Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Astrologia para Hector Othon | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Astrologia para Hector Othon

por Hector Othon

A Astrologia é uma linguagem (sistema simbólico) que ilumina, facilita, explicita a identificação, mapeamento e entendimento do relacionamento do céu com a Terra que se dá através dos ciclos e  movimento dos planetas no zodíaco e a força das direções.

A Astrologia é uma linguagem baseada em princípios e leis universais que criam, estruturam e dinamizam a vida no plano físico, emocional, mental (psíquico), energético do ser humano, de todos os seres do mundo Terra e de tudo o que acontece.

A Astrologia é uma linguagem que detém uma sintaxe e uma semântica própria, construída através de requintados sistemas de classificação através da arte da analogia. A Astrologia revela, mostra rastros, sinais do relacionamento entre a sucessão das estações da Natureza nos hemisférios, as figuras míticas associadas as constelações, os signos zodiacais, as características físicas e simbólicas dos planetas e o comportamento das pessoas e as forças que dinamizam a vida na Terra.

O conhecimento astrológico está sendo construído a mais de 7 mil anos em todos os povos e culturas da humanidade. A Astrologia que praticamos no Brasil tem sua origem na Mesopotâmia, na Índia e no Egito, foi enriquecida pelo povo grego e romano, mais tardes pelos árabes, a seguir os europeus e desde começo do seculo xx em todo ocidente e é chamada como Astrologia ocidental tropical.

Mapa das potencialidades, céu de nascimento

O céu de nascimento é o mapa das potencialidades e características individuais da personalidade. Isto é uma verdade que pode ser experimentada, mas não explicada. E assim, o mapa da individualidade de uma pessoa é o mapa do céu de seu nascimento, “incrível, fantástico”. O mapa do céu de nascimento é dividido nos 12 setores básicos da vida, onde se poderão encontrar as “riquezas e ferramentas celestiais” que a pessoa dispõe para viver com excelência.

Projeto de vida

O céu de nascimento pode  contem o “projeto que o espírito tem para sua vida na Terra” e para quem sabe ler poderá encontrar nele um verdadeiro “Manual de Instruções” para viver com plenitude. Observe que o mapa natal corresponde a forças totalmente celestiais, e assim ainda que a pessoa constrói sua personalidade segundo seu céu de nascimento, os significados simbólicos de cada um dos elementos do mapa natal transcende a forma em que se expressa na personalidade.

Quando eu por primeira vez percebi a natureza totalmente celestial do mapa natal fiquei muito feliz porque na hora senti que o mapa natal é realmente uma oportunidade para a pessoa entrar em contato com o que ela tem de original e único até da forma impactante que somos impregnados com as características da família e do povo em que se encarna.

O céu de nascimento revela para o astrólogo-detective pistas preciosas de seu projeto de vida alinhado a suas ferramentas e riquezas em cada uma das casas.

Missão de vida

O conhecimento profundo do mapa natal revela o que a pessoa pode fazer de melhor para a sociedade, para sua comunidade e em cada um dos setores da vida. O conhecimento das potencialidades, ferramentas e riquezas em ada setor da vida pode indicar as  atividades, profissões, ações que desenham a missão de vida.

Tipologia do caráter

No passar do tempo, o estudo da relação da vida com os ciclos planetários nos zodíacos construiu um saber, e tecnologia que permite o estudo da tipologia do caráter e das potencialidades humanas a partir do mapa do céu de nascimento da pessoa, e a construção de previsões a partir do posicionamento dos planetas no zodíaco e no mapa do céu natal, num período dado. Mas sem lugar a dúvidas, e isto só sabe quem experimenta, a prática da Astrologia está associada a inspiração, intuição e a arte oracular que abençoa de forma mágica, como acontece com outros dons do espírito.

A leitura ritual de um céu (mapa) de nascimento, amplia o conhecimento que a pessoa tem de si mesma, re-significando, revelando características e qualidades potenciais e pontos frágeis, cuja consciência colaboram com o processo de ficar dono de si com mais liberdade e possibilidades.

Astrologia e outros saberes

Com o tempo a Astrologia mostrou que pode ser útil junto a outros saberes e sua linguagem foi permeando quase todos os saberes e disciplinas, mas ao mesmo tempo, sua própria riqueza e complexidade não a permitem classificar como ciência, segundo os critérios atualmente estabelecidos.

A cada dia mais a adoro!

A cada dia que estudo mais a Astrologia, mais presentes ganho dela. Adoro, sou totalmente fascinado pela beleza e generosidade da Astrologia. Ela é útil para eu me autoconhecer, para conhecer os outros, para identificar o astral do dia a dia, para identificar os ciclos da vida e suas evoluções.

Desafia a lógica

A magia com que a Astrologia explicita como nos comportamos, as pessoas e situações que atraímos em cada um dos assuntos da vida desafia a lógica, a ciência, e as crenças. Só experimentando para sentir.

Que bênção comprovar que nossa vida é realmente ligada aos astros!!!

Pela sua poesia, abrangência e complexidade, a Astrologia desafia a lógica e o senso comum, e assim muitas pessoas não lhe prestam a atenção que merece. Por isso, o primeiro passo de relacionamento com ela deve ser experimentar a leitura (interpretação) de seu próprio mapa natal tropical. Quando se experimenta a Astrologia, o impacto de identificação é tão grande e profundo, que muitas pessoas logo se rendem a seu saber e com adoração se entregam a seu estudo e pesquisa.

Antiguidade

A Astrologia existe desde o surgimento das primeiras civilizações, cada povo de seu jeito dialoga com os planetas e estrelas.

No decorrer dos últimos quatro milênios cada civilização desenvolveu vários tipos de Astrologia, que as vezes se diferenciam muito entre si.

Astrologia ocidental tropical

A Astrologia que pratico, chamada de Astrologia ocidental tropical teve suas primeiras formulações na Grécia antiga, especialmente através dos trabalhos de pesquisa e recopilação de conhecimentos de Hiparco e Ptolomeu. Desta fonte se desenvolveu a chamada Astrologia Ocidental, com duas vertentes principais: a Astrologia tropical e a Astrologia sideral.

Entre os autores e livros que se destacaram como fonte destes conhecimentos temos: o Tetrabiblos, de Ptolomeu; Astronômica, de Manilius; Carmen Astrologicum, de Dorotheus de Sidon;  os volumes I e VII da  Antologia, de Vettius Valens;  Mathesis, de Firmicus Maternus;  Apolesmatica, de Hefaísto de Tebas.

Desde suas origens o conhecimento da Astrologia é transmitido através de escolas iniciáticas, de mestres astrólogos para discípulos, e também através de livros.

Cada astrólogo é uma Astrologia

Ainda que exista um corpo comum de conceitos astrológicos entre os astrólogos ocidentais, cada astrólogo tem sua visão e uma forma pessoal de definir os conceitos básicos. Em minha opinião, tudo ainda em elaboração.

Astrólogo interior

Cada pessoa tem um “astrólogo interior” que tem que ser acordado e colocado a trabalhar. O primeiro passo é se iniciar na linguagem, a seguir aprender ao escutar, observá-lo a interpretar, a encontrar as pistas que mostram como a pessoa se comporta, as pessoas e situações que atrai, e o melhor as alternativas que pode optar para viver seu melhor.

Livros

Na atualidade os principais livros dos astrólogos mais destacados em todos os tempos já podem se encontrar em português ou em espanhol e com certeza em inglês  A internet a cada vez facilita o contato com a literatura astrológica.

Escolas de Astrologia

Proliferam também as escolas de Astrologia, mas na prática fica astrólogo praticante aquele que tem o dom. Ainda que existem escolas serias e dedicadas, ainda a formação do astrólogo ocorre com a vida.

Aprendizagem da Astrologia

Para mim a prática da Astrologia tem 50% de conhecimento assimilado e 50% de intuição, inspiração, canalização.

Astrologia e Academia

A partir dos anos 70 e 80 começaram vários movimentos para dar a Astrologia ar acadêmico e se conseguir uma melhor aceitação social. Acompanhei vários movimentos neste sentido, mas até agora não deram em nada.

Na minha modesta opinião a Astrologia é um saber praticado mais por magia e canalização que por estudos racionais. O que tenho constatado na prática ao receber leituras e interpretações do meu mapa por outros astrólogos, é que os astrólogos intuitivos e artistas chegam mais fundo e são mais certeiros.

Eu particularmente adoro teoria e me esforço em desenvolver os conceitos astrológicos com o máximo de clareza. Mas confesso que escrevo mais em transe poético que regido por regras racionais.

Astrologia e zodíaco sideral

A Astrologia mais praticada no Ocidente, e especialmente aqui no Brasil é a Astrologia Tropical, que usa o zodíaco tropical e a eclíptica solar. Existem outras duas Astrologias que merecem atenção que são a Astrologia Sideral e a Astrologia Dracônica.

Astrologia solar – Zodíaco Tropical

A astrologia Solar Tropical é a linguagem que opta pelo Zodíaco Tropical – que toma a eclíptica como referência para o movimento dos planetas e define o ponto zero de Áries como o ponto de equinócio de Primavera para o Hemisfério Norte.

A Astrologia Solar Tropical se originou com os estudos de Hiparco e Ptolomeu, mas tem antecedentes na velha Mesopotâmia.

A maioria dos astrólogos brasileiros que conheço opta pelo zodíaco tropical. Eu o uso sempre como primeira leitura. Tenho comprovado com os anos a força que ele tem na descrição das potencialidades da pessoa.

O enfoque solar da personalidade reina na cultura ocidental, e as pessoas em geral privilegiam suas potencialidades solares, as mais aceitas também pela sociedade.

A educação na família e nas escolas está focada fundamentalmente no desenvolvimento das potencialidades solares: a consciência e domínio de si, autoestima, realização pessoal, dignidade, coragem, generosidade, sucesso, vitória, reconhecimento social, positividade, vida.

O mais importante na astrologia solar é estudar e potencializar a situação astrológica do Sol. Tal é a força do Sol na cultura atual que a maioria das pessoas quando se lhe pergunta qual é seu signo, respondem falando o signo solar. Quando na verdade se é todos os signos e se dispõe das funções e faculdades de todos os planetas. Mas tem que se reconhecer que as qualidades da personalidade associadas à situação astrológica do Sol dominam na maioria das pessoas.

Na cultura atual no ocidente as outras funções planetárias, todas importantes na personalidade, especialmente a função lunar, são vistas como subordinadas a regência do herói solar que habita em cada um. E assim, muitas vezes, as faculdades planetárias são pouco desenvolvidas e subordinadas à vontade e aos caprichos do eu solar, o que pode trazer distúrbios importantes na personalidade e na vida da pessoa.

É um grande privilégio conhecer o próprio mapa natal tropical, solar. É um prazer imenso conseguir perceber o mapa natal como revelador do software que determina o funcionamento mecânico da personalidade. Este conhecimento nos permite agir com mais eficiência na vida e o principal, ficar independente do automatismo negativo e sabotador.

Um dos prazeres que tenho quando faço a interpretação de um mapa natal é a alegria da pessoa ao identificar os lados de sua personalidade que tem a ver com a Lua, e os planetas, especialmente Mercúrio, Vênus e Marte natais. Desfruto constatar a alegria da pessoa percebendo seus dons, habilidades, seus pontos fracos, frágeis através da compreensão de seu mapa.

É uma alegria também identificar como os trânsitos planetários estão associados ao que nos acontece!!!

É uma satisfação comprovar que o mapa dos planetas natais indica o que cada pessoa tem de original e único.

A Astrologia tem diversas utilidades e aplicações e serve como facilitadora de outros saberes e tecnologias.

Astrologia dracônica. Zodíaco dracônico

A astrologia dracônica é a linguagem que opta pelo Zodíaco dracônico (dos signos zodiacais dracônicos)- que toma a trajetória da Lua em torno da Terra como referência para o movimento dos planetas e o ponto zero de Áries como o nodo norte lunar.

Conheci a Astrologia Draconiana faz uns 15 anos. Para mim é muito útil, ainda que suas revelações sejam sutis, sofisticadas.

A astrologia dracônica fala do mundo emocional, do passado e para quem consegue ver, de vidas passadas. Ela é ótima também no estudo da sinastria.

Astrologia sideral. Zodíaco sideral

A astrologia sideral é a linguagem que opta pelo Zodíaco Sideral (das constelações zodiacais)- toma a eclíptica como referência para o movimento dos planetas, mas diferente da Astrologia tropical, toma como ponto zero de Áries o ponto zero da Constelação de Áries segundo Hiparco e Ptolomeu. A astrologia sideral é então referenciada as constelações zodiacais ou signos siderais, definidos por arranjos de estrelas.

Uma das astrologias siderais mais praticadas, é a Astrologia Védica ou Indiana.

Alguns astrólogos siderais usam o zodíaco de elongações diferentes das de Ptolomeu e outros só partem do ponto zero da constelação de Áries e dividem a eclíptica em 12 partes iguais.

O dilema da escolha do zodíaco sideral a partir das sessões da eclíptica que cortam as áreas das constelações zodiacais, é que a eclíptica se move no tempo e assim vai cortar as constelações em segmentos diferentes. Na atualidade a eclíptica corta 13 constelações sendo a Constelação de Escorpião a menor, com cerca de 5 graus.

Eu escolho o zodíaco das constelações iguais, de 30 graus, que os programas de astrologia conhecidos oferecem. Se diz que o zodíaco sideral fala das potencialidades espirituais, vale a pena experimentar.

Para saber mais sobre Zodíaco sideral e Astrologia sideral clique neste link

A importância da Astrologia

É realmente impressionante a força da relação da vida com os planetas e signos zodiacais, a tal ponto que se pode falar que as características potenciais da personalidade estão dadas pelo posicionamento dos planetas nos signos zodiacais, nas casas astrológicas e pelos aspectos que os planetas fazem entre si, no dia e hora de nascimento.

Pode se comprovar também que os ciclos da vida estão estreitamente ligados aos ciclos dos planetas. Assim as astrologias são de grande utilidade para o autoconhecimento, estudo da vida e seus inter-relacionamentos.

Para mim a Astrologia é a prova da inteligência suprema que rege este mundo.

Para começar a usar a Astrologia é requisito ser alfabetizado nos seus conceitos básicos.

A Astrologia é de grande importância para o autoconhecimento, para sintonizar a vida as forças e ciclos planetários, para conhecer os outros, para melhor se relacionar com os outros, para estudar uma cidade, um pais, para conhecer o melhor funcionamento de uma empresa, para agir na natureza, plantar, para pegar plantas medicinais no momento ideal de seu poder curador. A Astrologia pode ser usada também como oraculo, ou como anunciadora de previsões.

Assim ao logo da Historia da Astrologia, ela foi se desenvolvendo e se expandindo por quase todos os saberes e campos de ação, formando um leque amplo de vertentes especializadas nos diferentes raios de ação da humanidade.

Veja também o texto Astrologia da Mudança

nos amamos

Hector Othon

©2015 Astrothon.