Temperamentos, Elementos e Qualidades Primordiais
Qualquer Elemento não é totalmente masculino ou totalmente feminino. No Taoísmo, diz-se que o Yang contém o Yin, e o Yin contem o Yang.
Elementos em que há desequilíbrio entre masculino e feminino: Fogo (+ + + —) e Agua (— — — +)
Em ambos tem predominância do caráter emocional, e são caracterizados por excessos e por uma disposição impulsiva (ou compulsiva) de caráter exteriorizam-te (Fogo) ou interiorizante (Agua).
Elementos em que há equilíbrio entre o masculino e feminino: Ar (+ + — —) e Terra (+ + — —)
Em ambos há predominância do caráter racional, caracterizando-se esses elementos pela moderação e pelo receio de sair do estado de equilíbrio. Por isso, esses elementos são mais estáveis e previsíveis.
nota: Os elementos são associados as cartas 10 do tarô fogo (paus) terra (ouro) ar (espadas) água (copa).
Fogo. Mobiliza a autonomia. O seu desconforto é estar sobrecarregado de temas, tarefas, coisas.
Ar Mobiliza a Liberdade. Precisa de troca, intercambio, movimentar-se, se ele se sentir impedido, limitado, reprimido, restringido, isolado, imolado, perde sua capacidade de formar laços, pontes, conexões. se sente morto.
Fogo e Ar tem por comum a qualidade Quente. São ativos. Independência.
Terra Mobiliza a estabilidade, o domínio, a segurança. Dá sustentação do material, gerar recursos humanos, materiais, boa utilização do tempo. Seus objetivos são o bem-estar, a prosperidade, usar e desfrutar do mundo físico e de tudo o que de bom e útil existe neste mundo. Se a pessoa ficar impossibilitada de realizar suas potencialidades, seu trabalho é desvalorizado, não consegue gerar seu sustento, seu bem-estar, fica seca amarga, irascível, prevalece o Seco. O que Mobiliza, estimula é poder manter o processo, manter suas rotinas.
Água Mobiliza as emoções e as fantasias. Valoriza a proteção, o acolhimento, a nutrição e a segurança dos próximos – forma laços associativos. envolvimento emocional. Quando impedida de cultivar o afeto, deprime, prevalece o Frio. Mobiliza a realidade enxergada através da imaginação.
Fogo e Terra tem por comum o Seco, eu me basto. Individualidade.
Agua e Ar tem por comum o Úmido, eu preciso dos outros. Envolve pessoas.
Observe que os elementos Fogo e Ar têm como qualidade primordial comum o Quente e ambos são masculinos, e por isso se associam ao temperamento expansivo, extrovertido.
Por outro lado, os elementos Terra e Água têm por qualidade primordial comum o Frio e ambos são femininos, e por isso se associam ao temperamento introvertido.
Os Elementos se associam aos humores diretamente: o ar com o sanguíneo; o fogo com o colérico; a terra com o melancólico e a água com o fleumático, segundo Hipócrates.
Toda geração resulta da combinação de dois princípios complementares, Quente e Úmido, e é sempre modificada ou destruída pela ação de outros princípios antagônicos aos dois primeiros que vêm romper seu equilíbrio: o Frio, combatendo o Quente; e o Seco, combatendo o Úmido. Assim, o Quente e o Úmido representam os princípios criadores, enquanto o Frio e o Seco os princípios destruidores.
Combinações possíveis das qualidades primitivas:
- quente quente – quente ++++
- quente seco – Fogo +++-
- quente úmido – Ar ++–
- quente frio – se anulam ++-+
- seco seco – seco
- seco úmido – se anulam
- seco frio – Terra -++-
- frio frio – frio
- frio úmido – Água +—
- úmido úmido – úmido
A vida e os elementos
Em seu desenvolvimento, biologicamente, a vida é favorecida pelo calor e pela umidade. Nas qualidades primitivas, Quente e Úmido favorecem a vida.
O elemento Ar, combinação de Quente e Úmido, é o elemento que melhor representa o conceito de vida. No Ar, alento e vida unem-se num só conceito.
O Fogo, predominantemente masculino, representa a geração da vida. A Agua, predominantemente feminino, representa a gestação da vida. Estes são os dois elementos em que não há um equilíbrio entre partes masculinas e femininas (Fogo + + + — e Água — — — +), atuando sempre de modo a criar vida.
Dos elementos em equilíbrio (Terra + + — — e Ar + + — —): o equilíbrio de Terra (Frio + — Seco — +) representa a forma final da vida: o corpo. O equilíbrio contraditório de Ar (Quente + + e Úmido — —) representa a vida em si, aquilo que ao mesmo tempo está em tudo o que é vivo, mas que não se encontra em nenhuma de suas partes.
os humores
O primeiro humor é a bílis. Ele é associado ao Temperamento Colérico e ao Elemento Fogo, que é constituído pelas qualidades Quente e Seco. A bílis reside no corpo do ser humano perto do fígado, na vesícula biliar.
O segundo humor é o sangue. Ele é associado ao Temperamento Sanguíneo e ao Elemento Ar, que é constituído pelas qualidades Quente e Úmido. A sua sede, no homem, é no fígado.
O terceiro humor, a fleuma (ou linfa, ou pituíta). Ele é associado ao Temperamento Fleumático ao Elemento Água, que é constituído pelas qualidades Frio e Úmido. Reside nos pulmões.
O quarto humor, a bílis negra (ou atrabílis). Ele é associado ao Temperamento Melancólico ou Nervoso e ao Elemento Terra, que é constituído pelas qualidades Frio e Seco. Ocupa o baço.
A harmonia entre estes quatro humores determinam o seu bem estar ou mal-estar do corpo.
Bílis amarela
A bílis (amarela) é uma secreção do fígado que é armazenada na vesícula biliar. A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile e quando necessário o jogar no intestino para facilitar a digestão de gorduras.
A vesícula biliar é uma pequena bolsa de tecido muscular em formato de pera, que armazena a bile e é interligada ao fígado por dutos conhecidos como trato biliar.
A bile é um líquido amarelo esverdeado, espesso e pegajoso. Ela é composta por sais biliares, eletrólitos (partículas carregadas e dissolvidas, como o sódio e o bicarbonato), pigmentos biliares, colesterol e outras gorduras (lipídios). A bile tem duas funções:
- Auxiliar na digestão. Após ingestão de alimentos, principalmente gordurosos, a vesícula se contrai para jogar a bile no intestino e facilitar a digestão das gorduras;
- Eliminar certos produtos residuais (principalmente hemoglobina e colesterol em excesso) do corpo.
Os sais biliares ajudam na digestão facilitando a absorção do colesterol, gorduras e vitaminas lipossolúveis pelo intestino.
A bilirrubina é o principal pigmento da bile. A bilirrubina é um resíduo originado da hemoglobina (a proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) e é excretado na bile. A hemoglobina é liberada quando os eritrócitos velhos ou danificados são destruídos.
Vesícula biliar e dutos biliares
Cerca de metade da bile secretada entre as refeições é conduzida diretamente ao intestino delgado pelo duto biliar comum. O restante da bile é desviado pelo duto cístico para ser armazenado na vesícula biliar. Na vesícula biliar, cerca de 90% da água contida na bile é absorvida pela corrente sanguínea, tornando o restante da bile muito concentrado. Quando os alimentos chegam ao intestino delgado, um conjunto de sinais hormonais e nervosos desencadeia a contração da vesícula biliar e o relaxamento e a abertura do esfíncter de Oddi. A bile flui, então, da vesícula biliar para o intestino delgado, onde se mistura com o conteúdo alimentar, dando início às suas funções digestivas.
Quando a bile percorre o intestino delgado, cerca de 90% dos sais biliares são reabsorvidos pela corrente sanguínea através da parede do segmento mais distal do intestino delgado. O fígado extrai os sais biliares do sangue e lança-os novamente para a bile. Os sais biliares realizam esse ciclo cerca de 10 a 12 vezes por dia. Cada vez que o fazem, perdem-se pequenas quantidades de sais biliares que não são absorvidos, sendo enviados para o intestino grosso, onde são decompostos pelas bactérias. Alguma quantidade de sais biliares é reabsorvida no intestino grosso. O restante é excretado nas fezes.
Embora a vesícula biliar seja útil, ela não é necessária. Quando a vesícula biliar é extraída (por exemplo, no caso de uma pessoa que sofra de colecistite), a bile pode passar diretamente do fígado para o intestino delgado.
Sangue
É o fluído do sangue tão importante em nossa vida.
Fleuma
A fleuma é o humor corporal: a linfa, soro, muco nasal, saliva, muco intestinal. Qualidades de frio e úmido. Associado ao elemento Água. Fleumático.
O Fleumático (linfático) é supostamente causador de indolência e apatia.
Bílis negra
A atrabílis ou bílis negra, secreção do pâncreas. O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão fazendo parte do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes, como insulina, glucagon, somatostatina e amilina). Divide-se em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é um órgão produtor de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas.
Cada um destes humores teria diferentes qualidades primitivas:
- Bilioso ou Colérico, a bílis amarela (fogo) – quente e seco (instável);
- Sanguíneo, o sangue (ar) – quente (extrovertido) e úmido (estável);
- Fleumático, a fleuma ou linfa (água) – frio (introvertido) e úmido;
- Melancólico ou Nervoso, a bílis negra (terra) – frio e seco.
Ainda de acordo com a teoria humoral, a predominância de um desses humores na constituição dos indivíduos (e suas diferentes combinações) também seriam responsáveis pelas características temperamentais (i.e., “temperamentos”) do ser humano. Dentro da classificação adotada por Galeno, haveriam quatro temperamentos básicos: o popular sanguíneo, o sereno fleumático, o forte colérico e o soturno melancólico.
Os humores e as qualidades de introvertido e extrovertido:
- Melancólico (Terra) e Fleumático (Água) – introvertidos
- Sanguíneo (Ar) e Colérico (Fogo) – extrovertidos
- Melancólico (Terra) e Colérico (Fogo) – instáveis
- Fleumático (Água) e sanguíneo (Ar) – estáveis
Os humores na verdade é outra forma de chamar aos Elementos, revelando a relação destes com as qualidades primitivas.
- Fogo – Bilioso ou Colérico, a bílis amarela – quente (extrovertido) e seco (instável);
- Terra – Melancólico ou Nervoso, a bílis negra – frio (introvertido) e seco (instável);
- Água – Fleumático, a fleuma – frio (introvertido) e úmido (estável);
- Ar -Sanguíneo, o sangue – quente (extrovertido) e úmido (estável).
O sangue (qualidades de úmido e quente). A fleuma (linfa, soro, muco nasal, saliva, muco intestinal, qualidades do frio e úmido). A bílis amarela, qualidades do quente e seco. A atrabílis ou bílis negra, secreção do pâncreas, qualidades do frio e úmido.
Planetas, qualidades e temperamentos
Veja a seguir a relação dos planetas com as qualidades primordiais e os temperamentos (elementos)
Virtudes e vícios de cada planeta
Relação dos “Elementos e suas combinações” com os tipos de Pensamento e Sentimentos e sua relação com a Intuição e a Sensação
___________________________________________________________________________________________________
Fogo (Quente e Seco) Colérico ou Bilioso – corpo vital ou telúrico. Bílis amarela
Fogo + + + — Quente + + Seco — +
número binário 1110: 32
O elemento Fogo (+ + + —) é formado pelas qualidades: Quente (+ +) e Seco (+ —) A associação do Quente (energia) e do Seco (retração) eleva a tensão interna das coisas à sua máxima potência. O Fogo representa o estado ígneo de incandescência, de consumo da matéria que se vê criada, animada, transformada ou destruída. O Fogo é a libertação da energia do Sol aprisionada pelas plantas nas estruturas moleculares orgânicas.
Representa o estado ígneo, incandescente da matéria. Estado de mobilidade onde atua um agente de criação, de transformação ou de destruição. Natureza energética. Característica dominante do tipo fogo que decide, age, executa, combate, se exalta, se impõe, domina.
Comportamento: O processo dominante é o de dinamismo da personalidade empenhada na conquista do mundo ou na conquista de si.
É dominado por uma paixão tumultuosa ou pelo contrario uma vontade disciplinada.
Necessidade imperiosa de agir, de afirmar, de ostentar, de competir, de superioridade, através de lutas, de criações e de vitórias.
Vontade de poder empenhada na luta, na dominação, na conquista material ou orientada para a consciência lúcida, para a grandeza de uma realização moral ou de uma elevação espiritual.
O temperamento Colérico é associado a pessoa com dominância dos signos do elemento Fogo (Quente e Seco): Áries, Leão e Sagitário, bem como ao planeta Marte e ao astro rei Sol. A pessoa pulsa com vigor, é robusta e cheia de energia.
A pessoa é expansiva, considerando apenas suas próprias questões, sem ver nisso nenhum exagero, mas a fonte do seu orgulho.
O traço feminino do Fogo está no seu lado Seco, que determina a rigidez e parcialidade de suas propostas e valores. Ele é passivo diante seu próprio valor, deixando-se imbuir completamente dele.
O passivo está também na sua condição de aderência, dele existir associado a uma forma e a uma fonte.
A pessoa com predominância do Fogo expressa com força (quente) e clareza (seco) aquilo que sente, valoriza, e reage com energia e atitude diante os estímulos exteriores.
A sua participação é tensa, invasiva, impactante, impondo seus valores e questões sobre os demais de modo inflexível. Ela tem baixa capacidade de adaptação, submissão (Úmido).
Ele exalta, intensifica, superexcita, acelera, exacerba, leva ao paroxismo ou transmuta o que processa; às vezes violento, agressivo, destruidor, outras vezes libertador, decantador, purificador.
Ele é ação dominadora, força conquistadora, fator de luta, de progresso, de superação, de hierarquização, de afirmação personalizada.
Quente
- líder, comando. Gosta de mandar, controlar
- independente, autônomo, se não tomar cuidado, pode ter a tendência em passar por cima dos outros
- reativa, pronta para agir, responder, lutar
- extrovertida. expansiva, mas resiste, não se acomoda (Seco)
- diante de situações desafiadoras, agem por impulso, confiantes
- tem prazer em enfrentar desafios
- se impõe sobre toda e qualquer circunstância
- não se estimula diante de desafios fáceis ou situações acomodadas
- resiste muito bem às provocações, desde que elas não se estendam por muito tempo. O pavio é curto, pode explodir fazendo um grande estrago
- não é de demonstrar muito os seus sentimentos
- seu excesso de otimismo tende a não deixar os problemas a sua volta perceptíveis
- otimista
- Expandir • Exteriorizar • Mobilizar • Mover • Agir • Doar • Expressar • Afirmar • Conquistar • Impulsionar
Seco
- Seletivo
- não se acomoda
- não toma decisão para agradar o outro, mas para seguir seu desejo
- resistente
- escolhe e faz o que deseja
Negativo:
Seco
- dificuldade de relacionamentos. Angustiado, frequentemente não consegue se expressar direito, pois sua mente funciona em um ritmo acelerado ou até avesso ao comum. Essa dificuldade pode deixá-lo melancólico e deprimido
- passa por cima das pessoas
- não expressa seus sentimentos
- sarcástico
- prepotente
- astucioso
Quente
- não vê os problemas, não valoriza os riscos
- vaidoso
- autossuficiente
- insensível
Corpo físico: Suas características físicas costumam envolver pessoas de peito e abdômen largos, cabelos escuros, olhos grandes e brilhantes, pele morena ou oliva, fácil desenvolvimento muscular, membros compridos, rosto retangular, magros, bons de garfo e de metabolismo acelerado. Costumam gostar de praticar exercícios físicos e têm uma grande necessidade de ingerir alimentos calóricos. Morfologia: predomina a musculatura e as funções de reativação e domínio. Morfologia retraída e tônica.
Predisposto a doenças inflamatórias e da bile.
Energia: quente e seca (expansão e individualização)
Fluído: bílis amarela que gera energia, entusiasmo, vontade e coragem para o crescimento pessoal, o impulso para a evolução sem medos ou receios.
Sistema predominante: aparelho osteomuscular
Estação do ano: verão
Profissões: produtor, construtor, líder, empresário, empreendedor, gestor, esportista, militar.
Quente armazena o Seco. Armazena e tem origem ou nasce dessa qualidade.
O Fogo é a saída de um estado de tensão (do Seco)… movimento expansivo, energia liberada pelo quente, armazenada no seco.
Tensão: estar sobrecarregado de tarefas.
Áries, signo mais Seco que Quente (lida com a pressão interna, para aprender exteriorizar). Cardinal: autonomia. Autocentrado.
Leão é o signo mais Quente que Seco, menos tensão, mais exterioridade (quente), conquista do ambiente para si (seco)… Fixo: manutenção, preservação, controle. Difícil de se mover.
Sagitário: mais Quente que Seco com tendência para o Úmido (ar ) O Quente o impulsiona com Visão geral e de futuro, abençoando com amplidão e acesso ao distante…o Seco dá discernimento e o úmido sensibilidade para acolher. Mutável: flexibilidade e sensibilidade para o diferente, explorar novos horizontes
Áries (Carneiro):
Mais Quente que Seco: Áries é um signo de fogo (quente) e cardinal (autônomo). A natureza quente pode se manifestar como paixão e impulsividade. O caráter seco pode indicar uma abordagem direta e assertiva. A cardinalidade sugere uma necessidade de autonomia e liderança.
Leão:
Quente e Seco (mais para Quente): Leão é outro signo de fogo, e sua natureza quente é evidente em sua expressão criativa, carisma e desejo de conquistar seu ambiente. A secura pode se manifestar como uma busca por controle e preservação de sua posição. Sendo um signo fixo, Leão pode ser resistente a mudanças e focado na manutenção do que já conquistou.
Sagitário:
Quente, Seco e Tendência para o Úmido: Sagitário é um signo de fogo, quente e mutável. A natureza quente impulsiona Sagitário com uma visão de futuro e um desejo de explorar novos horizontes. A secura fornece discernimento, enquanto a tendência para o úmido pode indicar uma sensibilidade para acolher diferentes perspectivas e experiências. Sendo mutável, Sagitário é flexível e adaptável.
O elemento Fogo possui as qualidades Quente pelo seu movimento de dentro para fora, seu calor, sua atividade e Seco pela sua forma de reagir seca, sem se adaptar, modelar, pela sua força para realizar, sua concentração, foco.
O lado feminino, receptivo do fogo, no plano físico pode ser que ele necessita da matéria orgânica e do oxigênio (do ar) para acontecer
Ar (Quente Úmido) – Sanguíneo – Corpo mental. Sistema nervoso – Sangue
Quente + + Úmido — — Ar + + — — 1100
O Ar composto pelo Úmido (ligação) e Quente (exaltação), representa o estado gasoso, fluente, impalpável, leve, volátil, compressível, tendendo à difusão, à expansão ilimitada em um espaço cada vez maior.
Esse temperamento está associado a dominância dos signos do elemento Ar – Quente e Úmido: Gêmeos, Libra e Aquário e do planeta Júpiter, particularmente.
Representa o estado gasoso. Refere-se à fertilidade, à proliferação, à exuberância. Leva à expansão da matéria. O ar pode ser comparado ao ser do contato com o mundo e das trocas com o meio. É a característica dominante do tipo ar, dinâmico e expansivo.
O elemento Ar (+ + — —), formado por qualidades primordiais tão opostas como Quente (+ +) e Úmido (— —), revela no seu interior uma contradição conceitualmente caracterizada por ter de “expandir-se receptivamente” e caracterizada na prática pela dificuldade de unir uma ideia à prática concreta (plasticamente).
O Ar caracteriza-se por uma expansão fluida, que manifesta seus princípios de forma adaptável e versátil, através da comunicação. O Ar reage com energia, atitude (quente), mas busca ser adequado, receptivo, e evita pela sua sensibilidade do outro (úmido) ser deselegante, invasivo.
O elemento Ar é dinâmico, expansivo, seu movimento de dentro para fora por ser Quente, mas também por ser Úmido desfruta da qualidade de ser acolhedor e e se adaptar.
A vida é favorecida pelas qualidades primitivas, Quente e Úmido. O elemento Ar, combinação de Quente e Úmido, é o elemento que melhor representa o conceito de vida.
No Ar, alento e vida, unem-se num só conceito.
Ele é móvel, difuso, envolvente, o agente de ligação, o que preenche o espaço livre, o meio ambiente em que evoluímos. Em perpétuo estado de liberdade e disponibilidade, fica exposto a todos os contatos, a transferências, a misturas, a influências e a condições; uma vez comprimido, é uma poderosa força motriz explosiva. Dentro da dinâmica dos temperamentos, corresponde ao temperamento Sanguíneo é um Linfático aquecido cuja riqueza entra em atividade. A associação do Quente (energia) e do Úmido (extensão) constitui o triunfo da vida natural que se estende sobre a Terra: fertilidade, proliferação, exuberância, viço.
Corpo: Fisiologicamente, corresponde ao temperamento sanguíneo marcado pela predominância do aparelho respiratório e das funções sanguínea e sexual. O processo dominante é o de uma natureza rica que se abre espontaneamente em seu meio físico e cujo grande apetite de viver é acompanhado de reivindicações instintivas imperiosas e de fortes desejos sensoriais. É um grande consumidor.
Morfologia dilatada e tônica.
É alto, de estrutura larga e flexível e costuma ter cabelo na cor castanha.
Come muito e gosta de dormir. Seu corpo tende a obesidade, com predisposição a doenças do fígado e AVCs.
Comportamento: é um expansivo que vive de mobilidade, intercâmbios, contatos com seu meio ao qual se adapta e se assimila espontaneamente; é um eufórico dado aos arrebatamentos, de uma alegre vitalidade, de espírito jovem, amante dos prazeres, gozador, indisciplinado, ávido de vida concreta.
Gêmeos (mais quente que úmido com tendência para o Seco):
Características Gerais: Gêmeos é um signo mutável do ar, regido por Mercúrio. Sua mutabilidade indica adaptabilidade e versatilidade, enquanto o elemento ar destaca comunicação e pensamento racional.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Gêmeos pode ser descrita como mais quente que úmido com tendência para o Seco.
Interpretação: A predominância da qualidade quente em Gêmeos destaca a natureza entusiástica e comunicativa. Gêmeos é conhecido por sua curiosidade, agilidade mental e habilidades de comunicação. A qualidade úmida enfatiza a adaptabilidade e a facilidade com que Gêmeos pode se ajustar a diferentes situações. E a tendência para o Seco é sua capacidade de discriminação e a busca pela clareza de ideias.
Libra (mais úmido que quente):
Características Gerais: Libra é um signo cardinal do ar, regido por Vênus. Sua cardinalidade sugere iniciativa e liderança, enquanto o elemento ar ressalta relacionamentos e equilíbrio.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Libra pode ser descrita como mais úmido que quente.
Interpretação: A predominância da qualidade quente em Libra destaca a busca pela harmonia e relacionamentos equilibrados. Libra é associado à beleza, diplomacia e à habilidade de ver diferentes perspectivas. A qualidade úmida destaca a natureza adaptável e conciliadora de Libra, que busca a cooperação e o entendimento.
Aquário (mais úmido que quente):
Características Gerais: Aquário é um signo fixo do ar, tradicionalmente co-regido por Urano e Saturno. Sua fixidez indica estabilidade, enquanto o elemento ar destaca inovação e pensamento progressivo.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Aquário pode ser descrita como mais úmido que quente.
Interpretação: A predominância da qualidade Úmido em Aquário destaca a busca das mudanças e do progresso a partir de seu processo de interiorização. Aquário é conhecido por sua originalidade, pensamento inovador e desejo de contribuir para o bem coletivo. A qualidade de quente, potencializa sua disposição e energia para realizar o que se propõe..
O fogo e o ar que são complementares são considerados os elementos dos princípios masculinos.
lado Quente
- gosta de ser o centro das atenções. São bastante expansivos, alegres. Têm muitos amigos
- valoriza as aparências
- interesse efêmero, dificilmente mantêm o foco em uma só coisa durante muito tempo
- simpatia, beleza
- sabe se divertir
- espontâneo, extrovertido, conquista pela sua graça e inteligência
- gosta de se informar, de estudar, ensinar, compartilhar
lado Úmido
- diante de provocações ou argumentações, têm resposta rápida, mas fraca e de curto prazo
- gosta de estar acompanhado
- habilidade comunicativa
- pouca energia, mas é facilmente excitável
- não gosta muito de atividades físicas, preferindo aquelas ao ar livre
- não gosta de solidão
- não guarda rancor
- sabe se vender
Negativo:
- projetivo: processam suas questões interiores falando, compartilhando
- medroso
- exagerado
- egocêntrico
- baixa autoestima
Energia: quente e úmido (expansão e união)
Fluído: sangue
Sistema predominante: respiratório
Estação do ano: Primavera
Profissões: ator, vendedor, orador
Terra. Frio e Seco. Melancólico ou Nervoso – corpo físico – Bílis negra
Esse temperamento está associado a dominância dos signos do elemento Terra – Frio e Seco: Touro, Virgem e Capricórnio, e dos planetas Mercúrio, Urano e Saturno. As pessoas melancólicas têm muita energia, mas dificilmente ficam excitadas para realizar algo. Levam a vida de forma arrastada, sentem muita aflição interna e agem com pressa.
Frio + — Seco — + Terra + + — —
O elemento Terra (+ + — —) é formado por qualidades primitivas tão semelhantes como Frio (+ —) e Seco (— +), revela um sentido de coerência que o faz ver o mundo de forma sensível e concreta. Não há grande contradição, mas não há também grandes voos da imaginação.
O elemento Terra caracteriza-se por uma contração tensa, o que o leva a arraigar firmemente os valores externos a si mesmo, com inércia e coesão.
O elemento Terra tem a qualidade de Frio, enquanto estrutura, forma, condensação, adesão, concentração. Movimento de fora para dentro.
Já a qualidade de Seco tem a ver com suas qualidades do masculino ao ser resistente, cristalizador, acolhe de forma seletiva.
O elemento Terra representa o estado sólido, consistente, denso e fixo da matéria ao término de uma evolução após a obra de combustão do Fogo. É o estado no mais alto grau de concentração, e condensação, de redução, de despojamento e, em última análise, de desmaterialização; o da petrificação, da mineralização, da fossilização, levando a uma estrutura mais ou menos geométrica das coisas, à conservação de seus valores duradouros num corpo autônomo, resistente, delimitável, isolado e fechado.
Terra – Seca (retração) e fria (contração). Representa o estado sólido, as coisas estáveis e duradouras. Refere-se à matéria que resiste, se conserva, permanece imutável, se fossiliza, se petrifica. Sua natureza é densa, com capacidade de cristalização. Compara-se à intelectualidade do ser, à sua vida mental: raciocínio, reflexão e concentração. Característica dominante do tipo terra que pensa, observa, analisa, julga, medita.
Temperamento Melancólico ou Nervoso é um Bilioso apagado. A associação do Seco e do Frio é, ao oposto do Ar, contrária à vida da matéria viva, do instinto, mas propícia à vida do espírito.
Fisiologia: predomina no sistema nervoso e as funções psíquicas. O processo dominante é o de uma natureza apurada, delicada ou debilitada, que vive retraída do meio ambiente e da vida concreta, afirmando sua vida mental.
Morfologia retraída e atônica.
Comportamento: ele é – ao contrário do prolixo e epidérmico Sanguíneo – um seletivo, com um mundo fechado e profundo ou complexo. Diante da vida instintiva e natural que se afasta, o ser se organiza interiormente, utilizando os recursos de sua inteligência ou escolhendo o caminho do despojamento, do desapego, da abstração, da personalização. Sua vida psíquica é rica, profunda e complexa.
Os tipos mistos relacionam-se mais com as propriedades das qualidades elementares ou são a expressão de uma antinomia entre duas dessas qualidades.
Os Sanguíneos (ar) – biliosos (fogo) e os Bílio – sanguíneos caracterizam-se, principalmente, pelas propriedades do Quente. Os linfáticos (melancólicos) – nervosos (fleumáticos) e os Nervo-linfáticos possuem as propriedades do Frio. Os Linfáticos – sanguíneos e os Sanguíneo – linfáticos são essencialmente de qualidade Úmida, e os Bílio-nervosos e Nervo-biliosos, de qualidade Seca. Quanto aos Linfáticos-biliosos e aos Bílio-linfáticos, ele apresentam o conflito da Água e do Fogo; do mesmo modo que os Sanguíneos-nervosos e os Nervo-sanguíneos são a expressão de uma dualidade Ar-Terra.
Esta classificação temperamental dos Elementos – a mais antiga das tipologias – tem a seu favor a vantagem de apresentar quatro tipos humanos bem diferenciados e, ao mesmo tempo, quatro personagens vivos, fáceis de identificar (exceto no caso de uma dominante pouco pronunciada).
Frio
- precisa ser estimulado, para o fazer agir, durante um longo período e com certa intensidade
- sua resposta aos estímulos, tende a ser lenta e de raciocínio complexo
- gosta de estar sozinho
Seco
- dom do pragmatismo e da persistência
- em geral é inteligente e eficiente no que faz
- remói suas questões
- egocêntrico
- pode ser analítica até demais
- com seu comportamento observador, detalhista e sensível, pode se tornar metódico
- tem percepção da real
- gosta de conforto e experimentar tudo o que de bom existe no mundo material
- seletivo
Negativo:
- mesquinho, egoísta
- mal-humorado, chato
- pessimista
- teórico, se explica e pergunta demais
- confuso
- antissocial
- vingativo
- inflexível
- crítico, preconceituoso, pessimista, negativo (vê os obstáculos)
- abandona o trabalho pela metade. Escorrega. Temperamental
- temperamental
- egocêntrico
- vingativo
Seu corpo tende a ser longilíneo, no entanto, anda de cabeça baixa e com fisionomista triste. Seus dentes são pequenos, de maxilar estreito. Costuma ser bem magros, e de pouco apetite – além de muito exigentes com a qualidade da comida. Desenvolve músculos com dificuldade, possui dedos finos e fala gesticulando.
É predisposto e ter doenças de ordem nervosa, além de frigidez, depressão, artrite e tendências crônicas.
Positivamente, são muito inteligentes e têm facilidade em decodificar e interpretar linguagens não-verbais. Pode apresentar aptidão a profissões de ordem científica, intuitivas e comerciais. Este é um temperamento de pensamento.
Energia: frio e seco (contração e individualização)
Elemento: terra
Fluído: bílis negra que torna a melancolia consciente, pois o indivíduo em evolução conhece o próprio caminho a ser seguido e sente uma nostalgia e uma sutil sensação de saber suas próprias origens espirituais.
Sistema predominante: nervoso central
Estação do ano: outono
Profissões: artista, músico, inventor, filósofo
Touro (Fixo – mais Frio que Seco):
Fixo: Touro é um signo fixo, sugerindo estabilidade e resistência à mudança. Quando confortável, Touro tende a se enraizar e resistir a alterações bruscas.
Frio/Seco: A qualidade fria e seca em Touro manifesta-se como uma abordagem estável e consistente. Há uma tendência a buscar o conforto e a estabilidade, valorizando a segurança e os recursos tangíveis. Touro pode ser resistente a mudanças, preferindo um ambiente previsível e controlado.
Virgem (Mutável – mais Seco que frio):
Mutável: Virgem é um signo mutável, indicando adaptabilidade e capacidade de ajuste. Essa qualidade mutável é influenciada pelo movimento de fora para dentro, buscando aprimorar e organizar.
Frio/Seco: A predominância da qualidade fria em Virgem destaca a capacidade de análise crítica e organização. A abordagem seca é utilizada para discriminar, filtrar informações e trabalhar de maneira disciplinada em direção à perfeição. Virgem tende a estruturar e condensar, concentrando-se em detalhes e refinamentos.
Capricórnio (Cardinal – Mais Frio que Seco com tendência ao Úmido):
- Cardinal: Capricórnio é um signo cardinal, indicando iniciativa, liderança e impulso para o movimento. Há um desejo de alcançar metas e objetivos.
- Mais Frio que Seco tendência ao Húmido: A predominância da qualidade fria em Capricórnio sugere uma abordagem pragmática e calculada na busca por conquistas. A qualidade Seco abençoa com o dom para discriminar, organizar, planejar. A tendência para o úmido, embora menos acentuada, traz uma tendência ao amadurecimento e à adaptação. Capricórnio pode empregar uma abordagem cuidadosa e persistente para alcançar seus objetivos, com uma inclinação à adaptação quando necessário.
Água (Frio e Úmido) Linfático ou Fleumático – Corpo emocional – Fleuma – Sistema glandular
Esse temperamento está associado a dominância dos signos do elemento Água – Frio e Úmido: Caranguejo, Escorpião e Peixes e dos planetas: a Lua, além de Vênus e Netuno.
- indiferente com o mundo externo, focado no mundo interior, sua família e pessoas próximas
- demora muito a reagir diante de uma situação, mas quando reage é forte e seu efeito dura muito tempo
- prudente
- sonhador
- rotina
- indiferente, nunca se sabe o que está pensando
- “boa praça”, paciente, solidário, de bom coração
- empatia e talento para as artes
- pode ser dependente emocionalmente
- cultiva seu mundo interior
- teimosia disfarçada
- analisa muito as coisas
- metódico
- precavido, não é apressado
- diplomático, agradável
- gente boa externamente, bom coração, excelente pessoa, esconde o que sente. Vive suas provações com privacidade, não exterioriza… Mas quando faz pode exagerar e virar vítima
- quando precisa é bom líder, segurança
Negativo:
- resistente a mudança, apegado
- melodramático
- vítima
- confuso
Olhar apagado, quase incolor, onde sua fisionomia quase imóvel mostra frequente desinteresse. Pouca energia ou excitabilidade, tipo físico curto, pele branca, lábios carnudos e pele fria e úmida, com tendência a flacidez.
Seus gestos são lentos, bem como seu andar. Gosta de se alimentar com comidas pesadas e indigestas para a maioria das pessoas. Como consequência, apresenta disfunções digestivas, náuseas, vômicos, eczemas e baixa imunidade. Problemas de ordem reprodutoras e genitais também podem ocorrer.
Para reverter os problemas, deve se forçar a ocupar-se com a maior quantidade possível de coisas que lhe sejam desinteressantes. Se não, o fleumático acaba por simplesmente viver conformado com seu destino.
Tende a apresentar uma baixa taxa de glóbulos vermelhos no sangue, bem como tendência a acumular líquido no corpo. Em termos de carreira, pode se destacar em vertentes artísticas, sejam elas plásticas, contemplativas ou emocionais. Este é um temperamento de sentimentos e sensações.
Energia: frio e úmido (contração e união)
Elemento: água
Fluído: fleuma que predispõe à expansão da consciência, ao pensamento sintético e pode elevar a inteligência.
Sistema predominante: digestivo
Estação do ano: inverno
Profissões: diplomata, professor, técnico, administrador, embaixador, mediador de conflitos
Frio + — Úmido — — Água — — — +
O elemento Água (— — — +), também formado por qualidades não contraditórias — Frio (+ —) e Úmido (— —) revela-se profundamente impressionável com o que se passa a seu redor, considerando apenas aquilo que sente diante do imediatamente exterior e tornando-se prisioneiro das impressões que recebe. O traço masculino da Água está no fato de recriar tudo aquilo que recebe do ambiente. É ativo com relação às impressões que recebe, ou seja, é reativo.
O elemento Água é associado a combinação Frio, pelas suas qualidades de feminino, passivo, movimento de fora para dentro e Úmido pela sua qualidade de acolhimento, sua forma de reação afetiva.
A Água caracteriza-se por uma contração fluida, completamente plástica ao ambiente, absorvendo-o e fundindo-se a ele, sem forma própria.
A Água representa o estado líquido de plasticidade, de afrouxamento da matéria, toda feita de receptividade e passividade, movendo-se conforme as impressões recebidas. É o elemento de base, o meio vital de origem (mar-mãe), a massa primordial fecundada pelas riquezas que ela assimila, criadora, animada pela ação do calor. Ela amolece, mistura, absorve, enche, dissolve, interioriza, não discrimina numa única massa.
Maleável, instável, em contínua mobilidade e estremecimento, ela é toda sujeição e impressionabilidade.
Fisiologicamente, corresponde ao temperamento linfático ou fleumático caracterizado pela predominância do aparelho digestivo e da função de nutrição assegurada pela linfa ou pelo plasma do sangue. O processo dominante é o do estado vegetativo, da cinestesia, do descanso, da inércia, do sono.
Estado plástico de relaxamento da matéria, de abandono, entrega. Expansão passiva. Simbolismo: mar, mãe, fonte da vida. Efeito de impregnação, amolecimento, receptividade, submissão, dissolução. Tecido móvel, maleável, de natureza vibratória, palpitante, impressionável. O tipo água tende à sonolência, inércia, repouso ou calma.
Morfologia dilatada e atônica.
Comportamento: domina o instinto conservador, onde prevalecem a memória, as lembranças, os hábitos, as impressões recebidas, a experiência. Pela renúncia à ação é também a entrega à vida interior, ao inconsciente, à fantasia, à imaginação, ao sonho, à contemplação, ao domínio da sensibilidade psíquica. Acentua também as emoções, o afeto, os sentimentos.
Caranguejo (Cardinal Mais Frio que Úmido tendência para o Seco):
Características Gerais: Caranguejo é um signo cardinal da água, associado à Lua. Sua natureza cardinal sugere iniciativa e liderança, enquanto a água indica sensibilidade e emotividade.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Caranguejo pode ser descrita como Maris Frio que Úmido com tendência para o Seco
Interpretação: A predominância da qualidade fria sugere uma abordagem emocional e receptiva. Caranguejo é associado à nutrição emocional e ao cuidado, manifestando-se na expressão de afeto e na proteção dos entes queridos. A qualidade úmida destaca a natureza receptiva e adaptável, permitindo que Caranguejo se conecte profundamente com os sentimentos alheios. A tendência para o seco tem a ver com seu dom de escolher, tomar posição, ser fiel aos seus.
Escorpião (Fixo Mais Frio que Úmido)::
Características Gerais: Escorpião é um signo fixo da água, regido por Plutão (tradicionalmente, Marte também é co-regente). A fixidez indica estabilidade, enquanto a água sugere profundidade emocional.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Escorpião pode ser descrita como mais Frio que Úmido.
Interpretação: A predominância da qualidade fria enfatiza a intensidade emocional de Escorpião. Este signo é conhecido por sua profundidade e paixão. A qualidade úmida destaca a natureza adaptável e transformadora de Escorpião, que pode passar por processos profundos de renascimento e regeneração emocional.
Peixes (Cardinal Mais Úmido que Frio):
Características Gerais: Peixes é um signo mutável da água, regido por Netuno. Sua mutabilidade indica adaptabilidade e fluidez, enquanto a água simboliza intuição e espiritualidade.
Qualidades Primordiais: A qualidade primordial de Peixes pode ser descrita como mais Frio que Úmido.
Interpretação: A predominância da qualidade fria em Peixes destaca a natureza emotiva e compassiva. Peixes é associado à empatia, compaixão e à busca por conexões espirituais. A qualidade úmida realça a natureza fluída e adaptável de Peixes, que muitas vezes se funde com os sentimentos e ambientes ao seu redor.
================================================================================================================
O Ciclo Diário
Os seres vivos, homens, animais e plantas são afetados tanto pelo ritmo diário (dia e noite), quanto pelo do ano (estações). Num período de 24 horas, por exemplo, o consumo de oxigênio é maior durante o dia, atingindo o ponto máximo ao meio-dia e chegando ao seu ponto mínimo à meia-noite.
Assim, num mapa astrológico, podemos considerar a influência do Quente no Meio do Céu e a do Frio no Fundo do Céu.
O Ciclo Anual (Zodiacal)
Ao longo do ano, sabemos que nossas funções biológicas não evoluem da mesma forma. Nosso sono é mais profundo no inverno, estação do voltar-se para si mesmo; e nosso coração bate mais rápido no verão, estação da agitação.
Ptolomeu associa o zodíaco às quatro estações do ano, sem mencionar os elementos, referindo-se às qualidades.
A associação de elementos às triplicidades é feita por Vettius Valens segundo Jim Tester na sua História da Astrologia Ocidental (History of Western Astrology):
O zodíaco tropical se presta a diversas interpretações e podemos decifrar o ciclo anual de acordo com outros valores, mas o sistema das qualidades primordiais e dos elementos constitui uma ilustração magistral comprovada pela classificação sazonal dos equinócios e dos solstícios no hemisfério norte.
O astrólogo de hoje que evoca os elementos do zodíaco, esquecendo a referência fundamental da quadripartição sazonal, passa direto para as quatro triplicidades sem saber que está utilizando um registro de valores completamente diferente daquele que Barbault aborda.
Tipo misto e Temperamento Predominante
No quadro abaixo apresentamos os elementos e tipos de temperamento e suas correlações com qualidades, planetas, signos e quadrantes:
Raramente encontram-se tipos puros de um temperamento/elemento. Na realidade, esses quatro tipos se ramificam em tipos mistos.
Numa primeira aproximação, podemos nos concentrar nos dois tipos dominantes. Quando não é possível determinar qual desses tipos é preponderante, encontramos o chamado tipo duplo puro.
Ampliando o leque de possibilidades, chegamos a dezesseis tipos de personalidade, uma vez que cada um pode ser considerado isolado ou combinado com os outros três, a ordem sendo levada em conta. Por exemplo:
1 Bilioso (Fogo), 2 Bilioso/Sanguíneo (Fogo/Ar), 3 Sanguíneo/Bilioso (Ar/Fogo), 4 Bilioso/Linfático (Fogo/Água), 5 Linfático/Bilioso (Agua/Fogo), 6 Bilioso/Nervoso (Fogo/Terra), 7 Nervoso/Bilioso (Terra/Fogo).
8 Sanguíneo (Ar), 9 Sanguíneo/Linfático (Ar/Água), 10 Linfático/Sanguíneo (Água/Ar), 11 Sanguíneo/Nervoso, 12 Nervoso/Sanguíneo (Terra/Ar)
13 Linfático (Água), 14 Linfático/Nervoso, 15 Nervoso/Linfático
16 Nervoso
Incluindo-se na análise as qualidades primordiais, uma combinação Linfático/Sanguínea (Água/Ar), por exemplo, determina o domínio do Úmido, enfatizando no indivíduo as qualidades desse princípio.
Da mesma forma, num Sanguíneo/Bilioso (Ar/Fogo) prepondera o Quente, num Bilioso/Nervoso (Fogo/Terra), o Seco, e num Linfático/Nervoso (Água/Terra), o Frio.
Assim, para maior precisão, no caso dos tipos duplos deve-se definir claramente a característica dominante: Linfático/Sanguíneo (Água/Ar), Sanguíneo/Linfático (Ar/Água) predomina o Úmido.
Exemplificando melhor, no Sanguíneo/Bilioso (Ar/Fogo), predomínio do Quente, o impulso é mais controlado, enquanto no Bilioso/Sanguíneo (Fogo/Ar), a atividade é mais impulsiva. Da mesma maneira, podemos dizer que no Linfático/Sanguíneo (Água/Ar) a emotividade é mais interiorizada, enquanto o Sanguíneo/Linfático (Ar/Água) e mais exteriorizada. Assim, dosagens diferentes dos mesmos elementos levam a combinações naturalmente diversificadas.
A essa análise, já bastante complexa, ainda devem ser somadas considerações adicionais. Não podemos deixar de considerar a força de intensidade do próprio elemento: mais fraca no Linfático (Água), já sensível no Sanguíneo (Ar), mais forte no Bilioso (Fogo) e no Nervoso (Terra).
Além disso, como as características de um mesmo temperamento/elemento são expressas por diferentes planetas, também têm que ser levadas em consideração as qualidades primordiais dos astros que efetivamente contribuíram para essa escolha. Se os elementos/temperamentos são o tronco comum do planetarismo, o leque planetário os diversifica. Por exemplo, Júpiter expressa com mais força um Sanguíneo do que Vênus (Sanguíneo-Linfática – Ar/Água), mais moderada. Já no caso de Marte e Sol, ambos expressam fortemente as características do Bilioso (Fogo). Mercúrio vai indicar um tipo Nervoso (Terra) mais “jovem”, enquanto Saturno um mais “velho”.
Podemos destacar os quatro tipos resultantes do encontro de valores contraditórios dois a dois, inclusive que não se cruzam na nossa mandala de orientação: Bilioso e Linfático (Fogo e Água); Sanguíneo e Nervoso (Ar e Terra), formando os quatro temperamentos mistos antagônicos. Estes são os tipos nos quais são observados os conflitos mais marcantes decorrentes da concomitância de temperamentos opostos resultantes de dissonâncias.
Em resumo, nos tipos mistos os temperamentos/elementos, apesar de se misturarem, conservam suas próprias identidades, separadas por suas diferenças, que se harmonizam e/ou se combatem em diferentes graus.
Entretanto, após toda essa análise, ainda podemos nos deparar com posições adicionais dissonantes fortes que indicam um desvio do comportamento temperamental identificado numa primeira análise. Observa-se um bloqueio do impulso vital interferindo na expressão do temperamento, amortecendo ou alterando sua exteriorização. Isso ocorre principalmente quando diversas posições fortes (particularmente Sol e Lua) são afetadas por dissonâncias combinadas de Saturno e Urano que redundam em inibição.
Dessa maneira, podemos classificar como Linfático (Água) um tipo que não seja caracterizado por uma dominante lunar, netuniana ou lunar-netuniana. Basta, por exemplo, que a pessoa tenha o Sol em oposição a Saturno e a Lua em quadratura com Urano. A força dissonante dos fatores inibidores pode deslocar do Quente para o Frio, transformando um Bilioso (Fogo) num Nervoso (Terra) e um Sanguíneo (Ar) num Linfático (Água).
Mesmo que a identificação do temperamento seja apenas uma introdução ao conhecimento do indivíduo, é importante para o astrólogo, em busca de um todo, conhecê-lo para chegar a uma análise mais precisa da personalidade em questão.
Cada tipologia é uma tentativa de acesso ao mistério do ser humano permitindo realizar um primeiro reconhecimento do sujeito, dentre uma variedade infinita de outros.
Temperamento Predominante
É difícil saber a que temperamento pertence um dado indivíduo. Compartimentar em tipos a complexidade do ser humano é um trabalho exaustivo podendo não alcançar sucesso, principalmente nos casos limite, quando nenhuma posição planetária sobressai de maneira evidente.
Por outro lado, tradicionalmente, o diagnóstico do temperamento é considerado muito importante, sendo a linguagem do tipo planetário aquela das tendências que exprimem a essência da pessoa.
A identificação do elemento/temperamento básico é um caminho sintético para uma visão global do mapa natal e deve ser atingida através da aplicação da Teoria da Dominante, cujas regras a seguir apresentamos.
Procuramos descobrir a dominante de um mapa porque ela nos dá uma indicação do elemento e do temperamento. Segundo Barbault, a busca do temperamento se confunde com a busca da dominante. É uma via de duas mãos.
Teoria da Dominante
Determinar a dominante de um mapa natal é determinar o fator do tema que podemos considerar como o mais poderoso do mapa, que o marca ou sintetiza. De posse da dominante, o intérprete tem em seu poder a pista que conduz ao temperamento. Por exemplo, se dizemos que uma pessoa é saturnina podemos concluir que se trata de um indivíduo de atitude introvertida, mais ou menos marcado por um temperamento nervoso.
Como regra geral, o papel de dominante é conferido a um planeta integrado num conjunto ou a vários planetas que formam um todo complexo em que signos, casas e aspectos participam.
Não existe uma fórmula para determinar a dominante, mas existem regras de prioridade para podermos chegar a determiná-la. Barbault considera que “quanto mais uma configuração é específica do nascimento, ou seja, mais própria do instante do nascimento – no cruzamento preciso de seu lugar e momento – mais particulariza o indivíduo”. Assim, a conjunção de planetas com os ângulos é o fator mais forte na determinação da dominante (orbe de 15° para o autor). A ordem de prioridade é para o planeta que fizer o orbe mais exato, mas Ascendente e Meio do Céu preponderam sobre Descendente e Fundo do Céu. Segue-se a importância dos luminares, especialmente Sol para os homens e Lua para as mulheres. Assim, fica destacado o planeta ligado aos dois luminares, ou o dispositor de um destes também em aspecto com ele. Ainda entram na consideração da dominante: o regente do Ascendente ou do Meio do Céu a eles ligados, bem como um Stellium por casa ou signo, principalmente se envolver planetas pessoais.
Contudo, a importância fundamental dos eixos às vezes é superada por um planeta não angular, mas que assume preponderância no mapa por acumular muitas das características acima enumeradas que o tornam mais poderoso que o próprio planeta angular.
Se a dominante encontrada não for um astro, mas corresponder a um sistema constelado, neste caso Barbault recomenda agrupar os planetas por natureza e analogia para melhor identificação do temperamento.
Uma vez conhecida a dominante, devem ser então estudadas suas características quanto às qualidades primordiais, aos elementos e ao temperamento.
Aplicação do Método de Barbault ao Mapa de um Grande Artista
Apresentamos, a aplicação do método de Barbault ao mapa de Vincent Van Gogh. Para fins de comparação, mostramos também um pequeno quadro com a contagem dos elementos com base no posicionamento dos planetas por triplicidade.
Considerando um total de 30 pontos: Sol, Lua e Ascendente correspondendo a 4 pontos cada um; Mercúrio, Vênus e Marte a 3 pontos; Júpiter, Saturno e Meio do Céu a 2 pontos; e Urano, Netuno e Plutão a 1 ponto cada.
É um pintor extraordinário com uma trajetória tão breve quanto vertiginosa, como um cometa. Viveu febrilmente, sua criação sendo de uma produtividade extraordinária. Seu traço é impetuoso, pintava com um furor criativo, em grandes golpes. Suas pinturas retratam o Fogo. Sua obra se destaca pela luz e cor. Os contornos são nítidos, a luz é sem sombra, a cor é crua, pura , crepitante, como se o Fogo ditasse seu desenho, seu toque, sua forma. Sua cor preferida é o amarelo. O fogo aparece em suas paisagens, estradas, casas, fisionomias, fruto de seu incêndio interior. Aliás, o Sol é o objeto maior de sua obra e o girassol o tema constante de suas telas. Mesmo quando retrata a noite, destaca luzes, lamparinas, astros e estrelas. A presença de Vênus entre Marte e o Sol, no Meio do Céu, erotiza sua obra. Concluindo, o elemento fogo transpira em sua pintura como reconhecido por diversos críticos.
Aplicando-se o método de Barbault, não há dúvida quanto à predominância de um temperamento puramente bilioso, o que não se verifica pelo método da contagem de planetas e pontos por elementos (ênfase dos elementos fogo e água).
Em certos casos, chega-se até as conclusões completamente diversas aplicando-se as duas metodologias em questão.
Conclusão
Verificamos que a identificação do elemento/temperamento básico não pode se resumir a uma simples contagem ponderada do posicionamento dos planetas por signo, sendo uma tarefa muito mais complexa, como destaca Barbault que, para tanto, aplica a Teoria da Dominante.
O grande mérito de Barbault pode ser atribuído ao fato dele ter conjugado elemento, temperamento e dominante.
Finalmente, entendemos que vale à pena aprofundar as investigações de Barbault especialmente quanto às atribuições de qualidades e elementos a planetas e signos.
γ
BIBLIOGRAFIA
BARBAULT, ANDRÉ. L’UNIVERS ASTROLOGIQUE DES QUATRE ÉLÉMENTS. PARIS: ÉDITIONS TRADITIONNELLES, 1992.
__________, ANDRÉ. TRATADO PRACTICO DE ASTROLOGIA. TRADUÇÃO DE GUIOMAR EGUILLOR. BARCELONA: VISION LIBROS, S.L, 1980.
FLUDD, ROBERT. TRAITÉ D’ASTROLOGIE GÉNÉRALE. TRADUÇÃO DE PIERRE PIOBB. PARIS: L’HARMATTAN, 1993.
LEHMAN, J. LEE. CLASSICAL ASTROLOGY FOR MODERN LIVING. ATGLEN: WHITFORD PRESS, 1996.
PTOLOMEU. LE LIVRE UNIQUE DE L’ASTROLOGIE. TRADUÇÃO DE PASCAL CHARVET. PARIS: NIL ÉDITIONS, 2000.
QUEIROZ, GREGÓRIO JOSÉ PEREIRA DE. AS QUALIDADES PRIMITIVAS NA ASTROLOGIA. SÃO PAULO: ED. PENSAMENTO, 10ª EDIÇÃO, 1997.
“o Quente é uma qualidade relacionada com o nível de energia, e está relacionada com a fonte do movimento, portanto é um princípio dinâmico”.
“O Frio é a negação do Quente, relacionada com o nível de massa e inercia, e, por isto, é paralisante, concentra, imobiliza. Portanto, é um princípio estático.”
“O Úmido é um princípio de extensão, de envolvimento, de afrouxamento, tendendo à fluidez ou à liquefação, à fusão. Um princípio extensivo.”
“O Seco é a negação do Úmido, é o princípio da retração, tensão, rigidez, endurecimento – ou ruptura – e divisão, é um princípio restritivo.”
“os dois elementos secos e retraídos que são o Fogo e a Terra, se opõem aos dois elementos dilatados do Ar e da Água. Os dois dinâmicos e leves, Fogo e Ar, se opõem ao estático e pesado, Terra e Água.
Cálculo do Temperamento
Signo Ascendente:
Regente do Ascendente:
Signo solar:
Signo lunar:
Fase da Lua:
Planetas que aspectam o Ascendente:
Fases da Lua
Lua Nova: quente e úmido – ar – sanguínea – momento de planejar
Lua crescente: quente e seca – fogo – colérico -impulso, agir
Lua Cheia: frio e seco – terra – melancólico – colhe o que plantou
Lua Minguante: fria e úmida – água – fleumática – interiorização
Estações do ano
Primavera – quente e úmido – ar – sanguíneo – sangue – Amanhecer – Sol em Libra Escorpião Sagitário (HS)
Verão – quente e seco – fogo – colérico – bílis amarela – Meio do dia – Sol em Capricórnio Aquário Peixes (HS)
Outono – frio e seco – terra – melancólico – bílis negra – Anoitecer – Sol em Áries Touro Gêmeos (HS)
Inverno – frio e úmido – água – fleumático – Meia noite – Sol em Caranguejo Leão Virgem (HS)
Signos do Zodíaco
Áries: Mais Seco que Quente – fogo – colérico
Touro: Mais Frio que Seco – terra – melancólico – Frio predomina sobre Seco
Gêmeos: Mais Quente que Úmido com tendência ao Seco – ar – sanguíneo
Caranguejo: Mais Frio que Úmido – água – fleumático
Leão: Mais quente e seco – fogo – colérico
Virgem: Mais Seco que Frio – terra – melancólico – Seco predomina sobre Frio. Signo de absorção, mas com filtro, barreira seletiva. crítica. Alimentação seletiva.
Libra: Mais Úmido que Quente – ar – sanguíneo
Escorpião: Mais frio e úmido – água – fleumático
Sagitário: Naus quente e seco – fogo – colérico
Capricórnio: Mais frio que seco com tendência ao Úmido – terra – melancólico – Frio predomina sobre Seco com um pouco de Úmido
Aquário: Mais quente e úmido – ar – sanguíneo
Peixes: Mais frio que úmido – água – fleumático
Planetas
Sol: quente e seco – fogo – colérico
Marte: quente e seco – fogo – colérico
Lua: frio e úmido – água – fleumático
Vênus: frio e úmido – água – fleumático e quente e úmido – ar – sanguíneo
Júpiter: quente e úmido – ar – sanguíneo
Mercúrio: frio e seco- terra – melancólico e quente e úmido – ar sanguíneo
Saturno: frio e seco – terra – melancólico e quente e úmido – ar sanguíneo
Qualidades Primordiais. Qualidade Primordiais e os Signos e os planetas