Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Escorpião na Astrologia Esotérica | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Escorpião na Astrologia Esotérica

por Hector Othon

Nesta página reúno textos de diferentes autores, fontes, que logo colocarei os créditos organizadamente… por agora são só notas que me servirão como ponte para elaborar minha visão.

ESCORPIÃO 23 de outubro – 22 de novembro

A prova, o julgamento e o triunfo são as tônicas deste oitavo signo do zodíaco, no qual o controle sobre o veículo da personalidade é uma luta constante que termina em triunfo.

Quando a meta é atingida, Escorpião, símbolo inferior deste signo, demonstra ter passado por uma modificação, e emerge como uma águia, simbolizando a vitória sobre as fraquezas da personalidade e a transformação do eu inferior num agente efetivo de expressão da Alma.

A sequência de experiências de vida foi suportada com pertinácia, e o Eu Superior transformou a personalidade revoltada num agente dócil ao seu pedido, o que faz do discípulo uma “Águia” que pode voar ao reino da evolução superior. Ao fazer ouvir suas notas, a personalidade e a alma revelam suas metas: Do lado da Matéria, o chamado é: Que Maya floresça, e reine a ilusão. O Espírito declara: Guerreiro sou, e da batalha saio vencedor.

Escorpião é o signo do discipulado. Apresenta “pontos de crise” e “momentos de reorientação” que levam seus testes específicos ao plano físico, onde devem ser vividos e controlados. Depois de devidamente confrontados e bem manipulados no nível inferior, a vida do homem é transportada para o céu, “elevada no ar”, onde os problemas são resolvidos pela mente que raciocina. Essa “elevação no ar” é uma referência simbólica ao oitavo trabalho de Hércules. O herói da lenda percebe que a única maneira de destruir a detestável Hidra de nove cabeças é ajoelhar-se e puxar o monstro da lama para a luz, e, segurando-o no ar, matá-lo. O número de cabeças corresponde aos nove testes de personalidade que Escorpião deve enfrentar, e vencer; o ajoelhar-se significa a necessidade de humildade.

Os nove testes não são impostos ao discípulo, mas sim enfrentados por iniciativa própria, e têm relação com a prontidão para enfrentar as disciplinas que farão do desabrochar espiritual uma realização progressiva. Na sua maioria, as provas revelam as fraquezas que estão ocultas na natureza do ser humano, e cada prova representa um desafio nos níveis físico, emocional e mental.

1. Testes de Apetite: Tendências naturais de natureza animal. (plano físico) Sexo – a relação entre pares opostos; podem ser tratados egoisticamente ou “divinamente mesclados”. Conforto físico – condições de vida usadas egoisticamente. Dinheiro – energia concretizada monopolizada para fins egoístas.

2. Testes de Desejo: Tendências naturais de natureza emocional, (plano astral) onde o desejo produz efeitos automáticos no plano físico. São influências mais sutis. Medo – condicionando as atividades de hoje. Ódio– condicionando os relacionamentos. Ambição – desejo de poder, condicionando objetivos.

3. Testes da Mente: Ligados à mente inferior concreta:

  • Orgulho – satisfação intelectual fazendo da mente uma barreira para a Alma.
  • Separatividade – atitude de isolamento que coloca a mente como barreira contra relacionamentos benéficos de grupo.
  • Crueldade – satisfação obtida por meio da mente usada como instrumento de poder para desejos de personalidade; a pior falha não é de natureza física, e sim mais para o mental.1

Quando se obtém sucesso nos testes e as fraquezas sublimadas, a dupla meta de Escorpião é atingida — o relacionamento certo com a Alma e o relacionamento correto com o ambiente.

 

Raios Cósmicos e Regentes Planetários

Os raios

Dois raios dominam este signo do discipulado – o Sexto e o Quarto.

O Sexto Raio de Devoção (Discipulado) ou Idealismo, com sua qualidade emocional, controla exotericamente e também esotericamente. Escorpião, como parte da tríade de “água”, com Caranguejo e Peixes, está ligado à regeneração, enquanto Caranguejo enfatiza a geração. Em Escorpião, O Sexto Raio manifesta a devoção que leva a trilhar o Caminho do Discipulado e a aceitar de boa vontade as exigências necessárias para a realização do florescimento espiritual.

O Quarto Raio de Harmonia pelo Conflito traz a influência hierárquica, agitando lutas que limpam e purificam o temperamento, tornando o crescimento espiritual mais ágil.

Regentes de Escorpião

Marte. regente exotérico e esotérico

O Deus da Guerra imprime sua marca nas lutas, tribulações, provas e nos triunfos do discípulo esforçado. Em Áries, seu impulso leva à experiência exterior; em Escorpião, usando as energias do Sexto Raio, atua com dupla capacidade; como regente exotérico e esotérico, influenciando a personalidade e ajudando a Alma na evolução da visão maior que liberta e torna todo serviço mais eficiente. Em geral, Marte sempre é avaliado de uma forma negativa; pouco valor é dado à influência benéfica do seu dinamismo, que atua como fator de purificação.

Marte é tanto o regente ortodoxo controlando a personalidade em Escorpião como também o regente esotérico que condiciona o desenvolvimento do discípulo. Marte é o fator dominante nos testes e julgamentos do discípulo antes de sua passagem por Sagitário e de sua iniciação em Capricórnio. O discípulo precisa demonstrar a força, o caráter e a qualidade que desenvolveu ao longo de sua dura peregrinação. Ele partiu de Áries com Marte regendo e controlando o veículo físico, e a grande guerra entre as dualidades que constituem o que o homem deu início. Os pares de opostos se alinharam um frente ao outro. Em Escorpião, com o mesmo planeta regendo sua vida interior, a guerra continua até que ocorra por fim a subjugação da personalidade pela alma. O desejo em Touro se torna aspiração espiritual em Escorpião. As trevas da experiência em Escorpião se transformam em iluminação em Touro, pois sempre que existe um confronto entre os pares de opostos, um se beneficia do outro.

No corpo físico, Marte rege a corrente sanguínea, e como o “sangue é vida”, atinge com isso todos os órgãos.

Plutão, regente exotérico

Para muitos astrólogos modernos, Plutão é o regente exotérico de Escorpião junto a Marte.

Senhor do Mundo Subterrâneo, Plutão está associado aos acontecimentos que ocorrem por baixo da superfície e, simbolicamente, escava toda a manifestação formal de modo profundo e constante, para destruir os antigos padrões dando lugar a novos. Essa atividade do Primeiro Raio, expressa por Plutão, prepara o caminho para a energia do Segundo Raio, que constrói novas formas que permitem a ação da Alma visando a uma expressão espiritual mais efetiva.

Quando o discípulo atinge o estágio de iniciado, destrói o cordão que liga a personalidade à Alma, libertando o Eu Superior do vínculo com o eu inferior, o que abre caminho para a experiência em planos mais elevados de evolução. A ideia de “morte” liga Plutão a Escorpião (signo da Morte), porém de uma forma que está além e acima de qualquer significado físico.

Plutão se ocupa da destruição das fraquezas da personalidade, especialmente o orgulho, que incentiva a separação.

Mercúrio, regente hierárquico

Mensageiro dos deuses que governam a família humana, Mercúrio é o regente hierárquico de Escorpião. Seu propósito é causar crises que proporcionam novas condições de compreensão da Divindade. É através do conflito gerado pela energia do Quarto Raio, conduzida por este planeta, que o discípulo ou iniciado começa a perceber a diferença entre o irreal e o real. Escorpião é um signo de “água”, parte da tríade que inclui Caranguejo e Peixes.

No corpo físico, governa os órgãos sexuais, os processos de procriação e de regeneração, e o sangue.

Autoconhecimento e Auto percepção

Na vida real, a luta de Escorpião para se tornar uma pessoa é uma longa caminhada em aclive para atingir novos níveis de integração; não é um processo automático de reeducação. Envolve uma expansão de consciência que trará novas percepções interiores, tomadas de decisões conscientes, e uma disposição firme de aceitar a dor e o sofrimento envolvidos quando o discípulo resolve seguir em frente explorando novas mansões da Alma. A transformação dos excessos do eu inferior em atributos do Eu Transpessoal exige o uso da imaginação espiritual e a transferência da energia dos desejos da personalidade para as aspirações da Alma.

A oposição não impede que o homem dedicado continue “galgando” o caminho, pois, como a serpente, ele precisa de chão irregular para poder continuar avançando. Os obstáculos são o meio pelo qual ele se move para cima, pois são os degraus que levam à sua meta. Qualquer alpinista lhe dirá que, se o caminho estiver liso, certamente será escorregadio, e não havendo apoio para se firmar na subida, faltarão os meios de ascensão.

Galgar novas alturas de compreensão exige um tipo de honestidade consigo mesmo que é difícil de conseguir. Exige a verdade sem explicações nem desculpas, e diz-se que… “nos momentos de intimidade da vida de um homem e no segredo de sua meditação, que ele chame as coisas pelos seus verdadeiros nomes… Somente assim poderá se equipar para usar a discriminação espiritual e aprenderá a reconhecer a verdade de todas as coisas. Somente assim chegará à realidade e conhecerá o verdadeiro Eu” .2

Escorpião é um signo de extremos. Seu tipo inferior manifesta uma personalidade de natureza muito materialista, na qual as emoções às vezes se descontrolam e a sensualidade e a paixão dominam. Em nível mental, o indivíduo é capaz de intensa crueldade, que se expressa especialmente como sarcasmo — a ferroada da cauda do escorpião.

O autodomínio é sua missão específica. Se a águia quiser voar alto e se tornar consciente de novos conceitos de verdade, que possibilitarão expressões futuras de alta qualidade espiritual e a vitória do Eu Superior, o Escorpião, com o ferrão na cauda, deve ser deixado para trás. Neutralizando as qualidades negativas de brutalidade, tirania e vingança, Escorpião demonstra também as características louváveis do destemor, do otimismo, da devoção, da paciência, da abundância de vitalidade, uma atitude positiva e a habilidade de aprofundamento do tipo “olho de águia”.

Escorpião é o signo enigma do Zodíaco. Ele tem três símbolos: o Escorpião, que carrega o ferrão da morte em sua cauda, a Serpente, que se regenera e deixa para trás a velha casca, mas rasteja e vive escondida pronta para o ataque, e a Águia que pode voar mais perto do sol que qualquer outra ave e desde cima tudo vê. Esses símbolos retratam dois aspectos amplamente divergentes deste signo. Sob a influência negativa da serpente e do escorpião, pode-se descer às profundezas da degradação e a pessoa se emaranhar, se perder, morrer, ou do lado positivo do Escorpião, conseguir sobreviver e da Serpente transmutar sua natureza egoísta, ignorante, separatista, violenta, perversa e se regenerar, transmutar, virar Águia, podendo ela, assim, subir a maiores alturas humanas e espirituais.

O signo de Escorpião pode-se manifestar como um excesso de crítica, julgamento, condenação, maldição tanto de si como dos outros. Isso transparece no seu grande apego ao que a pessoa acha que é o “bem”, sem perceber, que cega, o que alimenta é o “mal”. A sua devoção pode ser dedicada a um ideal louvável, que encobre sua ambição egoísta. O apego a bens pessoais ou a ideais são a expressão de um tipo de lealdade radical que não esquece nem perdoa.

A solução a esta pegadinha reside, não em reprimir ou condenar essas atitudes, mas em não manifestar qualquer interesse nem dar qualquer atenção àquelas más atitudes, e ao mesmo tempo aplicar a poderosa atitude de substituição — concentrando-se nas antíteses das “atitudes indesejáveis”, que serão substituídas por atitudes aneladas: a Coragem no lugar do medo, a Alegria em vez da depressão, a Moderação em vez do exagero, provocando desta forma a neutralização, ou contra imunidade das influências maléficas negativas.

Se a pessoa conseguir manifestar conscientemente o Amor, a Auto percepção proporcionará o necessário controle de suas fraquezas e falhas de personalidade, e a Alma poderá afirmar: “Guerreira sou, e da batalha saio vitoriosa.” A ignorância e o egoísmo aprisionam a pessoa na ilusão de que está no controle, quando na verdade está cada vez mais perdida girando entorno de seu próprio umbigo.

O signo de Escorpião personifica o campo de aprendizado da arte de redirecionar e transmutar as nove forças que têm precipitado os seres humanos em tragédias catastróficas desde o início dos tempos, e que estão ligadas aos aspectos físico, emocional e mental da personalidade.

As 9 forças são:

– os 3 apetites: do sexo, do conforto e do dinheiro;

– às 3 paixões: do medo, do ódio e da ânsia pelo poder;

– os 3 vícios da mente não iluminada: orgulho, separatividade e crueldade.

As três qualidades de caráter a se desenvolver são:

– a Humildade para enxergar todo drama de forma objetiva e reconhecer os próprios pontos fracos;

– a Coragem para aprender e transmutar o “mal” que se oculta nas profundezas da própria natureza interior;

– e a Discriminação a fim de se encontrar as atitudes adequadas para se libertar das tentações da “forma”, do mundo. 

na imagem: Grande Selo dos EUA, tendo a águia, símbolo do triunfo da alma sobre a natureza inferior em Escorpião, empunhando os louros e as flechas de Sagitário, signo que sucede e que representa o herói vitorioso.

Escorpião é o signo enigma do Zodíaco. Ele tem três símbolos: o escorpião, que carrega o ferrão da morte em sua cauda, a serpente, que rasteja e vive escondida pronta para o ataque, e a águia que pode voar mais perto do sol que qualquer outra ave. Esses símbolos retratam dois aspectos amplamente divergentes deste signo. Sob a influência da serpente e do escorpião, o homem pode descer às profundezas da degradação; sob a influência da águia, sua natureza inferior é transmutada, podendo ele, assim, subir a maiores alturas espirituais.[50]

Constelações vizinhas a constelação de Escorpião

Três constelações se conectam com Escorpião: Serpens, a serpente da ilusão; a mesma que encontramos no Gênesis e que enganou Eva; Ophiuchus – o sábio homem que luta com a serpente. Ele a captura com ambas as mãos e pisa em seu coração, símbolo da estrela rubra do desejo. Ao fazer isto, ele olha em direção à constelação da Coroa em Libra. Portanto, temos a personalidade, simbolizada por Ophiuchus, lutando com a serpente da ilusão (ou do uso da matéria para fins egoístas), com a coroa que ele aspira bem à sua frente. A terceira constelação é Hercules e descreve o discípulo com a atenção voltada não para a coroa mas para Aquila, a águia, que representa o espírito. Ele está mais ocupado com esse magnífico símbolo da luz emergindo e que torna possível qualquer vitória.

Ophiuchus e Serpens, ou o homem que luta com a serpente da ilusão

Hercules, o discípulo contemplando a águia, símbolo do espírito

Links

Fontes

A Auto realização através da Astrologia Clara A Weiss

©2015 Astrothon.