Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Progressões secundárias | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Progressões secundárias

por Hector Othon

O termo “Direções” na Astrologia reúne várias técnicas ou métodos preditivos que tem por objetivo explorar as potencialidades e promessas contidas no Mapa natal a serem realizadas em movimentos e evoluções simbólicas do céu de nascimento.

As chamadas “Direções primárias” se apoiam no movimento aparente do céu de nascimento devido ao movimento de rotação da Terra, enquanto que as “Progressões ou direções secundárias” se apoiam no movimento de translação da Terra e dos planetas, que se expressa no movimento aparente dos planetas e dos pontos especiais no zodíaco.

A “Progressão Secundária” é muito usada aqui no Brasil. Pela sua beleza e provada eficiência decidi dedicar a seguir um estudo detalhado que com certeza será útil ao pesquisador.

As Progressões secundárias como comprovarão podem ser calculadas de forma muito fácil, e elas se apoiam nos “trânsitos planetários”: após o nascimento (direta) e antes do nascimento (indireta).

As progressões secundárias se apoiam na hipóteses de que o mapa de n dias após o nascimento contem informações do que a pessoa pode viver a seus “n” anos. É como si o que foi vivido no dia “n” da vida se refletisse (fosse um fractal) no que a pessoa viverá no ano “n” como uma força que vem do passado e atravessa o presente no momento em que se repete a etapa cíclica do ritmo dos dias e os anos.

nota a ser considerada: sabemos que os trânsitos planetários são os mesmos para todas as pessoas, já que correspondem ao movimento real dos planetas no zodíaco, enquanto que o “movimento dos planetas progredidos” tem validade só para a pessoa. Assim tem um caráter estritamente individual e desta maneira cada mapa terá suas progressões secundárias correspondentes.

No estudo das “Progressões secundárias” tanto no meu mapa natal como no mapa de centos de clientes tenho comprovado que muitas vezes elas estão associadas a acontecimentos importantes de forma muito precisa, mas tenho também comprovado que certos acontecimentos importantes escapam de suas previsões, como acontece também com os trânsitos planetários e outras técnicas preditivas. Tenho comprovado também que esta técnica se mostra mais forte em termos de previsão para umas pessoas enquanto que para outras não funciona.

Para melhor estudar elas em você ou outra pessoa faça um levantamento ano por ano dos acontecimentos mais importantes e experimente fazer os levantamentos das progressões para cada ano para que tenha uma ideia de como no passado ela se mostrou. Isto é bom fazer com todas as técnicas para saber qual delas tem mais assertividade.

Progressão Secundária (PS)

O mapa progredido deriva-se do mapa natal. Ele se baseia na equivalência ou correspondência entre o ano (ciclo completo da translação da Terra em torno do Sol) e o dia (ciclo completo de rotação da Terra em torno de seu eixo).

Observe que em um ano a Terra dá uma volta completa em torno do Sol (movimento de translação em torno do Sol) passando por todas as direções zodiacais – pontos da faixa zodiacal, e num dia a Terra dá um giro completo em relação ao Sol e o fundo estelar (movimento de rotação da Terra em torno de seu eixo) o que faz que um observador na Terra seja iluminado por todas as direções zodiacais – pontos zodiacais. Assim o que em um ano vivemos todos em conjunto na Terra, em relação à faixa zodiacal, em um dia vivemos cada um, segundo o local na Terra que nos encontremos em relação à faixa zodiacal.

Deste fato físico é que se deduz a ideia que sustenta o método da progressão secundária: o mapa de “n” dias depois do dia de nascimento, vai revelar o astral para a pessoa no ano “n” da sua vida. Assim por exemplo, o mapa do dia 28 após o dia de nascimento de uma pessoa, informará do astral que imanta o ano 28 da pessoa.

A consideração do mapa progredido pré-natal é considerado pelo poder e beleza da simetria.

O mapa progredido

O mapa progredido pode ser calculado para qualquer dia do ano. Preste atenção que o mapa progredido para todos os dias de um ano muda muito pouco. Em um “ano progredido” o Sol e os planetas quando mais se movimentam um grau.

O Ascendente e o Meio do céu do Mapa progredido por definição sempre se calculam para a hora e local de nascimento, em um ano só avançam um grau.

A única que muda é a Lua que em um dia ela se movimenta em torno de 13 graus. Assim no cálculo do mapa progredido a lua avança um grau a cada dois meses.

Progressão direta e pré-natal

A Progressão secundária pode ser direta ou pré-natal (ou conversa).

A progressão direita é quando se calcula o mapa progredido para o mesmo numero de dias (que de anos) após o nascimento.

A progressão pré-natal é quando se calcula o mapa progredido para o mesmo número de dias (que de anos) antes do nascimento.

Sugestão para pesquisa:

Acompanhar e anotar o que acontece nos primeiros 120 dias após o nascimento de uma pessoa (Exemplo: filho), para depois com o passar do tempo, checar se o astral de cada ano tem a ver com o astral vivido no dia correspondente.

Momentos especiais

A técnica da progressão secundária também permite comprovar a expressão na vida da pessoa de momentos especiais na evolução das configurações planetárias nos dias antes e depois do nascimento, veja a seguir alguns exemplos que permitirão comprovar a força do mapa progredido:

  • quando um aspecto maior entre planetas natais que não seja exato alcança dias depois a sua exatidão – se supõe que nesse ano o aspecto mostre toda sua potência;
  • quando os planetas natais, dias depois do nascimento, mudam a direção de seu movimento (passam do movimento direto para retrógrado ou vice-versa) – mudança clara na maneira da pessoa sentir tal planeta;
  • quando os planetas dias depois do nascimento mudam de signo ou casa – mudança clara no modo do planeta se expressar na pessoa.

Como se usam os planetas e cúspides progredidas?

O costume é trabalhar só com as progressões do Sol, da Lua, do Ascendente e do Meio do Céu. Mas, pode-se incluir as progressões de Mercúrio, Vênus e Marte quando se quiser pesquisar assuntos que tenham a ver com as funções destes planetas.

Os outros planetas (de Júpiter em diante) se movimentam muito pouco no dia a dia e assim no mapa progredido poderão mudar muito pouco sua posição ao não ser quando a pessoa adulta.

A exceção é quando o planeta lento durante os três meses antes ou depois do nascimento faz aspecto exato, muda a direção de seu movimento ou muda de signo ou casa.

Interpretação da Progressão e a promessa do mapa natal

Antes de fazer uma previsão a partir de determinada situação no mapa progredido é bom estudar se ela é coerente com as promessas do mapa natal. A previsão derivada das configurações planetárias do mapa progredido deve estar contemplada como potencialidade do mapa natal.

Interpretação do mapa progredido

Existem opiniões diferentes, mas muitos astrólogos analisam o mapa progredido como se faz com o mapa natal.

Orbe

A diferença com o mapa natal a orbe dos aspectos no mapa progredido é muito menor. Para os aspectos entre o Sol, o Ascendente, o Meio do Céu progredido e planetas e pontos natais se considera uma orbe de só 1º30 (um ano e meio). Lembrar que para o Sol progredido um grau zodiacal ele percorre em um dia e equivale a um ano. Assim o que importa é o aspecto exato.

Em relação aos aspectos da Lua progredida, a orbe dos aspectos é de 2º o que terá validade por 2 meses (em um dia a Lua percorre 12 graus, assim um grau em 2 meses). Para os aspectos dos outros planetas progredidos considera-se só os aspectos exatos.

O que informa o mapa progredido?

A analise do mapa progredido pode dar dicas interessantes sobre o estado interior da pessoa para esse ano, e revelar momentos especiais devido a realização de promessas do mapa natal, mudança na direção do movimento de planetas natais, etc.

O Sol p (Sol progredido) fala do desenvolvimento do caráter e da identidade; A Lua p (Lua progredida) fala do astral da emoção, da mãe, da família. Mercúrio  progredido fala do movimento da mente, dos encontros, trocas, de documentos, das evoluções da comunicação, expressão; Vênus progredida informa sobre os relacionamentos, valores, dinheiro; Marte progredido fala da forma de agir, da iniciativa, da energia pessoal…

Todas estas analises devem ser referenciadas aos posicionamentos dos planetas no mapa natal. Assim um Sol natal no MC, agora progredido na casa 11, pode indicar mudanças na profissão em busca de uma maior sociabilização e participação em grupo…

Mudança de direção de movimento dos planetas progredidos

É especialmente interessante observar quando os planetas progredidos mudam o seu estado de movimento (direto, para estacionário e depois para retrógrado ou o inverso) em relação a situação do planeta no mapa natal.

Mudança para movimento direto

Ao passar para movimento direito um planeta que no mapa estava estacionário ou retrógrado, as restrições e desafios do planeta retrógrado serão liberadas e a função do planeta e casa que ocupa no mapa natal ficarão mais a vontade, menos tensas, menos retraídas e apagadas.

Mudança para movimento retrógrado

Em contrapartida se passar a movimento retrógrado, a situação natal do planeta e seus aspectos sentirão o impacto, e poderão se revelar novos desafios a serem enfrentados. É aconselhável estudar nas efemérides quando acontecem estas passagem para estudar o contexto destes planetas no mapa progredido correspondente em relação ao mapa natal.

Casa natal que o planeta progredido rege

Observe que um planeta progredido sempre carrega conteúdos relacionados a sua posição no mapa natal, ou radical. Assim, um planeta que é regente da casa 10 sempre terá, além de seu significado intrínseco, também a função de significador de assuntos de carreira, relação com autoridades, exercício de funções de liderança e assim por diante.

Relação do mapa natal e do mapa progredido direto e pré-natal:

  • tenha em conta os posicionamentos do Solp, Luap, ASCp e MCp no mapa natal, signo e casa que ocupam. Isto mostrará a evolução do planeta progredido no mapa natal e como estará impactando no ano correspondente. Os efeitos da progressão de um planeta devem ser lidos segundo sua situação no mapa natal e dentro da perspectiva de seus ciclos com os planetas natais;
  • observe mudança de signo do Solp, Luap, do ASCp (enfoque da vida), do Meio do Céu (trabalho) ou de qualquer planeta que esteja interessado em pesquisar;
  • observe mudança de casa do Solp e da Luap  ou de qualquer planeta que esteja interessado em pesquisar;
  • observe mudança de signo ou casa de qualquer planeta progredido e veja se está se impactando tua vida observando a casa natal em que se encontra;
  • observe a situação dos eixos ASC/DESC e MC/FC progredidos e natais;
  • estude os aspectos maiores dos planetas e pontos progredidos com os diferentes elementos do mapa natal. Quando fizerem algum aspecto maior dentro da orbe sugerida com planetas do mapa natal tenha em conta na analise a ativação dos assuntos da casa natal da qual o planeta aspectado é dispositor. Lembre que os aspectos do Solp, ASCp e MCp tem orbe de um grau e duração de um ano e meio antes e depois. Assim como os aspectos com a Luap tem orbe de dois graus e duração de dois meses;
  • estude os aspectos que fazem com os regentes dos signos que se encontram
  • analise sempre os assuntos ativados pelos aspectos dos planetas progredidos com os assuntos da casa natal do planeta progredido
  • planetas que, na carta natal, formam aspecto harmônico, quando formam aspectos tensos por progressão, poderão provocar uma dificuldade para realizar o que comumente se fazia de forma mais fluente
  • planetas que, na carta natal, formam aspecto tenso, quando formam aspectos harmônicos por progressão pode sentir-se uma melhor disposição para enfrentar os desafios e as dificuldades associadas a tensão do aspecto natal, propiciando um bom período para resolver questões que habitualmente são difíceis em relação aos assuntos a que esses planetas e os signos e casas que ocupam, estão associados
  • veja com atenção aspectos formados pela Luap, como detonadora de promessas do mapa natal
  • um planeta progredido em aspecto com um natal, ativará a situação do planeta natal no mapa, observe também que a casa natal que recebe o aspecto é estimulada pela casa natal onde se encontra o planeta progredido
  • tenha em conta a relação do planeta progredido com o signo que ocupa
  • tenha em conta a situação natal dos envolvidos num aspecto entre planeta progredido e planeta natal. Exemplo, Solp quadrado Marte natal, agira segundo a situação de Sol e Marte natal
  • tenha em conta aspectos na progressão ou direção repetindo aspecto do natal
  • tenha em conta mudança de direção do planeta progredido em relação ao natal
  • tenha em conta retorno de um planeta progredido secundário á longitude natal
  • tenha em conta o movimento do planeta, se é aplicativo ou separativo
  • tenha em conta a fase do ciclo de Lunação Progredida

O que revela de diferente o Mapa progredido direto do mapa progredido pré-natal?

Teoricamente o mapa progredido pré-natal corresponderia a forças que tem um matiz mais inconsciente e ligado a bagagens, coisas ainda por revisar.

Mas na prática todas estas qualificações são realmente difíceis de diferenciar. Na prática se observam os aspectos do Sol, da Lua do Asc e MC tanto progredidos diretos como pre-natal e a partir da sensibilidade da pessoa no seu passado as progressões se levantam as interpretações.

Interpretação do Sol progredido – solp

O Sol progredido é como o ponteiro do relógio que quando faz aspecto de conjunção, séxtil, quadratura, oposição ou trígono com algum elemento significativo do mapa dinamiza as promessas associadas a ele.

Assim aquilo que está acontecendo com o ponto em aspecto com o Sol progredido será potencializado pela vontade interior solar segundo as características do aspecto que estiver acontecendo.

A orbe do aspecto é de um grau e médio ou que equivale a um ano e médio de duração do aspecto.

O Sol progredido atravessando signos e casas

Quando o Sol progredido entra em um signo a pessoa expressará por um ano e médio antes e depois as características do signo novo agregando ao sol natal as características do signo onde se encontre o Sol progredido, o mesmo acontece quando atravessa de forma direta uma casa, os assuntos desta casa se relacionaram com os assuntos da casa do Sol natal.

Quando atravessa em movimento retrógrado um signo ou casa, potencializa por um ano e médio o signo ou casa que está deixando e depois por um ano e médio o signo ou casa onde está entrando.

Exemplo: um Sol natal em Peixes, ao passar em progressão para o signo de Áries provocará entusiasmo, pioneirismo, empreendimentos, disposição, vigor, coragem para enfrentar desafios…

novo dispositor do Sol, o do signo onde se encontre o Sol progredido

Isso acontece porque o dispositor do Sol passa a ser o regente do signo em que ele se encontra agora. A tônica do indivíduo é representada principalmente pelo signo em que está o dispositor, mesmo quando se trata do Sol progredido.

Quando o Sol ou qualquer planeta progride de um signo para outro, seu dispositor passa a ser, naquele momento, o regente do signo que está ocupando o Sol progredido.

É importante observar a quantos anos de vida o Sol progredido passa para o próximo signo ao signo solar natal, seja o signo posterior ou o anterior, porque nesse ano a pessoa poderá sentir uma mudança na sua personalidade que incorpora as características do signo do Sol progredido.

Por exemplo, se o signo solar é Virgem o Sol progredido direto em algum momento entrará no signo de Libra que tem características bem diferentes de Virgem… a pessoa poderá se tornar mais venusiana, mais atenta aos outros, poderá apreciar com mais sensibilidade o belo, a justiça, por outro lado poderá ficar mais insegura, mais cuidadosa… por isso é importante estar atento… Veja outro exemplo onde a mudança é mais significativa por exemplo o Sol em Peixes… quando o Sol progredido passa para o signo de Áries… ou o Ariano, quando o Sol passa para o signo de Touro… o mesmo acontece com a vibração que se ganha quando o Sol pré-natal muda de signo.

Analisando aspectos com o Sol progredido:

  • Tenha em conta a casa onde está o planeta que está sendo aspectado e os assuntos das casas que tem por cúspide os signos que tal planeta rege.
  • Analise a relação desses assuntos ativados com os assuntos da casa natal do Sol.
  • Os aspectos do Solp mexem no plano físico com a vitalidade e a energia pessoal; no plano subjetivo atinge a autoestima, a autoconfiança, o conceito de si; e assuntos relacionados com a profissão e as pessoas que representam autoridade na vida.
  • Quando o Sol progredido aspecta algum planeta ou ponto do mapa natal propicia uma percepção mais clara sobre como o indivíduo atua na área da vida identificada com o signo e casa em que se encontra o planeta natal aspectado pelo Sol progredido. Ao mesmo tempo revela-se até onde o indivíduo está consciente da situação do planeta natal.
  • O aspecto mostra que já havia uma predisposição para aquelas circunstâncias desde o nascimento. Tais predisposições seriam desencadeadas justamente naquele período e inevitavelmente revelarão o que está prometido.

Solp e Sol

Aspectos do Sol progredido com o Sol natal:

  • Por volta dos 45 anos, vive-se a semiquadratura, provocando um movimento de tensão interior, onde é necessário adotar uma nova filosofia de vida, onde a energia pessoal deve ser usada e preservada com novos critérios. Em dependência da situação do Solp no mapa natal se dará a força interior dessa situação.
  • Por volta dos 60 anos, vive-se o séxtil, onde espera-se que já amadurecido em relação ao conceito de si e a nova realidade da energia e do corpo, tenha-se um período de realizações, aumento da vitalidade e a vontade.

Solp e Ascendente

Aspectos do Sol progredido com o Ascendente natal:

  • Conjunção: disposição interior para entrar numa situação de protagonização, onde se seja o centro das atenções. A vitalidade, disposição, afirmação do estilo de vida, autoconfiança, e apoio por parte de autoridades será ativada, mais estas mudanças podem ser conduzidas positiva ou negativamente em dependência dos aspectos gerais do Solp no mapa natal. Os aspectos positivos são evidentes, os negativos podem vir de um uso inadequado da potência, no sentido de ser orgulhoso, autoritário, etc.
  • Oposição: potencializa associações afetivas ou profissionais. A qualidade desse movimento de relacionamento dependerá como sempre da promessa do mapa e da situação do Solp no mapa natal e dos trânsitos.

Solp e MC

Aspectos do Sol progredido com o Meio do Céu natal:

  • Conjunção: Fica em foco a questão profissional e a projeção social. Interação com pessoas influentes.
  • Oposição: maior disposição para os assuntos familiares e assuntos domésticos. Em foco questões relativas a patrimônio, compra, venda, aluguel de imóveis.

Solp e Lua

Aspectos do Sol progredido com a Lua natal:

  • Conjunção: Em foco assuntos de relacionamento e disposição física.
  • Quadratura: Tensão interna e questionamento de assuntos pessoais e de saúde.
  • Oposição: Pode sentir-se a vontade de tomar uma decisão definitiva em relação a um assunto delicado. Podem acontecer separações e mudanças que mexem com a vida como um todo.

Exemplo Joaquim (​Solp quadratura Lua natal):

  • Dificuldade ( quadratura ) em integrar as emoções ( Lua natal ) com as ambições ( Solp ).
  • Pode provocar mudanças nos meus valores morais e valores monetários ( Lua natal na Casa 2 ).
  • gasto de dinheiro (Lua na c2) com amigos Solp (na c11);
  • agir (c11) sem ter em conta necessidades (Lua) ou realidade (c2)…
  • etc…

Solp e Mercúrio

Aspectos do Sol progredido com Mercúrio natal:

  • Conjunção: Estimula-se o plano mental, e os movimentos…
  • Séxtil ou trígono: Facilitam-se as coisas, tudo flui mais fácil
  • Quadratura: Podem acontecer desencontros, momento de crises e mudança de mentalidade. Se pensa uma coisa e se quer outra…

Solp e Vênus

Aspectos do Sol progredido com Vênus natal:

  • Conjunção: Favorecimento na área social e afetiva. Noivado. Casamento. Interesse pela beleza e estética. Melhoramento na vida financeira.
  • Quadratura: Atração e magnetismo pessoal reduzido. Dificuldade para acordos e tratos. Indulgência na aparência, no emocional e no físico. Dificuldade para perceber o gosto e as preferências. Perdas de dinheiro ou de status. Desafios na área financeira. Mudanças.

Exemplo: Vênus p conjunção Saturno natal (Joaquim):

  • Neste ano, aparecem relações ( Vénus p ) kármicas ( Saturno natal ).
  • Vênus progredida ativando Saturno natal, pode ativar as feridas no amor, nos relacionamentos, no dinheiro. Em relação a dinheiro bom momento para aprender onde melhorar.
  • por outro lado a Vênus pode suavizar a Saturno mostra o seu lado belo, o que dele pode se aprender em relação a Vênus.

Solp e Marte

Aspectos do Sol progredido com a Marte natal:
As casas envolvidas são potencializadas de energia e atividades.

Exemplo Joaquim (​Solp conjunção Marte natal, na Casa 11, em Áries):

  • oportunidade para desenvolver a autoestima e a confi​an​ça.
  • possibilidade de desenvolver iniciativa e assertividade ( Marte natal ).
  • A Casa 11 é energizada ( Solp conjunção Marte natal ), havendo muita atividade ( Solp conjunção Marte natal ) nos amigos ( Casa 11 ).
  • Como Marte natal está na Casa 11, há novas oportunidades com amigos ( Casa 11 ), podendo fazer novos amigos ( Casa 11 ).
  • Como o Sol natal está na Casa 10, há novas oportunidades com a carreira ( Casa 10 ), podendo haver mudanças nesta, e na forma como me exponho socialmente ( Casa 10 ).
  • encontrar amigos famosos, destacados durante esse ano;
  • iniciar projetos;
  • rejuvenescer.

Aspectos do Sol progredido com Júpiter natal:
Provocam expansão e oportunidades nas boas direções e a excessos e extravagâncias nas difíceis. Assuntos ativados: legais, estudos, profissão, estrangeiro, viagens.

Aspectos do Sol progredido com Saturno natal:
Indica um período de avaliação da nossa relação com o mundo, e da nossa capacidade de aceitar e cumprir responsabilidades e realizar esforços. Pode atingir o nível de energia física e a vitalidade. A vontade de reclusão para balanços, estados meditativos ou depressivos. Tomada de consciência de deveres e responsabilidades. Estabilização o ruptura de relacionamentos.

Aspectos do Sol progredido com Urano natal:
Necessidade de mudanças e situações novas. Libertação do que atrapalha. Intranquilidade. Rebeldia. Oportunidades. Saúde: stress nervoso, palpitações, problemas cardíacos. Acidentes inesperados. Vontade de mudar e realizar os projetos mais arrojados.

​Exemplo (Joaquim) Solp oposição Urano natal:

  • Mudanças ( Urano natal ) na autoestima, na autoconfiança ( Solp ), que não são fáceis ( oposição ).
  • Perceber mudanças nos outros (projeção da oposição)
  • Libertação ( Urano natal ) do que atrapalha na expressão pessoal, na criatividade, na participação (casa5), duma forma tensa ou por pressão de amigos, grupos, projetos (oposição e casa 11).

Tensão ( oposição ) entre as minhas paixões ( Solp ) – que podem ser não só por pessoas – e os meus amigos ( Urano natal )

Aspectos do Sol progredido com Netuno natal:
Aspecto harmônico: Acordar para a espiritualidade ou sensibilidade.
Aspecto tenso: Momento confuso.

Aspectos do Sol progredido com Plutão natal:
Aspecto harmônico: Período de transformação pessoal. Ganho em poder pessoal.
Aspecto tenso: Momento confuso. Confrontos. Obsessões. Separação. Perda.

Interpretação da Lua progredida – luap

Em termos de progressão a Lua é a maior dinamizadora e protagonista, porque ela avança em media um grau por mês, enquanto o Sol, o Ascendente e os planetas avançam quando mais um grau por ano. E assim a Lua progredida dá uma volta completa no zodíaco em 28,3 anos, observe quase o mesmo que o planeta Saturno em trânsito (29 anos).

Desta maneira o trânsito da Lua progredida pelos signos demora em cada signo um pouco mais de 2 anos, enquanto o Sol demora entorno de 30 anos. Ao interpretar a Lua progredida num signo devera se levar em contra onde se encontra o Sol progredido, e assim a fase entre eles.

Na observação da evolução da sensibilidade e amadurecimento emocional é auspicioso o estudo do transito da Lua pr pelos signos junto a evolução das fases em relação ao Sol progredido

Para isto colabora fazer um levantamento das fases da Lua pr – Sol pr e seus trânsitos pelos signos. Vejamos uma exemplo:

A pessoa viveu em 1995 a fase Lua Nova, em 2011 a fase cheia, em 2016, o trígono e agora em 19 de julho de 2018 viverá a fase quarto minguante assinalando uma mudança importante na sua vida dentro de um processo que se iniciou em 1995. A Lua estará em fase nova em 2025.

Por outro lado a Lua entrou em Caranguejo em 09 de março de 2016 e sai em 25 de abril de 2018. Pelo que neste período o foco das mudanças terá a ver com os assuntos do signo de Caranguejo. Para maior precisão se deverá ver a casa em que se encontrará que no caso do exemplo é a casa 7. Para melhor visualizar a situação e facilitar a interpretação o ideal é colocar a progressão do sol e da lua no mapa natal como mostra a figura.

Para isto desenhamos uma espiral que parte do centro do mapa no sentido anti-horário que representa o movimento da Lua progredida o que permite ir colocando as datas em que a Lua pr vai entrando nos signos e de forma fácil também sublinhamos os momentos em que ela faz as fases com o Sol pr. Podemos também assinalar a entrada da Lua pr nas casas.

Lua progredida nos Signos

Lua pr em Aries

A pessoa esta deixando um período de sonhos, de subjetividade e sensibilidade estrema para entrar numa fase proativa, focando objetivos, metas a realizar. Do interior clama a necessidade de tomar atitude, decidir, realizar. Pode ser que no começo não se saiba bem o que fazer. Mas um estado interior de coragem e disposição alimenta a confiança na intuição e a pessoa  terá uma disposição para realizar aquilo que deseja.

Lua pr em Touro

A pessoa poderá passar de um período de impulsividade, inquietude, submetida aos caprichos de sua criança interior (Lua pr em Aries) para entrar em um período:

  • em que valoriza a segurança, o conforto.
  • em que pode se ocupar com mais tranquilidade a cuidar de suas coisas e produzir mais dinheiro;
  • passa a curtir mais as coisas;
  • pode comer mais;
  • estudos de canto;
  • plantar arvores;
  • realizar sonhos;
  • se descobrir mais ciumento e possessivo.

Lua progredida nas casas

Lua pr na casa 11

  • foco o relacionamento com os amigos ( Casa 11 );
  • bem como o dinheiro ganho a partir da carreira ( Casa 11 – Casa 2 da Casa 10 );
  • conhecer mulheres, mães, pessoas de Caranguejo;
  • participar de projetos onde reina o cuidado mútuo;
  • participar de projetos com familiares;
  • ficar mais amigo da mãe;
  • acolher amigos com mais carinho…

Ciclo de lunação em progressões

Existem estudos da sincronia da evolução das fases entre o Solp e a Luap durante o período de 29 anos e mudanças de estados interiores. A lua no seu movimento diário demora aproximadamente 29 dias em retornar a mesma fase. Em termos de progressão corresponde a 29 anos.

Cada uma das fases mobilizaram mudanças no estado pessoal segundo as casas e signos ocupados pelo Solp e a Luap no mapa natal e os aspectos que façam.

Exemplo: Ao acontecer a conjunção (o lua nova em progressão) se dará um movimento de renovação segundo os assuntos da casa e o signo do mapa natal onde caia. A fase cheia (acontecendo 14 anos após a fase nova) promete a realização do que foi gerado na lua nova em progressão.

Aspectos da Lua p com planetas natais

Os aspectos da Lua Progredida Secundária com planetas ou pontos do mapa natal dispara as promessas da situação astrológica natal ou das ativações que esteja tendo seja por trânsitos planetários ou por outros planetas progredidos

Luap e Sol

Luap em conjunção com o Sol

  • Momento de acolhimento a si mesmo.
  • Gosto pelo que se faz e se é.
  • Ficar mais emocional, sensível
  • Aproximação aos familiares, a mãe em especial

Luap em trígonos e sextis com o Sol

Iniciativas pessoais. Contratos e contatos humanos. Tendência ao recebimento de recompensas por esforços na obtenção do próprio espaço. Novidades no campo afetivo. Coragem e iniciativa (veja Lua com Marte). Extroversão. Favorecimento com pessoas influentes. Ganho em vitalidade e disposição. Facilitações em interesses e atividades que levam a pessoa a ser mais notada.

Luap em quadratura, oposição com o Sol natal

Perturbação emocional. Mudanças. Tensões ou problemas afligindo o pai (biológico ou não) ou figuras centralizadoras envolvidas na vida do aspectado. Sensação de desapreço. O indivíduo tende a ser mal visto pelos superiores hierárquicos. Deve-se ter atenção para evitar injúrias morais. Indolência. Obstinação. Radicalismo. Hipocrisia. Culpas. Excesso de sensibilidade somado a agressividade que leva a atitudes drásticas ao interpretar, sob os piores pontos de vista, as intenções alheias. Orgulho e sentimento de superioridade sobre os demais.

Luap e Lua

Luap em conjunção com a Lua natal

Ativa a afetividade e a sensibilidade. A pessoa pode se questionar como está se tratando. Ativa os contatos com as pessoas, com objetos e situações de característica feminina. Facilita encontro ou relacionamento com mulheres de importância em suas vidas. A mãe torna-se mais presente e o desejo por aconchego aumenta. Focar como está se alimentando, cuidando. Contato com gente ligada a restaurantes ou locais de alimentação. Ativação de experiências passadas. Festividades ligadas a tradições de cidades, etnias e empresas.

Luap em trígono e sextil com a Lua natal

Equilíbrio emocional. Renovação do relacionamento com a mãe ou familiares. Benefícios relacionados àquilo que garante sustento ao indivíduo.

Luap em quadratura e oposição com a Lua natal
Questionamentos emocionais. Mudanças na vida que desafiam a emoção. Mudanças nos relacionamentos emocionais.

Luap e Mercúrio

Luap em conjunção com Mercúrio natal

Potencialização da atividade emocional.  Trabalhos com versões, locuções, apresentações. Ativação dos relacionamentos com Irmãos, cunhados e primos.

Luap em trígono e sextil com Mercúrio natal

Facilitações na expressão, comunicação e troca. Facilitações em contatos, negociações, viagens.

Luap em quadraturas e oposições com Mercúrio natal

Possíveis mal-entendidos, desencontros, especialmente com familiares. Desafios com a digestão.

Luap e Vênus

Luap em conjunção com Vênus

Ativação da necessidade de se cuidar, embelezar. Ativa os relacionamentos.

Luap em trígonos e sextis com Vênus

Facilitações nos relacionamentos. Prosperidade…
Luap em quadraturas e oposições com Vênus

Desafios nos relacionamentos. Desafios financeiros. Diminuir a autoestima.

Luap e Marte

Luap em conjunção com Marte natal

Reavaliar o que se faz, as atividades. Nova atividade. Tomar decisão a favor do melhoramento da vida…

Luap em trígonos e sextis com Marte natal

Disposição. Revitalização. Receber colaboração, facilitações.

Lua em quadratura e oposição com Marte

Possibilidades de erros, perturbação…

Luap e Júpiter

Lua em conjunção com Júpiter

Melhoramento da vida. Melhoramento nos relacionamento com a família. Melhoramentos na casa, no lar…

Luap em trígonos e sextis com Júpiter natal

Facilitações diversas

Luap em quadraturas e oposições com Júpiter natal

Perturbações

Luap e Saturno

Luap em conjunção com Saturno natal

Necessidade de rever a vida…

Luap em trígonos e sextis com Saturno natal

Facilitações para fazer correções, para estruturar, dar corpo…

Lua em quadraturas e oposições com Saturno natal

Fragilidade emocional…

Luap e Urano

Luap em conjunção com Urano natal

Mudanças…

Luap em trígonos e sextis com Urano natal

Facilitações para transformações

Luap em quadraturas e oposições com Urano natal

Instabilidade emocional…

Luap e Urano

Luap em conjunção com Netuno natal

ativação da sensibilidade, da emotividade, da mediunidade…

Luap em trígonos e sextis com Netuno natal

Facilitações, coincidências… revelações emocionais…

Luap em quadraturas e oposições com Netuno natal

Perturbação na sensibilidade… ser machucado emocionalmente… confusão…

Luap e Plutão

Luap em conjunção com Plutão natal

necessidade mudar no jeito de se cuidar, na alimentação… mudanças na família…

Luap em trígonos e sextis com Plutão natal

Facilitações em relação ao poder pessoal e o jeito da pessoa viver…

Luap em quadraturas e oposições com Plutão natal

Crises emocionais. Mudança. Medo

Ascendente progredido nos signos

A pessoa incorpora as características do signo pelo que o Ascendente esteja progredindo, lembrando que levará 30 anos em um signo.

Ascendente progredido em Sagitário

“Tudo aquilo que dou atenção, potencializa.
Onde coloco minha energia, aquilo ganha força.
O que imagino com intensidade, torna-se minha criação.
O que eu decreto vira realidade pra mim.
O que afirmamos e reafirmamos juntos, torna-se a nossa realidade!

Nosso cérebro faz a leitura de um texto palavra por palavra e as conexões entre as palavras é interpretado de várias formas. Então quando digo, escrevo: NÃO À DITADURA, à VIOLÊNCIA, além de interpretar “não …” o cérebro interpreta existe a DITADURA, a VIOLÊNCIA e assim dá força, energia ao ser Ditadura, Violência. O “dito, escrito” reverbera nos corpos (físico, mental, emocional, espiritual) e vai dando forma a realidade que se vive.

Talvez tenha sido esse o motivo do surgimento da célebre frase de Madre Teresa de Calcutá: “Nunca irei a uma manifestação contra a guerra, se fizerem uma pela paz chamem-me.”

O CONTRA e o NÃO, não tem a mesma força do SIM.

Se quero criar e fomentar paz, amor, justiça, se desejo criar coletivamente um país generoso, amoroso, prospero, justo, governado por um presidente sensível, que valoriza os direitos humanos, a arte, a floresta, os povos da terra, a educação de qualidade, etc, preciso usar minha mente, imaginação, minha palavra, meus veículos de comunicação e expressão em sintonia de vibração!!”

Ascendente progredido em Peixes

  • A pessoa se torna mais sensível, amorosa;
  • fica mais na sua;
  • desenvolve dons artísticos;
  • vai morar perto do mar;
  • revela seu lado pisciano.

Ascendente progredido nas casas natais

Ascendente progredido na casa 3

  • inicio de novos estudos;
  • aprender uma língua;
  • aprofundar relação com irmãos.

Progressão secundária e Trânsitos planetários

Os trânsitos planetários são os movimentos reais dos planetas pelo zodíaco. Eles interagem com o mapa natal através dos ângulos (aspectos) que fazem com os elementos do mapa natal (planetas, direções e pontos significativos). Assim os planetas no seu movimento diário vão ativando os signos e casas por onde passam e os planetas natais através dos ângulos com significado astrológico que fazem com eles.

As progressões planetárias por outro lado descrevem um movimento simbólico dos planetas, chamado de movimento progredido e que corresponde a equivalência entre o ano e o dia. Mas também ao igual que os trânsitos planetários, os planetas progredidos no seu movimento simbólico vão fazendo aspectos com os planetas natais e pontos significativos do mapa, além do significado da sua própria movimentação pelo mapa natal ao igual que os planetas em trânsito.

Enquanto os trânsitos planetários vão falar de como os planetas no seu movimento real se relacionam com o mapa natal, as progressões planetárias vão falar do movimento das funções planetárias dentro da pessoa segundo o movimento dos planetas na cadência mais lenta do dia que equivale ao ano de vida.

Assim os trânsitos planetários vão falar do que vem do exterior a pessoa e as progressões planetárias do que vem do interior. Ambas devem ser analisadas em conjunto.

Pode-se também analisar também o efeito dos trânsitos planetário acima do mapa progredido.

Qual é mais determinante nas previsões? Vai depender do momento de vida, dos aspectos do mapa natal envolvidos e da consciência da pessoa.

Progressões favoráveis e trânsitos tensos

A pessoa sente-se com disposição e está otimista em relação ao que promete a progressão, mas podem acontecer fatos não previstos ou obstáculos circunstanciais que dificultem a realização do que se queria devido aos trânsitos tensos.

No entanto a disposição interior pode ajudar a vencer os desafios que acarretam os trânsitos difíceis.

Progressões tensas e trânsitos auspiciosos

Um determinado assunto ou setor da vida pode estar favorecido externamente, mas internamente a pessoa se sente desmotivada ou conflituada em relação a estes favorecimentos, pode ocorrer algum fato na vida pessoal que impeça de aproveitar a ocasião e que não facilite a realização do prometido pelo mapa ativado pelos trânsitos auspiciosos.

A progressão difícil ou tensa pode dificultar que se aproveite o favorecimento de um trânsito harmônico.

Trânsitos favoráveis sem apoio das progressões

São pouco aproveitados e sua influência na vida pode ser passageira ou passar desapercebida.

Mudanças de signo e casa dos planetas progredidos

Quando um planeta progredido, especialmente o Solp, mudar de signo, a pessoa sentirá somar as qualidades do novo signo (tenha em conta mudança de elemento e modalidade). Isto se dará um ano e meio antes e depois do cruzamento (um grau antes e depois do inicio do novo signo). Lembrar que o planeta progredido vai ficar neste signo por 30 anos.

A exceção é a Lua que a pessoa sentira as qualidades do novo signo que visita dois meses antes e depois.

Mudanças das cúspides natais de signo e casas

A mudança mais importante é a do Ascendente, e os critérios são os mesmos que a do Solp.

Exemplos:

​Ascendente p em Leão e na Casa 3:

  • por estar em Leão acrescenta à personalidade, características leoninas ( ter brilho, autoestima, autoconfiança, ser o centro das atenções ).
  • por estar na Casa 3 dá foco aos estudos; viagens curtas; irmãos, vizinhos,
  • percepção da forma de comunicar e expressar;
  • estudar o que se gosta;
  • passear por lugares que se gosta.

Progressão do eixo ASC/Cúspide da casa 7:

  • mostra mudanças no estilo de vida, na forma de viver associações e o casamento…

Progressão do eixo MC/ Cúspide da casa 4:

  • mostra mudanças na projeção social, profissão, objetivos de vida, relação com a família…

Em relação a mudança de casas, acontece a potencialização dos assuntos da nova casa, com iguais critérios de orbe que a mudança de signos. A exceção é segundo Robson Papaleo é na progressão pré-natal que potencializa de novo a casa que está deixando o planeta progredido, assim como os assuntos da nova casa.

Mudança de direção de movimento do planeta progredido em relação ao planeta natal

Se o planeta natal estiver retrógrado ou estacionário e o planeta progredido entrar em movimento direto, a função que antes era travada pela retrogradação ficará liberada, desimpedida. a pessoa sentirá em relação a função correspondente ao planeta mais facilidade e disposição para executar. Por exemplo se for Marte, sentirá mais facilidade para tomar decisões, realizar seus propósitos e tomar atitudes a favor do que quer.

Se o planeta natal estiver em movimento direto e o planeta progredido entrar em movimento estacionário ou retrógrado, a função que antes era facilitada agora pode oferecer desafios ou dificuldades. Se for por exemplo Marte, sentirá mais dificuldade para decidir e tomar atitudes.

A seguir os períodos de retrogradação dos planetas para que tenha uma ideia:

Mercúrio, cada quatro meses retrograda de 19 a 24 dias.
Marte, no período de dois anos, retrograda oitenta dias.
Júpiter, no período de um ano, retrograda 120 dias.
Saturno, no período de um ano, retrograda 135 dias.
Urano, no período de um ano, retrograda 150 dias.
Netuno, no período de um ano, retrograda 153 dias.
Plutão, no período de um ano, retrograda 155 dias.

Dados que se derivam da equivalência do dia com o ano

Movimentação média diária dos planetas:

Sol – 59´ 30
Lua – 13º 30
Mercúrio – 1º 19
Vênus – 1º 15
Marte – 0º 38
Júpiter – 0º 05
Saturno – 0º 04
Urano – 0º 03
Netuno – 0º 02
Plutão – 0º 01

Cálculo da progressão secundária

Chama-se “Mapa progredido para um ano n de vida” ao mapa feito para “n” dias depois do nascimento, feito para a mesma hora de nascimento e local de nascimento.

Na atualidade é muito fácil calcular o mapa progredido seja direto ou pré-natal com o auxilio de um programa (software) de Astrologia. Mas também é fácil seu cálculo a mão.

Determinado o ano que se quer fazer a progressão se faz o mapa astral para o dia depois do nascimento, que equivale a o ano que se quer pesquisar. Usa-se a mesma hora, fuso e latitude e longitude do nascimento.

Observação: ao definir que para o cálculo do mapa progredido sempre se usa a hora e local de nascimento, o movimento do Ascendente, Meio do Céu será de um grau 

Os programas atuais calculam automaticamente a progressão secundária direta e pré-natal oferecendo os dados de nascimento e assinalando a data para que se quer a progressão.

A maioria dos programas mostram numa tabela o Sol, o ASC e o MC progredidos para o período de um ano a partir da data do cálculo. E a Lua progredida no seu posicionamento mensal.

A orbe do aspecto bem assinalada por cores ou é de um grau e médio (um ano e médio) para o Solp, ASCp e MCp e planetas rápidos progredidos e de 2º (dois meses) para a Lua progredia. Os planetas lentos progredidos só se consideram se fizerem aspectos exatos.

Cálculo manual do mapa progredido

É muito fácil calcular o mapa progredido direto ou pré-natal.

Mapa progredido direto

Calcula-se o dia após o nascimento que se distancie dele tantos dias como anos tenha a pessoa. Assim se a pessoa tiver 24 anos se pega o dia número 24 a partir da data de nascimento, tomando a data de nascimento como dia zero.

Se a pessoa nasceu por exemplo no 03 de janeiro então será o dia 26 de janeiro do mesmo ano de nascimento.

Determinado o dia (e ano), calcula-se o mapa progredido para a mesma hora de nascimento, fuso, latitude e longitude do nascimento. No caso de ter sido no horário de verão, se mantém também.

O mapa progredido é calculado para a mesma hora de nascimento, latitude e longitude e fuso de nascimento ainda que no dia da progressão a pessoa se encontre num local diferente ao de nascimento.

Para o cálculo do mapa progredido pré-natal se fazem os mesmos passos, só que o dia do cálculo é aquele determinado por o mesmo numero de dias que de anos da pessoa, mas agora antes do nascimento, tomando também o dia de nascimento como dia zero.

Deslocamento do Sol, Asc e Mc

O deslocamento do Sol, do ASC e do MC progredidos é aproximadamente de 5 minutos de grau por mês. Já no caso da Lua é de 1 grau por mês.

Os aspectos se consideram válidos só com orbe de 1º30, entre os planetas lentos se consideram os aspectos só quando exatos.

Cálculo da Lua progredida para analises de previsão em um ano

Os programas de astrologia atuais já fazem o cálculo da lua progredida para todos os meses do ano progredido, mas pode ser calculada também manualmente de forma fácil.

A Lua percorre em média em um dia 13º 30´que equivale a seu movimento durante o ano tido em conta na progressão. Assim enquanto o Sol e o resto dos planetas se movimenta em um “ano progredido” em torno de 1º ou menos, a Lua movimenta-se 13º30´.

Passo da Lua

Calcula-se o mapa progredido para o dia que corresponda ao numero de anos, e calcula-se também o mapa para o próximo dia. Com as duas posições da Lua progredida se calcula o passo da Lua. Divide-se por 12 e se tem o passo da Lua por mês a partir da data de aniversário.

Cálculo do Sol progredido direto ou pré-natal para o analises de previsão no período de um ano

Para analisar com mais detalhes as previsões para o período de um ano após a data de nascimento, tomam-se os sois progredidos (direto ou pre natal) correspondentes ao inicio e ao final do período, acha-se o passo entre eles. Divide-se por 2 e no caso da progressão direta soma-se o resultado, ao sol progredido do início do ano, no caso da progressão pré-natal resta-se ao Solp do fim do ano em estudo, obtendo-se assim um Solpd e um Solpn médios para o ano em estudo. A orbe dos aspectos é de um grau (equivale a um ano e médio antes e depois).

Erro na hora de nascimento

Um erro de minutos na hora de nascimento afeta as previsões por progressão, especialmente quando se refere a aspectos com o ASC e MC ou cúspides de casas. Um minuto de erro na hora de nascimento, equivale a três meses de erro no ápice da previsão que tenha em conta o Ascendente ou o Meio do Céu.

Num dia enquanto o Sol em trânsito anda 1º, o ASC e o MC dão uma volta completa no zodíaco (360 graus), de onde se deduz que num minuto o ASC e o MC progridem 1/4 de grau, o que não é desprezível.

Equivalência que se deduz de considerar um dia equivalente ao ano – num minuto o céu gira 1/4 de grau

(na base de que em um dia a Terra faz um giro completo, e em um ano dá uma volta completa em torno do Sol)

Um dia equivale a um ano (quando o Sol percorre 360º) =» 24h <=> 360 graus
24 (60m) <=> 360 graus
24m <= > 6 graus
1m = 1/4 grau

Em um minuto do relógio o céu gira 1/4 de grau.

Por outro lado

Se um dia  <=>  um ano, 24 horas  <=> 12 meses e assim:
· duas horas de ascensão do céu equivalem a um mês de translado do Sol,
· uma hora a 15 dias,
· meia hora a uma semana,
· 4 minutos a um dia
· 1 minuto a 6 horas

Dicas:

  • Os eixos ASC/DESC, MC/FC estão com frequência envolvidos com fatos significativos da vida.
  • Quando queira pesquisar um assunto, estude os aspectos a cúspide correspondente no mapa natal, o a cúspide progredida, dos planetas no mapa natal, no mapa progredido ou direções ou em trânsito.

para pesquisar doenças:

  • Observe aspectos ao ascendente e a casa 6, tanto natal como progredida. Os sintomas da doença são encontrados no ASC, e nos planetas (natais, progredidos ou em trânsito) em aspecto com a casa 6 natal ou progredida.

Hospitalizações:

  • A cúspide da casa 12.

Filhos:

  • Cúspide da casa 5.

Mudança de país:

  • Cúspide da Casa 9, natal e progredida e Cúspide da casa 4.

Ganhos e Perdas:

  • Cúspide da Casa 2 e da Casa 8.

História

O nome “Progressões secundárias” aparece por primeira vez segundo  informações históricas na obra Prima Mobilis (1647) do famoso astrólogo Placidus de Tito (1603-1668), mas ela é conhecida desde muito antes de Ptolomeu mencionada no nome genérico de Direções. Kepler e o astrólogo erudito romano Manilius a mencionam (seculo I).

Sabe-se também que Ptolomeu (sec II) também a mencionam. Mas se tem informação que já desde muito antes se faz referência a equivalência do ano com o dia, e o uso disto em Mapas derivados do céu de nascimento.

Alan Leo, Dane Rudhiar e seu discípulo Alexander Ruperti a popularizaram na primeira metade do sec. XX e na atualidade no ocidente é uma das técnicas mais usadas junto aos trânsitos planetários e as direções primárias com técnicas preditivas.

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

©2015 Astrothon.