Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Enfoque dos 4 elementos, 3 modalidades, 3 dimensões, e polaridade | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Enfoque dos 4 elementos, 3 modalidades, 3 dimensões, e polaridade

por Hector Othon

Os signos podem ser agrupados em diversas categorias: Elementos, Modalidade, Dimensão e Gênero (Polaridade).

Signos

Polaridade Modalidade Dimensão Elemento Casa

Áries

+ masculino (diurno) Cardinal Primeira Fogo I
Touro – feminino  (noturno) Fixo Primeira Terra

II

Gêmeos

+ masculino       (diurno)

Mutável Primeira Ar III

Caranguejo

– feminino  (noturno) Cardinal Primeira Água IV
Leão + masculino (diurno) Fixo Segunda Fogo

V

Virgem

– feminino  (noturno) Mutável Segunda Terra

VI

Libra

+ masculino (diurno) Cardinal Segunda Ar VII
Escorpião – feminino  (noturno) Fixo Segunda Água

VIII

Sagitário

+ masculino (diurno) Mutável Terceira Fogo IX
Capricórnio – feminino (noturno) Cardinal Terceira Terra

X

Aquário + masculino (diurno) Fixo Terceira Ar

XI

Peixes

– feminino (noturno) Mutável Terceira Água

XII

A combinação de gênero, elemento, dimensão e modalidade oferece informações preciosas para o entendimento dos signos. Para entender um signo, pesquise qual é seu elemento, modo, dimensão e polaridade e conseguirá deduzir suas possíveis características e atributos.

Os doze Signos zodiacais, no enfoque energético, são vistos como os doze canais, campos ou padrões de energia básicos de manifestação da vida na Terra. Este enfoque permite fazer uma construção dos conteúdos dos signos independente das descrições comportamentais clássicas, que as vezes podem restringir o significado dos signos a estereótipos de comportamento, muitas vezes até negativos.

 

Gênero

Os signos como tudo neste mundo tem polaridades, o que divide os signos em  6masculinos (também designados por Yang, Positivo, Diurno, Quente, mais voltados para o exterior e a ação) e  6 femininos (Yin, Negativo, Noturno, frio, mais voltados para o interior ou receptivos).

Masculinos: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário

Femininos: Touro, Caranguejo, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes

Tudo o que existe apresenta uma polaridade. Nada é só YIN ou só YANG. Nada é só positivo ou negativo. O que pode ser visto como positivo por um, pode ser visto como negativo por outro. O que pode se considerar positivo numa situação pode se considerar negativo em outra situação. O positivo pode virar negativo e o negativo positivo.

Neste mundo rege a Lei da Dialética e da Impermanência e assim todo o que existe tem seu complementar oposto, ainda em constante transformação e movimento.

No “Su Wen”, livro básico da medicina chinesa, destacam-se diagramas cuja tradução
é a seguinte:

“O céu (ar) é o acúmulo de YANG. A terra é o acúmulo de YIN.”
“O fogo é YANG. A água é YIN.”
“YANG é a agitação. YIN é a serenidade.” Su Wen, cap. 5
“O céu e o sol são YANG. A terra e a lua são YIN.” Su Wen, cap.6
“Dentro do YANG tem o YIN. Dentro do YIN tem o YANG.” Su Wen, cap. 66

O predomínio da energia YANG está no dia, na primavera e no verão, no masculino, no calor, na luz, na extroversão, no movimento, na força, no exterior, no tônico. O predomínio da energia YIN está na noite, no outono e no inverno, no feminino, no frio, no escuro, na introversão, na quietude, na receptividade, na adaptabilidade, no interior, no flácido.

Todos temos nosso lado YIN e nosso lado YANG; não há noite sem dia, ódio sem amor e homem sem mulher.

As mulheres são essencialmente YIN, mas todas trazem em si um lado masculino, que é YANG; umas mais e outras menos. Os homens são mais YANG, mas todos trazem em si um lado feminino que é YIN; uns mais e outros menos. Em nossos corpos e temperamentos espelham-se os nossos predomínios YIN e YANG, que podem variar durante a vida.

Na astrologia ocidental podemos fazer um cálculo da força das polaridades dos signos na personalidade, a partir da soma dos pesos do Sol, da Lua e dos planetas nos signos no mapa natal.

Cada polaridade se desdobra em dois elementos, e cada elemento em três modalidades.

Cardinal Aries
Fogo Fixo Leão
Mutável Sagitário
Masculino
Cardinal Libra
Ar Fixo Aquário
Mutável Gêmeos
Cardinal Caranguejo
Água Fixo Escorpião
Mutável Peixes
Feminino
Cardinal Capricórnio
Terra Fixo Touro
Mutável Virgem

 

Elementos

Áries, Leão e Sagitário pertencem ao elemento Fogo.

Corpo Vital. São signos de expressão da identidade, vitais, enérgicos, entusiasmados.

Touro, Virgem e Capricórnio pertencem ao elemento Terra.

Corpo físico. São signos de expressão “física”/concreta, de valores, ancoramento, construção, estruturação.

Gêmeos, Libra e Aquário pertencem ao elemento Ar.

Corpo mental. São signos de expressão relacional, compreensão, comunicação, expressão.

Caranguejo, Escorpião e Peixes pertencem ao elemento Água.

Corpo emocional. São signos de expressão emocional, interiorização, afeto, amor.

Para ver mais sobre os 4 Elementos visite um blog dedicados a eles http://astrothonelementos.blogspot.com/

 

As três modalidades

As modalidades dos signos foram herdadas das etapas das Estações. O signo segundo corresponda no transito do Sol por ele, ganha qualidades diferenciadas em dependência de estar no inicio, no meio ou no fim da estação.

Cardinal (início de estação – equinócios e solstícios):

Os signos cardinais iniciam as estações: Áries está associado à deflagração da primavera; Caranguejo, inicio do verão; Libra, inicio do outono e Capricórnio, inicio do inverno. Iniciam os quadrantes.

São signos de iniciativa e de atividade. Incitam a tomada de poder e definem direções.

A energia Cardinal é desbravadora, ativa, líder. Diante um desafio ou obstáculo, as pessoas Cardinais tomam posição e agem. A energia cardinal é voltada para fora, para a solução de problemas e iniciar processos e é centrada em quem faz.

Signos cardinais:

  • Áries: iniciativa na ação, desbravamento e decisão. Início da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul.
  • Caranguejo: iniciativa em tomar posse do lugar que se ocupa, incita cuidar, nutrir, proteger a família e a propriedade. Início do Verão no hemisfério norte e do Inverno no hemisfério sul.
  • Libra: disposição e iniciativa para o relacionamento e o belo. Início do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul.
  • Capricórnio: iniciativa voltada para a profissão e o conhecimento do mundo. Início do Inverno no hemisfério norte e do Verão no hemisfério sul.

Excesso de planetas em signos cardinais: A tendência a tomar a iniciativa, competir, desbravar, pode chegar a ser compulsiva, descontrolada ou desmedida.

Falta de planetas em signos cardinais: Dificuldade em decidir, ousar e liderar. Necessidade de desenvolver a iniciativa pela vontade e a disciplina.

Fixo (auge da estação)

O grupo dos fixos reúne os signos associados ao período em que cada estação se mostra firmemente estabelecida: Touro (primavera), Leão (verão), Escorpião (outono) e Aquário (inverno): Signos de estabilidade, que buscam seguridade e assentamento.

Disponibilidade para manter, ancorar e conservar. É uma energia de resistência. Ao surgir um obstáculo, as pessoas com predominância de fixos resistem, esperam e decidem com responsabilidade. A energia Fixa é voltada para dentro, para a capacidade de resistir exteriormente aos desafios.

  • Touro: Conserva valores pessoais, busca estabilidade, valoriza o mundo material. Auge da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul.
  • Leão: Conserva a personalidade, tem firmeza pessoal. Auge do Verão no hemisfério norte e do Inverno no hemisfério sul.
  • Escorpião: Mantém sensações, intuições e sentimentos. Auge do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul.
  • Aquário: Sustenta ideias, sustenta diferenças.  Auge do Inverno no hemisfério norte e do Verão no hemisfério sul.

Excesso de planetas em signos fixos: Teimosia, cabeça dura. Conservador. Insistência em padrões aprendidos. Firmeza e persistência. Busca de segurança e estabilidade.

Falta de planetas em signos fixos: Dificuldade em concluir coisas e manter vontade, idéias e opiniões. Dificuldade para estabelecer compromissos, cumprir prazos e horários. Flexibilidade e jogo de cintura.

Mutáveis (fim da estação)

O grupo dos signos mutáveis é associado ao período em que cada estação vai perdendo sua força e apresentando os sinais da próxima estação. Esse período de transição, que apresenta características da estação que está terminando e da que está se aproximando, confere a Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes um caráter oscilante, pelo qual eles são tidos como signos mutáveis: Signos de flexibilidade, de adaptação. São sensíveis à diversidade e às diferentes alternativas possíveis. Fim da estação.

É a energia para mudar e renovar. Facilita o contato com o diferente. Os Mutáveis não fazem mudanças radicais na sua vida, nem tampouco são fixos. Eles estão sempre indo de uma direção a outra, buscando ideias novas. A energia Mutável nem se lança e nem resiste. Diante de um obstáculo, contorna.

  • Gêmeos: mente borboleta. Inteligência da palavra. humor. Fim da Primavera no hemisfério norte e do Outono no hemisfério sul.
  • Virgem: aprimoramento e aperfeiçoamento. Fim do Verão no hemisfério norte e do Inverno no hemisfério sul.
  • Sagitário: visionário, ideólogo, viajante. Fim do Outono no hemisfério norte e da Primavera no hemisfério sul.
  • Peixes: sensibilidade, abertura, amor. Fim do Inverno no hemisfério norte e do Verão no hemisfério sul.

Excesso de planetas em signos mutáveis: Inquietação, está sempre mudando algo. Pode não ter firmeza de opiniões e não se impor ao meio. Diante desafios ou problemas busca novas maneiras e possibilidades de contornar e encontra soluções de forma inteligente, racional e criativa.

Falta de planetas em signos mutáveis: Dificuldade em se adaptar e ouvir novas ideias. Rigidez. Conservadorismo. Ideias fixas.

 

Signos duplos

A passagem para a próxima estação, é o que lhes confere duplo caráter ao último signo de uma estação.

Observe também que as figuras míticas associadas aos signos mutáveis também remetem a duplicidade: Gêmeos e Peixes são simbolizados por pares: Gêmeos um par de jovens, Peixes dois peixes. Virgem tem a mulher e a espiga. Sagitário tem a figura híbrida do centauro, metade homem, metade cavalo.

Capricórnio, ainda cardinal pode ser considerado um signo duplo, pela figura híbrida de uma cabra com rabo de peixe. O que se interpreta a suposta regra de que o capricórnio no início da sua vida se esforça para subir até o topo das montanhas de seus propósitos e numa segunda etapa de sua vida recolhe os frutos de seus esforços e a experiência vira sensibilidade e sabedoria.

 

Já estudamos as qualidades que ganham os signos zodiacais ao serem constituídos pelos 4 elementos. Vimos que existem 3 signos de cada elemento. Por exemplo, os signos do elemento fogo são: Áries, Leão e Sagitário. Agora vamos estudar o que diferencia os signos de um mesmo elemento.

Signos Polaridade Modalidade Dimensão Elemento Casa
Áries + masculino Cardinal Primeira Fogo I
Touro – feminino Fixo Primeira Terra II
Gêmeos + masculino Mutável Primeira Ar III
Caranguejo – feminino Cardinal Primeira Água IV
Leão + masculino Fixo Segunda Fogo V
Virgem – feminino Mutável Segunda Terra VI
Libra + masculino Cardinal Segunda Ar VII
Escorpião – feminino Fixo Segunda Água VIII
Sagitário + masculino Mutável Terceira Fogo IX
Capricórnio – feminino Cardinal Terceira Terra X
Aquário + masculino Fixo Terceira Ar XI
Peixes – feminino Mutável Terceira Água XII

Os signos de um mesmo elemento se diferenciam entre si segundo sua polaridade, dimensão e modalidade. Neste texto vamos estudar as Modalidades.

Os signos ganham as qualidades das modalidades segundo seu posicionamento nos quadrantes em que o zodíaco se divide a partir de sua associação as estações da Natureza.

É bom lembrar que o Zodíaco Tropical se inicia, por convenção no ponto vernal do equinócio de Primavera do Hemisfério Norte.

Foi Hiparco que, no século VI a.C., definiu e formalizou o Zodíaco Tropical, que foi tomado também como referência para determinar o posicionamento dos planetas. O próprio Hiparco percebeu que existe um movimento retrógrado do Ponto Vernal no zodíaco das constelações o que faz que com o tempo o ponto do zero do signo de Áries não coincida com o ponto zero da constelação de Áries. Logo mais na frente vamos aprofundar na diferença entre signo e constelação.

As qualidades dos signos foram definidas também por Ptolomeu, a partir de associação do trânsito do Sol pelos signos e as Estações como pode se ler no seu livro Tetrabiblos que se encontra na nossa Bibloteca virtual de Astrologiahttp://astrothontextosartigosdeastrologia.blogspot.com/

Cada estação da natureza está associada a três signos:

  • Primavera no Hemisfério norte: Áries, Touro, Gêmeos
  • Verão no Hemisfério norte: Caranguejo, Leão, Virgem
  • Outono no Hemisfério norte: Libra, Escorpião, Sagitário
  • Inverno no Hemisfério norte: Capricórnio, Aquário, Peixes

Os signos que iniciam as estações são chamados de cardinais. Os signos no meio das estações são chamados de fixos e os signos no fim de estação são chamados de mutáveis. E assim os signos ganham as qualidades de cada um destes três momentos importantes de uma estação, refletindo no fundo as qualidades do ciclo do Sol com a Terra, tendo em conta a inclinação do eixo da Terra.

Cardinal (inicio de estação): Áries, Caranguejo, Libra, Capricórnio

Os signos cardinais se iniciam nos equinócios e solstícios (momentos qualitativos diferenciados da trajetória aparente do Sol em torno da Terra).

Ao inaugurar as Estações da natureza estes signos serão abençoados com a força do início das estações promovendo empreendimento, iniciativa, garra, disposição, liderança, autoconfiança, coragem.

A pessoa com signos cardinais potencializados é desbravadora, precursora, inventiva, ativa, positiva, empreendedora, líder, comando, pujante, independente, autogestiva, competitiva, atenta, rápida.

Tem habilidade para tirar vantagens das coisas. Age rápido, é eficiente, pertinaz. Detecta com facilidade as oportunidades e as sabe aproveitar. Diante um desafio ou obstáculo toma posição, atitude e age.

”Os signos cardeais representam a força centrífuga irradiante e estão relacionados com o princípio da ação numa direção definida. Os signos cardeais “positivos”, Áries e Libra, estão relacionados com a ação no presente, baseada em considerações futuras. Os signos cardeais “negativos”, Caranguejo e Capricórnio estão mais ligados com o passado.” Pág. 88. ARROYO.

A força cardinal vai dirigida à solução de problemas, iniciar processos e é focada em propósitos e metas.

A cruz planetária e o trânsito de Urano e Plutão em 2011 e 2012

Os grandes protagonistas das transformações nos dias atuais se encontram em signos cardinais: Urano em Áries, Plutão em Capricórnio, Saturno em Libra e agora em Agosto Marte em Caranguejo.

Isto aumenta o impacto de sua manifestação no planeta e nas pessoas.

Signos cardinais: Áries, Caranguejo, Libra e Capricórnio

Áries

O Sol entra no signo de Áries no Equinócio Vernal (20 ou 21/03), início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. No primeiro dia de Primavera o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte e ilumina por igual ambos hemisférios. O dia e a noite duram o mesmo tempo em todos os lugares da Terra. A partir desse dia, a duração do dia vai aumentando até chegar ao máximo no primeiro dia de Verão.

Em Áries é fácil reconhecer a cardinalidade. Ele é o primeiro signo do Zodíaco, associado ao início da Primavera, que é o renascimento da vida, da natureza, quando tudo fica mais vivo, chamativo, alegre. Ele é fogo. Ele é regido por Marte, e nele o Sol está exaltado. Sem lugar a dúvidas tudo isto faz do signo de Áries o signo Cardinal mais forte, intenso, impactante.

Ainda identificando esta particularidade do signo de Áries, gostaria assinalar que a associação de Áries com a Primavera deveria incluir também a associação de Áries ao Outono, porque ainda que realmente no dia 20 de março se inicie a primavera no hemisfério Norte, no Hemisfério sul, a outra metade do planeta, se inicia o Outono. Assim como no Equador se mantém o eterno verão e nos polos o inverno.

O lado outonal de Áries, não deixa de ser cardinal, mas cria um estilo mais centrado, interior. Durante os tantos anos que pratico a Astrologia, tenho observado, que os arianos nascido no hemisfério sul são mais centrados, comedidos que os nascido no hemisfério norte. Sem deixar de ser lideres, arrojados, caracterizam-se por serem discretos, responsáveis, precavidos, preventivos.

Caranguejo

O Sol entra no signo de Caranguejo no Solstício de Verão (21/06), início do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul. No primeiro dia de Verão o Sol alcança sua máxima declinação norte 23º27′. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul, sendo a duração a cada dia, em relação à noite, menor. Durante o Verão o Sol ilumina mais o hemisfério norte que o sul.

A pessoa do signo de Caranguejo ainda que do elemento Água (emocional, afetiva) é de uma força e energia fácil de perceber. A maioria dos caranguejos são pessoas de atitudes, corajosas, de iniciativas, de garra. Eu fico realmente surpreso em presenciar a disposição e fibra dos caranguejos, ainda afetuosos, sensíveis, acolhedores, são pessoas de ação, de atitudes claras e firmes. Só também com estas qualidades para segurar e defender o mundo da família e do afeto entre nós.

É bom lembrar que no hemisfério norte o Verão começa com a entrada do Sol no signo de Caranguejo, o que apimenta ao signo de Caranguejo com força, poder e disposição para brilhar, fazer acontecer.

Libra

O Sol entra no signo de Libra no Equinócio outonal (21 ou 22/09), início da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. No primeiro dia de Primavera o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério norte para o hemisfério sul e ilumina por igual ambos hemisférios, o dia e a noite dura o mesmo tempo em todos os lugares da Terra. A partir do primeiro dia a duração do dia vai diminuindo até chegar ao mínimo no primeiro dia de inverno, a noite mais longa do ano.

Os librianos também são pessoas fortíssimas, grandes lideres. Conheci uma pesquisa de que entre os Chefes militares tem muitas pessoas com Sol ou Marte em Libra.

Muitas pessoas veem os librianos como pessoas indecisas, que não sabem decidir sozinhas, mas elas sabem muito bem o que querem, só que o signo de Libra as convida a incluir aos outros na sua decisão, a terem em conta o que as pessoas envolvidas pensam e querem. E isto, mais que uma deficiência nos dias atuais é um dom. O libriano pela sua natureza é convidado a decidir e tomar atitudes tendo em conta os outros e o ambiente, por isto eles se tornam poderosos e líderes queridos. Outra qualidade de Libra que no fundo os coloca em alta é o senso de equilíbrio, harmonia, beleza e justiça.

Lembrar também que o signo de Libra no hemisfério sul inicia a Primavera.

Capricórnio

O Sol entra no signo de Capricórnio no Solstício de Inverno (22/12), início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul. No primeiro dia de Inverno o Sol alcança sua máxima declinação sul 23º27′. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido sul e começa a dirigir-se na direção do hemisfério norte, sendo a duração do dia, em relação à noite, a cada dia maior. Durante o inverno no hemisfério norte o Sol ilumina mais o hemisfério sul.

Os capricornianos são claramente cardinais, especialmente os nascidos no hemisfério sul com o Verão.

A maioria dos capricornianos que conheço são pessoas ligadas, dispostas, que acordam cedo e que realizam como ninguém seus projetos, ideias, propósitos.

A força da cardinalidade, aliada à objetividade, pragmatismo e planificação da terceira dimensão do elemento Terra constroem líderes que em muito temos a agradecer.

Falta de peso nos signos Cardinais, sugere:

  • falta de iniciativa, confiança. Dificuldade em liderar, comandar;
  • resistência, medo, rejeição à aventura e ao risco;
  • dificuldade de tomar atitude com prontidão, de agir no impulso, de decidir na hora H;
  • tem pouco tempo para desfrutar a vida;
  • desânimo, preguiça em alcançar objetivos e manter as coisas em andamento;
  • empurrar os problemas para os outros;
  • se contentam com pouco, porque não gostam de esquentar a cabeça;
  • dificuldade em tirar vantagem das oportunidades;
  • não consegue perceber oportunidades;
  • dificuldade de se expor, jeito introvertido, pacato.

 O excesso de cardinalidade com negatividade, sugere:

  • radicalidade. Violência. Agressividade;
  • compulsão pelo poder;
  • necessidade de liberdade e de independência;
  • começar projetos que são abandonados sem mais nem menos;
  • muito alvoroço e poucos resultados;
  • apressados, imprudentes e dominadores.

Fixo (meio da estação): Touro, Leão, Escorpião e Aquário

“o apressado come cru”. “Mas vale um pássaro na mão, que dois voando”

Logo depois do impacto do início de uma estação, vem um período de assentamento, o auge da estação e depois vem o fim da estação. Os signos fixos se encontram no meio da estação e ganham suas qualidades de estabilidade, firmeza, definição.

A dinâmica fixa é passiva, negativa, calma, constante, tenaz, resistente, persistente, firme, segura, confiante, orientada pelo princípio de acumulação e fixação da energia.

Os signos fixos estão associados à estabilidade, e à busca de seguridade e assentamento. Eles sugerem disponibilidade para manter, ancorar e conservar. É uma energia de resistência. Ao surgir um obstáculo, as pessoas com predominância de fixos resistem, esperam e decidem com responsabilidade. A energia Fixa é voltada para dentro, para a capacidade de resistir exteriormente aos desafios.

Mudar é algo que lhes custa muito, porém, quando fazem mudanças, elas são drásticas e sem arrependimentos nem recuo.

As pessoas com peso destacado dos signos fixos se caracterizam por saberem muito bem o que querem e com calma e carinho elaborarem seus projetos e empreendimentos com responsabilidade, previdência, objetividade, pragmatismo. Eles têm calma, constância, perseverança para realizarem o que desejam.

São pessoas coerentes, responsáveis, cumprem suas palavras e acordos. São pessoas com convicção e firmeza. São estáveis, conseguem as coisas devagar, vão até o fim, tem os pés no chão. Inspiram segurança, lealdade, confiabilidade, prestígio. Conquistam status, posição, bens. Podem aparentar frieza, obstinação, teimosia, egoísmo, lentidão e apatia.

“Os signos fixos representam a energia centrípeta, isto é, a energia que é irradiada para dentro, na direção de um centro. São signos associados ao principio da inércia nas manifestações mundanas, mas se a energia é usada para atividades criativas ou para o desenvolvimento espiritual, eles também são conhecidos por seus grandes poderes de concentração e perseverança. Das três quadruplicidades, os signos fixos são os mais centralizados no aqui e no agora. Estes signos têm sido conhecidos como as “portas do avatar” e das grandes iniciações da alma, pois a energia concentrada também traz a essas pessoas o potencial para uma consciência concentrada. Pág. 89 ARROYO

Os signos fixos são os que concentram a força dos elementos. Assim Touro, concentra a força da Terra, Leão, do fogo, Aquário do Ar, Escorpião, da Água.

A Esfinge

Decifra-me ou Devoro-te.

A Esfinge contêm referências às quatro constelações fixas Touro, Leão, Escorpião, Aquário, homenageando-as porque estas constelações na época anunciavam as Estações. Ela é uma figura mitológica híbrida: rosto humano (Aquário), asas de águia (uma dimensão do Scorpio), corpo de touro (Taurus), e garras de leão (Leo).

O tempo em que as estações apontavam para as constelações fixas em torno de 4000 a 2000 a.C. teve o assentamento das grandes civilizações (egípcia, mesopotâmica, chinesa), o início da agricultura, o pastoreio.

Pode-se associar também aos signos fixos o poder dos quatro verbos que a tradição aconselha que imperem onde se quer sucesso:

Saber – Querer – Ousar – Calar

Pode se associar SABER ao signo de Aquário, concentração do elemento Ar. QUERER, a Vontade, pode ser associada a Leão, concentração do elemento Fogo. O OUSAR nos reporta a Escorpião e sua imagem de garra pronta para o ataque, concentração do elemento Água. E o CALAR, enfim, nos transporta para a figura do Touro, concentração do elemento Terra.

Os signos fixos: Touro, Leão, Escorpião, Aquário

Touro

Touro sendo o primeiro signo Terra corresponde no processo da Primavera ao momento de assentamento, de estabilidade, de plenitude quando as flores e as frutas estão em festa, seduzindo todos os sentidos e encantando. Um momento de plenitude assim convida a assentar, desfrutar, saborear, deliciar. O signo de Touro tem o movimento de enraizamento, um constante aprofundar onde se encontra. Por isto quiçá sua dificuldade para mudar.

Touro abençoa com firmeza, segurança, estabilidade e a arte de ocupar os espaços com gosto, beleza, conforto e o melhor espaço para os privilegiados que tem a sorte de serem seus íntimos.

Leão

Na minha experiência pessoal, os leoninos são as pessoas com mais capacidade de perseverança que conheço, quando decidem fazer algo vão até o fim. Também são as pessoas mais fiéis e leais que conheço, nas estatísticas são os mais resistentes a separações, perdas. Quando eles casam, ficam membros, se associam custam para se separar. Os desafios no caminho são vistos por eles como oportunidades de batalha e conquista. São ossos duros de roer, firmes até o fim.

Lembro um dos lemas da Revolução cubana: “Pátria ou Morte, Venceremos!” Fidel Castro como bom leonino é um bom exemplo de persistência, que chega a assombrar!

Escorpião

As pessoas de Escorpião também se destacam por serem firmes, leais, fieis profundas, estáveis, perseverantes. Quando ela entra em algo é para valer, e vai demorar em sair. Do mesmo jeito quando ela entra num relacionamento é para aprofundar e perdurar o quanto seja possível.

Aquário

O aquariano ainda que na instigação constante de Urano o convocando à transformação, é muito conservador, e as vezes impressionantemente cabeça dura. Ele tem ideias de vanguarda e revolução, mas observe que ao mesmo tempo são fixas. O aquariano consegue escutar o outro, mas custa mudar o que ele pensa e acredita.

Ele é também persistente, firme em seus projetos, e na realização do que quer. Ele pode ser amplo e diversificado, mas seu propósito e objetivos são claros e determinados.

Ele tende a ser conservador dentro a amplitude em que se movimenta. Lembre também que Saturno o rege, junto a Urano.

Predominância de planetas em signos fixos, sugere:

Firmeza, objetividade e persistência, de hábitos e opiniões definidas, de simpatias e antipatias intensas e obstinadas. Habitualmente agem complementando a pessoas cardinais mantendo aquilo iniciado por elas. Quando iniciam algo por si mesmo, são cuidadosos, precavidos, organizados, garantem a segurança, a qualidade, o retorno.

No caso da pessoa ter falta de peso na modalidade Mutável se aconselha que a pessoa estude o elemento mutável e conscientemente adote medidas para conquistar as qualidades que sente o farão uma pessoa mais completa, amorosa e sociável.

No caso da pessoa ter falta de peso na modalidade Cardinal se aconselha o estudo do elemento cardinal e conscientemente adotar medidas de aprimoramento nas qualidades que sinta precisa para conseguir agir como quer. Se aconselha que esteja atento as oportunidades que a vida oferece e que se esforce para agir sintonizado e no tempo certo.

Predominância da modalidade Fixo, lado negativo: Teimosia. Cabeça dura.  Fanatismo. Empacação. Enrolação. Conservador. Insistência em padrões aprendidos. Perda de oportunidades. Resistência a mudanças. Desgosto com imprevistos.

Falta de planetas (pouco peso) na modalidade Fixo:

Dificuldade de se firmar, de pertencer, de se comprometer, dispersão. Dificuldade em concluir coisas e manter ideias e opiniões. Ausência de apuro, de consistência e de continuidade. Desperta desconfiança por sua volatilidade e falta de solidez.

Mutáveis (fim de estação): Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes

São os signos que terminam as estações: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes e assim enquanto neles algo morre ao mesmo tempo algo nasce, a tônica é a flexibilidade e a disponibilidade para contracenar com alternativas, possibilidades.

Os signos mutáveis têm grande capacidade de adaptação, assimilam melhor os momentos de mudanças e transformação, e estão mais aptos para conviverem com o inesperado e o diferente.

O estilo Mutável nem se lança e nem resiste, contracena, se relaciona, estuda e vai decidindo segundo o que rola. Diante de um obstáculo, contorna.

A pessoa com signos mutáveis ativados é sensível, inteligente, e não faz questão de estar no comando, ou de se comprometer de tal jeito que perca sua liberdade e independência. Ele precisa se sentir com liberdade para se movimentar, para mudar, para experimentar. Por isso, é a pessoa ideal para ser assessor, e ocupar postos secundários. Ele sabe apreciar e valorizar lideres, empreendedores, e oferece seus serviços com orgulho, lealdade e despojamento, o difícil é ele se manter muito tempo na mesma atividade. Ele precisa ser estimulado e conquistado a cada certo tempo, de outra maneira ele pode sair em busca de melhores oportunidades.

“Os signos mutáveis estão relacionados ao principio da harmonia e podem ser concebidos como padrões espiralados de energia. Peixes e Virgem simbolizam espirais de energia dirigidas para baixo; assim, estes signos estão, de algum modo, ligados com o passado: Peixes com o “carma” passado e Virgem com as crises passadas, ocorridas no desenvolvimento da personalidade. Gêmeos e Sagitário simbolizam espirais de energia dirigidas para cima e estão orientados para o futuro, dando origem às tendências proféticas dos sagitarianos e às intermináveis especulações dos geminianos.” ARROYO, Pag. 89.

As pessoas com signos mutáveis em destaque podem se realizar como escritores, cientistas, jornalistas, professores, facilitadores, viajantes, mercadores, comerciantes.

Signos Mutáveis: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes

Gêmeos 

Gêmeos é o signo mutável dos signos do elemento ar. O geminiano tem a graça de entrar em contato, sem se misturar, comprometer. Do mesmo jeito que entra, sai, continua. Facilidade para aprender, para se informar, se expressar e comunicar.

Mente borboleta. Inteligência da palavra. humor.

Virgem

Virgem é o signo mutável dos signos do elemento terra. Ainda que organizado, se dispersa facilmente pelo seu fascínio por detalhes, alternativas, novidades. Facilmente é motivado a pesquisar, entrar em contato com o novo e o diferente, sempre em busca de conhecer algo que possa ser útil.

Sagitário

Sagitário é o signo mutável dos signos do elemento fogo. O Sagitariano ainda que goste de definir o que pensa e quer, seu amplo tesão pelo além o deixa aberto a muitas tentações de ideias, possibilidades que o dispersam de realizar o que definiu como prioritário.

Peixes

Peixes é o signo mutável dos signos do elemento água. Sua grande sensibilidade e amorosidade o deixa aberto e o pode dispersar dos propósitos de sua pessoa, ego.

Diante de desafios ou problemas busca novas maneiras e possibilidades de contornar e encontra soluções de forma inteligente, racional e criativa.

Predominância de planetas em signos mutáveis:

  • gostar de estudar, conhecer, viajar, mudar.
  • precisar de liberdade, autogestão, independência.
  • capacidade de adaptação. Flexibilidade. Jogo de cintura. Versatilidade.
  • serviço. Complementação. Talento para assessorar, apoiar, complementar, servir seguindo ordens. Aceita e apoia lideres, empreendedores, comando.
  • inteligência, criatividade, rápida
  • facilitador
  • comunicador, boa expressão. Capacidade de entrar em contato e se relacionar, servir
  • sensível para perceber oportunidades e agir
  • despojamento

Um grande desafio para a pessoa com muito peso da modalidade Mutável é conseguir vencer as tentações que a todo momento o querem tirar do caminho por onde anda. A modalidade mutável abre a pessoa as muitas possibilidade que tudo tem, e por outro lado abre o leque de gostos e atrativos. Por isto é difícil focar, se manter fiel, levar o que se inicia até o fim.

O grande desafio de excesso de mutabilidade é a culpa que pode vir ao ver o tempo passar e não ter realizado nada como poderia por não ter constância, perseverança. A pessoa com muita mutabilidade tem mesmo uma dificuldade de vencer dificuldades e se manter firme nos seus propósitos, e isto acontece não porque a pessoa tenha medo o impossibilidade de vencer desafios, mas porque ao mesmo tempo que aparecem as dificuldades num caminho em outros paralelamente aparecem oportunidades. O importante é a pessoa saber que dificuldades e desafios sempre aparecem apesar das promessas aparentes do primeiro contato. Então fugir delas é só postergar e perder o que foi investido de onde se saiu.

Por isto a pessoa tem que estar consciente desse jeito de ser e aprender a se aceitar. Se aceitando, tem que encontrar um jeito de conseguir administrar seu jeito de tal maneira que consiga os resultados que quer. No trabalho, é fundamental que faça algo que realmente gosta muito para que assim acorde muito sua motivação, é importante também que a pessoa batalhe para ter liberdade de horários e independência para trabalhar do jeito que bem entender.

Escolha também um trabalho ou atividade onde se solicite um espírito liberto, adaptável, criativo, flexível. E lembre se esforce em se manter firme no que quer, quando aparecer uma nova oportunidade que o for tirar de onde se encontra, faça questão de com responsabilidade, calma e carinho avaliar mesmo se vale a pena abandonar o que esta fazendo.

O excesso da modalidade Mutável de forma negativa, sugere:

  • Instabilidade. Inquietude.
  • Mudança de opinião.
  • Insegurança
  • Falta de compromisso, de palavra.
  • Mentira, encrenca, trambique.

Falta de planetas em signos mutáveis: 

  • Dificuldade em se adaptar
  • Falta de flexibilidade e de jogo de cintura
  • Resistência a mudanças
  • Deplorar imprevistos
  • Perda de oportunidades

 

Os 12 signos, como padrões de energia, substâncias originais, modos de ser e planos de manifestação do espírito no mundo físico estão associados ao que se pode chamar das 3 dimensões, planos ou portais através dos quais se pode vivenciar os elementos: Fogo (corpo vital), Terra (corpo físico), Água (corpo emocional) e Ar (corpo mental).

Cada signo, como um dos 12 campos, substâncias usa uma das 3 dimensões ou portais para se manifestar: o portal Pessoal, o portal de relacionamento com outra pessoa, ser ou coisa, e o portal de relacionamento com a totalidade do manifesto no sentido mais amplo e do relacionamento com mais de uma coisa no plano mais simples. Vejamos a seguir a característica de cada signo dentro desta visão das 3 dimensões ou portais:

Ira dimensão: portal pessoal

Na primeira dimensão experimentamos a individualidade, a identidade, a originalidade, a experiência do contato consigo mesmo, e os “modos de ser” cujo centro está na pessoa:

Áries

Áries como a 1ra dimensão do elemento Fogo abençoa com um corpo energético que nos permite agir, decidir, fluir, tomar atitudes, liderar… Áries sustenta o impulso, que mais que o conhecimento, segue a intuição, a inspiração, a espontaneidade… Áries inaugura, experimenta, avança, emana, irradia… pulsa…

Touro

Touro como 1ra dimensão do elemento Terra nos abençoa com um corpo físico com sentidos e um processo constante de ancoramento na realidade. Abençoa também com o modo de ser que busca o ancoramento, o conforto, que se delicia com tudo o que de bom, gostoso tem nesse mundo.

Gêmeos

Gêmeos como 1ra dimensão do elemento Ar nos abençoa com um corpo mental que nos permite respirar, expressar, trocar, aprender e ensinar.

Caranguejo

Caranguejo como a 1ra dimensão do elemento água nos abençoa com um corpo e inteligência emocional que contem as emoções e sentimentos que vivemos na família, nos relacionamentos pessoais. Nos abençoa também com a sabedoria do lar, da casa, da alimentação e o cuidado mútuo.

2da dimensão: plano de relação com o outro, um ser ou uma coisa

Leão

Leão como da segunda dimensão, nos permite experimentar, perceber, nos relacionar com o campo vital de outro ser. É por isto que o signo de Leão tem tanto poder nos relacionamentos, e para muitos leoninos a vida, os propósitos e consciência do outro é vista com tanta profundidade e verdade.

Leão ao ligar os corpos vitais, abençoa com o poder da cura, do avivamento.

Virgem

Virgem como a segunda dimensão do elemento Terra nos permite através dos sentidos apreciar as qualidades e características diversas das coisas, das pessoas… Virgem é então o portal que nos mostra a realidade através dos sentidos e nos permite estudar, organizar, catalogar, identificar, planejar, etc.

Virgem ao ligar os corpos físicos, abençoa com o poder da cura através das ervas, dos medicamentos e do serviço.

Libra

Libra como a segunda dimensão do ar nos permite escutar, observar a mente do outro, e a partir disso nos relacionar, trocar, nos comunicar

Libra ao ligar os corpos mentais, abençoa com o poder da mente, da harmonia e do belo.

Escorpião

Escorpião como a segunda dimensão do elemento água, nos permite sentir o outro, nos relacionar emocionalmente e através do astral (telepatia, intuição), e neste nível de troca podemos incluir o sexo.

Escorpião ao ligar os corpos emocionais e astrais, abençoa com o poder do amor, da fidelidade, do renascimento, do sexo.

3ra dimensão – além dos sentidos

Sagitário

Sagitário como 3ra dimensão do elemento fogo nos abençoa com a possibilidade de sintonizar a energia e o poder além dos sentidos e conectar com as forças da natureza, do social da visão.

Sagitário ao ligar os corpos vitais, abençoa com o poder da visão, do conhecimento, da ética, da religião.

Capricórnio

Capricórnio como 3ra dimensão do Elemento Terra nos abençoa com a possibilidade de entrar em contato com a inteligência da manifestação do mundo físico, além do que nos apresenta os sentidos. Capricórnio nos permite termos uma ideia de totalidade, de interconexão, de sistema, e nos revela as ordens e leis da realidade. Capricórnio também nos abençoa com a visão da história, do tempo e com tudo aquilo que está ancorado, estruturado. Capricórnio também nos abre para identificar a tradição e aquilo que está provado que funciona.

Capricórnio ao ligar os corpos físicos e suas histórias, abençoa com o poder da realização.

Aquário

Aquário como 3ra dimensão do Elemento Ar conecta nossa mente a rede das mentes.

Aquário ao ligar os corpos mentais, abençoa com o poder dos inter-relacionamentos.

Peixes

Peixes como 3ra dimensão do Elemento Água conecta nosso coração e alma ao amor que a todos nos une

Peixes ao ligar os corpos vitais, abençoa com o poder do amor e da oração.

Links dos signos zodiacais

Referências

ARROYO, Stephen. Astrologia, psicologia e os quatro elementos. Pensamento, 1993.

Biblioteca virtual de Astrologia: http://astrothontextosartigosdeastrologia.blogspot.com/
Hector Othon

 

São Paulo, 10 09 2021

 

©2015 Astrothon.