Nodo norte na décima casa / Nodo sul na quarta casa
Forças ocultas ligam a pessoa à família e a sua origem, ainda que sua vontade seja se projetar socialmente e se encontrar fora de casa e da família. Viver com pessoas que tenham a ver com sua missão, irmãos de caminho que não necessariamente tem vínculo sanguíneo. Forças do inconsciente o atam ao passado e a família, forças da intuição o instam a construir novos relacionamentos.
A pessoa tem relativa facilidade para se desenvolver em público e anela poder se realizar profissionalmente. Acostuma ter ídolos que lhe servem de modelo e guia. Admira as pessoas que conseguem se realizar profissionalmente e serem independentes.
Esta pessoa é um centro de reunião de pessoas com vínculos emocionais profundos e sua missão é acolher, cuidar, nutrir, ensinar o caminho da convivência feliz. O desafio é aprender a se relacionar com sua própria família de forma harmônica e rica, sem realizar todas as expectativas que vão ser projetadas acima dela. É provável que os próprios familiares cobrem seu papel de pai, mãe, filho, irmão. Sempre terá um familiar que se sente no direito de cobrar atenção, presença e cuidados. A questão é como lidar com isto? Como saber que tem o que dar, mas conseguir falar não, devido a necessidade de dar forças, tempo e energia as projetos, objetivos e metas do que ela sente como missão, como caminho?
O mais fácil é se acomodar no aconchego da casa 4 e ainda insatisfeita e contrariada, reconhecer como no fundo para ela é bom estar em família. O nodo sul tem uma gravitação muito forte que chega a ser prisão, condenação. A pessoa terá que ter muita firmeza e determinação para poder se libertar dos fortes vínculos, muitas vezes vínculos de dependência financeira, psicológica, etc…
A saída é firmar o que se quer, investir nos projetos de vida, definir metas e saber negociar com a família a libertação. Esta pessoa poderá um talento especial como terapeuta de grupos de convivências.
A pessoa deverá sempre estar alerta que o nodo sul o pode levar a novamente criar um núcleo familiar do jeito antigo.
Nodo Norte na décima casa / Nodo Sul na quarta casa segundo Martin Shulman no livro “Os Nodos Lunares” Editora Ágora.
Do bloqueio pela imaturidade com as pessoas mais próximas ao desenvolvimento da própria maturidade
p78 “Aqui o indivíduo descobre que muito de seu tempo é necessário para as exigências de sua família. Constantemente ele se sente controlado, como se estivesse sendo impedido de perceber sua própria individualidade. O fato é que ele vem a esta vida atual com muito carma devido a sua família.
Em encarnações passadas ele ignorou as mãos que o alimentaram. Agora está preso à lição de como as recompensar. Na vida atual acha seus familiares ingratos em relação a tudo o que tenta fazer por eles. Ainda assim, ele fará mais se for para desenvolver-se, superando seu carma. Às vezes o fardo torna-se tão pesado que ele tem que lutar contra si mesmo para se proteger de um ressentimento interior.
A mulher com estes Nodos terá problema com pelo menos um filho que irá exigir muito de seu tempo, esforço, energia e interesse, pois ela deve aprender a um nível profundo a responsabilidade da maternidade. Para reforçar ainda mais este carma, o marido ou não está presente, ou é tão desprovido de caráter, que esta mulher precisa na verdade se tornar mãe e pai ao mesmo tempo.
As emoções, tanto positivas quanto negativas, nunca deixam a família. Este indivíduo sente uma necessidade constante de se soltar e ser livre, embora suas memórias de vida passada em cativeiro auto-imposto quase nunca lhe permitam isso.
Quase toda sua energia é gasta para esclarecer o entrelaçamento das ligações que vê ao seu redor. Às vezes, ele experimenta um grande conflito com outros membros da família sobre propriedades (imóveis).
Ele precisa aprender a não deixar que as circunstâncias o oprimam com sentimentos de desesperança, pois as necessidades de sua família estão constantemente se misturando a ponto de, de tempos em tempos, se tornarem consideravelmente maiores do que ele esperava.
Frequentemente é pego de surpresa pelas ações dos que lhe são próximos, pois apesar de poder desenvolver uma forte experiência de vida no mundo, ainda permanece infantilmente ingênuo em relação às emoções que sente sobre os que estão próximos a si mesmo.
Alguns com estes Nodos têm que sair para trabalhar, tornando-se a única fonte de sustento familiar. Outros, são colocados em posições de supervisores de família.
Sempre este indivíduo é pego entre o conflito das coisas que gostaria de fazer para si e as coisas que sabe que precisa fazer para aqueles que ama.
Constantemente defrontado com situações que o fazem reagir infantilmente, ele precisa amadurecer. Ele precisa elevar-se acima da desarmonia familiar e fazer tudo que puder para alcançar um estado de auto-dignidade.
Quando a necessidade daqueles que ama são compreendidas, somente então pode ter a liberdade de experimentar um modo de vida próprio.
Quando muda para seu Nodo Norte na décima casa, ele é finalmente forçado a assumir o papel dominante. Ele precisa aprender como manter sua vida focalizada acima e além de todas as necessidades dispersivas dos seus familiares mais chegados.
Paradoxalmente, foge de uma família criando outra, até que finalmente todas as pessoas que encontra e gosta, acabam agregadas a ele, num tipo de família pseudo-universal. Conforme os anos passam, a vida começa a se parecer com a estória da “velha que morava num sapato”.
Sua maior felicidade vem de estar numa posição de ser capaz de oferecer proteção aos outros.
Em anos posteriores ele alegremente reconvida outros para se apoiarem em si.
Sua missão de afastar-se da imaturidade emocional em direção à responsabilidade lhe diz que cada pessoa que ele ajuda durante seu caminho representa outro pagamento para sua própria passagem em direção da evolução da alma.
O signo que contém o Nódulo Sul mostra os caminhos pelos quais ele permite que a imaturidade dos outros, bem como a sua, bloqueiem suas potencialidades para a realização. O signo que contém o Nódulo Norte indica os caminhos pelos quais ele pode desenvolver sua maturidade, guiando sua vida para uma direção significativa. p.80