os astrólogos disseram que participava da natureza de Saturno e Vênus. O professor Young fornece a palavra Bagdeicomo ajuda para memorizar uma ordem dos componentes principais a partir de suas letras beta (Caph), alfa (Schedir), gama (Cih), delta (Rucha), epsilon (Segin), iota; o último é o mais alto quando a figura não está no horizonte, pendendo na cabeça para baixo.
 
Cassiopeia fica entre Cepheus, Andrômeda e Perseu, Argelander catalogando 68 estrelas aqui, mas Heis. 126; e uma constelação é rica em aglomerados.

Nomes das estrelas : sua tradição e significado , Richard H. Allen, 1889.]

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