A jornada do herói solar é construída a partir da situação astrológica do Sol natal:
- signo e casa onde se encontra
- aspectos ao Sol natal
Signo e casa onde se encontra o Sol natal
A Casa do mapa onde se encontre o Sol informa a situação e assuntos de partida do herói. Informa de possíveis lugares, enredos, pessoas relacionados com os fatos principais da vida do herói dentro da sua Jornada. Ao mesmo tempo fala de seu estilo pessoal de ser.
O Signo onde se encontre o Sol fala do “estilo ou modo de ser” do herói e a casa indica o setor da sua vida onde se expressa com mais naturalidade, disposição, força, espontaneidade e entusiasmo.
Aspectos planetários ao Sol natal
Personagens. Enredos. Dramas.
Segundo o ângulo (aspecto) que exista entre um planeta e o Sol será a forma em que se misturaram expressam suas energias e atributos na personalidade.
Os chamados aspectos maiores (conjunção, sextil, quadratura, oposição, quincunce e trígono) ligam os planetas ao Sol de forma especial, forte o suficiente pra marcar a personalidade com seus significados astrológicos.
Quando um planeta está ligado ao Sol através de um aspecto maior, as suas energias agirão em conjunto segundo o significado astrológico do ângulo que os une.
Todos os aspectos ao Sol devem ser considerados como atuantes dentro da orbe de 10º ao aspecto exato. Quer dizer, por exemplo, que se considera que o Sol e um planeta estão em conjunção, se estiverem entre si até 10º ou a mais de 350º.
Os ângulos devem ser estudados dentro do contexto do ciclo completo do movimento relativo entre o Sol e o planeta no Zodíaco.
Crescente – decrescente (minguante)
Na interpretação de um aspecto deve se considerar a diferença quando o aspecto é separativo (o Sol e o planeta se afastam um do outro) ou aplicativo (o Sol e o planeta se aproximam).
Por exemplo, não é o mesmo astral na Lua nova o momento em que a Lua está antes do Sol, quer dizer minguando, que corresponde a um astral de fim de ciclo, a quando a Lua já encontro o Sol e se afasta dele, quando o astral que se gera é de inicio. Assim também não é o mesmo uma quadratura minguante de outra crescente. Nos textos sobre os aspectos que tenho colocado no site, não considerei esta diferença gritante, mas logo que tiver um tempo, o farei.
O ciclo Sol-planeta. Sol como herói. Aspectos como reveladores de Personagens, situações, linha dramática da jornada do herói
No céu de nascimento de uma pessoa, o Sol se encontra em um determinado ângulo (aspecto) com cada planeta. O estudo destes ângulos vai sugerir a maneira em que o Sol pessoal se relaciona com cada planeta na dinâmica da personalidade.
O estudo dos aspectos ao Sol natal revelam os enredos e tramas que são tecidos através dos circuitos de poder (ângulos harmônicos) e os chamados curtos circuitos (ângulos tensos) que expressam as possíveis facilitações ou desafios que a pessoa pode encontrar na sua vida. Eles permitem mapear os possíveis padrões de comportamento e o prisma pelo qual a pessoa vê a vida e seu potencial de realização. Se considerar os planetas como personagens, o “aspecto astrológico” define o enredo de relacionamento entre eles e possíveis características das personagens presentes.
Diante um determinado estimulo da vida, a pessoa dá respostas que correspondem ao grau de liberdade associado ao aspecto relacionado.
Os aspectos planetários vão falar como os planetas se relacionam, se ligam, se misturam determinando a rede de relacionamentos possíveis entre si. A partir da rede de aspectos pode se ter uma ideia dos dramas e enredos no percurso do herói no cumprimento da sua missão. A forma de responder do herói aos desafios vai depender do sistema de crenças que se lhe atribua. O destino do herói pode ser traçado pelos dramas que sugerem a sequencia dos aspectos. As características das personagens e suas ações são construídas a favor do herói cumprir o destino que foi traçado pelo mapa.
A partir dos aspectos se podem construir roteiros de dramatizações que em muito podem ajudar a pessoa a se autoconhecer. Especialmente os aspectos planetários ao Sol natal, sugerem situações a serem vividas pelo herói e personagens que acompanharam sua jornada.
Leitura dramática do mapa natal tomando ao Sol como Herói e os aspectos como indicadores da Jornada.
ASPECTOS |
SITUAÇÕES E PERSONAGENS SUGERIDOS |
Conjunção (até 10º) |
Aquilo e aqueles que acompanham o cotidiano e a rotina. Dramas e desafios iniciais ou sempre presentes |
Semi-sextil (30º) |
Nova possibilidade. Personagens que apoiam, auxiliam, facilitam. Tendências ocultas. Condicionamentos |
Semi-quadratura (45º) |
Tensão. Personagens que desafiam, inimigos. Circunstâncias que exigem criatividade e atitudes |
Sextil (60º) |
Auxílio, facilitação. Afirmação. Descobertas. Personagens que apoiam, auxiliam, facilitam |
Quadratura (90º) |
Passagem. Desafio. Mudança. Nova perspectiva ou situação. Confrontos. Ruptura. Personagens que desafiam |
Trígono (120º) |
Descanso. Alento. Nutrição. Aliados. Personagens que apoiam, auxiliam, facilitam |
Sesqui-quadratura (135º) |
Momento de reavaliação. Primeiros resultados. Pessoas conjunturais no desenlace. Definições |
Quincunce (150º) |
Provação. Desafios antes da plenitude. Personagens que desafiam |
Oposição (180º) |
Desenlace. Plenitude. Confronto. Projeção. O oposto, o polar, o outro lado. Personagens principais |
Quincúncio (210º) |
Provações. Ajustes. Despojamento. Perda. Personagens que desafiam |
Sesqui-quadratura (225º) |
Momento de reavaliação e limpeza. Separações. Pessoas q provocam impacto. Definições |
Trígono (240º) |
Descanso. Pausa. Iluminações. Desapegos protegidos. Perdas que aliviam. Personagens que apoiam, auxiliam, facilitam |
Quadratura (270º) |
Apoteose. Fim da jornada. Despojamento. Perdas que doem. Separação |
Sextil (300º) |
Bênção. Auxilio. Aliados para o desenlace. Personagens que apoiam, auxiliam, facilitam |
Semi-quadratura (315º) |
Tensão. Personagens que desafiam, inimigos. Atitudes q definem. Perdas. Eliminações. Definições |
Semi-sextil (330º) |
Forças e situações no desenlace. Personagens que finalizam junto |
Conjunção (de 0º a 10º) crescente.
Situação do momento inicial. Personagens que acompanham.
O ciclo Sol-planeta se inicia na conjunção exata, quando o Sol e o planeta estão na mesma posição zodiacal. Este momento é muito especial, porque é a transição entre um ciclo Sol-planeta que termina e outro que se inicia. A conjunção separativa então fala de algo que inicia, ou a situação e forças que acompanham o que se inicia. Neste momento também o herói pode vislumbrar sua missão, mas ainda muito acontecerá, se está no inicio.
Os planetas juntos do Sol numa orbe de 10 graus constituem personagens que acompanham o herói na sua jornada ou que podem acompanhar ao herói desde o inicio da sua jornada. Podem descrever também situações que sempre acompanham ao herói. Podem falar de marcas especiais do jeito de ser do herói.
Semissextil (de 20º a 40º) crescente.
Chamado. Nova faceta do herói.
Algo de novo se inicia ou vem para inaugurar uma nova etapa na vida do herói, em relação a função dramática associada ao planeta. Pessoas ou situações que acompanham o inicio da jornada que trazem dados novos.
Sextil (de 50º a 70º) crescente.
Auxiliador. Facilitador. Protetor. Mentor
Os planetas envolvidos neste ângulo tem a função de auxiliador, facilitador, protetor, orientador segundo seus atributos e função dramática.
Quadratura (de 80º a 100º) crescente.
Mudança de realidade. Impacto. Desafios.
Os planetas envolvidos impactam ao herói o levando a desafios, aventuras, novas realidades, onde o herói terá que se esforçar para vencer obstáculos, desafios que podem denunciar seus pontos frágeis e faltas.
Os personagens podem agir na amizade ou na inimizade, mas sempre provocando provas e mudança na vida do herói.
O herói pode também viver iluminações que abrem novas expectativas que o conquistam e o fascinam. Neste momento o herói pode entender sua missão, ou definir o que quer conquistar.
O herói pode viver situação impactante que exigirá de força e firmeza para continuar sua jornada.
O herói pode encontrar pessoas que sejam decisivas na sua jornada para o seu bem o mal.
Trígono (de 110º a 130º) crescente.
Esperança. Novo degrau. Nutrição. Renovação. Confiança. Descanso
Passadas as provações ou convivendo com elas o herói encontra personagens que vem a complementar ou auxiliar. Momento de calma ou possibilidade de descanso e nutrição.
Quincúncio (de 140º a 160º) crescente.
Provas antes da plenitude.
Os personagens presentes neste ângulo representam desafios ao herói que exigiram evolução, amplitude, desapego, transformação. Estes personagens terão passagem circunstancial. Estes personagens se aproveitam ou denunciam pontos frágeis do herói. Sugere treinamentos especiais para ampliar, deixar mais abrangente.
Oposição (de 170º a 190º) Desenlace.
Plenitude. Confronto. Projeção. O oposto, o polar, o outro lado
Este é um momento especial da jornada do herói onde ele vive o apogeu de sua missão. Os planetas presentes em este ângulo participam do momento de apogeu da aventura ou jornada do herói. Entre eles podem estar os verdadeiros antagonistas, ou aliados que acompanham ao herói no apogeu.
É um momento em que o herói pode descobrir aquilo que o completa.
Quincunce (de 200º a 220º) decrescente
Provas antes da maturidade
É o momento em que se inicia o assentamento do herói, onde ele tem que praticar o despojamento e ficar com o essencial. É um momento também em que o herói pode ser atacado por antagonistas com perigo de ser vencido.
Trígono (de 230º a 250º) Decrescente
Pausa. Descanso. Aliados. Mentores. Força
Pausa. Momento de respiração profunda e encontro protegido consigo mesmo. Amadurecido e vitorioso ou derrotado ele encontra amigos, aliados e celebra o vivido. Neste ângulo pode encontrar mestres, facilitadores, aliados para encarar as provações da etapa final do herói onde o foco maior é o encontro consigo mesmo.
Neste momento o herói poderá se despojar de atitudes indesejadas, ou vivenciar separações necessárias em alto astral.
Quadratura (de 260º a 280º) Decrescente
Última grande prova. Desafios. Mudança de realidade
Neste momento o herói vive o fim de sua missão, a realidade muda, e inicia-se o retorno a casa. É um momento que exige lucidez, despojamento e maestria para saber lidar com o fim, separações, perdas.
Sextil (de 290º a 310º) Decrescente.
Bênção. Aviso. Vislumbre do novo ciclo. Forças para ajudar a finalizar.
Os planetas presentes aqui serão aliados do herói na finalização de sua jornada. Anunciando o novo ciclo ou ajudando a finalizar.
E o ciclo se fecha. E tudo está pronto para começar novamente.
Interpretação de um Mapa astral usando como metodologia a Leitura Dramática da Jornada do Herói solar
Vamos tomar como exemplo o mapa de uma revolução solar – tomaremos o Sol como herói e a jornada com duração de um ano.
A partir de um mapa podem ser elaboradas infinitas jornadas, devido as múltiplas interpretações que podem ser dadas a uma configuração astrológica, segundo o momento de vida da pessoa e as circunstâncias que estiver vivendo. No entanto, se observar fundo, todas as jornadas idealizadas terão um roteiro dramático comum.
Por isso facilita o conhecimento da pessoa e de seu momento de vida. e assim ir tecendo a jornada do herói em coerência com o que se sabe da pessoa.
O Sol está em Virgem e na casa doze. Ascendente Virgem
Características do herói solar
Sol em Virgem
O herói terá um jeito virginiano de se comportar, quer dizer discriminativo, analítico, criterioso, com vontade de organizar, entender, direcionar sua jornada. Como está na casa 12 o seu foco é o mundo interior e o serviço.
Sol na casa 12
Estilo reservado, recolhido, como se quisesse ficar invisível, escondido. A pessoa poderá sentir necessidade de ficar na sua, retirado, auto controlado. Quando em público ou fora de sua privacidade, a pessoa deverá estar atenta a sinais, detalhes.
Poderão a todo o momento acontecer coisas com causas ocultas.
Ascendente da revolução solar em Virgem, (cúspide da casa nove do mapa natal).
Assuntos que serão ativados durante todo o ano
Ao estar o Ascendente em Virgem, o jeito virginiano prevalecerá durante todo o ano, como a pessoa já é virginiana, se sentirá a vontade para ser quem é. Ao Ascendente da Revolução Solar estar na casa nove do mapa natal, os assuntos do ano giraram em torno da busca de visão, amplitude de horizontes, viagens ao estrangeiro, relação com estrangeiros, estudos superiores que serão vividos na jornada de forma discreta, reservada, oculta (Sol na casa 12 da RS).
Juntando estes dois elementos, Sol na casa doze da revolução e ascendente da revolução na casa nove natal, o herói pode sentir que sua missão seja através da interiorização ampliar a visão que tem de si e da vida. Pode ser impelido a servir alguma causa, onde coloque em segundo plano suas questões pessoais habituais e seja ressaltado a sua vida espiritual ou sensibilidade com a vida como um todo.
Intencionalmente estou descartando as leituras negativas desta configuração, como por exemplo uma possível internação por questão de saúde ou encarceramento por algum motivo acidental com a justiça, que o faça meditar com profundidade sobre os mistérios da vida.
Assim poderia também imaginar outras tantas possíveis situações diferentes, mas coerentes com a situação astrológica do Sol na revolução e no mapa natal.
Na Revolução o Sol está a 8 graus de Saturno, fechando ciclo, em aspecto de conjunção, pelo que a função dramática Saturno estará todo tempo acompanhando ao herói (por estar em conjunção). Mas por estar aplicativo, quer dizer o Sol estar indo ao encontro de Saturno e assim na verdade estar segundo o ciclo natural do Sol com Saturno, em vez de a 8 graus, a 352 graus, faltando só 8 graus para finalizar o ciclo.
A consideração de se o aspecto é aplicativo ou separativo, sempre deverá ser feita já que o que importa é o momento do ciclo em que os planetas em análise se encontram ou separam. Não é o mesmo considerar que o Sol está a 8º que a 352º, a 8º está se iniciando o ciclo, a 252º está finalizando.
A pessoa deverá estar vivendo situações que estão finalizando ou se encaminhando para um novo início.
Como a pessoa tem Ascendente Capricórnio no mapa natal, o senhor da sua vida, de seu mapa é Saturno. Então o Saturno da rev. solar fica mais fortalecido. A pessoa no momento fez 52 anos. Por tudo isto, o herói terá como missão o encontro consigo mesmo até construir um jeito de vida em consonância ou harmonia com o modelo que seu Saturno pessoal acha adequado e certo.
Olha a situação o Sol a 8º do fim de seu ciclo com Saturno, no signo de virgem e na casa 12, a imagem que me vem a mente é durante toda a jornada o herói em contato com seu mestre interior, e para o fim de ano solar pessoal um encontro definitivo com o mestre de tal jeito que promova uma nova pessoa, sintonizada de vez com seu mestre interior ou sofrendo as consequências por não conseguir ser um com seu mestre interior.
A presença de Saturno forte no mapa natal, e agora também forte no mapa da revolução vai levar ao herói a mostrar o seu lado mais sábio e amadurecido ou seu lado mais duro, chato, seco; tanto por um lado como por outro a pessoa aparentará estar mais velha, com a marca clara de Saturno na sua vida. Assim a pessoa se for homem poderá se deixar a barba, em geral tenderá a se vestir com mais simplicidade e sobriedade. Terá preguiça para esportes ou atividades movimentadas. Tenderá a viver na disciplina, a concentração e a discrição. Este conhecimento ajuda a pessoa a estar alerta e tomar as atitudes mais adequadas. Por exemplo, não se render a voz que o chama para não se movimentar, mas se movimentar de forma discreta e especial sem deixar de escutar a Saturno, continuar a trabalhar o corpo que precisa ficar vitalizado para se manter com saúde neste ano de provações no comando de Mercúrio em Virgem.
O senhor do Mapa da revolução solar é Mercúrio por ser o regente do Ascendente da revolução solar. (o Senhor de um mapa é o regente de seu ascendente).
Mercúrio se encontra a 22º na frente do Sol, como Mercúrio se movimenta mais rápido que o Sol o ângulo entre eles é separativo. Quer dizer o ciclo esta começando. O ângulo de 22º se encontra na orbe do semissextil. Assim a função dramática associada a Mercúrio representa algo de novo que se inicia ou vem para inaugurar uma nova etapa na vida do herói, no âmbito de sua mentalidade, sua expressão, ou facilitações nos caminhos, nos propósitos ou ajuda de pessoas mercuriais.
Visualizo a nosso herói conseguindo expressar as sutilezas que vivencia nas suas meditações e estudos interiores. A pessoa pode canalizar tudo isto através da escrita que tenha por fim um livro, um site que poderá atingir o estrangeiro cumprindo uma missão de abrir horizontes e servir de referencia para a jornada interior de qualquer um.
A pessoa também pode aprender, fazer novos cursos… pode iniciar também um novo jeito de se relacionar com seus irmãos e vizinhos… de se relacionar com sua vizinhança… acontecer nova forma de se expressar… encontrar em seu caminho pessoas mercurianas…
Mercúrio em Virgem pode se manifestar com inquietude.
Vamos estudar a situação astrológica em que Mercúrio se encontra na RS
Mercúrio está no lado leste de uma cruz planetária: em conjunção com Vênus, quadratura aplicativa a Plutão e a Lua, e oposição a Urano. Meu deus, esse Mercúrio deve estar bem estressado, muita tensão acima dele. kkk, está em fogo cruzado! Vichi Maria, segura peão! Que bom acompanhado de Vênus neste momento especial, ainda que Vênus também está submetida a cruz.
Pela situação da Vênus representa nova situação nos relacionamentos submetidas a mudança e mexendo com a pessoa ao ponto de ser presença constante em seu pensamento (conjunção de Mercúrio com Vênus) questões fortes, profundas a serem resolvidas que podem ter a ver com emaranhamentos herdados do sistema familiar e questões da sua vida ainda não resolvidas. Ao quadrar Plutão na casa 4, poderá ser atraída pessoa em missão de cura emocional das ligações mórbidas com o passado. Assim alguém que vai entrar profundamente na vida do herói e junto a essa pessoa viver toda a jornada.
Como Urano está na casa 7, esta história anterior ou qualquer uma pode ser invadida por outras histórias, o herói pode se sentir atraído por pessoas uranianas (urano ou aquário forte no mapa) ou também viver varias rupturas ou relacionamentos paralelos ou sucessivos. O tipo casar com um grupo, se associar a um grupo uraniano.
Estudando o mapa natal do herói se percebe a conveniência de levar a solução da quadratura para a casa 11, quer dizer para os grupos, onde rege Saturno – Plutão, que a deixar no âmbito da casa 7 e 8.
Visualizo ao nosso herói trabalhando com teatro, Astroama, mexendo com grupos de pessoas, onde tenham atores disponíveis a darem vida a personagens e paralelamente escrevendo para um site ou um livro.
Aqui se revela que a construção da jornada tem que ser junto a pessoa para que ela vaia tomando corpo e orientando a direção e os climas, só assim a interpretação da configuração planetária vai tecendo seus fios segundo a vida da pessoa.
O herói ao levar esta configuração planetária de Mercúrio para o plano de seu trabalho com grupos, o liberta da necessidade de viver isto na sua vida pessoal ou corpo físico. A promessa desta configuração terá que ser vivida, ao saber disto a opção do trabalho com grupos pode libertar ao herói de sofrimentos na sua vida pessoal ou familiar.
Assim agora o herói poderá encaminhar as pessoas que conhecerá nos dias próximos de seu aniversário para seu trabalho de Teatro e Astroama em vez de criar envolvimentos de casa 8 natal que o levam sempre a encrencas e mais provações. O herói tem Sol, Júpiter e Plutão natal na casa 8 e Vênus Urano natais na casa 7.
Mercúrio e Vênus em semissextil com o Sol do herói, também aproxima irmãos (na situação da cruz) vivendo momento fortes das suas vidas. Como a Lua está envolvida e no meio do céu, a mãe pode estar envolvida fortemente através dos irmãos. A mãe, fora de seu pais natal (Lua no meio do Céu em Gêmeos oposição Plutão na casa 4) está disponível para viajar ao encontro de seus filhos em lugares diferentes.
O herói também poderá se sentir despojado de sua origem e família biológica o que o poderá viver com pesar ou como revelação de conexões mais profundas.
Por outro lado, a Lua em Gêmeos no meio do céu, regida também por Mercúrio pode significar a pessoa a partir dos próximos 8 meses atingir popularidade a partir de seus escritos, falas ou trabalho de casa 6.
Marte a 3º de Libra
Marte está a 3º de Libra, assim em semissextil quase exato com o Sol do herói. Marte vive também a quadratura mas em menor grau que Vênus e Mercúrio em relação a orbe. É bom assinalar que esta cruz atinge, o Marte e Mercúrio natal.
Outro detalhe importante é que ao Marte se movimentar mais lento que o Sol, o aspecto que os une não é separativo, mas aplicativo, na verdade Marte se encontra a 330º do Sol e será encontrado pelo Sol em trânsito em uns 45 dias. Neste sentido o herói é convidado a agir de forma sábia e cuidadosa. No estilo do signo de Libra onde se encontra no estado cósmico de exílio.
Por este contexto, a relação do herói com suas ações, decisões ou energia sexual será um dos temas maiores de suas provações e os julgamentos a que será submetido no final da jornada. Por Marte quadrar Plutão o herói terá que ter muito cuidado mesmo para não agir quando estiver possuído por sentimentos negativos. E muito menos se permitir a violência ao se sentir mais forte ou poderoso que seu adversário. O herói deverá evitar provocações tolas que se resolvam através da violência. O estilo a ser assumido deverá ser exatamente o libriano excelente.
Esta configuração astrológica de Marte deverá ser bem-entendida porque ao estar ligado a Cruz onde se encontra Urano e Plutão se tem perigo de acidentes, cirurgias, violências inesperadas.
Júpiter em Capricórnio fortalecido na cúspide da casa 5
Júpiter, regente da casa 12 no mapa natal, está em trígono aplicativo com o Sol, e trígono separativo com Saturno, na casa 5. Este aspecto pode aliviar um pouco a situação ao representar proteção a saúde, boa sorte, milagres, intervenção de forças espirituais e superiores a favor do herói a partir do quarto ate o oitavo mês com mais intensidade.
Júpiter cravado na cúspide representa boa sorte, fortuna, mas quando ele é regente da casa 12 onde se encontra o Sol, o herói.
Júpiter na casa 5 em Capricórnio representa também forças de favorecimentos ao processo criativo, boa sorte e proteção e facilitações nos seus relacionamentos com filhos, amantes e crianças.
Netuno na casa 6 em conjunção com o nodo norte lunar e trígono com a Lua
Netuno é o regente da casa 12 onde se encontra o Sol, ponto de partida de nosso herói. Assim os assuntos de casa 6 serão foco do nosso herói e eles são serviço, cotidiano ou saúde. Poderia ser bom momento também para conviver com algum tipo de animal doméstico. Poderia ser um cachorro.
Urano esta por fazer um quincúncio – 150º com Urano
Assim o herói depois de atingir sua meta e iniciar seu retiro terá que encarar uma mudança para um novo patamar. Como Urano está na casa 7, pode ser que uma nova parceria exija uma grande mudança na vida do herói.
Assim esta pessoa deverá viver um ano de retiro criativo a serviço do bem-comum. Podendo estar facilitando um grupo de teatro, dentro de seu projeto de Astroama. Terá a proteção das forças espirituais e maiores.
Em relação a família estar atento a delicadeza de seu relacionamento com família e irmãos. Aproximação a mãe.
Em relação a parceria o mais sensato é se restringir a relacionamentos e parcerias de trabalho, sabendo que no amor regerá “eterno enquanto dure”.