Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Caranguejo na Astrologia Esotérica | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Caranguejo na Astrologia Esotérica

por Hector Othon

Nesta página reúno textos de diferentes autores, fontes, que logo colocarei os créditos organizadamente… por agora são só notas que me servirão como ponte para elaborar minha visão.

CARANGUEJO 21 de junho – 21 de julho

Caranguejo é o “lugar de nascimento para a vida da forma”, a porta para entrar na encarnação física. É o signo em que a humanidade nasce como uma unidade totalmente integrada, o lugar onde surge o quarto reino da natureza. A humanidade “surgiu da rocha e da água e traz consigo sua morada” 

“Construo uma casa iluminada e nela estabeleço a minha morada.”1 Caranguejo é tido como um dos signos zodiacais de mais difícil compreensão, pois seu tema básico é a forma, e por eras e eras a forma constitui-se num fator de controle e ocultamento da Alma. O signo do Caranguejo é “um dos signos de síntese e de fusão relativa, mas trata-se de uma fusão num nível inferior da espiral, e indica a fusão do corpo físico e da alma numa etapa ainda embrionária, com o estágio psíquico ainda não individualizado… “A luz da Alma afeta a forma à medida que se processa a evolução, e produz seqüencialmente a revelação dessa forma.

Diz-se que toda a história da astrologia gira em torno da história da forma, pois é o construir de formas (e o seu uso) pela Alma que torna possível o crescimento espiritual desta em níveis inferiores ao seu próprio; assim, a Alma ganha experiência através da matéria, cumprindo uma parte essencial do plano divino; pois explica-se que, sem a necessidade de responder sensivelmente às condições e às circunstâncias (que a matéria apresenta), a Alma nunca despertaria para o saber relativo aos três mundos e, portanto, nunca conheceria a 1. Esoteric Astrology, p. 343.

Deus na Sua manifestação… é a irradiação da matéria e o crescimento do corpo iluminado dentro do macrocosmo ou do microcosmo que, ao final, esclarece o propósito do Logos. ..”2 À medida que a personalidade cresce, dá a sua nota usando estas palavras-chaves: Que o isolamento seja regente, embora a multidão exista. A palavra “multidão” define o tipo de consciência canceriana da capacidade de reação instintiva embrionária, condicionada pela consciência de massa que rege e influencia a sua forma de julgar. Durante muitas encarnações, o homem não é uma personalidade, mas apenas um membro da massa.

Caranguejo simboliza a vontade das massas que, do ponto de vista psicológico, é uma unidade coerente que se manifesta como opinião pública. Não se costuma considerar o instinto de rebanho sob o seu aspecto sintético. Nesta seção do zodíaco, demonstra-se, num nível inferior, onde o pensamento da multidão, unido em um todo, cria uma força singular muito poderosa fazendo com que qualquer expressão individual seja apenas reflexo dessa expressão de grupo.

A identificação consciente da Alma com sua personalidade durante esta etapa praticamente não existe. O aspecto da Alma, oculto pelo revestimento da forma, será, durante um longo período, dominado pela vida desse revestimento, tornando sua presença sentida apenas através “da voz da consciência”. Porém, com o passar do tempo, trabalha lentamente no seu próprio plano, e finalmente causa a integração dos corpos inferiores num todo funcional – a personalidade. As influências mais poderosas que se fazem sentir ao longo desse período são as astrais, e elas exercem seu domínio durante um longo tempo.

Caranguejo é um signo de água (com Escorpião e Peixes), e reflete a qualidade emocional que a água simboliza. Quando “sentimentos e desejos” entram em conflito com as forças físicas, surge o “brilho”, condição difícil de dissipar quando é necessária uma visão clara da verdade. A imersão da consciência pessoal na consciência de grupo aos poucos desaparece, pois a Alma produz “o crescimento da luz dentro da Luz” que abre novos campos de 2. Esoteric Astrology, pp. 329-30. conscientização, e a consciência do “eu” se impõe com leveza, separando-se da massa para alimentar sua individuação. A resistência à massa organizada só pode ser efetuada pelo homem cuja individualidade é tão bem organizada quanto a própria massa.3

A vida pessoal do indivíduo co-ordenado durante muitas vidas divide-se em três fases, em que o homem: a. é dominador, agressivo, egoísta e muito individualista; b. passa por uma etapa de transição na qual há conflito entre a personalidade e a Alma, com a Alma procurando libertar-se da personalidade; c. é controlado pela Alma, e vive finalmente a morte e a destruição da personalidade; a luz da Alma oblitera a luz da matéria (infusão total) e a personalidade é totalmente identificada com a Alma. Trata-se de uma renovação da fase anterior de identificação da Alma com a personalidade – pois agora os dois se tornaram “um”.4 Diz-se que Câncer se ocupa principalmente do mundo causal, e os significados e sutilezas interiores que escapam à percepção são difíceis de entender. “Em Caranguejo, Deus soprou nas narinas do homem o sopro da vida e o homem tornou-se uma alma viva. Com estas palavras estabelece-se a relação que existe na mente de Deus entre o espírito (o sopro da vida), a alma (a consciência) e o homem (a forma)… Em Áries, a substância essencial da manifestação despertou para a atividade sob o impacto do desejo divino, impelida pelo Sopro divino, pela Vida divina ou Espírito.

Em Caranguejo, essa substância viva assumiu um relacionamento triplamente diferenciado, conhecido como Vida (Afies), Consciência (Touro) e Dualidade manifesta (Gêmeos)… Mesclados entre si, os três elementos assumiram uma expressão exterior neste quarto signo do zodíaco, Câncer, completando assim um quaternário esotérico de grande importância.”5 3. Carl Jung, The Undiscovered Self., p. 60. 4. Esoteric Healing, pp. 505-07. 5. Esoteric Astrology, pp. 313-14.

Raios Cósmicos e Regentes Planetários

Os raios

A sensibilidade característica que predomina na natureza canceriana é nutrida por dois raios, o Quarto e o Sexto. O excesso de sensibilidade deve ser evitado. O Quarto Raio de Harmonia pelo Conflito, ao criar situações de conflito, tem neste signo uma missão diferente da que exerce em Áries, onde é orientado para ajudar esotericamente a Alma. Aqui, incita a personalidade a reações mais fortes, o que é constante desafio para a consciência de massa que a controla e na qual está inserida.

Em Caranguejo, o Raio trabalha para libertar o homem dos vínculos formais em que a mente de massa o aprisiona. Repetidas vezes o conflito criado toma a direção de uma harmonia crescente que eventualmente possibilitará uma libertação completa. Entrementes, a Alma, durante um bom tempo, irradia sua luz para dentro de seu veículo de personalidade, proclamando as palavras-chaves: Construo uma casa iluminada e nela estabeleço a minha morada.

O Sexto Raio de Devoção ou Idealismo, também à diferença de sua atividade em Áries, onde motiva exotericamente, exalta em Câncer o desabrochar espiritual, fomentando o progresso da Alma ao fortalecer a alta aspiração (devotamento a uma ideia ou ideal), alargando a visão do homem e abrindo o caminho para que a intuição desça de seu ambiente mais elevado, trazendo toques de percepção sutil do Amor-Sabedoria.

Os planetas

A Lua

Como regente exotérica, a Lua representa um papel fora do comum neste signo de Caranguejo, pois, além de apresentar desafios ao crescimento, transmitindo os impulsos do Quarto Raio, trabalha também para a integração da personalidade, ajudando a protegê-la contra um bombardeamento demasiado possante de impactos: o que faz deixando de registrar ou abrandando muitos dos impactos aos quais o homem é sensível.

A Lua, mãe da forma, que controla as águas e as marés. Portanto, Caranguejo é um signo onde a forma domina, o que constitui uma desvantagem. A consciência humana encontra-se ainda em estágio embriônico, pois Netuno, o regente esotérico de Caranguejo está encoberto pela Lua. É a mente da massa que domina, não a mente individual. O caranguejo, habitante da terra e da água, simboliza a alma vivendo no corpo físico, mas sobretudo na água, que representa a natureza emocional. Por esta razão, o nativos deste signo são geralmente hipersensíveis, hiper-emocionais, e tendem a se esconder.

A média dos humanos não está equipada para suportar toda a carga desses contatos, nem para manipulá-los construtivamente, nem para transmutá-los ou interpretá-los com aceno. Para a mente comum, a Lua encobre o planeta Netuno, mas isso não acontece para o discípulo que está trabalhando o seu desabrochar espiritual. Duas de suas grandes dificuldades são a sua “supersensibilidade” às impressões e a rapidez com a qual responde às mesmas, à medida que o atingem, provenientes de “todos os pontos da bússola”.

A matéria da qual a Terra é feita é de qualidade espessa, áspera, pesada e fosca; o objetivo da Lua ao influenciar a “forma” é aprimorá-la, o que faz durante um longo período de transição, repleto de lutas e conflitos que ocorrem como desafios ao crescimento; o aprimoramento total é finalmente alcançado e o material passa a ser adequado para o uso da Alma.

Netuno, Deus do Mar, Poseidon, rege Caranguejo esotericamente. Só exerce seu poder depois de o discípulo ter alcançado algum progresso como ser espiritual, evitando as armadilhas do “brilho”6 e da ilusão7 que o planeta cria para aqueles que não conseguem diferenciar o falso do verdadeiro. Para os espiritualmente avançados, este regente proporciona um aumento de visão, o que eleva a aspiração ao nível do plano búdico, onde a percepção intuitiva cria a verdadeira percepção interior.

Autoconhecimento e Auto percepção

Ocorre neste signo do Câncer uma necessidade específica de elevar a consciência do plano astral para o plano mental, onde a mente poderá dominar hábitos emocionais antigos e bem radicados, e quaisquer outras reações suprassensíveis que impedem o progresso espiritual. Quando as pressões interiores começam a importunar, elas devem ser encaradas de frente; e ao entrar em confronto com um problema o homem deve se manter firme, dirigindo-se ao Eu Superior para uma orientação que o ajude a encontrar a solução de seu 6. Verdade velada no plano astral. 7. Verdade velada no plano mental. dilema. A pessoa deve desenvolver aquelas respostas que automaticamente o livrarão de qualquer influência mental de massa; deve enfrentar e reconhecer sozinha o seu “eu”, etapa de desenvolvimento que é efetuada no signo seguinte de Leão.

O Caranguejo precisa se ver em vários relacionamentos, inclusive em seus relacionamentos com a família, com os amigos e com grupos de todo tipo. Quando sua visão estiver mais abrangente, ele poderá visualizar uma nova perspectiva de si mesmo e perceber que faz parte de um todo maior. Seu trabalho é o de efetuar uma síntese de seus corpos físico, emocional e mental, reconhecendo que algumas mudanças devem ser feitas e determinando quais de seus traços negativos devem ser transmutados em características mais desejáveis.

Goethe disse certa vez que a harmonia da vida não vem para aqueles que atingem sua meta, mas para os que, em movimento, lutam continuamente.

corpo

Caranguejo rege o peito, o estômago, a região abdominal, os intestinos, o diafragma e a área do plexo solar que no homem não desenvolvido é o centro de seus desejos inferiores. Como o Caranguejo é muito tenaz, e isso se revela em vários níveis. É muito difícil libertar-se dos desejos, que, porém, uma vez transformados em expressões de algum valor maior, passam a ser um ativo muito valioso. Gordon Allport vê o Desejo num largo quadro de referências, e não limitado pela designação habitual de aspecto inferior das emoções. Seus comentários esclarecem ainda mais este campo: “A Fé”, diz ele, “é basicamente a crença do homem na validade e na possibilidade de realização de alguma meta (valor).

A meta não é estabelecida pelos desejos. Desejos, porém, não são apenas empurrões vindos de trás (pressões). Incluem também estados complexos orientados para o futuro, como o anseio por um mundo melhor, pela perfeição, por um relacionamento totalmente satisfatório com o universo. Este impulso para a frente característico de todos os desejos que emanam de sentimentos maduros é tão importante que proponho o termo “intenção” para definir a operação dinâmica que estamos tentando descrever.

Mais do que “desejo”, o termo define a presença dos componentes racional e ideacional em todo esforço produtivo. Alguma ideia do fim está sempre presente dentro do ato em si. É essa inseparabilidade entre a idéia do fim e o decorrer da ação que chamamos de “Fé” .8

O homem ou a mulher de Caranguejo podem ter uma disposição bastante variável, e quando as condições não lhes são agradáveis buscam a solidão; a sensibilidade aguçada faz com que sejam facilmente magoados, e também respondam com facilidade ao psiquismo, alto ou baixo dependendo de seus estágios de evolução.

O psiquismo inferior traz consigo o “brilho” e, quando o pensamento em questão pertence à massa, o canceriano aceita como seu e reverte aos preconceitos de massa. Todavia, essa sensibilidade é o próprio fator que lhes confere o poder de imaginação fértil e o acesso a um mundo de fantasia, o qual evocam sempre que se veem cegos pela falsa realidade das visões astrais. Isto às vezes provoca um senso de falsa importância, pois o canceriano avalia seu sentido psíquico como sendo aquilo que o torna um canal de expressão das ideias dos mundos superiores. Para equilibrar seus pontos fracos, os cancerianos têm natureza afetuosa, memória retentiva (a tenacidade do caranguejo) de qualidade fotográfica, capazes de rápida absorção e reflexão.

Há um forte instinto maternal na natureza de Câncer, cuja timidez é frequentemente interpretada como orgulho. Os cancerianos lutam pelos seus ideais. Quando dominam o temor de conhecerem suas próprias fraquezas, dão um grande passo em direção à sua meta de auto percepção. Abraham Maslow esclarece sobretudo o valor do conhecimento de si mesmo em seu livro Em busca de uma Psicologia do Ser, no qual analisa “A Necessidade de Conhecer e o Medo do Conhecimento”: Do nosso ponto de vista, a maior descoberta de Freud foi que a grande causa de muitas doenças psicológicas é o medo de se conhecer realmente — de conhecer suas emoções, impulsos, lembranças, capacidades, potencialidades, o seu próprio destino…

Em geral, este medo é defensivo, no sentido de que serve como proteção para a nossa autoestima, o nosso amor e o respeito que temos para 8. The Individual and his Religion, pp. 130-31. com nós mesmos. Temos a tendência de ter medo de qualquer conhecimento que possa criar em nós sentimentos de desprezo para com nós mesmos ou de inferioridade, fraqueza, maldade ou vergonha. Protegemos a nós e à imagem que fazemos de nós mesmos usando de repressão e de outras defesas semelhantes, que são essencialmente técnicas pelas quais evitamos conscientizar-nos de verdades desagradáveis ou perigosas… (“Ser totalmente honesto consigo mesmo é o melhor esforço que um ser humano pode fazer.” S. Freud.)

Mas há outro tipo de verdade que tendemos a evitar… negamos o nosso lado melhor, nossos talentos, nossos impulsos mais elevados, nossos potenciais e nossa criatividade. Em suma, é uma luta contra a nossa grandeza, o temor da hybris… …a descoberta em si mesmo de um grande talento certamente pode causar euforia, mas causa também temor das responsabilidades e obrigações que cabem a um líder, causa temor da solidão. A responsabilidade parece ser um fardo muito pesado, e por isso é evitada tanto quanto possível … O ser humano adulto é… sutil e discreto no que diz respeito às suas ansiedades e temores. Se não estiver subjugado por elas, é capaz de reprimi-las ou de negar para si mesmo que elas existem.

É frequente que nem “saiba” que tem medo. …Uma forma de torná-las conhecidas, previsíveis, administráveis e controláveis, de modo que não causem mais temor nem tenham consequências, é conhecê-las e compreendê-las. O conhecimento, assim, não tem apenas a função de assegurar o crescimento; tem também a função de diminuir a ansiedade, uma função homeostática de proteção… A pessoa livre de ansiedade pode ser mais ousada e corajosa, explorando e teorizando pelo simples prazer de conhecer. É razoável presumir que essa atitude está mais próxima da verdade, da verdadeira natureza das coisas… 9

É no constante perturbar de seu próprio ser que o Caranguejo chegará ao desabrochar espiritual. E quando, no Caminho do Discipulado, ele procura ajudar seus pares e reencarna no signo Caranguejo , torna-se um valoroso servidor da humanidade, pois estará servindo às massas numa conscientização de amor. 9. Towards a Psychology of Being. Segunda Edição, 1968, pp. 60, 61, 64, 65.

Cristo dando a Pedro as chaves dos pontos solsticiais da terra (Caranguejo ) e do céu (Capricórnio)

Caranguejo é um dos dois grandes portais do zodíaco, aquele que dá acesso ao mundo das formas, à encarnação na matéria. É o signo onde a dualidade da forma e da alma se funde no corpo físico. Marca portanto, o início da experiência humana no plano físico, ao contrário do que ocorre no signo oposto, Capricórnio, onde a união com o espírito é consumada, dando acesso a um estado de consciência universal. Na história de Cristo, diz-se que Ele deu a Pedro as chaves da terra e do céu, ou seja, as chaves destes dois portais ou pontos solsticiais, também conhecidos como os portais do sol. Através de Caranguejo , ou portal do homem, a alma desce até a terra e se une ao corpo. Este processo é denominado morte espiritual. Através de Capricórnio, ou portal dos deuses, o filho pródigo retorna ao Pai, ou a alma ascende de volta ao céu.

Na imagem: O escaravelho egípcio, símbolo do aspirante ou discípulo em Caranguejo, cuja missão é transformar instinto em intuição

A substituição do caranguejo pelo escaravelho egípcio parece demonstrar o reconhecimento das qualidades superiores de Caranguejo quando o nativo já é um aspirante ou um discípulo cuja missão é transformar sua consciência de massa (instinto) em consciência de grupo (intuição). Isso ocorre quando Netuno, responsável pelo desenvolvimento do corpo astral-emocional, deixa de ser encoberto pela Lua. O iniciado deixa de reagir aos sentimentos comuns ou às reações da personalidade, pois estes se expressam em prazer ou dor. As reações emocionais passam a ser substituídas pelo amor verdadeiro e inclusivo pela humanidade.[2][42]

Constelações vizinhas à Constelação de Caranguejo

Três constelações se conectam com Câncer: Ursa Major, o abrigo para o rebanho de ovelhas, que são o símbolo da humanidade: Ursa Minor com a estrela Polaris, que atrai magneticamente o peregrino de volta ao lar. e Argo Navis ou o navio da salvação. Com 64 estrelas, é uma das maiores constelações: vai de Câncer até Capricórnio. Seu simbolismo está ligado à vida do aspirante, desde a encarnação até o momento em que ele atinge sua meta.

Ursa Major, o abrigo para o rebanho de ovelhas, que são o símbolo da humanidade

Ursa Minor com a estrela Polaris, que atrai magneticamente o peregrino de volta ao lar

Argo Navis, cujo simbolismo está ligado à vida do aspirante, desde a encarnação até o momento em que ele atinge sua meta

Links

Fontes

A Auto realização através da Astrologia Clara A Weiss

©2015 Astrothon.