AS QUATRO MODALIDADES BÁSICAS
O Julgamento do Hexagrama 01 está formado por quatro palavras:
元 yuán, 亨 hëng, 利 lì, 貞 zhën.
Elas se repetem frequentemente nos textos, e sua compreensão tem dado muito trabalho aos comentadores do Yi Jing ao longo de sua história. As quatro palavras foram reinterpretadas na forma de uma teoria cosmológica que recebeu o nome de Teoria das Quatro Qualidades e representa uma visão sobre a formação de todas as coisas. Ela foi expressa e comentada por diversos filósofos [Kumazawa Banzan, 1619-1692 (in Shchutskii, 1979, pág.137)]:
Yuán, impulso, tudo é criado, primavera.
Hëng, desenvolvimento, tudo cresce, verão.
Lì, formação, o grão é colhido, outono. – h30 o Luminoso Aderir Fogo Fogo
Zhën, consolidação, tudo é armazenado, inverno.
[…] a verdade é o Dao do Céu. Contém espontaneamente as fases: impulso, desenvolvimento, formação e consolidação. Estes são chamados os quatro atributos do Céu.
A analogia com as quatro estações que Banzan menciona pode ser aplicada a qualquer fenômeno ou processo. Todos eles passam por essas quatro fases de impulso criativo, desenvolvimento, maduração da sua forma e, finalmente, uma estabilidade que dura enquanto suas energias o permitem.
Caso devamos falar do Céu em termos gerais, então é o Dao do mundo, do qual é impossível desviar-se. […]. Como essência é o Criativo. O Criativo é o começo de todos os seres.
O Criativo é outra tradução para o nome do H01, Iniciativa.
Cheng Yi-Chuan, 1033-1107 (in Shchutskii, 1979, pág.202):
Começo, penetração, definição, estabilidade,
estas são suas quatro qualidades supremas.
Começo (yuán) é a concepção de tudo o que existe,
penetração (hëng) é o desenvolvimento de tudo o que existe,
definição (lì) é a aparência de tudo o que existe,
estabilidade (zhën) é a completação de tudo o que existe.
Zhou Dun-Yi, dinastia Sung 960-1279, (in Shchutskii, 1979, pág.138):
1) O impulso, yuán, necessário para o ato criativo do ser, para ser dirigido na direção à sua aparição no meon,
2) a penetração, hëng, (desenvolvimento) do ser no meon,
3) a formação, lì, do ser pelo meon,
4) a constância, zhën, do que foi criado.
Devemos destacar que não temos acesso ao texto original chinês para avaliar a precisão da tradução anterior, feita por Shchutskii para o russo, nem a posterior, do russo para a versão inglesa que analisamos. Em função da falta do verbo ‘ser’ na língua chinesa e do uso questionável da palavra grega meon, ‘não-ser’, podemos reformular esse texto de Zhou Dun-Yi da seguinte forma:
1) O impulso, yuán, necessário para o ato criador da existência, para ser dirigido à sua aparição na não-existência,
2) a penetração, hëng (desenvolvimento) da existência onde não-existia,
3) a formação, lì, (delimitação) da existência pelo que não-existe,
4) a constância, zhën, (manutenção) do que foi criado.
Ito Togai (1670 – 1736) (in Shchutskii, 1979, pág.201):
“[O Yi Jing] toma isto como o Dao absoluto do Céu, e, neste sentido, o impulso primordial [yuán] é o começo do mundo eterno. Isso significa uma força primordial que se espalha, penetrando tudo sem obstrução, e que toda realidade, em cada caso individual, recebe em seu nascimento, compartilhando seu potencial. […] Assim o nascimento e o fim de todas as categorias existenciais estão, em última análise, subordinadas à sua metamorfose”.
Cheng Yi-Chuan (1033-1107) (in Shchutskii, 1979, pág.72):
“As mudanças [o Yi Jing] são as transformações nas quais nós mudamos de acordo com o tempo, para seguir o Dao do mundo.”
Novamente, não temos acesso ao original chinês para verificar a tradução da palavra ‘tempo’ que, como destacamos na Fundamentação Teórica, era um conceito não desenvolvido pelos chineses. Muito provavelmente a palavra original era 時 shí, ‘momento’, já que a força primordial penetra nas coisas em um processo claramente sequencial, implementado ao longo de constantes, e sucessivas, mudanças.
As quatro qualidades foram também discutidas no comentário canônico Wen Yan do século III A.C. (vide discussão no texto correspondente ao H01, A iniciativa).
Resumindo, a Teoria das Quatro Qualidades se refere à origem de todas as coisas manifestas. As quatro qualidades podem ser consideradas como fases sucessivas pelas quais a energia criativa passa, impulsionando o nascimento de todos os processos. O Yi Jing utiliza cada uma dessas quatro palavras para referir-se ao estágio em que se encontra a situação que está sendo considerada.
Primordial, sublime: 元 yuán
元 [007-02; W29H]: Uma pessoa 人 no topo 上 (representado como 二 ). Significa: “Primeiro, começo, origem, fundação, base, fonte, causa; o primeiro ano de uma era; o primeiro dia do ano; grande virtude; um santo; cabeça, chefe, líder, principal, mais ancião; bom, grande”.
Yuán é geralmente traduzida como ‘sublime’, mas isso tem fortes conotações qualificativas, relativas, inevitavelmente, aos valores de quem a usa; enquanto yuán, como já vimos, representa uma das características dos princípios básicos, yang e yin, que regulam todo o manifesto, representando algo mais ‘objetivo’. Ela refere-se, sem dúvida, à forma inicial em que essas energias se manifestam em todos os fenômenos, daí a preferência pela tradução ‘primordial’.
PALAVRAS-CHAVE
- PRIMORDIAL:
- “Referente a primórdio [Aquilo que se organiza ou ordena primeiro; fonte, origem, princípio]; primitivo; básico, principal, primeiro; primigênio [o primeiro da sua espécie]”. Primordial, original, inicial, originário, primário, primeiro, primevo, primitivo. Básico, capital, fundamental, principal, essencial.
- Começar:
- “Dar começo a; principiar, iniciar, encetar; ter princípio ou começo; fazer a primeira experiência ou tentativa em algum campo; ter princípio ou começo em certo estado ou condição”.
- Originar:
- “Dar origem a; ser causa de; causar, determinar, motivar; ter origem; ser proveniente; derivar-se; nascer, proceder”.
- Confrontar com Sublime:
- “Que atingiu um grau muito elevado na escala dos valores morais, intelectuais ou estéticos; quase perfeito; cujos méritos transcendem o normal; inexcedível; muito admirável; diz-se de quem está em posição superior à de outros, ou distinta da de outros; insigne, excelso; grandioso, augusto, magnífico, esplêndido, soberbo; encantador; maravilhoso; divino; o mais elevado grau da perfeição”.
Utilização
É muito utilizada nos textos, sozinha ou acompanhada por alguma ou todas as outras três palavras básicas.
Influência, sucesso: 亨 hëng
亨 [008-05; W75D]: Este caráter tem sofrido várias transformações; Weiger diz representar um presente (曰, posteriormente simplificado para 子) oferecido a um superior (古, contração de 高); originalmente tinha dois 高, um normal e o outro invertido, originando os significados de “favorecer” e “usufruir de favor recebido”. Significa: “[pronunciado heng]: atravessar; penetrar, permear; [pronunciado xiang]: avançar, perseverar, ter sucesso; [pronunciado peng]: cozinhar, ferver”. Confunde-se também com 享 xiâng (008-06): “receber, desfrutar; apresentar oferendas num sacrifício; aceitar as oferendas de um sacrifício”.
Geralmente traduzida como ‘sucesso’, a palavra refere-se ao êxito que o yang e o yin obtêm ao influir no andamento de todos os processos. O problema com a palavra ‘sucesso’ é que ela refere-se ao resultado de uma ação, enquanto hëng refere-se a uma capacidade da própria ação a ser empreendida: hëng vem antes do que o resultado dessa influência.
A palavra ‘influir’, no seu sentido de ‘fazer fluir para dentro de’, se vincula aos significados chineses de ‘penetrar, permear, cozinhar alimentos aplicando calor’. Quando utilizamos a forma derivada ‘influência’ devemos desconsiderar sua conotação de ‘ação visando conseguir favores’.
PALAVRAS-CHAVE
- INFLUIR:
- “Fazer fluir para dentro de; incutir; transmitir; insuflar; excitar, entusiasmar, animar; comunicar, inspirar; ter influxo; exercer influência; ter importância, significação”. Influir, contribuir, colaborar, concorrer. Alentar, animar, estimular, inflamar. Influenciar, atuar, intervir. Inspirar, sugerir, alentar, entusiasmar. Imprimir, incutir, infundir, insuflar. Ajudar, auxiliar, coadjuvar, cooperar. Influência, ação, atuação, influxo.
- Penetrar:
- “Passar para dentro de; transpor, entrar, atravessar, invadir; passar através de; atravessar; chegar ao íntimo de; repassar; chegar a perceber; compreender; descobrir, descortinar; tornar pleno, cheio; encher, repassar; introduzir-se, entrar; embrenhar-se, meter-se, internar-se; insinuar-se; atingir; convencer-se intimamente; compenetrar-se, capacitar-se, persuadir-se; deixar-se possuir; tomar-se; deixar-se penetrar, absorver; imbuir-se, impregnar-se”. Penetrar, atravessar, entrar, aprofundar-se, expandir-se, transpor, trespassar. Infiltrar-se, impregnar, introduzir-se.
- Confrontar com Sucesso:
- “Aquilo que sucede; acontecimento; resultado, conclusão; bom êxito; resultado feliz.”
Utilização
É muito utilizada nos textos, sozinha ou acompanhada por alguma ou todas as outras três palavras básicas.
Conveniente, favorecendo: 利 lì
利 [018-05; W52F]: Representa uma planta de cereais 禾 cortada com facilidade por uma faca 刀. Significa: “Avançar suave e facilmente através de (como uma foice através do grão); agudo, efetivo, vantajoso, propício; benefício, lucro, ganho, vantagem; inteligente, esperto; servir a um propósito.”
As duas traduções mais comuns são: ‘propício’, que remete a um ato religioso destinado a atrair os favores de alguma potência divina e ‘favorecer’, tendo uma conotação de partidarismo. ‘Conveniente’, no entanto, carrega o sentido de algo ser adequado às características do momento, sem chegar ao utilitarismo de ‘vantajoso’, e representa melhor o sentido de lì.
Esta palavra é muito utilizada nos textos do Yi Jing. Aparece na forma de “é conveniente fazer isto ou aquilo”, “nada que não seja conveniente”, “nada é conveniente”, etc. Devemos ressaltar que não se trata de recomendações para a obtenção de benefícios, sejam eles materiais ou não. A conveniência é decorrente de que a ação recomendada acompanhe ou não as tendências vigentes no momento da consulta: se as acompanha é inevitável um resultado favorável, caso contrário, o resultado da ação não pode ter nenhum fruto positivo. Uma coisa ‘ser conveniente’ remete à imagem de uma criança descendo por um escorregador, enquanto ‘não ser conveniente’ equivale a subir uma ladeira íngreme.
PALAVRAS-CHAVE
- Conveniente:
- “Útil, proveitoso, interessante; vantajoso, cômodo; favorável, propício, oportuno”. Adequado, apropriado, acertado, harmonioso, oportuno, cabível, pertinente. Aproveitável, útil, proveitoso, satisfatório, válido, valioso. Auspicioso, promissor. Deslizar, fluir.
- Propício:
- “Que protege ou auxilia; favorável, favorecedor; adequado, apropriado, oportuno”.
- Favorável:
- “Que favorece, auxilia, propicia; propício, conveniente, benigno; que é em favor de alguém ou de algo”.
- Favorecer:
- “Ser em favor de (alguém); dar auxílio a; apoiar, defender, proteger, beneficiar; proteger com parcialidade; dar mais força a; corroborar; realçar o mérito de; mostrar (alguém ou algo) como melhor do que é; dotar, beneficiar; valer-se, servir-se, aproveitar-se”.
- Vantajoso:
- “Em que há vantagem; que dá proveito; útil, proveitoso; que dá lucro; lucrativo”.
Utilização
Extensamente utilizada em todos os hexagramas, acompanhada ou não por alguma das outras três palavras básicas.
Insistente, perseverança: 貞 zhën
貞 [154-02; W56C]: Dinheiro 貝 (conchas que valiam como moeda) pago para um vaticinador que utiliza um oráculo para adivinhar 卜 (rachas numa carapaça de tartaruga, adivinhar), sendo que a resposta obtida era considerada correta (daí o sentido de insistir ou perseverar na direção apontada pela resposta). Significa: “Certo, correto, exato, verdadeiro; imutável; adivinhar, afirmar, determinar”. Couvreur acrescenta: “firmeza da alma, direito e firme; fidelidade”.
‘Persistir’ é continuar a ser, enquanto ‘insistir’ é continuar a fazer e, portanto, mais adequada à intenção do Yi em se posicionar como um guia para a ação. ‘Perseverança’, a tradução mais comum, tem, em português, uma conotação positiva (“persevera e triunfarás”) que não resulta adequada para frases como “a perseverança traz infortúnio”, que aparecem frequentemente no livro e que são mais bem traduzidas por “insistir é prejudicial”. (Como, por exemplo, no texto da H466.)
O significado de zhën parece uma paródia de “é dando que se recebe”. Assim como pagando ao adivinho se obtinha uma guia concreta, é necessário insistir em uma atitude para obter um resultado, já que uma ação intermitente dificilmente vai atingi-lo. Em geral, ‘insistir’ pode ser definido como a habilidade para se manter avançando apesar de circunstâncias adversas. Devemos enfatizar que, para o Yi Jing, a atitude de insistência nem sempre garante um resultado positivo: às vezes a insistência é aplicada contra as tendências do momento e, neste caso, o resultado será negativo.
PALAVRAS-CHAVE
- INSISTIR:
- “Perseverar no que diz ou pede; persistir na afirmativa ou no pedido; instar; teimar, obstinar-se; porfiar; pedir com insistência; instar; perseverar no que diz, ou faz; persistir numa afirmativa ou atitude; prosseguir, continuar; teimar, obstinar-se, porfiar em resolução ou intento”. Insistente, continuado, constante, contínuo, incessante, ininterrupto, prolongado. Persistente, aferrado, apegado, determinado, incansável, perseverante, tenaz. Prosseguir, estender, prolongar, perdurar, permanecer. Teimoso, turrão, obstinado.
- Perseverar:
- “Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar; continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se, persistir; conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, persistir; ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento”.
- Persistir:
- “Ser constante, perseverar, continuar, prosseguir, insistir; continuar a ser ou ficar; permanecer, manter-se, conservar-se, perseverar; existir; durar, perdurar”.
Utilização
É muito utilizada nos textos, sozinha ou acompanhada por alguma ou todas as outras três palavras básicas.
- Hexagrama 3 – Dificuldades Iniciais (Chun/Spring) – Trovão Agua
- Este hexagrama é associado à primavera, uma época de renascimento, crescimento e florescimento. Representa o início do ciclo anual, marcado pelo surgimento da energia yang após o período mais yin do inverno.
- Hexagrama 24 – O Retorno (Li/Summer):
- Este hexagrama está associado ao verão, uma estação de calor e atividade máxima. Representa o auge do ciclo anual, marcado pelo pleno desenvolvimento e expansão.
- Hexagrama 39 – Obstáculos (T’ai/Late Summer):
- Embora não seja uma estação clássica, o hexagrama 39 está associado ao final do verão ou ao início do outono. Representa um período de transição, marcado por obstáculos e desafios antes da chegada do outono.
- Hexagrama 41 – Diminuição (Chen/Autumn):
- Este hexagrama é associado ao outono, uma época de colheita e diminuição da luz do dia. Representa a fase de declínio no ciclo anual, quando as energias yang começam a diminuir.
- Hexagrama 5 – Espera (Zhen/Winter):
- Este hexagrama está associado ao inverno, uma estação de recolhimento e espera. Representa o período mais yin do ciclo anual, marcado pela quietude e pela acumulação de energia para o próximo ciclo.
Outra versão
1º. Mês – Hexagrama 11 – Paz (EQUINÓCIO DA PRIMAVERA)
2º. Mês – Hexagrama 34 – O poder do grande/Grande poder
3º. Mês – Hexagrama 43 – Irromper/Determinação
4º. Mês – Hexagrama 01 – O criativo (SOLSTÍCIO DE VERÃO)
5º. Mês – Hexagrama 44 – Vir ao encontro
6º. Mês – Hexagrama 33 – A retirada
7º. Mês – Hexagrama 12 – Estagnação (EQUINÓCIO DO OUTONO)
8º. Mês – Hexagrama 20 – Contemplação/A vista
9º. Mês – Hexagrama 23 – Desintegração
10º. Mês – Hexagrama 02 – O receptivo (SOLSTÍCIO DE INVERNO)
11º. Mês – Hexagrama 24 – Retorno/Ponto de transição
12º. Mês – Hexagrama 19 – Aproximação