Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Constelações familiares e Astrologia sistêmica | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Constelações familiares e Astrologia sistêmica

por Hector Othon

Homenagem e honra a Bert Hellinger

(Se você conhecer o autor informe)
“A vida decepciona-o pra você parar de viver com ilusões e ver a realidade.
A vida destrói todo o supérfluo até que reste somente o importante.
A vida não te deixa em paz, para que deixe de culpar-se e aceite tudo como “É”.
A vida vai retirar o que você tem, até você parar de reclamar e começar agradecer.
A vida envia pessoas conflitantes para te curar, pra você deixar de olhar para fora e começar a refletir o que você é por dentro.
A vida permite que você caia de novo e de novo, até que você decida aprender a lição.
A vida lhe tira do caminho e lhe apresenta encruzilhadas, até que você pare de querer controlar tudo e flua como um rio.
A vida coloca seus inimigos na estrada, até que você pare de “reagir”.
A vida te assusta e assustará quantas vezes for necessário, até que você perca o medo e recupere sua fé.
A vida tira o seu amor verdadeiro, ele não concede ou permite, até que você pare de tentar comprá-lo.
A vida lhe distancia das pessoas que você ama, até entender que não somos esse corpo, mas a alma que ele contém.
A vida ri de você muitas e muitas vezes, até você parar de levar tudo tão a sério e rir de si mesmo.
A vida quebra você em tantas partes quantas forem necessárias para a luz penetrar em ti.
A vida confronta você com rebeldes, até que você pare de tentar controlar.
A vida repete a mesma mensagem, se for preciso com gritos e tapas, até você finalmente ouvir.
A vida envia raios e tempestades, para acorda-lo.
A vida o humilha e por vezes o derrota de novo e de novo até que você decida deixar seu ego morrer.
A vida lhe nega bens e grandeza até que pare de querer bens e grandeza e comece a servir.
A vida corta suas asas e poda suas raízes, até que não precise de asas nem raízes, mas apenas desapareça nas formas e seu ser voe.
A vida lhe nega milagres, até que entenda que tudo é um milagre.
A vida encurta seu tempo, para você se apressar em aprender a viver.
A vida te ridiculariza até você se tornar nada, ninguém, para então torna-se tudo.
A vida não te dá o que você quer, mas o que você precisa para evoluir.
A vida te machuca e te atormenta até que você solte seus caprichos e birras e aprecie a respiração.
A vida te esconde tesouros até que você aprenda a sair para a vida e busca-los.
A vida te nega Deus, até você vê-lo em todos e em tudo.
A vida te acorda, te poda, te quebra, te desaponta… Mas creia, isso é para que seu melhor se manifeste… até que só o AMOR permaneça em ti”

Introdução

Constelação familiar Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica. Foi criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com tribos, famílias, empresas e organizações.

O resultado desses estudos e práticas amadureceu em um formato simples, direto e profundo que pode ser aplicado sozinho ou como complemento a outros procedimentos terapêuticos e de autoconhecimento e aprimoramento pessoal.

A Constelação familiar sistêmica se baseia em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas familiares. Leis também conhecidas como “Ordens do Amor”.

A família é um “sistema” composto por pessoas com vínculo sanguíneo e inter-relacionadas segundo leis, ordem e hierarquia que regem a sua dinâmica na busca de equilíbrio.

Quando um fator ou evento externo ou interno mexe com o equilíbrio gera uma “perturbação”, “emaranhado” com desdobramentos que podem mexer com a vida de um ou mais membros seja no corpo físico, energético, emocional, ou mental, refletindo-se na maneira que são vividos os assuntos dos diversos setores da vida descritos pelas casas astrológicas.

A prática da constelação vai revelar o que está por trás da dor, do sofrimento, da falta de equilíbrio do sistema. A prática da constelação mostra que os “problemas”, desafios, situações negativas, imprevistos, repetição de faltas que uma pessoa vive estavam ligadas a destinos (historia da vida) da sua família e antepassados.

Bert Hellinguer descobriu que para obter informação destas ilações com o passado pode se usar a inteligência do “Campo de consciência” que se estabelece no ato de constelar, onde definida a questão, pode se convocar “representações” por pessoas presentes que sem conhecimento da vida do constelado, sem intenções ou julgamentos, entregues as sugestões do campo vão se “movimentando” até revelar aquilo que é necessário ser iluminado.

As “negatividades” no sistema familiar acontecem quando seus membros violam as “leis do amor”. Os “emaranhados” que se formam se não forem iluminados eles se transmitirão para os descendente provocando impactos negativos até serem acolhidos, incluídos e iluminados.

Vídeos

O que é Constelação familiar sistêmica? por Mario Koziner

Do que se trata a Constelação Familiar

Conceitos básicos da Constelação familiar

Campo

A Arte das constelações se sustenta na direção invisível do chamado campo das constelações. O “campo” se estabelece, se define, se adéqua ao que for ser constelado e a pessoa que será constelada.  O “campo” é inteligente, sensível e age de por si. Ele identifica a pessoa que está sendo constelada e oferece informações da vida da pessoa, de seus familiares e antepassados que podem ser canalizadas e representadas pelos “representantes” (atuadores a disposição). Os “representantes” não tem necessariamente que conhecer a pessoa, nem saberem o que tem que representar, eles simplesmente deverão se entregar ao que sentirem, se movimentarem e expressarem o que sentirem atentos só a direção da constelação.

Para o campo se manifestar basta um grupo de pessoas se reunirem com a intenção consciente de constelar. É também possível acessar o “campo sozinho” através de “bonecos” (bonecos representantes de familiares e antepassados), “cartas (frases guias)”. Na minha experiência já usei um cachorro como representante e trouxe informações importantes que os representantes não tinham canalizados. Isto aconteceu numa constelação sistêmica que usa também o “mapa natal (céu de nascimento)” do constelado.

No campo não existe julgamento, moral, preconceito.

O ideal é se entregar a ele, sem intenções predeterminadas, evitar pensar, conduzir, racionalizar. Guiar-se pelos sentimentos e as emoções dominantes logo que se entra na representação.

Cada pessoa age segundo o que opina, sente, sempre justo e correto segundo sua visão.

Como funciona o Campo Morfogenético dentro da Constelação Familiar – Juliana Isliker

Representantej3 500

O campo prova que uma pessoa presente e disposta a participar ainda sem conhecer a pessoa que será constelada, se convocada a “representar” um membro do sistema, passará a se sentir como o familiar ou antepassado que está sendo representado, às vezes reproduzindo de forma muito parecida: gestos, sotaque, forma de se expressar, costumes, atitudes, e pode até encenar ou sugerir situações vividas pela pessoa que representa.

Cachorro representando

Na minha experiência já usei um cachorro como representante e trouxe informações importantes que os Jonnhy constelando representando Vênusrepresentantes não tinham canalizados. Isto aconteceu numa constelação sistêmica que usa também o “mapa natal (céu de nascimento)” do constelado.

O nosso cachorro Johnny acompanha as constelações astrológicas desde seu início. Ele fica a vontade e quando começa a constelação ele se movimenta livremente e em algumas constelações como nesta da foto ao lado ele deitou na casa 2 da pessoa que estava sendo constelada trazendo a informação de questões de dinheiro do pai do constelado que foram fundamentais para entendermos o que o campo estava querendo nos falar.

O “campo” usa os significados das casas astrológicas e dos planetas e signos para expressar informações complementares as que canalizam os representantes. No caso que estava sendo controlado o foco estava sendo canalizado como uma suposta mágoa na pessoa por abuso de poder e controle por parte do pai, mas na verdade o que estava por trás do problema era a exclusão do sistema familiar do avô da pessoa por não ter conseguido fazer seu papel de provedor. Logo que o Johnny assinalou a casa 2 e ficou lá direto, colocamos um representante lá e vimos que era o avô (pai do pai) excluído por falta de dinheiro.

A Ordem

Todo sistema familiar é regido por uma Ordem. Cada membro do sistema tem seu lugar exato dentro de uma  hierarquia definida pelo momento de nascimento,  e cada membro é convidado a viver seguindo as normas de harmonia e equilíbrio de troca e hierarquia estabelecidas pela moral vigente no sistema. A alma do Sistema familiar é atemporal. Um emaranhado ou desordem criada em um determinado momento e por uma determinado membro familiar excluído pode se manifestar na vida de outro familiar independentemente se estiverem separados por várias gerações.

Posicionamento

Cada familiar segundo o seu papel e momento de chegada na família recebe um posicionamento no Sistema. Se ele for excluído, morre ou ele abandona seu lugar, o Sistema perde o equilíbrio e se “emaranha”. O papel de uma pessoa no sistema familiar é o que dá sentido a sua existência, viabiliza os seus movimentos na vida e cria as condições para ele viver em paz, abundância, prosperidade e proteção.

Precedência em um mesmo sistema

Em um mesmo sistema familiar quem entra primeiro no sistema tem precedência sobre quem entrou depois. Da mesma maneira aquilo que aconteceu primeiro tem precedência sobre o que acontece depois.

Precedência entre sistemas

A hierarquia entre os Sistemas é diferente: o Sistema novo tem precedência sobre o sistema centrado nos pais ou nos antepassados.

Vínculo

Na família existe a necessidade de “vínculo” e “compensação”, partilhada por todos, só violada pela exclusão que quando acontece emaranha o sistema. No sistema familiar todos os vivos independentemente de seu comportamento e história tem seu lugar, inclusive os “mortos”. A inclusão dos mortos traz paz, completude, equilíbrio, liberdade; a exclusão deles pode gerar emaranhamento e negatividades.

A “negatividade de um vínculo” pode ser avaliada pelo peso da culpa que se sente ao querer se manter neste vínculo. Onde reina a ordem cessa a injustiça, e com ela a culpa.

Na retomada da ordem a culpa é liberada e as suas consequências e desdobramentos retornam como lições, aprendizagens aos antepassados ou familiares que as provocaram. O equilíbrio se alcança quando os mais novos aceitam o que se recebe dos mais velhos. Apesar do preço a ser pago em dor e sofrimentos, o que se recebe deve ser honrado, independentemente do que tenha acontecido, do que eles tenham feito. Aceito o que se herda, se aprende o que se precise para que não volte a se reproduzir aquilo que levou à dor. Aprende-se, incorpora-se, compensa-se, e a seguir o passado, bom ou mau, é considerado como passado e se liberta o “emaranhado” e sua negatividade.  Os excluídos recuperam o direito a acolhimento e pertencimento e em vez de assombrarem, abençoam.

Leis do sistema – Leis do Amor

As Leis regem a dinâmica do Sistema familiar. Quando elas são violadas, se gera dor, sofrimento, quando elas são honradas e seguidas se vive o fluxo harmonioso com uma sensação de bem estar, de estar bem com o mundo.

Quando elas são violadas dá-se origem as perturbações, autossabotagens, faltas, perdas e a pessoa se enreda em “dinâmicas ocultas” ou  “emaranhamentos sistêmicos” que são resultados de situações mal resolvidas do passado que ficam em suspense até que novos membros do sistema familiar as tragam para sua vida dando um novo nó de umbigo no que castigou ao antepassado, este movimento é comandado pela necessidade do sistema se equilibrar  (por amor). Aquilo que castigou no passado tem que ser novamente vivido para ser iluminado e se somar ao processo evolutivo do Sistema.

Para libertar ao membro e ao sistema dos “emaranhamentos” se realizam as “constelações”. Através dos movimentos dos representantes guiadas pelo fluxo do campo os emaranhamentos são observados, revelados, e a saída é trazida à Luz. Para restabelecer o equilíbrio através de “frases guias” se reorganizam os posicionamentos, cada um, atraves de suas representações, é levado para seu lugar e suas responsabilidades guiados pelo justo, o equilíbrio e a compensação.

O Ordem precede o Amor, o amor é uma parte da Ordem, ele só pode se desenvolver dentro da Ordem.

Lei do Pertencimento

Cada pessoa pertencente ao sistema familiar tem seu lugar próprio e único. A pessoa sente necessidade de pertencer a um grupo ou clã:

  • Se um membro for excluído por violar alguma das regras da família, esta exclusão gera um trauma no sistema que poderá afetar a outro membro da família ou membro das gerações posteriores.
  • Os abortos, e os mortos deverão ser considerados como membros pertencentes. E assim um primeiro filho vivo que nasça depois de dois abortos anteriores deverá ser considerada o terceiro irmão.

Lei da Hierarquia

Quem nasce primeiro no sistema tem precedência sobre quem nasce depois, e por isto deverá ser honrado e respeitado.

  • Um filho que se considere superior a seus pais está infringindo a lei da Hierarquia e do Pertencimento;
  • Um irmão menor que se considere superior a um irmão de maior idade está infringindo a lei da Hierarquia e do Pertencimento.

O membro que consciente da importância da hierarquia, se permitir reconhecer sua “pequenhez” não significa que a pessoa seja inferior o que se desvalorize. O posicionamento certo e justo permite entrar em um estado mágico onde se pode receber do superior hierarquicamente a bênção da energia da árvore genealógica e a transmissão do conhecimento acumulado no sistema.

Lei do Equilíbrio entre dar e receber

A troca entre os familiares deverá ser equilibrada.

O Equilíbrio entre o Dar e Receber se estabelece na troca justa em qualquer tipo de relacionamento.

Só na relação Pais-filho enquanto o filho é dependente em que aparentemente existe um desequilíbrio entre o dar e o receber. Somos incapazes de nascer e sobreviver sozinhos. Enquanto bebês e crianças apenas recebemos. À medida que crescemos e amadurecemos, vamos aos poucos podendo tomar menos de nossos pais ou tutores e iniciarmos vários jeitos de retribuir.

Na frente, quando se tenham filhos ou se crie, se poderá restabelecer o equilíbrio, dando tanto quanto se recebeu ou ainda mais.

Qualquer relacionamento entre dois adultos onde um dá mais que o outro gera desequilíbrio com seus desdobramentos negativos e, mais cedo ou mais tarde, está fadado à dor, o sofrimento ou a separação.

Esta lei merece um estudo mais profundo especialmente quando se estuda a dinâmica dos relacionamentos amorosos e comprometidos.

Ajuda desequilibrada

Quando a ajuda tem uma troca desequilibrada, a pessoa em falta, por culpa pode abandonar ou machucar. O melhor jeito de querer colaborar com a vida de outra pessoa é facilitando o seu aprimoramento, cura, transformação. Toda ajuda que não crie condições da pessoa tomar as rédeas de sua vida e evoluir tem um retorno funesto e negativo.

Astrologia sistêmica e Constelação familiar

A Astrologia sistêmica é a prática da Astrologia que foca o estudo do Mapa natal e dos mapas derivados na perspectiva dos inter-relacionamentos da pessoa com sua família, seus antepassados e as leis da vida. Este estudo vai revelar as particularidades potenciais da pessoa que explicam o que a pessoa atrai para sua vida e o jeito da pessoa responder ao impacto que desequilibra e viola alguma das leis que mantem a ordem do sistema.

A situação astrológica de cada planeta dá dicas preciosas sobre assuntos chaves da pessoa que podem ser o foco e os temas a serem trabalhados nas constelações do sistema familiar e dos antepassados. Por exemplo aspectos do Sol com Plutão pode assinalar que na linha do pai e dos homens da família pode ter questões de perdas, de poder e de mortes mal resolvidas, já a Lua em aspecto com Plutão mostra questões similares mas com a mãe. Aspectos com Marte, indica questões com o herói, o guerreiro pessoal… Aspectos com Vênus indica questões com  amor, dinheiro, relacionamentos…. Assim o estudo do mapa natal pode guiar o foco e os temas a serem trabalhados nas constelações.

Mapa natal e constelação

4O Mapa Natal auxilia o constelador a encontrar o foco da constelação.

Os aspectos entre os planetas, os próprios planetas, casas e signos não são bons ou maus, eles mostram as riquezas celestiais que se expressam como potencialidades que criam as possibilidades de uma situação que se concretizará, ou não, a partir das escolhas pessoais (conscientes ou inconscientes).

Exclusões podem ser reveladas no mapa natal por:

  • Planetas soltos – planetas sem aspectos maiores;
  • Planetas que são muito aspectados ou nos que são “alça do balde”;
  • Casas sem planetas ou cujos regentes estão em situação tensa;
  • Signos interceptados;
  • Aspectos tensos entre planetas pessoais e Quíron., Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão

Leis e mapa natal

Pertencimento

Veja a situação astrológica da Casa 4 e casa 10, que tem por assunto o lar, a família, a origem e os antepassados.

Por amor a nossos familiares e compensação do Sistema familiar que está em constante busca do aprimoramento e o equilíbrio, fazemos o que seja necessário para que sejam iluminados os erros, maus comportamentos, más escolhas, perdas, mortes mal processadas, exclusões de membros da família ou ancestrais, ainda seja reproduzir estes fatos que provocaram a exclusão ou os traumas, na busca inconsciente de que voltando a tona possam ser iluminados e superados pelo Sistema.

Quando há um “trauma” no sistema familiar de origem devido à exclusão de alguém no passado, um descendente fará um “movimento de amor” reproduzindo-o para compensar esse desequilíbrio no sistema.

O inconsciente dessa pessoa o leva a reproduzir os comportamentos do familiar excluído, ou a reproduzir as emoções e estados emocionais negativos ou até mesmo a criar doenças a fim de incluir no sistema aquele ou aquilo que foi excluído ou desonrado.

Isto explica o por que  do nada descendentes do excluído desenvolvam vícios e doenças, fracasso na profissão ou nos relacionamentos, situações de dor e sofrimento associadas aos assuntos e ao setor da vida em que o antepassado foi atingido. E isto é feito de forma inconsciente e aparentemente de forma inevitável.

Durante as Constelações Familiares esses padrões ou situações negativas aparecem e sua origem é esclarecida. Uma vez que se toma consciência e se experimenta a carga emocional destas situações negativas, abre-se o caminho para a aprendizado, o aprimoramento, a mudança e a cura.

Hierarquia

Veja a situação astrológica do Sol e da Lua.

A falta de vínculo com o masculino pode ser revelada pelo posicionamento do Sol (signo e casa) e os seus aspectos a outros planetas que se reflete na família na situação do pai e dos antepassados homens.

A falta de vínculo com o feminino pode ser revelada pelo posicionamento da Lua (signo e casa) e os seus aspectos a outros planetas que se reflete na família na situação da mãe e dos antepassados mulheres.

Dar e Receber

Veja:

  • a situação astrológica da casa 1 e da 7
  • a situação de Marte e Vênus
  • a situação de Júpiter e Saturno
  • a situação de Plutão

Ativações do mapa natal

As revoluções, trânsitos, direções, progressões planetárias e as lunações no Mapa Natal, assim como as ativações do mapa natal pelos mapas das pessoas com quem a pessoa se relacionam indicam períodos de sensibilidade especial para que se manifestem situações

áreas e temas onde a pessoa estará mais receptivo, mais aberto a mudanças de padrões, a crises, a desafios…

Os planetas e seu significado no sistema

Vejamos a distância dos planetas à Terra e quando demora uma mensagem vinda de cada planeta para a Terra.

Lua

Distância média do Lua á Terra:                                                     384.400 Km
Tempo de viagem de sua luz até a Terra:                                      384.400 Km / 300.000 Km/s =  1,2 Segundos

Vênus

Distância média do Sol á terra :                                                     149.600.000 Km
Distância média entre Vênus e o Sol :                                      –   108.200.000 Km
Distância média entre Vênus e a Terra:                                          41.400.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                             41.400.000 Km / 300.000 Km/s = 138 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                138 / 60 = 2,30 (dois minutos e trinta segundos)

Marte

Distância média entre Marte e o Sol :                                             227.900.000 Km
Distância média do Sol á terra :                                                    –  149.600.000 Km
Distância média entre Marte e a Terra:                                            78.300.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                               78.300.000 Km / 300.000 Km/s = 261 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                    261 / 60 = 4,35 ( quatro minutos e trinta e cinco segundos)

Mercúrio

Distância média do Sol á terra :                                                     149.600.000 Km
Distância média  entre Mercúrio e o Sol :                                –     57.900.000 Km
Distância média entre Mercúrio e a Terra:                                     91.700.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                             91.700.000 Km / 300.000 Km/s = 305,6 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                  305,6 / 60 = 5,09 (Cinco minutos e nove segundos)

Sol

Distância média do Sol á Terra:                                                    149.600.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até a Terra:                                     149.600.000 Km / 300.000 = 498,6 Segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                 498,6 / 60  = 8,31   (Oito minutos e trinta e um segundos)

Júpiter

Distância média entre Júpiter e o Sol :                                       778.400.000 Km
Distância média do Sol á terra :                                                 – 149.600.000 Km
Distância média entre Júpiter e a Terra:                                    628.000.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                         628.800.000 Km / 300.000 Km/s =  2.096 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                              2.096 / 60 = 34,35 ( Trinta e quatro minutos e trinta e cinco segundos)

Saturno

Distância média entre Saturno e o Sol :                                          1.430.000.000 Km

Distância média do Sol á terra :                                                    –   149.600.000 Km
Distância média entre Saturno e a Terra:                                        1.280.4000.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                              1.280.400.000 Km / 300.000Km/s =  4.268 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                  4.268 / 60 = 71.13 ou 1 Hora, 11 minutos e 13 segundos

Urano

Distância média entre Urano e o Sol :                                              2.870.000.000 Km
Distância média do Sol á terra :                                                    –   149.600.000 Km
Distância média entre Urano e a Terra:                             2.720.400.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                             2.720.400.000 Km / 300.000Km =  9.068 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                  9.068 / 60 = 151,13 ou 2 Hora, 31 minutos e 13 segundos

Netuno

Distância média entre Netuno e o Sol :                                          4.500.000.000 Km
Distância média do Sol á terra :                                               –       149.600.000 Km
Distância média entre Netuno e a Terra:                                       4.350.400.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                            4.350.400.000 Km / 300.000 Km/s = 14.501 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                                 14.501 / 60 = 241,68 ou 4 Horas 2 minutos e 8 segundos

Plutão

Distância média entre Plutão e o Sol :                                           5.900.000.000 Km
Distância média do Sol á terra :                                              –       149.600.000 Km
Distância média entre Plutão e a Terra:                          5.750.400.000 Km
Tempo de viagem de sua luz até aqui:                                           5.750.400.000 Km / 300.000 Km/s =  19.168 segundos
Transformando de Segundos para Minutos:                               19.168 / 60 = 319,46 ou 5 Horas 19 minutos e 46 segundos.

fonte: Reinaldo Bis

A ordem dos planetas em distância à Terra é:

Lua, Vênus, Marte, Mercúrio, Sol, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

E assim também é então a hierarquia de importância para a pessoa no Sistema do Mapa natal.

O céu de nascimento e o Sistema familiar

O céu de nascimento de uma pessoa tem o manual de instruções e a informação das riquezas celestiais que a pessoa ganha para viver em todos os setores da vida.

Vamos chamá-lo ao “céu de nascimento” de “Sistema Astrológico natal”.

O sistema astrológico de cada pessoa interatua e intercambia com o Sistema Familiar. Seguindo a hierarquia dos planetas segundo a distância com o planeta Terra encontramos as seguintes correspondências.

Os planetas

A Terra

O primeiro planeta a ser honrado e homenageado é a Terra que está a nossos pés, nos acolhe e nos alimenta. No mapa natal a Terra se encontra sempre na cúspide da casa 4 de todo mapa natal.

A Terra junto à Lua representam a Mãe. A Terra a Grande Mãe Natureza, a Lua a mãe biológica, a família de sangue e os antepassados.

A Lua

A Lua será o próximo planeta a ser honrado e homenageado, por ser o astro mais cercano à Terra.

A Lua natal revela as potencialidades da pessoa na sua relação com a sua mãe e as mulheres.

As constelações mostram que toda pessoa está intimamente ligada a seus pais biológicos assim como no mapa natal diz muito da pessoa a situação astrológica do Sol e da Lua.

A função mãe, associada à Lua é a que nos faz sensível à vida. Através da mãe a pessoa chega neste mundo, dentro do corpo dela acontece a fecundação e o amadurecimento e crescimento do corpo em 9 meses. Dela nascemos, ela nos acolhe, nos nutre e nos guia. Se há uma falta de integração e equilíbrio com a função mãe se podem  criar  emaranhados emocionais, mentais e distúrbios no físico e na saúde.

A situação astrológica da Lua natal pode dar sugestões riquíssimas de constelações.

Se estiver tensionada no mapa natal pode estar associada:

  • Dificuldade em formar família;
  • Incluir “emaranhamentos de ancestrais” que tenham tido traumas e feridas nas suas famílias e que possam ter sido excluídos;
  • Dificuldade de engravidar, ou resistência a ter filhos;
  • Dificuldade de relacionamento com a mãe, e mulheres da família.

Vênus

Seguindo à Lua vem a Vênus natal da pessoa, que abençoa com a arte da disposição para os relacionamentos, e presenteia com o lado acolhedor, contemplativo, e com senso do belo, do equilíbrio e da justiça.

Vênus vai falar dos relacionamentos amorosos, da relação com dinheiro e dos valores e princípios da pessoa. A Vênus também fala da graça e beleza, do jeito de valorizar, dos gostos e do senso de equilíbrio e justiça da pessoa.

Se estiver tensionada no mapa natal pode estar associada:

  • Dificuldade em amar, gostar. Relacionamentos cármicos;
  • Incluir “emaranhamentos de ancestrais” que tenham a ver com relacionamentos afetivos, com relação a posses e princípios, que envolvam dinheiro e riquezas materiais.

Marte

A seguir vem o lado guerreiro, a disposição para agir e decidir.

Marte é uma função especial da personalidade que tem a ver com a energia pessoal, e com o estilo potencial da pessoa agir, decidir, batalhar pelo que deseja. Informa sobre o lado agressivo, atrevido e possíveis perversões sexuais.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • Dificuldade de agir e decidir;
  • Incluir “emaranhamentos de ancestrais” que tenham a ver com guerra, assassinatos, suicídios, más ações;

O Sol

A seguir do lado guerreiro vem a possibilidade da pessoa se tornar Rei de si mesma e muitas vezes reis, chefe, líder de outros. A função pai (solar) nos abençoa com centro, poder, iniciativa, vontade, generosidade. É o pai que mostra ao filho o mundo fora do lar. Quando não se está em equilíbrio e respeito da ordem e da hierarquia com a função pai criamos desafios e autossabotagens para conquistar, criar, prosperar. A pessoa se perde em dificuldades financeiras, e no cumprimento de suas obrigações, pode ter dificuldade de se direcionar na vida, têm dificuldade em lidar com chefes, superiores, e pessoas que se destacam.

Por exemplo, o Sol é a representação unanime do arquétipo do pai, seja ele o pai carnal ou celestial.

Qualquer ser que seja doador de vida ou da semente da concepção está carregada do arquétipo paterno e pode ser representada pelo Sol.

As mulheres também tem o Sol no céu de nascimento, e por tanto tem representação do Sol. Tem mulher que pode ter como astro natal mais forte o Sol e assim se destacar pela sua masculinidade e pela sua capacidade de criar e as demais qualidades solares.

Uma pessoa com o Sol em Virgem poderá ter uma visão do pai como uma pessoa moderada, que gosta de servir e do lado negativo o lado crítico… Se o seu Sol natal está em Peixes, ele focará do pai o seu lado sensível, e do lado negativo o lado folgado, displicente…

Aspectos do Sol com Plutão também vai criar na pessoa um determinado espírito crítico e competitivo com as pessoas solares e o pai biológico…

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • dificuldade de encontrar seu papel na vida;
  • problemas de relacionamento com o pai e chefes;
  • falta de energia vital;
  • autossabotagens;
  • abusar ou ser abusado. Abuso de poder;
  • enfermidades no coração.

Júpiter

A seguir vem a função Júpiter que nos abençoa com visão de mundo, o pensamento abstrato, a ética, a moral, a ideologia, a filosofia, a religião… os voos do espírito. Informa também onde a pessoa poderá receber bênção, facilitações, tipo ganhar na loto, ganhar um premio, ser escolhido entre muitos. Informa também pessoas que foram para ela uma bênção.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • exageros, desmedidas;
  • engordar,  inchaços, distúrbios no fígado;
  • problemas com estrangeiros ou cultura estrangeira;
  • problemas com a justiça, dela ou de familiares.

Saturno

A seguir vem Saturno que nos abençoa com a sensibilidade e inteligência para captar a Ordem e as Leis que regem o mundo físico e a Natureza.

A Saturno pode se associar a linha dos antepassados sábios e conhecedores da vida.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • miséria, calamidades, condenações, cobranças castigos;
  • mortes prematuras;
  • carências;
  • solidão;
  • frialdade, distanciamento;
  • claustros, retiros…
  • instituições da lei;
  • problemas com a ordem estabelecida, juízes, advogados;

Urano

A seguir vem Urano que nos abençoa com a capacidade de transformar, conectar, lidar com o diferente…

Urano pode ser associado também a mestres da Nova Era, astrólogos, agentes da Nova Era, pessoas diferentes, inventores, revolucionários… e invoca estes comportamentos nos antepassados.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • inventores, pessoas diferentes;
  • pessoas muito inteligentes que trouxeram mudanças para a família;
  • pessoas originais, diferenciadas;
  • pessoas elétricas, criativas;
  • mudanças imprevistas a favor do sistema familiar.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • rupturas inesperadas, surpresas no sistema familiar;
  • revelação de diferenças que excluem, criam preconceitos,provocam rupturas;
  • indicação de falta de ordem, hierarquia, exclusões: filho no lugar do pai (filho que sustenta a família);

Aspectos a Urano no sistema familiar:

  • Urano em aspecto negativo com o Sol – ruptura na linha masculina;
  • Urano com Vênus – rupturas, separações em casamentos… perdas repentina de dinheiro e poses…
  • Urano com Saturno (ovelhas negras) – romper com a ordem no sistema familiar… quebra de padrão…

Netuno

A seguir Netuno que abençoa com o amor incondicional, com a sensibilidade artística… Mas também com a ilusão, o auto-engano, as drogas, a ilegalidade…

Se estiver bem posicionado no mapa natal pode estar associado:

  • artistas na família;
  • indicação de pessoas sensíveis, mediunidade, sensitividade;
  • espiritualidade;
  • amor incondicional, entrega, serviço.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • excluídos por confusão mental, comportamentos marginais, alcoolismo, drogas, jogo;
  • excluídos por confusão na vida (crenças equivocadas segundo o padrão moral vigente), viver no mundo da ilusão, desengano;
  • excluídos por viver amor confuso, idealizados, dependentes, ilegais, perversos;
  • amor platônico.

Aspectos a Netuno no sistema familiar:

  • Netuno em aspecto negativo com o Sol, Júpiter – excluídos por comportamento negativos segundo o costume;
  • Netuno com Vênus – excluídos pela forma de viver o amor, relacionamento e dinheiro: mentiras, traições, ausência;
  • Netuno com Saturno (ovelhas negras) – excluídos por comportamentos fora da lei e da ordem: mentira, falsidades, ilegalidades no sistema familiar… quebra de padrão…

Plutão

A seguir Plutão que abençoa com a coragem para encarar a verdade visceral ainda que o preço seja a morte.

Se estiver bem posicionado no mapa natal pode estar associado:

  • pessoas que desenvolvem grande poder;
  • médicos, curadores;
  • magos do bem;
  • grandes transformadores do sistema familiar;
  • riquezas.

Se estiver tensionado no mapa natal pode estar associado:

  • luta de poder;
  • loucura;
  • sombras;
  • mortes;
  • magia, bruxaria, xamanismo; pajelança;
  • indicação de violações de ordem, hierarquia, exclusões: filho no lugar do pai (filho que sustenta a família);
  • Plutão em aspecto negativo com o Sol – ruptura na linha masculina, competição, dominação;
  • Plutão com Vênus – controle, ciúmes, rupturas, separações em casamentos… perda de dinheiro e poses. ganho de poder, dinheiro..
  • Plutão com Saturno (ovelhas negras) – romper com a ordem no sistema familiar… quebra de padrão…

Os signos zodiacais

Os signos zodiacais indicam os comportamentos e ferramentas que cada pessoa pode usar em cada setor da vida.

As casas astrológicas

As casas astrológicas, através das “casas derivadas encontram sua relação com o sistema parental.

Casa 1 – a pessoa. Avó paterna, avô materno (casa 4 da 19), bisnetos (casa 5 da 5 da 5)

Casa 2 – questões de valores, dinheiro, posses. Padrasto ou Madrasta (casa 7 da 7) dos filhos.

Casa 3 – questões com estudos, expressão, ambiente, viagens. Irmãos, parentes próximos.

Casa 4 – mãe, lar, origem. Sogro ( Casa 10 da 7), madrasta da pessoa (casa 7 da 10).

Casa 5 – filhos. Segundo irmão ou irmã.

Casa 6 – rotinas, animais domésticos. Tios do lado materno (Casa 3 da 4).

Casa 7 – conjugue, parceiro e parceira. Terceiro irmão ou irmã. Sobrinhos (casa 5 da 3). Avó materna (casa 4 da 4).  Avô paterno (casa 10 da 10)

Casa 8 – mudanças, crises. Dinheiro do conjugue. Abortos e natimortos (casa 4 da 5)

Casa 9 – Estudos superiores, estrangeiro, viagens. Netos (casa 5 da 5). Cunhados (casa 3 da 7). Quarto irmão ou irmã. Segundo parceiro / parceira.

Casa 10 –  Profissão, participação social, honra, status. Pai, primos do lado materno, sogra (Casa 4 da 7). Padrasto (casa 7 da 4). Família de origem do conjugue (Casa 4 da 7).

Casa 11 – Amigos, grupos, projetos. Filhos adotivos ou de criação, enteados, afilhados, filhos ilegítimos.

Casa 12 – Reclusões. Inimigos ocultos. Tios do lado paternomeuip (casa 3 da 10-pai)

Aspectos

Os aspectos negativos ou tensos podem revelas “emaranhados” nos antepassados.

Os aspectos positivos e harmônicos revelam ferramentas que podem colaborar para resolver “emaranhados” e talentos, aptidões que podem se desenvolver em competências.

Casal – As ordens do Amor

Compensação entre o dar e tomar

Só na relacionamento pais e filhos não existe compensação.

Na troca no casal deverá existir equilíbrio entre o dar e o receber. Ambos são do mesmo tamanho e valor. O homem deve ser homem segundo estabelece a moral vigente para o comportamento dos homens e a mulher deverá ser mulher segundo estabelece a moral vigente para o comportamento das mulheres.

O homem reconhece o papel da mulher no sistema familiar e o honra. E assim também a mulher em relação ao papel do homem.

Se um é carente como uma criança, o outro se mostra como aquele que ajuda, tipo pai ou mãe, ai se sentira maior e se viola a lei da compensação. Quando um deseja e o outro concede sem equilíbrio de troca. quem recebe precisa agradecer como se tivesse recebido sem dar e quem dá se sente superior e livre como se tivesse dado sem receber. Isto cria desequilíbrio na troca e terá desdobramentos negativos na relação.

Quando um dá mais carinho, amor, cuidado ou entrega mais do que o outro consegue receber e dar, periga impactar a relação negativamente, porque quem que recebe mais do que pode retribuir será castigado pela culpa e seus emaranhamentos negativos.

Pai e Mãe

O conhecimento das Leis do Amor encoraja a “aceitar” o que se recebe dos pais, como o melhor tesouro que impulsiona à vida e à criação. É Lei: só se consegue amar quando se ama e honra aos pais, familiares e antepassados.

Por mais grave que sejam os emaranhados com os pais devido as feridas emocionais que eles possam ter ocasionados, os filhos deverão reconhecer que eles são seus “pais certos”. E mais que os julgarem, aprenderem com seus erros e falta, o que não deverão reproduzir.

Enquanto não se conscientizar o que se faz com o que se recebe dos pais, algo conecta com uma força que os faz repetir a negatividade deles, exatamente em aquilo que julgam, condenam. Por isso, quando se é capaz de amá-los, honrá-los, dignificá-los e respeitá-los, então aquilo que castigava pode ser iluminado e a pessoa pode se amar, respeitar, honrar a si mesma e ser livre para criar sua família.

O que se reprova ou exclui, aprisiona, e só o que se ama e honra, liberta.

Ofensas

Enquanto o parceiro ofendido se sentir inocente, injustiçado não haverá possibilidade de compensação. Todos somos responsáveis com o que sucede nos relacionamentos familiares. O único jeito de se libertar de uma “ofensa” é descobrir no que se colaborou para que ela acontecesse.

Não existe perdão no casamento, a possibilidade de libertar as ofensas e os desequilíbrios é libertando o que as origina que tem a ver com os “emaranhamentos do sistema familiar. A postura de papai, mamãe, filho que perdoa tudo, perturba e negativiza os relacionamentos na família.

Casamentos anteriores

Os parceiros de casamentos anteriores, os filhos, vivos e mortos devem ser incluídos e honrados, de outro jeito poderá se herdar deles os desdobramentos negativos da exclusão.

Como funciona uma Constelação Familiar?

Constelação em grupo ou individual

A constelação pode ser em grupo, ou individual com o auxílio de bonecos e objetos.

O ideal é que na constelação em grupo os representantes não conheçam a pessoa que vai ser constelada.

Antes de começar a constelar, no aquecimento, todos os participantes deverão formar um círculo e se dar as mãos para facilitar a implantação do “campo”.

a Questão

O cliente traz a sua questão que gostaria de olhar através da constelação. Esta questão será amadurecida na presença do constelador buscando uma clareza final e ressaltando a emoção que está envolvida.

“sente a questão. respira. agora escolhe alguém que te represente”

A questão define como se vai começar a constelar, mas é importante saber que o encaminhamento da constelação vai ser determinado com o que realmente seja importante a pessoa ver. É básico a humildade para se entregar e fluir, estando-se consciente que quem comanda é fluxo do campo do sistema vigente na constelação.

A questão se define mais pela sua carga emocional, visceral que pela curiosidade mental de entender. A questão dói, dor emocional, dor na alma. A alma é atemporal, assim poderão se manifestar antepassados de longínquas gerações.

Início da constelação em grupo

Todos de mãos dadas falam das regras da constelação e do que vai acontecer na sessão. As mãos dadas iniciam a troca de energia e as conexões do campo. Se necessário poderão acontecer defumações, aromatizações e cantos preparatórios.

Declarada a regência do “campo” se passa a montagem da mandala inicial que dará corpo a constelação. Se fala a todos a questão. Declarada a questão, o constelado e o constelador definem quem será o representante do constelado (tem constelação em que o constelado pode participar), a seguir o constelado escolhe os “representantes” das pessoas, situações, forças presentes na questão. O constelador também pode escolher “representantes”.

É orientado para os representantes se permitirem “movimentos e falas” que brotem do coração. Evitar julgamentos, explicações, racionalizações.

Na “movimentação” surgem ideias, imagens que mostram o “emaranhado” e apresentam o que está na base da questão do cliente. Neste momento podem começar a ser necessário convocar novas “representações” que trazem os familiares, os antepassados, os excluídos. E ai vai se mostrado o oculto, as feridas, os segredos, os excluídos, a situação traumática resultado de se violarem as leis do pertencimento, da hierarquia e o equilíbrio da troca.

Pode ser por exemplo o caso de um filho que ainda está casado com a mãe e que por tanto substituiu o pai, violando a lei do pertencimento, e assim ele ainda se casando várias vezes, nunca esta disponível e assim os seus casamentos são sabotados e isto não para a que a pessoa seja capaz de olhar para o sistema e perceber a sua situação e retifique.

Pode ser o caso de uma pessoa do nada começa a ficar alcoólica logo após de casar.

Fim da constelação

A maioria das pessoas ao saírem de uma constelação saem plenos, liberados de pesos, abençoados com clareza, consciência. Por isso não é aconselhável não racionalizar na hora, mas deixar os sentimentos, emoções fluírem, logo as iluminações também virão. O melhor é a pessoa se deixar acontecer com os movimentos que se desdobram da constelação e prestar atenção que o comportamentos e atitudes das pessoas envolvidas pode mudar também.

É bom criar uma pausa , deixar o fluir interior dos desdobramentos agir, muitas vezes o que foi visto reverbera em algo que achamos que precisa ser aprofundado, mas o que falta é justamento o tempo de assentar, de se acomodar, de fluir para que cada coisa vaia para seu lugar. O constelado observará também que os membros de sua família poderão ser mexidos e mudados, e assim a pessoa terá oportunidade de reconstruir seus relacionamentos e adotar novos comportamentos e atitudes sintonizados a nova visão da vida.

O que fazer depois de uma Constelação?

Deixar chegar: o que fazer após a minha constelação? – Elza Carvalho

Frases guias na Constelação sistêmica

As frases são “afirmações” ou “decretos” sistêmicos de cura que são usadas durante o processo de condução da constelação segundo vai indicando o campo através das movimentações. É comum que “frases” sejam sugeridas pelo constelador aos representantes ou que surjam espontaneamente entre os representantes.

Estas frases indicam soluções e afirmações que vão construindo a iluminação da questão do constelado,  o auxiliando a reconhecer o que afeta e atua em sua vida e o orienta para que tome atitudes coerentes com sua verdadeira posição no sistema, respeitando a hierarquia e se dispondo a equilibrar na troca com seus familiares.

As frases também permitem ao constelado conscientizar a nova situação, a nova troca, a nova visão da hierarquia.  As frases também decretam os desdobramentos da nova consciência que a constelação está provocando. Esta consciência reconecta na fonte da vida que vem dos pais e da família em ordem, e resolve as questões que estavam atrapalhando, emaranhando, bloqueando a vida.

As frases são chamadas também  de “ordens da ajuda”, podem ser usadas também em processos de autoconhecimento, aprimoramento e transformação pessoal. Podem também ser usadas em sessões individuais, em exercícios sistêmicos, em constelações estruturais e em outros tipos de terapia.

As frases trazem a tona aquilo que se esconde e é essencial na causa geradora do “emaranhado, bloqueamento, exclusão”.

As frases provocam novos “movimentos” a partir do momento em que elas foram ditas.

Estas frases não são fixas, ainda que cada uma delas tem um ideia precisa. Na prática o constelador encontra o momento certo e a forma adequada da formular.

Podem acontecer também constelações em que não se usem “frases”.

As frases

“Por favor”

Esta frase se usa para honrar o sistema, o campo, e expressar nossa condição de entrega e respeito que nos liga a todo o momento ao fluxo do “campo”, mas que a nosso julgamento.

“Sim”

Começar com “Sim” é uma afirmação à vida, e a firmeza na entrega para que o campo conduza.

“Está tudo bem”

Quando o constelado ou representante ainda atingido, entende e aceita o bem, o aprendizado que a ferida, ou golpe ensina.

Tema Pai e Mãe

“Eu reconheço e amo seu pai/mãe em você”

Em relacionamentos entre casais que se separam com filhos é possível que as mágoas entre o casal invada o papel de cada um como pai e mãe na perspectiva do filho. Nesse movimento, o filho encontra-se em situação desconfortante e perigosa, pois em sua alma ele serve com lealdade a seus pais e precisa de honrar a ambos..

A frase “eu amo seu pai/mãe em você” traz tanto pai/mãe para seu lugar no sistema e libera o filho de qualquer necessidade de compensação do papel de um dos seus pais que esteja sendo excluído.

Isso libera a criança para seu desenvolvimento, ao mesmo tempo que traz clareza aos pais quanto a seus papéis como os únicos possíveis para que aquela criança exista.

“Mãe me permita que eu possa me aproximar, tomar o meu pai”

Visão: o pai foi excluído. A mãe faz seu papel e o papel do pai. A mãe incluindo o Pai, e permitindo a relação Pai- filho, permite ao filho consciente reconhecer o lugar certo do pai no seu interior e se nutrir do pai e tomar conta da sua própria vida.

“Filho (a) me perdoa, sinto muito, tirei teu pai de você. Toma ele, ele te ama”

“Meu filho (a), pode amar seu pai”

  • “Mãe muito obrigado, porque aquilo que não tinha agora eu tenho.”

Quando a criança não vai para o pai não vai para o mundo. A mãe não consegue entregar a criança para que o pai a mostre ao mundo. A mãe sem querer cria uma esfera, um prisão para o filho (a).

A mãe é quem tem que mostrar para o seu filho (a), o pai.

  • “Ele é perfeito para você”.
  • “Ele é o pai certo para você”.
  • “Você não tem que ver com nossos problemas, o nosso é nosso”.
  • “Você é nosso filhinho”.
  • “Se eu tenho você foi graças a seu pai”.
  • “Filho eu libero você para ir a seu pai”.
  • “Quanto tempo esperei que minha mãe me desse permissão para amar meu pai”.
  • “Mãe muito obrigado, agora vocês resolvem suas coisas, eu posso olhar e tomar meu pai”. “Eu posso dizer que eu amo meu pai, eu aceito o jeito dele”

“Meu filho (a), pode amar sua mãe”

as mesmas frases que a anterior … pode amar seu pai.

“Você é o pai/mãe certo(a) pra mim”

Esta frase decreta a noção de que seu lugar de filho só existe pelo pai e a mãe que se tem.

“Agora estou pronto (a) e aceito você como meu pai”

Cada vez que seja feliz honrarei a vocês.

“Querida Mamãe/Papai, agora eu concordo”

Filhos, estão sempre prontos para defender seus pais da dor e do sofrimento, embora não tenham a capacidade de realmente lidar com isso. Essa forma de arrogância conduz à sofrimentos que enquanto não trazidos à luz, atuam trazendo uma espécie de peso para o sistema.

Ao ver o que é, em toda sua realidade e perceber seus limites, os filhos se liberam para viver sua vida, para fora daquilo que não lhes pertence e que diz respeito somente aos seus pais.

“Mãe, pai a relação e história de vocês é grande demais para mim, não posso me ocupar com o destino de vocês, é muito para mim. Eu sou pequenininho, filhinho”

“Mãe muito obrigado, agora vocês resolvem suas coisas, eu posso olhar e tomar meu pai”

“Eu posso dizer que eu amo meu pai, eu aceito o jeito dele”

“Agora estou pronto (a) para servir a vida como você serviu”

É da mãe de quem se herda a capacidade de servir com alegria.

“Agora estou pronto (a) para o sucesso”

Tema Ver

“Agora posso ver quão grande é a dor de você”

“Eu vejo você”

Quando o constelado vê o seu familiar no seu posicionamento no sistema.

“Eu confio em você”

“Sim, eu sei que você muitas vezes não acredita em si. Vive se comparando. Vê o bem nos outros, mas não vê a maravilha que você é. Tem muitos defeitos e busca escondê-los, com medo de ser julgado ainda mais duramente do que você mesmo se julga. Seus erros não saem da sua cabeça, e você se culpa por cada um deles. Sabe das suas qualidades, mas acredita que elas não são suficientes. Quer ajudar e até faz a sua parte, porém tem tanta dificuldade de se permitir ser acolhido pelo outro. Tem medo de ser ferido pelas pessoas, porque tantos já passaram a perna em você. Percebe o mundo esmagar seus sonhos como um rolo compressor, fazendo com que as esperanças fiquem pequenas, fininhas como uma folha de papel…

Pois eu vou dizer uma coisa: você é assim mesmo! Porque todo mundo é assim. Eu também sou assim. Por isso, uma dica: não passe a vida inteira tentando ser quem você não é e nunca será, baseado em afirmações de pessoas que também nunca se aceitaram como são e não são o que eles dizem ser. Assuma-se. Seja você. Você é belo, bom e maravilhoso, com todos os defeitos que possui. Esqueça os certos e errados, devolva a culpa para quem ensinou você a sentir-se culpado… e… viva! Eu confio em você!”

“Eu permito que você me veja”

quando a pessoa vê que ela mesma estava se escondendo, excluindo

“eu vejo você agora, minha filha (mãe, pai, companheiro,.. etc)”

Quando a pessoa acorda e vê realmente seu familiar.

“Abra seus olhos e contemple o que te rodeia”

Conecta ao constelado (quando tiver choro, ou catarse pedir a pessoa continuar com os olhos abertos).

“Agora estou pronto (a) e tomo a vida como me foi dada”

“Isso precisa passar. Já levou seu tempo. Já aprendi, não precisamos mais”

Quando o constelado está pronto para deixar ir. Algo se modifica.

A pessoa não olhava para mim, mas tudo o tempo era eu que nutria esta ideia dele, ela não me queriam, era eu que me condenava nesta visão negativa… e assim reconheço que não é o outro que não me ampara, que quer, mas sou eu que não aceito e honro o que recebo… a Consciência ilumina pode se indicar a frase.

“eu agradeço pelo que você veio me ensinar”

Agradecendo o aprendizado.

“Você veio antes”

Quando o constelado identifica o antepassado.

Tema Negativo

“Eu sigo você”

Essa frase expressa a lealdade e amor que reina no sistema familiar.

Quando há na história familiar algum emaranhamento, ferida, exclusão, destino difícil, é comum observar que alguém da geração posterior toma essa postura “de seguir” o destino deste antepassado atingido e isto é por amor, para iluminar esta questão de destino que já castigou ao antepassado.

“Eu sigo você” traz a tona para o constelado seu amor profundo que sustenta sua opção de repetir “o comportamento excluído, errado, perturbador”, como que buscando uma compensação do sofrimento vivido por seu familiar ou antepassado.

Variante:

“Em sua honra, e pelo que custou à você, eu te sigo e incorporo a tua negatividade.”

Esta frase traz a consciência da ligação negativa com o familiar ou ancestral.

“eu estou livre graças a você sabotador (energia de embotamento), você me ensina e mostra o que não devo fazer, ouvir, alimentar”

A consciência do que sabota, libera!

“Sinto muito, eu fui muito arrogante”

Essa frase é dita quando o constelado vê que ele está repetindo comportamentos ou desafios de algum antepassado que ele julgou ou pensa como errado, incorreto, e é por isto que inconscientemente a vida o leva a reproduzir esta negatividade, no fundo movido por amor e na fé de que incorporando o mal o vai conhecer e se libertar dele.

A constelação vê isso como arrogância pois é ela e a violação da hierarquia pode levar a uma pessoa a criar condições interiores para que se manifeste a ferida onde a pessoa é arrogante.

Por exemplo, uma filha que acha que ela se pode meter no relacionamento de seus pais e que poderá resolver seus problemas e para isto ela pode por exemplo excluir a mãe e ocupar seu lugar com seu pai. Ela fazendo isto vai inviabilizar seu casamento, onde se fizer estará indisponível. Consciente poderá falar para a mãe a frase.

“Agora deixo isso com você, com amor”

é possível perceber como essa nova postura emana muito mais força e permite ainda um vínculo saudável entre essas duas gerações que antes estavam conectadas através do sofrimento.

É sábio saber respeitar os desafios entre nossos familiares. E no caso de sentir o chamado de facilitar, ajudar isto deverá ser feito com muita humildade e sempre atento se não se está projetando, usando, excluindo.

“Foi difícil para mim, mas agora aceito como foi”

Algo na história familiar foi muito pesado (ex: estupro do pai), mas agora na luz do constelar se percebe a necessidade de aceitar e honrar os pais como os melhores pais do mundo que a pessoa poderia ter. A pessoa entende que negar esta realidade de sua relação com o familiar ou ancestral lhe está fazendo mal. De alguma forma ela está julgando, condenando, excluindo. Seja pela dor, seja pela vergonha de expor a relação com ela.

Ver e aceitar e a seguir honrar e se colocar no seu lugar…

“Eu respeito o seu destino” “Eu respeito suas escolhas” “teve que ser como foi” “eu farei algo de bom com isso” “Sim, para tudo o que foi”

Quando o constelado vê que ainda não concorde com o comportamento e as atitudes do familiar, ele consegue respeitar o destino e as escolhas. A frase se ajusta a situação.

“Você também faz parte”

Em sistemas com exclusões, como por exemplo o aborto, é comum que esse movimento atue em todos os seus integrantes. Muitas vezes os clientes com essa característica chegam nas constelações com o sentimento de “falta algo” em suas vidas.

A exclusão se faz clara numa constelação, e a frase que traz distensionamento é “você também faz parte”. Isso é uma forma de convidar para a alma da família aquele integrante que por algum motivo foi expulso. Essa frase está ligada a uma das leis da vida de Bert Hellinger, o pertencimento.

Essa lei fala que todos aqueles que nasceram em um sistema farão falta se forem excluídos (através de expulsão, abortos, segredos…). Ao falar essa frase, atua no cliente e no sistema esse reconhecimento do pertencer que foi negado à alguém.

“Se eu, ou meus ancestrais te causamos algum mal, eu sinto muito, por favor nos perdoe”

Quando a pessoa vê que seus comportamentos tiveram desdobramentos negativos nos descendentes tipo filhos, netos…

Tema Paz, Celebração

“Estou em paz, todos os membros de minha família tem seu lugar próprio no meu coração, respeitam a hierarquia e trocam com equilíbrio”

Pessoa plena.

“Sei dos meus limites, o que posso ou não realizar”

a pessoa se empodera e toma posse de sua liberdade

“Eu não estou mais a disposição”

É uma frase de solução, dita quando a pessoa que estava sendo “usada” (vítima) ou a pessoa que estava usando (agressor) por outro vê e recupera sua força, sua autoestima e se coloca como autônoma, independente. Quebra-se o vínculo de dependência em que todos os envolvidos sofrem. É o momento de abandonar o jogo Agressor-Vítima, romper a relação, mudar. Isto é doloroso porque uma parte de nós estava identificada com o sofrimento. Esta parte não conseguia ver que uma relação tem que ser justa, equilibrada, gerar prazer, prospera, livre. Mas é só passando por ela que podemos acordar e nos libertar.

“Eu deixo ir”

“A melhor mãe é aquela que com o tempo se torna menos necessária” Dalai Lama. É desafiador para os pais, os avos deixarem irem seus filhos, quer dizer eles se empoderarem e se encaminharem em suas vidas.

Se libertar da ideia de que se está perdendo o filho para outra família quando casa. Pesquise se já você se libertou de seus pais. A vida segue e não se está perdendo nada, ao contrario o filho encaminhado terá um melhor relacionamento com seus pais.

Imagine então o desafio diante um familiar querido que morre!!! Deixar ir. Viver o luto, e liberar, reconhecer o luto dos outros. Sentir confiança que o deixar ir não vai prejudicar mas ser bom para todos! Imagine entregar definitivamente a nossa mãe, falar mãe agora é com você, te deixo ir. Mas será que deixou? Ter paciência primeiro tendo o entendimento, estou liberando para que minha mãe viva em paz sua nova vida. Se não tiver consciência não libera, paciência sistêmica, algumas pessoas precisam de mais tempo.

Até quando vendemos um imóvel, um carro. Deixar ir em nome de algo maior.

Deixar ir costumes, acomodamentos, identificações!!! Sair de uma relação!!! O deixar ir não é perda é um ganho!!!

Se não se tiver consciência que deixar ir será um apaziguamento uma libertação, o sofrimento pode ser muito.

As cartas com as frases

As cartas Falas Sistêmicas servem especialmente para a auto cura, onde cada pessoa, individualmente, pode olhar sozinha para suas tristezas, dores, questões, uma a uma, conforme sua intenção e decisão.

Elas são usadas também como ferramenta de apoio ao terapeuta constelador durante sessões de atendimento individual (seja com ou sem bonecos/cristais/âncoras…), nas constelações em grupo, e nas dinâmicas dos grupos de estudos com exercícios sistêmicos. Elas podem ser usadas também como uma leitura de campo em outros exercícios terapêuticos.

Você pode escolher uma tristeza*, ou uma dor, ou uma questão que está lhe incomodando no momento…, ou ainda, mais diretamente uma pessoa que você tenha alguma reivindicação (mágoa, ou qualquer sentimento que você não quer mais manter com você).

OBS.: quando olhamos para algo, a energia do campo será a da questão. Por exemplo, se olharmos para uma tristeza, ela costuma ser relacionada a algo do passado, e é essa a energia que as cartas mostram, “naquela” situação específica. Assim como durante uma constelação podemos “dividir” em vários representantes uma mesma pessoa conforme momentos de sua vida/situações… Ao olhar para uma situação específica as frases serão desta situação específica.

Maneiras de utilização

Antes de começar, se conecte e se centre

Antes de usar as cartas. se conecte com elas as decretando com o poder oracular a serviço de iluminação das questões que você for anunciar para o “campo”.
  • defina a questão que quer iluminar. Baralhe as cartas e tire uma carta que falará o que você deverá iluminar para que essa questão flua.
  • para iluminar uma questão de relacionamento. Escolha uma carta para vc falar para a pessoa e outra para a pessoa falar para você.

Como usar com outras pessoas

Quando se sente que o campo pode sugerir uma carta para dinamizar um determinado momento numa constelação ou fala. O constelado, ou algum representante poderá escolher uma carta.

Constelação individual com bonecos

Na constelação individual ou na constelação pessoal a função dos representantes é feita pelos bonecos que ganham sua representatividade segundo a questão a ser constelada e as sugestões do “campo”.

A escolha do boneco, sua posição, o que esteja olhando geram impressões, sensações, emoções, que inspiram movimentos e frases que vão desenhar a revelação da constelação.

É comum o facilitador pedir ao cliente que encoste em um boneco e perceba o que está sentindo: se é um sentimento de peso, se é leve, o que muda em seu corpo quando sente aquela figura naquela posição.

O facilitador também percebe em seu próprio campo como as movimentações e o posicionamento das peças pelo cliente alteram no decorrer da constelação.

O constelador sempre deverá estar atento as evoluções e expressões físicas do constelado: respiração, postura corporal e respostas que surgem durante o atendimento.

Em pontos onde não há fluidez, as frases são utilizadas. Da mesma forma como na constelação em grupo.

Bonecos que existem no mercado

playmobil 5

355 reais

bonecos-para-constelacao-familiar-kit-grande

170 reais

(logo coloco fotos de outros modelos)

Características dos Bonecos:

  • três ou quatro família cada uma com sua cor característica
  • bonecos de varias idades:
    • bebês
    • crianças
    • jovens
    • adultos
    • velhos
    • anciãos
  • bonecos que dê para diferenciar sexo
    • bonecos mulheres
    • bonecos homens
  • bonecos em que não se diferencia o sexo nem a idade
  • bonecos de excluídos

Tatuagens

O verdadeiro significado das tatuagens.

Elas mostram a inclusão de algo que é muito querido e amado. Observa o processo que leva a tatuagem. Em geral a decisão é muito bem pensada, depois a figura, as palavras escolhidas todas são bem selecionadas. Mas no fundo toda tatuagem é uma inclusão de alguém excluído no sistema familiar. Tatuagens mostram pessoas excluídas do sistema familiar.

Elas podem representar abortos, ancestrais e traumas que permanecem na memória familiar do sistema que para não serem esquecidos são marcados na pele revelando com muito amor a necessidade profunda da inclusão.

É importante que os pais não critiquem as tatuagens dos filhos, pois elas são maneiras inconscientes de trazer um membro do sistema que um dos pais se recusa a ver ou carregar em seu coração. Se a tatuagem é rejeitada, o filho acabará seguindo o destino dos excluídos.

Tendo na sua pele algo que lhe faltava, ela pode ficar independente do sistema já que está vendo o que antes era mantido em segredo. Assim, as tatuagens funcionam para compensar perdas ou aspirações não cumpridas, pois expressam afeto e honra a uma situação ou pessoa. A pessoa tatuada se sente completa, tranquila, plena em relação ao que a tatuagem refere.

Se você tem tatuagens, pergunte-se o que cada tatuagem significa e dê às pessoas representadas um lugar em seu coração, respeitando o destino delas.

Se seus filhos têm tatuagens ou querem se tatuar, respeite-os por quererem incluir em sua própria vida aquelas pessoas que foram esquecidas. Seus filhos apenas as estão trazendo para que você possa vê-las. Olhe para todo seu sistema familiar e o reverencie sem julgamento e aceitando todos como são.

Interessados

Interessados em interpretação de mapa com uma visão sistêmica ou para levantar focos e temas a serem investigados por constelações entre em contato via canalastrothon@gmail.com

nos amamos

Hector Othon

Links

Desenho Humano

Tipos:

Tipos

Centros:

Primeiro centro: a Coroa 64 61 63

Segundo centro: o Ajna 47 24 4 17 43 11

Terceiro centro: Garganta ou Laríngeo 62 23 56 16 35 20 12 45 31 08 33

Quarto centro: G 01 07 13 10 25 15 46 2

Quinto centro: o Coração ou o Ego 26 51 21 40

Sexto centro: Plexo Solar ou Emocional 36 22 37 06 49 55 30

Sétimo centro: Raiz: 53 60 52 54 19 38 39 58 41

Oitavo centro: o Esplênico o Baço 48 57 44 50 32 28 18

Nono centro: o Sacro 05 14 29 34 27 59 23 03 09

Planetas

Planetas no Desenho

Portas e Hexagramas por ordem numérica:

Portas da 1 a 31 Hexagramas

Portas da 32 a 49 Hexagramas

Portas da 50 a 64 Hexagramas

Portas e Hexagramas por signo

Áries, Touro, Gêmeos Portas e Hexagramas

Caranguejo Leão e Virgem Portas e Hexagramas

Libra Escorpião Sagitário Portas e Hexagramas

Capricórnio, Aquário e Peixes Portas e Hexagramas

36 Canais

Canais de 0108 a 1222

Canais de 1333 a 2343

Canais de  2461 a 4764

7 Circuitos

Circuitos

4 Tipos

Pagina com o conteudo dos Tipos

Estratégias

Estratégias

7 tipos de Autoridade

Autoridade

Linhas e Perfis

Linhas e Perfis 

Cruz da Encarnação

Cruz da Encarnação

Outros

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

I ching

Curandeiro amoroso

©2015 Astrothon.