Hécate é uma deusa que é acolhida por várias mitologias, e que brilha em vários Olimpos além do a Mitologia greco-romana.
Na atualidade ela é cultuada por xamãs, sacerdotisas de varias religiões entre as que se destaca a bruxaria dos Wicca, chamada de religião natural que se baseia em rituais de origem pagã.
Hécate é cultuada como a Deusa rainha das Bruxas, como a Deusa Tríplice, Deusa dos Encantamentos, Deusa dos Caminhos e Senhora da Encruzilhada.
Hécate, Deusa Tríplice
Hécate é representada com três corpos ou três cabeças humanas.
Em cada uma de suas cabeças, os símbolos das Luas em forma de tiaras: Crescente, Cheia e Minguante.
Em suas mãos, um par de tochas, uma chave e uma adaga – símbolos da Deusa Hécate.
É sempre acompanhada por uma coruja, a expressão de sua sabedoria.
Hécate, Deusa dos Encantamentos
Por vagar à noite pela Terra acompanhada de espíritos e fantasmas, Hécate também era chamada de Deusa dos Encantamentos. Isso porque, em noites de Lua Nova, ela patrulhava os caminhos com seus cães, recolhendo as almas dos mortos e surpreendendo os viajantes.
Hécate, Deusa dos Caminhos ou da encruzilhada de 3 pontas
Hécate habita a encruzilhada, nos limiares da vida. De lá, ela vê e sabe tudo, ela pode ver todos os caminhos e resultados possíveis, ela é a deusa tripla, passado, presente e futuro. É por isso que ela é o oráculo, ela muda entre as dimensões e recebe mensagens de todas as três.
A Deusa Hécate representa o caos, a harmonia e as potencialidades do feminino primordial, desse modo, sua forma tríplice também simboliza os 3 níveis de entendimento: o céu, o mundo e o submundo. Além disso, a Deusa Tríplice mostra o conhecimento do passado, para compreender o presente e prever o futuro.
Caso você esteja indecisa, a Deusa dos Caminhos te direciona para um caminho não apenas horizontal (como a passagem do tempo), mas também vertical (rumo a um dos níveis de entendimento).
Sendo assim, Hécate aparece àquelas que lhe confiam seus momentos de necessidade e dificuldade. Isso porque ela guia suas devotas para o encontro de novas soluções por meio de recomeços, uma vez que tem o poder de abrir caminhos, clarear mentes confusas e acalmar corações.
Com as tochas em mãos, a Deusa Hécate ilumina coisas e situações que estavam escondidas. Dessa maneira, ela ajuda as pessoas a buscar uma maior compreensão de si mesmos, da natureza e da sociedade. Além disso, Hécate usa do seu poder de clarividência para orientar a atenção para soluções esquecidas.
Hekate representa o aspecto Anciã do velho sábio que o orienta na encruzilhada de sua vida. Hécate não é uma Deusa dos Céus, nem dos mundos inferiores. Em vez disso, ela é uma Deusa LIMINAL, um guia para você quando deve escolher entre isso ou aquilo, entre um caminho ou outro. Ela está entre os mundos (este é o significado de ‘liminal’) conduzindo você para dentro e para fora da jornada do submundo que você faz um pouco antes e durante um ponto de viragem importante ……… quando uma grande mudança está sobre você .
Ela é frequentemente vista com uma Chave representando uma abertura ou portal para uma nova experiência de vida, uma que muda a direção de sua vida atual em uma mais adequada para seu estágio espiritual de crescimento, para sua maturidade e para obter sabedoria.
Hekate está no limiar da vida. Ela é onisciente e onisciente. Ela vê os caminhos possíveis e quais seriam seus resultados possíveis. Desta forma, ela é o oráculo que se move entre as dimensões recebendo mensagens de seu passado, presente e futuro.
Hécate no Egito
Deusa parteira Heket. Heka significa “discurso mágico” em egípcio.
Hécate no Olimpo grego
No Olimpo grego Zeus lhe concedeu o poder de negar ou conceder desejos aos deuses e humanos. Ela aparece em várias historias que envolvem deuses e humanos e sempre é respeitada, adorada e temida por muitos.
Originalmente, ela era filha de Nyx e uma deusa primordial. Mais tarde, ela se torna filha de Aster e iluminou o caminho para sair da escuridão com sua coroa de estrelas cintilantes. Aqui não vemos vestígios da velha portadora da tocha sinuosa e curvada rastejando por caminhos escuros com seus cães latentes demoníacos
“Hécate a quem Zeus honrou acima de tudo … Até hoje, sempre que qualquer um dos homens na terra oferece ricos sacrifícios e ora por favor de acordo com o costume, ele invoca Hécate … ela concede riquezas a ele; pois o poder certamente está com ela.”
Hekate serviu de guia para Ceres ajudando-a a encontrar sua filha perdida, Perséfone. Com Perséfone como a Virgem, Ceres como a Mãe e Hekate como a velha, ela foi fragmentada e colocada para sempre no submundo.
Ela era a única filha dos Titãs Perses e Asteria, de quem recebeu seu poder sobre o céu, a terra e o mar. Três mitos de metamorfose descrevem as origens de seus animais familiares: a cadela negra e a doninha (um animal de estimação mustelídeo mantido pelos antigos para caçar vermes). O cachorro era a rainha de Tróia Hekabe (Hécuba) que saltou no mar após a queda de Tróia e foi transformada pela deusa. A doninha era a bruxa Gale, transformada em punição por sua incontinência, ou Galinthias, parteira de Alkmene (Alcmena), que foi transformada pela deusa enfurecida Eileithyia, mas adotada pelo simpático Hekate. Hekate era geralmente representado na pintura grega de vasos como uma mulher segurando tochas gêmeas. Às vezes, ela estava vestida com uma saia de donzela até os joelhos e botas de caça, bem como Artemis. Na estatuária, Hekate era frequentemente retratada em forma tripla como uma deusa das encruzilhadas.
Em Roma ela era conhecida como Trivia. Tri-Via significa literalmente três estradas e se relaciona com o lugar mágico onde três estradas se encontram.
Hécate e os cachorros
O outro lado interessante de Hekate é sua associação com cães. Isso incorpora o simbolismo de virgem / caçadora da primeira face da lua, bem como a vizinha de Hekates, Artemis, outra deusa lunar acompanhada por cães. O de Hekate às vezes é mostrado com o cão de três cabeças Cerberus que guardava os portões do inferno.Os cães de Hekate são pretos.
Às vezes, podemos cair na “depressão do Cachorro Preto” porque não queremos tomar uma decisão; estamos presos no limbo, entre reinos, incapazes de seguir em frente.
Alguns ligam Hekate ao cão de três cabeças Cérbero que guarda os portões de Hades, talvez devido ao seu serviço a Perséfone.
A Estrela Sirius também está ligada a Hekate.
Atributos de Hécate
Ela é conhecida pelos seus atributos:
- Provedora de bens, riquezas e favores;
- Facilita a prosperidade, sucesso na vida e a abundância;
- Abençoa com o dom da eloquência e a arte de representar;
- Facilita a vitória nos empreendimentos da vida, nas batalhas e nos jogos;
- Patrona da caça, da pesca, do plantio e da colheita;
- Orientadora de magias, encantamentos e bruxaria. Nossos ancestrais viam Hekate como uma bruxa poderosa que evocava feitiços que nos levaram para fora da escuridão e para a luz de uma nova vida. Ela era uma personificação divina da magia celestial;
- Conhecedora do poder da Lua e suas fases;
- Rainha das encruzilhadas;
- Conselheira, orientadora quando a pessoa se encontra na escuridão. Se você já consultou um oráculo ou astrólogo porque não sabia que caminho seguir, você está no reino de Hécate e ela te abençoou ainda você e a pessoa oráculo não estar conscientes disso. Hekate ajuda a tomar decisões sábias que o levarão para fora da escuridão, da depressão ou do limbo, e de volta para a luz. Hécate aponta o caminho;
- Protetora dos cães;
- Protetora das mulheres, especialmente as que sofrem abusos dos homens;
- Conhecedora das plantas, especialmente as psicotrópicas, as venenosas e as que se usam em trabalhos de magia negra.
- cuida do parto e dos nascimentos;
- acesso ao tempo: vê o passado (limpa e ensina), o presente (revela perigos e emaranhamentos a serem iluminados e orienta por onde andar) e o futuro (evita maldições e infortúnios);
- guia os mortos;
- Hécate também cura e protege as pessoas que se envenenam.
Culto
sacerdote ou sacerdotisa de Hekate ou hekatina, hekatino
A Hekate abençoa o novo mês lunar a cada Lua Nova. Pode se ritualizar tanto o dia antes, para abençoar as finalizações do mês, assim como o dia depois para abençoar o novo mês lunar
- colocar estátuas da Deusa na entrada da cidade e da casa
- a noite deixar comida (que os cães gostem) na porta da casa ou nas encruzilhadas em forma de Y para os cães de Hécate
- os pedidos e oferendas também podem ser feitos nas encruzilhadas especialmente de três caminhos
Mantra: cantar, recitar o nome dela
- Ervas: salgueiro, hortelã, cipreste, dente-de-leão; alho poro, louro, rosas;
- Animais: cachorros, lobos, cobras, sapos, borboletas;
- Elementos naturais: água e terra;
- Pedras: ônix, turmalina negra; conchas;
- Cores: preto, azul, vermelho, branco, dourado, cinza;
- Dia da semana: sábado ou segunda-feira;
- Mês do ano: Agosto (especialmente o dia 13);
- Dias de honra a Hécate: 31/01, 27/02, 04/03, 13/08, 21/09, 31/10, 01/11, 07/11, 16/11, 30/11;
- Festas de Hécate: 13 de Agosto e 30 de Novembro;
- Lua: Minguante e Nova;
- Associações: trabalhos psíquicos, mistérios e segredos profundos e escondidos, predição, feitiços e transes;
Palavras-chave e fases
Rainha das Bruxas, Rainha dos Mortos, Donzela-Mãe-Velha, Artêmis-Selene-Hekate, Deusa da Lua Negra, Deusa da Encruzilhada, Senhora da Magia, Caminhante Entre Mundos, xamanismo, mulher sábia, bruxaria, magia feitiço, poções, feitiçaria, adivinhação, adivinhação, profecia, feitiço tecelão. Loucura, medo do desconhecido, portador da luz, uma luz no escuro, portador da tocha, iluminação, guia, conselheiro, sabedoria, transformação, transição.
Oração da Deusa Hécate
“Ó Poderosa Hécate,
Faça com que o círculo nunca seja quebrado,
Faça com que a terra esteja sempre firme,
Faça com que o vento seja sempre constante,
Faça com que o mar esteja sempre vivo,
Faça com que o fogo nunca se apague e sua luz mostre o caminho.
Hécate!
Faça-se sempre viva em minha alma.”