Ordem Tradicional dos Hexagramas —
O “Rei Wen” ou “ordem recebida” dos hexagramas do I Ching , em uso por pelo menos 2.300 anos e usado na maioria dos livros do I Ching . Nela, cada hexagrama é emparelhado com seu inverso, exceto em oito casos em que o hexagrama é simétrico; aqueles são emparelhados com seus opostos. Porém, além dos pares, a lógica por trás da ordem dos hexagramas é um mistério.
O formato linear (acima) é lido da esquerda para a direita. O formato circular (esquerda) é lido a partir de “doze horas” no sentido horário. (Observe no gráfico circular algumas situações em que dois hexagramas estão presos em uma posição; também, os eixos desenhados no meio não parecem alinhar ou dividir a ordem de maneira significativa.)
Ordem Recebida “visão condensada” (linear)
— Os hexagramas na ordem tradicional, mas com hexagramas invertíveis compartilhando uma figura com seu par (por exemplo, Hexagramas 3 e 4). Cada um dos oito hexagramas simétricos tem sua própria figura. Essa “visão condensada” (como é chamada por Larry Schulz) tem sido usada para mostrar como a divisão desigual do I Ching em Parte Um (Hexagramas 1-30) e Parte Dois (Hexagramas 31-64) pode ser reconciliada em dezoito “assentos ” cada.
Nesta versão linear (acima), o Hexagrama 1 está no canto superior direito da primeira linha. Leia para a esquerda para chegar ao Hexagrama 30. A segunda linha apresenta o Hexagrama 31 à direita; leia para a esquerda para alcançar o Hexagrama 64. (De Hu Yigui.)
Na visão circular condensada(à esquerda), o Hexagrama 1 está na parte inferior; a ordem continua no sentido anti-horário até o topo do gráfico para alcançar o Hexagrama 30. A partir daí, volte para a parte inferior do gráfico para encontrar o Hexagrama 31 e siga no sentido horário até o topo para alcançar o Hexagrama 64.
Tabela Fuxi —
Os hexagramas dispostos em uma grade lógica por trigramas, em formato circular e quadrado combinados, atribuídos a Shao Yong da dinastia Song. Devido à sua estrutura lógica, o gráfico Fuxi é muito útil para memorizar os hexagramas.
Ordem Zagua / Ts’a Kua (Décima Asa)— Uma ordem linear única de origem desconhecida, incluída nas Dez Asas de Yijing como um poema mnemônico que descreve sucintamente cada hexagrama. A lógica por trás da ordem não é clara.
Gráfico de Palácios — Um gráfico circular mostrando a geração de hexagramas organizados pelos oito “palácios”, ou seja, por seus trigramas inferiores (de Zhouyi tujie dadian , 622).