Netuno em aspecto com Plutão
O ciclo de Netuno-Plutão dura cerca de 495 anos – meio milênio!!! Acompanhar o ciclo Netuno-Plutão pode revelar importantes dicas dos ciclos da humanidade.
Quando Netuno e Plutão estão ligados por aspecto maior, suas energias agem em conjunto, segundo o ângulo que os une. Os aspectos entre Netuno natal e plutão natal são muito fortes ainda quando harmônicos devido a que Netuno amplifica e sensibiliza os impactos já profundos de Plutão.
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor, da fantasia, do imaginário, já Plutão abre o portal do poder, do profundo, da verdade, da sexualidade, do inconsciente coletivo. Ambos potencializam a paranormalidade, a telepatia, a mediunidade.
Megaciclos Netuno-Plutão
“Os ciclos de Netuno-Plutão caracterizam uma força motriz subjacente por trás da evolução da humanidade e acontecimentos significativos na sua história. O poder de Plutão junto ao embriagante e encantado Netuno facilita a compreensão da realidade histórica subjacente em um nível coletivo-inconsciente, mas que se expressa em fatos observáveis e significativos para entendermos as forças ocultas que conduzem a humanidade.
-576 aC e 1398 dC
Conjunção de Netuno-Plutão ligada ao trânsito de Júpiter, Saturno e Urano
Comecemos o estudo pela conjunção de Netuno e Plutão em 30 de novembro de -576 aC (Urano junto em conjunção e Saturno em oposição) a 13º de Touro e a segunda em 30 de junho de 1398 a 3º de Gêmeos (em oposição a conjunção de Saturno e Urano em Sagitário) .
Entre -578 e -575 houve uma conjunção mútua bastante exata de Urano, Netuno e Plutão em 8-13 ° Touro, com Saturno em oposição o mesmo aconteceu em 1398 quando Saturno estava também em oposição e dessa vez junto a Urano).
O próximo evento reunindo estes quatro planetas será por volta do ano 3370, quando a conjunção de Netuno e Plutão será a 19º de Gêmeos Urano estará a 24º de Gêmeos e Saturno em conjunção com Júpiter a 4º de Capricórnio!
A década de 1390 (Netuno-Plutão em conjunção a 2 ° Gêmeos, com Urano se opondo de antemão), representa um ponto intermediário neste ciclo. O que é surpreendente é a precisão relativa dessas configurações: a de -570 ocorreu em apenas três anos, e a de 1390 (um pouco mais desconcertada) levou apenas oito anos.
Acontece que os -570s representam o início da história como a conhecemos. Antes disso, contamos com arqueologia e mitologia. Depois disso, escrevemos história (e novas mitologias!). Tem mais. Este foi um momento de transição da consciência em todo o mundo. Era como se a humanidade estivesse realmente começando a pensar sobre sua situação – e novas culturas surgiram nos séculos seguintes para provar isso. Alguns dos pensadores mais influentes do mundo estavam vivos nessa época e nas décadas seguintes – e para uma configuração como essa, 100 anos (pelo menos entre semisexteis no ciclo) é uma “orbe” histórica aceitável. Lao Tsé atuou nesse período, assim como Confúcio, Buda Sakyamuni, Zoroastro, os primeiros filósofos e reformadores gregos (Peisístrato, Xenófanes e os Sete Sábios), os escritores judeus do Antigo Testamento (freqüentemente chamados Deutero-Isaías) – e as coisas eram acontecendo nas Américas também, como o início das civilizações pré-clássicas mexicanas e peruanas. Eu arriscaria adivinhar que o ciclo Arturiano, como um caminho religioso-mágico do Ocidente, foi criado nessa época – a ascendência dos celtas. A humanidade estava se tornando mais objetiva, mais individualizada e se afastando de suas raízes. As antigas civilizações do Egito e da Mesopotâmia estavam a caminho. A humanidade estava começando a olhar de novo para a política, a psicologia, a tecnologia, a ciência, a sociedade e a racionalidade.
Na verdade, esse foi o início da tendência do mundo moderno. Em todo o mundo, dentro de 400 anos depois, novas civilizações haviam crescido, de uma tendência recém-materialista: Grécia e Roma, Han China, Mauryan, Índia, Pérsia, Olmeca do México e Chavin Bolívia. A humanidade estava começando a se tornar mais em larga escala, mais imperialista e mais turbulenta, mais voltada para a massa. Todos os tipos de aspectos e detalhes da cultura humana podem ser lidos a este respeito – merece um livro inteiro.
E quanto aos anos 1390?
Isso marcou o início da Aldeia Global que todos nós conhecemos e amamos. Foi nessa época que os europeus periféricos, sub-cultivados, um fedorento, cheio de pulgas, bêbado e canhões, com grandes pretensões e ganância por engenhocas, se lançaram a dominar o mundo. Nessa época, os Medicis estavam em ascensão em Florença (o São Francisco do Renascimento), e a Europa estava ao alcance do desenvolvimento da impressão, mudando sua religião e sociedade e explorando o mundo. Houve uma busca pós-medieval por algo novo (Gêmeos-Sagitário!). Não apenas na Europa: os otomanos estavam prestes a tomar Constantinopla, incas e astecas estavam em ascensão, e a China Ming também estava se aventurando. O mundo estava em disputa, e poderiam ter sido os chineses, os árabes ou os europeus que o globalizaram. Uma coisa favoreceu os europeus: uma falta singular de princípios tradicionais.”
Conjunções Netuno-Plutão
“Vamos olhar brevemente para as outras conjunções de Netuno e Plutão. Após a conjunção de -570 aC foi a conjunção de 84/83 aC. Isso representou o surgimento de um novo secularismo e materialismo orientado para o poder em todo o mundo. Especificamente, tomou a forma das guerras civis de Roma (Júlio César et al), a institucionalização da China clássica por Han Wu Ti, o colapso da Pártia, a ascensão dos Kushans e a disseminação do budismo fora da Índia. Geralmente, isso significava um divisor de águas, uma fase “bem, o que depois?” Em que novas civilizações e culturas eram agora desafiadas a fazer algo do que haviam conseguido. Em termos do entendimento de Arnold Toynbee sobre a ascensão e queda das civilizações (veja o seu Estudo da História, OUP, muitas edições), várias civilizações, tendo se tornado evidentes, foram confrontadas com uma crise de significado, uma necessidade de escolha. Curiosamente, Roma e China desta época têm muitos paralelos e sincronicidades: por volta do tempo de Jesus, por exemplo, ambos estavam passando por grandes crises e mudanças – Roma sob Augusto e China sob Wang Mang. Enquanto isso, a índia, a Grécia, a Babilônia e os olmecas haviam tropeçado, perdendo o ímpeto.
Na próxima conjunção em 411-412, Roma caiu (para os visigodos em 410), o Japão e a China abriram-se para influências estrangeiras, a Igreja estava rolando em Bizâncio e na Europa Ocidental, os europeus do norte (anteriormente “bárbaros”) estavam se estabelecendo em seus lugares após o período de Folk-Wandering, Teotihuacán e as primeiras cidades maias estavam sendo construídas, Tiahuanacu (Peru) e a clássica Índia Gupta estavam em seu auge e a China estava em desordem. As civilizações do milênio anterior estavam se mostrando transitórias, devido a escolhas que talvez não tivessem sido feitas na conjunção anterior, ou que tivessem qualidades duradouras que as sustentassem, porque elas próprias haviam mudado. Este foi o começo do período medieval (intermediário) do mundo.
A seguinte conjunção foi em 905. Isto marcou a queda da China Tang (uma das maiores fases da China), o nascimento da Rússia (Kiev), o surgimento de nações européias fortes, de Fujiwara Japão e México tolteca, o prelúdio das invasões muçulmanas. da Índia e do apogeu das civilizações árabe e bizantina. As coisas estavam mudando e turbulentas, e algo estava tentando passar: as culturas medievais do mundo estavam dolorosamente dando à luz algo. Isso estava por vir na década de 1390.
Em retrospecto, o mundo procurou inconscientemente globalizar, e a única civilização capaz de fazê-lo foi os europeus – principalmente porque eles eram suficientemente violentos e incultos para superar toda a resistência. Os mongóis fizeram uma tentativa nos anos 1200, e os muçulmanos antes disso. Os anos 1390 viram a queda da maioria das civilizações africanas, e a maioria das civilizações do Velho Mundo estava em má forma, principalmente devido à Peste Negra 50 anos antes – uma história limpa. As Américas estavam em transição: os maias, os mississippianos e outras culturas haviam desaparecido e novos impérios militaristas e materialistas (astecas e incas) ocuparam seu lugar.
Esse foi o começo do Renascimento europeu, que deveria levar à subsequente Reforma (mudança religiosa) e às revoluções científicas, industriais e políticas que caracterizariam uma civilização inteiramente nova. Durante esse ciclo Netuno-Plutão, a Europa dominaria o mundo.
1890
Em 30 de abril de 1892, aconteceu a próxima conjunção a 12º Gêmeos, o trabalho estava completo. O mundo foi esculpido, mapeado, comprado, zumbido. Cidades inteiramente novas como Nova York, Xangai, Bombaim, Joanesburgo e Buenos Aires apareceram. A população mundial começou a subir vertiginosamente.
“Na década de 1890 os europeus eram os donos e o comando no mundo. Ainda que nesta época começam a perder o controle de seus súditos colonizados, também ardorosos para tomar as rédeas de seus países ganhando identidade e força própria. As décadas em torno de 1890 viram o início do voo, o motor de combustão interna, tecnologias elétricas, plásticos, farmacêuticos, as primeiras e poderosas multinacionais corporativas, telegrafia, psicoterapia, psicologia, sociologia, novas formas de produção artística, início do cinema, início do movimento new age, início da Teosofia e espiritualismo, Allan Kardec, partidos socialistas, marxismo, nacionalismo do terceiro mundo, feminismo (suffragettes ), física quântica, tecnologias nucleares e assim podemos falar que neste período se iniciou o mundo que rege até hoje.”
Não é um ponto de semente pequeno e sem intercorrências! A ação não estava em grandes eventos, mas em salas e oficinas onde grandes inovações estavam ganhando terreno.
O ciclo de Netuno e Plutão em que nos encontramos começou em 30 de abril de 1892 a 7º de Gêmeos, acompanhada de uma verdadeira virada nas ciências naturais com o surgimento da Teoria da Relatividade e a Mecânica quântica, e verdadeiras mudanças nos países e no mundo que deram lugar as guerras mundiais e seus desdobramentos
A próxima conjunção Netuno-Plutão será na década de 2385 (novamente em Gêmeos, 12º. Saturno estara por perto a 21º).
Estamos hoje nos estágios iniciais de um ciclo (um longo sextil de Netuno e Plutão), e não no final de um ciclo. Muitas coisas podem terminar nas próximas décadas, mas, astrologicamente, nosso tempo é uma continuação de temas já estabelecidos, não um começo totalmente novo. O novo começo já aconteceu na década de 1890. Talvez 1900 possa ter sido uma data mais significativa para a nova era que o ano 2000 apontou.
O que é esse ciclo atual? Certamente, trata-se de questões de todo o planeta, e sabemos o que elas são (especialmente desde a década de 1960, embora todas as peças contributivas estivessem realmente em vigor em 1900). As questões deste ciclo dizem respeito à humanidade (nossos números e a real qualidade e propósito de nossas vidas), o planeta Terra e seu ecossistema (uma velha questão, desde a devastação ambiental iniciada há 5.000 anos, embora tenha se multiplicado a partir da década de 1390). a psique humana e sua saúde duvidosa e, provavelmente, a relação entre os terráqueos e outros seres deste universo.”
A conjunção Netuno com Plutão no mapa natal
Para conhecer a forma em que Plutão e Netuno em aspecto maior se expressam na pessoa deve se estudar a casa, o signo onde estão posicionados Plutão e Netuno, e os aspectos que fizerem com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa. A força deste aspecto na pessoa tem a ver também com o grau de consciência e idade da pessoa.
Os aspectos maiores entre Netuno e Plutão duram entorno de 3 anos considerando uma orbe de 5 graus, o que determina um grande número de pessoas com as mesmas potencialidades em relação ao aspecto de Netuno e Plutão que tiverem em comum.
Netuno em aspecto harmônico com Plutão sugere:
- sensibilidade profunda, embriaguez natural suprema;
- gosto pelas artes, pelo poder mágico e encantador das artes;
- gosto por estabelecer relacionamentos comprometidos, leais, profundos;
- sensível ao ambiente;
- ideais humanitários, espiritualistas;
- sonhos, premonição;
- força magnética de efeito curador, inclusive a distância;
- forte poder magnético e hipnótico;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas;
- inteligência emocional. Uso da sensibilidade para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos.
- intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- dons espirituais e paranormalidade.
Netuno em aspecto tenso com Plutão sugere:
- irritação, inquietude, obsessão, transtornos que se não tratados podem levar a loucura;
- hiper-sensibilidade que pode ser canalizada nas artes ou práticas espiritualistas;
- fanático propagador de idéias, crenças, ideais;
- ideais humanitários utópicos; sonhos perturbados, premonição apocalíptica;
- forte poder magnético e hipnótico que pode ser usado com perversão;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas diferentes e de um jeito inusitado;
- utilização de métodos novos ou modernos para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos. Propicia intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- faculdades espirituais e paranormalidade. Mediunidade. Canalização de forças espirituais;
- drogado. Alquimista. Gosto por substâncias com efeito psicotrópico. Mas pode também ter pouca resistência as drogas ou substâncias psicotrópicas;
- de repentes quando é contrariado especialmente nos assuntos ligados a Netuno e Plutão natal;
- falta de calma, de moderação e ponderação;
- inquietude; nervos tensos
- personalidade forte e impactante. Gosto pelo poder, confiança e lealdade;
- vontade de intervir, mudar, revolucionar, as vezes de forma compulsiva, obsessiva;
- participação em movimentos e organizações de contraversão, tráfico, máfia;
- sensibilidade especial para mudanças, imprevistos e situações de perigo ou tensão;
- mente e sensibilidade especial que quando não trabalhada pode gerar confusão emocional e psíquica, com idéias e opiniões contraditórias;
- paranoia, temor por desastres iminentes e terríveis, mente apocalíptica.
Netuno em conjunção com Plutão
A última conjunção de Netuno e Plutão aconteceu em 1892 e a próxima será em 2386, assim nenhuma pessoa viva deverá ter ou terá nos próximos anos a conjunção de Netuno e Plutão, no entanto vamos compartilhar a interpretação.
Quando Netuno e Plutão estão em conjunção, suas energias agem em conjunto, segundo o ângulo que os une. A conjunção de Netuno natal e plutão natal é muito forte devido a que Netuno amplifica e sensibiliza os impactos já profundos de Plutão
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor, da fantasia, Plutão abre o portal do poder, do profundo e da sexualidade. Ambos potencializam a paranormalidade, a telepatia, a mediunidade. A pessoa em principio disporá de passaporte para navegar no astral e no inferno com proteção e normalidade. Tudo dependerá da situação astrológica de Plutão e Netuno, do aspecto que os une e da pessoa.
Para conhecer a forma em que Plutão e Netuno se expressam na pessoa deve se estudar a casa o signo onde estão posicionados Plutão e Netuno, e os aspectos que fizerem com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa. A força deste aspecto na pessoa tem a ver também com o grau de consciência e idade da pessoa.
Netuno em conjunção com Plutão sugere:
- sensibilidade profunda, embriaguez natural suprema;
- gosto pelas artes, pelo poder mágico e encantador das artes;
- gosto por estabelecer relacionamentos comprometidos, leais, profundos;
- sensível ao ambiente;
- ideais humanitários, espiritualistas;
- sonhos, premonição;
- força magnética de efeito curador, inclusive a distância;
- forte poder magnético e hipnótico;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas;
- inteligência emocional. Uso da sensibilidade para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos.
- intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- dons espirituais e paranormalidade.
Netuno em conjunção com Plutão em tensão:
- irritação, inquietude, obsessão, transtornos que se não tratados podem levar a loucura;
- hiper-sensibilidade que pode ser canalizada nas artes ou práticas espiritualistas;
- fanático propagador de idéias, crenças, ideais;
- ideais humanitários utópicos; sonhos perturbados, premonição apocalíptica;
- forte poder magnético e hipnótico que pode ser usado com perversão;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas diferentes e de um jeito inusitado;
- utilização de métodos novos ou modernos para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos. Propicia intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- faculdades espirituais e paranormalidade. Mediunidade. Canalização de forças espirituais;
- drogado. Alquimista. Gosto por substâncias com efeito psicotrópico. Mas pode também ter pouca resistência as drogas ou substâncias psicotrópicas;
- de repentes quando é contrariado especialmente nos assuntos ligados a Netuno e Plutão natal;
- falta de calma, de moderação e ponderação;
- inquietude; nervos tensos
- personalidade forte e impactante. Gosto pelo poder, confiança e lealdade;
- vontade de intervir, mudar, revolucionar, as vezes de forma compulsiva, obsessiva;
- participação em movimentos e organizações de contraversão, tráfico, máfia;
- sensibilidade especial para mudanças, imprevistos e situações de perigo ou tensão;
- mente e sensibilidade especial que quando não trabalhada pode gerar confusão emocional e psíquica, com idéias e opiniões contraditórias;
- paranoia, temor por desastres iminentes e terríveis, mente apocalíptica.
As conjunções Netuno-Plutão acontecem a cada 500 anos. Desde o século XV vem acontecendo no signo de Gêmeos
Netuno esteve em conjunção com Plutão em 1399 (2º de Gêmeos), depois em 1892 (8º de Gêmeos) e voltará a estar em 2386 (12º de Gêmeos)
Netuno em sextil com Plutão
Quando Netuno e Plutão estão em sextil, suas energias se combinam de forma harmoniosa, mas ainda poderosa. O sextil entre esses dois planetas é significativo, pois Netuno amplifica e sensibiliza os impactos profundos de Plutão, tornando a influência dessa configuração astrológica bastante intensa.
Essa configuração está ativa desde alguns anos (depende da órbe considerada) antes do 01 de janeiro de 1950, quando Plutão estava posicionado a 17º de Leão e Netuno a 17º de Libra. Atualmente, essa relação continuará até dezembro de 2031, com Plutão a 12º de Áries e Netuno a 12º de Aquário. Durante os períodos de 1950-55, 1976-84 e 2026-31, o sextil entre Netuno e Plutão é exato.
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor e da fantasia, enquanto Plutão abre o portal do poder, do profundo, do oculto e da sexualidade. Juntos, eles potencializam habilidades como a paranormalidade, telepatia e mediunidade. A pessoa que possui esse aspecto em seu mapa astrológico tem, em princípio, um passaporte para explorar o mundo astral e temas mais obscuros com proteção e normalidade. No entanto, o impacto exato dependerá da posição de Plutão e Netuno no mapa, dos aspectos que eles fazem com outros planetas e pontos significativos, e do nível de consciência e idade da pessoa.
Quando Netuno natal está em sextil com Plutão natal, surgem algumas características e influências específicas, como:
- Facilidades e proteção para lidar com mistérios e o desconhecido.
- Profunda sensibilidade e uma tendência natural para se envolver em estados de êxtase ou embriaguez espiritual.
- Atração pelas artes e uma apreciação do poder mágico e encantador presente nas manifestações artísticas.
- Busca por relacionamentos comprometidos, leais e profundos.
- Sensibilidade aguçada ao ambiente ao redor.
- Ideais humanitários e uma tendência ao espiritualismo.
- Tendência a sonhos vívidos e experiências premonitórias.
- Possuir um forte poder magnético e hipnótico, podendo exercer influência curadora, mesmo à distância.
- Inclinação para o estudo de ciências ocultas, práticas religiosas e místicas.
- Desenvolvimento de inteligência emocional e uso da sensibilidade para explorar e compreender assuntos nebulosos e complexos.
- Intuição e inspiração para ideias e criações geniais.
- Potencial para o desenvolvimento de dons espirituais e habilidades paranormais.
Netuno em quadratura com Plutão
Quando Netuno e Plutão estão em quadratura, suas energias agem em conjunto. A quadratura entre Netuno natal e plutão natal é muito forte e tensa devido a que Netuno amplifica e sensibiliza os impactos já profundos de Plutão
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor, da fantasia, Plutão abre o portal do poder, do profundo e da sexualidade. Ambos potencializam a paranormalidade, a telepatia, a mediunidade. A pessoa em principio disporá de passaporte para navegar no astral e no inferno com proteção e normalidade. Tudo dependerá da situação astrológica de Plutão e Netuno, do aspecto que os une e da pessoa.
Para conhecer a forma em que Plutão e Netuno em aspecto maior se expressam na pessoa deve se estudar a casa o signo onde estão posicionados Plutão e Netuno, e os aspectos que fizerem com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa. A força deste aspecto na pessoa tem a ver também com o grau de consciência e idade da pessoa
Netuno em quadratura com Plutão sugere:
- irritação, inquietude, obsessão, transtornos que se não tratados podem levar a loucura;
- hiper-sensibilidade que pode ser canalizada nas artes ou práticas espiritualistas;
- fanático propagador de ideias, crenças, ideais;
- ideais humanitários utópicos; sonhos perturbados, premonição apocalíptica;
- forte poder magnético e hipnótico que pode ser usado com perversão;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas diferentes e de um jeito inusitado;
- utilização de métodos novos ou modernos para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos. Propicia intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- faculdades espirituais e paranormalidade. Mediunidade. Canalização de forças espirituais;
- drogado. Alquimista. Gosto por substâncias com efeito psicotrópico. Mas pode também ter pouca resistência as drogas ou substâncias psicotrópicas;
- de repentes quando é contrariado especialmente nos assuntos ligados a Netuno e Plutão natal;
- falta de calma, de moderação e ponderação;
- inquietude; nervos tensos
- personalidade forte e impactante. Gosto pelo poder, confiança e lealdade;
- vontade de intervir, mudar, revolucionar, as vezes de forma compulsiva, obsessiva;
- participação em movimentos e organizações de contraversão, tráfico, máfia;
- sensibilidade especial para mudanças, imprevistos e situações de perigo ou tensão;
- mente e sensibilidade especial que quando não trabalhada pode gerar confusão emocional e psíquica, com idéias e opiniões contraditórias;
- paranoia, temor por desastres iminentes e terríveis, mente apocalíptica.
Netuno em trígono com Plutão
Quando Netuno e Plutão estão em trígono, suas energias agem em conjunto. O trígono entre Netuno natal e plutão natal é muito forte ainda que harmônico devido a que Netuno amplifica e sensibiliza os impactos já profundos de Plutão
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor, da fantasia, Plutão abre o portal do poder, do profundo e da sexualidade. Ambos potencializam a paranormalidade, a telepatia, a mediunidade. A pessoa em principio disporá de passaporte para navegar no astral e no inferno com proteção e normalidade. Tudo dependerá da situação astrológica de Plutão e Netuno, do aspecto que os une e da pessoa.
Para conhecer a forma em que Plutão e Netuno em aspecto maior se expressam na pessoa deve se estudar a casa o signo onde estão posicionados Plutão e Netuno, e os aspectos que fizerem com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa. A força deste aspecto na pessoa tem a ver também com o grau de consciência e idade da pessoa
Netuno em trígono com Plutão sugere:
- sensibilidade profunda, embriaguez natural suprema;
- gosto pelas artes, pelo poder mágico e encantador das artes;
- gosto por estabelecer relacionamentos comprometidos, leais, profundos;
- sensível ao ambiente;
- ideais humanitários, espiritualistas;
- sonhos, premonição;
- força magnética de efeito curador, inclusive a distância;
- forte poder magnético e hipnótico;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas;
- inteligência emocional. Uso da sensibilidade para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos.
- intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- dons espirituais e paranormalidade.
Netuno em oposição com Plutão
Netuno em oposição com Plutão em 1640 e em 2130
Quando Netuno e Plutão estão em oposição suas energias agem em conjunto.
A oposição entre Netuno e plutão é muito forte e tensa devido a que Netuno amplifica e sensibiliza os impactos já profundos de Plutão
Netuno abre o portal da sensibilidade, do amor, da fantasia, Plutão abre o portal do poder, do profundo e da sexualidade. Ambos potencializam a paranormalidade, a telepatia, a mediunidade. A pessoa em principio disporá de passaporte para navegar no astral e no inferno com proteção e normalidade. Tudo dependerá da situação astrológica de Plutão e Netuno, do aspecto que os une e da pessoa.
Para conhecer a forma em que Plutão e Netuno em aspecto maior se expressam na pessoa deve se estudar a casa o signo onde estão posicionados Plutão e Netuno, e os aspectos que fizerem com o resto dos planetas e pontos significativos do mapa. A força deste aspecto na pessoa tem a ver também com o grau de consciência e idade da pessoa
Netuno natal em oposição com Plutão sugere:
- ser sensível a como as pessoas lidam com poder e religião;
- irritação, inquietude, obsessão, transtornos que se não tratados podem levar a loucura;
- hiper-sensibilidade que pode ser canalizada nas artes ou práticas espiritualistas;
- fanático propagador de ideias, crenças, ideais;
- ideais humanitários utópicos; sonhos perturbados, premonição apocalíptica;
- forte poder magnético e hipnótico que pode ser usado com perversão;
- inclinação ao estudo de ciências ocultas; práticas religiosas e místicas diferentes e de um jeito inusitado;
- utilização de métodos novos ou modernos para a exploração ou elucidação de assuntos nebulosos, difíceis ou misteriosos. Propicia intuição e inspiração para idéias ou criações geniais;
- faculdades espirituais e paranormalidade. Mediunidade. Canalização de forças espirituais;
- drogado. Alquimista. Gosto por substâncias com efeito psicotrópico. Mas pode também ter pouca resistência as drogas ou substâncias psicotrópicas;
- de repentes quando é contrariado especialmente nos assuntos ligados a Netuno e Plutão natal;
- falta de calma, de moderação e ponderação;
- inquietude; nervos tensos
- personalidade forte e impactante. Gosto pelo poder, confiança e lealdade;
- vontade de intervir, mudar, revolucionar, as vezes de forma compulsiva, obsessiva;
- participação em movimentos e organizações de contraversão, tráfico, máfia;
- sensibilidade especial para mudanças, imprevistos e situações de perigo ou tensão;
- mente e sensibilidade especial que quando não trabalhada pode gerar confusão emocional e psíquica, com idéias e opiniões contraditórias;
- paranoia, temor por desastres iminentes e terríveis, mente apocalíptica.
Tabela da oposição Netuno-Plutão desde 600 antes de Cristo
| Ano | Mês | Dia | Hora | Posição Netuno | Posição Plutão |
| -333 | 12 | 29 | 1:34 | 10Sc08 | 10Ta08 |
| -332 | 3 | 11 | 8:03 | 10Sc25 | 10Ta25 |
| -332 | 12 | 2 | 10:11 | 11Sc29 | 11Ta29 |
| -331 | 4 | 12 | 10:10 | 12Sc00 | 12Ta00 |
| -331 | 11 | 12 | 7:30 | 12Sc51 | 12Ta51 |
| -330 | 5 | 8 | 15:59 | 13Sc33 | 13Ta33 |
| -330 | 10 | 24 | 9:09 | 14Sc14 | 14Ta14 |
| -329 | 6 | 3 | 7:35 | 15Sc07 | 15Ta07 |
| -329 | 10 | 2 | 17:39 | 15Sc36 | 15Ta36 |
| -328 | 7 | 8 | 10:16 | 16Sc43 | 16Ta43 |
| -328 | 9 | 3 | 0:53 | 16Sc56 | 16Ta56 |
| 163 | 1 | 18 | 9:41 | 16Sc41 | 16Ta41 |
| 163 | 3 | 5 | 2:22 | 16Sc52 | 16Ta52 |
| 163 | 12 | 16 | 23:40 | 18Sc01 | 18Ta01 |
| 164 | 4 | 10 | 19:10 | 19Sc23 | 19Ta23 |
| 165 | 5 | 7 | 16:38 | 20Sc02 | 20Ta02 |
| 165 | 11 | 6 | 0:10 | 20Sc45 | 20Ta45 |
| 166 | 6 | 2 | 16:59 | 21Sc35 | 21Ta35 |
| 166 | 10 | 17 | 4:50 | 22Sc08 | 22Ta08 |
| 167 | 7 | 3 | 13:25 | 23Sc10 | 23Ta10 |
| 167 | 9 | 21 | 20:40 | 23Sc30 | 23Ta30 |
| 657 | 1 | 14 | 9:19 | 22Sc58 | 22Ta58 |
| 657 | 3 | 21 | 19:47 | 23Sc13 | 23Ta13 |
| 657 | 12 | 17 | 12:38 | 24Sc18 | 24Ta18 |
| 658 | 4 | 24 | 0:37 | 24Sc48 | 24Ta48 |
| 658 | 11 | 27 | 3:53 | 25Sc40 | 25Ta40 |
| 659 | 5 | 20 | 9:33 | 26Sc21 | 26Ta21 |
| 659 | 11 | 8 | 5:15 | 27Sc54 | 27Ta54 |
| 660 | 10 | 17 | 18:22 | 28Sc24 | 28Ta24 |
| 661 | 7 | 18 | 18:33 | 29Sc30 | 29Ta30 |
| 661 | 9 | 19 | 5:17 | 29Sc45 | 29Ta45 |
| 1151 | 1 | 4 | 10:17 | 29Sc00 | 29Ta00 |
| 1151 | 4 | 15 | 12:30 | 29Sc24 | 29Ta24 |
| 1151 | 12 | 12 | 14:39 | 0Sg21 | 0Ge21 |
| 1152 | 5 | 13 | 0:21 | 0Sg57 | 0Ge57 |
| 1152 | 11 | 22 | 1:47 | 1Sg43 | 1Ge43 |
| 1153 | 6 | 8 | 6:37 | 2Sg30 | 2Ge30 |
| 1153 | 11 | 2 | 7:56 | 3Sg05 | 3Ge05 |
| 1154 | 7 | 7 | 17:25 | 4Sg04 | 4Ge04 |
| 1154 | 10 | 9 | 12:30 | 4Sg27 | 4Ge27 |
| 1644 | 1 | 16 | 21:56 | 3Sg26 | 3Ge26 |
| 1644 | 4 | 9 | 7:38 | 3Sg45 | 3Ge45 |
| 1644 | 12 | 21 | 21:31 | 4Sg46 | 4Ge46 |
| 1645 | 5 | 9 | 18:06 | 5Sg18 | 5Ge18 |
| 1645 | 12 | 1 | 23:14 | 6Sg07 | 6Ge07 |
| 1646 | 6 | 4 | 22:55 | 6Sg51 | 6Ge51 |
| 1646 | 11 | 12 | 15:13 | 7Sg29 | 7Ge29 |
| 1647 | 7 | 2 | 15:33 | 8Sg24 | 8Ge24 |
| 1647 | 10 | 21 | 16:07 | 8Sg50 | 8Ge50 |
| 1648 | 8 | 14 | 7:15 | 10Sg01 | 10Ge01 |
| 1648 | 9 | 12 | 5:12 | 10Sg08 | 10Ge08 |
| 2137 | 1 | 29 | 15:41 | 7Sg33 | 7Ge33 |
| 2137 | 4 | 4 | 11:43 | 7Sg48 | 7Ge48 |
| 2137 | 12 | 31 | 21:20 | 8Sg52 | 8Ge52 |
| 2138 | 5 | 8 | 14:05 | 9Sg22 | 9Ge22 |
| 2138 | 12 | 10 | 21:54 | 10Sg13 | 10Ge13 |
| 2139 | 6 | 4 | 14:47 | 10Sg54 | 10Ge54 |
| 2139 | 11 | 21 | 6:40 | 11Sg34 | 11Ge34 |
| 2140 | 7 | 1 | 1:49 | 12Sg27 | 12Ge27 |
| 2140 | 10 | 29 | 18:21 | 12Sg55 | 12Ge55 |
| 2141 | 8 | 7 | 9:28 | 14Sg02 | 14Ge02 |
| 2141 | 9 | 27 | 18:09 | 14Sg14 | 14Ge14 |