Algo ou alguém que foi iniciado ou passou a conhecer os dogmas, preceitos, normas de uma religião, seita, doutrina ou ciência. … Que tem um alto grau de conhecimento sobre ciências esotéricas. Etimologia (origem da palavra adepto). Do latim adeptus.a.um.
Alma
O produto da união entre o Pai-Espírito e a Mãe-Matéria; a principal mediadora entre os dois. É o que fica no centro de cada forma, seja ela átomo ou estrela; no ser humano manifesta-se como consciência. Como parte integral da alma universal, pode tornar-se consciente do propósito da Divindade e cooperar inteligentemente com a Vontade de Deus, trabalhando no plano de evolução.
Arhats
Topo da evolução possível na cadeia lunar, que corresponde a 4ta iniciação. Entre os que estavam na ocasião o Mestre Morya, Mestre kutumi (a 5ta inciação só é possível na 4ta Cadeia).
Ashram
Um lugar de encontro espiritual onde os participantes de um grupo, dirigido por um Mestre, procuram desenvolver a expressão do Plano Evolutivo na Terra, guardadas as proporções do seu próprio grau de compreensão do programa e do seu padrão.
Astrologia
Autoconhecimento
Auto observação e estudo de como nos comportamos, somos em busca da integração da personalidade (o eu inferior) com seus três veículos de expressão – os corpos físico, emocional e mental. Auto percepção. Perceber o Eu Superior, a Alma, o Eu Transpessoal que somos.
7 Centros principais de força
Corpo etéreo
Cosmogênese
A rede do Corpo etéreo
Discípulo
Uma pessoa que assume o compromisso de servir aos seus pares e tem consciência de sua natureza inferior. Reconhecendo que suas fraquezas são impedimentos à realização do desabrochar espiritual, ela se empenha em ultrapassá-las para preencher seu Destino, desdobrando sua personalidade para identificá-la com a Alma. Assim fazendo, ela procura servir à humanidade e à Hierarquia na implementação do Plano.
Esquema planetário
- Começa pela primeira cadeia. A onda de vida entra na 1ra cadeia pelo globo A, do globo A vai para o B até finalizar, a isto se chama de Ronda;
- Finalizando uma ronda o processo se repete 7 vezes. Só então é que se passa para outra Cadeia.
Os 10 Esquemas do Sistema Solar
Espaço
Esotérico
O que se oculta abaixo da superfície do significado e do conhecimento comuns e das referências gerais.
Espiritual
Esta palavra define atitudes e relacionamentos em todos os níveis do plano físico cósmico – do mais baixo ao mais alto… A palavra “espiritual” refere-se a cada efeito do processo evolutivo, à medida que conduz o homem de um certo grau de sensibilidade e de receptividade às impressões a outro grau mais alto; tem que ver com a expansão da consciência, de modo que o desabrochar dos órgãos de impressão sensorial no homem primitivo ou no recém-nascido são eventos tão espirituais quanto o é a participação num processo iniciático; a transformação do dito homem “não-religioso” num homem de negócios, ponderado e eficiente, dotado de toda a percepção necessária e equipado para o sucesso, é um desabrochar tão espiritual — para o indivíduo — quanto o é a iniciação de um discípulo num Ashram.
… “espiritual” é… o movimento que leva de um nível de consciência (não importa quão baixo ou rude, se visto de um nível superior de contato) ao próximo; tem relação com o poder de visão, mesmo se essa visão, do ponto de vista de um registro mais elevado de possibilidades, for materialista.
… toda atividade que impulsiona o ser humano para a frente, na direção de alguma forma de desenvolvimento (físico, emocional, intuitivo, etc.) é de natureza essencialmente espiritual e indica a qualidade vivente da entidade divina interior.
… As descobertas da ciência… ou a produção de alguma grande obra, seja literária, seja no campo de arte, são evidência do desabrochar “espiritual”, assim como o são as rapsódias místicas ou os registros de um ocultista sobre seus contatos com a Hierarquia (os Guias Espirituais da Humanidade)
As 7 Estâncias
Vol 1 da Doutrina Secreta e correspondem as etapas de todo processo de evolução.
- à de nossa diminuta Terra;
- à da Cadeia Planetária a que pertence a Terra;
- à do Universo Solar no qual se integra esta Cadeia; e assim sucessivamente, em escala ascendente, até onde a nossa mente se vê compelida a deter-se, exausta em sua capacidade.
As sete Estâncias expostas neste volume representam os sete termos dessa fórmula abstrata. Referem e descrevem os sete grandes estádios do processo evolutivo, que os Purânas mencionam como as “sete criações” e a Bíblia como os “dias da Criação”
Éter do espaço
“Glamour”
Uma forma de ilusão que ocorre nos planos astral ou emocional e que distorce a realidade através de vários aspectos da verdade aparente.
Hierarquia
A hierarquia espiritual do planeta, formada pelos irmãos mais velhos da humanidade que já triunfaram sobre a matéria, dominaram todas as experiências no plano físico e, tendo passado além da evolução humana, atingiram um estágio muito avançado de desenvolvimento espiritual.
Caracterizam-se por manifestarem um amor duradouro, atuando sempre para o bem do grupo. São encarregados do Plano, e no que tange à humanidade, trabalham com a natureza espiritual da Alma.
São chamados por Mestres da Sabedoria e Senhores da Compaixão.
Residem numa dimensão situada acima do reino humano, chamado Reino das Almas – o Quinto Reino.
As Doze Hierarquias Criativas
Um grupo de energias, de fora do sistema solar, cujos fios interligados influenciam e estimulam cada parte desse sistema.
Existem como germes latentes dos centros de força, agregados de vidas germinativas, dando impulso, fornecendo o modelo e provendo, pela sua existência, a razão de ser de tudo o que é visto em todos os planos.
Manifestam-se subjetivamente, florescendo e expressando-se por meio de uma forma ou de um grupo de formas.
Aglomerada sobre a soma total desses corpos vitais fica a matéria densa que vemos como matéria evolutiva e que, por isso, passa a ser a própria base da evolução.
Por vezes, essas forças cósmicas, operando bem além do nosso sistema solar, se expressam através de outra hierarquia, tal como a humanidade; é por isso que a humanidade é conhecida como a Quarta Hierarquia Criativa, embora não seja a Hierarquia propriamente dita.
O assunto é muito complexo para ser discutido neste manual. Poderá ser explorado em maior profundidade no livro Astrologia Esotérica, onde é explicado em detalhe. Dado, porém, que essas influências cósmicas são parte do padrão astrológico total, devem ser incluídas no quadro de cada signo.
Iniciação
A experiência do crescimento espiritual, uma penetração progressiva em níveis mais elevados de consciência que está ligada ao “desenvolvimento consciente do eu (a personalidade)” e ao “aspecto de sabedoria do Eu único (a Alma)”.
“… uma iniciação é de fato uma crise, um evento clímax, e só é provocada de forma real quando o discípulo já adquiriu o controle da paciência, da resistência e da sagacidade para sair das crises precedentes, menos importantes… um episódio culminante possível devido à disciplina auto imposta que o discípulo se forçou a adotar.”
“A pessoa cresce… através da expansão de suas realizações autoconscientes, auto iniciadas e auto impostas. É a linha de aspiração e de empenho consciente, a mais difícil trilha de desenvolvimento do sistema solar, pois não segue uma linha de menor resistência mas procura dar início a um ritmo mais elevado e impô-lo.“
Existem nove iniciações: I, Nascimento; II, Batismo; III, Transfiguração; IV, Renúncia; V, Revelação; VI, Decisão; VII, Ressurreição; VIII, Transição; IX, Recusa.
Logos
A vida informante que está no centro de um sistema cósmico, solar ou planetário. O Logos da Terra é o espírito planetário – no qual vivemos, nos movimentamos e temos o nosso ser. É representado e expressado por Sanat Kumara, um Grande Ser, que preside o grande conselho de Shambala, onde a Vontade de Deus é conhecida. O Logos é Deus Transcendente, e, em forma, Deus Imanente.
O tempo que a onda de vida permanece sobre cada planeta é conhecido como um período mundial. Em um período mundial passamos por 7 civilizações.
Plano
Mundo
Físico Astral, Mental superior e Inferior, Atmico.
É a máxima expressão espaço-temporal do Propósito Divino no planeta em dado momento ou período, expressão essa controlada pela lei da evolução. Uma de suas metas é produzir a síntese subjetiva da humanidade. Também produzirá no homem uma cooperação inteligente com o Propósito Divino. No que toca à autopercepção (da Alma), enfatiza o crescimento da ideia de Grupo, do bem do Grupo, da compreensão do Grupo, do inter-relacionamento do Grupo e da boa vontade do Grupo – revelando para a humanidade a síntese interior real, a compreensão da unidade de todos os seres e da unidade do objetivo divino. O plano tem três metas: a revelação do amor, a iluminação da mente e a evocação da vontade.
Princípios Humanos, tais como enumerados no Esoteric Buddhism e em outros são:
1º Âtmâ;
2º Buddhi (Alma Espiritual);
3º Manas (Alma Humana);
4º Kâma Rûpa (Veículo dos Desejos e Paixões);
5º Prâna;
6º Linga Sharira;
7º Sthûla Sharira.
Raios Cósmicos
São fluxos de energia com origem nas sete estrelas da Ursa Maior. A palavra “Raio” é apenas uma denominação para um certo tipo de energia. Embora estas grandes forças (em número de sete) criem todas as formas, não enfatizam as estruturas em si, mas sim as qualidades que as formas irradiam e, fazendo isso, tornam-se um meio de expressão do Propósito Divino.
Os Sete Raios são o “elo perdido” na astrologia, e os planetas são simplesmente “veículos” para essas energias, transmitindo-as para a Terra via zodíaco, cujos signos têm ressonâncias específicas com os raios.
Os raios podem ser estudados por si próprios e constituem o que se conhece como Psicologia Esotérica. Um dos maiores psicólogos do século passado, Roberto Assagioli, desenvolveu suas técnicas de Psicossíntese a partir dos Sete Raios.
A fonte para esta nova informação veio de Alice A. Bailey, que atuou como amanuense entre 1919 e 1949 para o Mestre Tibetano Djwhal Khul, ou DK, um dos Mestres da Sabedoria.
Virtudes e Vícios dos Sete Raios
Raio 1 – Força de Vontade. Virtudes Força, coragem, constante, verdadeiro, destemido, confiável, generoso. Vícios Implacável, duro, frio, orgulhoso, arrogante, ambicioso, tirânico, cruel, controla. |
Raio 2 – Amor-Sabedoria. Virtudes: Calma, força, resistência, paciência, amor à verdade, intuição, serenidade. Vícios: Frieza, indiferença, autocomiseração, medo, amor de ser amado, sabedoria pessoal. |
Raio 3 – Inteligência Ativa. Virtudes Visões abstratas, sinceridade, clareza de intelecto, paciência, cautela, planejamento. Vícios Orgulho mental, tortuoso, intrigante, impreciso, obstinação, crítico, ocupado. |
Raio 4 – Harmonia / Conflito. Virtudes Afetuoso, simpático, coragem, devoção, generoso, intelecto rápido. Vícios Mais preocupante, imprecisão, egocentrismo, covardia, extravagância, temperamental. |
Raio 5 – Ciência Concreta. Virtudes Perseveras, bom senso, precisão, racional, retidão, intelecto aguçado. Vícios Estreiteza, crítica severa, antipático, arrogante, orgulho, preconceito, frio. |
Raio 6 – Devoção / Idealismo. Virtudes Devoção, obstinação, ternura, intuitiva, leal, reverência, amorosa. Vícios Egoísta, ciumento, sentimental, enganoso, raiva ardente, estreito, fanático. |
Raio 7 – Ordem Cerimonial. Virtudes Força, perseverança, coragem, cortesia, detalhista, autossuficiência, prática. Vícios Formais, intolerância, orgulho, opinativos, julgamentos superficiais, estreitos |
Expressão dupla dos sete raios
Raio 1 – Força de Vontade. Propósito. Destruição. Tipo A: persistente. Nunca desiste. Depende de outros. Tipo B: destrói as condições que impedem a expressão livre da força vital. |
Raio 2 – Amor-Sabedoria. Coerência inclusiva. Magnetismo. Tipo A: compreensão magnética, radiante, compartilhada, compassiva, empática e amorosa. Tipo B: ênfase na sabedoria, não no conhecimento. Compreensão desapaixonada. |
Raio 3 – Inteligência Ativa. Adaptabilidade. Criatividade. Tipo A: Filósofo, teórico. Ênfase em idéias abstratas. Tipo B: visão de negócios. Extremamente prático. Manipulação, habilidade de jogo. |
Raio 4 – Harmonia através do conflito. Beleza. Unidade. Sensibilidade. Tipo A: capacidade de trazer harmonia do conflito. Sensível à discórdia. Mediador. Tipo B: personagem colorido. Contrastes fortes. Artístico. Volátil. Tende a forçar. |
Raio 5 – Ciência Concreta. Ciência. Análise. Mente. Tipo A: Pesquisador. Intelectual. Exatidão descritiva e documentação. Clareza. Tipo B: Técnico. Aplica inteligência técnica. Prático em aplicações. |
Raio 6 – Devoção ou Idealismo Abstrato. Persistência. Tipo A: Receptivo. Pasive. Leal. Tranquilo. Adorável. Influência suave. Tipo B: zelo ardente. Esforço dedicado em direção a ideais. Aspirações fortes. Agressivo. |
Raio 7 – Ordem Cerimonial. Magia de grupo. Organização. Tipo A: Altamente organizado. Joga de acordo com as regras. Meticuloso em ação. Tipo B: ênfase no processo criativo. Manifesta ideias em formas. Criativo. |
Identificando raios por meio de ocupações
Raio 1 – Vontade ou Poder. Político, ocultista, líder, explorador, executivo, gerente, ditador. |
Raio 2 – Ame a sabedoria. Professor, curador, sábio, servidor, estudioso, humanista, filantropo. |
Raio 3 – Inteligência Ativa. Filósofo, organizador, astrólogo, economista, historiador, empresário. |
Raio 4 – Harmonia através do conflito. Artista, mediador, arquiteto, poeta, psicólogo, músico. |
Raio 5 – Ciência Concreta. Cientista, pesquisador, alquimista, engenheiro, analista, inventor, técnico. |
Raio 6 – Devoção. Ministros, místicos, missionários, devotos, oradores, cruzados, fanáticos. |
Raio 7 – Ordem Cerimonial. Construtor, administrador, designer, revolucionário, mágico, esotérico. |
Regente planetário
Quando um planeta tem uma ligação de simpatia com um signo e está em estreito relacionamento com ele, o planeta é considerado seu “regente” e atua como portador das qualidades características de suas energias.
Sabedoria Eterna, Sabedoria Antiga, o Ensinamento da Sabedoria…
um vasto corpo de informação que existe desde tempos pré-históricos; trata da constituição e da evolução do homem e do universo. Essa Sabedoria é um meio para a avaliação da integridade da vida e do direcionamento da evolução.
“A Sabedoria Eterna baseia-se na compreensão de que o mundo é criado sobre um sistema exato de vibrações, padrões, símbolos e dimensões; pelo estudo aprofundado desse sistema consegue-se entender algo do propósito e da progressão do mundo criado e da Grande Consciência que o sustenta.”
Signos do Zodíaco
Os signos zodiacais são outro fator “oculto”, ou seja, são “invisíveis”, mas atuam como um canal através do qual se concentram os arquétipos das constelações zodiacais e das estrelas. As potentes “formas-pensamento” dos signos existem e agem como portais de entrada para os raios, potencializados pelas irradiações das constelações e das estrelas, que por sua vez os planetas no seu transito ativam e irradiam para a Terra segundo suas qualidades e funções.
Nos ensinamentos da Sabedoria Eterna, os signos servem a um duplo propósito que afeta o crescimento espiritual do ser humano de acordo com seu ponto de evolução; primeiro, em sua descida na matéria (vida na forma); segundo, em sua ascensão para fora da matéria em direção ao reino do espírito.
Sete sistemas solares
Tirukkanda Panchanga (1884)
Vulcano
De acordo com a Sabedoria Eterna, Vulcano conta-se entre os quase 70 planetas “ocultos” a serem descobertos. A energia de Vulcano, que porta o Primeiro Raio de Vontade e Poder, com a vontade de ser, estimula tanto o egoísmo quanto o altruísmo, ou não egoísmo. Propicia a capacidade de resistir, e de persistir no esforço contínuo. Sua força influencia apenas aqueles que já atingiram um certo grau de crescimento espiritual.