Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Estado Cósmico de um planeta | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Estado Cósmico de um planeta

por Hector Othon

Introdução

O Estado cósmico, celeste ou a dignidade de um planeta de um signo zodiacal ou de uma casa astrológica pretende informar características da relação entre o planeta e o signo ou a casa.

Para um mesmo signo, casa e planeta podem existir diferentes estados celestes entre as que se destacam os da Astrologia Tradicional,  da Astrologia Moderna Ocidental ( que parte da Astrologia Tradicional mas tem suas diferenças como veremos mais adiante) e o da Astrologia Esotérica (Teosofia).

Neste texto vamos refletir com mais profundidade no Estado cósmico dos planetas com que trabalha a Astrologia moderna ocidental.

Na Astrologia Moderna se usam para os planetas até Saturno o Estado cósmico dos planetas nos signos definido por Ptolomeu no que ele chamou de “Dignidades essenciais”: regência (domicílio), exaltação, exílio (detrimento) e queda. Na Astrologia Tradicional existem mais outros quatro estados cósmicos, chamados de “Dignidades acidentais” que são muito pouco usados pelos astrólogos contemporâneos.

O propósito da definição do Estado cósmico é facilitar o entendimento e a interpretação de como um planeta se manifesta segundo o signo ou casa onde se encontre. Cada planeta têm uma relação diferenciada com cada signo e casa, e esta relação pode ser lida de diferentes formas. Tem muitos astrólogos que até desconhecem estas regras das Dignidades planetárias argumentando que para eles não só não servem, mas que limitam a riqueza dos relacionamentos que existem entre os planetas, os signos e as casas. Eu particularmente gosto de usar as Dignidades essenciais dos planetas até Saturno e o Estado cósmico definido pelos astrólogos modernos dos planetas além de Saturno, mas ao mesmo tempo me permito abrir as conexões entre planetas, signos e casas segundo o mapa em que se encontrem.

Discrepâncias entre os astrólogos em relação ao estado cósmico de um planeta

Planetas visíveis: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte

Como se verá a seguir existem diferenças entre os astrólogos ao definir o estado cósmico de um planeta, no fim o pesquisador terá que chegar a sua própria conclusão. 

A opção mais aceita pela maioria dos astrólogos do estado cósmico do Sol da Lua e dos planetas até Saturno é a definida por Ptolomeu no inicio do primeiro milênio, chamada de “Dignidades essenciais”, que os astrólogos tradicionalistas praticam religiosamente.

Urano, Netuno, Plutão

A regência e exílio de Urano, Netuno e Plutão foram definidas logo que eles começaram a ganhar significado astrológico e aceita pela maioria dos astrólogos, mas eu nunca vi informação dos astrólogos que  a criaram, pode se dizer que foi uma criação coletiva.

Asteroides, planetas anões

A regência e exílio dos Asteroides e dos outros planetas anões ainda que existem varias propostas, nenhuma ganhou a aprovação da maioria dos astrólogos.

Relação do planeta com o signo

Veja o planeta como uma personagem, um tipo humano, e ao signo como um modo, um canal, um jeito de ser, de se manifestar. Um planeta pode se manifestar em um determinado signo à vontade, com afinidade, domínio e naturalidade, se sentindo vestido com roupa confortável, se sentindo em família, enquanto que em outro signo pode sofrer esvaziamento, desafios, invisibilidade, debilidade, exagero, desmedida, inadequação. Mas estes relacionamentos dependem também da pessoa em que os planetas revelam suas funções, dependendo do mapa como um todo e do grau de consciência, sensibilidade e inteligência da pessoa.

Para entender o estado cósmico de um planeta o pesquisador terá que saber antes o significado dos signos e das casas e a função da personalidade que corresponde ao planeta, para depois poder entender o relacionamento entre eles. Pode usar também as “qualidades primitivas: quente, frio, seco, úmido”

Os signos são as substâncias ou campos através dos quais se manifesta a vida. As casas são os setores da vida. Os planetas são as funções ou faculdades através das quais a vida se expressa e age. Quando um planeta está em um signo, se expressa do “modo” que corresponde as qualidades deste signo (dignidade essencial), e numa casa, toma parte ou é ativado nos seus assuntos. A força e a facilidade que tiver o planeta na personalidade dependerá de sua relação com o signo e casa que se encontrar e dos aspectos que estiver fazendo com os outros planetas e os pontos significativos do mapa (dignidade acidental).

Uma pessoa que tenha por exemplo no mapa natal Marte em Libra, onde se encontra em exílio, a sua forma de ação e decisão (faculdades de Marte) se expressarão de forma libriana, quer dizer, buscando justiça, equilíbrio, beleza. Para a natureza do planeta Marte esta condição de se expressar libriana exigirá esforço, atenção e cuidados para poder conjugar sua natureza impulsiva, desbravadora com a sensibilidade e sofisticação do signo de Libra que exige antes escutar, sentir, entender o outro, por isso se diz que em Libra, Marte se encontra em “exilio”, Marte terá que se adequar as exigências do signo de Libra que em principio são adversas a natureza impulsiva e agressiva de Marte. O que não acontece por exemplo, se Marte estiver posicionado no signo de Áries, cuja natureza é de fogo cardinal e de primeira dimensão, totalmente empática com Marte. Em Áries, Marte se expressará com força e plenitude, o cuidado, neste caso, pode ser para evitar excesso de energia ou  impacto, por isso se diz que Marte está domiciliado em Áries ou que rege Áries.

Regência das casas

Astrologia Tradicional

Já na Astrologia Tradicional o  sistema de Regência das casas é totalmente diferente e ele é definido pelo  tempo de translação dos planetas no zodíaco em relação à Terra começando por associar a regência da Casa 1 com Saturno, e assim fica:

Saturno (casa 1 e 8),

Júpiter (casa 2 e 9),

Marte (casa 3 e 10),

Sol (casa 4 e 11),

Vênus (casa 5, 12).

Mercúrio (casa 6)

Lua (casa 7)

É daqui que sai a afirmação na Astrologia Tradicional que a casa 4 corresponde ao pai, o que é tão difícil de ser aceito por muitos astrólogos.

Estou usando este sistema de regência da Astrologia Tradicional (AT) junto ao adotado na Astrologia Moderna (AM). Mas ainda não consigo ver a adequação das regências de Júpiter na casa 2, de Marte na casa 3, do Sol na casa 4, de Mercúrio com a Casa 12… Na verdade só gostei de Saturno como regente da casa 1. Estou na busca dos textos que fundamentam esta conexão.

Astrologia Moderna

A regência das casas na Astrologia Moderna  foi adotada a partir da associação da sequência dos signos com a sequência das Casas: Áries com a Casa 1, Touro com a Casa 2 e assim sucessivamente. Desta forma o Estado cósmico dos planetas nas casas é definido pelas Dignidades essenciais dos planetas até Saturno nos signos, segundo esta associação de signos e casas. Do mesmo jeito as casas ganham as regências dos planetas além de Saturno como foram definidas pelos astrólogos modernos.

Casa 1

Marte (AM) como regente da casa 1 reflete a força da casa 1 como reveladora do que sobressai logo que se conhece a uma pessoa, o modo de ser que domina diante um estímulo que surpreende, a força da casa 1 como líder, marca da personalidade, que eu chamo como a nota “La” que afina a personalidade

Saturno (AT) como regente da casa 1 tem a ver  com a força do Ascendente como estruturadora do corpo e também da personalidade como um todo e como a casa do encontro consigo mesmo.

Casa 2

Vênus (AM) como regente da casa 2 tem tudo a ver com a associação que todos fazemos incluindo a AT de associar a casa 2 com posses, valores, o jeito que nos refletimos naquilo que se possui…

Júpiter (AT) como regente da casa 2 já é mais difícil de ver a conexão.

Casa 3 – A casa da Deusa

Mercúrio (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 3 de ser os estudos básicos, o jeito que nos relacionamos com irmãos, parentes, com o jeito de nos expressar…

Marte (AT) como regente da casa 3 já é mais difícil de ver a conexão.

Casa 4

Lua(AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 4  como a casa da família, do inconsciente pessoal, das emoções…

Sol (AT) como regente da casa 3 já é mais difícil de ver a conexão. Dá para associar o Sol a família, mas não sei como associar ao Sol como associado ao Inconsciente, as Emoções, a ancestralidade e a natureza da casa 4 como elemento água e diurno. Esta é a regência que sinto é mais difícil argumentar.

Casa 5

Sol (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 5  como a casa da expressão pessoal, como o jeito de participarmos no mundo, de celebrar a vida, dos filhos. Ainda mais com o lado da casa 5 como a casa da criatividade… Sempre senti dificuldade de associar o Pai (Sol) a casa 4 ao não ser que o Pai jogue o papel de mãe…

Vênus (AT) como regente da casa 3 já é também difícil de ver a conexão no jeito que usamos a casa 5, coincidindo só na visão da casa 5 como casa dos prazeres, dos amantes…

Casa 6

Mercúrio (AM e AT) é o único regente que coincide nas duas casas.

Casa 7

Vênus (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vivemos a casa 7  como a casa dos relacionamentos comprometidos…

Lua (AT) tem a ver com a natureza dos assuntos da casa 7 quando ela se refere a casamento ligado a família e emoções profundas… Mas é dificil ver a conexão quando nos referimos a parcerias de trabalho, etc… lembrando que a casa 7 é do elemento ar e cardinal… uma casa onde impera a racionalidade, a opção consciente, o interesse, os propósitos por cima da emoção…

Casa 8

Marte e Plutão (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 8 como a casa do oculto, dos medos, das crises, da morte…

Saturno (AT) como regente da casa 8 tem a ver com a visão antiga de Saturno como Senhor da Morte, mas na atualidade a visão de Saturno tem mudado mútuo acentuando a função de estruturador, de mestre guia, de guardião da responsabilidade, da consistência, da integração consciente a ordem e a Lei vigente que não tem a ver com a casa 8 e sim com a casa 10 de quem é regente segundo AM.

Casa 9 – a casa de Deus

Júpiter (AM e AT) ao igual que Mercúrio na casa 6 coincidem as regências…

Casa 10

Saturno (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 10, a casa da participação e reconhecimento  social, do status,… da profissão e do trabalho…

Marte (AT) como regente da casa 3 já é mais difícil de ver a conexão.

Casa 11

Urano e Saturno (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 11 como a casa do futuro, dos amigos, dos projetos…

Vênus  (AT) é mais difícil ver a regência

Casa 12

Netuno e Júpiter (AM) tem tudo a ver com o jeito que todos vemos a casa 12 na AM como o setor das emoções associadas a terceira dimensão que nos ligam ao todo, a casa onde aprendemos a viver o amor incondicional, e nos ligamos a rede do amor que tudo une… e assim também as consequências de não sabermos lidar com esta conexão tão importante para todos… que podem provocar enfermidades e disturbios psíquicos quando não bem canalizados… tem tudo a ver também com a visão da casa 12 com retiro, prisão, hospitalização… inimigos ocultos…

Mercúrio (AT) é difícil ver a conexão…

Astrologia esotérica

Áries é regido por Mercúrio

Touro por Vulcano

Gêmeos por Vênus

Caranguejo por Netuno

Leão pelo Sol

Virgem pela Lua

Libra por Urano

Escorpião por Marte

Sagitário pela Terra

Capricórnio por Saturno

Aquário por Júpiter

Peixes por Plutão

1. mapa_ptolomeuSignosPlanetas

Ptolomeu

A Astrologia tradicional usa o conceito de “dignidade planetária” criado por Ptolomeu, que inclui o conceito de estado cósmico.

A dignidade planetária é divida em dois grupos:

  • Dignidade essencial: em relação ao signo, parte de signo ou grau em que se encontre o planeta.
  • Dignidade acidental: em relação a aspectos com outros planetas, pontos significativos e estrelas fixas.

Ptolomeu foi o primeiro a propor uma hierarquia da Dignidade essencial planetária, valida para muitos astrólogos até hoje.

Em ordem decrescente de hierarquia e força ele definiu as seguintes dignidades: Regência ou Domicílio, Exaltação, Triplicidade, Termo e Face.

Posteriormente foram introduzidas as categorias:

  • Exílio ou Detrimento” para designar o estado cósmico do planeta quando se encontra no signo oposto ao que rege;
  • Queda” para designar o estado cósmico do planeta quando se encontra no signo oposto ao signo em que se encontra exaltado;
  • Peregrino” é o estado cósmico do planeta quando se encontra em um signo que lhe é indiferente, neutro ou de pouco impacto mútuo.

Raciocínio de Ptolomeu2. RegenciaDiurnaNoturnaJPG

Observe a figura  ao lado para que entenda de onde Ptolomeu estruturou o seu pensamento em relação aos Domicílio (regências) dos planetas nos signos.

Acompanhemos como Ptolomeu criou seus raciocínios no famoso livro Tetrabiblos, que temos na nossa Biblioteca:

http://astrothontextosartigosdeastrologia.blogspot.com/2011/07/tetrabiblos-de-ptomeu-traducao-marcos.html

Veja a seguir pedaço do Tetrabiblos:

“17. Sobre os Domicílios dos Diversos Planetas.

Os planetas também têm familiaridade com as partes do zodíaco, que devido a isso são denominadas seus domicílios, triângulos [triplicidades], exaltações, termos, entre outros. O sistema de domicílios é da seguinte natureza.

Lua e Sol

Uma vez que dos doze signos, Caranguejo e Leão se encontram mais ao norte da eclíptica, que estão mais próximos do que os outros do nosso zênite e são portanto mais produtores de calor (observe que quando o Sol transita os signos de Caranguejo e Leão está acontecendo o Verão no Hemisfério norte – onde se encontrava Ptolomeu). Por isto Caranguejo e Leão foram designados como domicílios dos maiores e mais poderosos corpos celestiais, ou seja, os luminares, Leão, que é masculino, ao Sol e Caranguejo, que é feminino, à Lua.

Saturno

Com o mesmo raciocínio, o semicírculo de Leão a Capricórnio foi considerado solar e o de Aquário a Caranguejo, lunar, de forma que em cada um dos semicírculos um signo seria consignado a cada um dos cinco planetas como seu, um signo fazendo aspecto com o Sol e outro com a Lua, consistentemente com as esferas de seu movimento e as peculiaridades de suas naturezas. Pois a Saturno, em cuja natureza o frio prevalece, em oposição ao calor, e que ocupa a órbita mais alta e mais distante dos luminares, foram designados os signos opostos a Caranguejo e Leão, especificamente Capricórnio e Aquário, com a razão adicional que estes signos são frios e invernais.

Júpiter

A Júpiter, que é moderado e está abaixo da esfera de Saturno, foram designados os dois signos próximos dos anteriores, fecundos e com bastante vento, Sagitário e Peixes, em um aspecto triangular com os luminares, que é uma configuração harmoniosa e beneficente.

Marte

Então, a Marte, que é seco por natureza e ocupa uma esfera abaixo da de Júpiter, foram designados novamente os signos contíguos aos anteriores, Escorpião e Áries, que possuem uma natureza similar e, de forma concordante com a Natureza destrutiva e desarmoniosa de Marte, em aspecto de quartil com os luminares.

Vênus

A Vênus, que é temperada e está abaixo de Marte, foram dados os dois signos seguintes, que são extremamente férteis, Libra e Touro. Estes dois preservam a harmonia do aspecto sextil; outra razão é que este planeta nunca está mais de dois signos afastado do Sol, em qualquer direção.

Mercúrio

Finalmente, foram dados a Mercúrio, que nunca está mais de um signo afastado do Sol em qualquer direção e está abaixo dos outros e mais perto de certa forma de ambos os luminares, os dois signos remanescentes, Gêmeos e Virgem, que estão próximos dos domicílios dos luminares.”

E assim ficou:

Sol como regente de Leão

Lua como regente de Caranguejo

Mercúrio como regente diurno de Gêmeos e regente noturno de Virgem

Vênus como regente noturno de Touro  e diurno de Libra

Marte como regente diurno de Áries e noturno de Escorpião

Júpiter como regente noturno de Peixes e diurno de Sagitário

Saturno como regente diurno de Aquário e noturno de Capricornio

nota: observe que a sucessão diurno e noturno acompanha a polaridade dos signos.

Regência. Domicílio

Se diz que um planeta rege ou está domiciliado em um determinado signo ou casa quando sua energia, atributos e funções representam e dignificam os assuntos associados a esse signo ou casa.

O planeta regente é como o embaixador de um país, mas ele tem também os poderes do proprietário e dono do signo. O que acontece com ele se reflete na casa ou signo que ele rege, assim como o inverso, o que acontece no signo ou casa, se reflete no seu regente.

O planeta quando transita pelo signo ou casa que rege sente-se em casa, a vontade, forte, potencializado.

No inicio da Astrologia existiam os 12 signos, os dois luminares (Sol e Lua), e os cinco planetas visíveis: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

A regência segue uma ordem entre a sequencia dos planetas em distancia ao Sol e a sucessão dos signos no Zodíaco Tropical (observe a figura).

O Sol foi escolhido como o Regente de Leão por acontecer que é no signo de leão o esplendor do Verão, a Lua então rege o signo de Caranguejo, por ser a Lua parceira do Sol… os signos opostos a estes dois correspondentes ao inverno são regidos pelo gelado Saturno e a seguir os signos vão ganhando as regências seguindo a ordem de distância entre o Sol e Saturno, veja na figura:

2. RegenciaDiurnaNoturnaJPG3. Regentes Signos e Casas

Observe que cada planeta até Saturno, exceto o Sol e a Lua, possui dois domicílios: um diurno e outro noturno. Diurno, significando extrovertido, masculino, as claras, e Noturno, introvertido, feminino, interior.

Ainda que esta denominação de diurno e noturno na prática não se usa.

O Sol e a Lua

7.SOL E LUA

O Sol tem por domicílio diurno o signo de Leão. Não tem domicílio noturno.

A Lua tem por domicílio noturno o signo de Caranguejo. Não tem domicílio diurno.

O Sol como soberano do signo de Leão e a Lua como soberana do signo de Caranguejo

É tão forte estas associações que a maioria das pessoas a conhece.

O Sol é o indiscutível senhor do signo do fogo, fixo e masculino, Leão. Cujos assuntos tem a ver com o fogo da vida que sustenta a identidade e dignidade pessoal, o ego, a autoestima, a generosidade e a afetuosidade calorosa da vontade que une na ação pelo bem comum.

A Lua já é a regente indiscutível do signo de água, cardinal e feminino Caranguejo.  A Lua com sua funções de cuidar, alimentar e acolher rege e representa o acolhimento e afeto que une a família e as tribos humanas, assuntos do signo de Caranguejo.

8. dignidades_ptolomeu

Planetas até Saturno

Cada planeta rege na tradição dois signos: um diurno e masculino; o outro noturno e feminino.

Assim por exemplo Marte é regente diurno de Áries e noturno de Escorpião.

Na regência diurna o planeta expressa seus atributos e função de forma clara, masculina e direta.

Na regência noturna o planeta se expressa de forma essencial, feminina, interior, e sua manifestação é subjetiva ou latente.

Veja na figura ao lado o quadro de dignidades como proposto por Ptolomeu no primeiro século da Era Cristã.

Na coluna da exaltação o número ao lado corresponde ao grau em que a exaltação alcança seu máximo. E a “D” significa Diurno e “N” significa Noturno.

Mercúrio regente de Virgem e Gêmeos

10. MERCURIO

Domicilio diurno: Gêmeos

Mercúrio sente-se no signo de Gêmeos totalmente a vontade. Gêmeos é do elemento Ar e da modalidade Mutável, assim Mercúrio pode se expressar com fluência e liberdade, o que faz das pessoas com este posicionamento, pessoas de fácil expressão, inteligentes e boas para contatos e pesquisas.

Domicilio noturno: Virgem

Já Mercúrio no signo de Virgem, terá que lidar com a inércia e exigências do elemento Terra. A condição de Mercúrio ser Exaltado no signo de Virgem, cria uma condição de favorecimento na receptividade e acolhimento ao planeta. Assim as pessoas com Mercúrio em Virgem são muito inteligentes e com grande capacidade de análises e uma expressão mental rica em detalhes e ordens.

Como se verá a seguir tem muitos astrólogos que opinam que o regente de Virgem são outros planetas como Vulcano, Ceres, até Vesta.

Vênus regente de Touro e Libra

11. VENUSDomicilio diurno: Libra

Vênus em Libra se sente em casa. Libra é um signo de cardinal do elemento Ar, onde o que mais importa é a qualidade do relacionamento, onde Vênus pode ajudar em muito com seus dons de beleza, encanto e sedução.

Domicilio noturno: Touro

Já Vênus em Touro, vai ter que lidar com a densidade do elemento terra e a inércia associada a este signo por ser da modalidade fixa. No entanto, a sua energia de harmonia, beleza e arte facilitam o movimento de ancoramento e enraizamento do signo, fazendo prevalecer o lado melhor de se sentir presente e ancorado. Vênus como regente de Touro incita a sensibilidade, desfrute dos sentidos e do belo e da harmonia no plano material.

 

Marte regente de Áries e Escorpião

12. MARTE

Domicilio diurno: Áries

Marte no signo de Áries está totalmente a vontade com o fogo cardinal e de primeira dimensão deste signo. As pessoas com Marte natal em Áries, são desbravadoras, realizam o que querem, decidem com clareza e determinação.

Domicilio noturno: Escorpião

Já Marte em Escorpião, terá que aprender a lidar com as qualidades sempre desafiadoras das águas (emoções) que regem os relacionamentos e com a modalidade fixa de Escorpião. Marte como regente de Escorpião passa a ser um incitador da profundidade emocional nos vínculos e relacionamentos. Quiçá por isso as pessoas com Marte em Escorpião habitualmente gostam de cachorros e animais, que tem uma resposta emocional mais clara e rápidas e estabelecem laços emocionais de fidelidade.

Júpiter regente de Sagitário e Peixes

13.JUPITERDomicilio diurno: Sagitário

Júpiter sente-se totalmente a vontade no signo de Sagitário, fogo-mutável-terceira dimensão. Júpiter como o senhor do raio, do céu que abre a visão e os horizontes é muito bem-vindo no signo de fogo que abre a terceira dimensão, o social, o cósmico.

Domicilio noturno: Peixes

Júpiter é o antigo regente de Peixes quando Netuno não era conhecido. Sim lugar a dúvidas a regência de Júpiter se mantem. A delicadeza, sensibilidade e amorosidade do signo de Peixes e da casa 12 acolhem ao benevolente Netuno com alegria.

Júpiter como regente de Peixes abençoa com a bênção do amor generoso, positivo, entusiasta e com a sensibilidade para agir a favor do bem comum.  Júpiter também ressalta a proteção e a importância da Ética e da Ordem maior no exercício do amor.

 Saturno regente de Capricórnio e Aquário

14.SATURNODomicilio diurno: Aquário

No signo de Aquário, Saturno tem o papel de lembrar que a liberdade e a autogestão é só possível com responsabilidade, competência, compromisso, o que exige o conhecimento da ordem, da lei, da moral e da historia.

Saturno é o antigo regente de Aquário quando Urano não era conhecido. Sim lugar a dúvidas a regência de Saturno se mantem, dando a casa 11 a proteção e guiança que precisa para seus delicados assuntos sejam vividos com competência e responsabilidade. Saturno como regente e patrono de Aquário e da casa 11 convida a pessoa a ser cuidadoso, responsável e atento a forma em que se comporta e o que faz nos assuntos da casa.

O planeta Saturno deverá ser muito bem estudado para a compreensão de comporta o eu aquariano e como se vive a casa 11.

Estude o signo em que ele se encontra, a casa em que se encontra e os aspectos que ele faz com os outros planetas e pontos especiais do mapa, e verifique se a casa e o signo onde se encontra não mexem nos assuntos da casa 11 assim como os aspectos que assinalam os planetas que agem junto a ele.

Domicilio noturno: Capricórnio

Saturno se sente muito a vontade no signo de Capricórnio. Posso afirmar que a única maneira de se realizar com alegria o modo de ser de capricórnio é seguindo as orientações e ensinamentos de Saturno. Saturno, o Deus cristão, criador deste mundo e da lei que o rege, é o regente dignificado do modo de se ser capricorniano.

 Urano regente de Aquário

15.URANODomicílio diurno: Aquário

Urano, como agente da transformação, do plano mental maior, gestor das redes e dos interrelacionamentos sente-se totalmente a vontade no signo de Aquário.

Urano desde sua descoberta rapidamente o meio astrológico o associou ao signo de Aquário e por associação, à casa 11.

Os acontecimentos históricos que acompanharam a descoberta de Urano em 1781 (entre eles a Revolução Francesa) já apontavam sua relação com mudanças, transformação, ativação de forças sociais revolucionárias.

O planeta Urano deverá ser muito bem estudado para a compreensão da forma que se expressa na pessoa, de como se vive o modo aquariano e como se vive a casa 11. Estude o signo em que ele se encontra, a casa em que se encontra e os aspectos que ele faz com os outros planetas e pontos especiais do mapa, e verifique se a casa e o signo onde se encontra não mexem nos assuntos da casa 11 assim como os aspectos que assinalam os planetas que agem junto a ele.

Domicilio noturno: Capricórnio

Este domicilio noturno de Urano poucos astrólogos usam. Compartilho por uma questão de coerência em relação a definição de domicilio noturno dos planetas tradicionais, segundo o esquema de Ptolomeu.

Em Capricórnio Urano será bem vindo como promotor do jogo de cintura e ganho em flexibilidade. Urano também pode facilitar a Capricórnio as conexões para que Capricórnio realize seus projetos ambiciosos e complexos.

Alguns astrólogos falam que pela rigidez e caráter tradicional do signo de Capricórnio ele nunca aceitaria a Urano como co-regente, regente noturno. Mas isto é outra é uma reflexão que exige profundidade, porque o próprio significado dos signos está evoluindo… e na atualidade os signos do elemento Terra, não só Capricórnio estão ganhando mais flexibilidade até incluir o revolucionário Urano com muita mais receptividade e naturalidade… Em especial o signo de Capricórnio está assimilando em estes últimos 10 anos a necessidade da revolução constante como uma realidade também do elemento terra. Para os colegas do curso, mas adiante continuamos com esta reflexão.

 Netuno regente de Peixes

16.NETUNO

Domicílio diurno: Peixes

Netuno como Deus do Mar associado ao Amor e a Sensibilidade, sente-se a vontade no signo de Peixes.

Netuno desde sua descoberta rapidamente o meio astrológico o associou ao signo de Peixes e a casa 12 por ser ele rei do mar, protetor do amor e da sensibilidade. Os astrônomos pensaram assim: “a regra é dar nomes aos planetas entre os deuses da mitologia greco-romana. Se escolhou Urano para o planeta anterior seguindo a sequencia Saturno pai de Júpiter, então Urano pai de Saturno. O próximo planeta descoberto então será Netuno, que tem tudo a ver com o processo de descobrimento de Netuno. A relação de Netuno com o Amor incondicional, a Sensibilidade, as Artes especialmente a Imagem e o Cinema foi se estruturando a medida que foi sendo sentida a força do Netuno astrológicos em nossas vidas e na sociedade como um todo.

Domicilio noturno: Sagitário

Netuno como regente noturno de Sagitário, oferece a este signo sua sensibilidade e amorosidade e abre para Sagitário o canal do amor, fortificando sua intuição e expandindo seu poder como signo da TERCEIRA DIMENSÃO do FOGO que a todos une.

Alguns astrólogos falam que por o signo de Sagitário ser do Elemento Fogo, ele nunca aceitaria a Netuno como co-regente, regente noturno. Mas isto é outra é uma reflexão que exige profundidade, porque o próprio significado dos signos está evoluindo… Para os colegas do curso, mas adiante continuamos com esta reflexão.

 Plutão regente de Escorpião

17.PLUTAODomicílio diurno: Escorpião

Plutão se sente em Escorpião totalmente à vontade. Escorpião é um signo do elemento água, modalidade fixa e da segunda dimensão, assim ele é o canal que une as pessoas e a pessoa e os seres e cosas deste mundo de forma visceral, emocional e inconsciente. Plutão como senhor da transmutação, mudanças e da morte age com naturalidade no signo de Escorpião que convida a morte do Ego como melhor perceber o outro. Plutão em Escorpião ensina que o Poder a ser atingido é sobre si mesmo.

Domicilio noturno: Áries

Plutão é muito bem vindo no signo de Áries onde pode se manifestar à vontade sintonizado a natureza desbravadora e corajosa deste signo que promove o frescor do nascimento e a experimentação do novo ainda que desconhecido.

Tem astrólogos que colocam a Plutão como exaltado em Áries.

Exílio ou detrimento

Detrimento é uma dignidade forte no sentido negativo ou de fragilidade do planeta. Um planeta se encontra em “exílio ou detrimento” no signo oposto complementar ao signo que rege, aquele que está a sete signos a frente contando como um o signo de domicílio. Se Marte tem como domicílios Áries e Escorpião, seus detrimentos serão Libra e Touro, respectivamente.

Se o planeta Marte rege Áries está em exílio ou detrimento em Libra.
Se o planeta Vênus rege Touro está em exílio ou detrimento em Escorpião.
Se o planeta Mercúrio rege Gêmeos está em exílio ou detrimento em Sagitário.
Se a Lua rege Caranguejo está em exílio ou detrimento em Capricórnio.
Se o Sol rege Leão está em exílio ou detrimento em Aquário.
Se o planeta Mercúrio rege Virgem está em exílio ou detrimento em Peixes.
Se o planeta Vênus rege Libra está em exílio ou detrimento em Áries. E assim é fácil deduzir os outros…

O planeta em exílio é como uma pessoa em um país estrangeiro, ou em um lugar onde não for maioria ou onde não recebe apoio ou ajuda da maioria.

Eu não gosto muito, mas vejam um jeito de interpretar seguindo o estilo da Astrologia tradicional:

“Se o regente da nona casa ou de Sagitário estiver em detrimento quer dizer em Gêmeos ou na Casa 3, o nativo fará estudos em terra estranha, porém se estiver em seu domicílio, fará estudos na terra natal.”

Outro exemplo poderia ser de uma liderança de pequenas minorias tendo o Sol em aquário ou na casa 11 onde se encontra em exílio. A pessoa consegue se destacar, mas num grupo que não é maioria, pode ser uma liderança de minorias.

Por outro lado, a falta de facilitações que acompanha ao planeta em detrimento pode estimular à pessoa desde cedo na sua vida a desenvolver atitudes que superem os desafios do planeta em detrimento, a base do esforço e dedicação pessoal. Esta situação explica a inteligência prematura de pessoas com Mercúrio em exílio em Sagitário, ou pode explicar a agressividade e força de pessoas com Marte em exílio em Libra ou Touro.

A pessoa diante as dificuldades do planeta em exílio, será convidado pela vida a fazer um esforço para desenvolver sua função e atributos.

Os assuntos do planeta em exílio podem se tornar obsessão, a pessoa inconscientemente pode ter hobbys e passatempos que desenvolvam as qualidades do planeta em exílio.

Outro exemplo arrasador da potencia de aprimoramento do planeta em exílio é Marte em Libra.

Marte em Libra aparentemente está debilitado ao duvidar diante a ação, a favor de ter em conta a situação e posição das pessoas envolvidas em suas decisões… este fato pode se interpretar como fraqueza, mas para bom observador esta atitude permite tomar decisões com mais probabilidade de sucesso, e favorecimentos o que no fim pode tornar a pessoa em um líder, em um vencedor… Existe pesquisa que assinala que muitos grandes estrategistas e militares tem Marte em Libra.

Sol em exílio em Aquário:

O Sol em Aquário está desafiado a fazer junto, a se relacionar com outros sois, por isso quiçá o desafio. O modo de ser aquariano exige a pessoa a consciência e conhecimento da totalidade, da situação, das pessoas envolvidas, dos projetos, leis, ações relacionados e por isto o exílio do Sol

Lua em exílio em Capricórnio:

A Lua em Capricórnio terá que se reger por horários, metas que devem ser cumpridas com responsabilidade, competência, pontualidade. Quiçá por isso estar em exílio, ainda deva ser assinalado que nada melhor que a Lua em Capricórnio para o irrigar de sensibilidade e afetuosidade… mas sem lugar a dúvidas, a função lunar deverá ser abençoada com maestria e sabedoria para não sofrer com o jeito de ser capricorniano.

Mercúrio em exílio em Peixes:

Mercúrio está em Exílio em Peixes pela natureza sensível e emocional de Peixes que mais que entender convida a amar. Por isto, Mercúrio em Peixes exige a pessoa ter em conta a sua emoção, a sua mediunidade, a sua sensibilidade, e desta forma a razão, a mente se vê obrigada a se abrir para a poesia, para o poder expressivo das metáforas, das imagens, dos símbolos.

A pessoa com Mercúrio em Peixes se esforça desde pequena em ser racional, organizada em seus pensamentos, se esforça para prestar atenção ao fio de seus pensamentos e conversas. E quiçá por isto muitas delas desenvolvem sua inteligência de forma especial, usufruindo também de uma visão mais holística e sistêmica.

Mas também em dependência da situação astrológica de Mercúrio no mapa podem ser desleixadas ou muito exageradas em relação as qualidades de Mercúrio.

Mercúrio em exílio em Sagitário

Mercúrio está em exílio em Sagitário porque o signo de Sagitário pertencendo a terceira dimensão lida com a necessidade de iluminar assuntos e temas amplos, complexos onde a pessoa precisa usar a sua mente abstrata, que generaliza, sintetiza, analisa, discrimina, deduz… e assim Mercúrio se vê obrigado a maior concentração, disciplina, persistência e foco. Lembrando que Mercúrio é regente do signo de Gêmeos (complementar de Sagitário) onde abençoa e ilumina a Mente Objetiva.

Marte em exílio em Libra e em Touro

A pessoa com Marte em Libra pode desenvolver uma necessidade muito grande de competitividade e atividades diversas onde se sinta marciano e energetizado, mas pode exagerar ou ficar em falta em dependência da situação astrológica de Marte e as circunstanciais de sua adolescência e juventude.

Marte em Libra em geral forja pessoas com poder de comando sensível.

Marte em Touro em geral forja pessoas que aprendem a realizar o que quer tendo em conta a realidade, assim ganham em poder e perseverança para realizar o que se quer.

Vênus em exílio em Escorpião e em Áries:

Vênus em exílio no signo de Escorpião e Áries pode deixar a pessoa com um encanto especial e diferenciado que deve ser bem entendido para evitar sofrimentos.

Vênus em exílio em Escorpião

Vênus está em exílio em exílio no signo de Escorpião. A pessoa com Vênus em Escorpião, tem uma necessidade visceral de desenvolver seu lado venusiano ao extremo, podendo chegar a um exagero de sedução e sensualidade ou a uma super valoração destes elementos na relação, conseguindo criar, as vezes dificuldades para o relacionamento.

Por um lado a pessoa pode gerar uma expectativa projetiva desmedida no seu parceiro, sem perceber as vezes o próprio lado venusiano do parceiro ao estar compulsivamente fixado na sua projeção venusiana.

A pessoa com Vênus em Escorpião pode assim exagerar em relação a expectativa, exigências, ciúme, paranoias, sexualidade. Por isto quiçá, que faz questão de levar muito a sério seu relacionamento amoroso, devido a toda a energia focada nele e se diz que com o tempo se torna em grande amante daquele que escolhe para amar, mas se for correspondida com lealdade e fidelidade.

Júpiter em exílio em Gêmeos e em Virgem

Júpiter em exílio em Gêmeos e Virgem pode gerar em pessoa com este posicionamento atitudes exageradas e desmedidas, tanto no ato de falar de Gêmeos, como de analisar e organizar de Virgem. Pode também gerar expectativas de inteligência, informação e capacidade de expressão nos outros.

Saturno em exílio em Caranguejo e em Leão

Saturno em exílio em Caranguejo e Leão pode gerar em pessoa com estes posicionamentos dependência da segurança, estrutura, e consistência das coisas ou gerar expectativas de responsabilidade e consistência dos outros exagerada e perturbadora.

Urano em exílio em Leão

Em Leão Urano vai ter dificuldade de fazer fluir a rede num espírito coletivo e democrático, por isto se encontra em exílio.

Netuno em exílio em Virgem

Para Netuno é muito difícil mesmo lidar com o jeito preciso e organizado do signo de Virgem. Em Virgem ele se sente em Exílio e terá que se esforçar para conseguir uma harmonia e entendimento.

Plutão em exílio em Touro

Plutão está em exilio em Touro, que gosta da real clara e diáfana, que gosta estar com os pés fincados no chão, lidando com o que se mostra com transparência.

O planeta se encontra exaltado quando se encontra num Signo ou Casa de

Tabela de Exaltaçãogrande empatia, onde é bem chegado e recebido e recebe facilitações a sua manifestação.

O planeta neste Signo ou Casa sente-se fortificado, potencializado e a vontade. É como se as qualidades do planeta exaltado, complementassem as qualidades do planeta regente ou domiciliado, de tal forma que o signo se fortifica.

Fala-se para procurar as honras ou facilidades da pessoa onde se encontrem planetas em exaltação em seu mapa natal.

Os planetas exaltados podem levar também a exageros ou danos que podem afetar o corpo ou criarem inconvenientes, se não forem identificadas as desmedidas.

Sol – exaltado em Áries

O Sol ao ser exaltado em Áries contribui com a autoestima e dignidade pessoal do ariano. O Sol planeta masculino, quente, seco, se dá muito bem com o signo de Áries com estas mesmas características.

Lua – exaltada em Touro

A função lunar de alimentar, cuidar, acolher é muito bem vinda pelo signo de Touro, que por sua natureza de signo de terra, fixo e feminino sente-se completado e complementa os atributos da função de seu regente Vênus.

Mercúrio – exaltado em  Virgem e Aquário

Mercúrio exaltado em Virgem

A exaltação de Mercúrio em Virgem é gritante pela importância das qualidades da função Mercúrio para a revelação da riqueza do signo de Virgem. Mercúrio permite o acesso mental, a leitura mental o processo mental da percepção através dos sentidos da realidade enriquecida na diversidade e multiplicidade com se expressam nas coisas através do canal de manifestação que representa o signo de Virgem.

Espero que um novo planeta anão passará a reger Virgem e Mercúrio junto a Vênus estarão exaltados no signo de Virgem,

Mercúrio exaltado em Aquário

Mercúrio ganha a exaltação em Aquário e na casa 11 a partir da relação que Urano logo que ganhou significado astrológico estabeleceu com Mercúrio. Ambos são atuantes no modo que funciona a mente, os relacionamento e a articulação e fluência das coisas na vida. Urano junto com Júpiter tecendo símbolos, palavras, números, ideias, sentimentos… nos graus de complexidade superior e Mercúrio fazendo acontecer  nas pontas, nas trocas, nas diversas conexões… Neste sentido Urano ganho a denominação de oitava superior de Mercúrio o que o torna bem-vindo em seus reinos, seja o signo de Aquário ou a Casa 11.

O planeta Mercúrio é a função  mente objetiva, o talento para passar e receber informações, para ensinar e aprender, para expressar, comunicar… A faculdade Mercúrio é também facilitadora de tudo o que acontece, ela também facilita os contatos e trocas… estas ferramentas e virtudes são muito bem-vindas na realização dos assuntos da casa 11 e aos temas de Aquário.

Vênus – exaltada em  Peixes

Vênus tem tudo a ver com a sensibilidade do signo de Peixes. Lembrar também que Vênus nasceu no Mar.

Em Peixes Vênus é um bálsamo que abençoa com a junção de beleza, harmonia e amor.

Vênus – mentora em  Caranguejo

Muitos colocam a Vênus como mentora ou protetora do signo de  Caranguejo e tem a ver, porque nada melhor que a bênção do belo, da harmonia na arte de viver o afeto e o cuidado mútuo em família.

Marte – exaltado em Capricórnio e Leão (alguns autores confirmam)

Marte exaltado em Capricórnio – soldado de Deus

Marte, o planeta da ação, da energia, da proatividade, da liderança está exaltado claramente em Capricórnio. O signo de Capricórnio acolhe com agrado esta disposição de Marte, ainda salientando que em Capricórnio, Marte terá que ter responsabilidade, competência, compromisso, disciplina.

A pessoa com Marte em Capricórnio possui uma força extraordinária, que une as qualidades de Marte com as de Capricórnio. Só que de tanto poder e disposição pode exagerar em exercícios e prejudicar seu sistema muscular ou ósseo -coluna, joelhos, atenção.

Marte em Capricórnio é abençoado enquanto seja mestre de si mesmo e esteja treinado, preparado para encarar sua missão no plano maior.

Marte exaltado em Leão

Marte exaltado em Leão não foi determinado por Ptolomeu. Mas a energia de Marte tem com a energia de vida e disposição do signo de Leão que o acolhe como bom canal para expressar sua energia e sua natureza… Marte em Leão se sente a vontade, só tem dignificar suas ações com generosidade, excelência, comando, amor para que assim o signo de Leão se realize pleno através dele.

Júpiter – exaltado em Caranguejo e mentor de Leão

Júpiter exaltado em Caranguejo

Júpiter exalta o signo de Caranguejo, levando a lei, a amplidão e os novos horizontes aos assuntos familiares, e aos processos emocionais pessoais.

Júpiter como mentor de Leão

Júpiter exaltado em Leão não foi determinado por Ptolomeu. Mas dá para sentir que Júpiter tem a ver com o signo de Leão. O signo de Leão acolhe bem ao Senhor dos Senhores, que manifestará sua energia com classe, facilitações e amorosidade generosa.

Saturno – exaltado em Libra

O que importa no signo de Libra é a harmonia e a qualidade nos relacionamentos. É importante sublinhar que a Libra importa mais o relacionamento que o próprio amor e prazer que possa existir nele. Assim Libra se sente protegido e agraciado com a presença de Saturno que lhe dá estabilidade, seriedade e segurança. Por isto Saturno é exaltado em Libra.

Urano, Netuno e Plutão

Ainda não se definiu com consenso onde Urano, Netuno e Plutão estão EXALTADOS ou em QUEDA. Para os colegas do curso, podemos mais adiante fazer nossas propostas e tentar um consenso.

clique neste link para acessar um texto de Raul V Martinez sobre exaltação

19.Tabela da QUEDA

Queda

O planeta está em queda, quando se encontra no signo oposto ao signo onde se encontra exaltado. Assim neste signo ele encontra-se sem graça e de certa forma mal visto. Assim o planeta terá que batalhar para conseguir realizar sua vontade e força.

A pessoa com um planeta em queda terá uma relação desafiante com sua função e atributos. Pode desenvolver desde uma avidez ou gula em relação a sua função ou atributos até uma atitude amorfa, desmotivada, alienada.

Mercúrio em queda em Peixes

Veja também a Mercúrio em exílio em Peixes.

Peixes é regido pela sensibilidade e a racionalidade de Mercúrio, por isto Mercúrio em Peixes vai ter que aprender a lidar com o transe sensível de Mercúrio… Mercúrio em Peixes vira poeta.

Mercúrio em queda em Leão

(não foi determinado por Ptolomeu) Em Leão, Mercúrio perde liberdade e sua gostada flexibilidade. Leão é um signo de verdade, de fluxo, de vida, Mercúrio gosta de jogar, de mentir, de experimentar… Mercúrio em Leão tem que entrar na linha da luz solar, por isto em queda, funcionando com esforço, fragilizado.

Vênus em queda em Virgem e Capricórnio

Vênus em Virgem e Capricórnio se pode sentir mal ao ser acolhida com a dureza do elemento Terra. Lembrar que Vênus representa a harmonia, o belo… assim o signo de Virgem terá que incluir o belo, a harmonia nos seus planejamentos, assim com o signo de Capricórnio. Se diz que a pessoa com Vênus em Virgem ou Capricórnio pode sacrificar a paixão a favor de um amor tranquilo, conveniente que corresponda a suas expectativas e planos de vida.

Vênus em queda em Capricórnio

(não foi determinado por Ptolomeu) Vênus no pragmatismo imperante por estar em Capricórnio poderá se sentir pressionada, exigida, desafiada. Vênus em Capricórnio para poder se manifestar plena terá que conseguir somar arte e objetividade, arte e visão geral comprometida… só assim a Vênus escapa da dureza do signo de Capricórnio e torna a pessoa bela e integra sem perder o jogo de cintura.

Marte em queda em Caranguejo

A pessoa pode desenvolver uma compulsão na sua forma de assumir a sua ação, podendo ter acessos de agressividade e até violência para garantir fazer o que quer. O agir sempre é um desafio que tem que ser encarado com esforço e determinação. De outro jeito a pessoa pode simplesmente não agir e se movimentar só a partir do comando de outros.

Marte em queda em Aquário

(não foi determinado por Ptolomeu) O caráter social do signo de Aquário é resistente ao movimento individual e impulsivo de Marte. O “eu aquariano” convida a escuta, a disposição para se situar, conhecer o que está rolando, identificar as pessoas que estão envolvidas para depois agir. A pessoa situada, ligada, consciente de sua função, sem lugar a dúvidas é muito bem chegada e acolhida.

Marte em Aquário vive o desafio de corresponder as exigências de maestria, competência que se exigem no modo de ser aquariano. Lembre que Saturno rege também a Aquário.

Júpiter em queda em Capricórnio

O estilo livre, generoso, positivo, solto de Júpiter terá que aprender a ser disciplinado, perseverante, responsável o que é sem lugar a dúvidas um desafio maior para Júpiter, por isto está em queda. Para a pessoa, Júpiter em Capricórnio será um grande desafio na sua vida que exigirá autoconhecimento e a arte de ser generoso com responsabilidade, de ser positivo com conhecimento da real.

Júpiter em queda em Aquário

(não foi determinado por Ptolomeu) pode ter a ver também com o caráter saturnino do signo de Aquário que exigirá de Júpiter ligação, conhecimento, responsabilidade… dá para sentir a queda de Júpiter em Aquário.

Saturno em queda em Áries

O responsável Saturno com certeza está em queda em Áries. A pessoa terá que se esforçar muito para conseguir expressar a Saturno com tranquilidade. Saturno no impeto de Áries se sente meio violentado.

Triplicidade, o Termo e as FacesTriplicidade

A seguir as dignidades da Triplicidade, o Termo e as Faces que não é costume mais usar:

Triplicidade

Triplicidade é uma dignidade mais suave em relação a Regência e a Exaltação ligada aos elementos. Assim todos os signos de um mesmo elemento terão os mesmos dois planetas de triplicidade.  Como se pode ver na tabela de Ptolomeu. associam-se aos três signos de um mesmo elemento, dois planetas um triplicidade diurna e outro triplicidade noturna.

regentes dos signos do Fogo: Sol (D), Júpiter (N)

regentes dos signos do Terra: Vênus (D), Lua (N)

regentes dos signos de Ar: Saturno (D), Mercúrio (N)

regentes dos signos de Água: Marte (D), Marte (N)

 

E assim, por exemplo:

Se em um mapa o Sol estiver em Áries, Leão ou Sagitário num mapa diurno  ganha + 3 pontos na Pontuação.

Se Júpiter estiver em Áries, Leão ou Sagitário em uma mapa noturno, ganha + 3 pontos na Pontuação.

Termos

Os Termos tem seu origem nos egípcios. a seguir usados pelos gregos e dos gregos. os árabes. Ptolomeu fez uma versão, mas não foi considerada. A versão que se compartilha aqui é a antiga dos egípcios. Ainda não descobri nem a lógica da regência dos Termos nem o por que das diferentes medidas dele.

Tabela egípcia

21.dignidades_termos
Tabela de Ptolomeu

Termos é uma dignidade essencial ainda mais suave que a Triplicidade, que consiste em dividir a roda zodiacal em partes, e a cada parte se associa um planeta.

Quando um planeta se encontra num termo, refletirá a força e energia do planeta a que pertença esse termo.

A tabela ao lado mostra os graus em que ocorre mudança da regência por termo. Por exemplo: na linha correspondente a Áries, vê-se o símbolo de Júpiter seguido pelo número 6, o que significa que Júpiter rege o primeiro termo de Áries, de 0°00′ a 5°59′. A partir de 6°00′ até 13°59′, a regência cabe a Vênus; o terceiro termo, a partir de 14°00′ até 20º59´, corresponde a Mercúrio, e assim por diante.

Observe que o Sol e a Lua não regem nenhum termo. Os planetas considerados maléficos, Marte e Saturno, regem sempre o último termo de cada signo e às vezes também o penúltimo. Isto significa dizer que a faixa entre 27° e 30° sempre cai sob a regência de um maléfico. Contudo, Marte e Saturno jamais regem os termos intermediários de cada signo (de 6° a 19°), que sempre são regidos por Vênus, Mercúrio ou Júpiter.”

Assim  se Marte estiver a 22 graus de Peixes estará num termo regido por Marte (olhe a tabela), Marte estará fortificado pelo terno. Se a Lua estiver transitando pelo grau 13 de Áries estará num termo regido por Vênus, ganhará a graça da Deusa do amor .

Os planetas considerados benéficos, Vênus, Mercúrio ou Júpiter regem os termos intermediários de cada signo na faixa de 6° a 19°.

E como funciona ?

Os termos simbolizam  a qualidade mais limitadora das coisas, em geral seu corpo físico, tipo revela a idade, características físicas, origem social, lugar, etc.

Exemplos

No mapa de uma parceria, o ascendente representa a um dos parceiros e o descendente ao outro. O termo em que se encontrar o grau Ascendente pode dar dicas do parceiro. Tipo, se o ascendente está nos termos de saturno, o ascendente corresponde ao parceiro mais velho…

Na astrologia horária um objeto que se perdeu está em um termo de júpiter, pode ser que ele esteja no carro, que tenha sido deixado em um lugar a que se viajou…

Em um mapa natal a posição do termos de um planeta, por exemplo Vênus, pode dar dicas de características do parceiro… tipo se encontra em um termo também de Vênus… a pessoa é rica, bonita

Faces (decanatos no sistema Caldeu)

22.dignidades-faces

“Faces” é a dignidade mais débil. Cada signo é dividido em três decanatos e cada decanato é regido por um planeta.

Observe que o primeiro decanato de Áries é regido por Marte.

A seguir de Marte (na direção da coluna dos primeiros decanatos), os planetas se organizam segundo a sucessão dos dias da Semana: Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Saturno (Sábado), Sol (Domingo), Lua (segunda).

Esta sucessão se estende pelos segundos decanatos e depois pelos terceiros.

Assim as “faces” são resultado de colocar os signos na estrela de sete pontas.

ou

A partir do primeiro decanato de Áries ser regido pelo planeta Marte o segundo decanato será pelo Sol, o terceiro Vênus seguindo-se na sequência respeitando a menor distância ao planeta Terra.

Decanatos – para aprofundar nos decanatos

 

Triplicidade de Dorothean

Observe que Dorothean considera triplicidade 3 planetas regentes. Este é a que se utiliza para calcular o Almuten Figuris

Dignidades Triplicidades Ternos Faces

Relação entre o Sol, a Lua e os planetas segundo suas regências e os 4 elementos e as 3 modalidades associados

Sol rege e está domiciliado em Leão. Lua rege e está domiciliado em caranguejo
Mercúrio rege e está domiciliado em Gêmeos (Masculino, Ar, Mutável) e Virgem (Feminino, Terra, Mutável)
Vênus rege e está domiciliado em Libra (Masculino, Ar, Cardinal) e Touro (Feminino, Terra, Fixo)
Marte rege e está domiciliado em Áries (Masculino, Fogo, Cardinal) e Escorpião (Feminino, Água, Fixo)
Júpiter rege e está domiciliado em Sagitário (Masculino, Fogo, Mutável) e Peixes (Feminino, Água, Mutável)
Saturno rege e está domiciliado em Aquário (Masculino, Ar, Fixo) e Capricórnio (Feminino, Terra, Cardinal)

Urano rege e está domiciliado em Aquário (Masculino, Ar, Fixo) e Capricórnio (Feminino, Terra, Cardinal)
Netuno rege e está domiciliado em Peixes (Feminino, Água, Mutável) e Sagitário (Masculino, Fogo, Mutável)
Plutão rege e está domiciliado em Escorpião (Feminino, Água, Fixo) e Áries (Masculino, Fogo, Cardinal)

E assim:

O Sol se associa ao Fogo, fixo

A Lua se associa à Água, cardeal

Mercúrio, a Terra-Ar, mutável-mutável
Vênus, a Ar-Terra, cardeal-fixo
Marte, a Fogo-Água, cardeal-fixo
Júpiter, a Fogo-Água, mutável-mutável
Saturno, a Ar-Terra, fixo-cardeal
Urano, a Ar-Terra, cardeal-fixo
Netuno, a Fogo-Água, mutável-mutável
Plutão, a Fogo-Água, cardeal-fixo

Observe que um mesmo planeta não rege signos cujos elementos sejam complementares (Ar-Fogo ou Água-Terra) nem opostos do tipo Terra-Fogo ou Água-Ar

Observe que a complementaridade entre os planetas se apoia também na complementaridade dos elementos que regem e suas modalidades:

Veja a complementaridade dos pares: Vênus-Marte; Vênus-Netuno; Mercúrio-Júpiter, Sol-Lua-Saturno.

Assim como a semelhança dos pares:  Marte-Plutão, Netuno-Júpiter, Netuno-Plutão, Mercúrio-Urano (Urano sendo mais diretivo pela modalidade Cardeal-Fixo), Mercúrio-Vênus, Vênus-Saturno, Vênus-Urano.

Texto de astrólogo medieval

A seguir um texto escrito por um astrólogo medieval  para que tenham uma ideia de como é vista a relação dos planetas e dos signos em função da condição de regente ou domiciliado:
citado por Rodolfo Veronese

Capítulo 44. Mercúrio em seu próprio domicílio e naqueles dos outros planetas.

“Quando Mercúrio está num domicílio de Saturno (Capricórnio ou Aquário), isso indica seriedade da língua e uma diversidade de palavras e más suspeitas. Ele andará com homens religiosos e sábios, e ele será conhecido pela observação da sua lei.

Quando Mercúrio está num domicílio de Júpiter (Sagitário ou Peixes), isso prevê conexão e amizade com reis e administração dos seus afazeres e das causas de festas e defesas. E ele será sábio nos julgamentos.

Quando Mercúrio está num domicílio de Marte, ele fará falsos documentos de decepção, mentiras e trapaças, dos quais ele experimentará desgraça.

Quando Mercúrio está num domicílio do Sol, isso significa o aumento em sabedoria e memória e a investigação de ramos profundos do conhecimento.

Quando Mercúrio está nos domicílios de Vênus, isso indica muitos amigos, e o nativo amará insolência, imprudência e brincadeiras, e ele temerá a Deus, dará muito e receberá da mesma monta, e ele fará todas as coisas que requeiram conhecimento, e ganhará para si nobres e homens excepcionais.

Quando Mercúrio está em um dos seus domicílios, significa toda a ciência do trivium e do quadrivium, e também profecia, especialmente se estiver em virgem.

Quando Mercúrio está no domicílio da Lua, isso mostra muitas viagens e inclinações honoráveis, e uma boa reputação. Será um homem decente.

Capítulo 39 – Saturno em seu domicílio e naqueles dos outros planetas em natividades diurnas e noturnas.

Quando Saturno está em seu próprio domicílio em natividades diurnas, significa amizade com nobres e magnatas, acúmulo de propriedade, especialmente se estiver no ASC ou com a Parte da Fortuna. Se a natividade for noturna, significa trabalho árduo, com um longo repouso dela, e muitas doenças.

Quando Saturno está num domicílio de Júpiter em natividades diurnas, significa beleza, abundância de riquezas e verdade. Mas se a natividade for noturna, ele será um arranjador de coisas para Reis e Magnatas, e seu pai pode ser morto.

Quando Saturno está num domicílio de Marte, ele terá um coração de pedra, pouca piedade, e muita ira em situações nas quais ele não poderia estar assim. Não terá avanço devido às coisas boas que fizer, e prosperará mais na maldade.

O mesmo Saturno em natividades diurnas no domicílio Solar declara boa fortuna para o nativo, boas circunstâncias para o pai e o aumento dos recursos do nativo. Em mapa noturno, significa aflição de doença para o nativo e seu pai.

Mas se você o descobrir nos domicílios de Vênus, isso denota sua paixão por mulheres pobres, aquelas assoladas por enfermidades, e comuns, sem valor. [por não haver distinção entre mapas diurnos e noturnos, a descrição acima pode se referir ao Saturno noturno em Libra ou Touro, com a omissão da descrição diurna que, pela lógica implícita, deveria ser benfazeja].

E quando esse mesmo planeta estiver num domicílio de mercúrio, isso significa que o nativo será astuto e preservará e investigará diversos ramos do conhecimento e segredos em livros secretos, e por conta disso sofrerá dano. E ele terá um impedimento e lentidão da língua. Terá uma atitude mental muito ruim, os homens o odiarão e reputarão a ele coisas que não fez.

Se você encontrar esse mesmo planeta no domicílio da lua, não duvide que isso significa muitas enfermidades para o nativo e malefícios para sua mãe. Além disso, destruirá o patrimônio da mãe durante seu tempo de vida.

O que vemos acima é uma descrição de Mercúrio e Saturno nas “casas dos planetas”, hoje comumente chamadas de signos. A primeira coisa que nos chama a atenção é a ignorância da distinção entre os dois domicílios de um mesmo planeta. Como você sabe, os únicos planetas que regem apenas um signo cada são o sol (leão) e a lua (caranguejo), os restantes regem dois cada. Mesmo assim, Abu geralmente não distingue, por exemplo, Gêmeos de Virgem, signos regidos por Mercúrio: para ele, são domicílios mercuriais, e ponto.

A segunda coisa a ser percebida consta na pergunta: “o planeta influencia o signo, ou o signo influencia o planeta?” Surpreendentemente, ela pode ter duas respostas. Perceba que as coisas regidas por mercúrio são influenciadas pelos domicílios nos quais ele se encontra, expressando-se “puramente” apenas nas suas casas zodiacais, Gêmeos e Virgem. Mercúrio é intelecto e estudo, mas isso é mais evidente no seu próprio domicílio. Nos outros signos, fica difícil enxergar o mercúrio que armazena dados e tem interesses intelectuais. Ele se torna mais um “relações públicas”, que exerce suas funções nos assuntos representados pelos regentes dos signos nos quais passa.

Com Saturno, a situação se inverte. Ao invés de ser influenciado pelos regentes dos signos nos quais passa, é ele quem influencia os assuntos representados pelo regente zodiacal de sua posição! Traz desgraça para a mãe do nativo, regida pela lua (em natividades noturnas, eu presumo, como era o costume). A substância Saturnina não muda de signo a signo, mas influencia os assuntos e pessoas regidos pelo Senhor do domicílio!

Se lermos todas as descrições planetárias de Abu ali, fica fácil perceber que o planeta influencia as coisas representadas pelo regente do signo no qual se encontra se ele for superior ao regente do signo. Quando vemos um planeta inferior dentro de um signo regido por um superior a ele, parece que o inferior se sujeita ao superior, mas isso ainda é dúbio. Vênus em signo de marte é muito semelhante a marte no signo de Vênus. Veja abaixo trechos dos capítulos correspondentes:

“Quando Vênus estiver no domicílio de Marte, o nativo sofrerá revezes e lutas devido a mulheres, se unindo a escravas ou a mulheres más. Quando se casar, entrará em disputas e argumentações, e perdas de algum modo, podendo até matar sua mulheres devido a alguma suspeita.”

“Quando Marte estiver em domicílio de Vênus, ele será sexualmente promíscuo, um fornicador, realizando atos pecaminosos com as viúvas dos seus parentes, ou suas próprias parentes, ou ele se casará com uma mulher com a qual cometeu previamente adultério, e sofrerá dano advindo de mulheres. Mas se estiver em Libra, sofrerá dano por ferro e fogo em partes ocultas do seu corpo. Mas se estiver em Touro, isso significa todo o tipo de leniência combinada com malícia.”

Em ambos os casos, marte influencia Vênus. Quando ela se posiciona num signo marcial, não adorna os guerreiros com lacinhos de fita. Ao contrário! Marte sempre perverte tudo aquilo que é venusiano. Nesse caso, o signo de um planeta representa o seu campo de ação: marte em signo venusiano: as contendas e excessos (marte) acontecem dentro da área representada por Vênus, como sexo e mulheres. Vênus em signo marcial: o nativo encontra os significados de Vênus (mulheres) num terreno marcial: o maléfico representa mulheres socialmente desqualificadas e sem caráter. Todavia, o assunto sempre é “mulher”! Não há descrições de guerreiros sendo influenciados pelas qualidades venusianas.

Naturalmente, os significados apontados por Abu Ali devem ser especificados à carta natal em estudo. Marte em signo de Vênus indica contendas e excessos no terreno venusiano, mas esta precisa ser localizada no mapa, a fim de termos noção exata do que “vênus pessoal” marte influencia. Se ela (vênus) estiver na casa um, é o próprio nativo. Na casa onze, os amigos, etc.

Exercitando a astrologia dessa forma, talvez as nossas delineações atuais sejam mais coesas e acuradas. Teste no seu mapa também.”

Links

Astrologia horária 

Dias e Horas planetárias

Relação com os planetas – diferentes formas de se relacionar com os planetas

Casas derivadas

Almuten Figuris  Planeta dominante do mapa natal

Planetas

Planetas na Astrologia Tradicional

A Lua na Astrologia

A Lua na Astronomia

Fases da Lua 

Interpretação da fase da Lua no céu de nascimento

Regente do ano. Ciclo de 36 anos. Estrela de 7 pontas

Estado Cósmico de um planeta: regência, exaltação, queda e exílio

Cálculo do peso dos planetas nos elementos, modalidades, polaridades, signos e casas

Planeta, Signo, Mapa diurno e noturno

Temperamento

Zodíacos 

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

©2015 Astrothon.