Como conhecer o seu lado capricorniano?
Como saber o quanto de capricorniano tem em sua personalidade? Como observar seu lado capricorniano? Em que assuntos de sua vida se expressa seu lado capricorniano?
- estude a casa que tem a cúspide no signo de Capricórnio, nos seus assuntos prevalecerá o “modo” capricorniano de ser;
- estude os planetas, asteroides, pontos especiais que tenham seu trono (que estejam posicionados) em Capricórnio. As faculdades da personalidade associadas a estes planetas e objetos expressarão sua energia no “modo capricorniano”;
- estude a situação astrológica de Saturno natal, regente do signo do signo de Capricórnio. A situação em que se encontre Saturno natal informa a força com que o signo está no mapa como um todo. Se estiver bem posicionado, as qualidades do signo de Capricórnio se expressarão mais facilitadas, se estiver mal posicionado deverá se estudar as tensões para as reverter em habilidades
Características gerais
ASTROLOGIA
Signo zodiacal tropical: Capricórnio
Posição de ordem no zodíaco: 10
Planeta Regente Ptolomeu: Saturno
Planeta Regente Esotérico: Saturno
Planeta Exaltado: Marte
Planeta em exílio: Lua
Planeta em Queda: Júpiter
Signo oposto complementar: Caranguejo
Signo de escape: Áries
ENFOQUE ENERGÉTICO
Elemento: Terra
Modo: Cardinal
Dimensão: Terceira
Polaridade: negativa
ENFOQUE MITOLÓGICO
Deus, patronos, protetores, regentes do signo: Deus cristão-judaico-muçulmano
Orixá: Oxalá. Naná. Pretos velhos. Caboclos doutrinadores
Apóstolo: André
Avatar: Gurdjief. Lao Tsé. Confúcio. Mestre Irineu. Meishu Sama, São Francisco
Anjo/Arcanjo:
Animal: Cabra. Peixe.
ENFOQUE COMPORTAMENTAL
Frase-chave: eu sei. estou ligado. realizo
Virtude: Perseverança. Firmeza. Responsabilidade
Características positivas: presença, conexão, responsabilidade, prudência, contenção, determinação, firmeza, resistência, suportação, conhecimento, tradição, ancoramento, estruturação
Características negativas: dureza, insensibilidade, abuso de poder, pobreza, castigo, abandono, rejeição, crueldade, manipulação, escravização.
Papeis e funções: professor, maestro, instrutor, assessor, consultor, realizador, juiz, ceifador, morte, cobrador, inspetor,
Instituições: Igrejas, universidades, escolas da tradição, instituições públicas
ENFOQUE SAZONAL
Estação do ano: Primeira fase do Verão no hemisfério sul e do Inverno no hemisfério norte
Sol em trânsito: do 22 de dezembro até 20 de janeiro
Sugestões do Sol em trânsito pelo signo: balanço, situação, planificação
Sugestões do Calendário Sagrado: autocoroamento
ASSOCIAÇÕES GERAIS
Nota musical: grave
Trabalho de Hércules:
Tribo de Israel:
mês: dezembro-janeiro
NATUREZA
Cores: preto
Metais: chumbo
Pedras: turmalina preta, ônix, ágata…
Vegetais: cedro, araucária, Sequoia
Aromas: Sândalo, cedro
CORPO
Partes do corpo: Joelho. Coluna vertebral. Dentes. Ossos, juntas. Pele.
Funções do corpo: inteligência global do corpo
Chacra:
Aspecto físico: pessoa magra, enxuta, ossuda, vestida com recato, precisão, adequação.
Enfoque espiritual
“A ti Capricórnio, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros; mas pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade. E Capricórnio voltou ao seu lugar.” (Martin Schulman – Karmic Astrology, 1977)
O signo de Capricórnio é o portal que permite a vivência e consciência da manifestação no plano físico de tudo o que existe, como um todo sistêmico e orgânico no espaço e no tempo. É a inteligência que rege tudo o que existe desde a perspectiva da materialidade, e as leis, estruturas e organizações que a constituem.
Os 12 signos do zodíaco são os 12 portais de consciência e as 12 substâncias básicas e arquetípicas que constituem a manifestação da vida no planeta Terra.
Assim somos os 12 signos, e a consciência se expande nestes 12 portais a medida que a pessoa evolui na sua vida segundo o signo de Capricórnio se encontrar no mapa natal.
Todos temos o nosso lado Capricórnio, mas ele estará ressaltado na nossa personalidade quando o Sol, Lua ou Ascendente natal estão em Capricórnio. Em segundo grau, mas também com força, quando Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno estão em Capricórnio.
O signo dominante no mapa natal impõe seus atributos na personalidade e desenvolve padrões que determinam o estilo da pessoa ser. O signo dominante no mapa natal é como um ímã que atrai experiências, acontecimentos, pessoas.
A pessoa com o signo de Capricórnio dominante em seu mapa desde uma perspectiva espiritual é aquele que percebe a inteligência que a tudo rege, que percebe como tudo está interligado, integrado e se comporta tendo em conta a lei e o conhecimento acumulado pela cultura a que pertence com responsabilidade cidadã e ambiental, sempre dando o melhor de si a favor do bem-estar geral.
O capricorniano espiritual autocoroado é de aquele estilo “careta zen”, que se comporta na medida certa, com impecabilidade e discrição, mas que fara tudo o que seja necessário para realizar seus sonhos, abençoado com perseverança, determinação, poder de realização, conhecimento e consciência objetiva.
Quando a pessoa ilumina seu lado capricórnio ganha a liberdade de escolher o caminho mais belo e feliz.
Leitura da imagem do signo de Capricórnio de Johfra Bosschart
Leitura da imagem do signo de Capricórnio de Johfra Bosschart
A paisagem está sendo contemplada por alguém dentro da boca de uma caverna, que se espelha em outra caverna na sua frente, onde um velho ceifador com corpo enxuto e tonificado se mostra disposto a se relacionar. Sobressai acima da caverna do ceifador um imponente cabrito no seu topo que pode representar a conquista, a vitória, a meta cumprida como se veria num sonho. Aludindo a que o Capricorniano tem fixo na sua mente a conquista do que quer ainda para isto tenha que subir alta montanha, simbolizando vencer desafios e obstáculos.
O ceifador, portador da foice, já foi muito usado como símbolo de Saturno que antes de Plutão era o Senhor da Morte. Ainda que na maioria das lendas de ceifadores eles não matam, mas anunciam a morte à pessoa, tendo em algumas lendas até prazos para o ceifador provocar a morte, tipo: primeira chance 2 anos, segunda chance 3 meses, se a pessoa escapasse da morte nestes períodos conseguiria uma vida com tempo indeterminado até novamente aparecer o ceifador.
A foice também pode simbolizar o poder de cortar pela raiz o que a pessoa quiser, o que lhe dá o poder da frieza e a indiferença.
Observe que o ceifador tem na sua mão direita uma ampulheta marcando o tempo e na mão esquerda segura a foice que descansa apoiada em seu ombro.
A figura sugere que quem está vendo essa passagem está tendo um encontro com o ceifador, que ele sempre está atento ao que acontece.
Ao parecer não é o fim da vida que este ceifador vai anunciar, ele mais que amedrontar convida a falar, a ser consultado, a com ele algo aprender. Na sua aparência, o seu semblante, o seu corpo é mais de um ermitão, um sacerdote, um mestre – Por trás da sua caverna nasce uma luz forte que sobressai e ilumina.
A figura do homem jovem a direita, nu em pé, pisando uma cobra, simboliza a pessoa que domina suas emoções e tentações (ao pisar a cobra), e com os braços levantados em saudação à cabra vitoriosa no topo, expressa que despojada de todo está disposta de fazer o que seja necessário para chegar como a cabra ao topo.
Observe que o cenário todo é duro, seco, não tem plantas, nem cor, escassez ao estremo. só mostra montanhas pontiagudas para o cabrito ate seu topo chegar. As cores, prevalecendo o azul, só estão na luz que vem do horizonte com foco na cabra musculosa, poderosa, orgulhosa, mas com postura firme, centrada sem sedução ou exagero. Até a luz é precisa, só iluminando a meta a seguir: chegar ao topo.
Tem seis crianças. no lado direito da moldura de pedra tem duas uma na base comodamente observando e outra à altura da cabra também observando, mas é difícil imaginar como ela se encontra nessa altura sozinha. Do lado direito tem quatro crianças, duas a meia altura subindo perigosamente a encosta, uma caída numa pedra aparentemente se apoiando para subir, e no chão outra criança brinca com um jacaré com as pernas e uma se apoiando num bastão que é cobra.
As crianças dominantes em número na figura representam a visão do velho que vê a todos como crianças batalhando na vida com ignorância e ingenuidade. O capricorniano desde pequeno já está conectado a sua missão de construir, realizar, experimentar e assim ele vê o mundo sempre tudo por fazer e onde outros veem esplendor e abundância ele visualiza o que ainda esta por fazer.
te amo
Hector Othon
Símbolo de Capricórnio
Existem dois símbolos para o signo de Capricórnio muito usados.
Este primeiro a esquerda representa no seu início os chifres de uma cabra e no seu fim o corpo de um peixe, representando tanto a força, perseverança e vontade da cabra de subir a montanha, realizar suas metas como através do corpo do peixe se movimentar com sensibilidade e liberdade nas emoções que banham os lugares mais diversos por onde ele anda em suas caminhadas.
A outra versão, a direita, é construída também com os dois elementos usados no símbolo anterior: os chifres e o peixes. Este último símbolo é o que eu tenho visto ser mais usado. Este poderia ser visto como um C estilizado.
Terceira dimensão do Elemento terra
O signo de Capricórnio é da terceira dimensão do elemento Terra quer dizer é o canal que nos permite o contato através dos sentidos, da sensibilidade, da mente com a realidade material como um todo, o que somos, o que nos rodeia e a totalidade. Priorizando a percepção das estruturas, dos limites, do essencial de cada coisa. Por isto quiçá o prisma de capricórnio crie uma imagem depurada das coisas, meio gelada, sem cores, sem emoções, com o propósito de ressaltar estruturas, conexões, mecanismos, leis, procedimentos, ligações, funcionamentos dentro de um objetivo maior, uma meta abrangente que dá uma ideia do todo que se olha.
Bem que na imagem de johfra Bosschart do signo de Capricórnio o que mais importa é a ideia da cabra atingir o topo da montanha, e assim o olhar capricorniano precisa saber de tudo o que existe em relação ao que ele quer, ele precisa do domínio do todo para entender como funciona as partes.
Modo cardinal
Capricórnio inicia com o Verão no hemisfério sul, e dele ganha a cardinalidade da estação, o que o abençoa com uma força especial de iniciativa, de potencia para realizar o que se propõe. Dos signos do elemento Terra, Capricórnio é o que tem mais iniciativa, liderança. Ainda tendo em conta seu estilo sério, responsável, calculista, estratégico, exigente ele consegue ser rápido, ativo, líder, muitas vezes até atrevido demais.
Polaridade negativa
O signo de Capricórnio é de polaridade negativa, o que potencializa sua sensibilidade e sua emotividade o que é para este signo uma bênção. Ainda o capricorniano sendo durão, dentro dele varias forças entre elas a polaridade ressalta seu lado feminino, sensível a tal ponto de conseguir amaciar seu coração.
Enfoque comportamental
O enfoque comportamental descreve o modo de ser capricorniano no comportamento. No site divido os textos por adulto, jovem e criança masculino e feminino. Compartilho no final desta página também um texto que escrevi faz muito tempo que chamei “sou capricorniano”.
Enfoque mitológico
A denominação Capricórnio vem dos caldeus e babilônios, é associada às cabras que desciam das montanhas com a chegada do inverno.
Capricórnio na Grécia
Na Grécia a constelação de Capricórnio homenageia ao deus Pã (ou Pan), ser meio homem, meio animal, meio Deus com torso humano, coberto de pelos e com cabeça e tórax de humano e corpo inferior de bode. Representando a celebração da vida, o ardor da força da natureza. Habitava os bosques e divertia- assustando os que passavam com suas bruscas aparições (daí a origem do termo pânico).
Júpiter o transformou em constelação por ter ajudado a combater o terrível monstro Tifão. Numa outra versão, o Capricórnio é a cabra-mãe Amaltéa, que amamentou Júpiter.
Capricórnio no hemisfério sul, fim de Primavera
clique neste link para acessar o texto do trânsito do Sol pelo signo de Capricórnio durante a primeira fase do Verão, onde reflito sobre as sugestões de autoconhecimento, cura e aprimoramento pessoal no período.
Verão no H Sul: Capricórnio, Aquário e Peixes
Capricórnio – Verão
No signo de Capricórnio predomina o Frio sobre o Seco e tem aporte Úmido, a contração material é atenuada, diminuindo a rigidez e permitindo um impulso próprio, ausente nos dois outros signos de Terra. Não está sob a tirania da matéria apenas, mas tem a capacidade de discernir sobre o que o sensibiliza (Frio e Úmido) e para lidar com as circunstâncias a partir disto (Frio e Seco).
Surge a ambição, isto é, o desejo de cumprir a fantasia daquilo que julga ser o seu desígnio. Como a sensibilidade quanto ao que existe fora do mundo material é apenas parcial (o Seco predomina sobre o Úmido), na verdade apenas pressente a possibilidade de sair da limitação material, de seu destino. Isso cria uma tensão interior que o faz atuar para que o mundo material ultrapasse os limites daquilo que ele já é, para conter valores ligados à sensibilidade interior.
Ele é representado pelo desenho de uma cabra no cume de uma montanha, sendo este o local onde, sem sair da terra, pode-se chegar o mais próximo possível do céu, das nuvens e do sol. A cabra é o animal que melhor representa o labor e a destreza na escalada. No entanto, essa cabra tem rabo de peixe, denotando que, além do parentesco com o elemento Água (Frio e Úmido), há algo de impossível na sua escalada.
Estado cósmico dos planetas em Capricórnio
Saturno regente de Capricórnio e Aquário
No signo de Aquário, Saturno tem o papel de lembrar que a liberdade e a autogestão é só possível com responsabilidade, competência, compromisso, o que exige o conhecimento da ordem, da lei, da moral e da historia.
Domicilio noturno: Capricórnio
Saturno se sente muito a vontade no signo de Capricórnio. Posso afirmar que a única maneira de se realizar com alegria o modo de ser de capricórnio é seguindo as orientações e ensinamentos de Saturno. Saturno, o Deus cristão, criador deste mundo e da lei que o rege, é o regente dignificado do modo de se ser capricorniano.
Marte exaltado em Capricórnio – soldado de Deus
Marte, o planeta da ação, da energia, da proatividade, da liderança está exaltado claramente em Capricórnio. O signo de Capricórnio acolhe com agrado esta disposição de Marte, ainda salientando que em Capricórnio, Marte terá que ter responsabilidade, competência, compromisso, disciplina.
A pessoa com Marte em Capricórnio possui uma força extraordinária, que une as qualidades de Marte com as de Capricórnio. Só que de tanto poder e disposição pode exagerar em exercícios e prejudicar seu sistema muscular ou ósseo -coluna, joelhos, atenção.
Marte em Capricórnio é abençoado enquanto seja mestre de si mesmo e esteja treinado, preparado para encarar sua missão no plano maior.
Lua em exílio em Capricórnio:
A Lua em Capricórnio terá que se reger por horários, metas que devem ser cumpridas com responsabilidade, competência, pontualidade. Quiçá por isso estar em exílio, ainda deva ser assinalado que nada melhor que a Lua em Capricórnio para o irrigar de sensibilidade e afetuosidade… mas sem lugar a dúvidas, a função lunar deverá ser abençoada com maestria e sabedoria para não sofrer com o jeito de ser capricorniano.
Júpiter em queda em Capricórnio
O estilo livre, generoso, positivo, solto de Júpiter terá que aprender a ser disciplinado, perseverante, responsável o que é sem lugar a dúvidas um desafio maior para Júpiter, por isto está em queda. Para a pessoa, Júpiter em Capricórnio será um grande desafio na sua vida que exigirá autoconhecimento e a arte de ser generoso com responsabilidade, de ser positivo com conhecimento da real.