Curso Astrothon

Eris na Astrologia e em nossas vidas – kallisti

por Hector Othon

… a deusa se manifestou em sonho e falou: “os liberto da prisão do medo, da visão limitada, dos movimentos torpes, da dor. Eu sou o caos. Eu te liberto para criar, ser e estar sem medo de ser autêntico, verdadeiro. Estão libertos” Greg Hill e Kerry Thornley

Estas palavras iluminadas dos criadores da adoração a Deusa Discórdia, tem tudo a ver com o que os astrólogos estão começando a associar ao “efeito discórdia” do planeta anão Éris que está se manifestando escancarado com força total em nossas vidas.

O planeta Éris se manifestando para valer, atenção!!!

monstro

Sem lugar a dúvidas o planeta Éris chegou para valer e os astrólogos deverão começar ao incluir em suas interpretações de mapa natal e especialmente nas interpretações do trânsito planetário sobre o mapa natal para poderem entender o que está acontecendo com alguns de nós.

Ontem eu sofri com o “efeito Eris”… foi um inferno. Estive umas 6 horas sem conseguir me centrar. Ai compartilhei minha perturbação no perfil facebook, e recebi estímulo dos amigos que me deram forças para entrar em meditação e detectar o que estava vivendo. Primeiro dei uma olhada no céu e vi que Urano já está a 22º35 a menos de um grau de Éris, exatamente acima de minha lua natal.

Maria Celeste, Rafael Augusto, amigos que chamaram uma luz de entendimento no meu perfil é Eris que estava agindo junto com Urano para me “libertar da prisão do medo, da visão limitada, dos movimentos torpes, da dor. Ela o caos. E ela me libertou para criar, ser e estar sem medo de ser autêntico, verdadeiro. Estamos libertos”.

Sem duvidar me forcei a entrar em meditação, coluna ereta, silencio, nenhum movimento. Foi difícil permanecer nesta postura, queria deitar, sair caminhando, fazer qualquer coisa… mas eu me obriguei a ficar na posição, aí pouco a pouco começaram a se mostrar caoticamente tudo o que me perturbava com cenas fantasiosas de negatividade…

Vi conhecidos desfigurados em monstros querendo-me matar, vi meu corpo sendo torturado, estraçalhado por eles, fui estraçalhado por feras que pareciam cães do inferno, meu espírito saiu de meu corpo e constatou que isso que estava acontecendo comigo estava acontecendo por todo lugar… na Terra reinava o caos, o ódio, e os humanos perdidos em suas mágoas e ressentimentos eram usados por essas forças do mal para realizarem as mais crueis das ações… foi muito difícil me manter visualizando todo este filme de terror… abri os olhos para dar uma pausa e fui a tomar um copo de água, o copo rompeu na minha mão e me cortei… e ai estava eu totalmente perturbado e agora sangrando na minha mão… vi que o corte era superficial, ainda sangrando muito, e me mantive em meditação… antes untei com sangue toda minha cara, a nuca, os braçoes e os pés… -isto não sei porque fiz mas a voz interior me falou se eles querem me ver todo ensanguentado essa minha oferenda- que bom que estava num lugar que não seria interrompido – entrei novamente em meditação… centrei na respiração… e na hora se manifestou novamente o astral de horror… fui morto de varias formas… e vi também a quem me mandou matar acordando do transe e se arrependendo de tanto que castigava a culpa… uauuuuuuuuu – continuei meditando… ai começaram a se manifestar com clareza total os diferentes desafios que estou vivendo na minha intimidade e vida pessoal… contemplei sem me identificar… aí vejo o desfile de todas minhas falhas e erros na historia de minha vida desde que nasci… mas o que dessa vez foi diferente foi que quando tentava refletir sobre algo em que me via envolvido imediatamente em que em mim se formava uma opinião, na hora outro “eu interior” argumentava outra opinião, começava o debate entre eles, a cada vez mais acalorado pela Discórdia, logo apareciam outros “eus interiores” e a discussão entrava no caos até me levar ao tormento.

Nesse momento é que percebi o que estava acontecendo comigo: a Discórdia entrou na dinâmica de minhas emoções e memória, e eu entrei no caos movido pela culpa por um lado e pelas mágoas e ressentimentos por outro… enquanto todas as forças de meus “eus interiores” se perdiam na Discórdia querendo encontrar solução.

A saida foi possível quando primeiro que tudo ACEITEI me encontrar nesse estado. Segundo me PERDOAR, e me AMAR… Agradeci minhas visões do caos interior, PERDOEI a todos os que envolvi nas cenas e me PERDOEI também por os envolver nos meus dramas interiores…

Assim do nada recuperei a paz

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

e ainda todo igual no interior não tinha mais perturbação!!!

conclusão

Todo aquele que estiver com aspectos maiores exatos de Eris – Urano (23ª de Aries) será castigado pela Discórdia até que com humildade aceitar sua realidade, se perdoar em relação a seu passado, perdoar a quem o tenha machucado… Este será o ponto de paz que permitirá que com humildade cada um reconheça o que lhe corresponde, aprenda, e se possível se aprimore, mude, e pare de agir em relação a aquilo que está trazendo dor para si e para as pessoas envolvidas…

Em fim de maio, junho e julho de 2016 a Discórdia se manifestará com força total. Não fica com medo dela, vai ter que a receber. Ela vai te incorporar. Ela vem para limpar, para depurar, para revelar aquilo que está dentro por estourar. Ninguém vai escapar dela, ninguém, nem sequer aqueles que conseguiram ate hoje se reprimir, mentir, driblar, escapar. Quando ela possua, e você notar, já foi, já aconteceu, a cena temida estará rolando e só a verdade poderá aliviar. juntos nessa! Não temos outra alternativa, queira ou não queira, se é para discordar, assim será!!!

pode pegar

O planeta anão Eris (hoje a 23º20 do signo de Áries) estará mais presente em nossas vidas devido a ativação e potencialização do planeta Urano em aspecto de conjunção com ela .


Efemérides de Éris e Urano:

  • Eris em 2016 e 2017 estará entre os gruas 22º e 23º de Áries;
  • Urano em 19 de maio está em movimento direto a 22º35 de Áries. A partir de hoje Urano inicia uma ardorosa aproximação a Eris… Urano é o senhor das redes, a sua aproximação ardorosa a Eris a coloca em cena, e somos nós que a incorporamos como um novo estilo a colorir o repertório de nossa personalidade
  • Urano alcança em conjunção exata a Eris o 08 de junho de 2016 a 23º29 de Áries (os dois em movimento direto).  
  • em 25 de setembro se encontram novamente em conjunção exata, ambos dessa vez em movimento retrógrado a 23º16 de Áries.
  • Urano em 29 de dezembro de 2016 entra em movimento direto a 20º33 de Áries. No dia Eris se encontra a 22º32 em movimento retrógrado. Ocasionalmente no dia o asteroide Ceres estara em conjunção exata com Eris.
  • Finalmente em 16 de março de 2017 Urano se encontra por última vez em conjunção exata com Eris a 22º54 de Áries. Só se encontrarão novamente em 84 anos.
  • O planeta Eris entrou no signo de Áries em 05 de junho de 1922 e só sairá em 05 de março de 2048.

conclusão: os dias mais forte serão em junho e setembro de 2016 e março de 2017.

Pessoas mais atingidas

As pessoas com planetas e pontos especiais do mapa  próximos aos graus 22 e 23 de Áries , Libra, Caranguejo e Capricórnio sentirão mais forte o impacto da conjunção entre Urano e Eris. Mas de alguma maneira todos seremos atingidos, já muitos estamos.

Estude o que acontece no teu mapa natal em torno dos graus 22º e 23º de Áries, e os 22 e 23 graus de todos os signos, os planetas nestes graus estarão em aspecto maior com Éris. Os assuntos da casa que contenha estes pontos serão mexidos com a energia de Éris.


Interpretação

Ainda está se processando a percepção e interpretação astrológica das características da faculdade humana a que corresponde o planeta anão Eris na personalidade. Mas sem lugar a dúvidas, o que está sendo constatado é que sua natureza tem a ver mesmo com a deusa grega que o nomeia, a Discórdia.

Como anunciei faz um ano no fim de maio estaria reinando em nossas vidas e na sociedade a discórdia, e assim está sendo. Se observamos a nossas vidas e a vida da sociedade podemos identificar a presença de novas forças de comportamento entre elas está a força da discórdia, tem também outras forças que logo conseguiremos ir nomeando correspondente aos já 20 novos planetas anões que estamos estudando nas suas propriedades físicas. Éris é só a primeira na fila.

Estou acompanhando a Eris desde a anunciação oficial da sua descoberta em 25 de janeiro de 2005, quando logo recebeu o nome provisório da heroína Xena de um seriado da Nova Zelândia (1995) que rapidamente conquistou o grande público.

Desde sua descoberta, quiçá pela sua diferença de ser um planeta um pouco maior que Plutão, Xena-Eris ganhou a adoração no meio astrológico. E forte foi também seu impacto no meio astronômico gerando logo a discórdia em relação ao conceito de planeta na Astronomia. Do debate, que se mantém até hoje em relação a definição do que é planeta na Astronomia, está prevalecendo a nova definição de “objeto estelar”: “planeta anão”.

O asteroide Ceres e o planeta Plutão passaram a formar parte da classificação de planeta anão.

Na Astrologia de ponta estão sendo pesquisados 20 novos planetas anões, entre os quais se destaca além de Éris, Sedna, Varuna, Ceres, Makemake, Haumea…

Do nome da heroína justiceira Xena se passou ao da deusa Eris. Para mim o planeta tem as duas entidades: por um lado a pujança da guerreira justiceira, por outro a radicalidade da deusa que coloca seu ponto de vista a prova da discórdia, chamando a necessidade de um entendimento maior que saiba harmonizar diferenças por vezes irreconciliáveis.

O que tenho observado nos últimos cinco anos de pesquisa mais detalhada é que Eris ao igual a Plutão é um planeta ligado a “VERDADE PESSOAL”, visceral, que dá o nó no umbigo da alma e que ainda que nos esforcemos em esconder, em apagar, em matar está aí, a cada momento mais forte até um dia conseguir se expressar. 

 

Éris como caos, confusão

A expressão da “verdade visceral (primal)” numa dinâmica de grupo pode ativar o “desentendimento” o “caos”, a “confusão”, a discórdia a que se associa a Éris. Abençoem as virtudes complementares: Harmonia, Concórdia, Cooperação, Amor, Beleza, Perdão!

As pessoas ativadas por Eris de forma clara começam a assumir o que pensam, sentem, e assumem as suas verdades independentemente dos desdobramentos que possam acontecer, ainda que estas verdades durem um segundo, virão com força descomunal” Atenção!”

O pior é quando a pessoa sem perceber começa a entrar na “discórdia interior”, aí é o inferno, só a meditação salva.

O que fazer?

Primeiro que tudo aceitação. Firmeza. Amor.

Aceitar que você pode ser um monstro, que o outro pode ser, que a vida pode ser.

Perdoar

somos o um

na situação que se estiver, com humildade e arte, ver o melhor a se fazer,

sempre junto

ainda nos odiando

firmados na certeza

que o amor todo cura

ainda esses estados que fazem da vida o inferno

logo passa

tudo passa

até a discórdia passa

pessoas que de um dia para outro encaram o que são

Conheço pessoas que quando o planeta Éris ativa um planeta natal. especialmente através de aspecto maior exato (conjunção, sextil, quadratura, trígono, quincunce, oposição), mudam sua vida radicalmente como consequência de assumirem as suas diferenças, seus sentimentos, suas ideias, seus princípios muitas vezes sendo prejudicadas pelas consequências de seus atos…

O aspecto de Éris em aspecto com um planeta natal pode durar até dez anos em um “vai e volta” que para quem vive parece nunca acabar… mas um dia acaba uuuuffffffffffff e sempre a pessoa agradece… Para uns a passagem de Eris em aspecto impacta positivamente, para outros não… tudo depende de como a vida da pessoa esteja alinhada ao que lhe corresponde… mas qualquer um pode sofrer e fazer sofrer…

 

Éris natal em aspecto maior exato com outros planetas natais
As pessoas que tem Eris em aspecto exato com o Ascendente, o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte… no seu mapa natal, especialmente a conjunção são pessoas marcadas por uma personalidade forte que encara o ato de discordar com força especial, ainda que por isto possam ser rejeitadas, criticadas, mal faladas.

Como Éris esta em Áries desde 1929 as pessoas do signo solar de Áries, Caranguejo, Libra e Capricórnio serão as que terão Éris em aspecto exato com o Sol natal e em princípio serão as mais ativadas. Mas Éris aspectando o Ascendente, a Lua, os planetas pessoais e sociais também se manifesta forte na personalidade, mais em 2016-2017 quando Éris alcançará força total.

Tanto as pessoas com aspecto natal de Éris, como as pessoas em que Éris fara aspecto em trânsito com seus planetas natais, serão ativadas.

nota: um aspecto com Éris pode durar até 10 anos. Observe que Éris entrou no grau 22 de Áries em julho de 2009 e só sairá definitivamente deste grau em janeiro de 2019

Poderemos viver momentos conturbados com raivas que ascendem do nada e que no fundo nos revelam desejos que estamos loucos por realizar, muitos deles proibidos, tachados como “maus”.
Estaremos mais atrevidos, e as circunstancias da vida podem nos levar a falarmos verdades engasgadas, revelar segredos, fazer delações, denuncias que em outro momento não aconteceriam…

Imaginem então o que vai acontecer no governo brasileiro… muita coisa nova poderá ser revelada!!!! Daqui a pouco todos se denunciando entre si.


E em nossas vidas? 

Medite, centre, saiba muito bem o que quer para não entrar na barca furada de brigar por coisas que no fundo nem quer ou falar mais do que se deve…

Muito cuidado para não irradiar o que não sabe se é verdadeiro, evite fofocas, evite falar de pessoas que não estejam presentes…

Antes de mandar um email, uma mensagem, uma publicação, verifique se quer mesmo mandar… Escreva, dê um tempo, revise e se realmente quer, mande… mas saiba estamos todos “pólvora viva” se acender um fogo perto podemos explotar…

As pessoas que nunca falaram o que sentem e pensam, em momentos como estes podem disparar a falar… discordar por discordar… defender verdades que não são verdades profundas, mas ocasionais, aí podem criar situações irreversíveis.., atenção!!! Se se perceber nesta situação, simplesmente pare e se retire do melhor jeito possível para refletir, sentir, meditar.

O período é especial para retomar o prumo, para retomar o centro, iluminar a verdade interior com proteção, e viver como realmente se quer, seguindo o fluxo gozoso da missão pessoal…
é natural se sentir inquieto, castigado pela discórdia interior e exterior

é natural sentir o chamado de saber o que se quer

é natural acontecerem imprevistos, que se planifique uma coisa e aconteça outra…
é natural se surpreender no transe da discórdia

é sábio permanecer dono de si… firmado nas virtudes

se dispor a entender com o coração o ponto de vista diferente e juntos alimentar o tesão de encontrar uma alternativa ampla

onde o diferente se transforme em combustível para a integração

neste clima de cooperação

não tenha medo de discordar

é bom assumir quando se discorda

a discórdia num clima de amor e cooperação

gera vida, dinâmica, riqueza
“amor lindo de minha vida discordo neste item…. (na medida da discórdia, mais carinho, besitos)”

a cada respirada mais amplidão, até virar amor sem fim

seja flexível

veja o imprevisível como uma oportunidade de estar presente

no mistério da vida em milagres

ser e estar

verdade pulsante

mutante

eternidade do agora
os planetas estão numa conspiração radical

para cada um de nós se sintonizar com sua verdade essencial

se você não quer estar perturbado

se esforce em meditar

se esforce em escutar seu coração

que aquilo que é para ser feito, se mostrará com clareza…

no coração

A pior das discórdias é a que reina no interior

ilumina esta primeiro

na proteção da meditação

te amo

Hector Othon

A seguir mais informações sobre Eris (respondendo): 

Eris em Áries
O planeta Eris entrou no signo de Áries em 05 de junho de 1922 e só sairá em 05 de março de 2048. Estará transitando por Áries durante 146 anos, assim todas as pessoas que nasçam entre 1922 e 2048 terão Eris em Áries

Quiçá por isso a interpretação astrológica de Eris natal está mais centrada nos aspectos exatos que faz com outros planetas natais e na casa em que se encontre.

Descoberta

Éris foi visto pela primeira vez em 21 de Outubre de  2003 no Observatório Palomar, nos EUA, mas somente foi confirmada sua existência em 5 de Janeiro de 2005 pela equipe do Instituto de Tecnologia de California no comando de Mike Brown, Chadwick Trujillo e David Rabinowitz do Caltech. A descoberta de Éris foi anunciada em 29 de Julho de 2005. 

Éris e Marte
Eris foi descoberta em 21 de Outubro de 2003, quando o Sol entra em Escorpião, transitando pelo grau 20º2′ do signo de Aries. Ambos signos regidos por Marte. Isto faz a muitos astrólogos pensarem em Éris como co-regente de Áries, e deu uma força especial ao nome de Xena por esta ser uma guerreira justiceira.

Outros fatos interessante da efemérides de Éris:
Em ‘977, Eris estava no ponto mais distante do Sol (afélio) quando foi descoberto Quíron 
(01 de novembro) e os anéis do planeta Urano (até então só Saturno tinha anéis). 

Éris esteve no periélio em 1699 no signo de Libra em sintonia com o enfrentamento do obscurantismo religioso cristão que afogava a nascente força da razão se materializando no surgimento das ciências naturais.

Nomes: 2003 UB313 – Xena – Eris

2003 UB313

O planeta Éris quando foi visto pela primeira vez em 2003 foi identificado pela matrícula UB313 de acordo com o protocolo da União Astronômica Internacional (UAI) para os planetas menores.

Xena

Enquanto não recebeu um nome oficial, foi chamado de Xena (nome baseado na guerreira Xena de uma série televisiva da época). Lembro que aqui no Brasil o nome Xena pego forte no meio de meus amigos astrólogos, e eu gostei também.


Na época, me lembro que experimentei interpretar o posicionamento natal de Xena e o seu trânsito considerando as qualidades da heroína Xena.

A série televisa que tem a Xena como personagem começou como um spin-off do programa Hercules: The Legendary Journeys, ou seja, derivou dessa série. De fato, a saga de Xena na televisão começou com uma participação especial da personagem em Hercules durante três episódios, The Warrior Princess, em 13 de março de 1995, The Gauntlet, em 1 de maio de 1995, e Unchained Heart, em 8 de maio de 1995, nos dois primeiros episódios Xena era uma das vilãs da série, mas no terceiro, ela se aliou com Hercules para derrotar o personagem Darphus. No roteiro original, Xena morreria no terceiro episódio, mas ela acabou fazendo sucesso com o público; os produtores já planejavam uma sequência para Hercules, a ideia de darem um programa à Xena foi do produtor Robert Tapert.

As gravações da série começaram em junho de 1995, em Auckland, na Nova Zelândia. O primeiro episódio da série foi ao ar em 4 de setembro de 1995 pelo USA Channel, e teve uma audiência estimada em quatro milhões e trezentos mil espectadores, audiência mantida no segundo episódio. A primeira temporada foi amadora e teve pouco orçamento, com câmeras e efeitos especiais de pouca qualidade devido ao fato dos produtores não acreditarem em seu sucesso; o último episódio da temporada foi ao ar em 29 de julho de 1996. A segunda temporada estreou em 30 de setembro de 1996 e acabou em 12 de maio de 1997. Com um expressivo aumento de audiência, que pulou para uma média de seis milhões de espectadores, a série passou a dispor de mais recursos, contando com atores vindos de países como Estados Unidos e Canadá e uma equipe técnica mais profissional. O episódio “A Necessary Evil” foi assistido por cerca de sete milhões e oitocentas mil pessoas, o record do programa e também a primeira vez em que ele liderou o ranking de séries mais assistidas da semana.

A terceira temporada foi o auge do programa, que começou a ser vendido para outros países e também a ter as primeiras convenções. O primeiro episódio foi ao ar em 29 de setembro de 1997 e o último em 11 de maio de 1998. Com uma audiência em torno de cinco milhões de espectadores, assumiu o segundo lugar no ranking semanal, desbancando Hercules. Embora a quarta e a quinta temporada tenham demonstrado uma significativa queda de audiência, o programa teve uma sexta temporada, que acabou sendo a final da série; o último episódio foi ao ar em 18 de junho de 2001.

O show é uma fantasia histórica estabelecida na Grécia antiga, embora com personagens de outros tempos. A série detalha as aventuras da ex-assassina Xena, que procura redimir-se em uma missão para compensar seu passado sangrento. Xena é acompanhada em suas viagens por Gabrielle, uma jovem mulher que se torna sua melhor amiga e, eventualmente, mais confiável aliada. O show usa livremente nomes e temas de diversas mitologias em todo o mundo, principalmente os gregos, mas sempre tenta adaptá-los de acordo com as exigências do enredo. Figuras históricas e eventos de um certo número de diferentes épocas históricas e mitos fazem inúmeras aparências, como Homero, antes dele ser famoso, e Gabrielle o incentiva; a queda de Tróia; e a captura de César por piratas. Mas há também várias situações retratadas no seriado que fogem completamente tanto à área mitológica quanto à histórica, como uma fase do seriado em que Xena mata quase todos os deuses do Olimpo. Essa série foi a primeira a reunir fãs em todo mundo para discutir sobre a série, sendo que o Fandom continua até hoje. Também foi uma das primeiras a passar da década de 90 para os anos 2000.

Xena é uma mistura de ação, aventura e mitologia. Embora se passe nos tempos antigos, debate temas atuais, como violência, preconceito e amizade. E se observa também uma certa tendência nos roteiros em retratar a cultura judaico-cristã como certa e as demais culturas como algo de caráter duvidoso. Além de Xena e Gabrielle, a série conta também com uma variedade de personagens recorrentes, incluindo adversários como AresAlti e Callisto, e aliados como JoxerSalmoneus, Virgílio, Autolycus e Eli.(wikipedia)”

Interpretação astrológica

Xena astrológica representa uma força justiceira que se coloca ao serviço do bem e do belo, se redimindo de um passado ao serviço da perturbação e do mal.

É quiçá aquela força que emerge quando a pessoa se torna consciente de si, e toma consciência de seus erros e faltas e humildemente os aceita e  se dispôs a aprimorar… se tornando dono de si, se oferece então ao serviço da sociedade facilitando  o bem, o belo… o perigo da entidade Xena é o critério que define o que é bem e o que é mal. E quiçá neste delicado item é que Xena pode se tornar Discórdia.

 

Eris – o nome

(chamo a colaboração dos colegas para colaborarem com outras histórias de Eris na Mitologia)

No tempo em que o objeto celestial foi conhecido por Xena, o planeta Plutão era ainda considerado planeta, e dado que Xena parecia ser maior que Plutão começou a ser chamado de décimo planeta do Sistema Solar. E aí o nome de Xena não podia ser adotado porque a regra é denominar os planetas com nomes da mitologia grega. Logo apareceu a proposta do nome Éris, e ao mesmo tempo apareceu também a ideia de chamar a Plutão e similares por uma nova categoria, a de “planeta anão”.

Em Agosto de 2006 foi criada a categoria de planeta anão, onde Plutão e 2003 UB313 passaram a ser classificados como planetas anões. Os astrônomos que nomeiam oficialmente os planetas optaram pelo nome de Eris.

Éris, para além de ser um planeta anão, também é um plutoide. Um plutoide é um planeta anão que tem sua órbita para lá da órbita do . Éris é portanto também um objeto transneptuniano.

Estima-se que Éris tenha cerca de 2320 km de diâmetro e demora cerca de 557 anos terrestres a completar uma órbita em volta do Sol.

órbita de Éris é fortemente excêntrica, o seu afélio (ponto mais afastado do Sol) é de aproximadamente 97,5 UA, e o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) é de aproximadamente 38,5 UA.

Dada a sua grande distância ao Sol, a temperatura neste planeta anão poderá chegar a um mínimo de -248º.

A órbita de Éris está inclinada em cerca de 44º em relação à eclíptica (plano da órbita da Terra em volta do Sol).

Mitologia grega

Éris (gr. Ἔρις ) é a deusa da “discórdia”. Segundo Hesíodo na sua Teogonia é filha primogénica de Nix, a noite, mãe de outros deuses e entidades sombrias, segundo Homero, ela é irmã de Ares (Marte), portanto, filha de Hera e Zeus. 


Ela acompanhava a seu irmão Ares nos campos de batalhas disseminando ódio e vontade de lutar entre os guerreiros e, quando os outros deuses iam embora, ela ficava rejubilando-se da carnificina. 

Guerra de Troia

Conta a lenda que Éris provocou a Guerra de Troia por não ter sido convidada para o casamento de Peleu e Tétis, devido ao seu temperamento difícil. Mesmo assim ela compareceu à cerimônia e lançou sobre os presentes o Pomo da Discórdia, uma maçã dourada que tinha uma inscrição: “Kallisti” – dirigida à mais bela das deusas presentes.

Isto fêz com que Hera, Afrodite e Atena disputassem um concurso entre elas para saber quem era a mais bela. Cabia a Páris escolher e ele escolheu Afrodite por ela ter-lhe prometido o amor de Helena de Troia, uma bela mulher que era esposa do lendário Rei Menelau. Isso deu origem à Guerra de Troia.

Filhos de Éris:

Ponos (Pena),
Lete (esquecimento)
Limos (fome)
Algoz (o choro e a dor),
as Hisminas (disputas),
as Macas (Batalhas),
as Fonos (Matanças),
as Androctasias (Massacres),
os Neikea (ódios),
os Pseudologos (Mentiras),
as Anfilogias (Ambiguidades),
a Disnomia (a Desordem) e
a Ate (a Ruína e a Insensatez).
e Orcos (Juramento), o que causa mais problemas aos homens da terra cada vez perjuram voluntariamente. Todos eles eram companheiros inseparáveis.

Perséfone

Outro nome sugerido para Éris era o de Perséfone (Prosérpina romana), mulher de Plutão.


Lua de Eris – Dismonia ou Gabrielle

A lua conhecida de Eris foi batizada pelos astrônomos por Disnomia.

Mas na época da descoberta desta lua, o novo planeta era ainda conhecido por Xena. Por isso o satélite foi chamado (de forma não oficial) de Gabrielle, a companheira inseparável da guerreira Xena na série televisiva. 

“Disnomia tem um diâmetro estimado entre os 300 km e os 400 km. Este satélite orbita a cerca de 37.500 km de Éris, demorando cerca de 15 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta anão. 

Na mitologia grega Disnomia era um demônio (daemon) ou espírito que personificava a desordem cívica e a ilegalidade.

Como os outros grandes males da humanidade, Disnomia era filha de Éris (a discórdia), sem que lhe fosse atribuído pai algum.

Em sua atuação era companheira de Adikia (a injustiça), de Ate (a ruína) e de Hibris (a violência), sendo seu daemon oposto Eunômia (a ordem cívica). Assim o narrava Solón, que descreveu os grandes males que este espírito havia trazido aos atenienses, em contraposição dos benefícios que traria a legislação e a ordem na cidade.” (wikipedia)


Discornianismo

Discordianismo é uma religião baseada na adoração a Eris, a deusa Grego-Romana da Discordia e do Caos. 

Foi fundada no final da década dos 50, após a publicação do seu (primeiro) livro sagrado, o Principia Discordia, escrito por Malaclypse the Younger (Malaclypse o Jovem – Kerry Thornley) e Omar Khayyam Ravenhurst (Greg Hill), “depois de uma série de alucinações compartilhadas em uma pista de boliche”. 

Existem adoradores de Éris no Brasil, pesquise na internet.

“Conta-se que numa noite na cidade da California tinha um grupo de jovens reunidos entre os quais se encontravam Greg Hill e Kerry Thornley. Nos efeitos de um ritual eles viram um chimpanzé mostrar num pergaminho a mandala do Ying-Yang como está desenhado na figura ao lado. Nos centros de um lado uma maça de ouro com a inscrição “Kallisti” (“a mais bela” – fazendo referencia a maça de Éris e a desordem) e do outro lado a imagem do pentágono (fazendo referencia a ordem).

Dias depois a deusa se manifestou em sonho e falou:

“os liberto da prisão do medo, da visão limitada, dos movimentos torpes, da dor. Eu sou o caos. Eu te liberto para criar, ser e estar sem medo de ser autêntico, verdadeiro. Estão libertos”

O caos como princípio do Universo, dialética da ordem e da desordem.
Acesse o livro que conta a origem da adoração a deusa Éris, a Discordia http://www.scardua.net/files/principia.pdf

O Símbolo de Éris

O símbolo de Éris já teve varias evoluções que vão desde o próprio símbolo de Marte com a ponta para baixo, o círculo com o K dentro fazendo referência a maça e a palavra “Kallisti” (a mais bela), cinco flechas com um centro comum significando o big bag, até finalizar neste ao lado que pode ser visto como duas K, uma normal e a outra a sua imagem simétrica, ou como uma flecha, espada, barra no centro com duas luas, uma aberta para cada direção acolhendo o todo.

O símbolo também pode ser visto como duas setas de flechas se encontrando verticalmente com as pontas no centro do símbolo.

Não temas discordar
A discoria revoluciona, movimenta, transforma. A discórdia desfaz aquilo que está obsoleto, que não funciona,.. denuncia falsos eus, mentiras,.. abre novos caminhos,.. revela verdades…a

A discórdia deslancha, faz acontecer aquilo que já estava pronto mais prisioneiro do medo, do costume, da repressão…

Quando a Discórdia se manifesta é porque algo que está pronto para nascer está sendo impedido por algo que se resiste a morrer…

Mas, atenção, mexendo com Éris, acordam também outras forças e entidades que habitam as Sombras e quando alimentadas com negatividades podem virar monstruosas… Para quem não quer viver os perigos do mal, enverede ainda discordando pelos caminhos do bem e do belo… é só discordar mas não parar de amar, acarinhar, embelezar e ao outro, ainda diferente, integrar,… adorar, devorar, sem machucar… 

te amo

Hector Othon

20 de dezembro de 2015

4Respostas em Eris na Astrologia e em nossas vidas - kallisti"

  1. Ana Matilde disse:

    Hector, gostaria de conhecer a localização de Éris no meu mapa natal. Você poderia calcular?

  2. Maria Celeste Argolo Pinheiro disse:

    Texto maravilhoso e esclarecedor. Grata sempre por tudo. Será que não daria para você mandar por email este texto. Ou faz parte de alguma apostila do curso. Gratidao

  3. Teresa disse:

    Héctor, que texto maravilhoso e explicativo, poderia me dizer onde está Eris em meu mapa natal?

©2015 Astrothon.