Warning: Declaration of BP_Walker_Nav_Menu::walk($elements, $max_depth) should be compatible with Walker::walk($elements, $max_depth, ...$args) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/classes/class-bp-walker-nav-menu.php on line 56

Warning: Use of undefined constant ATT_REQ - assumed 'ATT_REQ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/wplms-assignments/includes/assignments.php on line 130

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/bbpress/includes/core/template-functions.php on line 316

Warning: ksort() expects parameter 1 to be array, object given in /home2/astrotho/public_html/astrothon/wp-content/plugins/buddypress/bp-core/bp-core-template-loader.php on line 214
Signo oposto simbólico ou de Escape Valdenir Benedetti | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Signo oposto simbólico ou de Escape Valdenir Benedetti

por Hector Othon
Última palestra Valdenir Benedetti vídeo – Constelar

Compartilho o conceito de: signo de Escape ou signo Oposto simbólico que aprendi nos anos 90 com meu amigo e colega astrólogo Valdenir Benedetti. Antes de morrer ele leio este artigo e falou que estavam faltando informações, mas lamentavelmente morreu sem me falar onde deveria melhorar. Ele me contou que este conceito foi gerado num grupo de estudos do que ele participava, mas não me deu detalhes.

Desde que aprendi este conceito o tenho usado muito para entender melhor certos comportamentos associados a posicionamentos natais, especialmente do Sol natal, Ascendente e Lua natal.

signo de escape, que ele preferia chamar de “signo oposto simbólico”, está sempre presente como verdadeira alternativa de escape quando a vivência do signo encontra desafios e impedimentos impactantes na pessoa.

O ponto a ser aprofundado que Valdenir assinalou quando leu este texto foi em relação aos raciocínios para encontrar o “elemento complementar” de apoio de cada signo zodiacal. O que eu coloquei no texto sobre o assunto foi o que lembro das aulas que recebi dele muitos anos atrás. Mas nestes dias vou dedicar um tempo para desenvolver o que ele me sugeriu.

As Funções Psíquicas e os Elementos

O conceito de signo oposto simbólico se apoia na relação entre os elementos e as funções psíquicas no pensamento junguiano.

É muito instrutivo refletir sobre a dinâmica dos elementos no mapa natal e sua expressão na personalidade humana. Quando a pessoa desenvolve na sua personalidade os quatro elementos com harmonia e equilíbrio a pessoa estará mais apta para viver suas potencialidades com êxito, adequação, eficiência e fluência.

Os elementos se expressam com diferentes forças e qualidades na personalidade segundo estiverem potencializados no mapa natal. Cada pessoa terá uma determinada potencialidade em relação a cada elemento, segundo a situação astrológica dos elementos no mapa natal.

Pode acontecer que uma pessoa tenha desenvolvido pouco um determinado elemento, isto com certeza empobrecerá sua vida em todo o leque de possibilidades do elemento em falta. O conhecimento dos atributos de cada elemento ajuda a pessoa refletir como ele se manifesta na sua vida. O estudo da situação astrológica dos elementos no mapa natal ajuda a fazer um melhor uso das suas potencialidades, assim como encontrar jeitos de equilibrar excessos ou faltas.

Para que a vida se manifeste com harmonia é importante ter acesso as qualidades e faculdades associadas a cada um dos quatro elementos.

Veja a seguir a relação dos Elementos e das Funções Psíquicas.

Elemento Terra (sensação – Jung)

Para se viver, se precisa dispor de faculdades que coloquem em contato com o real, e permitam o conhecimento das qualidades dos objetos e as substâncias, que facilitem a manipulação de objetos e substâncias, que permitam ser objetivo, realista, que permitam avaliar a situação geral e diversa do mundo físico, o canal que reúne estas possibilidades é o elemento Terra associado a Função Psíquica: sensação (Jung).

Jung relacionou o Elemento Terra à função Sensação

A Sensação – Elemento Terra sugere a experiência direta, percepção de detalhes, de fatos e situações concretas. A Sensação- Terra reporta-se ao que a pessoa pode ver, tocar, cheirar, experimentar, manipular. É a experiência concreta e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência.

A pessoa tipo Terra-sensorial tende a responder à situação vivencial imediata, e lida eficientemente e com objetividade diante de crises e emergências. Em geral está presente, com os “pés no chão”, pronto para o momento atual. Adapta-se facilmente às emergências do cotidiano. Trabalha melhor com instrumentos, aparelhos, veículos e utensílios do que qualquer um dos outros tipos.

Jung classifica a sensação e a intuição juntas, como as formas de apreender informações, diferentemente das formas de tomar decisões.

Fogo (intuição – Jung)

Para se viver além do elemento Terra, também se precisa de um canal e faculdades que indiquem de onde vem as coisas, e a mensagem que carregam e para onde se dirigem segundo a realidade que se vive. Uma função que conecte a energia, a vida, aos fios e fluxos da vida.

A intuição -fogo é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes.

As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para o intuitivo-fogo do que a experiência real por si mesma.

A pessoa fortemente intuitiva-fogo dá significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não consegue separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos.
O intuitivo-fogo processa informação muito depressa e relaciona, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata.

Elemento Água (sentimento – Jung)

Para se viver além do elemento Terra e Fogo, também é preciso um canal e faculdades que indiquem se as coisas ou pessoas que constatamos tem uma história conosco, indicando o valor, a emoção, sentimento, memória que se tem dos outros e coisas. Este canal é o elemento Água (sentimento – Jung ).

A pessoa tipo sentimental-água é orientada para o aspecto emocional da experiência.

Ele prefere emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas.

consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.

Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões.

Elemento Ar (pensamento – Jung)

Para se viver além dos elementos Terra, Fogo e Água, também é preciso um canal e faculdades que permitam elaborar as informações obtidas através dos outros elementos; que facilitem a comunicação e expressão do que se pensa e sente. Este canal é o elemento Ar (pensamento – Jung).

Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.

A pessoa na que predomina a função do Pensamento é chamada de Reflexiva. O tipo reflexivo é racional, mental e tende a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

Elemento predominante

Acontece a pessoa ter um dos 4 elementos predominante na personalidade. Pode ser que coincida com o elemento do signo solar, mas também pode ser o elemento do signo da Lua, ou de um signo onde tenha um cúmulo especial de planetas natais. Acontece também um elemento se expressar mais forte em um determinado setor da vida enquanto que outro setor é dominado por outro elemento.

O elemento predominante então é aquele que domina o estilo da personalidade por mais tempo e situações vividas.

Segundo elemento predominante

No estudo mais detalhado da personalidade pode ser observado um segundo elemento auxiliar menos desenvolvido, mas que predomina entre os três restantes.

Os outros dois elementos

Observa-se que os outros dois elementos se manifestam de forma mais suave e às vezes até aparentemente ausente.

Oposição entre os elementos segundo Jung

Jung observou que existe um movimento de oposição entre os elementos, de tal maneira que quando predomina um elemento o outro tende a ficar mais inconsciente.

E quais seriam, segundo Jung, as funções consideradas opostas?

“O Sentimento se opõe ao Pensamento e a Sensação se opõe à Intuição”.

Lembrando que Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões e classifica a sensação e a intuição juntas, como as formas de apreender informações, diferentemente das formas de tomar decisões.

E assim:

  • Como Intuição é oposto de Sensação, então Fogo é oposto de Terra.
  • Como Emoção é oposto de Pensamento, então Água é oposto do Ar.

Fica assim definida a Regra chave para a determinação do signo oposto simbólico:

Fogo é oposto de Terra e Água é oposto do Ar

Esta afirmação é totalmente válida na teoria dos elementos da Astrologia Ocidental. Isto cria 4 tipos psicológicos definidos considerando a predominância de dois elementos, o primeiro prevalece em primeiro plano na personalidade, o outro prevalece em segundo plano e os outros dois elementos de forma mais leve:

  • Reflexiva-Sensitiva (Ar – Terra)
  • Sensitiva-Reflexiva, (Terra – Ar)
  • Intuitiva-Sentimental (Fogo – Água)
  • Sentimental-Intuitiva. (Água – Fogo)

Mas a Astrologia trabalha com todas as possibilidades de combinação entre os elementos, e o peso dos elementos é dado pelo peso dos planetas posicionados nos signos no mapa natal.

Assim em Astrologia pode existir também uma pessoa:

  • Ar – Água
  • Água – Ar
  • Ar – Fogo
  • Fogo – Ar
  • Terra – Fogo
  • Fogo – Terra
  • Terra – Água
  • Água – Terra

A combinação de elementos típica indica talentos, forças, fraquezas relativas, o jeito de ser e agir. Ela descreve como a pessoa percebe, sente, usa critérios, age, toma decisões e julga.

Signo oposto simbólico ou signo de escape de outro signo

A seguir o conceito como o recebi do Valdenir (pego de notas das aulas):valdenir benedetti | Linhas e Agulhas: tecendo pensamentos imperfeitos

“O oposto simbólico de um signo canaliza ou é o escape através do qual pode se expressar o lado negativo, a perturbação que o signo aprisiona ou reprime. A energia nefasta da frustração de um signo em expressar seus assuntos e potencialidades, são liberadas pelo lado negativo do signo oposto simbólico.”

Assim, quando não se vive com plenitude um signo, poderá se identificar a canalização negativa de sua energia através do signo oposto simbólico na casa natal que tenha a cúspide. Por exemplo, um pisciano que vive com dificuldade sua amorosidade se torna falador, disperso, superficial e fica perturbado com os assuntos da casa onde se encontre o signo de Gêmeos.

ampliação do conceito

Desde que recebi o conceito de signo oposto simbólico do Val, estive pesquisando em mim e em clientes a expressão do signo oposto simbólico e percebi, que a pessoa pode expressar também na rota de fuga de um signo o lado positivo do seu signo oposto simbólico.

Estudo no mapa do signo oposto simbólico

Observe no seu mapa a casa que tem por cúspide o signo oposto simbólico de seu signo solar. Observe se essa casa que tem por cúspide o signo oposto simbólico do signo solar, você vive os desafios da situação de seu Sol natal.

Observe também por exemplo se estiver vivendo um aspecto de tensão sobre sua Vênus natal, se na casa que tenha cúspide no signo oposto simbólico do signo onde se encontra Vênus, não se estão apresentado desafios com relacionamentos, dinheiro ou outras associações de Vênus.

Como determinar o signo oposto simbólico de um signo?

Para encontrar o signo oposto simbólico de um signo tem que:

  • Se encontrar primeiro o elemento complementar de apoio de um signo.
  • Depois de encontrado o signo complementar, é só aplicar a regra de Jung de: Fogo é oposto de Terra e Água é oposto do Ar

Elemento complementar de apoio

Encontrar o elemento complementar de um signo exige conhecer bem as qualidades do signo. O elemento complementar tem por parâmetro ser o elemento que ajuda ao signo cumprir melhor sua função e natureza.

Refletindo sobre cada signo, o elemento de apoio se mostra de modo coerente à natureza do signo, vejamos:

Elementos complementares de apoio aos signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário

Os Elementos complementares de apoio aos signos de elemento Fogo (Intuição) são: Ar (pensamento), Terra (sensação) e Água (sentimento).

Para Áries se escolhe dos três o elemento Terra, quer dizer a função Sensação. » Áries = Fogo -Terra
Para Leão se escolhe dos três o elemento Água, quer dizer a função Sentimento. » Leão = Fogo – Água
Para Sagitário se escolhe dos três o elemento Ar, quer dizer a função Pensamento. » Sagitário = Fogo – Ar

Elementos complementares de apoio aos signos de Terra: Tour0, Virgem e Capricórnio

Os Elementos complementares de apoio aos signos de elemento Terra (sensação) são: Fogo (intuição), Ar (pensamento) e Água (sentimento).

Para Touro se escolhe dos três o elemento Água, quer dizer a função Sentimento. » Touro = Terra – Água
Para Virgem se escolhe dos três o elemento Ar, quer dizer a função Pensamento. » Virgem = Terra – Ar
Para Capricórnio se escolhe dos três o elemento Fogo, quer dizer a função Intuição. » Capricórnio = Terra – Fogo

Elementos complementares de apoio aos signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Os Elementos complementares de apoio aos signos de elemento Ar (pensamento) são: Fogo (intuição), Terra (sensação) e Água (sentimento).

Para Gêmeos se escolhe dos três o elemento Terra, quer dizer a função Sensação. » Gêmeos » = Ar -Terra
Para Libra se escolhe dos três o elemento Água, quer dizer a função Sentimento. » Libra = Ar – Água
Para Aquário se escolhe dos três o elemento Fogo, quer dizer a função Intuição. » Aquário = Ar – Fogo

Elementos complementares de apoio aos signos de Água: Caranguejo, Escorpião e Peixes

Os Elementos complementares de apoio aos signos de elemento Água (sentimento) são: Fogo (intuição), Ar (pensamento) e Terra (sensação).

Para Caranguejo se escolhe dos três o elemento Ar, quer dizer a função Pensamento. » Caranguejo» = Água – Ar
Para Escorpião se escolhe dos três o elemento Terra, quer dizer a função Sensação. » Escorpião = Água – Terra
Para Peixes se escolhe dos três o elemento Fogo, quer dizer a função Intuição. » Peixes = Água – Fogo

Agora só resta praticar a regra dos elementos opostos.

Observe que o signo oposto simbólico de um signo dado, é definido pelos opostos do elemento principal e o elemento de apoio, assim ele ativa energia que em princípio, segundo a visão de Jung pode corresponder a funções psíquicas que estejam adormecidas, inconsciente ou pouco usadas pela própria relação de predominância entre as próprias funções na personalidade.

Se a pessoa tiver a predominância de uma função psíquica por exemplo intuição e tiver como função de apoio o pensamento, o signo oposto simbólico será composto exatamente pela função oposta a intuição que é sensação e a função oposta a pensamento que é sentimento.

É lógico se pensar que quando um signo esteja no seu limite a pessoa se expresse através do signo oposto simbólico em busca de escape.

Virgem, oposto simbólico de Leão

elemento complementar de apoio de Leão é água. O Sentimento suaviza a rudeza de Leão e o humaniza. O elemento Água, representando o canal das emoções, afeto e o cuidado é um verdadeiro “apoio” para que Leão alcance sua plenitude. O elemento Água abre a Leão a possibilidade de estabelecer contato afetivo nos seus relacionamentos e promove a vontade de pertencer à comunidade e cuidar dos próximos com carinho e as diversas qualidades da água.

O elemento Ar, também complementa Leão, mas complementa com mais força a Sagitário, que precisa ainda mais do Ar para conseguir expressar a suas ideias, visão de mundo e intuição.

O elemento Terra, também é importante para complementar a Leão, mas é mais necessário para dar sustentação ao fogo cardinal de Áries. E assim, ficou a Água para Leão.

Se Leão é Fogo – Água, seu oposto simbólico será, Terra – Ar, seguindo a regra do Jungfogo é oposto de terra e água é oposto do ar. O signo cujos elementos são Terra – Ar é o signo de Virgem

Quando Leão não consegue viver suas potencialidades, quer dizer viver com centro, dignidade, amor e generosidade, quando ele estiver perturbado e perde sua autoconfiança e se sente desafiado, tende a canalizar sua dor e desespero pela parte negativa do signo de Virgem, e torna-se crítico, exigente, julgador, maníaco. Vira mesquinho, pequeno, paranoico. Afeta o funcionamento de seus intestinos.

Mas também Leão quando desafiado pode escapar pelo lado positivo de Virgem e tornar ao leonino apreciador da ordem, limpeza, e a planificação. O discernimento prático de Virgem pode ajudar ao Leonino se organizar, entender a situação que se encontra e resolver seus desafios com racionalidade prática e adequada. Virgem ajuda ao leonino também a cuidar de sua saúde, organizar sua agenda e planificar seu tempo e energia.

Leão, oposto simbólico de Virgem

elemento complementar de apoio de Virgem (Terra) é o Ar, que lhe dá agilidade mental. Poderia ser também, o Fogo. Mas o Fogo serve mais de apoio a Capricórnio (onde se exalta Marte) para poder levar energia e disposição a difícil missão deste signo.

Então Virgem é Terra – Ar, seu oposto simbólico será Fogo – Água, que é Leão.

Quando a pessoa de Virgem aprisiona sua energia negativa pode estourar negativamente de maneira leonina se perdendo na vaidade, na arrogância, na tirania, na ilusão do ego ou na falta de centro, autoestima, se dispersando de seus propósito e deprimindo, se sentindo indigna, não merecedora, coitada, sem valor. Problemas de coração.

Pode também estourar criativamente através do lado positivo de Leão e se tornar disposta, generosa, segura, autoconfiante. Leão encoraja a Virgem a respeitar seus dons e habilidades e encarar seus desafios com determinação, autoestima e segurança. O humilde virginiano se encoraja e assume suas coisas com generosidade, brilho, disposição e dignidade.

Touro, oposto simbólico de Sagitário

elemento complementar de apoio de Sagitário é o ar (pensamento), que viabiliza o entendimento e expressão de sua intuição, pensamentos e visão.

Se Sagitário é Fogo – Ar, o seu* oposto simbólico* será Terra – Água, que é o signo de Touro.

Quando Sagitário aprisiona sua energia negativa estoura taurinamente, através da incredulidade, a cabeça dura, apegado, controlador, manipulador, egoísta, ciúme. Vira materialista e mundano.

Mas também Sagitário pode optar pelo lado positivo de Touro e incorporar suas qualidades: objetividade, persistência, consistência, senso comum, prático, aproveitar as coisas boas da vida, viver no presente, etc.

Sagitário, oposto simbólico de Touro

elemento complementar de apoio de Touro (terra) é Água (sentimento). O elemento Água oferece a Touro sensibilidade, emoção e a possibilidade de acolhimento emocional. Em Touro se exalta a Lua. Assim Touro torna-se terra molhada, fertilidade garantida, acolhimento aconchegante e amoroso, quando acompanhado do elemento Água.

Se Touro é Terra – Água, seu oposto complementar será Fogo – Ar que é Sagitário.

Quando Touro aprisiona sua energia negativa, estoura sagitarianamente, através da radicalidade ideológica – religiosa, moralista extremista, radical. Se acha dono da verdade, dita regras, etc. Opta por viver nos exageros, desmedidas, ilegalidade, perversão… jogo.

No outro estremo negativo de Sagitário entra em disciplinas e treinamentos compulsivos de aprimoramentos, vira militante inflexível e preconceituoso, castiga-se se fechando ao desfrute dos sentidos, o afeto e o sexo. Coloca como prioridade ideias fixas, crenças, projetos, consignas excludentes. Vira dono da verdade e julgador. Pode tornar-se estourado a qualquer hora ou compulsivo. Engorda. As pessoas que convivem com ele neste estado, chegam a se sentir abusadas, rejeitadas, julgadas e até desprezadas.

Mas também Touro pode optar pelo lado positivo de Sagitário e definir uma ética diretriz de seus atos, desenvolver uma visão ampla de sua vida e traçar planos e propósitos que transcendam seu mundo pessoal. Sagitário abre os horizontes de Touro e o torna mais pleno e completo.

Aquário, oposto simbólico de Escorpião

elemento oposto complementar de Escorpião (Água) é Terra. Se Escorpião é Água – Terra, o seu oposto simbólico será *Ar e Fogo, que é Aquário.(Lembre que a regra é Água oposto de Ar e Fogo oposto de Terra)

Quando Escorpião reprime sua energia negativa, estoura aquarianamente, vira dogmático (segue só suas teorias da vida), cheio das ideias, individualista, frio, prático, mental.

Mas também Escorpião pode optar pelo lado positivo de Aquário e virar mais gregário, social, aprender a lidar com a diferença e ser mais despojado, desprendido em respeito ao fluxo das coisas.

Escorpião, oposto simbólico de Aquário

elemento de apoio complementar de Aquário (Ar) é Fogo. O elemento Terra, fica para Gêmeos e Água fica para Libra.

Se Aquário é Ar-Fogo, seu oposto simbólico é Água-Terra, Escorpião.

Quando Aquário reprime sua energia negativa, estoura escorpioninamente, vira controlador, vingativo, fechado, perverso, corrupto, tarado, obsessivo, ciumento patológico.

Mas também Aquário pode optar pelo lado positivo de Escorpião e ter em conta com mais dedicação e profundidade seus relacionamentos, dar mais importância às sutilezas do sexo e da intimidade, ser mais cuidadoso no jeito em que trata as pessoas. se relacionar mais atento as necessidades emocionais do outro e da relação, se abrir para suas emoções em relação ao outro, e curtir com mais plenitude e tempo a intimidade.

Gêmeos, oposto simbólico de Peixes

elemento oposto complementar de Peixes (água) é o Fogo. O Fogo propicia a Peixes disposição para a vida. O elemento Terra ficou com Escorpião e o Ar com Caranguejo.

Se Peixes é então Água – Fogo, o seu oposto simbólico será Ar e Terra, que é Gêmeos. (Lembre que a regra é Água oposto de Ar e Terra de Fogo)

Quando Peixes reprime sua expressão ou se perturba, estoura por Gêmeos: vira falador, disperso, mental, paranoico.

Mas também Peixes pode optar pelo lado positivo de Gêmeos e aprender a ser mais simples, humorado e levar a vida com mais leveza.

Peixes, oposto simbólico de Gêmeos

elemento complementar de apoio de Gêmeos (Ar) é Terra (Sensação). O elemento Terra, ancora a Gêmeos, o situa, o referencia, o que permite ao geminiano se situar e assim agir com mais conexão. O elemento Terra dá ao geminiano objetividade, pragmatismo e facilita para ele realizar o que quer.

O elemento complementar poderia ser também Água, mas Água é mais de Libra. Poderia ser Fogo, mas é mais de Aquário.

Se Gêmeos é Ar – Terra, seu oposto simbólico é Água – Fogo que é Peixes.

Quando o geminiano reprime sua energia, e não pode se expressar ou respirar livremente ou está atrapalhado amorosamente, estoura pelo lado negativo de peixes: vira chantagista, melodramático, supersticioso, drogado, cobrador, melancólico, depressivo, a pior vítima do mundo, etc.

Mas também Gêmeos pode optar pelo lado positivo de Peixes e se tornar mais sensível, amoroso, dedicado, servidor. artista, intuitivo, preve tendências.

Áries, oposto simbólico de Capricórnio

O elemento complementar de Capricórnio é Fogo. Marte está exaltado em Capricórnio. Se Capricórnio é Terra-Fogo, o seu oposto simbólico é Áries (fogo-terra)

O Capricórnio frustrado vira competitivo, inquieto, infantil, precipitado, egoísta, criança mal-criada..

Mas também Capricórnio pode optar pelo lado positivo de Áries e virar mais empreendedor, desbravador, corajoso e independente.

Capricórnio, oposto simbólico de Áries

O elemento complementar de apoio de Áries (Fogo) é Terra, assim seu oposto simbólico é Terra- Fogo, que é Capricórnio.

O ariano imaturo, perturbado, frustrado vira autoritário, durão, ríspido, compulsivo no trabalho, ambicioso, impõe regras e padrões de comportamento. Se fecha para o diálogo ou negociação.

Mas também Áries pode optar pelo lado positivo de Capricórnio e virar mais planejado, responsável, constante, ligado. realizador, empreendedor, bem sucedido na carreira.

Caranguejo, oposto simbólico de Libra

O elemento complementar de apoio de Libra é Água.

Se Libra é Ar-Água, seu oposto simbólico é Caranguejo (Água-Ar)

O libriano frustrado vira magoado, ressentido, preguiçoso, depende da família, chantagista emocional, vingativo, não esquece o que lhe acontece.

Mas também Libra pode optar pelo lado positivo de Caranguejo e virar mais afetivo, carinhoso, acolhedor, responsável com seus deveres na família…

Libra, oposto simbólico de Caranguejo

O elemento complementar de apoio de Caranguejo (Água) é Ar (pensamento), assim seu oposto simbólico é Ar – Água, que é Libra.

Caranguejo quando não consegue estruturar sua família e viver seu mundo emocional com segurança e estabilidade vira indeciso, perturbado mental, mentiroso, inseguro, fica feio e sem autoestima.

Mas também Caranguejo quando desafiado pode optar pelo lado positivo de Libra e virar mais cuidadoso com seu visual, diplomático, e desenvolver seu lado mental. Tem caranguejo que é artista, ator, diplomata de mão cheia.

Signo em quincúncio (150º)

Para estudar as complementações que colaboram com o aprimoramento do signo estudo também os signos que se encontram em quincúncio com o signo.

Os dois signos em quincúncio de um signo dado são também rotas de fuga negativa quando inconsciente e de aprimoramento e complementação pela diferença quando consciente.

Observe por exemplo os signos que estão em quincunce com o signo de Virgem que são Áries e Aquário, ambos são signos que pegam em pontos fracos de Virgem e que quando conscientizados provocam sua completude, por um lado Aquário assinalando a importância do virginiano aprender a estar em grupo e por outro lado Áries assinalando a necessidade de desenvolver prontidão, agilidade, iniciativa, ação.

Conceitos Junguianos: Introversão e Extroversão. Sombra. Anima e animus e Self

Conceitos junguianos, site fonte
As Atitudes: Introversão e Extroversão

Os introvertidos concentram-se prioritariamente em seus próprios pensamentos e sentimentos, em seu mundo interior, tendendo à introspecção. O perigo para tais pessoas é imergir de forma demasiada em seu mundo interior, perdendo ou tornando tênue o contato com o ambiente externo.
O cientista distraído, estereotipado, é um exemplo claro deste tipo de pessoa absorta em suas reflexões em notável prejuízo do pragmatismo necessário à adaptação.
Os extrovertidos, por sua vez, se envolvem com o mundo externo das pessoas e das coisas. Eles tendem a ser mais sociais e mais conscientes do que acontece à sua volta. Necessitam se proteger para não serem dominados pelas exterioridades e, ao contrário dos introvertidos, se alienarem de seus próprios processos internos. Algumas vezes esses indivíduos são tão orientados para os outros que podem acabar se apoiando quase exclusivamente nas idéias alheias, ao invés de desenvolverem suas próprias opiniões.

A Sombra

A sombra é o centro do inconsciente pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da consciência. A sombra inclui aquelas tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Ela representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. Em sonhos, a sombra frequentemente aparece como um animal, um anão, um vagabundo ou qualquer outra figura de categoria mais baixa.

Jung descobriu que o material reprimido se organiza e se estrutura ao redor da sombra, que se torna, em certo sentido, um self negativo, a sombra do ego. A sombra é via de regra vivida em sonhos como uma figura escura, primitiva, hostil ou repelente, porque seus conteúdos foram violentamente retirados da consciência e aparecem como antagônicos à perspectiva consciente. Se o material da sombra for trazido à consciência, ele perde muito de sua natureza amedrontadora e escura.

A sombra é mais perigosa quando não é reconhecida. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela sombra sem o perceber. Quanto mais o material da sombra tornar-se consciente, menos ele pode dominar. Uma pessoa sem sombra não é um indivíduo completo, mas uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalência presentes em todos nós.
Cada porção reprimida da sombra representa uma parte de nós mesmos. Nós nos limitamos na mesma proporção que mantemos este material inconsciente. À medida que a sombra se faz mais consciente, recuperamos partes de nós mesmos previamente reprimidas. Além disso, a sombra não é apenas uma força negativa na psique. Ela é um depósito de considerável energia instintiva, espontaneidade e vitalidade, e é a fonte principal de nossa criatividade. Assim como todos os arquétipos, a sombra origina-se no inconsciente coletivo e pode permitir acesso individual a grande parte do valioso material inconsciente que é rejeitado pelo ego e pela persona.
Anima e Animus

É uma estrutura inconsciente que representa a parte sexual oposta de cada indivíduo; Jung denomina tal estrutura de anima no homem e animus na mulher.

Self

O self é o arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição um ao outro, mas completam-se mutuamente para formar uma totalidade: o self. O self é com frequência figurado em sonhos ou imagens de forma impessoal. É um fator interno de orientação, muito diferente e até mesmo estranho ao ego e à consciência. O self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente; é o centro desta totalidade, assim como o ego é o centro da consciência.

 

©2015 Astrothon.