A observação da sincronia entre o ciclo anual das estações, o ciclo anual das plantas anuais e do clima criaram a ideia de calendário agrícola guiado pelo ciclo do Sol pelos signos e o ciclo das Estações.
O Calendário é usado para determinar os períodos mais adequados para o trabalho da terra, o plantio, o cuidado das plantas, a colheita das folhas, sementes e frutos, a distribuição, o consumo, o comercio, a troca, e a preparação da terra ou cuidado das plantas para o novo ciclo.
Na atualidade existem calendários agrícolas mais sofisticados que usam também o transito dos planetas pelos signos e os aspectos entre os planetas.
O significado dos signos do zodíaco foi escrito por primeira ver por Claudio Ptolomeu no século II d. C no seu conhecido livro Tetrabiblos, que temos na sua integra no blog Biblioteca. É interessante assinalar que esta primeira descrição dos signos zodiacais no ocidente feita por Ptolomeu usa exatamente para caracterizar os signos as qualidades das fases das Estações que se associam a eles a partir do trânsito do Sol.
Primavera
A primavera se inicia no hemisfério norte com a entrada do Sol no signo tropical de Áries em 19 0u 20 de março no momento de equinócio da Primavera.
Áries de 19 (20) de março a 20 de abril – início da Primavera
O Sol entra em Áries no momento especial do ciclo da luz no hemisfério norte, quando a cada dia o tempo do Sol acima do horizonte vai ser maior, até chegar no seu máximo no início do Verão.
Áries é um signo do elemento fogo, cardinal da primeira dimensão. Assim a energia ascensional da primavera, junto a força irradiada pelo Sol do signo de Áries, faz da Primavera no hemisfério norte um momento especial para o nascimento, para a inauguração de projetos, para o brotar das sementes.
Neste período se ativam as forças da iniciativa, do irromper, do avançar, de empreender, liderar, fazer acontecer…
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
No H Norte, o trânsito do Sol pelo signo de Áries corresponde ao momento de plantar as sementes, já prontas, palpitantes nos solos trabalhados e preparados durante o inverno e com a bênção das chuvas que acompanham no início da Primavera.
nota: Já no hemisfério sul na entrada do Sol no signo de Áries se inicia o Outono com uma força descendente, convidando a interioridade. O ímpeto da força de Áries no hemisfério sul se encaminha no sentido da pessoa ganhar em força, identidade e renovação.
Touro de 21/04 – 20/05 – meio da Primavera
O signo de Touro é a primeira dimensão do elemento Terra. Simbologia: percepção do mundo físico através dos sentidos. Qualidades: firmeza, constância. Verbos: realizar, enraizar, ancorar. Personagens: caboclo, pessoa realista.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
Em Touro, a semente plantada em Áries enraíza.
Por outro lado as plantas e as arvores com ciclos maiores a um ano, na sua maioria estão floridas embriagando com seus odores, as cores adornam as paisagens, os passarinhos cantam, todos os sentidos estão em festa com a generosidade da natureza. Assim, a pessoa sente-se aconchegante, segura, com conforto e segurança do alimento, o que pode ser identificado como um ambiente bem taurino.
nota: Já no sul, se está no meio do outono, com o Sol em Touro ganha-se em interioridade, firmeza, consistência.
Gêmeos de 21/05 – 20/06 – fim da Primavera
Gêmeos é um signo do elemento ar, mutável, que ativa a mente e a curiosidade, os relacionamentos a vontade de falar, trocar, passear.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
A semente que foi plantada em Áries, enraizou em Touro, em Gêmeos a planta brota, multiplicam-se as suas folhas, que falam quando movidas pelo vento.
As plantas e arvores estão ainda escandalosas de flores, por todo lugar insetos voadores, borboletas e passarinhos. As pessoas felizes passeiam e conversam. Trocam-se informações, celebra-se a vida.
nota: No sul, estamos no fim do outono, a pessoa firmada em si, ganha compreensão, sabe o que quer, e se prepara para encontrar seus próximos.
Verão
Caranguejo de 21/06 – 21/07 – início do Verão
Caranguejo é um signo do elemento água, do modo cardinal e da primeira dimensão, assim o verão começa com um tom de afeto, de vontade de estar junto, de cuidar, acolher, alimentar e assim as famílias neste período se reúnem para celebrar a vida juntos, e muitas delas organizam suas férias e viagens.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
A semente que foi plantada em Áries, enraizou em Touro, broto em Gêmeos, em caranguejo ganha duas versões:
- nascem as flores
- Nascem as flores e são fecundadas
Habitualmente, chove, criando um ambiente de acolhimento e nutrição para as plantas que focam sua energia na conformação do fruto, da planta que nasceu da semente plantada em Áries.”
Impulso de exteriorização: gestação protegida; a vida adquire forma.
nota: Já no sul se inicia o inverno e no calor do lar as famílias se reúnem e se curtem. Celebram-se encontros em torno de fogueiras celebrando a família e o afeto.
Leão de 22/07 – 22/08 – Meio do Verão
O signo de Leão é a segunda dimensão do elemento Fogo.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
A semente que foi plantada em Áries, enraizou em Touro, brotou em Gêmeos, ganhou corpo em Caranguejo, em Leão as flores se abrem e embriagam com seus cheiros e com suas belezas.
1 a planta ganha brilho, personalidade
2. nasce o fruto
O Sol bem no meio do Verão, alimenta tudo o que está pronto para se realizar, brilhar, entrar em cena. È o momento da autoafirmação do indivíduo, que se sente pronto para participar, protagonizar, brilhar. O Modo Fixo vem potenciar esta manifestação, conferindo-lhe força e estabilidade.
No pico do Verão o impulso vital iniciado em Áries (Primavera) atinge a sua máxima expressão. É a época da realização das promessas iniciadas na Primavera.
Virgem de 23/08 – 22/09 – Fim do Verão
O signo de Virgem é do elemento Terra, do modo mutável e da segunda dimensão. Simboliza a percepção do plano físico imediado em seus detalhes, ordens, mecanismos. Qualidades: Facilita o desenvolvimento de habilidades em aptidões para realizar um trabalho adequado, útil, que presenteie com reconhecimento e o dinheiro suficiente para viver com dignidade, permite que a pessoa estabeleça rotinas responsáveis, que cumpra deveres, que sinta entusiasmo com a limpeza, a beleza, a ordem, o aprimoramento, o aperfeiçoamento. Personagens: inspetor, corretor, organizador, burocrata, os pesquisadores aplicados, os servidores em geral. Instituições: a burocracia, os cartórios, arquivos, repartições; laboratórios de análise e pesquisa. Anatomia: intestinos (triagem, seleção e eliminação).” Qualidade: Transformação da exteriorização: sentido do trabalho feito, da ordem alcançada.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
1. O solo é tratado, tira-se os plantas competitivas, se alimenta o solo, tiram-se galhos enfermos, realizam-se podas. Se organizam as atividades para a colheita
2. Época de colheita, estocagem, organização, planejamento, comercialização, distribuição ou armazenamento de sementes, folhas e frutos. Primeiro organizam-se os trabalhos para a colheita. Logo que os frutos sejam colhidos, devem ser selecionados, organizados, encaminhados e distribuídos, comercializados ou armazenados.
nota: no sul fim do outono. O indivíduo pronto, se cuida, dá um trato e se prepara para a vida social.
Outono
Libra de 22,23/09 – 22/10 – início do Outono
Equinócio do Outono
Libra é do elemento Ar, modo Cardinal e da Segunda dimensão. Simboliza o equilíbrio, a beleza, a justiça. Estação: ponto de virada para a introspeção, a interiorização. Qualidades: Facilita a disposição para a escuta e o acolhimento compassivo, o prazer em conhecer o outro, a disposição para se agir junto. Bençãos: senso do belo, do equilíbrio, da harmonia, disposição para ceder, equilibrar, fazer justiça, contentar, agradar, satisfazer. Personagens: mediadores, conciliadores, embelezadores, juízes, pacifistas, diplomatas. Instituições: centros de embelezamento, tribunais, direitos do consumidor, direitos humanos, casamento, parcerias. Anatomia: rins.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
1. A planta alcança sua beleza máxima, é contemplada, adorada.
2. Os frutos são escolhidos segundo suas qualidades, beleza e apresentação, são embalados com adequação e armazenados para melhor serem encaminhados e distribuídos. Com o outono, na planta anual, já sem frutos, começam a cair suas folhas. Folhas que se acumulam no solo e se começam a criar as condições biológicas para a criação do adubo.
nota: no sul, se inicia a Primavera, as pessoas alegres saem as ruas se encontram e celebram a vida.
Escorpião de 23/10 – 22/11 – Meio do outono
Os frutos são comidos. Neste momento, as folhas que caíram começam a apodrecer e os microrganismos estão no seu auge de ação. Os alimentos devem passar por técnicas de preservação e conservação prevendo o inverno. Muitas plantas anuais morrem nesta fase.
A noite a cada dia mais longa, convida a introspecção.
Escorpião é do elemento Água, modo Fixo e segunda dimensão. Simbologia: profundidade, ação oculta, sexo, intimidade. Qualidades: facilita a pesquisa, o conhecimento profundo, as transformações, as crises, a podridão, a descomposição, a morte, o renascimento. Personagens: magos, bruxos, cientistas, terapeutas, curadores, xamãs, marginais, delinquentes, adoradores do sexo, mafiosos. Instituições: hospitais, locais de cura e transformação, moteis… órgãos sexuais e ânus.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
1. As flores são germinadas, nascem os frutos.
2. Época de colheita, estocagem, organização, planejamento, comercialização, distribuição ou armazenamento de sementes, folhas e frutos. Logo que os frutos sejam colhidos, devem ser selecionados, organizados, encaminhados e distribuídos, comercializados ou armazenados. Realizam-se os produtos derivados: conservas, sorvetes, sucos… No meio do outono a planta anual as folhas caem e se somam as frutas não colhidas e o adubo começa a se processar.
nota: no sul, no meio da Primavera, as pessoas alegres celebram a vida, namoram, aprofundam.
Sagitário de 22/11 – 21/12 – Fim do Outono
Sagitário é do elemento Fogo, de Modo mutável e da terceira dimensão. Simboliza a fé, o otimismo, a visão maior da vida, as viagens, os novos horizontes. Qualidades: facilita o entusiasmo, o ardor, a confiança, o conhecimento superior, mais amplo, inspira as teorias, as filosofias, a mente abstrata. Verbos: Ampliar, viajar, estudar, ensinar, continuar, acreditar… Personagens, Figuras sociais: professor, filósofo, Moralista, Ético, ideólogo, religioso, sacerdote, estrangeiro… Instituições: Aeroportos, igrejas, escolas superiores, academias, agencias de turismo… Anatomia: fígado.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
1. Época de colheita, estocagem, organização, planejamento, comercialização em grande escala, distribuição ou armazenamento de sementes, folhas e frutos. Logo que os frutos sejam colhidos, devem ser selecionados, organizados, encaminhados e distribuídos, comercializados ou armazenados. Realizam-se os produtos derivados: conservas, sorvetes, sucos… No fim do outono as folhas caíram e se somam as frutas não colhidas e a outros compostos orgânicos iniciando o processo biológico da decomposição e a transformação em adubo. Os frutos são comidos. Os alimentos devem passar por técnicas de preservação e conservação prevendo o inverno. Muitas plantas anuais morrem nesta fase. As sementes são selecionadas. Com o Sol em Sagitário pensa-se em novos projetos de plantio e no que fazer com os produtos colhidos. Viaja-se em busca de conhecimento e intercambio.
2. As frutas, ervas e sementes selecionadas são comercializadas em grande escala. Fazem-se balanços gerais de todo o processo, se aprende com erros e faltas e se formulam novos projetos de plantio, ou manutenção das plantações. Os alimentos comidos são integrados e assimilados pelo corpo e a suas energia latentes são usadas pela vida.
nota: no sul, fim da Primavera, as pessoas alegres viajam e fazem planos.
Inverno
Capricórnio de 22/12 – 20/01 – Início do Inverno
Solstício de Inverno
A partir do dia do solstício de inverno, a duração do Sol acima do horizonte é maior até chegar no seu máximo no início do verão. Assim este período de seis meses poderá ser chamado da fase da luz do ciclo das estações. É por isto que se celebra o nascimento de Jesus em 24 de dezembro no hemisfério norte, e costume que se levou também para o hemisfério sul, representando Jesus para os cristão o Sol da suas vidas.
O signo de Capricórnio é da terceira dimensão do elemento Terra e de modo Cardinal. Simboliza: a conexão com o mundo físico além dos sentidos, a inteligência que revela os mecanismos, ordens, lógicas que estruturam o mundo físico, a memória coletiva preservada em livros, computadores, etc., as tradições. Qualidades: concentração, centramento, despojamento, gosto pela solidão, pelo mínimo, pelo gelado… facilita a perseverança, a necessidade de ter uma visão geral de como funcionam as coisas. Verbos: perseverar, ser responsável, realizar, ser rigoroso. Figuras sociais: juízes; hermitões, solitários, empresários, cientistas, sacerdotes da tradição, castradores, castigadores. Instituições: universidades, carceres, judiciário. Anatomia: os ossos, coluna, joelho.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
1. A planta anual morre ou entra em latência. O solo descansa. O adubo pronto penetra o solo. Retificam-se as curvas de nível, arrumam-se as cortinas de vento. Arrumam-se as máquinas e as ferramentas. Arrumam-se os locais de trabalho. Se entra na real em todos os sentidos. Quanto dinheiro se possui. Situação do solo, das plantas, das pessoas e animais envolvidos. Se avaliam os projetos e planos de trabalho.
nota: no sul, inicio do Verão, as pessoas viajam e curtem tudo o que de bom e gostoso tem neste mundo. Se viaja as montanhas, as praias, a outros países.
Aquário de 21/01 – 19/02 – Meio do Inverno
O signo de Aquário é da terceira dimensão do elemento Ar. Simboliza: as redes de relacionamentos, o que une grupos e coletividades. Qualidades: cooperação, democracia, liberdade, harmonia com o diferente e igualdade de direitos, trabalho e atividades em equipes, em grupos, tecnologia, renovação. Verbos: transformar, modernizar. Personagens: pessoas sociais, pedagogos, políticos, pessoas famosas, protagonistas. Anatomia: barriga da perna, circulação.
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
Em Aquário se reúnem as pessoas, realizam trocas. Se experimentam e planificam novas tecnologias e procedimentos. Enquanto que as plantas fazem suas conexões invisíveis com a renovação, assimilam os novos alimentos
nota: no sul, meio do Verão, as pessoas se conhecem entre si, festas coletivas, trocas de todo tipo.
Peixes de 20/02 – 20/03 – Fim do Inverno
O signo de Peixes é a terceira dimensão do elemento água. Simboliza: o amor que nos une, a dissolução do egoísmo, do egocentrismo, a compaixão, a misericórdia, a piedade, o perdão. Qualidades: facilita o acolhimento, a entrega, o transcender, a visualização. Verbos: amar, se doar, entregar, imaginar… Personagens: o santo, o mártir, o artista, os loucos, os embriagados, os profetas… Instituições: hospitais, igrejas, templos, jardins… Anatomia: os pés
Simbologia do ciclo de uma planta anual e as fases das estações
Se reza, se sente, se comunga. Se preparam as sementes para o plantio. A terra se prepara para receber a semente. Os corpos se preparam para entrar na Primavera.(nota: no sul, fim do Verão, inicio da recolhida, festas religiosas, retiro espiritual.