Nodo norte na quarta casa / Nodo sul na décima casa
A pessoa com este eixo nodal, ainda que anele construir uma família e se dedicar a seu mundo interior, poderá na primeira metade da sua vida se dedicar a desenvolver sua vida profissional e alcançar status e reconhecimento público, recuando ao passado onde pode ter alcançado reconhecimento e sucesso. No entanto sua necessidade emocional de família e mundo interior podem sabotar sua dedicação ao trabalho pois nesta vida o que realmente o movimenta é se encontrar emocionalmente e constituir família. Mas como não tem experiência neste setor, passará por provações diversas dificultando que consiga estabelecer a família ideal que anela. Em compensação, recua em busca de reconhecimento através do trabalho, mas como sua energia está voltada para a família, pode não conseguir investir na profissão tudo o que requer segundo suas expectativas. Assim não faz nem uma coisa nem a outra, até um dia aceitar que o mais importante nesta vida é sua cura emocional.
A pessoa também pode canalizar este anelo de casa IV pela necessidade de pertencer a um grupo, a uma tribo com identidade que o acolha como membro especial, ainda que ele tenha dificuldade de se relacionar com seus membros e cumprir seus compromissos, adotando uma situação ambígua ou diferenciada, especialmente por não ter tempo, energia, experiência para dar conta das exigências de uma convivência em família e em grupo. Ela anela a família e o grupo a que pertence, mas na real não consegue estabelecer relacionamentos satisfatórios por inexperiência. A atitude adequada para esta situação seria a pessoa se dispor a aprender a conviver, escutar, dialogar com o diferente, mas acostumada a relacionamentos burocráticos e práticos sempre violentados pelo ritmo do trabalho, pode não resistir e quando está chegando perto, foge e se distancia.
A pessoa pode se levar pela crença de que só conseguirá seguridade na sua vida, se garantir sua realização profissional, onde deverá conquistar poder, segurança e comando. Pode levar nesta ilusão a primeira metade da sua vida, sem encontrar tempo e ocasião para cultivar sua vida emocional, família e relacionamentos afetivos. Sacrifica sua vida emocional, afetiva e familiar em função da segurança que sente na realização profissional.
Ainda que a pessoa não encontre tempo e ocasião para construir sua família e cultivar seu mundo emocional, sente que um dia conseguirá, pois anela profundamente por isso, mas sempre as exigências dos compromissos profissionais escolhidos o impedem de viver seu sonho e as pessoas envolvidas sofrem e podem chegar a desistir. Ao mesmo tempo como sua meta e paixão está na familia e seu mundo pessoal, não consegue levar a frente como poderia o que faz profissionalmente, tendendo a burocracia, repetição de modelos seguros, mas sem brilho e ousadia, gerando insatisfação com o tempo.
A sua saída é a cura emocional e a disposição de assumir compromissos conscientes com sua vida intima, pessoal, familiar e as pessoas envolvidas até conquistar relacionamentos saudáveis e bem cultivados. Só assim poderá rever também sua relação com a vida pública e o trabalho de forma criativa e apaixonada, e conquistar a realização e brilho que tanto almeja.
Nodo Norte na quarta casa / Nódulo Sul na décima casa segundo Martin Shulman no livro “Os Nodos Lunares” Editora Ágora.
Da superênfase na própria importância à plenitude emocional
p63 *”Este indivíduo precisa aprender a superar o sentimento cármico de que é o centro vital de todas as situações a sua volta*.
*Ele chega nesta vida atual com memórias subconscientes de um senso de dignidade do passado que o leva a acreditar que pelo menos algumas áreas da experiência de vida estarão aquém dele*.
Suas encarnações passadas o colocaram na posição de ser capitão de seu próprio navio; senão, comandante de outros. Como resultado, ele está acostumado a assumir uma posição autoritária, sempre que a fraqueza de outros provoque sua necessidade poderosa de assumir o comando.
Ele gosta do papel de protetor e vai a extremos para preencher sua vida com aqueles cujas fraquezas os coloquem sob seu domínio; fazendo isto ele está constantemente testando seu próprio poder de se erguer.
Esta é uma posição solitária, pois aqui o indivíduo está muito envolvido com sua missão auto-imposta, nunca permitindo que outros vejam seu verdadeiro ser interior. O que ele mostra é uma fachada do papel que se sente obrigado a fazer.
Na vida atual ele passa por experiências que o ensinam como sair do seu arranha-céu e assegurar-se de suas fundações.
*É na área de seus mais íntimos relacionamentos, dentro de sua própria família, que o palco é montado para sua batalha perpétua de vida na tentativa de ganhar controle de suas próprias raízes*.
Muitos com estes Nódulos têm pais extraordinariamente exigentes cujas expectativas os encorajam a acreditar que estão verdadeiramente destinados a alcançar a posição de se sentarem no topo do mundo. Como resultado, estão descontentes com qualquer situação em que se encontrem, pois geralmente não correspondem ao que sentem que foram destinados.
A lição cármica aqui é que “mais vale um pássaro na mão que dois voando”. O individuo precisa *superar sua presteza em abandonar o que tem pela possibilidade de conseguir o que não tem.*
É tão relutante em se ver em uma posição secundária que, quando circunstâncias o forçam a fazer isto, ele pode, em casos extremos, até pensar em grandes sacrifícios pessoais até alcançar o que quer, pois acredita firmemente que sem alcançar algum grande destino a vida é completamente sem valor.
*Esta encarnação o dirige através da experiência de enfrentar o conflito entre uma carreira para si e as exigências de sua família*.
Ele precisa amadurecer, pois com toda a sua força, poder e dignidade projetadas, ele é quase um inválido quando precisa solucionar seus próprios problemas emocionais. Ele precisa examinar suas raízes e, depois de tirar sua cabeça das nuvens de seu passado, construir uma base prática para seu futuro.
Finalmente ele aprende que organizando a vida dos outros está simplesmente se distraindo de pôr sua própria vida em ordem.
O relacionamento estabelecido com os pais, desde cedo na vida, é mais importante neste nodo do que em qualquer outra posição do zodíaco. Aqui o indivíduo gastará muito mais energia de vida tentando ser totalmente livre e independente de seus pais, embora sempre consciente de quanto precisa deles. Contudo, *os padrões de reação à vida continuam a mostrar um claro desafio aos pais, mascarando uma forte necessidade do seu amor*.
Esta alma está num momento cármico onde ele se sente depreciado por todos os seus esforços. O resíduo de encarnações passadas está baseado na realização, à procura de reconhecimento e apreço. Agora a realização é sua própria recompensa. A alma precisa parar de tentar ganhar audiência por suas ações, percebendo que a audiência estará sempre lá, se suas ações forem suficientemente grandiosas. O indivíduo tende a perder-se que ele precisa, literalmente, transformar sua quarta casa em um novo nascimento de atitudes emocionais, aprendendo a lição de que quando um homem fia na ponta dos pés ele está instável.
Sua vida é como uma bela orquídea: uma esplêndida visão para se contemplar, quando crescida e alimentada sob o mais delicado controle de condições ambientais. Mas, uma vez que a orquídea estiver pronta para exibição, será cortada de suas raízes e, seguramente, murchará e certamente morrerá após algum tempo. Este indivíduo se deparará com a escolha entre ser uma orquídea em um jardim ou sacrificar sua própria felicidade para ser a mais bela flor na lapela de alguém. *Tão logo ele supere sua necessidade de vida passada de exibição, poderá começar a crescer para a maturidade que está desesperadamente procurando*.
*O signo que contém o nodo sul* indica os caminhos pelos quais ele ainda super enfatiza sua importância. O signo que contém o nodo norte mostra como ele pode crescer para tornar-se uma substância tão plena emocionalmente que não mais terá que identificar sua felicidade com a memória de auto-estima de sua alma em vidas passadas.” p.65