Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Casa 11 | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Casa 11

por Hector Othon

Amigos. Grupos de afinidades e de interesse. Rede Social. Consciência e responsabilidade cidadã. Projetos. Contratos com grupos, instituições. Esperança. Futuro. Experiência de grupo, de agregação.

Características da Casa 11

casa 11Posição na Roda das casas: Décima primeira casa a partir do Ascendente leste. Segunda casa depois do meio do céu

Modo: Fixo

Elemento: Ar

Dimensão: Terceira do elemento AR

Signo associado: Aquário

Regentes naturais: Saturno e Urano

Regentes esotérico e hierárquico: Júpiter e Lua

Exílio: Sol

Exaltado: Mercúrio

Queda: Marte

Estações: Meio do Verão (HS) e Meio do inverno (HN)

Conhecendo a Casa 11

Na casa 10 trabalhamos, realizamos nossa profissão e desta maneira conhecemos o mundo e pessoas diferentes a nossos familiares e próximos. Esta experiência, cria as condições para vivermos o setor da casa 11, onde identificamos pessoas especiais que nos chamam a atenção pelo que fazem e gostam, por isto as escolhemos como amigos e formamos com elas grupos para curtir atividades, estudos e quando amadurecidos, para realizar projetos.

Na casa 11 encontramos as riquezas celestiais para vivermos o jeito pessoal de nos integrarmos ao social, aos grupos, aos amigos. Ela é o setor da vida onde as nossas conquistas, realizações sociais e status (Casa 10) se concretizam através de relacionamentos escolhidos e selecionados segundo nossos interesses, desejos, sonhos, esperanças.

A casa 11 maneira como funcionamos como parte de um sistema é mostrada pela 11ª Casa.

A Casa 11 é de “modo fixo”, qualidade que abençoa com persistência, vontade, firmeza, busca de segurança em seus assuntos; do “elemento ar”. o que presenteia com a riqueza da troca de informações, conhecimentos e ilumina os inter-relacionamentos; da “terceira dimensão” – qualidade que abre a visão e o interesse pelo social, o coletivo.

A “situação astrológica” da casa 11 vai revelar as “riquezas e ferramentas espirituais” que a pessoa dispõe para  viver do melhor jeito possível suas amizades, sua participação de grupos de interesses ou afinidades; vai informar dos dons, habilidades, competências para realizar projetos, para criar e realizar em equipe, em rede.

O Signo de Aquário e a Casa 11

A casa 11 equivale ao signo de Aquário e dele ganha as suas qualidades de Modo Fixo, Elemento Ar e a Terceira dimensão.

Modo Fixo

A Casa 11 é do modo fixo quer dizer que a pessoa pode se comportar nos seus assuntos com firmeza, constância, perseverança, que terá uma tendência a ser conservador, resistente a mudança, a querer firmar os propósitos e realizar as metas.

Elemento Ar

A casa 11 é abençoada pelo elemento Ar que tem a ver com o plano mental e facilita o entendimento, a comunicação, a expressão a troca de informações, as atividades intelectuais.

Terceira dimensão 

A Casa 11 tem a ver com o setor social, cósmico da pessoa, as pessoas que participam da sua vida social (amigos, colegas) e as situações envolvidas.

Eixo Casa 5 – Casa 11

A casa 11 complementa a casa 5 oferecendo à pessoa a oportunidade de usar seus talentos, habilidades, virtudes, brilho, magnetismo, charme pessoal, vontade na dimensão social, a favor da comunidade a que se pertence.

A tensão se se manifestar, tem a ver com a polaridade que existe entre o que motiva a participação. Na casa 5 criamos, participamos focados no ego, no Sol natal, buscando resultados anelados desde uma perspectiva pessoal, enquanto que na casa 11 a criação, a participação é inspirada no nosso lugar nas redes e comunidades a que pertencemos.

A casa 11 é o espaço onde somos abençoados pelas canalizações, pela captação das soluções e projetos de desafios não só pessoais, mas fundamentalmente da comunidade a que pertencemos. Por isso é adequado observar se existe equilíbrio entre a força que puxa para o pessoal (casa 5, que inclui também filhos) e a força que puxa para o social.

Assuntos da casa 11

Assuntos da casa 11:

  • Amizades;
  • Grupos de interesse, de afinidades – Comunidades, clubes, torcidas, escolas, associações;
  • Os protetores e conselheiros da ação social e o que se recebe deles;
  • Participação cidadã;
  • Papel pessoal nos diferentes sistemas a que se pertence;
  • Redes sociais;
  • Causas sociais, ações sociais;
  • Função que desenvolve nos grupos que pertence;
  • Projetos . Maneira de formular e realizar os projetos de vida, os projetos sociais;
  • Esperança;
  • Futuro projetado nas associações com outros.

Assuntos da casa 11 na Astrologia mundial:

  • Associações, sindicatos, cooperativas;
  • Clubes;
  • Redes sociais
  • Congresso Nacional, deputados e Senado federal, o Parlamento, o Poder Legislativo;
  • Os partidos da situação;
  • Os países aliados do país,
  • Os protetores, patrocinadores e benfeitores do pais; das Associações, Sindicatos, Cooperativas, Clubes;
  • As alianças de paz, projetos de governo, projeto de associações, etc;
  • Os representantes do país e do governo, os conselhos municipais, a assembléia administrativa e legislativa;
  • As organizações políticas, religiosas, movimentos ideológicos e também as instituições sem fins políticos;
  • Os projetos, planos diretores;
  • O futuro das instituições que agrupam classes, comunidades, bairros, cidades, países;
  • A analise de um Eclipse ou Lunação pode ser feita analisando a situação da casa 11 do do país, cidade, bairro, associação, etc.

Reflexão sobre os assuntos da casa 11

Esperança

A esperança é um sentimento que nasce na força de algo que se vive no presente. A casa 11 é associada a esperança porque é na casa 11 onde a pessoa encontra os amigos os grupos de afinidades e interesses e é nele que está a força que sustenta a esperança.

A esperança é a força que nos diz que existe algo além do que vivemos no mundo pessoal, a esperança nos liga a um algo maior que devemos atingir e que para isso vamos ter que unir a outros e humildemente aprender com os que estão mais ligados até acordarmos para a consciência sistêmica que reina onde nos encontramos, percebemos nosso lugar e função, e o conjunto nos presenteia com segurança, com esperança.

Casa 9

Na etapa 9 da jornada a pessoa adquire conhecimentos, informações, ferramentas para poder participar da dinâmica da vida coletiva. Adquire uma visão de mundo, uma ideologia, uma filosofia. Fez uma opção por uma cosmogonia, uma religião. Situado no contexto social aprofunda em estudos e experiência que servirão de base para sua participação social,  profissão.

Casa 10

Na casa 10 a pessoa é movida pela necessidade de sobrevivência, pela necessidade de ter dinheiro para dar conta de suas necessidades, deveres e responsabilidades, reconhecimento e honra se convence da necessidade de ter que trabalhar, servir, participar socialmente e se impõe com perseverança, ardor, responsabilidade aceitar o compromisso de participar da grande máquina do trabalho, encontrando seu lugar onde passa muitas vezes mais do terço de duração de cada dia útil da semana.

Casa 11

Na medida em que a pessoa vai acordando percebe que na multidão de gente se distinguem pessoas e grupos com os que eles se identifica e sente a vontade, o ardor de os encontrar e comungar com eles novas experiências.

Estes vínculos inauguram  um novo tipo de relacionamento além do familiar, do casamento, dos parceiros, do sexo.

E é aqui onde entram os amigos, os grupos de afinidades, os clubes, as torcidas, as escolas, os partidos, etc que geram a força que sustenta a Esperança.

Na jornada através da casa 11 transcendemos o plano pessoal, familiar, de parcerias para assumirmos ações cujo propósito é de interesse coletivo.

No percurso acordamos para vários eus novos, os eus sociais, que as vezes surpreendem aos eus pessoais com suas vontades, sentimentos e ideias ligados a um transe, função social que encontra sua identidade em um grupo ou não, mas que está ligado a necessidades e interesses coletivos.

Causas sociais

Engajados no social logo se reconhecem as  “causas sociais” pelas que batalhar. Tipo batalhar pela criação de uma creche no bairro em que se vive; mobilizar a vizinhança pra a pavimentação de uma rua, etc…

Amadurecidas as causas sociais podem virar projetos sociais.

Papel pessoal nos diferentes sistemas a que se pertence

Cada pessoa pertence a vários sistemas que envolvem outras pessoas, seres e coisas. A casa 11 informa como a pessoa pode participar de cada um dos sistemas a que pertence.

Projetos

A experiência com as “causas sociais” e as “causas pessoais”  começamos a gerar “projetos”. Acorda em nós a vontade de participar no melhoramento de nossas vidas e do ambiente onde nos encontramos. Percebemos que a realidade está em constante processo de aprimoramento, que são muitos os desafios, as coisas por fazer em função do bem e cuidado comum, e somos iluminados com ideias de melhoramento que se transformam no que chamamos de “projetos”.

Projetos de vida

Mais conscientes de como o mundo funciona e de nosso lugar nele somos inspirados para realizar “projetos de vida” que incluem a escolha de como se quer viver não só socialmente, mas também em relação à família e à vida pessoal. Os projetos de vida tem força para mudar totalmente a vida da pessoa, especialmente aquilo que foi herdado dos pais, da família, da cultura local.

Os projetos de vida se sustentam no conhecimento que temos da realidade, na clareza do que queremos aprimorar, alcançar, na nossa capacidade de realização e nos recursos que somos capazes de produzir.

Projetos sociais

Amadurecidos com a tecnologia dos projetos de vida passamos a ser inspirados para elaborar projetos sociais e muitos de nós viram agentes e interventores sociais, representantes de comunidades, políticos.

Projetos são inseparáveis de planificação

Na casa 11 aprendemos que projetos são inseparáveis de planificação e aqui o Mestre Saturno, regente desta casa nos dá as dicas do que temos que seguir para garantirmos a realização dos projetos pessoais e os projetos de vida.

Tem pessoas que mantem seus projetos no nível de sonhos. Ainda não conseguem fazer realidade porque na verdade ainda não tem cacife para os equacionar, criar um plano de realização perdidos nos desafios da vida , nas urgências e solicitações do dia a dia.

Os projetos para se realizarem precisam que se pense neles, que se amadureça eles, que se defina com clareza onde se quer chegar ou no mínimo em que direção quer se ir. É auspicioso visualizar o que o projeto quer realizar.

Sabendo o que se quer, vem o momento de planificar, definir metas, propósitos, ações, as ferramentas e os recursos. Definir tempo e disponibilidade para cada etapa. A planificação bem clara se parte para a ação responsável, persistente, determinada (Saturno) estando pronto para a necessidade de mudanças, para os imprevistos, para as transformações em busca de maior afinação, rendimento, resultado (Urano).

projetos elaborados por outras pessoas

Muito do que se precisa se aprende na casa 10 quando trabalhamos formando parte de projetos elaborados por pessoas já mais amadurecidas e competentes. Toda empresa, instituição um dia foi projeto de alguém.

Indecifrável

Por outro lado a etapa de evolução que corresponde a casa 11 também inclui a consciência da natureza indecifrável da vida, submetida as leis da impermanência e da dialética, acompanhada sempre do inesperado.

Protetores e conselheiros

Na casa 11 também encontramos os protetores e conselheiros de nossos projetos sociais. A casa 11 também fala das riquezas e o dinheiro que podem vir do trabalho ou profissão.

Futuro em função dos relacionamentos

Na casa 11 também podemos ver o futuro a partir dos relacionamentos da pessoa, e analises de trânsitos de planetas sociais e transpessoais assim como acontecimentos como a Lunação.

Regentes da casa 11

  • os regentes do signo da cúspide da casa, chamado simplesmente de “regentes da casa”;
  • os regentes de Aquário, que corresponde a casa 11, seguindo a ordem zodiacal dos signos (Aquário é o signo número 11), chamados de “regentes naturais da casa”: Urano e Saturno; 
  • existe também o regente esotérico que se usa muito pouco nestes estudos iniciais, o da casa 11 é Júpiter;
  • existe também o regente da Astrologia Tradicional que é o Sol, que se usa muito pouco.

Regentes do signo da cúspide da casa

Os Regentes ou o regente do signo da cúspide da casa se determina usando os critérios de estado cósmico de um planeta elaborado por Ptolomeu, e para os planetas novos o criado por consenso pelos astrólogos contemporâneos.

Estes regentes são os mais usados pela maioria dos astrólogos.

Para sentir a força do regente do signo da cúspide da casa 11 entre os outros regentes (os naturais e o esotérico) só pesquisando no próprio mapa e sentindo, especialmente em relação ao posicionamento do regente na casa que se encontrar, dá para sentir com clareza a relação que existe em nossa vida dos assuntos da casa onde se encontra o regente e os da casa que ele rege.

Urano

A casa 11 e o signo de Aquário são regidos pelo planeta Urano. 

Urano é o planeta que ativa a dimensão do social, cósmico e que promove a transformação da pessoa em busca de mais amplitude onde ela se descobre como parte de um todo, onde se tem uma função e papel especial.

Na casa 11 aprendemos a lidar com o lado social da vida. que surpreende, e ao mesmo tempo nos dá a liberdade de optar diante do novo, dos desafios que suscitam em nós partes também desconhecidas.

Neste momento é que ilumina a virtude da esperança, nos mantendo crentes que ainda sem controle das forças do destino vamos conseguir encontrar saídas iluminadas diante os desafios imprevisíveis.

É a esperança que nos sustenta nos momentos difíceis onde a nossa razão e entendimento não chegam…

A esperança é uma força de sustentação nesta etapa onde andamos com um pé no passado e outro no futuro, ainda o corpo no presente emaranhado com os tantos desafios que a vida nos cria no dia a dia.

Na casa 11 percebemos que a vida está submetida a muitas forças transcendentes, que agem além de nossa vontade, está é a realidade que temos que encarar e mais, encontrar nela a tranquilidade, a paz, a felicidade ainda sem termos o controle do que vai suceder no próximo passo.

Saturno

Saturno é co-regente do signo de Aquário e por tanto da Era de Aquário que está iniciando.

Saturno é também regente de Aquário o que é fácil ver na necessidade das qualidades de Saturno para que aconteçam os temas e assuntos associados a Aquário.

Antes da descoberta de Urano em 1846, Saturno era o regente de Aquário

Saturno tem também domínio importantíssimo no plano mental e nas redes de relacionamentos dos seres humanos e da natureza.

Saturno como regente de Aquário no plano social rege a instituição da lei, a constituição, as tradições. No indivíduo é o que o ancora, que torna possível e adequado, o que revela onde se tem que se aprumar para se poder conseguir o que se quer. Ele é quem denuncia o que falta. Quando a ação revolucionária de Aquário tem em conta as sugestões de Saturno, ganha-se em eficiência e adequação.

A vida sob o poder de Saturno pode se tornar em certos momentos austera e dura, mas com perseverança e humildade, no fim se consegue alcançar o que por outro caminho provavelmente tivesse sido impossível ou incompleto ou no fim muito mais sofrido. Saturno forja a partir do essencial e próprio de cada ser.

Os aquarianos tem muito de saturninos, e ao mesmo tempo que revolucionários, modernos e atrevidos são responsáveis, tradicionalistas, comprometidos com as ordens vigentes.

A casa 11 recebe também todas estas bênçãos de Saturno, e para podermos entender como funcionamos na casa 11 e os cuidados que temos que ter para podermos ser eficientes e competentes nos assuntos da casa 11 deveremos estuar a “situação astrológica” da casa 11.

Estado cósmico dos planetas na casa 11

A situação astrológica (signo, casa e aspectos ao regente) do planeta regente diz muito do astral que reina na casa. Os assuntos da casa onde se encontra o regente se misturam com os assuntos da casa que é regente. O signo onde se encontra o regente vai falar o modo que ele age e os aspectos maiores dos planetas ao regente vai falar dos planetas que agem junto ao regente.

Regentes naturais da casa: Urano e Saturno

Urano regente

Urano desde sua descoberta rapidamente o meio astrológico o associou ao signo de Aquário e por associação, à casa 11.

Os acontecimentos históricos que acompanharam a descoberta de Urano em 1781 (entre eles a Revolução Francesa) já apontavam sua relação com mudanças, transformação, ativação de forças sociais revolucionárias.

O planeta Urano deverá ser muito bem estudado para a compreensão da casa 11 e pela sua importância na personalidade como um todo.

Estude o signo em que ele se encontra, a casa em que se encontra e os aspectos que ele faz com os outros planetas e pontos especiais do mapa, e verifique se a casa e o signo onde se encontra não mexem nos assuntos da casa 11 assim como os aspectos que assinalam os planetas que agem junto a ele.

Saturno regente

Saturno é o antigo regente de Aquário quando Urano não era conhecido. Sim lugar a dúvidas a regência de Saturno se mantem, dando a casa 11 a proteção e guiança que precisa para seus delicados assuntos sejam vividos com competência e responsabilidade. Saturno como regente e patrono da casa 11 convida a pessoa a ser cuidadoso, responsável e atento a forma em que se comporta e o que faz nos assuntos da casa.

O planeta Saturno deverá ser muito bem estudado para a compreensão da casa 11 e pela sua importância na personalidade como um todo.

Estude o signo em que ele se encontra, a casa em que se encontra e os aspectos que ele faz com os outros planetas e pontos especiais do mapa, e verifique se a casa e o signo onde se encontra não mexem nos assuntos da casa 11 assim como os aspectos que assinalam os planetas que agem junto a ele.

As casas em que se encontram Saturno e Urano podem dar dicas da profissão e do tipo de trabalho ideal da pessoas entre outras importantes dicas.

Sol em exílio na casa 11

O “eu solar” na casa 11 está desafiado a fazer junto, a se relacionar com outros sois, por isso quiçá o desafio. Os assuntos da casa 11 exigem da pessoa consciência e conhecimento da totalidade, da situação, das pessoas envolvidas, dos projetos, leis, ações relacionados e por isto o exílio do Sol.

Mercúrio exaltado na casa 11

A escolha de Mercúrio como exaltado na casa 11 não é de Ptolomeu. Para Ptolomeu Mercúrio é só exaltado em Virgem, signo que já rege.

Mercúrio ganha a exaltação na casa 11 a partir da relação que Urano logo que ganhou significado astrológico estabeleceu com Mercúrio. Ambos são atuantes no modo que funciona a mente, os relacionamento e a articulação e fluência das coisas na vida. Urano junto com Júpiter tecendo símbolos, palavras, números, ideias, sentimentos… nos graus de complexidade superior e Mercúrio fazendo acontecer  nas pontas, nas trocas, nas diversas conexões… Neste sentido Urano ganho a denominação de oitava superior de Mercúrio o que o torna bem-vindo em seus reinos, seja o signo de Aquário ou a Casa 11.

O planeta Mercúrio é a função  mente objetiva, o talento para passar e receber informações, para ensinar e aprender, para expressar, comunicar… A faculdade Mercúrio é também facilitadora de tudo o que acontece, ela também facilita os contatos e trocas… estas ferramentas e virtudes são muito bem-vindas na realização dos assuntos da casa 11.

Marte em queda na casa 11

(não foi determinado por Ptolomeu)

O caráter social da casa 11 é resistente ao movimento individual e impulsivo de Marte. A casa 11 convida a escuta, a disposição para se situar, conhecer o que está rolando, identificar as pessoas que estão envolvidas para depois agir. A pessoa situada, ligada, consciente de sua função, sem lugar a dúvidas é muito bem chegada e acolhida.

Marte na casa 11 vive o desafio de corresponder as exigências de maestria, competência que se exigem na realização dos assuntos da casa 11. Lembre que Saturno rege também a casa 11.

É auspicioso estudar a relação de Marte com Urano.

Para mais informações do Estado Cósmico de um planeta clique neste link : regência, exaltação, queda e exílio

Regente esotérico

O regente esotérico da casa 11 é Júpiter

Júpiter como regente da casa 11 colabora com a sua Luz, Amor, Proteção no caminho das Virtudes.

Regente hierárquico

O regente hierárquico da casa 11 é a Lua

A Lua como regente hierárquico finaliza a iniciação na Casa 11 com a prática do Carinho, do cuidado mútuo e do respeito e consideração do passado e os antepassados.

A casa 11 e as Estações. Calendário Sagrado

Meio do Verão no hemisfério sul

A Casa 11 corresponde a fase intermediária do Verão no hemisfério sul. Assim sendo a casa 11 no hemisfério sul é abençoada com a energia, a força, o esplendor, a maturidade que corresponde ao auge do Verão. Momento em que o Sol acaba de deixar seu trono no ciclo do ano para passar a Lua, neste momento se recolhem frutos, se vive o reconhecimento e a honra do trabalho com dedicação e ardor realizado (casa 10).

Na etapa da jornada que corresponde a casa 11 estamos vivendo um momento de autocoroação e ao mesmo tempo deixamos rolar a cabeça para ser a comunidade a que se pertence, ser universal sem deixar de ser individual, original e único… e viver este momento especial do ciclo de iniciações no momento em que o Sol transita o signo de Aquário é uma bênção que só vivenciando para sentir.

No curso, jornada pelas rodas das casas estamos experimentar estudar as casas, as usar como ponte de autoconhecimento em sintonia com o trânsito do Sol pelo signo de Aquário. E está sendo muito rico em iluminações, curas e verdadeiras revelações de autoconhecimento.

As sugestões de Calendário Sagrado das Estações são ferramentas abençoadas para o autoconhecimento nos assuntos da casa 5.

Sugestões de atividades no estudo da casa 11 durante o trânsito do Sol por Aquário – (Verão-Inverno)

Planetas em trânsito pela Casa 11

Os planetas em trânsito pela Casa 11 ativam com suas funções e atributos seus assuntos.

Por exemplo:

Se Mercúrio estiver em trânsito pela Casa 11, a pessoa poderá sentir vontade de falar, estudar, passear com seus amigos. A pessoa poderá sentir vontade de participar de alguma atividade em grupo e nela encontrar pessoas inteligentes, aprender algo especial…

Neste vídeo Hector reflete sobre os perigos do mau uso de cada um dos assuntos da Casa 11, relação da casa 11 com as outras casas especialmente casa 2, casa 8, casa 5, o signo de Aquário e os regentes de Saturno e Urano – 2019

(logo coloco este vídeo)

Como se vive a Casa 11

Para facilitar o estudo de como se vive a Casa 11 criei um roteiro de perguntas que indagam sobre os assuntos da casa. O objetivo do Roteiro de perguntas é te colocar em contato com teu jeito de viver os assuntos da Casa.

É importante trazer uma consciência ao jeito que se vive os assuntos da casa com o propósito de detectar onde devemos melhorar, aprimorar. Por isso a medida que for mapeando como está vivendo a casa poderá ir também construindo teu projeto ideal da casa, o que te permitirá desenhar teu processo de autoconhecimento, aprimoramento e desenvolvimento do poder pessoal.

Roteiro completo de perguntas da Casa 11

Amigos

A arte de fazer amigos e cultivá-los é um dos maiores tesouros da vida. Se diz: “quem tem amigos tem tudo”. Conscientizar como se vive a amizade e quais as potencialidades que se tem para a amizade permite visualizar o caminho de realizar os sonhos, os ideais que se tem da amizade.

Tarefa: Listar os nomes de meus amigos em ordem de confiança, lealdade, afinidade e atividades que realizo com eles. E avaliar como anda meu relacionamento com cada um deles, levantando questões a resolver e coisas por fazer.

Pergunta: O que tem diferente para mim o relacionamento com amigos e o relacionamento com familiares, íntimos, parceiro sexual, colega de trabalho, sócios, parcerias? Quais as diferenças gerais entre meus amigos e meus familiares?

Pergunta:  como me avalio como amigo? Como meus amigos me avaliam? Comente cada amigo.

Pergunta:  como gosto que meus amigos me vejam e como me veem?

Pergunta:  quais minhas expectativas de meus amigos? Quais as expectativas de meus amigos de mim? Comente cada amigo.

Tarefa:  Listar atitudes, ações, costumes que adoto com meus amigos e que tenho certeza que eles gostam e colaboram com o cuidado, bem-estar e felicidade deles. A seguir liste o que você mais gosta mais gosta de cada um deles.

Tarefa: Perceber como as Riquezas celestiais da casa 11 se expressam na forma em que vivo minhas amizades.

Tarefa: Criar metas, sonhar em como quero viver minhas amizades. Estabelecer um plano de como realizar meus sonhos, metas a partir das minhas riquezas celestiais da casa 11.

Grupos – Redes

Tarefa: Listar os grupos de interesse, de afinidade, as redes sociais que participo organizar pelo tempo que me leva minha participação neles. Informar as afinidades, os interesses que prevalecem na escolha dos grupos e das redes.

Pergunta: Como avalio minha participação em cada grupo, rede? Qual a minha imagem criada em cada um destes grupos e redes? Como é meu jeito, meu modo de participar? O que as pessoas sentem de minha participação?

Pergunta: Sou viciado em alguma rede social? Sinto-me sem controle no tempo que dedico às redes? Qual o tempo diário que dedico a minha participação nestas redes ou grupos? O que posso fazer para retomar o controle nelas?

Pergunta: Qual a opinião das pessoas próximas da minha relação com as redes sociais?

Pergunta: Quais minhas ferramentas, qualidades, talentos, habilidades, competências que se apresentam quando participo de grupos, das redes sociais? Quais meus defeitos, meus erros, minhas faltas? O que tenho que aprender e aprimorar?

Equipe – Sistema

As equipes são grupos de “interesse comum” especiais diferenciados pelo compromisso de realizar um projeto, uma ideia, um sonho. Em geral as equipes técnicas, de trabalho, de esportes são partes fundamentais da realização de sonhos, desejos, ideias coletivas, o que torna seu funcionamento.

Aprofundando na ideia de “equipe” e o papel que se joga nos sistemas sociais a que se pertence.

Pergunta: Qual é meu papel, minha função, posição nas equipes em que participo, nos sistemas a que pertenço?

Pergunta: Diante um projeto, um ideia, um desafio como é minha habilidade para criar uma equipe?

Tarefa: Perceber como as Riquezas celestiais da casa 11 se expressam na forma em que eu participo nas equipes, as pessoas e situações que atraiu.

Tarefa: Criar metas, sonhar em como quero participar em minhas equipes. Estabelecer um plano de como realizar meus sonhos, metas a partir das minhas riquezas celestiais da casa 11.

Compromisso social – bairro, cidade, país, planeta

Pergunta: Como é minha participação social compromissada no bairro, cidade, país, planeta, cósmica?

Pergunta: Como os outros avaliam minha participação social compromissada?

Projetos

Tarefa: Listar meus projetos sociais e refletir em que momento se encontram e o que fazer para serem realizados. Planificar realização. Definir datas.

Pergunta: Quais minhas funções, compromissos, responsabilidades nos projetos sociais a que pertenço (na elaboração e na execução)?

Pergunta: Quais os projetos que mais me estão inspirando no momento, em que fase e estado se encontram?

Tarefa: Perceber como as Riquezas celestiais da casa 11 se expressam na forma em que eu participo nos grupos, nas equipes, na rede social, nos projetos e as pessoas e situações que atraiu.

Tarefa: Criar metas, sonhar em como quero viver os assuntos da casa 11. Estabelecer um plano de como realizar meus sonhos, metas a partir das minhas riquezas celestiais da casa 11.

Esperança

Pergunta: Como está minha esperança?

Protetores e Conselheiros

Pergunta: Como identificar meus protetores e conselheiros nos projetos sociais?

Pergunta: Como melhor me articular a meus protetores, produtores, divulgadores?

Riquezas Celestiais da casa 11

As Riquezas celestiais da Casa 11 são:

  • O signo zodiacal no qual se encontra a cúspide da Casa Este signo informa o modo da pessoa viver sua relação com filhos, criatividade, etc. Assim por exemplo se é o signo de Peixes, o primeiro movimento da pessoa é amar, acolher, escutar, se doar,… se for Gêmeos, será entender, informar, dialogar… Se for Capricórnio, a primeira atitude é ver se tudo está sob controle, se as tarefas estão sendo cumpridas, se está sendo responsável… Se for Aquário, a primeira atitude é sentir o espírito de grupo, querer ter uma relação diferenciada com as pessoas envolvidas, cultivar a amizade;
  • Os planetas, asteroides, pontos especiais que tenham seu trono na Casa. Os planetas presentes na Casa informam as forças com que a pessoa pode contar para viver seus desafios na família e no mundo pessoal;
  • Os regentes da Casa. A situação astrológica dos planetas regentes da Casa (regentes do Signo que estiver na cúspide, regentes naturais da casa) oferece informações importantes de como eles se relaciona com a Casa;
  • Urano– A situação astrológica de Urano natal vai falar o jeito que Urano mexe com os assuntos da casa.

Conhecendo as Riquezas Celestiais que se tem na Casa se podera identificar com mais facilidade as ferramentas que se dispõe para lidar com os desafios de seus assuntos.

Interpretação das Riquezas celestiais Casa

Para Interpretar o lado celestial da Casa siga o seguinte roteiro:

  • Estude com carinho os assuntos da Casa;
  • Interprete o Signo na Cúspide da Casa;
  • Interprete os Aspectos maiores à cúspide da Casa (opcional);
  • Interprete a Situação astrológica dos Regentes do Signo da cúspide;
  • Interprete a Situação astrológica dos Regentes natuais da casa – Urano e Saturno;
  • Interprete a Situação astrológica dos Planetas que tenham trono na Casa;
  • Veja como estas interpretações se adequam ao jeito que você vive a casa

Conclusão

Tendo uma noção da força de cada um destes componentes da Casa, entenda como eles se relacionam entre si, e o que se expressa como resultado desta interação.

Com o conhecimento claro de cada uma das Riquezas Celestiais que ganhou na sua Casa e do relacionamento entre eles pode construir a sua Interpretação celestial da Casa pesquisando o significado astrológico dos planetas, signos e aspectos envolvidos dos blogs do curso e adequando os textos a tua realidade.

A interpretação das Riquezas celestiais da Casa poderão te guiar na elaboração de teu sonho de Casa. A partir do conhecimento de tuas riquezas, potencialidades, talentos, e o aprendizado que se ganha ao conhecer os pontos fracos, polêmicos poderás estabelecer uma estratégia para te aprimorar e realizar teu sonho da casa.

Processamento final

Nesta parte você processará os conhecimentos e informações acumulados sobre a casa em estudo de forma que sejam uteis no teu processo de autoconhecimento, cura e aprimoramento pessoal.

Te aconselho a que te esforces em realizar as seguintes atividades no fim você sentirá o quanto isto vai ser útil e proveitoso.

1.1 – Faça um levantamento do que exista de positivo e de negativo na Casa. 

Escreva como potencializar o positivo e como diminuir o negativo – facilita levantar as virtudes e qualidades que fizeram possível o positivo, e as que na sua falta provocaram o negativo. Reconstrua as situações negativas se visualizando abençoado pelas qualidades e virtudes que estiveram em falta, incorporadas.

Por exemplo, estudando a casa 9, você sentiu que nunca refletiu com seriedade, profundidade na sua moral e ética pessoal. E você detectou que isto se deve a tua falta de disposição para refletir no que pensas, sentes, no que acreditas. Então para reverter esta negatividade você vai se organizar, planejar para realizar esta atividade com ardor, persistência, determinação e vai a realizar.

1.2 – Faça um levantamento das oportunidades e das ameaças da Casa
.

Oportunidade: tudo o que pode colaborar para que os assuntos da Casa se realizem com harmonia e segundo a vontade da pessoa.

Ameaça: tudo o que pode negativar, sabotar os assuntos da Casa.

1.3 – Reflita como melhor aproveitar as oportunidades e como desmontar as ameaças
 – facilita levantar as virtudes e qualidades que fizeram possível as “oportunidades”, e as que na sua falta alimentam as “ameaças”. Reconstrua as situações negativas se visualizando abençoado pelas qualidades e virtudes que estiveram em falta, incorporadas..

1.4 – Sonhos da casa. Para finalizar, elabore uma lista de objetivos, metas, sonhos da Casa.

Detalhe seus desejos sobre cada assunto da casa: Qual o contexto? Aonde você quer que isto aconteça? Quem participa deste objetivo? Até quando deve ser alcançado?

Organize a lista em ordem de prioridades.

“O futuro é feito pelas intenções do presente. Se você não define teu rumo, a vida o fará.”

1.5 – Crie estratégias e se planifique para que seus objetivos, metas, sonhos se realizem.

1.6 – Para concluir faça um avaliação final da sua interpretação e processamento da casa, ressaltando no informe:

  • Verifique se todas as informações estão presentes;
  • Observe a beleza da organização das informações;
  • Observe se as interpretações estão claras. No caso de dúvida ou falta, assinale onde se encontra para futuramente você complementar;
  • Assinale onde sente que terá que aprofundar;
  • Assinale se tem algum fato na sua vida que corresponda aos assuntos da casa que não tenha sido explicado na interpretação;
  • Ressalte as aprendizagens com que foi presenteado com o estudo;
  • Deixe bem claro as metas, sonhos dos assuntos da casa que quer realizar.

Este documento te servirá para toda a tua vida e deverá ser enriquecido a medida que se expande tua consciência, conhecimento, inteligência e sensibilidade nos assuntos da casa

©2015 Astrothon.