Sistema Hindu
O Sistema Hindu considera:
- o 1º decanato é regido pelo próprio Governante do Signo;
- o 2º decanato pelo governante do signo seguinte da mesma triplicidade;
- o 3º decanato pelo último signo da mesma triplicidade.
O sistema Hindu é bastante popular por ter uma explicação mais simples e lógica, sendo utilizada pela maioria dos astrólogos ocidentais em suas interpretações. Entenda melhor como funciona o sistema observando a imagem abaixo.
Sistema Caldeu
O Sistema Caldeu segue a sequência de ordem de distância à Terra, começando com a regencia do primeiro decanato de Áries por Marte e seguindo a sequência dos planetas segundo diminui a distância à Terra: Aries: Marte Sol Vênus, Touro: Mercúrio Lua Saturno, Gêmeos: Júpiter, Marte, Sol, etc. Na estrela dos magos de 7 pontas a partir de Marte no sentido horário.
Qual sistema funciona para você?
Decanatos de Áries
1º decanato (21 de março a 30 de março)
2º decanato (de 1° a 10 de abril)
3º decanato (de 11 a 20 de abril)
Decanatos de Touro
1º decanato (de 21 a 30 de abril)
2º decanato (de 1° a 10 de maio)
3º decanato (de 11 a 20 de maio)
Decanatos de Gêmeos
1º decanato (de 21 a 30 de maio)
2º decanato (de 31 de maio a 9 de junho)
3º decanato (de 10 a 20 de junho)
Decanatos de Caranguejo
1º decanato (de 21 a 30 de junho)
2º decanato (de 1° a 10 de julho)
3º decanato (de 11 a 21 de julho)
Decanatos de Leão
1º decanato (de 22 de julho a 31 de julho)
2º decanato (de 1º de agosto a 10 de agosto)
3º decanato (de 11 de agosto a 22 de agosto)
Decanatos de Virgem
1º decanato (de 23 de agosto a 1° de setembro)
2º decanato (de 2 a 11 de setembro)
3º decanato (de 12 a 22 de setembro)
Decanatos de Libra
1º decanato (de 23 de setembro a 1° de outubro)
2º decanato (de 2 a 11 de outubro)
3º decanato (de 12 a 22 de outubro)
Decanatos de Escorpião
1º decanato (de 23 de outubro a 1° de novembro)
2º decanato (de 2 a 11 de novembro)
3º decanato (de 12 a 21 de novembro)
Decanatos de Sagitário
1º decanato (de 22 de novembro a 1° de dezembro)
2º decanato (de 2 a 11 de dezembro)
3º decanato (de 12 a 21 de dezembro)
Decanatos de Capricórnio
1º decanato (de 22 a 31 de dezembro)
2º decanato (de 1° a 10 de janeiro)
3º decanato (de 11 a 20 de janeiro)
Decanatos de Aquário
1º decanato (de 21 a 30 de janeiro)
2º decanato (de 31 de janeiro a 9 de fevereiro)
3º decanato (de 10 de fevereiro a 19 de fevereiro)
Decanatos de Peixes
1º decanato (de 20 a 29 de fevereiro)
2º decanato (de 1° a 10 de março)
3º decanato (de 11 a 20 de março)
Lógica da sequência dos Decanatos
Sobre a origem dos decanatos
Decanatos também exerceram renovado interesse dos ocultistas e hermetistas do período pré-renascentista. Autores como Henri Cornellius Agrippa associavam os decanatos astrológicos a figuras estranhas que comporiam amuletos, confeccionados especialmente para espantar males e atrair sucesso em diversos campos da vida. O estudo dos decanatos também lança uma luz nova e diferente a respeito das cinco dignidades essenciais dos planetas, que mais tarde, na modernidade do século 20, quase desapareceram, só vindo a receber atenção após o esforço de estudiosos e pesquisadores da historia da astrologia.
Um conceito extremamente importante na astrologia clássica era o de dignidades essenciais, aplicadas na sondagem de eventos em diversas técnicas preditivas. A ideia é bastante simples: um planeta pode ter mais ou menos força para cumprir o simbolismo que promete de acordo com a sua força ou sua fraqueza. Em primeiro lugar, a força ou fraqueza pode ser determinada a partir do signo em que se encontra o planeta – essa é a dignidade essencial – e em segundo lugar, na posição em que se encontra na carta astrológica no momento em que ocorre o evento a ser estudado, seja ele o nascimento de uma pessoa, um incêndio ou a tomada do poder por um partido – ou a dignidade acidental. Essas categorias receberam esses nomes – essencial e acidental – devido à forte influencia do pensamento aristotélico na formação do corpus astrológico clássico.) As faces – assim eram denominados antigamente os decanatos – faziam parte do conjunto das cinco dignidades essenciais. As outras eram: domicilio, exaltação, triplicidade, termo e face. Um planeta forte – e daí mais propenso a “cumprir o que promete” – era o que estivesse bem posicionado em cada uma dessas modalidades. Essas categorias são somente aplicáveis aos planetas tradicionais – ficam fora Urano, Netuno e Plutão. Quanto às dignidades acidentais, estes últimos planetas são hoje em dia considerados. Um planeta está em dignidade acidental dependendo de inúmeros fatores, como por exemplo, da casa astrológica em que se encontra, dos aspectos que forma com outros planetas e com outros pontos fictícios do mapa.
Os decanatos são ainda hoje elementos interessantes que colorem com nuances mais particulares alguns dos traços do seu mapa astral de nascimento. Cada decanato tem 10 graus de intervalo e como cada signo tem 30 graus de arco (tamanho), o primeiro decanato de cada signo abarca de 0 (zero) a 9,59o de um signo, o segundo decanato vai de 10o a 19, 59o do mesmo signo e finalmente o terceiro decanato abarca de 20 a 29,59o do signo.
Se você tem em mãos o seu mapa astrológico natal, confira abaixo o decanato em que se encontram seu signo ascendente, signo solar e signo lunar, anotando o planeta que o rege, e depois clique em http://www.uol.com.br/folha/urania/planetas_da_carta.htm para saber mais detalhes sobre cada planeta.
Procedimento de exemplo:
Signo Solar: 15o 43´(quinze graus e quarenta e três minutos) de Câncer; Ascendente: 0o (zero grau) de Sagitário; Lua a 29o 45´ (vinte e nove graus e quarenta e cinco minutos) de Touro. Trata-se de um canceriano cujo potencial de realização é enriquecido pela curiosidade de Mercúrio, e que se expressa com a intuição e o otimismo de um ascendente em Sagitário, colorido pelo toque de Mercúrio, que inclina ao talento para comunicação, além de possuir emoções estáveis e muito desejo de conforto – de acordo com a Lua em Touro – acrescidas de um forte sentido de profundidade e seriedade sentimental, designado por Saturno que rege o ultimo decanato desse signo.
Vale conferir!
Signo | Decanato (Fonte: William Lilly) |
||
1º | 2º | 3º | |
Áries Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes |
Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno |
Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter |
Vênus Saturno Sol Lua Marte Mercúrio Júpiter Vênus Saturno Sol Lua Marte |
Paulus Alexandrinus
do site astrologiatradicional.
Vamos então ler do original de Paulus Alexandrinus (Século 4) e comentaristas, página 9 da tradução de Dorian Greenbaum.
A respeito das faces dos 7 planetas divididos por signos, no qual eles pertencem como se fosse sua casa, é necessário distribuir os planetas na ordem caldeica. Através desse método se descobre que planeta rege cada parte do zodíaco, começando de áries e contando para cada face 10 graus. Assim, o primeiro decano é dado para Marte, o segundo para o Sol, o terceiro para Vênus. Continuando com a ordem, o primeiro decano de Touro é Mercúrio, depois a Lua e Saturno, para Gêmeos temos o primeiro decano para Júpiter, o segundo para marte e o terceiro para o Sol, e assim por diante.
Comentários do texto grego feito por outros autores – 9
Os planetas que estão nos decanos têm simpatia com os regentes do decano. Por exemplo, assuma que o sol está nos primeiros 10 graus de Áries, que é o decano de Marte. Já que o Sol naturalmente significa coisas ligadas à alma, dizemos que a alma da pessoa é masculina, de altos espíritos, com amor pela batalha, sexo e coisas assim. Mas se o Sol estivesse no segundo decano, a face do Sol, significa que a pessoa tem alma brilhante, ama a fama, tem muita honra e não se delicia no combate. E se o Sol estivesse no decano de Vênus, significa uma alma mais feminina, introvertida, desejosa, etc.
Comentário 12
O sol na face de marte recebe o poder de Marte, na face do sol recebe seu próprio poder. Da mesma forma os planetas que estão presentes na face ² recebem esse poder (ou ficam mais fortes?), para o bem ou para o mal. E saiba que como os planetas vão alternando sua regência entre os 36 decanos, de 7 em 7, vão dando suas próprias naturezas de 10 em 10 graus.
O que há para ler, se você se interessa em saber mais a respeito dos decanatos:
Agrippa, H.-Corneille – La philosophie Occulte – Edit. Traditionelles; França; 1989
Al Biruni – The Book of Instructions in the elements of the art of astrology – reimpr. Ascella; Inglaterra; ISBN 1-898503-59-1
Dobin, Rabbi Joel C – Kabbalistic Astrology – Inner Traditions, EUA – 1999 ISBN 0-89281-763-1
Ezra, ibn Avraham – The Beginning of Wisdom – Arhat; EUA; 1998; ISBN 0-9662266-4-X
Lilly, Wiliam – Annus Tenebrosus or the dark year –Ascella reprints, Inglaterra; 1997; ISBN 1-898503-03-6
Links
Interpretação da fase da Lua no céu de nascimento
http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/