Esta pessoa vem em esta vida para desenvolver seu poder criativo, para facilitar a vida, o prazer e a alegria. O desafio é conseguir sair do encantamento de seus sonhos e esperanças ou de sua necessidade em satisfazer as expectativa que os outros tem dela.
O social e o pessoal
Por um lado a pessoa quer fazer suas coisas sozinha (nodo norte na casa 5), por outro se sente mais seguro se faz em conjunto a outras pessoas em que confia (nodo sul na casa 11). Mas o difícil é reunir as pessoas entorno de seus propósitos.
A pessoa, apesar de se resistir, tende a ser aprisionada pelos grupos a que pertence e amigos que o envolvem em outros propósitos, e lhe tomam toda a sua energia e tempo. Seu ideal é poder ser mais livre e dar conta de sua energia pessoal.
Ao mesmo tempo que busca pertencer a grupos e cultivar suas amizades pode não conseguir estabelecer relacionamentos felizes a não ser que consiga manter uma posição descompromissada ou que claramente assuma a liderança no grupo ou que seu jeito de ser, sua vontade (se consciente) seja tida em conta.
Num primeiro momento se entrega a grupos e a amigos, mas logo razões pessoais (perde o tesão, chamado de filhos) o fazem se afastar ou se distanciar.
O seu anelo por autonomia e realização pessoal é sabotada pela sua falta de liderança, pela falta de coragem ou consciência para assumir a sua verdade.
O seu pretexto interior para se desligar pode ser se sentir não reconhecida ou não concordar com a forma de ser dos outros reveladas depois de um conhecimento mais profundo, mostrando dificuldade de lidar com o conflito entre o que querem os outros e o que ela realmente quer.
O seu movimento natural e fácil para ela de se entregar ao interesse coletivo, à rede, ao que está fluindo a pode separar do que realmente a pessoa quer. Nesta vida algo lhe diz para se concentrar no que ela quer e não perder tempo correspondendo às expectativas dos outros.
Desenvolver liderança, Conscientizar desejos e vontade. Coragem para assumir a verdade
É muito importante para esta pessoa desenvolver sua liderança, definir muito bem o que quer, e aprender a estar sozinha desenvolvendo sua criatividade, seus talentos e habilidades para ter cacife de fazer algo que seja valorizada, apreciada pelos outros. Ainda que seu dom seja articular, participar, facilitar, ela só deverá se entregar a esta função se seu desejo é se realizar pessoalmente através desta função.
Família. Filhos
Se tiver família, se esforçará em se dedicar e corresponder a seus filhos. Pelos filhos poderá adequar compromissos com projetos, grupos e amigos. Poderá se dedicar também a trabalhar para crianças.
Planejamento do tempo do espaço pessoal
A pessoa tenderá a sempre querer mais brilho e reconhecimento (casa 5) mas suas ideias e princípios de cooperação e convivência podem sabotar o tempo e energia que precisa para criar, encontrar prazer no que faz. Por isto é importante a pessoa estar atenta a sua vontade e se organizar na vida garantindo sua liberdade para criar, decidir, fazer. Desta maneira ela poderá se sentir melhor, e assim dona de si e independente poderá criar e fazer e se integrar que é também o seu sonho e é também algo que lhe faz bem.
É auspicioso a pessoa alimentar sua vontade de brilhar, se destacar, ser valorizada, querida, adorada. É bom que ela acolha esta vontade e se esforce em realizar, sabendo que para isto terá que conseguir ensaiar, treinar, se trabalhar sozinha.
O seu desafio é sua inexperiência em se escutar, em valorizar o que sente e deseja centrada em suas necessidades. Assim poderá se sentir inadequada ou insegura ao encarar seu poder pessoal e neste estado se entregar a relacionamentos compromissados, ou trabalhos em equipe que depois a prendem e dão uma sensação de aprisionamento.
Autoconhecimento e treinamento pessoal
Nesta vida esta pessoa deverá aprender a lidar com sua energia e poder pessoal, deverá investir em autoconhecimento, e desenvolver a capacidade de falar a sua verdade, de expressar o que sente. E quando ainda não souber o que quer, garantir no contrato de relacionamento ou serviço a oportunidade de diálogo constante que permita incluir o seu processo de autodescoberta.
Sexo
Poderá sentir insegurança na sua performance sexual e no uso de seu poder pessoal. Porque desconhecendo a sua necessidade de ser querida, de ser centro, ela poderá alimentar, potencializar seu tesão por pessoas que não gostam dela, que não a desejam como ela espera.
Nesta cegueira de si a pessoa pode optar por relacionamentos com pessoas casadas, comprometidas, ou com pessoas que não querem assumir compromissos, os chamados relacionamentos livres. Só que quando se entrega a eles se sente mal por não ser assumida e tratada como ela realmente quer (casa 5).
É importante que a pessoa reconheça o quanto está querendo ser reconhecida, querida, adorada e para isto tem que aprender a ficar na dela, aprender a deixar chegar o amor, e logo quando está presente aprender a cultivar com verdade, aliança profunda em se relacionar com verdade e cuidado mútuo a todo o momento.
Investir em poder pessoal e desenvolvimento de talentos e habilidades
Aconselha-se investir no desenvolvimento de seus talentos e habilidades pessoais, assim como no auto-conhecimento. É bom fazer teatro, desenvolver ao máximo suas potencialidades expressivas, comunicativas, aprender a se relacionar se respeitando e fortalecer sua autoconfiança através do respeito de si e a conquista do que deseja.
A pessoa deverá desenvolver seus talentos e habilidades ao ponto de conseguir construir um jeito de ser que lhe permita encontrar seu lugar no mundo com firmeza e solidez sendo o que é.
A pessoa deverá planificar seu tempo e energia em função daquilo que quer, sem esperar que os outros correspondam, mas contracenando e alimentando os relacionamentos e as pessoas que são atraídas pela sua energia, que gostam dela não pelo que ela facilita aos outros, mas pelo que ela é.
Interpretação de Martin Shulman
Nodo Norte na quinta casa / Nodo Sul na décima primeira casa segundo Martin Shulman no livro “Os Nodulos Lunares” Editora Ágora.
p65 “Aqui o indivíduo está aprendendo sobre o Processo Criativo. Ele gasta muito tempo nas nuvens, atrelando seu vagão a algum sonho distante ou ponderando através de sua profusão de idéias fantásticas. Em encarnações passadas, ele viveu para a realização de seus desejos. Agora seu mundo transparente de delicados sonhos está tão ornamentado com a fragrância acumulada de promessas, que é preciso muito estímulo de ações reais para sacudi-lo e libertá-lo.
Desde pequeno ele aprendeu a ser um observador de pessoas, gastando a maior parte de suas horas conscientes ponderando as possibilidades das ações de outras pessoas. Como resultado de vidas passadas ele aprendeu como ser altamente imaginativo e inventivo; às vezes até engenhoso, mas costuma gastar muito dos seus poderes mentais elaborando os intrincados enredos de seu fantástico sonhar acordado.
Ele nunca pára de se surpreender com as excentricidades que pode evocar dentro de sua própria mente, mas por toda sua ingenuidade é uma das pessoas menos práticas do zodíaco. Ele está sempre profundamente emaranhado em pensamentos. Mas, o que realmente está fazendo é buscar símbolos que o proverão de novos materiais para futuros sonhos.
Quando ele volta à Terra, seu primeiro instinto é procurar amigos que, em aparência ou comportamento, o façam lembrar das personagens de seu delicado mundo de fantasias.
Sua mente está constantemente vagando num futuro distante, e, lá, na ficção científica de um século ainda por viver, ele se entrega à fascinação das mais remotas possibilidades que, por outro lado poderia ter pouco ou nenhum sentido em sua vida atual. Ainda assim, ele gosta de ponderar.
Ele pensa muito sobre o valor de seu trabalho, bem como no efeito dos pais na sua infância, os quais ele culpa por suas dificuldades em lidar com seus impulsos sexuais.
A verdade é que nem seu trabalho nem seus pais nem mesmo seus impulsos sexuais realmente o aborrecem mas, pelo contrário, sua frustração aparece a partir da lacuna que vê entre a realidade de seu mundo de sonhos de vida passada e as duras circunstâncias de seu despertar em cujas fronteiras e limitações sua vida atual é vivida.
Ele acha difícil compreender por que há uma barreira entre os sonhos e as ações e, como resultado, gasta muito esforço tentando avançar através das paredes da limitação que separam um mundo do outro.
Mas enquanto isso está dispersando sua força e quanto mais faz isto menos é capaz de criar sua própria vida.
Ele precisa perceber que através do nodo norte em sua quinta casa lhe é dado, agora, o maior presente que uma pessoa pode receber: o poder de criar o seu próprio destino. Estudando os processos de criação ele pode se tornar consciente de que são os seus próprios pensamentos que têm provocado todas as circunstâncias que ele crê reais na sua vida. Ele precisa então ir além e compreender a ligação entre seu pensamento e seus sonhos pois, certamente, é sua vida de sonhos que, mais do que pensa, está criando sua vida na Terra.
Ele precisa aprender a ser responsável por seus sonhos e cuidadoso com o que deseja pois, mais que outro com qualquer outra posição Nodal no zodíaco, irá ver seus sonhos materializados. Mas sempre o efeito físico de cada sonho chega com um pequeno desvio, suficiente para fazê-lo perceber o perigo de criar egoisticamente.
Este indivíduo terá que viver seus sonhos muito depois de se recordar das razões dos mesmos. É uma forte parte do seu carma contínuo entender “o poder do desejo” e como melhor compreendê-lo do que vivendo através das consequências de todos os seus desejos.
Assim, sua vida é tanto uma bênção como uma maldição, pois cada vez que esfrega a lâmpada de Aladim, sua alma poderá ou mover-se para o alto, nas asas do espírito, ou afundar miseravelmente nas profundezas de seu próprio inferno particular.
Ele está aprendendo que os sonhos do Nodo Sul em sua décima-primeira casa estão sob o domínio de Aquário, onde eles precisam ser dedicados a um serviço pela humanidade e que, quanto mais ele deseja para os outros, mais ele terá para si. Mas, quando reverte esse processo, sua vida torna-se uma verdadeira confusão.
Se escolhe criar para si, depara-se com o triste resultado de usar incorretamente um sagrado dom, pois seus sonhos, na verdade se tornarão tão carregados que perderão completamente seu valor, embora fossem capazes de trazer-lhe felicidade.
A menos que estes nodos caiam em signos de água e de terra, eles podem causar dificuldades em relacionamentos e casamentos, graças a muitos resíduos de vidas passadas de não-compromisso.
Os principais pontos de virada na vida atual giram ao redor de crianças, pois através dos seus olhos, o indivíduo chega a compreender seu próprio senso de valor próprio. As crianças põem seus sonhos em ação e logo chega a perceber que, em vez de fazer de seus sonhos os planos para seu futuro ele, realmente, tem permitido que bloqueiem todo o momento presente. Uma vez que veja isso, será capaz de deixar os castelos no ar e focalizar sua atenção naquilo que irá criando no presente.
Para fazer isto ele deverá se conscientizar de como ele pode permitir que sua necessidade de amizade dissipe sua energia criativa.
Mais que tudo, ele deseja ser um realizador, mas é somente depois de desistir de todo sonho pessoal que ele pode tornar-se forte o suficiente para tomar os blocos de construção de sua vida e colocá-los juntos. Ele precisa, literalmente, pegar o touro pelos chifres em vez de permitir ser guiado através da teia do mundo de Cinderela de suas lembranças da alma.
Para realizar isto, ele faria melhor se passasse mais tempo aprendendo auto-disciplina pois, somente através da habilidade de guiar-se, na verdade, será capaz de trazer à tona, das águas profundas nas quais por vidas ele mergulhou, suas esperanças e sonhos.
O signo que contém o nodo sul mostra as formas pelas quais os sonhos de vidas passadas continuam nesta encarnação. O signo que contém o nodo norte indica como o indivíduo pode, construtivamente, adaptar seus sonhos à realidade, expressando criativamente, tudo o que sente.
Algumas almas muito evoluídas com estes nodos, viveram a Consciência Cósmica numa vida passada. Agora, através do nodo norte em sua quinta casa, estão aqui para trazer esta percepção para as crianças da Terra e as pessoas abertas para a Nova Era.” p.67