Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Qualidades Primordiais dos Planetas ao longo da historia | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Qualidades Primordiais dos Planetas ao longo da historia

SINOPSE DAS QUALIDADES DOS PLANETAS AO LONGO DA HISTÓRIA DA ASTROLOGIA BRUNO MELCHIORI

As qualidades dos tópicos denotam as qualidades intrínsecas dos planetas, ao passo que as dos subtópicos são as ganhas extrínsecas e circunstanciais; se não houver subtópicos é porque o autor não considera a orientalidade ou ocidentalidade como um fator que altere a natureza do planeta, ou porque esse autor simplesmente se mostrou omisso quanto a isso.

Mercúrio, segundo a concepção do mais dos autores, muda em sua natureza, todavia em alguns autores ela muda por conjunção e signo, em outros por conjunção e aspecto, em outros mais por conjunção, signo e posição oriental ou ocidental, etc.

As qualidades dos Nodos, parece, só são levadas em conta no cálculo do temperamento. Pois bem, seguem abaixo estas qualidades autor a autor, em ordem histórica (os números em parênteses indicam os séculos durante os quais esses autores viveram), e planeta a planeta, na ordem caldaica.

CLÁUDIO PTOLEMEU (I-II):

Saturno: frio e ligeiramente seco Esferas celestiais Ptolomeu

  • Oriental: frio e úmido; – amanhece depois do Sol
  • Ocidental: frio e seco;

Júpiter: temperadamente quente e úmido

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: quente e seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol: quente e ligeiramente seco;

Vênus: ligeiramente quente, e úmida;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Mercúrio: ora seco, ora úmido;

  • Oriental: quente; – amanhece depois do Sol
  • Ocidental: úmido; – amanhece antes do Sol

Lua: úmida e ligeiramente quente;

Da Lua nova ao 1º quarto: a umidade incrementa; Do 1º quarto à Lua cheia: o calor incrementa; 1 Tetrabiblos. Da Lua cheia ao 2º quarto: a secura incrementa; Do 2º quarto à Lua nova: a frieza aumenta.

Do Livro 1 do Tetrabiblos de Ptolomeu

4. Sobre o Poder dos Planetas
(Qualidades dos planetas descritas a partir dos conceitos aquecer, esfriar, secar, umedecer)

Observa-se que o poder ativo da natureza essencial do Sol é aquecer e, em algum grau, secar. Isso se torna ainda mais fácil de perceber no caso do Sol do que para qualquer outro corpo celeste, devido a seu tamanho e à obviedade de suas mudanças sazonais, pois quanto mais ele se aproxima do zênite mais ele nos afeta desta forma.

O poder da Lua consiste principalmente em umedecer, claramente porque ela está perto da Terra e por causa das exalações úmidas que vêm daí. Sua ação então é precisamente esta, na maior parte, amolecer e causar putrefação em corpos, mas ela também tem, moderadamente, a sua parte no poder de aquecer por causa da luz que ela recebe do Sol.

A qualidade de Saturno é principalmente de esfriar e mais raramente, secar, provavelmente porque ele está mais afastado tanto do calor do sol como das exalações úmidas da Terra. 

Tanto no caso de Saturno quanto no caso dos outros planetas existem poderes, também, que aparecem através da observação de seus aspectos com o Sol e com a Lua, porque alguns deles parecem modificar as condições do ambiente de uma forma, alguns de outra, por aumento ou diminuição.

A natureza de Marte é principalmente secar e queimar, em conformidade com sua coloração abrasiva e em razão da sua proximidade com o Sol, pois a esfera do Sol está localizada logo abaixo dele.

Júpiter possui uma força ativa temperada, porque seu movimento ocorre entre a influência fria de Saturno e o poder incinerador de Marte. Ele aquece e também umedece, e porque seu poder de aquecer é o maior em razão das esferas subjacentes, ele produz ventos fertilizantes.

Vênus tem os mesmos poderes e a mesma natureza temperada de Júpiter, mas age de forma oposta, pois ela aquece moderadamente por causa da sua proximidade do Sol, mas, principalmente, umedece, do mesmo modo que a Lua, por causa da quantidade da sua própria luz e porque ela se apropria das exalações da atmosfera úmida que envolve a Terra.

Mercúrio, em geral, em alguns momentos seca e absorve a umidade, porque ele nunca está muito longe, em longitude, do calor do Sol, e então umedece, porque está próximo, logo acima, da esfera da Lua, que está mais próxima da Terra; e muda rapidamente de uma ação para a outra, inspirado, por assim dizer, pela velocidade de seu movimento nas proximidades do próprio Sol.

5. Sobre os Planetas Benéficos e Maléficos

Uma vez que o que se segue é verdade, porque dois dos quatro humores são férteis e ativos, o quente e o úmido (porque todas as coisas são unidas e aumentadas por eles), e dois são destrutivos e passivos, o seco e o frio, através dos quais, mais uma vez, todas as coisas são separadas e destruídas, os antigos aceitavam dois dos planetas, Júpiter e Vênus, junto com a Lua, como benéficos por causa de sua natureza temperada e porque eles abundam no calor e na umidade, e Saturno e Marte como produzindo efeitos da natureza oposta, um por causa de seu frio excessivo e o outro por sua secura excessiva: o Sol e Mercúrio, no entanto, são considerados como possuindo ambos os poderes, porque eles possuem uma natureza comum, e juntam suas influências com quaisquer dos outros planetas com os quais eles são associados.

6. Sobre os Planetas Masculinos e Femininos.

Mais uma vez, já que há dois tipos primários de natureza, masculino e feminino, e das forças já mencionadas a da umidade é especialmente feminina – pois de uma forma geral este elemento está presente em um grau maior em todas as fêmeas, e as outras estão mais presentes nos machos, de forma acertada a visão que nos foi passada é que a Lua e Vênus são femininas, porque elas compartilham em um grau maior da umidade, e que o Sol, Saturno, Júpiter e Marte são masculinos, e Mercúrio comum aos dois gêneros, pois ele produz tanto secura quanto umidade.

Dizem também que as estrelas se tornam masculinas ou femininas de acordo com seus aspectos com o Sol, pois quando elas são estrelas da manhã e precedem o Sol elas se tornam masculinas, e femininas quando são estrelas da tarde e seguem o Sol. Isso também ocorre ainda com sua posição relativa ao horizonte, pois quando elas estão em posições entre o oriente e o meio-céu, ou ainda entre o ocidente e o fundo do céu, eles se tornam masculinas porque estão orientais, mas nos dois outros quadrantes, como estrelas ocidentais, elas se tornam femininas.

7. Sobre os Planetas Diurnos e Noturnos.

Do mesmo modo, já que, dos dois intervalos mais óbvios entre aqueles que compõem o tempo, o dia é mais masculino por causa do seu calor e da sua força ativa, e a noite mais feminina por causa da sua umidade e do seu dom de repouso, a tradição estabeleceu que a Lua e Vênus são noturnas, o Sol e Júpiter são diurnos, e Mercúrio comum, do mesmo modo que antes, diurno quando ele é uma estrela da manhã e noturno quando dele é uma estrela da tarde.

Eles também associaram a cada um dos séquitos as duas estrelas destrutivas, mas não, desta vez, com base no princípio das naturezas similares, mas em seu oposto: pois, quando estrelas com as mesmas características são unidas com aquelas de bom temperamento sua influência benéfica é aumentada, mas se estrelas dissimilares forem associadas com as destrutivas grande parte do seu poder de causar dano é aniquilado. Assim eles associaram Saturno, que é frio, ao calor do dia, e Marte, que é seco, à umidade da noite, pois desta forma cada um deles atinge uma boa proporção por mistura e se torna um membro efetivo do séquito, o que concede moderação.

8. Sobre o Poder dos Aspectos com o Sol.

Agora, preste atenção, da mesma forma, de acordo com seus aspectos com o Sol, a Lua e três dos outros planetas (Marte, Júpiter e Saturno) sofrem aumentos e diminuições de seus próprios poderes.

Ao aumentar da Lua Nova para o quarto crescente a Lua é mais produtora de umidade; na sua passagem de crescente para cheia, de Quente; de cheia para minguante, de secura; de minguante para a ocultação, de frio.

Os planetas em relação ao horizonte

Os planetas quando estão orientais (ascendendo no leste) produzem umidade; de seu nascer matutino (leste) até a sua primeira estação (quarto crescente- Meio do céu) produzem calor; da primeira estação ao morrer vespertino, secura; do morrer vespertino à segunda estação (quarto minguante), frio; da segunda estação (FC) ao nascente.

E é claro que quando eles estão associados uns com os outros, produzem muitas variações de qualidade no nosso ambiente, sendo a própria força de cada um na maior parte do tempo persistente, mas sendo modificada na quantidade pela força das estrelas que dividem a configuração.

ABU MA’SHAR JAʿFAR IBN MUḤAMMAD IBN ʿUMAR AL-BALKHI (VIII-IX):

Saturno: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

Marte: quente e seco;

Sol: quente e seco;

Vênus: fria e úmida;

Mercúrio: muda conforme planeta e signo (mas é Frio e Seco);

Lua: fria e úmida.

ABU’L RAYHN MUHAMMAD IBN AHMAD AL-BIRUNI (X-XI):

Saturno: extremamente frio e seco;

Júpiter: moderadamente quente e úmido;

Marte: extremamente quente e seco;

Sol: predominantemente quente, e seco;

Vênus: moderadamente fria e úmida, especialmente esta última qualidade;

Mercúrio: moderadamente frio e seco, e predominantemente seco;

Lua: fria e úmida, por vezes moderada.

ABRAHAM BEN MEIR IBN EZRA (XI-XII)4:

Saturno: frio e seco

Júpiter: quente e úmido;

Marte: calorosamente quente e seco;

Sol: quente e seco;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida;

Mercúrio: muda conforme o planeta com o qual ele está (em conjunção ou aspecto);

Lua: fria e úmida.

  • 1º quarto: quente e úmida;
  • 2º quarto: quente e seca;
  • 3º quarto: fria e seca;
  • 4º quarto: fria e úmida.

GUIDO BONATTI (XIII):

Saturno: frio e destemperadamente seco;

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: seco;

Júpiter: quente e úmido;

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: quente e destemperadamente seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol: quente e seco;

  • Primavera: úmido;
  • Verão: seco
  • Outono: seco;
  • Inverno: úmido;

Vênus: fria e úmida;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: fria;

Mercúrio: “significa coisas da terra”;

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: seco;

Lua: fria e úmida.

  • ate Crescente: úmida;
  • até cheia : quente;
  • até Decrescente: seca;
  • até Nova: fria.

ANTONIUS DE MONTULMO (XIV-XV)10:

Saturno

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: frio e seco;

Júpiter:

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte:

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol:

  • Oriental (acima do horizonte): “de grande calor;
  • Ocidental (abaixo do horizonte): (nenhuma qualidade dada);

Vênus:

  • Oriental: úmida;
  • Ocidental: fria;

Mercúrio:

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: seco;

Lua: “temperada e úmida”

JOHANNES SCHOENER (XV-XVI):

Saturno: frio e seco;

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: frio e seco, ou só seco;

Júpiter: quente e úmido;

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: quente e seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol: quente e seco;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida;

  • Oriental: quente e úmida; 11 Opusculum Astrologicum e Three Books on the Judgment of Nativities.
  • Ocidental: úmida;

Mercúrio: seco mas pode mudar;

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: seco;

Lua: fria e úmida;

  • Da L à N: quente e úmida;
  • Da N à P: quente e seca;
  • Da P à N: fria e seca;
  • Da N à L: fria e úmida.

CLAUDE DARIOT (VVI)12:

Saturno: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

Marte: quente imoderadamente e seco;

Sol: quente e seco moderadamente;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida temperadamente

Mercúrio: mutável;

Lua: fria e úmida, “e, embora ela aqueça um pouco, nada obstante ela é umedecida mais”;

  • 1º quarto: quente e úmida;
  • 2º quarto: quente e seca;
  • 3º quarto: fria e seca;
  • 4º quarto: fria e úmida.

JOHANNES GARCAEUS (XVI)13:

Saturno:

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: seco;

Júpiter:

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: 12 Introduction au Jugement des Astres. 13 Astrologiae Methodus.  Oriental: quente e seco;  Ocidental: seco; • Sol:  Primavera: quente e úmido;  Verão: quente e seco;  Outono: frio e seco;  Inverno: frio e úmido; • Vênus:  Oriental: quente e úmida  Ocidental: úmida;

Lua:

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.

Cabeça do Dragão (Nodo Norte): “da natureza de B e E”;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Cauda do Dragão (Nodo Sul): “como A e C”;

  • Oriental: quente, fria, úmida e seca;
  • Ocidental: seca.

ROBERT FLUDD (XVI-XVII)14:

Saturno: frio e seco;  Oriental: frio e úmido;  Ocidental: frio; • Júpiter: quente e úmido;  Oriental: quente e úmido;  Ocidental: úmido; • Marte: quente e seco;  Oriental: quente e seco;  Ocidental: seco; • Sol: quente e seco; • Vênus: quente e úmida; • Mercúrio: muda;  Oriental: quente;  Ocidental: seco; 14 Traité d’astrologie générale (De astrologia). • Lua: fria e úmida.

JEAN-BAPTISTE MORIN DE VILLEFRANCHE, OU MORINUS (XVI-XVII)15:

Saturno: frio intenso (3½) e seco (3);

  • Da L à 1ª estação: quente (30’) e úmido (60’);
  • Da 1ª estação à P: quente (60’) e seco (30’);
  • Da P à 2ª estação: frio (30’) e seco (60’);
  • Da 2ª estação à L: frio (30’) e úmido (30’)

Júpiter: temperado, mas levemente quente (1½) e seco (1);

  • Da L à 1ª estação: quente (30’) e úmido (60’);
  • Da 1ª estação à P: quente (60’) e seco (30’);
  • Da P à 2ª estação: frio (30’) e seco (60’);
  • Da 2ª estação à L: frio (30’) e úmido (30’).

Marte: quente (2½) e seco (3), intensamente;

  • Da L à 1ª estação: quente (30’) e úmido (60’);
  • Da 1ª estação à P: quente (60’) e seco (30’);
  • Da P à 2ª estação: frio (30’) e seco (60’);
  • Da 2ª estação à L: frio (30’) e úmido (30’).

Sol: quente (5½) e seco (2);

Vênus: quente (½) e úmida (4), “mas nela predomina a umidade”;

Mercúrio: frio (1½) e seco (1);

Lua: fria (5) e úmida (6)

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.16

WILLIAM LILLY (XVII)17:

Saturno: frio e seco;

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: seco;

Astrologia Gallica. – Os números ao lado das qualidades mostram qual o grau de calor, frieza, umidade e secura dos planetas apresentados no Liber Decimus Tertius, Sectio I, Caput II. A razão alcançada por essa numeração seria que a soma de uma dessas qualidades (por exemplo a secura)em todos os planetas que a tivessem (no caso, Saturno [3], Júpiter [1], Marte [3], Sol [2] e Mercúrio [1]) seria 10. 16 O sistema de Morin é mais complexo, mas a natureza elemental é essa que expus. Para melhor entendimento portanto leia-se o Caput Decimus Tertius inteiro. Aliás, configura pleonasmo dizê-lo, mas a melhor inteligência sobre as qualidades dos planetas em cada autor se deve à leitura mesma de suas obras. 17 Christian Astrology.

Júpiter: temperadamente quente e úmido;

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: quente e seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol: quente e seco mas mais temperado que Marte

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: temperadamente fria e úmida;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Mercúrio: frio e seco (mas mutável);

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: úmido;

Lua: fria e úmida;

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.

Cabeça do Dragão (Nodo Norte): “como B”;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Cauda do Dragão (Nodo Sul): “como A e C”;

  • Oriental: quente, fria, úmida e seca;
  • Ocidental: seca.

NICHOLAS CULPEPER (XVII):18

Saturno: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

Marte: quente e seco; • Sol: quente e seco;

Vênus: fria e úmida; • Mercúrio: frio e seco; 18 Tabela tomada da análise de Graeme Tobyn em seu Culpeper’s Medicine: a Practice of Western Holistic Medicine.

Lua: fria e úmida.

HENRY COLEY (XVII-XVIII)19:

Saturno: frio e seco;

Júpiter: temperadamente quente e úmido;

Marte: quente e seco;

Sol: quente e seco;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;)20

Vênus: fria e úmida;

Mercúrio: conversível em natureza, mas frio e seco;

Luna: fria e úmida;  Da L à 1ª N: quente e úmida;  Da 1ª N à P: quente e seca;  Da P à 2ª N: fria e seca;  Da 2ª N à L: fria e úmida.

JOHN GADBURY (XVII-XVIII)21:

Saturno: frio e seco;

  • Oriental: frio e úmido;
  • Ocidental: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: quente e úmido;

Marte: quente e seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: quente e seco;

Sol: quente e seco;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida; 19 Clavis Astrologiæ Eliminata or an Key to the whole Art of Astrology New Filed and Polished. 20 Provavelmente muda conforme estação, ao menos enquanto significador no cálculo do temperamento. 21 The Doctrine of Nativities and Horary Questions.

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: fria e úmida;

Mercúrio: conversível em natureza;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: quente e úmido;

Lua: fria e úmida;

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.

JOHN PARTRIDGE (XVII-XVIII)22:

Saturno: frio e seco;

  • Oriental: frio e seco;
  • Ocidental: seco;

Júpiter: quente e úmido;

  • Oriental: quente e úmido;
  • Ocidental: úmido;

Marte: quente e seco;

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: seco;

Sol: quente e seco, mas mais temperado que Marte;

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida;

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: úmida;

Mercúrio: frio e seco, mas muda;

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: seco;

Lua: fria e úmida;

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.

22 Mikropanastron: or, an Astrological Vade Mecum Briefly Teaching the whole Art of Astrology. • Cabeça do Dragão (Nodo Norte): “da natureza de B e E”;  Oriental: quente e úmida;  Ocidental: úmida; • Cauda do Dragão (Nodo Sul): “da natureza de A e C”;  Oriental: quente, fria, úmida e seca;  Ocidental: seca.

JOHN FRAWLEY (XX–)23:

Saturno24: frio e seco

Oriental: frio e seco;

Ocidental: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

Oriental: quente e úmido;

Ocidental: úmido;

Marte: quente e seco;

Oriental: quente e seco;

Ocidental: seco;

Sol: quente e seco;  Primavera: quente e úmido;  Verão: quente e seco;  Outono: frio e seco;  Inverno: frio e úmido; • Vênus: fria e úmida;  Oriental: fria25 e úmida;  Ocidental: úmida; • Mercúrio: frio e seco (mas mutável);  Oriental: quente;  Ocidental: seco; • Lua: fria e úmida;  Da L à 1ª N: quente e úmida;  Da 1ª N à P: quente e seca;  Da P à 2ª N: fria e seca;  Da 2ª N à L: fria e úmida. 23 The Real Astrology e The Real Astrology Applied. 24 Anteriormente em The Real Astrology ou The Real Astrology Applied, Frawley considerava Saturno oriental frio e úmido, ocidental seco. 25 Também anteriormente considerava Vênus oriental de outro modo, a saber: quente e úmida. • Cabeça do Dragão (Nodo Norte): aumenta as qualidades, “como B”26; • Cauda do Dragão (Nodo Sul): diminui as qualidades, “como A”27.

ROBERT ZOLLER (XX-XXI)

Saturno: extremamente frio e seco;

Júpiter: moderadamente quente e úmido;

Marte: extremamente quente e seco;

Sol: quente e seco, predominando o calor;

Vênus: moderadamente quente e úmida, especialmente isto último;

Mercúrio: frio e seco, este predominando;

Lua: fria e úmida, algumas vezes moderada, mutável.

LUIZ GONZAGA DE CARVALHO NETO, ou GUGU (XX-)

1) Breve Introdução ao Simbolismo Astrológico Tradicional

Saturno: Frio (++) e seco (+)

Júpiter: Quente (+) e úmido (+)

Marte: Quente (++) e seco (+)

Sol: Quente (+) e seco

Vênus: Fria (-) e úmida (+)

Mercúrio: Frio (-) e seco

Lua: Fria (+) e úmida (+) 2)

Cosmologia e Astrologia Medieval (aula 2)28

Saturno: frio e seco;

Júpiter: quente e úmido;

Anteriormente, Frawley considerava a Cabeça do Dragão, se oriental, quente e úmida; e se ocidental úmida apenas. Hoje o vê como um aumentador de qualidades: se por exemplo estiver conjunto ao Ascendente em Câncer, que é frio e úmido, o nodo norte esfriaria e umidificaria mais o Ascendente. O “como Júpiter” é por associação natural de dilatação, não de qualidades corpóreas. 27 Do mesmo modo, a Cauda do Dragão anteriormente era, se oriental, fria e úmida; e, se ocidental, seca. Hoje, ela apenas contrai, diminuí as qualidades dos pontos chave do temperamento a que estiver conjunta: se, por exemplo, estiver conjunto ao Ascendente em Câncer, que é frio e úmido, ela diminuiria esse frio e atenuaria essa umidade um tanto. O “como Saturno” é no sentido natural de contração, antes que o qualitativo-elemental. 28 Aqui o Gugu refere os planetas segundo seus elementos, ao invés de segundo suas qualidades – ou seja, em vez de dizer que Saturno é frio e seco, diz que é como a terra –, mas como ele não considera os elementos de uma maneira indivisível, na prática dá na mesma.

Marte: quente e seco;

Sol: quente e seco;

Vênus:

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: fria e úmida;

Mercúrio:

  • Oriental: quente e seco;
  • Ocidental: frio e seco;

Lua: fria e úmida.

3) Cosmologia e Astrologia Medieval (aulas 10 e 11) • Saturno: frio e seco;  Oriental: frio e úmido;  Ocidental: seco; • Júpiter: temperadamente quente e úmido;  Oriental: quente e úmido;  Ocidental: úmido; • Marte: quente e seco;  Oriental: quente e seco;  Ocidental: seco;

Sol: quente e seco mas mais temperado que Marte

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: temperadamente fria e úmida;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Mercúrio: frio e seco (mas mutável);

  • Oriental: quente;
  • Ocidental: úmido;

Lua: fria e úmida;

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida.

Cabeça do Dragão (Nodo Norte): “como B”;

  • Oriental: quente e úmida;
  • Ocidental: úmida;

Cauda do Dragão (Nodo Sul): “como A e C”;

  • Oriental: quente, fria, úmida e seca;
  • Ocidental: seca.

MARCOS VINICIUS MONTEIRO (XX-):

Saturno: frio e seco

Júpiter: quente e úmido

Marte: quente e seco

Sol: quente e seco

  • Primavera: quente e úmido;
  • Verão: quente e seco;
  • Outono: frio e seco;
  • Inverno: frio e úmido;

Vênus: fria e úmida

Mercúrio: frio e seco

Lua: fria e úmida

  • Da L à 1ª N: quente e úmida;
  • Da 1ª N à P: quente e seca;
  • Da P à 2ª N: fria e seca;
  • Da 2ª N à L: fria e úmida. ***29 • Cabeça do Dragão (Nodo Norte): aumenta as qualidades, “como B”;

Cauda do Dragão (Nodo Sul): diminui as qualidades, “como A”.

YUZURU IZAWA (XX-)

Saturno: melancólico (frio e seco);

Júpiter: sanguíneo (quente e úmido);

Marte (quente e seco);

Sol: colérico (quente e seco);

  • Áries, Touro e Gêmeos – Sangüíneo;
  • Câncer, Leão e Virgem – Colérico;
  • Libra, Escorpião e Sagitário – Melancólico;
  • Capricórnio, Aquário e Peixes – Fleumático;

Vênus: fleumática (fria e úmida);

Mercúrio: melancólico (frio e seco);

Presumo que Marcos Monteiro siga a Frawley na qualidade dos Nodos lunares, donde eu deixá-los à parte com receio e dúvida.

Lua: fria e úmida;

  • De Nova a Crescente – Sangüínea;
  • De Crescente a Cheia – Colérica;
  • De Cheia a Minguante – Melancólica;
  • De Minguante a Nova – Fleumática.

EDSON MIRANDA BETEMPS, OU DINHO (XX-)30

Saturno: terra;

Júpiter: ar;

Marte: fogo;

Sol: fogo;

Vênus: água;

Mercúrio: terra;

Lua: água.

ANA RODRIGUES (XX-)

Saturno: terra;

Júpiter: ar;

Marte: fogo; • Sol: fogo;

Vênus: água;

Mercúrio: terra;

Lua: água.

BRUNO BERNARDES (XX-)

Saturno: terra;

Júpiter: ar;

Marte: fogo;

Sol: fogo;

Vênus: água;

Mercúrio: terra;

Lua: água.

Como Dinho entende os elementos significados por cada etapa do temperamento indivisíveis, então achei melhor listá-los não por frio e seco, mas por terra; não por quente e úmido, mas por ar; etc.

©2015 Astrothon.