Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
diagramas do I Ching | Curso Astrothon
Curso Astrothon

diagramas do I Ching

Três Sistemas da Correspondência entre a Roda Zodiacal e a Roda dos Hexagramas

Sistema 1. Linhas tradicionais para circular.

Este sistema usa a sequência tradicional e conta da linha inferior até o topo em cada hexagrama à medida que contorna a roda do zodíaco. Isso resulta em 384 divisões do círculo sem correlação exata com os 360 graus (Este o sistema adotado no Desenho Humano)

Observe que a correspondência não é entre números inteiros:

Se dividimos 360° zodiacais/64 = 5,625° zodiacal

Assim, o número 5,625° é a medida de extensão de cada Hexagrama na escala zodiacal. Ao fazer isto não vai dar para associar um grau zodiacal com um sexto (1/6) de um Hexagrama, que é a extensão de uma linha.

Observe

Se multiplicamos 64×6 = 384 > 360

A elongação de 1/6 H é menor a um grau. 1/6 H = 0,9375°

Sistema 2: Linhas para o Zodíaco

Este sistema usa a sequência tradicional, mas conta desde a linha de fundo até o topo para a primeira metade de cada temporada. Na segunda metade de cada temporada, ele conta da linha superior até a inferior. Isso se alinha com a metade cardinal e uma metade mutável de cada estação. Os sinais fixos estão no meio. A mudança de direção acontece a 15 graus dos sinais fixos. Neste sistema ainda existem 384 linhas sem correlação exata com os 360 graus. (Não conheço este Sistema)

Sistema 3: Graus a Linhas. (Sistema escolhido pelo astrólogo Robin Armstrong)

Este sistema usa a sequência tradicional e a contagem da linha de fundo para a primeira metade ou 45 graus de cada estação e, em seguida, conta de cima para baixo para a última metade ou 45 graus de cada temporada. A principal distinção aqui é que nos 45 graus de cada estação ou no meio de cada signo fixo do zodíaco, existem seis linhas, três sólidas e três quebradas que se neutralizam mutuamente (dá para ver que existem estas linhas, mas não está claro porque elas se neutralizam e podem ser eliminadas). Estas vinte e quatro linhas (6×4) não são contadas. O que resta é uma correspondência direta de 360 graus a 360 linhas do I Ching. Cada linha de um hexagrama ocupa 1 grau.

Após anos de pesquisa, este provou para mim ser o sistema mais útil e confiável de relacionar os graus de Astrologia com as linhas dos hexagramas do zodíaco. Este sistema é usado nos exemplos dados neste site e no livro, I Ching: The Sequence of Change, bem como nos apêndices.

Os dois hexagramas no meio dos signos fixos (meio das estações) compartilham os mesmos seis graus de 12 a 18 graus. Eles tecnicamente se sobrepõem, mas como existem três linhas neutras em cada um desses hexagramas, as linhas contam até 1, 2, 3 no primeiro e depois para baixo 3, 2, 1 no segundo hexagrama. Isso permite a compreensão desses pontos no meio da temporada. Como o astrólogo Dane Rudhyar os chama, pontos de Descida Avatarica.

Para ver detalhes deste sistema clique neste link

 

Diagramas I Ching

Ordem Tradicional dos Hexagramas —

i ching ordem original

I ching roda exagramas e nomes

O “Rei Wen” ou “ordem recebida” dos hexagramas do I Ching , em uso por pelo menos 2.300 anos e usado na maioria dos livros do I Ching . Nela, cada hexagrama é emparelhado com seu inverso, exceto em oito casos em que o hexagrama é simétrico; aqueles são emparelhados com seus opostos. Porém, além dos pares, a lógica por trás da ordem dos hexagramas é um mistério.

duas sequencias de invertidos

formato linear (acima) é lido da esquerda para a direita. O formato circular (esquerda) é lido a partir de “doze horas” no sentido horário. (Observe no gráfico circular algumas situações em que dois hexagramas estão presos em uma posição; também, os eixos desenhados no meio não parecem alinhar ou dividir a ordem de maneira significativa.)

 Ordem Recebida “visão condensada” (linear)

 Os hexagramas na ordem tradicional, mas com hexagramas invertíveis compartilhando uma figura com seu par (por exemplo, Hexagramas 3 e 4). Cada um dos oito hexagramas simétricos tem sua própria figura. Essa “visão condensada” (como é chamada por Larry Schulz) tem sido usada para mostrar como a divisão desigual do I Ching em Parte Um (Hexagramas 1-30) e Parte Dois (Hexagramas 31-64) pode ser reconciliada em dezoito “assentos ” cada.

iching ordem tradicional

Nesta versão linear (acima), o Hexagrama 1 está no canto superior direito da primeira linha. Leia para a esquerda para chegar ao Hexagrama 30. A segunda linha apresenta o Hexagrama 31 à direita; leia para a esquerda para alcançar o Hexagrama 64. (De Hu Yigui.)

iching ordem tradicional circular

Na visão circular condensada(à esquerda), o Hexagrama 1 está na parte inferior; a ordem continua no sentido anti-horário até o topo do gráfico para alcançar o Hexagrama 30. A partir daí, volte para a parte inferior do gráfico para encontrar o Hexagrama 31 e siga no sentido horário até o topo para alcançar o Hexagrama 64.

Tabela Fuxi —

Os hexagramas dispostos em uma grade lógica por trigramas, em formato circular e quadrado combinados, atribuídos a Shao Yong da dinastia Song. Devido à sua estrutura lógica, o gráfico Fuxi é muito útil para memorizar os hexagramas.

i ching ordem de Fugi horizontal i ching ordem de Fugi

Ordem Zagua / Ts’a Kua (Décima Asa)— Uma ordem linear única de origem desconhecida, incluída nas Dez Asas de Yijing  como um poema mnemônico que descreve sucintamente cada hexagrama. A lógica por trás da ordem não é clara.

Gráfico de Palácios  Um gráfico circular mostrando a geração de hexagramas organizados pelos oito “palácios”, ou seja, por seus trigramas inferiores (de Zhouyi tujie dadian , 622).

i ching 8 palacios

Os Hexagramas Nucleares

i ching hexagramas nucleares

são formados a partir das quatro linhas internas de seu hexagrama primário para formar um novo hexagrama. Isso é usado como um meio de explorar ainda mais a leitura de um hexagrama. Os hexagramas nucleares são formados usando as linhas 2–4 do hexagrama primário para o trigrama inferior e as linhas 3–5 para o superior. Por esse procedimento (e pelas peculiaridades das permutações), há um total de dezesseis hexagramas nucleares possíveis. O procedimento pode até ser feito uma segunda vez; o resultado disso será um dos quatro hexagramas “centrais” (1, 2, 63, 64). Este gráfico útil mostra os hexagramas nucleares dispostos em um círculo (de Qian Chengzhi, dinastia Qing). Do lado de fora estão os sessenta e quatro I Chinghexagramas com seus nomes, organizados por trigramas inferiores (na ordem Fuxi). O segundo anel interno são os hexagramas nucleares. O terceiro anel repete o processo, produzindo os quatro hexagramas “centrais”.

Gráfico de Wang Yi YijingO gráfico “ Trinta e seis hexagramas se transformam em sessenta e quatro hexagramas ” destaca os oito hexagramas opostos (simétricos); outros hexagramas são exibidos em forma condensada com um gráfico servindo dois pares de hexagramas. Os hexagramas 1 e 2 estão à direita; a ordem recebida continua em colunas de cima para baixo, da direita para a esquerda (observe que cada conjunto emparelhado é lido do lado direito para cima e para baixo).⁠ Isso foi criado por Wang Shi 王湜 na dinastia Song (reproduzido em Zhouyi bagua tujie , p. 183).

 

 

 

 

Links

Desenho Humano

Tipos:

Tipos

Centros:

Para acessar o texto com os diferentes tipos de Definição: Simples, Bipartida, Tripartida, Quadripartida clique aqui

Primeiro centro: a Coroa 64 61 63

Segundo centro: o Ajna 47 24 4 17 43 11

Terceiro centro: Garganta ou Laríngeo 62 23 56 16 35 20 12 45 31 08 33

Quarto centro: G 01 07 13 10 25 15 46 2

Quinto centro: o Coração ou o Ego

Sexto centro: Plexo Solar ou Emocional 36 22 37 06 49 55 30

Sétimo centro: Raiz: 53 60 52 54 19 38 39 58 41

Oitavo centro: o Esplênico o Baço 48 57 44 50 32 28 18

Nono centro: o Sacro 05 14 29 34 27 59 23 03 09

Portas:

Portas da 1 a 31 Hexagramas

Portas de 32 ao 64 Hexagramas

de Áries a Virgem Hexagramas

de Libra a Peixes Hexagramas

Canais:

Canais de 0108 a 1222

Canais de 1333 a 2343

Canais de  2461 a 4764

Circuitos

Circuitos

Estratégias

Estratégias

Autoridades

Autoridade

Linhas e Perfis

Linhas e Perfis 

Cruz da Encarnação

Cruz da Encarnação

Outros

Mapas de pessoas do Desenho Humano

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

I Ching

Roda dos Hexagramas e graus zodiacais no Desenho Humano

I ching

Diagramas diferentes do I Ching

Sistema escolhido pelo astrólogo Robin Armstrong um grau equivale a uma linha(Diagrama original que segue as estações)

As 4 estações e o I Ching

Os 64 Hexagramas do I Ching – iching.com.br – Para consulta do significado dos Hexagramas. Site de Constantino K Riemma

Consulta online sobre interpretação de hexagramas, e muitas outras informações Hexagramas do Yi Jing (yijingorienta.com.br)

Projetor – Ana Pinto

Sites para calcular o Desenho

https://app.maiamechanics.com/ – da para fazer o desenho com a mandala por fora dos hexagramas e o zodíaco, mas não dá para descer o pdf do desenho

https://micartadisenohumano.com/ contem as portas

Academia Red Diseño Humano

https://omapadotesouro.com/ – Faz o Desenho e inclui Lilith e Quíron. F e tem p

Meu Design Humano (myhumandesign.com) Traz estratégia

Genetic Matrix – Human Design and Astro HD Services – Faz o desenho, mas não inclui São Paulo. Cascavel

https://www.calendario-365.com.br/ – calcula o número de dias entre duas datas

©2015 Astrothon.