Roteiro de pesquisa dos eus planetários
Identidade
A identidade da personalidade é constituída segundo a situação astrológica do Sol (presente), da Lua (passado) e do Ascendente (futuro). Esta é a tríade básica que define a identidade pessoal.
Eu solar
Sol. Presente. Protagonista principal. O herói. Identidade.
Eu solar
o Sol na Astrologia
Eu do Ascendente
Ascendente. Futuro. Super-ego. Linha forte de destino. Identidade.
Eu lunar
Passado. Emoção
Mente, Amor, Relacionamento, estilo de agir, o que gosta, valoriza
Eus pessoais: Mercúrio, Vênus e Marte
Mercúrio, Vênus e Marte expressam as forças, e funções da personalidade que se podem dirigir ou modificar, até certo ponto conscientemente. Esses planetas caracterizam os traços mais distintivos da personalidade e os anseios mais fortes da pessoa.
Todas as pessoas usufruem de um tipo de vitalidade, senso de individualidade e de autenticidade (Sol); uma maneira de sentir, de reagir instintivamente, de memorizar, de se cuidar e nutrir (lua); um tipo de mentalidade, maneira de reagir mentalmente, expressar-se, e trocar ideias (Mercúrio); uma forma de valorizar, de amar e se relacionar (Vênus) e uma maneira de agir, decidir, tomar iniciativa (Marte).
Mercúrio, Vênus e Marte são chamados de planetas pessoais porque revelam o carimbo da individualidade e reúnem as funções de personalidade que definem a pessoa nos seus aspectos mais característicos no cotidiano.
Eu mercuriano
Eu mercuriano
Marte e Vênus
Marte e Vênus indicam potencialidades da pessoa para a sexualidade, namoro e relacionamento.
Para conhecer este setor do mapa, deve se estudar:
- situação astrológica de Vênus e Marte
- situação astrológica da casa 7 e casa 5
- situação astrológica do signo de Libra
Eus sociais: Júpiter e Saturno
Júpiter e Saturno são chamados de planetas sociais. A eles se lhes atribui forças e virtudes que permitem aos humanos viver em sociedade.
Saturno dando realidade a ideias, projetos, sentimentos, intuições, sonhos, através do trabalho, mostrando limites, o possível, criando regras, códigos, instituições e tradições; enquanto Júpiter da às ideias, vontade, fé, convicção, legalidade e determina a maneira de expansão do indivíduo.
São duas forças planetárias que agem em conjunto, incitando a formação da sociedade civilizada. Júpiter inspira a visão de mundo, as crenças, a moralidade, enquanto Saturno, as vias de concretizá-la, a estrutura da vida e sua civilização correspondente. Júpiter gera a lei e a Ética enquanto Saturno, a instituição da lei e sua guarda. Júpiter inspira a fé, Saturno as religiões.
No mapa, a significação relativa de ambos refere-se ao seu impacto sobre a maneira como a pessoa deseja tomar parte no mundo.
Saturno: as correntes mais profundas da estabilidade, da tradição e da segurança.
Júpiter: as aspirações futuras, o senso de aventura, os riscos assumidos e o crescimento pessoal.
Os planetas pessoais junto aos sociais determinam o foco da consciência do ser humano na descoberta de sua singularidade tanto individual como nos grupos em que organizou a sua vida.
|
Interpretando Zeus nas Bacantes. Teatro Oficina |
Eu jupiteriano
Eu jupiteriano
Eu saturnino
Eu saturnino
Eus que agem além do pessoal e do social
Eu uraniano