Durante dois mil ou mais anos esses ensinamentos foram transmitidos oralmente de professor para aluno. Os ensinamentos revelaram uma ordem para a natureza e forneceram orientação na vida. Eles foram profundamente abraçados e levados adiante, pessoa por pessoa, ao longo de milhares de anos.
O mapa ou desenho de Fu Hsi consistia em uma organização particular de linhas sólidas e quebradas com um posicionamento e sequência muito específicos. Essas linhas estavam relacionadas às quatro (ou oito) direções e às quatro estações. Este mapa mostrou um equilíbrio específico de forças opostas. Se houvesse uma linha sólida em um lado do círculo, então haveria uma linha quebrada no lado oposto.
Todas as linhas estavam em equilíbrio e neutras. As linhas também foram colocadas em uma sequência para explicar as mudanças no claro e no escuro. Eles foram explicados em termos do que era firme e do que estava rendendo. Essas explicações foram passadas verbalmente ao longo dos séculos.
Este mapa foi, de fato, o primeiro verdadeiro calendário ou almanaque. Todos os opostos estavam equilibrados e todas as mudanças tinham sua devida ordem. Desta forma, o ser humano vivia em harmonia com o universo e a vida. Este foi o fundamento dos ensinamentos orais da antiguidade.
Por volta de 1200 a.C., alguns desses ensinamentos foram escritos pela primeira vez. Ao mesmo tempo, tomou-se a liberdade de apresentar uma nova sequência ou arranjo.
Uma nova ordem se manifestou e os velhos caminhos perderam o apelo. No entanto, nos próximos 3000 anos, esta Sequência do Céu Anterior não desapareceu. Ainda permanece como a sequência mais natural.
A estação em que um hexagrama está pode ser determinada pelas duas linhas inferiores de cada hexagrama:
- Se a linha inferior for sólida e a 2ª linha for sólida, esse hexagrama estará na seção da primavera, porque a luz está aumentando e a luz do dia é maior.
- Se a linha inferior estiver quebrada e a 2ª linha for sólida, então esse hexagrama estará na seção de verão, porque a escuridão está aumentando e a luz do dia é maior.
- Se a linha inferior estiver quebrada e a 2ª linha estiver quebrada, então esse hexagrama estará na seção de outono, porque a escuridão está aumentando e a escuridão é maior.
- Se a linha inferior for sólida e a 2ª linha for interrompida, então esse hexagrama estará na seção de inverno, porque a luz está aumentando e a escuridão é maior.
Este sistema usa a sequência tradicional e a contagem da linha de fundo para a primeira metade ou 45 graus de cada estação e, em seguida, conta de cima para baixo para a última metade ou 45 graus de cada temporada. A principal distinção aqui é que nos 45 graus de cada estação ou no meio de cada signo fixo do zodíaco, existem seis linhas, três sólidas e três quebradas que se neutralizam mutuamente (dá para ver que existem estas linhas, mas não está claro porque elas se neutralizam e podem ser eliminadas). Estas vinte e quatro linhas (6×4) não são contadas. O que resta é uma correspondência direta de 360 graus a 360 linhas do I Ching. Cada linha de um hexagrama ocupa 1 grau.
Após anos de pesquisa, este provou para mim ser o sistema mais útil e confiável de relacionar os graus de Astrologia com as linhas dos hexagramas do zodíaco. Este sistema é usado nos exemplos dados neste site e no livro, I Ching: The Sequence of Change, bem como nos apêndices.
Os dois hexagramas no meio dos signos fixos (meio das estações) compartilham os mesmos seis graus de 12 a 18 graus. Eles tecnicamente se sobrepõem, mas como existem três linhas neutras em cada um desses hexagramas, as linhas contam até 1, 2, 3 no primeiro e depois para baixo 3, 2, 1 no segundo hexagrama. Isso permite a compreensão desses pontos no meio da temporada. Como o astrólogo Dane Rudhyar os chama, pontos de Descida Avatarica.
Há 384 linhas no I Ching e 360 graus no Zodíaco. Uma diferença de 24 linhas que correspondem as 24 linhas consideradas neutras (ainda não encontrei a explicação de porque se pode eliminar estas linhas). Para que aconteça a correspondência exata entre linhas e graus. Cada hexagrama cobre 6 graus do Zodíaco, exceto 8 que cobrem apenas 3 graus. Estes hexagramas de 3 linhas estarão no meio dos signos fixos.
checar
Este hexagrama faz parte da sequência do calendário que se inicia no solstício de inverno, com a primeira aparição do yang:
Hexa |
24 |
19 |
11 |
34 |
43 |
01 |
44 |
33 |
12 |
20 |
23 |
02 |
䷗ |
䷒ |
䷊ |
䷡ |
䷪ |
䷀ |
䷫ |
䷠ |
䷋ |
䷓ |
䷖ |
䷁ |
Mês |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
Como podemos observar, oito meses separam o H19 do H20, seu oposto. Isso representa uma reversão da situação: no H19 o yang começa a ser visível e tem um claro espaço de crescimento, enquanto no H20 o predomínio do yin já é inevitável. No H19 a ação do sábio está em expansão, enquanto no H20 ela declina a favor do homem comum.
A sequência:
Esta seção trata das correspondências corretas de cada hexagrama com os ciclos correspondentes da natureza. A sequência dos hexagramas tornou-se uma das áreas mais corrompidas das correspondências do I Ching. Esta seção foi incluída para definir o registro correto, o que, por sua vez, melhorará a qualidade e os resultados de pesquisas futuras.
……Zodíaco: Aqui vemos o segmento do zodíaco que o hexagrama ocupa.
……Calendário: Os dias do ano correspondentes ao hexagrama são fornecidos tanto para o hemisfério norte quanto para o hemisfério sul. Eles são diferentes porque as estações são invertidas. As posições do zodíaco são exatas, mas os dias correspondentes do ano são aproximados por causa do fator ano bissexto. Os pontos inicial e final não são todos os dias no mesmo horário e são diferentes para diferentes lugares da Terra.
……A Posição da Casa: Refere-se à casa astrológica correspondente. O início e o fim das casas astrológicas mudam conforme a latitude muda. Os pontos fixos do eixo Meio-do-Céu/IC são usados como referência porque não flutuam devido à latitude.
……A Hora do Dia: Este é um derivado da posição exata da casa do sol. O sol está no IC, ou ponto mais baixo abaixo de nós nos céus à meia-noite verdadeira, hora local média. Devido aos padrões de horário, a meia-noite raramente corresponde às 12h00, horário do relógio. A hora é dada em hora média local ou hora do mostrador solar.
……O Aspecto: Aspectos medem as inter-relações cíclicas do sol, da lua e dos planetas. Eles se movem de exatamente juntos (0°) na conjunção ou lua nova, para 180° separados na oposição ou lua cheia. Isso é chamado de fase de depilação. Eles então retornam ao ponto 0° na próxima conjunção. Isso é chamado de fase minguante. O que é dado aqui é a fase angular da relação de aspecto que corresponde ao hexagrama.
…… Fase da Lua: Existem oito fases da lua e aqui é mostrado em qual fase da lua o hexagrama está.
Acima e abaixo:
As interpretações neste segmento são baseadas na relação dos trigramas primários entre si. Um trigrama está acima e o outro está abaixo. Acima representa o mundo externo ou objetivo e seus desafios funcionais. Abaixo representa o mundo subjetivo interior ou pessoal e seus desafios.
A imagem:
Aqui a interpretação é baseada nos dois trigramas primários e nos dois trigramas nucleares internos. Consideração especial é dada à época apropriada do ano. Aqui começamos a descobrir as implicações da sequência adequada dos hexagramas. Tudo é considerado em seu devido tempo.
O julgamento:
Os dois trigramas primários e os dois trigramas nucleares internos são avaliados tendo em vista tanto a responsabilidade social quanto a vulnerabilidade pessoal. Aqui vemos como os relacionamentos dos trigramas afetam nossas profundezas subjetivas e as exigências de nossa posição social. Cada um tem uma relação com sua própria saúde e higiene, com sua própria casa e família, com seu senso de segurança pessoal e com a maneira como se expressa ou se projeta no mundo. Também temos uma posição social e várias outras posições que afetam nosso relacionamento com os outros, por meio de responsabilidades, integridade, consideração pelos outros, esforços em grupo de trabalho e diversão, casamento, sogros, etc.
Aqui são apresentadas algumas conclusões sobre as implicações e mudanças em curso. Os julgamentos dizem respeito às considerações e vulnerabilidades essenciais do hexagrama. Eles tentam apontar uma maneira de resolvê-los sem culpa. ‘Sem culpa’ continua sendo uma das principais considerações.
Relação familiar:
Aqui o relacionamento familiar, conforme determinado pelos trigramas, é considerado e elaborado. Como cada membro da família afeta todos os outros membros é descrito. O foco principal está no trigrama inferior e como ele se relaciona com o trigrama superior.
Considerações do Zodíaco:
Cada signo do zodíaco ocupa trinta graus do círculo. Cada hexagrama ocupa seis graus do círculo. Existem cinco hexagramas em cada signo do zodíaco (5 x 6°). Há seis linhas em cada hexagrama. Assim, cinco hexagramas terão um total de 30 linhas. Essas trinta linhas correspondem aos trinta graus de um signo do zodíaco. Uma linha de um hexagrama ocupa um grau do zodíaco, ou seja, uma linha para cada grau.
Mas existem 384 linhas no I Ching e 360 graus no zodíaco.
No meio dos signos zodiacais fixos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário, dois hexagramas compartilham os mesmos seis graus. Os signos fixos do zodíaco têm seis hexagramas dentro deles. Isso permite a correspondência de 384 linhas dos hexagramas do I Ching com 360 graus do zodíaco. Vinte e quatro linhas são duplicadas ou neutralizadas.
Dentro do zodíaco existe um subsistema ou ciclo do zodíaco que se repete a cada sessenta graus ou seis vezes ao redor da roda. É chamado de sistema Pentan.
Resumidamente: Os primeiros cinco graus de um signo masculino (Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário) serão um pentano de Áries. Cinco a dez graus será um pentano de Touro, dez a quinze graus será um pentano de Gêmeos, quinze a vinte graus será um pentano de Câncer, vinte a vinte e cinco graus será um pentano de Leão e vinte e cinco a trinta graus será seja um pentano de Virgem.
Os signos masculinos de Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário; correspondem à luz do dia é maior metade do ano (primavera e verão). Os signos femininos de Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes correspondem à escuridão maior na metade do ano (outono e inverno). Assim o Zodíaco se repete seis vezes dentro de si, seis signos dentro de um signo.
Os primeiros cinco graus de um signo feminino (Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes) serão um pentano de Libra. Cinco a dez graus será um pentano de Escorpião, dez a quinze graus será um pentano de Sagitário, quinze a vinte graus será um pentano de Capricórnio, vinte a vinte e cinco graus será um pentano de Aquário e vinte e cinco a trinta graus será seja um pentano de Peixes.