Nodo norte na terceira casa / Nodo sul na nona casa
A pessoa devido a seu investimento em vidas passadas em religião, ética e moral, pode desenvolver um padrão de obediência a ideologias, religiões, filosofias de forma compulsiva, instintiva, automática. Mas ao mesmo tempo impelido pelo nodo norte na casa 3 não consegue ter motivação para cumprir com a rotina e obrigações exigidas.
A pessoa busca uma forma mais simples de se entender e expressar a revelia da sua moral. É o caso onde moral e ética podem mostrar suas diferenças na pessoa, por um lado a pessoa acredita e se compromete com uma visão de mundo que na prática de seu dia a dia não consegue ser consequente ou tenta mudar.
A pessoa na sua juventude pode investir em estudos superiores ou universitários e depois abandonar optando pela simplicidade como critério de vida. Nos seus estudos a concentração requerida sempre pode estar sendo sabotada por uma vontade de dispersar e ficar a toa, se resistindo ao complexo, sofisticado, difícil. É como se uma voz interior lhe falasse que o conhecimento verdadeiro se expressa de forma simples, clara e até com pitadas de humor, segundo indica o astral da casa 3, análoga ao signo de Gêmeos.
Na primeira etapa da vida pode achar o estrangeiro e o mundo (casa 9) como um sonho e depois pode achar seu bairro (casa 3), sua vizinhança, seus relacionamentos como suficientes, onde encontra tudo o que busca.
A pessoa escuta uma voz que o convida a viver com simplicidade, humor e simpatia. Ela gostaria de viver com mais simplicidade do que faz e se libertar de crenças e costumes que complicam sua vida com rotinas nas quais se sente aprisionado.
Nesta vida a pessoa é instada a conseguir expressar suas idéias e sentimentos com simplicidade e espontaneidade, algo lhe diz para viver no aqui e agora, saboreando a alegria de estar presente e em relação.
A pessoa pode sentir necessidade de dedicar mais tempo a seus relacionamentos com os próximos, irmãos, parentes, vizinhos e fazer questão de participar de organizações e associações de bairro.
A pessoa pode ter talento para assuntos que lidem com educação, mídia, comunicação, expressão, troca e negócios.
Nódulo Norte na terceira casa / Nódulo Sul na nona casa
segundo Martin Shulman no livro “Os Nodulos Lunares Editora Ágora.
- 60 “Estes Nodos representam um carma nos relacionamentos. O indivíduo está aqui para aprender como integrar o entrelaçamento de pessoas e idéias à espera de sua compreensão. O Nodo Sul na Nona Casa mostra uma ênfase no desenvolvimento em vidas passadas. Literalmente, milhões de horas de pensamento foram gastas para desenvolver em abundância a sabedoria. Muito foi sacrificado para fazer isto, especialmente relacionamentos com pessoas próximas. Para que muito do crescimento da alma pudesse ser consumado, a liberdade de explorar sem restrições ou limitações teve que ser desenvolvida primeiro.
Agora, na vida atual, o indivíduo está ligado à sensação de liberdade de sua encarnação passada e, apesar de sentir que precisa retê-la, não pode mais conscientemente lembrar-se o por que.
De vez em quando ele sente vontade de viajar para visitar horizontes diferentes pois em algum lugar à distância está o arco-íris que está acostumado a procurar. Ele é um nômade mental, viajando constantemente através da grande expansão de sua consciência, parando somente para descansar em cada oásis que ofereça abrigo temporário a seu impulso inquieto.
Está sempre procurando, ainda que seja difícil definir exatamente o que procura. Ele acha os outros confusos enquanto, curiosamente, tenta compreender o que os faz palpitar. Aqui estão contidas algumas de suas principais lições cármicas. Ele precisa aprender como interagir com as pessoas. Embora ele possa estar bem-casado, ou envolvido em relacionamentos íntimos, ainda mantém uma postura de solteiro em seus pensamentos. Ele precisa aprender, agora, como fazer sua vida se ajustar ao lugar exato do quebra-cabeças permitido por todos os que vivem ao seu redor.
Os caminhos pelos quais ele se relaciona e se comunica serão constantemente testados, uns após os outros. Finalmente, ele se verá emaranhado em uma rede de pessoas de forma que todo o conhecimento adquirido em vidas anteriores possa ser posto em prática.
Nos relacionamentos de sua vida atual ele se sente frustrado com o pouco espaço que lhe sobra. O cerco de pessoas a seu redor chega, eventualmente, a extinguir sua tendência de vidas passadas de ser evasivo e, em seu lugar, o ensina a arte de se comunicar.
Ele se preocupa muito com os valores de sexualidade, sentindo-se obrigado a conquistar qualquer amarra que esta força tenha sobre ele. Agora, ele vê claramente a presença de um ser superior e de um ser inferior, e é livrar-se dessa tensão que ele precisa carmicamente combater.
O indivíduo está menos interessado em ganhar do que em proteger-se contra a perda. Ele teme terrivelmente perder a liberdade a que foi acostumado em encarnações passadas: ainda assim, deve arriscar tal perda se quer interagir com a humanidade. Tão logo queira correr o risco, estará pronto para receber suas maiores recompensas.
Finalmente, ele se eleva através da leitura e estudos dirigidos e, apesar de estar mais acostumado a caminhos informais de aprendizagem, será uma educação formal que, agora, permitirá uma visão global para ele.
Esta posição nodal frequentemente provoca um casamento com atritos, uma vez que o indivíduo está inclinado a relacionamentos fora do matrimônio dos quais resulte a compreensão das interações de personalidades que ele precisa desenvolver.
Uma de suas maiores lições é aprender como fortalecer suas energias, pois cada vez que sente a urgência de se afastar das coisas ele tende a deixar pontas soltas espalhadas atrás de si.
Sua vida é ampla em perspectiva, não só em áreas de conhecimento, mas também na miríade de pessoas que encontra e a quantidade de locais por onde viaja.
Ele finalmente irá ser conhecido como um Mensageiro, trazendo a todos os que precisam a informação específica que, como o maná dos céus, é colocada em suas mãos no momento da fome.
Em essência, ele é o mestre dos mestres pois, apesar de ter pouca paciência com uma situação de sala de aula, ele é bem capacitado para fornecer informação onde e quando for necessário; ele gosta de fazer isto porque preenche sua necessidade de movimentação de vidas passadas. Assim ele nunca consegue ver como realmente são importantes as informações que está propagando. Contudo, tem um tremendo efeito sobre a consciência de todos aqueles cujas vidas ele toca.
Sua própria vida é tão interessante e completa como uma enciclopédia, pois ele tenta viver muito daquilo que lê.
Por toda sua movimentação alguém poderia pensar que ele está desejoso por um descanso; entretanto, é tremendamente nervoso e necessita desta grande quantidade de movimentação em sua vida. O nevosismo não deve ser considerado um traço negativo, mas sim parte de sua missão, pois isto o faz lembrar que tem uma tarefa a cumprir. Toda vez que uma informação chega a sua mente o nervosismo torna-se um gatilho, lembrando-o de que ele precisa liberar essa informação em algum lugar.
Em encarnações passadas ele evitou conclusões. Agora ele se recusa a fazer um julgamento final sobre qualquer coisa. Isto é parte de sua compreensão de que, se fosse para ele tomar uma decisão final, seria prematuro – pois ele sabe que novas informações constantemente estarão chegando!
Ele está superficialmente familiarizado com quase todas as áreas. Assim, no plano pessoal, ele é extremamente incompreendido, pois as mensagens que emite são tão unicamente dissimuladas e têm a tendência de passar por cima das cabeças dos outros, que o vêem eternamente fofocando sobre nada.
A verdade é que todas as suas palavras são importantes, mas elas precisam ser vistas como portadoras de valores mais profundos do que superficiais, antes que possam ser interpretadas apropriadamente; ele é verdadeiramente o mensageiro alado dos deuses.
O signo que contém o Nodo Sul indica os caminhos incompreensíveis pelos quais a mente superior livre está acostumada a receber suas informações codificadas. O signo que contém o Nodo Norte mostra os caminhos pelos quais o indivíduo pode agora traduzir seu conhecimento em uma linguagem que a sociedade possa entender e aceitar.” p.63