Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Qualidades primordiais Elementos Signos Planetas | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Qualidades primordiais Elementos Signos Planetas

por Hector Othon

As Qualidades primordiais são as diferentes fases da Onda cíclica do Tempo. A dinâmica entre elas se expressa de maneiras diferentes no plano físico.

O texto a seguir apresenta uma perspectiva interessante sobre as qualidades primordiais e sua relação com o tempo vivo, destacando que o tempo não é apenas linear, mas também cíclico e possui qualidades próprias, como frequência, melodia e ritmo. Também é mencionado como essas qualidades se sucedem nas fases da onda do tempo e como estão presentes na natureza e em tudo o que acontece no mundo, desde o nascer até o pôr do sol.

Os 4 Elementos fazem referência aos estados básicos da matéria manifesta no Espaço Tempo: sólido (Terra), líquido (Água), gasoso (Ar) e energia (Fogo), já as Qualidades não se manifestam diretamente no espaço, mas no Tempo, descrevendo a vida das coisas, a dinâmica das mudanças no comportamento e estado dos corpos segundo o fluxo da Onda do tempo que definem direções do movimento no espaço e propensões ou tendências de formas de se reagir.

As 4 Qualidades são relativas ao “tempo vivo” que não é lineal mais cíclico. O tempo lineal é o que se mede no relógio, o tempo vivo é a anima, o “tchan” que dá vida e forma a cada coisa junto as forças, elementos e dinâmicas da Natureza.

Essa abordagem ressalta a interconexão entre o tempo, as qualidades primordiais e a natureza, sugerindo uma compreensão mais profunda e poética desses conceitos.

O tempo tem qualidades, evoluções; tem melodia, ritmo.

Nos ciclos da natureza elas definem as suas fases no fluxo do Quente para Úmido, de Úmido para Frio, de Frio para Seco. Elas estão presentes em tudo. São forças atuantes. O tempo é vibração cíclica.

Esta visão sugere uma compreensão mais holística e integrada do tempo e das qualidades primordiais, relacionando-as com os ciclos da natureza e a dinâmica da vida.

É interessante observar como as qualidades primordiais são associadas a diferentes momentos do dia, como o Quente dominando após o nascer do sol, o Seco a partir do zênite do sol, o Frio após o pôr do sol, e o Úmido a partir do nadir, destacando sua presença em diversos aspectos da existência.

As Estações da Natureza acompanham este mesmo ciclo do tempo:

A primavera no hemisfério norte o Sol se inicia quando o Sol passa do hemisfério sul para o norte e com ele o Quente vai aumentando acima do Úmido da natureza que sai do Inverno. A dinâmica do Úmido com o Quente cria a evolução da Primavera. O Sol ao chegar na sua altura norte máxima gera o Seco, e a combinação do Seco e do Quente geram o efeito Verão. O Sol passa novamente pelo equador e começa a descer. Na descida se direciona para o Frio, que é acompanhado ainda pelo Seco, gerando o efeito Outono. No fim da descida, o Sol volta a subir e começa a dominar o Úmido, e da combinação do Frio com o Úmido se gera o efeito Inverno.

De forma geral podemos induzir: a primeira fase é comandada pelo Quente e Úmido (Ar) a segunda que finaliza na plenitude Quente e Seco (fogo), a terceira onde começa a depuração e a degradação é comandada pelo Frio e Seco (terra), e a fase final que termina na morte ou no renascimento pelo Frio e Úmido (Água).

E assim o Tempo na nossa realidade espacial se manifesta sempre associado ao ciclo das Qualidades Primordiais, determinando o que acontece a seguir de tudo o que nasce, chega a uma plenitude, decai, e morre.

Quando um planeta percorre seu círculo, ele oscila, não no espaço, mas no tempo, ele pulsa em sintonia pelo lugar da orbita que estiver passando. O planeta no espaço se movimenta em um círculo (elipse), no tempo se movimenta em Ondas, onde cada onda cíclica do tempo é definida pelo início do ciclo que o enlaça a outros planetas ou pontos zodiacais.

——————————————————

Ondas das Qualidades Primordiais

Versão de Gregório (Quente, Úmido, Frio e Seco): onda fogo e completa

sucessão: Quente, Úmido, Frio e Seco

As dinâmicas primordiais se interpenetram da seguinte forma:

O Quente é gerado no “tempo vivo” pelo Seco. O Seco gera frisão, resistência o que gera Calor, o Quente. A propensão Quente, armazena o Seco e antecipa o Úmido. O Úmido armazena o Quente e antecipa o Frio. A propensão Frio armazena o Úmido e antecipa o Seco. O Seco armazena o Frio e antecipa o Quente.

Quente armazena Seco – tensão que gera propulsão, muito seco armazenado fica pronto para explodir… fogo – impositivo – ir adiante

Na subida do Quente que armazena o Seco temos a sequência dos três signos de Fogo: Áries (Sq), Leão (Qs), Sagitário (Qsu) mais Quente que Seco com aporte Úmido.

Quente antecipa Úmido – propulsão que esmaece na força do Úmido – expansivo e receptivo ao mesmo tempo – sair de si para tocar e perceber o outro – tempo de relação. Queda do Quente subida do Úmido.

Na subida do Úmido que armazena Quente com aporte Seco temos Gêmeos, a seguir Libra (Uq) e Aquário (Uq).

Frio armazena Úmido – receptividade que contrai ação externa molda – água – acolhedor Tempo de Água “vazio a ser preenchido”

Frio antecipa o Seco – contração que gera tensão – terra – cristalização

o mundo como o conhecemos é criado nesse pulso rítmico.

onda quente umido frio seco hector

A onda da vida vibra em diferentes intensidades e direções, mas em cada direção tem uma ordem cíclica essencial que se repete sendo o motor propulsor da dinâmica de cada coisa e a totalidade.

Quente – a fase Quente se inicia com um big bang, nascimento. O Quente que armazena o Seco, onde o Quente é a propensão expansiva direcional para o cimo da crista da onda ; a fase da dinâmica expansiva, o anseio para sair de um polo e alcançar o outro polo, é o movimento de “ir adiante, avançar no fora, no ambiente, é penetrar, brotar, avançar, impulsionar, afirmar, conquistar”, até tendo atingido o ápice do que pode atingir, perde o dinamismo, a coesão, tornando-se vulnerável a modificações, passando a fase Úmido.

Úmido – Neste momento, resta à onda soltar-se do atingimento e se abrir ao que vier. É a fase plástica e receptiva, o Úmido que é a propensão transitória para se soltar, ficar a mercê, para modificar e inverter a direção do movimento, se esvazia e da lugar a fase Frio, o movimento para dentro, interiorização.

Frio – O Úmido por sua vez antecipa o Frio, a propensão direcional para se mover para baixo, para dentro na onda, a fase dinâmica de contração, da acumulação, da interiorização. Ate que a contração arregimentou tanta força em direção a si mesma que passa a gerar uma forte resistência e tensão: a fase Seco.

Seco – Inicia-se aqui a fase Seco, mais uma inversão de direção, propensão transitória para condensar, na qual a dinâmica é de resistência e a reação é tensa com a propensão direcional para um segundo tipo de transição, onde se resiste, processa, divide, escolhe, resiste, se organiza, se ganha em coesão o que cria tensão. Desta tensão acumulada, deste máximo de condensação, resta a próxima fase da onda com a expansão Quente novamente.

As quatro qualidades e manifestam seguindo uma ordem e mecanismos regidos pela lei da causa e efeito na Lei do Tempo, de tal maneira que quando se mexe com elas dá para prever o que irá acontecer. Elas representam o lado objetivoQualidades Elementos Signos Planetas I ching (ainda conceitos), que sustenta o psiquismo e o comportamento. A mecânica das Qualidades primitivas permite decifrar e aparar tanto o funcionamento do corpo como do comportamento humano e do psiquismo.

O Quente anuncia o futuro, o ir adiante, o fazer, exteriorização…

O Frio anuncia o passado, o voltar, a inação, interiorização…

O tempo e o espaço

O que deteriora a uma pessoa não é o tempo, mas a dinâmica das forças e leis do processo biológico. Quem deteriora a montanha é o vento, a chuva, o calor, não o Tempo.

É o tempo o que diferencia uma qualidade da outra e não a substância da qual é feita.

O tempo do relógio é só uma medida espacial do fluir do tempo, o tempo do relógio é só uma de suas qualidades percebidas pela Sensação, o transcurso do tempo medido pelo deslocamento espacial rítmico de um ponteiro.

O tempo nos une o espaço nos separa.

Tudo o que vive segue este padrão de tempo com 4 fases de onda.

Tudo é uma ordenação do pulso vital no Tempo a que se referem as 4 qualidades primordiais e a carta astrológica.

As Qualidades primordiais mais que elementos físicos constituintes, descrevem potências e movimentos básicos que permitem explicar, entender os movimentos maiores, a troca e a forma de reagir de tudo o que existe nos diversos planos da natureza (mineral, vegetal, animal e hominal). 

Versão dos signos: Superposição de dois ondas uma Quente Frio e a outra Seco Úmidoonda fq su hec

Existem duas ondas que se superpõem uma é do Quente e o Frio e a outra do Seco e do Úmido. o Frio vira Quente e se mantem o Seco (Áries), o Quente vira Frio e se mantem o Seco (Touro – signo fixo – interiorização). O Seco vira Úmido e o Frio vira Quente, Quente Úmido (Gêmeos – Mutável)….

As Qualidades primordiais como pontes entre os seres e as coisas

As Qualidades constituintes comuns de tudo o que existe, permitem fazer correlações entre os Elementos, os Signos, os Planetas, a Personalidade, a Saúde do corpo, e as cores, as notas musicais (vibrações), as pedras preciosas, os minerais, as plantas e o que acontece com uma pessoa ou em um evento.

Estas correlações facilitam tanto o estudo da personalidade e do psiquismo, mas também do corpo, e o melhor a inteligência de mexer com as Qualidades primordiais pode ajudar a mexer, transformar, curar. A interação entre os mesmos princípios, mecanismos, conteúdos, as mesmas classes de movimentos e reações presentes em diferentes níveis da natureza é a base para os processos de cura, de estímulo e de sedação de determinadas características e estados do temperamento e do organismo humano. E assim o uso de componentes das plantas, propriedades de minerais, aromas, vibrações podem ser usadas para mexer na harmonia das qualidades primitivas na pessoa com o propósito da cura física ou do aprimoramento de seu comportamento e personalidade.

O ser humano vive sobre a crosta terrestre, tem corpo físico apto para se relacionar com o mundo físico onde regem leis naturais e espirituais da vida.  O seu corpo tem uma temperatura (calor). Não pode viver sem o calor e os raios do Sol. Em seu corpo constantemente estão acontecendo reações químicas: os foguinhos da combustão orgânica em todas as células e na assimilação da matéria orgânica do alimento assim como os foguinhos na transmissão de informações na rede dos nervos e no cérebro. Todos seus tecidos são umedecidos, seu corpo é 70% de água, e se encontra em maior concentração em suas diversas secreções humorais. Ele não pode viver sem água além de um tempo muito limitado. Movimenta-se em seu meio aéreo de intercâmbios, consome meia tonelada de oxigênio por dia. A dinâmica da interação e troca entre os 4 Elementos se dá a partir da dinâmica das Qualidades Primordiais.

A dinâmica das Qualidades primordiais permite avaliar o grau, estado e tipo de vitalidade (prana), através da lei da semelhança e da complementaridade dos “tipos de movimento” presentes, por exemplo, mexendo com plantas, aromas, vibrações pode-se beneficiar a saúde de uma pessoa, assim como os “tipos de movimentos e reações” presentes no seu  psiquismo e comportamento humano podem beneficiar os minerais, os animais, o astral geral, outras pessoas.

Cada Elemento, Signo ou Planeta é formado pela combinação de duas qualidades primitivas (às vezes três, no caso dos signos). Conforme se dinamize ou acrescente uma ou outra a um signo, por exemplo, ele se transformará em outro signo, abrindo caminho para a transmutação entre os entes astrológicos.ondas zodiaco signos e H 600

As Qualidades primordiais não são estáticas, nem isoladas entre si. Cada qualidade em si, possui diferentes estados, potências e concentrações de si e das outras. Mexendo no seu tipo, movimento, grau de concentração, potência, ela pode dar saltos quantitativos que a levem a dar um salto qualitativo e se transformar em outra, se continuar mexendo pode passar a outra terceira, e numa quarta qualidade, e até no fim, retornar à primeira.

As Qualidades Primordiais ou Qualidades elementais são forças, princípios ordenadores. A compleição de uma pessoa com predominância do “Quente” se mostra em sua tez corada, na sua prontidão e em seu jeito de ser exteriorizado. Quando predomina o “Frio” se mostra na palidez e frialdade de sua pele, em sua vida interiorizada, retraída. Do mesmo modo, percebe-se sem dificuldade a dominância do “Úmido” no seu corpo fofo, na doçura do olhar, na sua adaptação ao meio e as circunstâncias. Quando predomina o “Seco” se mostra em sua retração morfológica, sua tensão individualizada, o jeito de ser fechado, reativo. É somente uma questão de supremacia de uma das quatro Qualidades Primordiais sobre as outras três que se mostrará no corpo ou no comportamento. Elas podem ser identificadas através de dados morfológicos, fisiológicos, biotipológicos, embriológicos e outros, com os quais médicos modernos reencontraram, caracterizam os quatro temperamentos tradicionais elaborados a partir dos Elementos.

É possível assim, através de certas manipulações que potencializam ou transformam um tipo de “movimento” em outro, um tipo de reação em outro, permitindo por sua vez, uma transmutação ainda mais ampla entre os Elementos, os Signos e os Planetas. Um elemento que contenha determinadas qualidades poderá ser transmutado em outro que possua qualidades diametralmente opostas. Este é um dos fundamentos da Cura e do Aprimoramento através das Qualidades primitivas.

Identificando o mecanismo do funcionamento das Qualidades primitivas um determinado temperamento pode ser modulado e se manifestar de maneira diferenciada, tipo mudar o jeito de reagir, ou se transformar em outra qualidade, movimento ou, ainda, passar a ter um novo fluxo vital. 

A definição dos conceitos astrológicos, através das qualidades, constitui uma fonte de confirmação da validade ou não de diversas características comportamentais, derivadas dos signos e dos planetas, pois cada característica derivada deve possuir o mesmo tipo de movimento que sua característica original. 

A combinação destas diferentes modalidades de movimento e jeito de reagir permite descrever os diferentes estados de presença, a vida e a manifestação de cada coisa.

NO ELEMENTO FOGO O QUENTE ARMAZENA O SECO; • NO ELEMENTO AR O QUENTE ANTECIPA O ÚMIDO; • NO ELEMENTO ÁGUA O FRIO ARMAZENA O ÚMIDO; • NO ELEMENTO TERRA O FRIO ANTECIPA O SECO.

Quente, Frio, Úmido e Seco

Quente e Frio

Ao observar o Universo, seus componentes, o nosso mundo e tudo o que existe poderemos detectar, em geral, dois tipos de movimentos: o de expansão e o de contração, que podemos associar no Taoísmo aos conceitos de Yang e Yin e na Astrologia, às Qualidades primitivas: Quente e Frio.

As qualidades primitivas Quente e Frio são as mais energizantes, pois se definem a partir de um conceito ativo – masculino de “energia”, sendo o Quente mais energético que o Frio.

As qualidades de quente e de frio são relativas a suas medidas nos objetos e ao ambiente. Assim o Movimento centrífugo do Quente, pode virar centrífugo, Frio, em dependência do ambiente. O movimento do quente e do frio é ligado as leis do equilíbrio térmico, que revela a tendência ao equilíbrio térmico entre um corpo e o meio em que se encontra.

O quente e o frio enquanto movimento tem um componente masculino (+), se diferenciando na quantidade de masculino, o quente é duplamente masculino, por isso sua expansão, já o frio é masculino e feminino e assim seu movimento será centrífugo diante o mais quente.

Úmido e Seco

Toda coisa também tem dois jeitos extremos de reagir diante um estímulo exterior: acolhe ou rejeita, integra ou exclui, flui ou tensiona, estas são as outras duas qualidades primitivas: Úmido e Seco.

Fluidez/tensão podem ser consideradas irmãs gêmeas de expansão/contração, pois constituem características conceitualmente semelhantes, ainda cada uma representar uma dimensão diferente da manifestação. Tensão/fluidez diz respeito a um comportamento feminino, a tipos de reação, próprio da forma, enquanto expansão/contração diz respeito a uma atitude ativa, própria da energia.

As qualidades Úmido e Seco são as menos energizantes, pois definem-se a partir de um conceito passivo – feminino de “forma”, sendo Seco mais energético que Úmido.

Quente ++

número binário: 11 = 3

A pessoa que assopra a chama da uma vela realiza uma ação bem definida no ambiente: apaga a vela. Todos veem o que se passa: o ambiente é afetado pela atitude que é imposta pela sua vontade. Essa é a qualidade primitiva Quente (expansão, mobilidade, calor, atuação).

A manifestação de Quente é ativa. Força centrífuga. Movimento para o exterior, para cima, para frente, para o futuro. 

O Quente é concentração do masculino, ele é uma qualidade que acorda como uma clara fonte de energia, calor, em relação ao ambiente. Por isso o quente é ++, significando que entre as qualidades ele é a que representa o totalmente masculino, yang.

O Quente se manifesta no físico como medida do Calor. Para ver como os físicos estudam o Calor veja a página https://www.todamateria.com.br/calor-especifico/

O calor é concentração de energia, princípio dinâmico que imprime movimento à matéria; como força motriz, ele anima, desenvolve, transforma e faz evoluir as coisas às quais dá intensidade, ardor, amplificação, exaltação.

Ele incita o impulso para fora (força centrífuga, exteriorização, desabrochamento, expansão), para cima ( erupção, explosão, irrompimento, libertação da gravidade, desprendimento, elevação) e para a frente (impulso em direção ao futuro, força de crescimento, rapidez, conquista).

Quente armazena o Seco do qual vem, trás o Seco em si, assim como antecipa o Úmido.

Plano Material

Movimento • Ação

Expandir • Exteriorizar • Mobilizar, dilatar, desdobrar, difundir,

Transformar, mudar

Impulsionar, tomar iniciativa, crescer, desenvolver, brotar. Erupcionar. Explodir.

Expirar.

Calor. Ativo. Energia, vivacidade, vontade. Masculino

o que aquece, o impulso, o brotar…

Plano comportamental

Natureza imediata, instintiva, intuitiva e impulsiva.

A virtude do Quente é a disposição para à vida, o tesão de realizar, a inspiração para vencer desafios e levar a vida em frente.

Doar. Expressar.

Afirmar. Se impor.

Conquistar, lutar.

Decidir.

Valorizar, espírito empreendedor.

O coração, a vontade se impõe ao intelecto.

Brilhante. Vibrante.

Desejos vivos, alegria, otimismo e entusiasmo.

Força para escolher o que levar para fora.

Plano emocional

Fonte da coragem. Atrevimento. Tesão. Positividade.

Dramas, tragédias, comédias…

Plano psíquico:

Favorece o desenvolvimento instintivo, intuitivo.

Plano relacional:

Influencia os outros. Lidera. Mobiliza.

Corpo:

cheio, musculoso, pele rosada e brilhante.

Negativo:

violência, agressividade, egoísmo, guerra. Atitude extremista. Excessos.

—————————————————————————————————————————————————–

Úmido —

número binário: 00 = 0

Uma pessoa assopra a chama de uma vela. A ação (o sopro) apaga a chama ou, no mínimo, desloca sua posição e modifica a forma da labareda, isto é, a chama sofre fortemente a influência da ação, tomando para si uma forma de acordo com a ação recebida, praticamente obedecendo a ela. Essa é a qualidade primitiva Úmido (fluidez, elasticidade, receptividade).

A umidade é um princípio de extensão ou alargamento, de receptividade, de difusão e, consequentemente, de relaxamento, de flexibilidade, de apaziguamento interior, de diluição, de efusão, de liquidez. É também um princípio de plasticidade, de penetrabilidade ou absorção, de envolvimento, de ligação, de mistura, de continuidade, de homogeneidade. Ela infla as substâncias, unindo-as, dissolvendo-as numa tendência à simplificação e à unidade através da fusão das partes numa totalidade. Constitui um fator favorável à fecundidade, ao desenvolvimento, à expansão da vida, bem como à adaptação do ser ao seu meio, com o qual tende, dilatando-se e dissolvendo-se, a integrar-se, confundir-se. A umidade suaviza e modera.

Reação: receptiva. Conforma-se ao estabelecido, ao modelo, flui por onde tem brecha, mas não se opõe. Contrária à agressão.

Plano material:

Adaptar • Fluir • Interagir

Plastificar

Unir

Receber, receptividade. Sensibilidade. Se acomodar, se adaptar.

Princípio totalmente feminino – totalmente passivo.

Plano comportamental

Úmido produz uma natureza passiva, suave. Não escolhe, acolhe.

Desenvolve as Percepções, impressões, sensações. Percebe a realidade e as coisas, deixa se impressionar por elas, tem sensações

Armazena a força vital. Força do in.

Sensitiva, médium, devoção, impressionável, de sentimentos delicados. Aberta para os estímulos exteriores que sente e é impressionada

Sonhadora, instável, de viva fantasia e caprichosa.

Compassivo, apoio do “próximo”.

Fluidez. Torna flexível. Elasticidade. Plasticidade. Se adapta e integra, adere, assimila, submissa.

Inclinações versáteis, bondade espontânea, ingenuidade, inconsciente e descuidada.

Dissolve, assimila, dilata, amplia, desabrocha. Unifica. Recebe, acolhe, penetra, envolve, mistura, modera.

Uma vez exposto a uma determinada situação nova e desafiadora, muda, se molda e assume um novo formato, que irá proporcionar ao corpo a capacidade de prevalecer frente às condições a que será exposto.

Plano psíquico

Favorece o desenvolvimento sensitivo e sensível.

Plano relacional

Tendencia a se fundir no outro, passividade.

Corpo

Pele pálida, músculos fracos, contornos vagos, suaves, ao toque quente e úmido.

Negativo

indiferença, apatia, depressão. Drogas. Ilegalidade

———————————————————————————————————————————————

Frio + –

número binário: 10 = 2

“Depois de assoprada a vela, a pessoa inala para recuperar o ar exalado no momento anterior. E aí ela está à mercê do ambiente, isto é, ao inalar, ela recebe em suas narinas o odor característico de vela recém apagada. Aquilo que se passou no ambiente é interiorizado. Essa é a qualidade primitiva Frio”

Movimento: de fora para dentro, de cima para baixo, para trás, para o passado. Força centrípeta. 

O frio tem predominância do negativo, é a força de inércia da matéria pesada e inerte, princípio estático que leva à absorção. Ele não vai ao encontro como o Quente, mas aquilo que chega é absorvido. Leva também à acumulação, à contração, à retenção, à reserva, à imobilização e à paralisia das substâncias e dos corpos. Ao mesmo tempo em que é em direção oposta à expansão da vida e à sua evolução, o Frio é também um fixador, um condensador e um conservador da matéria em sua estrutura firmada. Esta propriedade passiva, diminuidora, tende a manifestar-se por concentração (encolhimento, fechamento para dentro de si, restringimento, redução, absorção, interiorização, recalque), por depressão (atonia, procrastinação, prostração, peso, submissão, entrega ao estado vegetativo) ou por retraimento (inibição, freio, regressão, inapetência, renúncia).

Tira a coisa da interferência externa, e na proteção do interior deixa a coisa tomar forma, definição, identidade na direção do está no seu âmago. O Frio prepara a matéria para a qualidade Seco, onde será processada, classificada e colocada no lugar que lhe corresponde.

Forma de reagir

Absolver seletivo, sem fim. Escolhe o que chama sua atenção, imanta, atrai, e possui aquilo com o que se ressoa.  O Frio é uma capacidade de chamar, atrair, imantar aquilo que é visceral, necessário, seja energia, coisas, sentimentos, experiências de forma inconsciente, natural, espontânea. Movimento para o interior, para baixo e para trás.

Plano material: 

Inercia. Fixa. Principio estático.

Princípio do Masculino predomina sobre o Feminino. Ativo, mas um pouco passivo. passividade, calma.

Reserva, frieza. Discrição.

Movimento de acumulação, coesão, redução, paralização.

Plano comportamental:

A manifestação de Frio incita a interiorização.

Provoca lentidão no jeito que a pessoa reage e faz as coisas. A sua tendencia é enraizar, se acomodar. Ainda se relacionando, ela se afasta e cria seu canto.

A virtude do Frio é o encontro consigo mesmo, é a descoberta do centro, do que se identifica como visceral. A pessoa toma posse, se apropria do seu ambiente e constrói seu reino.

Contrair.  Concentrar. Coagular. Aderir. Retrair. Acumular

Ela observa, absorve, prefere acolher que se entregar. Tem magnetismo e o mais provável é que onde ela estiver terá coisas, e tudo o necessário para viver com conforto.

O Frio potencializa a reflexão, a contemplação, a meditação como uma forma de se preservar dos excessos que o frio pode estar atraindo. O cérebro domina o coração. Racionalização.

Desenvolve a individualidade a partir de seus relacionamentos, absorvendo-o em si.

Para ela é desafiador se expor, por isso ela hesita, a sua primeira resposta é não. Ela dúvida, teme o que lhe provoca morosidade, inibição.

Ela pode se tornar apática, sem desejos e vontades, só para não se expor. Ela tem pouca energia para sustentar seus relacionamentos.

Falta da expressão emoção. Força do habito.

Plano psíquico:

Favorece o desenvolvimento reflexivo, meditativo. Racionalização. Mente Objetiva??

Manifestação da força do inconsciente.

Plano relacional:

Interage com aquilo que chega a ele, não vai na busca. Tem dificuldade em expressar o que sente, fica ruminando. Passivo.

Corpo:

Morfologia reduzida, magro, tez pálida, pele grossa, dura. Expressão melancólica.

Negativo:

Predisposição ao desalento, à tristeza e ao pessimismo, entorpecimento. Enfraquecimento. Abatimento. Depressão. inapetência. renúncia, isolamento. exclusão. Broxação. Acumular mais coisas do que necessita. Encolhimento, fechamento para dentro de si, restringimento, redução, recalque). Atonia, procrastinação, prostração, peso, submissão, entrega ao estado vegetativo ou por retraimento inibição, freio, regressão, inapetência, renúncia.

————————————————————————————————————————————————————

Seco – +

número binário: 01 = 1

Uma pessoa assopra um pedaço de brasa. À ação (o sopro) sobre a brasa, ela reage aumentando suas irradiações, aumenta o calor, muda de cor, isto é, não “cederá terreno” e ainda se tornará mais ela mesma. Essa é a qualidade primitiva Seco (tensão, coesão interna, rigidez).

Forma de reagir:

Reage de forma Seletiva pela consciência, que favorece a pessoa em detrimento do ambiente ou dos outros.

Princípio de retração, ele reduz, condensa, restringe, isola, reduz, resiste e se dirige a solidificação. Retração e separação das partes em detrimento da sua coesão. Processo de defesa, recusa, a favor de uma tentativa de autonomia, independência e seletividade.

Leva à tensão, ao enrijecimento, ao endurecimento, ao constrangimento. Conduz ao retraimento das partes para dentro de si em detrimento de sua coesão; limita o ser em relação ao seu meio, processo de fechamento,  autodefesa, recusa e, com isso, constitui um fator de inadaptação.

Potencializa a consciência de si, a individualização por separatismo; trata-se de um fator de autonomia, de minoração, de seletividade, de refinamento e, em sua manifestação extrema, de desmaterialização, de esterilidade. Intensiva, age de modo brusco, com fraturas, rompimentos, separações e divisões; desagregadora, ela é a própria complexidade. Leva aos excessos, aos extremos.

Plano material:

Produz grande quantidade de energia

Tensionar • Condensar • Dominar • Estruturar • Cristalizar • Estabilizar

Resistir. Rigidez. Dureza. Não se acomoda. Defende sua própria forma, se mantém coeso, íntegro. O Seco escolhe como vai reagir.

Seletivo, Precisão.

Severidade. Exigente. Exclui. Separa. Divide. Fecha.

É a fase onde se cristaliza, se estrutura, se materializa, se criam as formas.

Plano comportamental

Sua virtude é a capacidade para tomar atitude em relação à escolha do que acontece em sua vida.

Produz uma natureza perseverante, veemente, disciplinada, rigorosa, obstinada.

Tendência a liderar, comandar, centralizar, dominar, decidir.

Antropofágico.

Apaixonado; leva tudo a um alto grau de intensidade.

Comprime, reduz, condensa.

Seco define tudo de modo estrito, sublinhado e com limites definidos. Disciplinado, ordem.

Resiste, endurece, isola, enrijece, separa, divide. Defende, fecha, recusa.

Amadurece.

Movimento a favor da autonomia, da independência.

Princípio do Feminino predomina sobre o Masculino . Passivo, um pouco ativo.

Plano psíquico:

Desenvolve habilidades e talentos pessoais. Capacidade de defesa, previdência. Disciplina. Desenvolve a mente. Favorece o comportamento impulsivo. Mente objetiva.

Plano relacional: 

Escolhe com quem se relacionar. Tendencia a dominar, controlar. comandar.

Corpo: 

Forma bem marcada, tensão muscular.

Negativo:

Cristaliza, exclui, preconceito, rigidez, “cabeça dura”, conservador. Exagera, tensão, inflexibilidade, egocentrismo, egoísmo, seu eu é auto referente e se resiste ao que queira o influenciar, mudar, transformar. Divide, separa, exclui. Rompe, desagrega. Mata.

 

———————————————————————————————————————–

As qualidades primitivas favorecem o desenvolvimento das seguintes naturezas:

  • Quente — da natureza instintiva e intuitiva
  • Frio — da natureza reflexiva e meditativa
  • Úmido — da natureza sensitiva
  • Seco — da natureza discriminativa, analítica – de natureza apaixonada

Nas relações humanas as qualidades primitivas correspondem:

  • Quente — à influência ativa do seu próprio eu sobre os demais
  • Frio — à absorção dos demais pelo seu próprio eu
  • Úmido — à fusão com os demais pela rendição passiva
  • Seco — domínio dos demais pelo seu próprio eu

As Qualidades primitivas e a polaridade masculino (+) e feminina (-)

Quente é inteiramente ativo. Frio é ativo, com um aporte passivo. Seco é passivo com um aporte ativo. E Úmido é inteiramente passivo.

Escrito através de uma fórmula:

  • Quente + + número binário: 11 – masculino
  • Frio + — número binário: 10 – mais feminino que masculino
  • Seco — + número binário: 01 – mais masculino que feminino
  • Úmido — — número binário: 00 – feminino

Toda geração resulta da combinação de dois princípios complementares, Quente e Úmido, e é sempre modificada ou destruída pela ação de outros princípios antagônicos aos dois primeiros que vêm romper seu equilíbrio: o Frio, combatendo o Quente; e o Seco, combatendo o Úmido. Assim, o Quente e o Úmido representam os princípios criadores, enquanto o Frio e o Seco os princípios destruidores.

Os signos as qualidades e os elementos

Os signos zodiacais podem ser vistos como proporções (medidas) diferentes das Qualidades Primitivas segundo a variação da predominância da qualidade masculina ou feminina inerente a cada elemento. Esta variação de predominância do masculino e do feminino é o que determina a diferença entre cada um dos três signos associados a um mesmo elemento.

O elemento Fogo, formado pelas qualidades Quente e Seco, apresenta numa de suas manifestações predominância do Quente sobre o Seco e, em outra, a predominância do Seco sobre o Quente. E, assim com os demais elementos, forma oito tipos diferentes, dois de cada elemento.

As qualidades primitivas Úmido e Seco podem ser consideradas como princípios de transição, intermediários entre o Quente e o Frio, segundo o esquema:

Elementos qualidades primitivas 600

A qualidade primitiva Quente é expansiva. Ao final de sua expansão, quando sua força centrífuga começa a diminuir, o Quente passa a ser mais plástico, seu movimento está à mercê das condições exteriores, dando origem ao momento transição denominado Úmido.

Começa então o movimento contrário, de contração, cada vez mais intenso, caracterizado como a qualidade primitiva Frio. No máximo de contração, a força centrípeta gera um tensionamento interior, Frio passa a ser rígido, seu movimento é paralisado pela falta de espaço, dando origem ao momento de transição denominado Seco. A tensão deste reverterá o processo, criando um movimento externalizante, que mantém a continuidade do ciclo.

Observa-se esse mesmo processo no nosso corpo. No verão, soltamos o corpo, relaxando-o, deixando-o o mais à vontade possível, na tentativa de esfriá-lo. No inverno, contraímo-nos, com os músculos tensos e o corpo retraído, na tentativa de aquecê-lo.

Temos então um momento em que se está saindo de Seco para Quente (ver figura). Num momento é mais Seco, em outro já é mais Quente e num terceiro passo recebe algumas características de Úmido.

Assim como, saindo de Quente para Úmido (ver figura), num primeiro momento características do elemento Seco ainda não conservadas, em outro já prevalecem definitivamente as de Quente sobre Úmido e, num terceiro momento, as de Úmido sobre Quente.

Idêntico fato ocorre no polo da qualidade Frio, com as transições Úmido e Seco.

Como Úmido e Seco não são verdadeiramente polos, mas momentos de transição, não é possível aplicar a eles o mesmo procedimento.

Das qualidades primitivas resultam as doze combinações seguintes:

Seco e Quente (Fogo):

mais Seco que Quente – Áries

mais Quente que Seco – Leão

mais Quente que Seco, com aporte Úmido – Sagitário

Quente e Úmido (Ar):

mais Quente que Úmido, com aporte Seco – Gêmeos

mais Úmido que Quente – Libra

mais Quente que Úmido – Aquário

Úmido e Frio (Água):

mais Frio que Úmido, com aporte Seco – Caranguejo

mais Frio que Úmido – Escorpião

mais Úmido que Frio – Peixes

Frio e Seco (Terra):

mais Seco que Frio – Virgem

mais Frio que Seco – Touro

mais Frio que Seco, com aporte Úmido – Capricórnio

Essas doze combinações das qualidades primitivas — as únicas possíveis, conforme demonstração — dão origem aos doze signos do Zodíaco, constituindo as doze qualidades básicas de manifestação.

Signos de Fogo

Fogo + + + — 1110

onda fogo e completa

A principal característica do elemento Fogo é a vontade e o idealismo, isto é, o movimento externalizam-te (Quente) e dirigido (Seco).

Áries +-++

Em Áries predomina o Seco sobre o Quente, há uma grande tensão em cada movimento, entrecortando-o, tornando-o contundente e veemente.

Precipitação, explosão, tenacidade, iniciativa, impetuosidade. O movimento tem dificuldade para romper a inércia de Seco e, quando o faz, surge abruptamente, e muitas vezes sem controle de si.

A fonte de vida, a qualidade Quente, está a serviço de sua própria estrutura criada pelo Seco em predominância. O ariano fica na dele e é totalmente autoreferente

O idealismo atua de modo impositivo. Líder, encontra estímulos no ambiente, onde reage centrado em si. Tem necessidade de que algo reforce sua vontade para vencer a tensão e, então, poder realizar seus intentos.

É representado pelo símbolo do carneiro, animal de chifres muito duros, sem grande vontade própria, mas que reage às provocações com ímpeto e pouco controle de sua força.

Leão +++-

No signo de Leão predomina o Quente sobre o Seco, a força expansiva da qualidade Quente se manifesta sem o efeito tensão provocado pelo Seco em desvantagem, tornando sua atuação sobre o ambiente constante e harmoniosa.

Determinação, firmeza, coerência, convicção. Os princípios pessoais, amadurecidos e clareados pelo Seco, comandam tudo. A vontade é forte e pouco incisiva. É difícil modificar esse movimento, pois a rigidez de Seco mantém a coesão dentro do seu âmbito de domínio, que progressivamente tende sempre a se expandir.

Ele é representado pelo símbolo o leão, animal de grande força, embora ele a use com alguma parcimônia.

Sagitário +++-

No signo de Sagitário predomina o Quente sobre o Seco e tem aporte Úmido, a natureza harmoniosa e criativa (análoga à de Leão) ganha um caráter comunicativo e, de certa forma, mental (Quente e Úmido combinados correspondem a uma parcela de Ar neste signo).

Pelo aporte do úmido há um grau maior de sensibilização e flexibilidade que facilita a união das aspirações pessoais às da coletividade. O espírito de comando une-se à disposição de entender as necessidades alheias, caracterizando um sentido de justiça.

Ele é representado por um centauro com arco e flecha em prontidão, o centauro é metade animal (Quente e Seco), e metade homem (Quente e Úmido), constituindo uma ligação entre os signos de Fogo e de Ar. Sagitário representa a busca da verdade ideal.

Signos de Ar

Quente + + Úmido — — Ar + + — — 1100

onda ar e completa

A característica principal do elemento Ar é o relacionamento, isto é, a atuação (Quente) que acolhe, sensível, aberta para a contracenação (Úmido).

Inclui-se nele, ainda, a função mental, a atuação através da comparação.

Gêmeos

Ar + + — —

No signo de Gêmeos predomina o Quente sobre o Úmido e tem aporte Seco.

A natureza de Gêmeos não é tão plástica nem abstrata como Libra e Aquário. As percepções (Úmido) têm como contraparte uma forma de atuação prática (Seco). Há uma pequena tensão que objetiva as inspirações, tornando-as racionais e lógicas. As relações são motivadas, em parte por razões mentais e abstratas, em parte por razões estratégicas e práticas. Acontece também que ao encontrar resistências, desafios importantes, o Geminiano pode fugir com expansão em novas direções.

A expansão desta combinação deveria ser ilimitada (como a de Aquário), mas o aporte Seco a mantém dentro de um círculo restrito, criando uma dicotomia, a de ter que escolher em que direção se expandir dentro de um amplo quadro de possibilidades. Isso traz o desejo de constante variação deste signo.

Seu símbolo são os dois irmãos gêmeos, Castor e Polux, um de origem divina (o espírito, Fogo, Quente e Seco), outro de origem humana (as relações humanas, Ar, Quente e Úmido).

A respiração é regida por esse signo e tem a característica de ser um movimento constante (Quente), cujo comando pode ser voluntário (Seco) ou involuntário (passivo ou Úmido), com a predominância deste sobre aquele.

Libra

Ar — — + +

No signo de Libra o Úmido predomina sobre o Quente, o que leva a uma atuação que leva em conta o outro ou o objeto, no sentido de ser justo e tornar o que faz coeso e harmônico diante as inúmeras impressões recebidas. Como o Úmido predomina, a atuação do Quente é regida e estimulada pelas circunstâncias e por aquilo (ou aquele) com que se mantém relação.

A criatividade está a serviço do outro, do ambiente, nas suas ricas impressões (úmido) acalentadas pela relação justa consigo mesma e o outro. A indecisão predomina, que revela a vontade de fazer junto, pois são muitas as impressões recebidas para um poder (menos quente) relativamente menor de uni-las. No entanto, dar unidade, harmonia e direção às impressões e relações é fundamental, pois essa é a participação da qualidade masculina Quente, que é o fator que lhe dá vida.

O signo de Libra é representado pela balança, observe que é o único signo representado por um objeto, que representa o constante intento de harmonização e de ser justo diante as impressões recebidas.

Pela predominância do Úmido, Libra tem acentuadas características femininas, apesar de ser um signo masculino.(número 7, impar).

Aquário

Ar + + — —

No signo de Aquário predomina o Quente sobre o Úmido, há uma poderosa expansão das impressões recebidas. Uma pequena impressão vinda (úmido) de um fato qualquer provoca uma forte reação criativa (quente), gerando um estado de constante excitação e uma tendência a participar dos relacionamentos comandando-os, devido à força (Quente) de suas percepções (Úmido). Não há tensão (úmido) para conter essa expansão (quente), atingindo portanto essa combinação, sempre, o limiar de suas possibilidades (devido a predominância do quente).

Há uma busca de liberdade, de novos conceitos e de tudo o que sugira ampliação de limites. Seus conceitos tornam-se supremos a tudo o mais por terem uma aparência mais criativa e verdadeira (mais Quente) do que aquilo que é percebido da realidade (que Úmido). Este signo denomina-se Aquário, o aguadeiro.

Signo representado pela figura de um Ser humano jorrando um líquido no espaço, expande suas percepções sobre o mundo, expressão máxima da sua vida, impulsionada pela combinação do Quente predominando sobre o Úmido.

Signos de Água

Água — — — +onda agua e completa 600

O elemento Água tem por característica principal as emoções, isto é, as percepções ressignificadas (Úmido) interiorizadas (Frio) a ponto de se tornarem uma realidade interior.

Caranguejo

+ — — — 

No signo de Caranguejo predomina também o Frio sobre o Úmido e tem aporte Seco, a natureza emocional ganha condições de moldar coisas e de persistir (assemelha-se ao elemento Terra, por constituir-se, em parte, de Frio e Seco). A facilidade para reter as impressões e para amoldar-se às situações é contrabalançada pela capacidade de moldar as situações. Não há um aprofundamento das emoções (como em Escorpião), devido à tensão do Seco, mas sim uma resposta ao ambiente acerca daquilo que foi sentido interiormente. Isso gera uma atuação motivada por fantasias e caprichos.

A índole é protetora, devido à sensibilidade ao ambiente e à capacidade de agir por ele (não de agir sobre ele, pois o Úmido prevalece sobre o Seco).

Sua principal característica é a de se impressionar com o que ocorre à sua volta e agir de acordo com as necessidades do ambiente

É representado pelo símbolo o caranguejo, mais senhor de seus passos que os peixes do mar, mas ainda restrito à situação ideal para sua sobrevivência, a beira-mar.

Escorpião

+ — — — 

No signo de Escorpião predomina o Frio sobre o Úmido, há uma intensa e total interiorização de uma pequena parcela de impressões (Úmido), potencializadas pelo inconsciente, o desejo, a paixão, a emoção, a memória e estimuladas pelo ambiente. Os conteúdos das percepções são acumuladas no interior, até que a contração (Frio) se torne absoluta, pois o Úmido não oferece resistência. O processo de acumulação e condensação de percepções chega a um ponto limite da sua forma de perceber o escolhido — o “Frio absoluto” — a loucura, morre pelo próprio veneno ou pela bênção do distanciamento, da desidentificação consegue se afastar, neutralizar, transformar sua impressão diante o estímulo.

não se identificar (Úmido) com o poder que por ele passa, nem com o que de mais denso e grosseiro, tem que passar para se regenerar. Ser o portal que atrai (frio) os conteúdos do mundo, o outro de nós, com distanciamento (frio).

Há uma transformação pela pressão levada à máxima potência. A concentração cria uma rigidez e um poder que potencializa ao desejo. Toda e qualquer percepção se cristaliza num desejo, numa relação na qual se está atado ao ambiente ou ao outro, mas sobre o qual se busca um domínio e uma transformação.

A imagem que representa é a do escorpião, animal cuja fulminante e funesta atuação ocorre ao menor contato.

Peixes

— — — +

No signo de Peixes predomina o Úmido sobre o Frio, a natureza plástica e moldável tem pouca condição de tornar-se coesa. As percepções predominam sobre as motivações. Há muita passividade em relação ao exterior (muito Úmido) e uma reação inoperante ou instável (pouco Frio).

Há o sentido de acolhida sem prender-se às coisas ou às pessoas. Praticamente, é impossível organizar, isto é, dar direção (Frio) aos sentimentos, gerando uma permanente disponibilidade às impressões. Há necessidade de que uma força superior, externa venha colocar ordem (redimir) esse estado de sentimentos oscilantes. Há a sensação de que não adianta fazer nada por si mesmo.

É representado por dois peixes voltados para direções opostas, representa a disponibilidade interior às oscilações exteriores (o mar), sem que se possa antepor uma direção que se deseje.

Signos de Terra

++–

onda Terra e completa

A característica principal do elemento Terra é a lida com o mundo sensível e concreto, isto é, a reação ativa e resistente (Seco) às condições que se apresentam (Frio).

Virgem

Quando o Seco predomina sobre o Frio, a natureza é mais tensa que absorvente, criando uma espécie de barreira ou filtro a tudo o que é absorvido.

Tudo é inspecionado e classificado, nada é aceito com facilidade, devido ao espírito de comparação, avaliação e de análise. Na verdade, absorve-se muito pouco, apesar de a sua motivação básica ser esta. E muito do que passa pelo processo de comparação é mantido na superfície, pois a forte tensão do Seco não permite um fácil recolhimento em si.

O lado Frio de Virgem pode levar a muitos virginianos a acumular um monte de trecos que um “dia poderão ser úteis” e o pior que esse dia pode demorar, mas chega, e ai o virginiano pode surpreender ao encontrar solução com coisas que outros nem imaginariam (efeito MacGyver).

O conhecimento acumulado não é completamente interiorizado (falta do Úmido), nem usado no próprio proveito, nem exerce atuação sobre as circunstâncias (característica do Quente, enquanto aqui há Frio). A seleção é usada, ocorre numa faixa restrita, que é a da análise da eficiência e do constante aprimoramento, com tendência maior de manter no cuidado pessoal que em partilhar com outros ou o ambiente. Não há nem a vivência interior ou a partilha exterior (falta de Úmido), mas sim o constante aprimoramento de funcionamento do que se faz e dos meios materiais de contato (a tênue pele) entre esses dois mundos. O caráter é restrito à eficiência e à utilidade dos métodos e das ferramentas usados na lida com o mundo material. Há uma ausência de sentido de finalidade, mas uma busca de facilitar o funcionamento da mecânica e potencialidades dos seres e das coisas.

Ele é representado por uma Virgem, as vezes alada, com um ramo de trigo em uma de suas mãos. Indicando a importância dos meios de contato entre ela e o mundo.

Touro

No signo de Touro, o Frio predomina sobre o Seco, tem-se o máximo de retenção com inércia, ou seja, há a manutenção de tudo o que esteja ao redor. As formas do mundo à sua volta são imitadas, pois o processo de interiorização (Frio) encontra uma resistência (Seco), criando como que uma tela onde o mundo sensível é reprojetado.

Há inércia e obstinação a qualquer tipo de mudança, pois aquilo que existiu um dia, que marcou (Seco) o seu interior (Frio), e qualquer outro fato que não se encaixe na concepção formada, criará um atrito. Sua lida com o mundo sensível e material tem o fito de preservação e de estruturação das formas concretas, de modo a criar uma estética.

É representado pela imagem do animal touro, o mais famoso dos ruminantes, conhecido por sua grande massa e força física e, não obstante, por sua grande mansidão.

Capricórnio

No signo de Capricórnio predomina o Frio sobre o Seco e tem aporte Úmido, a contração material é atenuada, diminuindo a rigidez e permitindo um impulso próprio, ausente nos dois outros signos de Terra. Não está sob a tirania da matéria apenas, mas tem a capacidade de discernir sobre o que o sensibiliza (Frio e Úmido) e para lidar com as circunstâncias a partir disto (Frio e Seco).

Surge a ambição, isto é, o desejo de cumprir a fantasia daquilo que julga ser o seu desígnio. Como a sensibilidade quanto ao que existe fora do mundo material é apenas parcial (o Seco predomina sobre o Úmido), na verdade apenas pressente a possibilidade de sair da limitação material, de seu destino. Isso cria uma tensão interior que o faz atuar para que o mundo material ultrapasse os limites daquilo que ele já é, para conter valores ligados à sensibilidade interior.

Ele é representado pelo desenho de uma cabra no cume de uma montanha, sendo este o local onde, sem sair da terra, pode-se chegar o mais próximo possível do céu, das nuvens e do sol. A cabra é o animal que melhor representa o labor e a destreza na escalada. No entanto, essa cabra tem rabo de peixe, denotando que, além do parentesco com o elemento Água (Frio e Úmido), há algo de impossível na sua escalada.

Os Símbolos dos signos, focando os elementos

Os três símbolos dos signos de Água, o escorpião, os peixes e o caranguejo, são seres vivos, mas ainda uma forma primitiva de vida dentro da escala zoológica. O Úmido é uma das qualidades da vida; a outra é o Quente. No elemento Água, temos o Úmido, isto é, a receptividade à vida, mas sem o fator que a expande ao máximo de suas possibilidades, que é a qualidade Quente. Daí os seres vivos que representam uma etapa de vida primitiva, quase vegetativa, no sentido de que têm pouca capacidade de ação e de dependerem muito do meio ambiente imediato.

Os signos de Fogo, pelo contrário, são representados por animais de grande força, pois este elemento é formado pelo Quente, fator vitalizante mas que não pode expandir-se ao máximo devido à tensão do Seco. O leão, o carneiro e o cavalo (a metade animal de Sagitário) são animais de exuberante instintividade e nobreza.

Os signos de Ar são representados por figuras humanas, expressões máximas da vida, pois este é o elemento em que se combinam o Quente e o Úmido, fatores de vida.

Os signos de Terra (Frio e Seco) não têm nada dos fatores de vida. Terra é a forma final, a cristalização da vida, e tem por símbolo seus signos, representantes de cada uma das etapas da vida. No entanto, esses representantes, que já não evoluem, não possuem vida em si para ser multiplicada. São formas acabadas. Tem-se isso na virgindade da figura feminina de Virgem, no hibridismo da cabra com rabo de peixe de Capricórnio e na forma perfeita, que já não precisa evoluir, de um bovino no signo de Touro.

O Zodíaco dos Elementos e o Zodíaco Planetário

Além da definição dos signos por estação, eles podem ser classificados com base nas duas quaternidades – de elementos (Fogo-Terra-Ar-Água) e de qualidades primordiais (Quente-Frio-Seco-Úmido), assim como pela triplicidade das modalidades e pela projeção da regência planetária.

Assim, por exemplo, Capricórnio está sob a influência de Saturno, por ser seu domicílio; então é natural que tenha a mesma natureza que seu regente.

Cada signo é dotado do elemento do planeta regente. Assim, o Fogo (mais Seco que Quente) de Marte reina sobre os signos marcianos de Áries e de Escorpião, como o Fogo (mais Quente que Seco) do Sol no signo de Leão como o Fogo temperado (mais Quente que Seco) de Júpiter no signo de Sagitário e Peixes.

O elemento Terra nos signos mercurianos de Gêmeos e de Virgem, assim como nos signos saturninos de Capricórnio e de Aquário; o Ar nos signos venusianos de Touro e de Libra, assim como no signo jupiteriano de Sagitário; e a Água no signo lunar de Caranguejo e no signo netuniano de Peixes.

Barbault utiliza o “planetarismo” como referência para a interpretação dos tipos de temperamento:

Na sua análise, Barbault destaca particularmente dois signos que contrariam a classificação atualmente adotada:

Escorpião: Possui efetivamente uma qualidade de água, mas uma água de fogo semelhante à urina, à menstruação, ao esperma, à lava vulcânica, ao álcool, à água-forte, e sua característica de liquidez tem como função transportar o fogo, que é o que sobressai.

Touro (mais Frio que Seco): Como um signo na perspectiva primaveril (Quente e Úmido) do hemisfério norte e na força de seu regente Vênus (Quente e Úmido), lembra uma terra fértil e perfumada, o torrão natal, e não uma terra (Frio e Seco) compacta, espessa, pesada, o que limita o despojamento, a abstração e o espírito. Assim, Touro, signo da exaltação dos sentidos e da realização material só pode ser visto como o mais tipicamente Ar (Quente e Úmido), considerando a composição das Qualidades Primordiais.

Resumindo, podemos dizer que o Sol em Escorpião representa a liquidez do Fogo, enquanto que o Sol em Touro é uma materialização do elemento Ar.

Assim, juntando a repartição sazonal a esta planetarização dos signos, Barbault chega à conclusão que o mais sanguíneo dos signos seria Touro, o mais bilioso Leão, o mais nervoso Virgem e o mais linfático Peixes.

Basta um pouco de atenção para comprovar que o signo não pode ser reduzido à sua regência planetária, possuindo características que lhe são próprias.

Podemos concluir que o signo não pertence a uma categoria fixa. Exemplificando, o Ar (Quente e Úmido) pode ser visto como mental no Sol em Gêmeos (Quente com aporte seco) (fim da primavera HN -), afetivo em Libra (inicio do Outono HN) e espiritual em Aquário (meio do Inverno). Libra pode ser considerado um signo sanguíneo – nervoso. Sagitário é fogo pelo seu entusiasmo e seu dinamismo que são quase tão importantes quanto sua característica jupiteriana de amplidão. Peixes é um signo aquático com um componente Ar atenuado.

Assim, fica evidenciada a discordância de Barbault quanto à identificação dos elementos fundamentada exclusivamente nos signos porque esta prática descarta o essencial que é o astro. O primeiro princípio é o planeta por si mesmo que possui um valor intrínseco. Considerar as colocações planetárias apenas em termos de triplicidades reduz o papel do planeta a um mero coadjuvante. Na realidade, como o planeta é o mais importante, o signo é que deve vir como uma complementação. Tanto que quando Júpiter passa de Áries a Touro, ou de Touro a Gêmeos, o que ocorre são modulações da natureza jupiteriana. É preciso “planetarizar” antes de “zodiacalizar”.

As Qualidades primitivas e os 10 Planetas

Nos doze signos se dão todas as combinações possíveis entre as qualidades primordiais quando combinadas seguindo a onda, são como doze matrizes básicas de manifestação. Já com os planetas, a combinação de qualidades que os conforma é mais complexa e tem critérios difíceis de encontrar a sua lógica, podendo existir varias versões segundo o astrólogo.

As proporções das qualidades primitivas que compõem os planetas não são deduzidas como  com os signos. No entanto, os planetas respeitam na sua composição as variações das matrizes básicas (os signos) e ao mesmo tempo contracenam com as qualidades do signo em que se encontrem, cujo modo de ser deverá assimilar e expressar de seu jeito.

O astrólogo Morin usa as seguintes proporções para cada planeta. Divulgada em “Astrologia gálica” volumem 23 de Jean-Baptiste Morin

Contudo, Barbault não concorda com essa classificação. Por exemplo, para ele, Júpiter é quente e úmido (Ar), o Sol é mais seco do que quente, etc.

A cada qualidade primitiva atribui-se um coeficiente total de 10 pontos, distribuídos entre os sete planetas conhecidos na antiguidade, constituindo-se assim a natureza essencial desses planetas.

nota: estes números não são quantidades, mas qualidades

Mais da metade da qualidade Quente está presente no Sol (5,5). Os outros 4,5 estão distribuídos entre Marte (2,5), Júpiter (1,5) e Vênus (0,5). Nestes quatro planetas concentra-se o poder de expansão e de iluminação.

Metade da qualidade Frio está presente na Lua (5), enquanto o restante está em Saturno (3,5) e em Mercúrio (1,5). Nesses planetas concentra-se o poder de contração e de reflexão.

A qualidade Úmido está presente apenas na Lua (6) e em Vênus (4), dando a estes planetas características femininas e neles concentrando o poder da receptividade, da fluidez e da amoldagem.

A qualidade Seco é a mais distribuída entre os planetas. Está mais presente em Saturno (3) e em Marte (3), vindo a seguir o Sol (2) e, por fim, Júpiter e  Mercúrio (1). Todos esses planetas são masculinos e neles concentra-se o poder de tensão e coesão.

Entre os planetas femininos, a Lua é mais feminina, pois é constituída por Frio (5) e Úmido (6) enquanto Vênus,  por Quente (0,5) e Úmido (4) . A Lua é o planeta de maior poder de receptividade e reflexão.

Vênus, apesar de predominantemente feminina, com Úmido (4), possui uma parcela de característica masculina através do Quente (0,5). Isso gera uma reação interior ativa, a capacidade de atuar em nome da sua sensibilidade.

Marte e Saturno são os planetas mais Secos (3). Neles é maior a rispidez, o rigor, a tensão e o gume afiado da atuação em Marte (Quente), ou da condensação, chamada realidade, em Saturno (Frio). Qualquer oposição a estes planetas torna-os mais tensos, rígidos e secos (como no exemplo inicial da brasa).

Marte é o planeta caracteristicamente mais Seco. O Seco predomina sobre as qualidades primitivas ativas (Quente e Frio), apenas no caso do planeta Marte. Há nele muita coesão interior, o que o torna uno e concentrado. Mas, uma vez partida a coesão, não tem Marte poder de ação tão grande quanto o de resistência, como um guerreiro de espírito medianamente valente, que confia mais na dureza de sua armadura e armas para a luta.

Mercúrio e Saturno se parecem. Neles predomina o Frio sobre o Seco. Em Saturno na proporção 3,5 para 3; em Mercúrio na proporção de 1,5 para 1. Os dois têm significado semelhante: representam aquilo que se mostra na sua forma mais condensada, isto é, a realidade concreta e objetiva.

Saturno faz a realidade nossa pele, pois é muito Frio e muito Seco.

Mercúrio (Frio 1,5 e Seco 1) faz a realidade ser percebida e entendida sem pressão. Em Mercúrio, a realidade está aí para quem quiser vê-la.

Saturno (3,5) e Lua (5), os planetas mais Frios, estão ligados ao conceito de contração universal, de retorno e de realidade material.

Saturno, Seco  (3) como é, é a própria matéria rígida.

A Úmida Lua (6) é a maneira como recebemos a realidade dentro de nós. É a fluidez (o humor) que surge do contato com a realidade e a supera em importância (mais Úmida que Frio). É onde a maneira de percebermos a realidade é mais viva do que a própria realidade.

Mercúrio nos coloca em contato com a realidade material (Frio 1) de maneira Seca (1,5), rígida e racional.

Lua estabelece o contato com o mundo objetivo (Frio 5) de maneira mimética (Úmido 6): passamos a fluir como se fôssemos iguais à realidade.

Os luminares, o Sol e a Lua, são os únicos corpos celestes que concentram em si mais da metade de uma qualidade primitiva, e justo das qualidades que representam a vida, o Quente e o Úmido.

Sol concentra mais da metade da qualidade Quente (5,5 em um total de 10) e representa o polo mais ativo e criativo dos planetas. Um verdadeiro gerador.

Lua concentra mais da metade de Úmido (6 num total de 10) e metade de Frio (5 em um total de 10), representando o polo mais passivo entre os planetas, mais ligado à forma. Um verdadeiro receptor.

Os demais planetas situam-se entre ambos, no que se refere à distribuição das qualidades primitivas.

Os planetas constituídos pelas qualidades Quente e Seco têm idêntica constituição à do elemento Fogo. Cada um tem sua composição análoga a um dos signos fogosos:

  • Sol, mais Quente que Seco análogo a Leão, rege este signo;
  • Marte, mais Seco que Quente, análogo a Aries, rege este signo;

Júpiter (1,5 Quente 1 Seco), moderadamente Quente e Seco, tem constituição análoga a do signo que rege, Sagitário.

Saturno constituído pelas qualidades mais Frio (3,5) que Seco (3), têm constituição parecida a Capricórnio que é mais Frio que Seco com aporte em Úmido e  em relação ao outro signo que rege, o signo de Aquário que é mais Quente que Úmido com aporte de Seco tem pouco a ver.

Mercúrio, constituído pelas qualidades mais Frio que Seco, têm constituição parecida ao signo Virgem que rege, mais seco que frio, ainda mais diferente da constituição do outro signo que rege, Gêmeos que é mais Quente que Úmido com aponte no Seco.

Vênus, mais Úmido que Quente é constituída das mesmas qualidades do signo que rege, o signo de Libra, mais Úmido que Quente

Lua, mais Úmida que Fria, é constituída das mesmas qualidades o signo que ela rege, o signo de Caranguejo, mais .

Planeta oriental ou ocidental

Tanto no caso de Saturno quanto no caso dos outros planetas existem poderes, também, que aparecem através da observação de seus aspectos com o Sol e com a Lua, porque alguns deles parecem modificar as condições do ambiente de uma forma, alguns de outra, por aumento ou diminuição.” Ptolomeu

O planeta está oriental do Sol (por exemplo) quando estiver separativo a partir da conjunção com ele até chegar a ficar aplicativo com a oposição.

O planeta está ocidental do Sol (por exemplo) quando estiver separativo da oposição e até aplicativo na conjunção.

nota: Um planeta está no lado oriental de outro quando esta situado entre a oposição e a conjunção na sequencia dos signos, esta em fase decrescente, vai ao encontro. (verificar

Saturno oriental perde em secura

Júpiter ocidental ganha umidade

Os planetas em relação ao horizonte

“Os planetas quando estão orientais (ascendendo no leste) produzem umidade; de seu nascer matutino (leste) até a sua primeira estação (quarto crescente- Meio do céu) produzem calor; da primeira estação ao morrer vespertino, secura; do morrer vespertino à segunda estação (quarto minguante), frio; da segunda estação (FC) ao nascente.” Ptolomeu.

Link de outras versões de proporções por outros autores na historia da Astrologia

Os 10 planetas

planetas secos são masculinos e úmidos sãos femininos

signos quentes são masculinos e frios femininos.

É interessante também termos em mente a composição dos planetas segundo suas qualidades primordiais e a classificação de Morin, que atribuiu a cada qualidade primitiva um coeficiente de 10 pontos assim distribuídos entre cada um dos sete planetas:

Contudo, Barbault não concorda com essa classificação. Por exemplo, para ele, Júpiter é quente e úmido (Ar), o Sol é mais seco do que quente, etc.

Os seres vivos, homens, animais e plantas são afetados tanto pelo ritmo diário (dia e noite), quanto pelo do ano (estações).

O Sol (5,5 Quente e 2 Seco) +++-

“Observa-se que o poder ativo da natureza essencial do Sol é aquecer e, em algum grau, secar. Isso se torna ainda mais fácil de perceber no caso do Sol do que para qualquer outro corpo celeste, devido a seu tamanho e à obviedade de suas mudanças sazonais, pois quanto mais ele se aproxima do zênite mais ele nos afeta desta forma.” Ptolomeu em Tetrabiblos Livro 1

O Sol é o centro energético, irradiante, vitalizador. Ele é o mais Quente dos planetas, ele na medida foi colocado como possuidor de mais da metade do Quente, 5,5. Os outros 4,5 estão distribuídos entre Marte (2,5), Júpiter (1,5) e Vênus (0,5). Nestes quatro planetas concentra-se o poder de expansão e de iluminação. O Sol se comporta como o signo de Leão, por isso o Sol se dá bem em Leão.

O poder e distinção do Sol baseia-se na auto expansão e no grande calor que tem em si. A fonte do quente está dentro dele. Por ter mais da metade da qualidade Quente (5,5), ele representa o polo mais ativo e criativo dos planetas. Um verdadeiro gerador, irradia calor e brilho para aqueles que se relacionam com ele. Na casa onde você tem o Sol, é onde a pessoa mais brilha, se expande, vibra, mas também onde ela quer controlar, dominar.

Seco estabelece a tendência de predominar, dominar, controlar sobre os demais a partir da sua vontade.

O bloqueio do Sol é a expansão do seu Ego, do exclusivismo, o egocentrismo.

O Sol constituído pelas qualidades Quente e Seco têm idêntica constituição à do elemento Fogo, e a do signo que ele rege, Leão, mas quente que seco.

Estações

observe que a onda está em sentido inverso

Primavera: quente e úmido – Ar

Verãoquente e seco – Fogo

Outono: frio e seco – Terra

Invernofrio e úmido – Água

Fases da Lua

“Ao aumentar da Lua Nova para o quarto crescente a Lua é mais produtora de umidade; na sua passagem de crescente para cheia, de calor; de cheia para minguante, de secura; de minguante para a ocultação, de frio.”

1º quarto: Quente e Úmido;

2º quarto: Quente e Seco;

3º quarto: Frio e Seco;

4º quarto: Frio e Úmido.

Marte (3 Seco e 2,5 Quente) -+++

Marte reage fortemente ao que mexe com ele, de forma reativa, impulsiva, apaixonada e no sentido da competição e de luta.

“A natureza de Marte é principalmente secar e queimar, em conformidade com sua coloração abrasiva e em razão da sua proximidade com o Sol, pois a esfera do Sol está localizada logo abaixo dele.” Ptolomeu, Tetrabiblos.

Observe que tem um equilíbrio entre o Seco e o Quente, sendo superado em pouco pelo Seco. Sua coesão e contenção surge mais da rigidez (Seco) do que da movimentação (Quente). Marte é uma usina de tensão. Há tensão no seu interior: a expansão do Quente tenta romper a tensão do Seco. o quente está chegando com o nariz no seco. Há luta. E assim a um mínimo estímulo exterior  pode haver explosão e impulso na sua afirmação.

Enquanto, o Seco mantém-se rígido, está sob a pressão do Quente: há tensão interior, uma arma pronta para o disparo.

Marte, ao igual que o Sol é constituído pelas qualidades Quente e Seco idêntica a constituição à do elemento Fogo e idêntica a do signo que ele rege, Áries, que é mais Quente que Seco.

Marte, junto a Saturno são os planetas, mais Secos. O Seco predomina sobre as qualidades primordiais ativas (Quente e Frio), apenas no caso do planeta Marte. Marte reage ao que ele toca. Sua coesão, secura é o que o segura.

A predominância do Seco dá a Marte muita coesão interior, o que o torna potente, independente e concentrado. E na luta seu poder maior é a resistência, sua disciplina e habilidades (Seco) no uso de suas armas.

Júpiter (1,5 Quente e 1 Seco) +++-

Júpiter é uma combinação moderada das qualidades primordiais, possui características parecidas com as do Sol, só que de forma mais branda. Calor gostoso, ele é expansivo sem ser dominador. Ele é mais expansivo que o Sol porque ele tem menos tensão que o Sol, ele tem ginga, entradas espertas. Ele é considerado maior benéfico. Ele cresce mais que o brutamonte do Marte e o orgulhoso Sol, ele avança com mais inteligência para avançar.

Sua rigidez, proporcionalmente à dos outros planetas, é pequena. Sua movimentação é constante e suave, mas por isso mesmo oscila entre a liberdade e o descaso às circunstâncias.

Júpiter, moderadamente Quente e Seco, tem constituição análoga a do signo que rege, Sagitário.

Já Ptolomeu sente ele com Mais Quente que Úmido: Júpiter possui uma força ativa temperada, porque seu movimento ocorre entre a influência fria de Saturno e o poder incinerador de Marte. Ele aquece e também umedece, e porque seu poder de aquecer é o maior em razão das esferas subjacentes, ele produz ventos fertilizantes.” Ptolomeu Tetrabiblos

Vênus (0,5 Quente e 4 Úmido) ++–

Vênus se destaca como princípio feminino, suavizante e receptivo. Calor úmido representa afeto; união com os demais por afinidade eletiva, por amabilidade e atuação em benefício da forma (Úmido supera Quente); grande impressionabilidade carregada com certa vontade própria. Essa vontade pode ser afogada pelo excesso de Úmido, decorrendo daí uma ausência de caráter próprio, passando a existir só pelo envolvimento com as sensações.

Vênus, apesar de predominantemente feminina, com Úmido (4), possui uma parcela de característica masculina através do Quente (0,5). Isso gera uma reação interior ativa, a capacidade de atuar em nome da sua sensibilidade. Mas, observe que o quente é pequeno em relação ao Úmido, assim é um quente morninho. É um quente que não evapora o orvalho. Frescor. Acalento. Afeto.

A qualidade Úmido está presente apenas em Vênus (4) e , na Lua (6)dando a estes planetas características femininas e neles concentrando o poder da receptividade, da fluidez e da amoldagem.

Vênus, mais Úmido que Quente é constituída das mesmas qualidades do signo que rege, o signo de Libra, mais Úmido que Quente.

“Vênus tem os mesmos poderes e a mesma natureza temperada de Júpiter, mas age de forma oposta, pois ela aquece moderadamente por causa da sua proximidade do Sol, mas, principalmente, umedece, do mesmo modo que a Lua, por causa da quantidade da sua própria luz e porque ela se apropria das exalações da atmosfera úmida que envolve a Terra.” Ptolomeu

Saturno (3,5 Frio e 3 Seco)

“A qualidade de Saturno é principalmente de esfriar e mais raramente, secar, provavelmente porque ele está mais afastado tanto do calor do sol como das exalações úmidas da Terra. “ Ptolomeu

Saturno é o planeta que representa a cristalização e o mundo da matéria. Observe que o Frio e o Seco estão quase em equilíbrio… Saturno contrai e enrijece. Saturno tem a ver com a concretização de tudo o que existe. Saturno é muito Frio e Seco, ele é impositivo. Já Mercúrio, é pouco Frio, e Seco, ele é especulativo.

Saturno é uma Máquina de constranger, cristalizar, oprimir de julgar – super ego. Ele reflete muito vividamente todas suas incompletudes. mostra o que a pessoa é, seu exato tamanho.

Empobrecimento, egocentrismo, limitação da atividade é o que Saturno mostra.

Frio aporta contração e o Seco coesão interior: ascetismo, empobrecimento, diminuição da atividade ao mínimo, extremo egocentrismo, rigidez e limitação. E, o foco de máxima realização concreta, pela absorção e cristalização. Uma máquina de concretizar o que existe. Onde se tem Saturno tem que se buscar a maestria.

Saturno (3,5) e Lua (5), os planetas mais Frios, estão ligados ao conceito de contração universal, de retorno e de realidade material.

Saturno e Mercúrio se parecem. Neles predomina o Frio sobre o Seco. Em Saturno na proporção 3,5 para 3; em Mercúrio na proporção de 1,5 para 1. Os dois têm significado semelhante: representam aquilo que se mostra na sua forma mais condensada, isto é, a realidade concreta e objetiva.

Saturno constituído pelas qualidades mais Frio (3,5) que Seco (3), têm constituição parecida a do signo que rege Capricórnio que é mais Frio que Seco com aporte em Úmido e  em relação ao outro signo que rege, o signo de Aquário que é mais Quente que Úmido com aporte de Seco tem pouco a ver.

Mercúrio (1,5 Frio e 1 Seco)

Mercúrio é análogo a Saturno em constituição, mas sem a sua veemência ou poder de cristalização. Tudo se passa num nível um pouco mais abstrato: o da razão. Existe habilidade para perceber e organizar a matéria, sem a compulsão de prender-se a ela, mas prende-se à habilidade em organizar. Como Júpiter, atua de modo brando, oscilando entre o engenho para lidar com a realidade e o desinteresse por ela.

Mercúrio, em geral, em alguns momentos seca e absorve a umidade, porque ele nunca está muito longe, em longitude, do calor do Sol, e então umedece, porque está próximo, logo acima, da esfera da Lua, que está mais próxima da Terra; e muda rapidamente de uma ação para a outra, inspirado, por assim dizer, pela velocidade de seu movimento nas proximidades do próprio Sol.”

Devido à mutabilidade de Mercúrio, Ptolomeu leva em consideração uma variação da natureza se o planeta está oriental (quer dizer, nasce depois do Sol), mais seco e menos frio, ou ocidental (nasce antes do Sol), menos seco e mais frio.

A Lua (5 Frio e 6 Úmido)

A Lua varia conforme as condições que se lhe apresentam, absorvendo (Frio) aquilo que recebe (Úmido) do ambiente. Representa tudo o que é passivo. Sensível, espelha tudo o mais. Como o Úmido prevalece, a fluidez receptiva tende a interferir distorcendo as imagens recebidas e gerando mais sensação de realidade do que realidade propriamente.

Lua estabelece o contato com o mundo objetivo (Frio 5) de maneira mimética (Úmido 6): passa-se a fluir como se fôssemos iguais à realidade.

Entre os planetas femininos, a Lua é o mais feminino, pois é constituída por Frio (5) e Úmido (6) enquanto Vênus,  por Quente (0,5) e Úmido (4).

A Lua é o planeta de maior poder de receptividade e reflexão. A Lua concentra mais da metade de Úmido (6 num total de 10) e metade de Frio (5 em um total de 10), representando o polo mais passivo entre os planetas, mais ligado à forma. Um verdadeiro receptor.

Lua, mais Úmida que Fria, é constituída das mesmas qualidades o signo que ela rege, o signo de Caranguejo .

Fases da Lua

“Ao aumentar da Lua Nova para o quarto crescente a Lua é mais produtora de umidade; na sua passagem de crescente para cheia, de calor; de cheia para minguante, de secura; de minguante para a ocultação, de frio.”

Ptolomeu, Tetrabiblos Livro 1 “O poder da Lua consiste principalmente em umedecer, claramente porque ela está perto da Terra e por causa das exalações úmidas que vêm daí. Sua ação então é precisamente esta, na maior parte, amolecer e causar putrefação em corpos, mas ela também tem, moderadamente, a sua parte no poder de aquecer por causa da luz que ela recebe do Sol.” Assim Ptolomeu considera a Lua Úmido com aporte de Quente.

Urano, Netuno e Plutão

Urano, Netuno e Plutão têm constituição análoga às de Mercúrio, Vênus e Marte, respectivamente. Mas são constituídos de outra qualidade de “qualidades primitivas” e atuam num plano diferente de existência. Esses três planetas têm um conceito em comum: o de transmutarem a individualidade nela semeando algo mais universal, seja um modismo popular, seja uma experiência de amplitude cósmica.

Urano (Quente e Seco)

Urano, representa a percepção de situações existenciais, mas a percepção intuitiva que oscila entre a genialidade e a rebeldia diante dos fatos, não é apenas inteligência ou desinteresse. Urano extravasa os limites da própria realidade, por isso a sua constituição sobressai em Quente, mas também quando ele impacta é pra valer, ele divide, cristaliza, materializa transformações.

Netuno (Quente e Úmido)

Netuno, como Vênus, representa a união aos demais, não os elegendo por uma afinidade pessoal, mas pela afinidade com o “calor úmido” da fonte da vida. Não é apenas afeto. Netuno extravasa os limites da realidade pessoal inebriando.

Plutão (mais Frio que seco)

Plutão, o senhor das Sombras, congela quando se manifesta, ele representa a luta pela vida, mas a luta pela origem da vida. Não é autoafirmação. É a afirmação daquilo que nos torna vivos. Extravasa a vida e a morte individual.

“5. Sobre os Planetas Benéficos e Maléficos

Uma vez que o que se segue é verdade, porque dois dos quatro humores são férteis e ativos, o quente e o úmido (porque todas as coisas são unidas e aumentadas por eles), e dois são destrutivos e passivos, o seco e o frio, através dos quais, mais uma vez, todas as coisas são separadas e destruídas, os antigos aceitavam dois dos planetas, Júpiter e Vênus, junto com a Lua, como benéficos por causa de sua natureza temperada e porque eles abundam no calor e na umidade, e Saturno e Marte como produzindo efeitos da natureza oposta, um por causa de seu frio excessivo e o outro por sua secura excessiva: o Sol e Mercúrio, no entanto, são considerados como possuindo ambos os poderes, porque eles possuem uma natureza comum, e juntam suas influências com quaisquer dos outros planetas com os quais eles são associados.” Ptolomeu  

 

Para analisar os Planetas nos signos e as qualidades primordiais temos que considerar o balanço entre as qualidades primordiais do planeta somado as do signo. E assim por exemplo o Sol em Virgem é Sol (quente e seco) com Virgem (frio e seco) no balanço fica só seco. Para ver mais casos visite a página:

Planetas nos Signos

Livros:

Fonte principal os livros de Gregório J P Q e as conversas com a astróloga Luana Rodrigues.

“As Qualidades primitivas  na Astrologia” – A Formação dos Elementos, dos Signos e dos Planetas – Coleção Técnicas de Interpretação por  Gregário José Pereira de Queiroz

Astrologia e a Constelação das Forças Dinâmicas – Gregório José Pereira Queiroz (insta)

Links

I Ching

Temperamentos, as Qualidades Primordiaia e os Elementos

Signos zodiacais 

Links dos signos zodiacais

Decanatos

Elementos 

Zodíacos

Planetas na Astrologia Tradicional

Astrologia horária 

Dias e Horas planetárias

Relação com os planetas – diferentes formas de se relacionar com os planetas

Casas derivadas

Almuten Figuris  Planeta dominante do mapa natal

Planetas

Planetas na Astrologia Tradicional

A Lua na Astrologia

A Lua na Astronomia

Fases da Lua 

Interpretação da fase da Lua no céu de nascimento

Regente do ano. Ciclo de 36 anos. Estrela de 7 pontas

Estado Cósmico de um planeta: regência, exaltação, queda e exílio

Cálculo do peso dos planetas nos elementos, modalidades, polaridades, signos e casas

Planeta, Signo, Mapa diurno e noturno

Temperamento

Zodíacos 

http://curso.astrothon.com.br/links-de-textos-e-videos-de-hector-othon/

©2015 Astrothon.