O fogo de Sagitário primaveril irradiado pelo trânsito do Sol vai em um crescendo que culmina no seu máximo no equinócio do Verão e entrada do Sol no signo de Capricórnio.
Quando o Sol transita pelo signo de Sagitário, a primavera está no seu fim. O Sol no seu trânsito pelo signo de Escorpião iluminou as emoções, os quereres e vontades, curou as feridas da alma. Em Escorpião, se aprende a controlar o ego para receber o outro, em Sagitário se renasce amoroso, despojado, disposto a comungar com o todo e se aprende a viver coletivamente. O Sol em trânsito por Sagitário inaugura nova etapa: ascende o ardor pela vida, favorece a ação, estimula os movimentos a procura de amplidão de horizontes. Sente-se vontade de passear, viajar, conhecer, realizar, movimentar. O Sol transita por Sagitário nas últimas semanas do mês de novembro e primeiras duas de dezembro, véspera de natal, e do encontro das famílias e tribos nas festas de fim de ano.
Por isto é tão especial este período em relação a culminação e realização de projetos e metas. Esta é a fase onde a compreensão e conceitualização se ampliam; focam-se crenças, teorias, doutrinas morais ou filosóficas, que possam guiar pelo processo da vida e que deem sentido ao que se vive.
As pesquisas mostram que é neste período que aumenta no Brasil os agenciamentos de viagens e que se inicia a alta das passagens devido a demanda galopante.
Sagitariano do sul e do norte
O sagitariano do sul escancara vida e alegria, é muito mais ardoroso e vital que o do norte. Já conheci sagitariano do sul que de tanta energia tinha convulsões de entusiasmo.
O sagitariano do norte, introjeta a energia intimista do outono e define um estilo mais contido, recolhido. Os sagitarianos que conheci em Cuba eram predominantemente intelectuais, com tendencia a filosofia e a militância. Em geral, muito sérios, responsáveis e comprometidos.
Os sagitarianos do norte optam pela riqueza interior, investir em estudos de amplitude, curtem suas bibliotecas, encontram companheiros de ideologia, crenças, religião. Enquanto o sagitariano do sul prefere viajar, abrir novos horizontes, participar de planos de familiares e amigos. O sagitariano do sul no fogo crescente do fim da Primavera, se torna mais exterior, expressivo, participativo.
No sul, sinto os sagitarianos mais soltos, livres, alegres, participativos.
Calendário sagrado – Sagitário – fim da Primavera – Casa 9
O signo de Sagitário é a energia, a força, a luz que ilumina os assuntos da casa 9, quer dizer que se potencializado na casa facilita a boa realização destes assuntos.
O fato do Sol estar transitando pelo signo de Sagitário durante o processo de estudos e expansão da consciência, da inteligência e da sensibilidade pelos assuntos da casa 9 estimula a encarar os assuntos da casa com entusiasmo, disposição, visão, facilitações.
Neste período de irradiação da luz sagitariana está facilitado atingir alturas na alma que abrem novos horizontes, o astral está também mais protegido para se ativar a mente abstrata, simbólica… em geral todas as pessoas estão mais positivas.
Facilita também a vivência dos assuntos da casa 9 o calor da estação, os dias mais cumpridos, quer dizer mais tempo de luz acima do horizonte.
Observando as características de como se comporta a natureza, as plantas, os animais e inspirados nos atributos que o Sol transitando pelo signo de Sagitário é que se elaboram as sugestões de atividades a favor do autoconhecimento.
Sugestões do Calendário sagrado para os dias do trânsito do Sol pelo signo de Sagitário, fim da primavera:
- corpo – preste atenção a seu corpo, a seu trabalho corporal, a sua alimentação e tome medidas drásticas a favor de sua saúde e boa aparência;
- figurinos – renove seu guarda-roupas, seus figurinos;
- moral pessoal – escreva seus princípios éticos, os formule de tal jeito que defina com clareza as normas, atitudes que devem guiar seu comportamento e rotinas;
- mapa relocado – estude seus mapas relocados para outros países, para que tenha conhecimento das diversas possibilidades de viver suas potencialidades planetárias;
- viagens – cheque se não está precisando viajar, ou aprofundar seu contato com pessoas que moram no exterior;
- metas – cheque se suas metas para o verão estão claras, se seus planos e projetos estão funcionando corretamente. Cheque a qualidade de seus produtos, através da informação de como está sendo consumido – chegou o momento em que aquilo que se estiver fazendo pode chegar a um esplendor;
- novos horizontes – medite em que direção está precisando expandir seus conhecimentos, sua inteligência, sua sensibilidade, sua consciência;
- mestres – reflita como anda seu relacionamento com seus guias e mestres terrenos e espirituais;
- cosmogonia – período ideal para você amadurecer, desenvolver sua teoria da origem da vida, de deus, dos mistérios deste mundo;
- sentido da vida, missão – é um período também ideal para amadurecer o “sentido da vida” o que consideramos a “missão pessoal;
- mestres para seu momento – defina quem neste momento pode considerar como mestre e cheque o melhor jeito de usufruir de seus ensinamentos
- homenagem aos mestres – homenageie seus mestres, professores, instrutores;
- mente abstrata, holística – crie uma rotina para meditar, contemplar sua mente abstrata;
- estudos avançados – Observe se esta na hora de iniciar ou dar continuidade a algum tipo de estudo avançado.
Informações sobre o signo de Sagitário
Elemento: Fogo
Modo: Mutável
Polaridade: masculina
Dimensão: terceira do fogo
Planeta regente: Júpiter
Palavra-chave: “Eu expando”.
Disposição: Ampliar, expandir, integrar…
Sagitário inaugura nova fase no caminho pelos signos, a chamada por mim terceira dimensão onde a pessoa se abre para o social, o público, o cósmico, o planetário… Após os desafiadores e as vezes dolorosos processos transformativos vivenciados até Escorpião, a pessoa sonha, anela por encontrar o sentido da vida e dentro dele qual é a sua missão.
Elemento fogo
O fogo que inaugura a terceira dimensão traz de volta a construção de uma nova identidade agora a partir da relação com o social, o poder, o religioso, o ético, a moral vigente.
O Fogo de Sagitário traz consigo a descoberta de nova identidade – não da identidade pessoal (Áries), nem a identidade de relação (Leão) – mas do significado dessa identidade dentro de um contexto mas amplo, qual o seu sentido, seu lugar no contexto moral, ético, ideológico, político que a pessoa vive.
E assim Sagitário presenteia com os ideais, as metas, as ideologias, as crenças, a filosofia pessoal, a opção religiosa, a escolha de escolas de conhecimento e informação.
Modo mutável
O Modo Mutável abençoa com versatilidade, mobilidade, flexibilidade, o que é muito auspicioso em relação a vontade de amplidão, expansão, integração.
Júpiter regente de Sagitário
Júpiter, planeta regente de Sagitário, é a faculdade da personalidade que abençoa com a capacidade de expansão, fé e espírito de aventura; é também o significador dos padrões morais e éticos que predominam este signo.
A exuberância e força que traz o elemento fogo e a regência de Júpiter abençoa a casa 9 e ao signo de Sagitário com jovialidade, otimismo, facilitações, bem-aventuranças trazidas pelo mentor e protetor do signo Júpiter.
Júpiter, Sagitário ou casa 9 em tensão