Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Entendendo o desenho do Mapa natal | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Entendendo o desenho do Mapa natal

por Hector Othon

Nesta página, você encontrará um guia para conhecer e entender cada elemento que constitui o desenho de um mapa natal, bem como os vários estilos de mapas e tabelas que pode encontrar.

Foi um prazer escrever este texto. Conheço bem a expressão das pessoas quando veem um mapa pela primeira vez! Outro dia, um amigo me disse: “Hector, nem tente me explicar essa coisa, nunca vou entender”. Depois de muita insistência minha e muitos suspiros dele, consegui fazê-lo entender o desenho do seu mapa, e espero que o mesmo aconteça com você, caso ainda não consiga compreender. Por isso, faço questão de pedir que me informe onde não está claro, onde deseja mais detalhes, mais informações, e onde gostaria que eu tentasse explicar de outra forma.

Por favor, para ir melhorando a cada vez mais este texto, faça questão de me informar onde não deu para entender, onde falta informações, ou onde poderia escrever de forma mais clara. Gratidão. Me informe via e-mail canalastrothon@gmail.com ou WhatsApp  11 988399064 (Claro).

Se você não tem ainda o desenho de seu mapa natal visite o link:

http://curso.astrothon.com.br/como-obter-o-desenho-do-mapa-natal/ – contem as orientações de como usar cada software e onde o encontrar

O Céu de nascimento

O desenho estilizado do céu de nascimento é conhecido popularmente por vários nomes: mapa natal, carta natal, mapa astral ou mapa astrológico. É uma representação gráfica do posicionamento longitudinal zodiacal do Sol, da Lua e dos planetas nos signos zodiacais, acima do círculo da eclíptica (a trajetória aparente do Sol em torno da Terra), na data, horário e local de nascimento da pessoa, ser ou evento.

Ao observar o mapa natal (desenho do céu de nascimento), note que os planetas, representados por seus símbolos, são dispostos equidistantemente do centro (quer dizer se desconsidera que todos estão a distâncias diferentes da Terra), e independentemente do tamanho do planeta, eles são representados por um ponto. No centro do mapa encontra-se a pessoa, simbolizada também por um ponto, situada acima da Terra. O que se destaca é a direção em que cada planeta se encontra em relação à pessoa, seu posicionamento nos signos do zodíaco e nas casas, além dos ângulos (aspectos) que forma com outros planetas.

Vejamos a seguir alguns exemplos de desenho e suas partes

mapa natal do site astro.com

Mapa natal_componentes

Os componentes do desenho do mapa são:

  • Símbolos dos signos, dos planetas, das casas, dos aspectos;
  • Ascendente (esquerda) – a linha do horizonte (Ascendente- Descendente);
  • Meio do céu (acima) – a linha vertical ao local de nascimento (Meio do céu – fundo do céu);
  • Roda das casas – faixa das casas que se sucedem a partir do Ascendente em sentido anti-horário. Observe que elas tem tamanhos diferentes entre si;
  • Faixa zodiacal – círculo do zodíaco com os 12 signos e seus 12 símbolos;
  • Posicionamento nos signos dos planetas;
  • Aspectos – as linhas dos aspectos.

Roda (faixa) das casas

No desenho da roda do mapa natal a faixa externa quase sempre é a faixa das casas. Existe variante do desenho do mapa natal que a faixa das casas é interior em relação a faixa zodiacal. A partir do Ascendente, a faixa das casas é dividida em doze partes (numeradas em sentido anti-horário) denominadas as 12 casas. Em alguns desenhos de mapa o círculo das casas pode ser desenhado dentro do círculo do Zodíaco.

Linha horizontal

A linha horizontal que corta o mapa em dois, representa o horizonte terrestre no local de nascimento. Ao Leste, à esquerda, mostra o signo que está ascendendo no momento, conhecido como signo ascendente.

Faixa zodiacal

A faixa zodiacal é identificada pelos símbolos dos signos zodiacais. Como na figura as vezes tem a escala de 30 graus.

Posição nos signos dos planetas

Observe que ao lado de cada símbolo de planeta tem sua posição em graus e minutos nos signos. E assim por exemplo, Júpiter se encontra a 12°55 minutos do signo de Caranguejo. Cada signo tem 30 graus, e assim significa que Júpiter se encontra a 12°55 do início de Caranguejo.

Adentro da Faixa zodiacal

Na círculo interior a faixa zodiacal, encontram-se representados os luminares e os planetas, tais como estavam distribuídos no momento do nascimento, ou do evento. Observe que todos os planetas se colocam a mesma distância do centro. Em alguns mapas os planetas vem por fora de todos os círculos.

Aspectos

Os segmentos de linhas coloridas no centro do desenho representam os aspectos entre os planetas, eles representam “ângulos” significativos entre os planetas em relação ao Centro (pessoa), cada linha pode vir acompanhada com o símbolo do aspecto respectivo. Na figura, os aspectos de quadratura e oposição são pintados de vermelho e os aspectos de sextil e trígono, azul.

 

Outros exemplos de desenhos:

Identifique nos desenhos a seguir: a roda dos 12 signos, as 12 casas, os planetas e os aspectos.

Janus 5

signos e graus das casas e dos planetas

observe que tem os 12 signos, e os graus do início das casas assim como os planetas e seus graus.

privilegiando os aspectos

nesta outra se privilegiam os aspectos. Mas não colocam os graus do início das casas e dos planetas.

Astro.com

astroOthon

Nesta versão de desenho deste mapa tem:

  • Do lado esquerdo, na parte superior, o nome do evento e os dados de nascimento.
  • Do lado esquerdo, no meio, tem uma tabela do lado esquerdo com os símbolos, nome do planeta e a sua posição nos signos: o grau, minutos, segundos de arco em que se encontra cada planeta tomando o início do signo como zero grau.
  • Na parte de baixo da tabela (verde) a posição do Ascendente (AC), do Meio do Céu (MC) e das cúspides das casas astrológicas 2, 3, 11 e 1. O grau da casa 7, 8, 5 e 6 pode se deduzir das anteriores. Observe o desenho do mapa, cada casa tem sua complementar no mesmo grau de cúspide e no signo complementar.
  • Abaixo da Tabela, tem outro quadradinho que informa a quantidade de planetas em cada elemento: fogo (F), ar (A), terra (T) e água (A) e em cada modalidade: cardinal (C), fixo (F) e mutável (M).
  • Abaixo no canto esquerdo tem uma Tabela em forma de escadinha que tem nos degraus os símbolos dos planetas e dentro, nos quadradinhos, tem os símbolos dos aspectos maiores entre o planeta que está acima dele na linha vertical e o planeta que está a sua direita na linha horizontal. E assim por exemplo Marte está em trígono com Vênus e em oposição com Júpiter. 

Veja a seguir outra versão de desenho de mapa natal. Nesta mandala as casas estão por dentro da faixa zodiacal:

imagem-2

(imagem do programa Solar Fire) Escolhi está mandala porque como poderão comprovar quando estudarem outras, o desenho desta mandala é mais generoso e organizado. Pode fazer este desenho de seu mapa gratuitamente no link: astro.com

Pegasus Photon

A seguir a imagem do desenho do programa Pegasus Photon.

Sem título

Ao lado da roda tem as tabelas com a posição dos planetas e das cúspides das casas junto

Tabelas

Nesta tabela do Janus 5 se informa os planetas por casa informando a longitude e latitude eclíptica, a declinação equatorial e o nodo norte do planeta.

planetas por casas longitude declinação latitude

Posição do planeta:

Na eclíptica a longitude é expressa pela quantidade de graus e minutos em que se encontre o planeta em relação ao inicio do signo. A latitude eclíptica é a distância angular que o planeta se encontra em relação à eclíptica. a Declinação equatorial é o ângulo do planeta em relação ao Equador da Terra.

Aspectos

Nas tabelas a seguir, o programa oferece a tabela dos “aspectos aplicativos” separada da tabela dos “aspectos separativos”.

Aspecto aplicativo: é quando ainda não aconteceu o aspecto exato. Quer dizer os planetas se encaminham para o aspecto exato.

Aspectos separativos: é quando já aconteceu o aspecto exato, e os planetas continuam para outros aspectos…

Tabela com os “aspectos aplicativos” no mapa, que significa que são os aspectos que se encaminham ao aspecto exato:

aspectos aplicativos

Tabela com os “aspectos separativos” no mapa, que significa que são os aspectos entre os planetas que já estiveram em aspecto exato:

aspectos separativos

O circulo exterior – A roda zodiacal – Eclíptica

O círculo exterior, conhecido como a roda zodiacal, representa a trajetória aparente do Sol em torno da Terra, denominada eclíptica. Esta linha serve como referência para posicionar os planetas.

A roda zodiacal é dividida em doze partes iguais de 30 graus cada, correspondendo a cada um dos signos na seguinte ordem: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

A posição de um planeta é determinada pelo signo em que se encontra, seguido pelos graus e minutos a partir da origem do signo.

Centro do mapa – é você

No centro do mapa está a pessoa, ou o evento. O mapa natal é um “desenho estilizado” do “céu de nascimento” visto desde o lugar na Terra onde nasceu a pessoa ou aconteceu um evento.

O eixo horizontal. Ascendente e Descendente

O eixo horizontal divide o mapa em duas semiesferas: o lado ‘superior’ ou diurno e o lado ‘inferior’ ou noturno. O horizonte, onde a pessoa nasceu, vai do ponto ascendente ao ponto descendente, passando pelo ponto de nascimento da pessoa. É importante lembrar que o mapa tem a pessoa como centro.

Na realidade, a parte acima do horizonte representa o que está ao alcance da visão no local e momento em que a pessoa nasceu. Da mesma forma, a parte inferior do mapa representa o céu que está abaixo da Terra no local e momento em que a pessoa nasceu.

O hemisfério diurno corresponde aos setores da vida nos quais a pessoa se relaciona com outras pessoas que não fazem parte de sua família, como grupos de amigos, colegas, a sociedade como um todo e o cosmos.

O hemisfério noturno corresponde aos setores da vida pessoal, à família e ao cotidiano da pessoa.

hemisférios no mapa

O eixo vertical: Medium Coeli ou Meio do Céu e Imum Coeli ou Fundo do Céu

O Segundo eixo mais importante na divisão de casas é o meridiano que passa pelo local do nascimento. Este divide o mapa em duas semicírculos: o lado oriental (lado esquerdo) e o ocidental (lado direito). O ponto superior de encontro deste eixo com a eclíptica é chamado de Meio do Céu (MC), o ponto inferior, o nadir, é chamado de Fundo do Céu (FC ou IC).

O meio do céu na real é então o ponto acima da cabeça de uma pessoa em pé no lugar e momento de nascimento na direção da eclíptica. Assim como o fundo do céu está abaixo da Terra na direção dos pés de uma pessoa em pé no local e momento do nascimento. Deu para visualizar?

O hemisfério oriental tem a ver com o jeito da pessoa ser, o hemisfério ocidental tem a ver com o jeito da pessoa se relacionar com outras pessoas.

Quadrantes

As duas linhas juntas em cruz, cortam o círculo em quatro pedaços ou quadrantes.

Observe o que tem dentro de cada um destes quadrantes.

Primeiro quadrante: casas 1,2,3 – mundo e estilo pessoal, bens, formação

Segundo quadrante: casas 4,5,6 – família e cotidiano

Terceiro quadrante: casas 7,8,9 – casamento, intimidade, visão de mundo

Quarto quadrante: casas 10,11,12 – profissão, grupos, espiritualidade

Fechando os estudos com chave de ouro experimente fazer o Desenho a mão do seu mapa natal. Esmere nos detalhes.

Versão artística do mapa natal Orientações para fazer a versão artística de teu mapa natal, e versões de mapas de alunos.

Informações complementares de apoio sobre o Sistema sexagesimal usado nos cálculos e sobre os planetas na Astronomia

Sistema sexagesimal. Posicionamento dos planetas

Para posicionar um planeta nos signos se usa o sistema sexagesimal que divide o círculo zodiacal em 360 graus e define como seu início, o grau zero do signo de Áries. Cada grau é divido em 60 minutos.

nota: só se usam os graus e minutos ainda alguns programas informem os segundos

Como informar os graus de um planeta, de uma cúspide de casa, de um ponto zodiacal?

Se informa o signo em que se encontra, e o grau e minuto. Por exemplo, vejamos o posicionamento de Marte  nos mapas acima:

  • no primeiro mapa a pessoa tem Marte a 15º56 de Touro (15 graus e 56 minutos) veja na tabela ao lado
  • no segundo mapa a pessoa tem Marte a 22º09 de Peixes (22 graus e 09 minutos) veja no desenho do mapa
  • no terceiro mapa a pessoa tem Marte a 29º26 de Caranguejo (29 graus e 09 minutos) veja na tabela ao lado

Sistema sexagessimal – Nesta página explico a aritmética sexagesimal

A faixa zodiacal18graus

A faixa zodiacal é dividida nos 12 signos de 30º é costume sempre

desenhar como o círculo exterior do mapa.

A faixa tem uma espessura de 18 graus, 9 graus a cada lado da eclíptica… isto para incluir todas as órbitas dos planetas até Netuno. Já Plutão e outros planetas anões tem órbitas com inclinação que se saem da faixa zodiacal.

Os planetas se acostuma serem colocados na parte interior fora da faixa ou acima dela, no mais próximo que dê do grau zodiacal em que se encontrem. Mas como verão as vezes ficam todos amontoados e ai a posição terá que ver mesmo na tabelinha ao lado do mapa. Tem alguns desenhos de mapa que escrevem a posição do planeta ao lado dele.

Links:

Entendendo o desenho do mapa natal Neste texto Hector explica cada um dos elementos constituintes do mapa natal, e te mostra o caminho para você aprender a te relacionar com ele.

Conceitos básicos dos componentes do Mapa natal Neste texto Hector faz uma síntese das riquezas celestiais básicas (conceitos básicos): signos, planetas, casas, e aspectos tipo uma cola para facilitar o iniciante se situar.

Símbolos e componentes do mapa natal Símbolos dos signos, planetas, casas, e aspectos .

Sistema sexagesimal – nesta página Hector explica como o círculo é dividido em 360º, cada grau em 60 minutos. Explica também como somar, subtrair no sistema sexagesimal, coloca vários exemplos em como determinar “orbes”

O que é mapa natal? Neste texto Hector fala sua visão de Mapa natal e reflete sobre as bênção com que ele presenteia a pessoa.

Interpretação do mapa natal Neste texto Hector compartilha as técnicas e métodos de interpretação que ele usa

Como obter o desenho do seu mapa natal  Neste texto orienta como fazer o desenho do mapa natal, tabelas e mapas derivados no site astro.com

Visualizando o céu de nascimento Orientações para visualizar o próprio mapa natal, o que é muito bom para captar suas mensagens.

Versão artística do mapa natal Orientações para fazer a versão artística de teu mapa natal, e versões de mapas de alunos.

 

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/ – página com os links de todos os textos dos planetas

http://curso.astrothon.com.br/links-de-planetas/ – pagina com os links dos textos dos planetas

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

©2015 Astrothon.