O Sistema de Diagrama que relaciona a Roda dos 64 Hexagramas e os 360 graus do zodíaco usa o sistema onde cada linha do Hexagrama corresponde a um pouco menos que a longitude zodiacal de um grau zodiacal, assim acontece que um mesmo Hexagrama pode chegar a ter linhas em signos diferentes e cada linha começa em um grau e termina em outro.
Se dividimos 360° zodiacais/64 = 5,625° zodiacal
Assim, o número 5,625° é a medida de extensão de cada Hexagrama na escala zodiacal. Ao fazer isto não vai dar para associar um grau zodiacal com um sexto (1/6) de um Hexagrama, que é a extensão de uma linha.
Observe
Se multiplicamos 64×6 = 384 > 360
A elongação de 1/6 H é menor a um grau. 1/6 H = 0,9375°
O Rá Uru toma do Sistema original chamado de “Sequência do Céu Anterior ou Céu Primordial” a ordem de sucessão dos Hexagramas com a condição que cada Hexagrama tenha como seu complementar oposto o seu hexagrama invertido (o primeiro hexagrama correspondente ao zero de Áries é o H 19 A Aproximação). Só que ele escolhe como primeiro Hexagrama associado ao equinócio da Primavera (início do Signo de Áries o Hexagrama 25 (a Integridade) que tem como trigrama inferior o Trovão e trigrama superior o Criativo. Esta a opção do segundo sistema do Rei Wen.
Links
Links do Desenho Humano
http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/
I Ching
Roda dos Hexagramas e graus zodiacais no Desenho Humano
Diagramas diferentes do I Ching
Sistema escolhido pelo astrólogo Robin Armstrong um grau equivale a uma linha(Diagrama original que segue as estações)
Os 64 Hexagramas do I Ching – iching.com.br – Para consulta do significado dos Hexagramas. Site de Constantino K Riemma