A fase da Lua de nascimento, é a fase da lua em que a pessoa nasceu. Para calcular a fase subtraia da posição zodiacal da Lua, a posição zodiacal do Sol, ai terá o número de graus através do qual poderá identificar a fase da Lua.
A fase da Lua de nascimento fala do melhor momento de um ciclo em que a pessoa pode participar com mais talento, habilidade, facilidade.
Veja-se o início do processo, do ciclo, do acontecimento como equivalente a FASE NOVA, o crescimento como FASE CRESCENTE, a plenitude como FASE CHEIA, o declínio, ou a saída da mídia, do conhecimento público como a FASE DECRESCENTE e o fim novamente como a FASE NOVAL
Vejamos a seguir como interpretar cada fase:
O número de fases da Lua depende do grau de detalhe que o pesquisador quiser iluminar. Poderá ser de 2 fases até de 12 fases.
2 fases
Se consideramos 2 fases será a fase ou semi-ciclo crescente da Nova a Cheia e a outra a fase ou semi-ciclo da Lua Cheia ao Fim do ciclo (Lua Nova)
4 fases – a mais comúm
O mais comum é dividir o ciclo completo em quatro fases. As 4 fases são usadas nas agendas, horóscopos: Nova, Crescente, Cheia e Decrescente (Minguante)
8 fases
Se considerarmos 8 fases, elas serão:
- Lua Nova (00º)
- Semiquadratura crescente (45º)
- Quarto Crescente (90º)
- Sexquiquadratura crescente (135º)
- Lua Cheia (180º)
- Sexquiquadratura minguante (225º)
- Quarto minguante (270º)
- Semiquadratura minguante (315º)
12 fases
Passamos de 8 para 12 quando consideramos as chamadas fases harmônicas formadas pelo sextil e trígono de cada semiciclo:
- Lua Nova (00º)
- Semiquadratura crescente (45º)
- Sextil Crescente (60º)
- Quarto Crescente (90º)
- Trígono crescente(120º)
- Sexquiquadratura crescente (135º)
- Lua Cheia (180º)
- Sexquiquadratura minguante (225º)
- Trígono minguante (240º)
- Quarto minguante (270º)
- Sextil minguante (300º)
- Semiquadratura minguante (315º)
Fases harmônicas
As fases harmônicas envolvem dois aspectos de sextis e dois de trígonos. Inicia-se com o primeiro sextil entre o Sol e a Lua, pode-se chamar Fase Sextil Crescente, a seguir a Fase Trígono crescente, e concluindo a Fase Trígono minguante, e a Fase Sextil Minguante.
Nenhuma das fases funciona de por si. Uma fase só cobra sentido quando é vista no seu lugar no ciclo como um todo, e a fase da qual é continuação assim como a fase que a segue.
O tipo de energia que funciona nas fases é modulado pelo seu lugar na sucessão: o tipo Ativo-irradiante e o tipo Receptivo-ressonante.
Ativa e Receptiva
Ativo-irradiante
As fases Ativas são diretas, impactantes, irradiantes. Fazem-se escolhas e dirigem-se ao mundo exterior. São fases formativas que definem os impulsos do ciclo.
Receptivo-ressonante
As fases Receptivas levam a pessoa a observar para se situar, a escutar para se adequar, a ter uma ideia do próximo passo para facilitar… São fases mutáveis e de adequação, onde as mudanças ocorrem internamente buscando adequação, aprimoramento e planificam-se ações de ajuste.
Orbe das fases
A orbe ou amplidão em graus de cada fase depende do momento do ciclo em que se encontra. No mínimo é dez graus antes ou depois do aspecto exato. Mas pode aumentar até 10 graus antes do próximo aspecto exato.
NOVA (de 0º a 30º)
nota: observe que nesta fase a posição zodiacal da Lua é maior que a posição zodiacal do Sol. Quer dizer a Lua já se encontrou com o Sol e o passou inaugurando novo ciclo sol-lunar. Ela vem de um fim, de uma morte, representando um nascimento ou renascimento.
O início do ciclo soli-lunar, chamado de fase Nova abençoa a pessoa com facilidades para iniciar processos, participar de processos que estejam começando, tomar iniciativas, etc.
Esta fase potencializa o lado ativo e espontâneo da pessoa. A incita a descoberta de si próprio, de começos e intenções. Aumenta o envolvimento emocional: paixão, desejo e excitação. Potencializa a criança interior. Inspira a participar de tudo o que estiver em desenvolvimento.
A energia desta fase potencializa a visão, interior e exterior para que o processo, o projeto se inicie e se desenvolva. Ainda que a pessoa tenha dificuldade de ver o futuro, o panorama geral, o resultado, ela é positiva e acredita que vai dar certo aquilo em que ela participar. Ação e participação visionária. O dom desta fase é dar conta da intenção e iniciar.
A pessoa deverá sempre respeitar sua intuição, trabalhar em lugares que acolham suas iniciativas e propósitos. É importante que ela tenha consciência de suas metas e do que faz para realiza-las.
Nova fase, etapa, virada
A Lua Nova representa a passagem do fim de um ciclo para o começo de outro. Nela se gera um novo ciclo, é um momento especial de criação, introspecção, discrição e meditação.
É do conhecimento popular, que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, as pessoas acostumam a ficar mais recolhidas e introspectivas.
Cada Lua Nova é uma morte e um renascimento, uma oportunidade de rever as coisas.
A Lua e o Sol em conjunção acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.
É bom ressaltar que é muito diferente o momento antes da Lua Nova, que representa fim de ciclo, e o momento posterior a Lua Nova que representa início de ciclo.
E assim as pessoas nascidas nesta fase podem ser fundamentais em processos e projetos que nasçam de uma virada radical, de uma morte, eles tem um talento especial para ajudar a renascer, a nascer, até a ressuscitar.
A fase nova no mapa natal sugere:
- Investigação, pesquisa do novo e tudo que exija concentração;
- Iniciar romances, iniciar cursos, iniciar pesquisas;
- Investimentos, abrir poupança;
- Iniciar construções, empreendimentos;
- Mudar a rotina e o visual;
- Criação artística, produção;
- Tudo que seja novidade e que queira que dure muito tempo;
- Iniciar parcerias e romances para que sempre se mantenham vitalizados;
- Rituais de renascimento e inicialização;
- Realizar atividade mental e de organização;
- Facilitar a fecundação, busca de novos caminhos;
- Participar de instituição que trabalhe com inícios;
- Participar de processos que renasceram e estão em fase inicial;]
- Potencializa o lado ativo, espontâneo;
- Facilita a descoberta de si próprio, de começos e intenções;
- Potencializa o envolvimento emocional: paixão, desejo e excitação;
- Potencializa a criança interior;
- Mistura os papeis de Mãe e Pai; androgenia, pode ser impactante quando feminino e delicado quando masculino;
- Inspira a participar de tudo o que estiver em desenvolvimento;
- Potencializa a visão, interior e exterior para que o processo, o projeto se inicie e se desenvolva. Ainda que a pessoa tenha dificuldade de ver o futuro, o panorama geral, o resultado, ela é positiva e acredita que vai dar certo aquilo em que ela participar. Ação e participação visionária. O dom desta fase é dar conta da intenção e iniciar.
SEMIQUADRATURA CRESCENTE 45° (de 35º a 50º)
A pessoa que nasceu com a fase da Lua entre 35° a 50° pertence a Fase Semiquadratura Crescente que já é um momento no ciclo mais suave que o nascimento abençoando então com potencialidades para a pessoa dar continuidade a aquilo que foi iniciado.
A fase Crescente é Receptiva e Deliberativa. Tem a ver com o desenvolver de recursos para proteger e sustentar a visão da Nova. A pessoa é abençoada com firmeza para assumir o compromisso de responsabilizar-se para atingir a meta desejada.
A energia desta fase é estimulada pelo instinto e pelos sentidos do paladar, do olfato e do tato.
Talento para concretizar a sua visão e rever projetos, planos e adequá-lo a realidade.
A fase SEMIQUADRATURA CRESCENTE 45° no nascimento sugere:
- o que nasceu percebe por primeira vez o mundo exterior e busca se adequar a ele;
- potencializa a flexibilidade, a adaptabilidade;
- talento para sobreviver em tempo de crises e mudanças;
- sensível as diferenças entre o pai e a mãe, entre o masculino e o feminino.
SEXTIL CRESCENTE 60° (de 50° a 80°)
A pessoa que nasce com esta fase tem um talento especial para encontrar solução para desafios em um projeto que está no começo e está em busca de sua identidade. Ela tem habilidade para facilitar processos que estejam começando, potencializar processos que começaram e não deslancharam…
SEXTIL CRESCENTE 60° no nascimento sugere:
- pessoa que tem o dom de harmonizar seus pais;
- equilíbrio entre o lado feminino e masculino;
- talento especial para encontrar solução para desafios em um projeto que está no começo e está em busca de sua identidade;
- habilidade para facilitar processos que estejam começando, potencializar processos que começaram e não deslancharam…
PRIMEIRO QUARTO CRESCENTE 90º (de 75º a 100º)
O Primeiro Quarto é Ativo e Impetuoso. Tem a ver com o separar-se e procurar a individualidade.
A pessoa que tem esta importante fase ativa se caracteriza por uma vontade clara de encontrar sua diferença e a transformar em um dom. A pessoa em geral se distingue pela força de sua personalidade. Na juventude poderá enfrentar a vontade do pai e das autoridades. Ele distingue e ressalta as diferenças entre a mãe e o pai, entre o masculino e o feminino, entre o que é fazer o que quer, gosta, sua vontade e os momentos de se recolher estar com a família estar no lar.
É auspicioso que a pessoa vença a sua necessidade em contrariar as expectativas dos outros . O foco deverá estar no que se deseja realmente.
PRIMEIRO QUARTO CRESCENTE 90º sugere:
- dificuldade em se comprometer;
- dificuldade em obedecer;
- síndrome de Lúcifer: enfrenta os chefes e autoridades, mostrando novas alternativas;
- muda com o tempo, pode ser mudanças bruscas.
TRÍGONO CRESCENTE 120° (de 110° a 130°)
A pessoa tem talento para participar com sucesso em processos que estejam próximos a alcançar sua plenitude.
TRÍGONO CRESCENTE 120° no céu de nascimento sugere:
- dom para assessorar estrelas, políticos, empresários, pessoas de sucesso;
- está presente naquilo que tem potencialidade para o sucesso;
- juiz de competições;
- aquele que faz o gol nos últimos segundos;
FASE – CORCUNDA 135º (de 130º a 145º)
CORCUNDA 135º no céu de nascimento, sugere:
- receptividade e discernimento;
- talento, ferramentas e técnicas que permitem que os processos, pessoas, projetos encontrem o que lhes faltava para alcançar o sucesso, a plenitude;
- detector de defeitos, faltas;
- orientador vocacional.
CHEIA 180º (de 180º a 225º)
A fase Cheia é Ativa e Integradora. A pessoa com a fase cheia no seu mapa natal tem mente ampla, vontade de se expressar e comunicar de forma pública, coletiva, gosta de ter uma visão global e geral das coisas, de perceber os interrelacionamentos entre as coisas, é social, cooperativo. Compartilha conhecimentos e informações.
CHEIA 180º (de 180º a 225º) no céu de nascimento sugere:
- pessoa ativa, integradora;
- mente ampla, vontade de se expressar e comunicar de forma pública,
- gostar de ter uma visão global e geral das coisas, de perceber os inter-relacionamentos entre as coisas, é social;
- ser cooperativo;
- compartilha conhecimentos e informações;
- participar de projetos, processos que estão em seu ápice, sucesso;
- pessoas famosas, conhecidas por todos, todas;
- pessoa que gosta de festa, celebração;
- fala alto, expressivo.
FASE – “DISSEMINADORA” SEMIQUADRATURA DECRESCENTE
225º (215º a 230º)
A fase disseminadora é Receptiva e Demonstrativa.
“DISSEMINADORA” no céu de nascimento sugere:
- pessoa inteligente que não se leva pelo sucesso;
- aberta para transformação;
- percebe seus próprios erros;
- percebe o lado humano e as faltas e erros dos famosos, de quem se destaca;
- gosta de partilhar;
- sabe o que se fazer depois que se sai do foco;
- sensível aos impactos do que faz;
- maturidade.
TRIGONO MINGUANTE 240° (de 230° a 260°)
TRIGONO MINGUANTE 240°no céu de nascimento sugere:
- talentos para facilitar processos que passaram pela sua plenitude e tem dificuldade de lidar com a queda…
- visão do caminho do que tem que finalizar;
- participa de projetos, processos que já tiveram sucesso no passado;
- técnico, visão do que ajuda a se recuperar.
ÚLTIMO QUARTO DECRESCENTE 270º (260º a 280º)
A fase do Último Quarto é Ativa e Responsável. Relaciona-se com reorientação, transição e finalização.
ÚLTIMO QUARTO DECRESCENTE 270º no céu de nascimento sugere:
- talento para encarar aquilo que leva a finalização;
- percebe os riscos, perigos que podem levar ao fim, a morte;
- dom para enfrentar provações difíceis;
- pessoa madura, sábia;
- juiz;
- discernimento para fazer balanços;
- consegue ver além do ego.
SEXTIL MINGUANTE 300° (de 280° a 310°)
SEXTIL MINGUANTE 300° no mapa natal sugere:
- talento para facilitar processos que tem dificuldade de lidar com a queda…
- visão das facilitações do que tem que finalizar;
- participa de projetos, processos que estão por finalizar, ou que já não estão mais na moda;
- técnico, visão do que ajuda a se recuperar.
BALSÂMICA 315º (315º a 360º)
A fase Balsâmica é Receptiva e Libertadora.
BALSÂMICA 315º no mapa natal sugere:
- talento para abandonar o passado e levar os sentimentos e atenção para o futuro;
- dom para dar xeque-mate;
- facilitador de finalizações;
- perceber o que trava a finalização;
- pessoa sábia, que gosta agir com impecabilidade e foco;
- visão de novos ciclos