Diferentes formas de se relacionar com os planetas
Existem três movimentos fundamentais em que se baseiam as previsões:
- O movimento aparente do céu (Leste-Oeste) entorno ao observador devido ao movimento de rotação da Terra;
- O movimento de translação dos planetas no zodíaco (eclíptica),
- Movimentos virtuais (direções e direções).
Durante o dia – Movimento de rotação da Terra
A Terra ao mesmo tempo em que se translada entorno do Sol, a cada dia da um giro completo entorno de seu eixo. Este giro constante faz toda a diferença, porque mais que o movimento dos planetas em suas órbitas o que cada um de nós vive no dia a dia, segundo o local da Terra em que se encontre é o giro dos planetas entorno do Eixo do Mundo (prolongação do Eixo da Terra).
Como estamos na Terra, a cada momento vemos o céu junto aos planetas e as estrelas nascer no oriente, alcançar uma culminação na direção Norte (para quem está no hemisfério sul), descer no Oeste e desaparecer. Este detalhe é importantíssimo quando estamos querendo estudar a forma especial do céu se relacionar com o local na Terra em que se encontra a pessoa.
Desta maneira no dia a dia o movimento dos planetas que sentimos é o aparente em relação ao observador que eles fazem entorno do Eixo do Mundo. O posicionamento dos planetas em relação ao horizonte se chama “posicionamento mundano”. E o posicionamento em relação a eclíptica: “posicionamento celestial”.
O Sol em seu movimento diário (chamado de primário) percorre ao igual que todos os planetas 360º em um dia, já em seu movimento no zodíaco percorre em média um grau por dia.
Assim como o movimento do Sol durante um dia mexe com tudo o que acontece na Terra, os planetas e as estrelas mexem, cada um segundo sua natureza e situação astrológica. As forças e qualidades do Sol e dos planetas se expressam diferenciadas para um observador segundo seu posicionamento mundano.
Acompanhar durante o dia:
Passos que sigo ao fazer previsões:
- Primeiro que tudo escuto ao cliente para entender quais são suas questões.
- A seguir penetro no mapa natal para ver a relação das questões do cliente com o que me revela seu mapa natal e escolho a questão ou pergunta que primeiro me chama.
- Percebo os assuntos da casa que tem a ver com a questão.
- A seguir mapeio os planetas natais que podem estar envolvidos.
- Para finalizar estudo como estas casas e planetas podem estar sendo ativados pelos planetas em trânsitos, progredidos e dirigidos.
Os trânsitos planetários me informam do processo maior onde a questão pode estar envolvida, especialmente dos planetas lentos onde a ativação de um planeta natal em aspecto ou casa vai no caso de Plutão de 5 anos, (três antes de seu efeito máximo, um ano com efeito máximo e dois anos de desdobramentos) até de Júpiter em trânsito que ativa um planeta de 5 meses a 3 meses.
Por isso é importante ir acompanhando os trânsitos dos planetas no mapa natal e estar atento quando o planeta já está a 10º de fazer o aspecto exato, já que quando estiver a 5º já vai começar a anunciar a que está vindo.
Assim os trânsitos planetários anunciam as evoluções das questões da pessoa.
No caso de encontrar os trânsitos planetários que podem explicar a questão da pessoa, já começo a falar com ele sobre o trânsito do planeta, e na maioria dos casos indico de aspectos acontecidos anteriormente para que a pessoa tenha uma ideia do impacto que já viveu do planeta na sua vida.
A seguir estudo os trânsitos dos planetas lentos especialmente o planeta Marte que é um detonador de promessas por excelência.
No caso de seja uma questão para o futuro estudo a revolução planetária do planeta natal ativado pelos trânsitos. A maioria dos astrólogos se reduz ao estudo da Revolução solar, mas isto é para mim pouco, porque tenho visto que se a questão já ressalta um planeta natal, por exemplo tem a ver com decisões a pessoa tomar, então estudo a revolução de Marte, se tiver a ver com relacionamentos e dinheiro estudo a revolução de Vênus.
As Direções primárias e as Progressões secundárias já vão me falar do movimento interior da pessoa em relação a questão. As direções e progressões também colocam a questão em um período mais curto, as direções primárias topográficas podem chegar a uma precisão de semanas.
Entre as Direções primárias e s Progressões secundárias uso mais as Direções primárias.
É bom saber que:
Todo acontecimento é refletido pelo mapa natal e suas ativações, mas NUNCA se pode afirmar que um determinado trânsito, direção, progressão, ou situação planetária numa revolução pode PROVOCAR UM ACONTECIMENTO.
nota: Cada astrólogo tem seu método de previsão. E só a prática vai revelar para ele qual método é mais eficiente para ele, lembrando que as previsões não são resultados de deduções racionais especialmente quando são relacionadas com o futuro. Quando estamos querendo iluminar acontecimentos do passado ai se poderemos ser mais racionais, e o correto seria experimentar todas as técnicas para ver qual bate mais segundo a visão dos conceitos astrológicos do astrólogo.
Trânsitos planetários
Trânsitos do Sol e da Lua
Trânsitos dos planetas pessoais
Trânsitos dos planetas sociais
Trânsitos dos planetas transpessoais
Ciclo dos planetas e entre planetas – Links dos ciclos entre os planetas e dados de sua duração e características
Mapa relocado, mapa local, mapa astrocartografico
Mapa relocado
Revoluções planetárias
Direções planetárias
Pode chegar a precisão de uma semana quando se usa o Sistema topográfico.