Nodo norte na nona casa / Nodo sul na terceira casa
A pessoa ainda que sinta que deverá estudar e se aprimorar em estudos sérios e superiores, não consegue concentração e os esforços requeridos.
A pessoa pode ver o estrangeiro, a mudança de país como um ideal de desenvolvimento. Logo que alcançar independência poderá mudar de país em busca de realização pessoal, no entanto pode ficar preso ao lugar natal por compromissos familiares ou interesses diversos.
Nodo Norte na nona casa / Nodo Sul na terceira casa segundo Martin Shulman no livro “Os Nodulos Lunares Editora Ágora
p.75 “Este indivíduo está sempre lutando para se libertar de uma teia de complicações. Cada relacionamento que ele assume se torna tão complicado que ele tem que usar toda a sua energia para se libertar. Em encarnações passadas desenvolveu uma grande necessidade de pessoas; aí encontra seu ponto fraco, pois, tanto ele agora pensa que gostaria de estar sozinho quanto ele sente uma necessidade quase compulsória de procurar os outros.
Ele ouve problemas e gosta de estar numa posição de dar conselhos. Geralmente frustrado pela quantidade de problemas descarregados sobre si secretamente crê que se tivesse tido mais educação poderia estar melhor equipado para lidar com todas as dúvidas que lhe ocorrem. Ele continua tentando ser tão diplomático quanto possível e constantemente se emaranha em refletir sobre as palavras que falou para os outros.
Sempre consciente da interpretação que pode ser dada a suas palavras, nutre um medo interior de ser incompreendido. Como resultado, continua voltando a antigas conversas para explicar melhor o que queria dizer.
Ele precisa compreender a essência da verdade sem ter que se sentir compelido a fazer a verdade menor, por tentar comunicá-la verbalmente aos outros.
Um de seus maiores problemas é lidar com um resíduo cármico de uma curiosidade insaciável, a qual, apesar de ter sido útil em encarnações passadas, agora o leva mais fundo em redes de detalhes. Suas maiores crises acontecem cada vez que é forçado a tomar decisões, pois mais do que confiar em sua intuição ou mente superior, ele continua procurando mais fatos e detalhes na esperança de que, quando tiver toda a informação, o processo de tomar decisões seja mais fácil.
Constantemente lutando para atingir a neutralidade, ele se torna um paradoxo para si mesmo. Em vidas passadas, ele se acostumou a se identificar com frases-feitas, afirmações engenhosas e eufemismos a ponto de, agora, tornar-se um clichê ambulante.
Gostando de ler e de explorar um mundo maravilhoso de conhecimentos que vê ao seu redor, vive em constante avidez por mais compreensão. Ele está convencido de que este é o único caminho na vida que não tem fim.
Qualquer coisa que o interesse profundamente pode se transformar em objeto de estudo de toda uma vida, particularmente se o Nodo Sul estiver um um signo fixo.
Ele gosta de se sentir experiente. Como resultado, fará coisas que os outros não fariam, só para experimentar uma nova compreensão.
Sua vida atual está envolvida com tantas pessoas que mágoas e ressentimentos são comuns, não por causa de qualquer intenção maldosa mas por sua inabilidade de acompanhar todos cujas vidas se envolveu. Em níveis mais profundos ele tem muitas dúvidas interiores sobre si mesmo, que se tornam ampliadas quando fala com os outros, pois se fosse possível tentaria ser tudo para todos.
Como resultado de hábitos de vida passada, gasta muito tempo numa “mente inferior”. Ele se movimenta mais do que precisa e, se isto não é expresso fisicamente, então ele o faz em pensamento. Às vezes seu carrossel de possibilidades é tão grande que se esgota completamente pensando no que deveria fazer. Como resultado, não faz nada.
Ele experimentará medos de ser sexualmente impotente. Uma vez que comece a questionar, ao longo deste caminho, seu desejo enorme de compreensão pode guiá-lo para um padrão de comportamento promíscuo até que esteja certo de que tudo está bem e que ele é perfeitamente normal.
Em seu nível mais profundo, ele não é um animal sexual mas, na realidade, tão fortemente “mental” que tem temores de ser excluído do “bom da vida”, devido a esta sua inclinação.
Como uma criança pequena, temerosa de que seus companheiros a acusem de ser um “rato de biblioteca”, ele irá desafiar a si próprio para provar que pode ser aceito em um mundo que valoriza o físico. Contudo, sua maior necessidade sub-consciente é um dia tornar-se uma enciclopédia ambulante para nunca ser apanhado desprevenido, sem saber a informação correta no momento certo.
Seu maior crescimento chega quando aprende como fazer a transição cármica da mente inferior para a superior. Quando abandonar sua ligação de vida passada a trivialidades, seus olhos começam a se abrir para o enorme horizonte diante de si.
Quando menos conversa com os outros, mais fé começa a desenvolver.
Ele precisa aprender como constantemente alargar seus interesses, a fim de que seu campo de conhecimento não seja limitado pelas exigências de seu círculo de relacionamentos. Ele vai bem quando aprende a se afastar a fim de que possa ver a floresta a partir das árvores. Quando faz isto, também aprende como deixar as coisas passarem, o que lhe dá uma nova sensação de paz que, de algum modo, sempre escapou ao seu alcance.
Viajar o ajuda a ampliar sua perspectiva e ele encontra seu maior sucesso longe do local de nascimento. Para alguns, a vida será muito influenciada por um estrangeiro.
Através do Nodo Norte na Nona Casa, um enorme crescimento espiritual é possível, uma vez que o indivíduo tenha aprendido como afastar-se das dúvidas e problemas de sua vida passada. Ele precisa afastar sua mente de um mundo finito e focalizá-la numa consciência infinita.
Ele perderá amigos por isto, pois poucos compreenderão completamente seu súbito afastamento. Mas, através daqueles que ficam com ele, aprenderá a diferença entre um amigo e um conhecido. Enquanto cresce começa a se concentrar em idéias, ao invés de palavras através das quais as idéias são expressas. Ele vê como os outros se limitam pela linguagem e tenta antes dirigir-se a suas idéias do que a suas palavras.
O signo que contém o Nodo Sul indica os caminhos pelos quais a memória da alma, de encarnação passada está ainda muito envolvida em atividades mentais inferiores. O signo que contém o Nodo Norte mostra os caminhos pelos quais o indivíduo pode, agora, libertar-se através da influência ampliadora de sua mente superior”. p.78