A mãe sagitariana é a predileta da criançada. Ela é esplendorosa, atenta, generosa, alegre, cheia de energia e disposição. O filho se sente protegido, seguro. Ele sabe que sua mãe o defenderia com a sua vida, se for necessário. Ele olha para a mãe e vê um grande sorriso amoroso, firme, confiante, acolhedor que o faz também sorrir e ser feliz.
O modo de ser sagitariano é confiante e tem uma fé natural, um espírito aventureiro, curioso e experimentador que tem a ver com o jeito de ser das crianças.
Ela ao igual que a criança se delicia com a vontade de explorar, ampliar horizontes e conhecer tudo. Ela pega o bebe e o faz virar um avião fazendo do chão e dos móveis virarem uma cidade encantada; passeia com ele pelo jardim, apresenta cada flor, cada inseto. Tem o prazer em ver seu bebê descobrindo a riqueza deste mundo, a criança se sente entendida e apoiada.
A mãe sagitariana se emociona com os esforços do filho querendo vencer os obstáculos. Ela deixa o filho experimentar sua sorte. O deixa cair e se levantar. O encoraja a se relacionar com os animais e as plantas.
Lembro minha admiração quando vi a minha mãe sagitariana, tinha em torno de 5 anos, entrar sorrindo e segura na mata escura sem medo, falando: “meu filho querido, volto daqui a pouco”. E logo voltou, ela apareceu do escuro sorridente e tranquila. Eu gostava também de vê-la acordada primeiro que todos, sempre fazendo coisas para todos: limpando, cozinhando, mexendo com roupas, fazendo tudo o necessário para que quando todos acordarem a vida funcionasse como desejamos.
A mãe sagitariana é espaçosa, fala em voz alta, e se mete em tudo, tem sempre resposta para toda pergunta. Ela é alto astral pronta para qualquer aventura ou viagem, mas dentro dos horários e metas que se estabeleçam. A mãe sagitariana é cheia de tarefas e gosta de dar conta da manutenção da casa, dos jardins, da calçada, de seu trabalho, de checar se todo mundo na família esta cumprindo seus compromissos e deveres. E quando não é assim, intervém, quer saber direito o que está acontecendo.
Exige que se fale com argumentação e propriedade. Exige a verdade e os comportamentos claros. É quase impossível mentir para ela. Ela é uma das poucas mães que é atenta a qualidade das histórias que se contam para crianças, e terá o cuidado de escolher aquela que tiver mensagem positiva.
Ela pode relaxar na disciplina, mas acredita e cobra que seus filhos cumpram seus deveres e obrigações por iniciativa própria.
Acredita que “tudo é possível”, basta querer e se dedicar. Todo dia ora por seus filhos. Pensa muito no encaminhamento correto de seus filhos. E fará todo o possível para os ver prósperos, independentes e encaminhados.
Repudia melodramas emocionais, gosta de atitudes. Sente-se asfixiada se não tiver liberdade de ação e espaço.
É exagerada nas suas emoções, vai da euforia à tristeza rapidamente, embora viva mais a alegria. Quando brava, pode gritar tanto que toda a vizinhança estremece e fala ai está a mãe sagitário desesperada com seus filhos.
Os filhos podem sentir que ela é muito faladora e doutrinaria. Pode chegar a ser escandalosa, excessiva, dona da verdade e muito exigente. É chantagista e cobra resposta adequada a seus esforços.
Gosta de ter seu trabalho respeitado e sua liberdade. Pode ser muito sincera, e por isso magoar alguém, mas não é intencional. Exige a verdade e a transparência.
Cultiva o bom humor e o otimismo. Detesta situações confusas, embora possa ser um pouco brusca quando expressa o que sente, mas não guarda ressentimentos. O que não quer dizer que esquece. Enquanto não se retifique o que assinalou ou se conquiste o que foi proposto, ela estará ai para lembrar com determinação o que deve ser feito. Para ela as coisas tem que funcionar e os acordos deverão ser cumpridos.
Ela cumpre com suas obrigações com disposição e qualidade, mas gosta de que todos colaborem, e não mede esforços para que cada um faça o que lhe corresponde no cotidiano da manutenção do lar.
É idealista, pode carecer de realismo e tende a misturar valores sociais, espirituais, com emocionais. Tipo: tem dificuldade de se relacionar com pessoas que pensam diferente ou tem religião, ideologia, crenças diferentes.
O que a magoa?
Mentiras.Instabilidade. Enrolação. Superficialidade. Negatividade. Falta a palavra. Jogo. Ambiguidade. Mesmice. Tédio.
O que precisa para se sentir bem?
Cooperação. Reconhecimento. Uma boa viagem. Descontrair. Pessoas para compartilhar suas teorias e reflexões de valores. Estar na natureza. Ter um jardim.
A sagitariana esbanja saúde e bom-humor, adora viajar e carrega uma imensa bagagem cultural: os filhos têm que correr muito para conseguir acompanhá-la. Na mente e no corpo, ela vence todos os páreos.
Nunca a deixe falando sozinha, trate-a com muito afeto e, de vez em quando, dê a ela uma mostra de seu carinho e admiração.
Passeie com ela, a leve aos lugares onde ela gosta. Fique atento a suas vontades, ela tem dificuldade de pedir.
O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?
Ser flexível, realista e mais cuidadosa na forma de colocar suas ideias e juízos. Prestar atenção se não está sendo muito exigente, invasora ou desatenciosa com as diferenças. Ser menos indignada.
Como é vista pelos filhos?
Justa, verdadeira, aguerrida. Entusiasmada, aventureira, livre, expansiva, otimista, exagerada. Ela está sempre disposta a resolver qualquer desafio e esclarecer qualquer dúvida de comportamento ou orientação.
Como gostara passar um dia especial?
Fazer algo diferente com a família. Gostará de passar o seu dia com toda a família reunida em algum lugar onde se sinta a vontade e acolhida. Na hora que estiver toda a família reunida, vale à pena pedir que faça um discurso!
Lado desafiador
- prepotência.
- pode chegar a ser invasiva e radical.
- pode achar que só ela é dona da verdade. A verdade pertence a ela e, se você tem uma opinião diferente, vai precisar fundamentá-la muito bem.
- indignação.
- desinteresse pela rotina familiar.
Presentes
Roupas coloridas, alegres, na moda a estilo descontraído ou esportivo. Cds de música que gosta. Malas, bolsas práticas e de boa qualidade e equipamentos para viagem. Livros (filosofia, espiritualidade, meditação, relatos e guias de viagem, culturas de países estrangeiros). Passagens aéreas, excursões, cursos de línguas. Material esportivo, roupas especiais para andar na mata e fazer seus esportes ou caminhadas. Plantas. Binóculos. Telescópio. Objetos de arte de outras culturas e países. DVDs com bons filmes.
Parabéns mãe de Sagitário!!!
nos amamos
Hector Othon