A pessoa pode se sentir instada ao despojamento e ao desapego, com vontade de contribuir com o desenvolvimento dos outros especialmente as pessoas de sua intimidade. Pode se sentir atraída por sexualidade e entrega emocional, mas pode se inibir devido a necessidade de segurança e controle.
Nodo Norte na oitava casa / Nodo Sul na segunda casa segundo Martin Shulman no livro “Os Nodos Lunares” Editora Ágora
- 73 “Aqui o indivíduo é confrontado com uma poderosa batalha dentro de si mesmo, no mais básico dos níveis. Seu carma é superar a extrema possessividade de suas encarnações passadas. Até que consiga lidar com isto, tem dificuldade para encontrar sentido em qualquer coisa que ele, pessoalmente, não possa ter. É ciumento do que os outros possuem, desejando muito ter tudo que seus olhos vêem.
Em alguns indivíduos isto desenvolve um insaciável desejo de posse. A este respeito há uma determinação tão forte, que pouca coisa pode desviá-lo da perseguição a seus desejos.
Sua vida está quase sempre baseada na força sexual e é quase certo que a sensação de compreensão sexual seja altamente pervertida. Geralmente há algo de animalesco na natureza sexual. Tanto faz se aberta ou mantida oculta, há uma falta de resposta aos efeitos civilizadores da sociedade.
Em suas vidas passadas o indivíduo não compreendeu totalmente a importância dos valores de outras pessoas, mas continua seguindo seu próprio caminho sem perceber como afeta os outros. Sua alma construiu um sistema de necessidades tão grande, que não importa o quanto esteja realizado; suas maiores necessidades sempre parecem estar longe de seu alcance. Ele é como o burro da fábula, seguindo uma cenoura presa a sua cabeça, mas raramente compreende que ele próprio a colocou lá.
Os que lhe são próximos lhe dariam a lua, se isto o fizesse feliz, mas sabem tão bem quanto ele que será apenas um brinquedo momentâneo a ser finalmente descartado e substituído por outra necessidade. Ele parece desejar tanto em quantidade quanto em qualidade, o que quer dizer que ele sente que precisa ter tudo! Um fardo de excessos em todas as direções, ele acha difícil mudar seus caminhos, mesmo depois da compreensão de que está no rumo do desastre.
Ele avança tanto em cada encruzilhada, que quando descobre seus erros está tão longe do ponto de partida que acha impossível ver seu caminho de volta. E, assim, ele continua pelo caminho que sabe estar errado porque é a única estrada que seus olhos podem ver.
Em alguns casos ele vai a tais extremos que pode ter problemas com a lei, mas muito depois de ver seu erro, ele ainda tenta convencer os outros de que está certo.
Mais do que qualquer pessoa em outra posição nodal este indivíduo precisa aprender a autocontrolar-se, pois sem disciplina ele pode muito facilmente permitir que hábitos de auto-indulgência de encarnações passadas dificultem sua vida atual.
Alguns com estes nodos experimentam uma fraqueza que os leva tão próximos da morte, que seus olhos se abrem para uma nova apreciação da vida. Outros passam por episódios sexuais extremamente dolorosos, o que os torna mais atentos aos seus comportamentos. Mas a lição cármica é sempre a mesma: o indivíduo empurra tanto a sim mesmo que, finalmente, destrói tudo o que conquistou. Através da morte simbólica dos padrões de comportamento excessivos ele pode, finalmente, experimentar um novo renascimento.
O resíduo de vida passada apresenta muita relação física e material. O principal desenvolvimento na vida atual é baseado na habilidade individual de trazer à luz, das profundezas de seu ser, a força para um renascimento. Ele frequentemente exibe um interesse no oculto, através do qual, finalmente, obtém informações necessárias para alcançar sua transformação regeneradora.
Há sempre um caos em qualquer uma de suas escolhas, pois é um extremista. E ainda assim, o resíduo cármico combinado de teimosia e preguiça mantém bloqueado o seu renascimento. Sua alma quer transformar-se, mas ele tem dificuldade para encontrar a energia suficiente para isto.
O mais duro para ele é aprender como andar sem deixar rastros, pois quer tão desesperadamente ser marcante que continua tornando sua própria vida mais difícil.
Os relacionamentos são extremamente importantes para ele. De encarnações passadas, desenvolveu o hábito de ver o mundo como um sistema de castas sociais e, dentro desta moldura, se mantém lutando por _status_, sempre acreditando que algumas pessoas são mais privilegiadas que outras. Através do nodo norte na sua oitava casa ele precisa, simbolicamente, matar seu sistema de valores de vida passada e passar pela permanente metamorfose que finalmente o sintonizará com os valores dos outros. Tão logo comece a ouvir, ele tem muito o que aprender daqueles que estão próximos.
A maioria de seus pensamentos sexuais vem de um arraigado desejo de matar no plano físico. Eles o guiam por um caminho de extrema repulsa por si mesmo, bem como com a vida material e física que tem levado por tanto tempo.
Através de desejos expressos ou ocultos, assim como da inveja do dinheiro ou trabalho, ele se mantém espiralando sua vida a um ponto sem volta. Uma vez que atinja isto, começará a ser aceito pelo sistema de valores de outras pessoas a fim de encontrar seu caminho de volta. Mas será confrontado com o teste de ter que desistir de tudo que pensou ser importante, quase como se lhe estivesse sendo pedido para retornar ao fim da linha e esperar sua vez. Cada vez que um novo e mais elevado valor lhe é imposto precisa aprender a eliminar tudo em si mesmo que bloqueie sua aceitação.
Ele começará sua nova vida pelo início da escada onde, devido à morosidade de sua ascensão, valorizará profundamente cada centímetro que avançar.
Verdadeiramente, estes nodos indicam uma vida difícil mas somente pelo fato de atitudes arraigadas de encarnações passadas estarem tão fixadas, em ir por seus próprios caminhos.
Até que a transição esteja completa ele pode esperar que sua vida atual seja um “cabo de guerra financeiro” após o outro. Ele precisa aprender a lição cármica de que posses são para serem usadas e que não é necessário ganhar mais do que o imediatamente útil.
Quando ele supera a tendência de permitir que suas energias se dissipem, ele pode tornar-se um verdadeiro dínamo no mundo dos negócios. Ainda assim, ele nunca pode se esquecer de que é um tipo que precisa queimar as pontes atrás de si como uma proteção contra a volta a níveis que ele lutou para atravessar.
Ele precisa compreender a estória bíblica de Lot que, quando foi finalmente liberto de Sodoma e Gomorra, lhe foi pedido que deixasse a cidade sem as suas posses e que, sob nenhuma circunstância, olhasse para trás.
O nodo norte na oitava casa pode regenerar ou degenerar o indivíduo. Isto compete à força de sua própria fé. Para alcançar o céu, esta posição nodal precisa primeiro caminhar através do inferno; lá, nas entranhas da terra, ter a compreensão de que Deus ouvirá seu mais fraco pedido de ajuda, tão logo ele prometa, sinceramente, não “olhar para trás”.
O signo que contém o nodo sul mostra o tipo de sistema de valores de vida passada que precisa ser reorganizado. O signo que contém o nodo norte mostra os caminhos pelos quais o renascimento será realizado.” p.75