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Touro na Astrologia Esotérica | Curso Astrothon
Curso Astrothon

Touro na Astrologia Esotérica

por Hector Othon

Nesta página reúno textos de diferentes autores, fontes, que logo colocarei os créditos organizadamente… por agora são só notas que me servirão como ponte para elaborar minha visão.

o reflexo do Espírito – a Alma.

TOURO 21 de abril — 21 de maio

Aprender não é acumular pedacinhos de saber. É um crescimento no qual cada ato de sabedoria desenvolve o seu portador, tornando-o capaz de estruturar cada vez mais objetivos cada vez mais complexos — e o crescimento da complexidade do objeto anda paralelo com o crescimento da capacidade subjetiva.

O Touro de Deus — Sua Majestade, o Touro — é frequentemente representado com um único olho sobre a testa, do qual irradiam finos raios de luz que simbolizam a meta deste segundo signo do zodíaco — a Iluminação.

A luz do corpo é o olho; portanto, se o teu olho for bom, todo o teu corpo estará pleno de luz. Mateus 6:22

Vontade, poder, desejo, aspiração, motivo, propósito, impulso, incentivo são atributos básicos importantes e causas fundamentais do fenômeno da manifestação na matéria. A triplicidade “desejo-aspiração-direção” descreve o progresso e a inclinação da pessoa-personalidade, do humano-alma e do humano-canal para o espírito ou vida.

Como Touro simboliza o desejo em todas as suas fases, é conhecido como o signo de maior incentivo para viver. Sua atividade é a luta, seja individual, grupal, planetária ou cósmica. Na maioria das pessoas, sua qualidade básica manifesta-se como desejo; na pessoa comum, como teimosia; na pessoa mais evoluída, como fidelidade às metas da personalidade ou como vontade expressa de modo inteligente, ativada pelo impulso do amor. A Iluminação surge a seu tempo da luta entre as duas metades de um todo: o desejo material e a vontade espiritual.

O Desejo-Vontade subjaz a todas as formas em todos os níveis e exibe a força da natureza-forma; a Vontade, energia da alma, manifesta-se como direção e conformidade com o Plano. Este Plano é interpretado de muitas maneiras; uma de suas definições mais simples o apresenta como sendo aquilo que cada homem individual é capaz de perceber com referência ao seu padrão geral. O grau dessa percepção depende do estágio de evolução do indivíduo.

O processo do desabrochar espiritual é muito lento e só tem início depois da obtenção de uma certa medida de integração da personalidade. Antes de atingir essa etapa, a personalidade não demonstra sensibilidade suficiente para despertar o interesse da Alma. Porém, quando os corpos da personalidade se coordenam para agir como uma unidade, o Eu Superior, notando uma qualidade receptiva em seu instrumento, começa a infundir sua luz para dentro do eu inferior, dando início à fusão.

Terra

Todos os signos são caracterizados por um dos quatro elementos: fogo, ar, terra e água. Touro é um signo do elemento terra, e forma parte da tríade que inclui também Virgem e Capricórnio. Devido ao elemento terroso de sua natureza, o taurino deve dominar suas fraquezas no nível físico, pois é somente nesse plano que a experiência de vida pode ativar o crescimento. Quando isso ocorre, o desejo é transmutado em aspiração.

A aspiração passa então a ser uma expressão da Vontade de Deus, que deve ser levada a um plano inferior para se transformar em Vontade do Bem; mais tarde manifestar-se-á como Boa Vontade. Durante esse longo período de transição, a Alma desempenha um duplo papel. Não só influencia modificações na forma, como também sua luz produz uma revelação sequencial de si mesma, que em Touro representa a “luz penetrante do Caminho”.

Gautama, o Buda

Gautama, o Buda, está intimamente ligado ao signo de Touro. Parece ser mais do que mera coincidência que seu nascimento, sua iluminação e sua morte tenham ocorrido sempre em tempo de Lua cheia com o Sol transitando pelo signo de Touro.

O controle do desejo, tão básico nos ensinamentos de Buda, é também um desafio maior para o discípulo taurino que se esforça em sua busca. Alguma forma de sofrimento ou dor acompanha invariavelmente o esforço de crescimento.

Para a pessoa que busca esclarecimento, é de grande ajuda compreender que as provações e aflições são de fato desafios benéficos que oferecem meios para destilar seu potencial. Atuam como testes pre-figurativos do “campo de fogo” e do “campo de batalha”, provações pelo fogo, as quais em justa perspectiva são reconhecidas como “a liberação da luz do conhecimento no campo da sabedoria”.

Raios Cósmicos e Regentes Planetários

Os raios

Todos os raios são considerados como expressões de Grandes Seres — um conceito a ser aceito hipoteticamente, se não como imagem da realidade.

O Quinto Raio da Mente Concreta ou Ciência

Esta energia revela a qualidade de um Ser Divino que interpreta a Vontade Divina num plano inferior do quinto subplano do Plano Físico Cósmico, pois o Quinto Raio forma a substância de todo o plano mental. Ele se manifesta de três formas:

1. Mente Abstrata ou Mente Superior.

2. Mente Concreta ou Mente Inferior, o aspecto mais elevado do eu inferior.

3. O filho da mente, a Alma, ponto de unificação da inteligência abstrata ou concreta.

Assim como a personalidade funciona como meio de expressão da Alma, a Mente Concreta atua como canal de entrada para a energia mental superior. Denominado a “Porta para a Mente de Deus”, o Quinto Raio influi muito sobre Touro porque é o agente do desenvolvimento da consciência, a meta cósmica para o nosso sistema solar. É energia latente, enquanto aguarda solicitação; dinâmica, quando funciona como agente na formação de pensamentos.

O Primeiro Raio de Vontade ou Poder

O Primeiro Raio de Vontade ou Poder enfatiza a vontade de iluminar, que em seu aspecto destrutivo causa a morte da forma para que a Alma possa prosseguir em frente no caminho da Evolução. Sua força impele a pessoa na sua ascensão a níveis mais altos de compreensão espiritual, enfatizando o poder de iluminação do Propósito Divino que será implementado pela realização do Plano.

No presente momento, a mente humana é limitada demais para compreender a natureza do Propósito Cósmico. Mas como a eletricidade, cuja natureza ainda está a ser definida e plenamente explorada, sua manifestação pode ser reconhecida e estruturada com maior compreensão graças a algumas das indicações que aparecem no padrão do seu desabrochar.

Vênus, regente exotérico

O planeta Vênus, associado a Deusa do Amor e da Beleza, é o regente exotérico de Touro e o único agente condutor do Quinto Raio.

Sua influência é sempre de qualidade mental. No signo de Touro, ocupa-se com o desenvolvimento da personalidade nas suas primeiras etapas de crescimento, em que os instintos inferiores são estimulados para a gratificação dos sentidos. Uma vez atingida a saciedade nessa área, a próxima busca será dirigida para o “estético”, e também significará apenas mais um passo no caminho de um desejo ainda não satisfeito. A busca finalmente é dirigida para dentro, para um nível mais elevado que ainda procura gratificação; essa nova direção marca uma aproximação com a Alma e o início do contato com ela.

Vênus está associado ao sexo

O Ensinamento da Sabedoria deixa claro que, quando a expressão de sexo no plano físico é iluminada pelo amor, o conhecimento, a arte, o belo, o fato é aprovado e considerado “certo”; quando é em busca automática de excitação, prazer, custe o que custar é prostituída ou pervertida, é considerado “errado”.

A união do homem e da mulher no nível físico simboliza o relacionamento do casamento mais elevado entre Espírito e Matéria, que é em si uma expressão básica da Lei da Atração.

Vulcano

 

Autoconhecimento e Auto percepção

A tarefa de autoconhecimento e de auto percepção é especialmente difícil para o taurino, porque envolve muitas limitações a serem vencidas. A vida da forma, a atividade inteligente e a luta intensa explicam de modo sintético seu problema. Será necessário dissipar o brilho e a ilusão antes de poder chegar ao Eu Superior; todavia, uma vez atingido esse domínio, obtém-se a garantia de que nunca mais as ilusões confundir-se-ão com a verdade.

Embora o taurino atravesse períodos de desânimo, quando sente que não está atingindo a sua meta, a depressão poderá ser ultrapassada pela lembrança de que as fraquezas de seus sentidos estão dentro dele mesmo, e que é o seu próprio aparelho de recepção o causador do problema. Essa condição poderá ser corrigida se ele reconhecer que seus potenciais estão apenas esperando o devido desenvolvimento e podem, portanto, ser aproveitados se ele se dedicar ao trabalho com empenho e zelo.

corpo físico

Com relação ao corpo físico, Touro rege o pescoço e a garganta. A aparência um tanto bruta do pescoço de seus regidos é muitas vezes uma vantagem, pois proporciona cordas vocais fortes para os cantores e boa voz para os oradores.

Como a Mãe-Terra, o taurino é estável porque suas raízes penetram fundo no solo. Seu humor também se mantém perto do chão. Seu amor pela família, pelos amigos e pelo seu lar é evidência forte do toque de Vênus, como também o é seu amor pelo belo. O tipo pouco desenvolvido demonstra posessividade e apego às coisas materiais.

Como o touro, ele tem boa saúde, e um temperamento forte que se mantém contido até o momento em que é encostado na parede; então, encolerizado, ataca com ferocidade inesperada, “energia selvagem à solta pelos interesses da personalidade”.

A tenacidade, a resistência e a teimosia refletem qualidades da Vontade e, como todas as forças, têm um aspecto positivo e outro negativo.

O martelo de Vulcano em ação produz a perseverança, a persistência e o poder, todos indicando a marca do Primeiro Raio. Ao testemunhar a expressão da Vontade, é muito necessário reconhecer a motivação que dá cor ao quadro de referência.

Tomemos como exemplo a teimosia: O pequeno Bill, aquele “monstrinho”, usa sua teimosia em favor de uni egoísmo insuportável, pisando em tudo à sua frente para chegar ao que quer. Todavia, num homem maduro que luta pelo bem comum, a característica de teimosia é altamente elogiada. Fica óbvio que a autoestima e o auto interesse excessivos bloqueiam a visão que leva à sabedoria.

Se a aspiração for irregular, aprisiona a inteligência e impede o desenvolvimento prático do conhecimento. O discípulo taurino precisa de uma motivação estável para poder progredir na trilha estreita do “fio da navalha” do desabrochar espiritual. Para conseguir apoio no domínio de suas fraquezas, ele deve afirmar constantemente que sua é a Alma, filha de Deus, que é Filho da Mente.

Usando a força de Vulcano para destruir velhos hábitos e moldar outros novos, pode transmutar características indesejáveis em qualidades construtivas que sustentem aquilo que ele é essencialmente: o Eu transpessoal.

Duas palavras-chaves de Touro focalizam a jornada da evolução: A personalidade afirma: Que a luta seja sem temor. A alma soa a sua nota: Eu vejo, e quando o olho está aberto tudo se ilumina. A iluminação atingida a duras penas é atribuída à influência de Vulcano, substituto do Sol, do Logos, Doador da Luz.

A Vontade, base da atividade em Touro, deve ser a vontade pura, plena de alegria, que precisa ser expressa no serviço aos outros – a vontade do bem transformada em boa vontade. A natureza da Vontade é reconhecida como um mistério, e os psiquiatras modernos estão pesquisando cada vez mais na tentativa de entende-la. Roberto Assagioli, em seu livro O Ato da Vontade, apresenta várias ideias sobre o assunto e descreve um aspecto da vontade como sendo: … uma voz, pequena, porém clara, fazendo-se ouvir às vezes, incentivando nossa ação numa direção específica, diferente dos nossos motivos e impulsos habituais. Sentimos que ela surge do âmago central do nosso ser. Ou talvez uma iluminação interior nos torne conscientes da realidade da vontade, que sentimos afirmar-se de forma irresistível.

A descoberta da vontade em nós mesmos, e mais ainda, a compreensão de que o Eu (Alma) e a vontade estão intimamente ligados, pode ocorrer como verdadeira revelação que muda, às vezes radicalmente, a autoconscientização do homem e sua atitude consigo mesmo, com outras pessoas ou com o mundo. Ele percebe que é um “ser vivo”, dotado do poder de escolher, de se relacionar, de modificar a própria personalidade, a dos outros, ou mesmo as circunstâncias.

Essa conscientização ampliada, esse “despertar” para a visão de novos e ilimitados potenciais de expressão interior e de ação exterior transmite novas sensações de confiança, de segurança e alegria – um sentido de “completude” e “unidade”. O papel mais efetivo e gratificante da vontade não é o de ser a fonte do poder direto ou da força, mas sim o de ser a função que, submetida ao nosso controle, estimula, regula e rege todas as outras funções e forças do nosso ser para que elas nos levem até a nossa meta predeterminada . .

A função da vontade é semelhante à de um capitão no leme de seu barco. Ele sabe qual deve ser o rumo a tomar e mantém o barco firme nesse rumo, apesar das variações do vento e da correnteza. Porém, a força de que precisa para girar o leme é totalmente diferente daquela usada para propulsionar o barco, seja esta gerada por motores, pela pressão do vento nas velas ou pelo esforço de um remador…

Procuremos entender profundamente o significado total e o imenso valor da descoberta da vontade… seja como for que ela ocorra, de modo espontâneo ou através da ação consciente, em crise ou na quietude da memória interior, ela sempre representa um evento decisivo muito importante na nossa vida. 3 Repetindo, “a vida da forma, a atividade inteligente e o esforço intenso” resumem o problema de Touro, cuja resolução depende de um reconhecimento da realidade que está por trás da fachada enganadora de eventos com os quais entramos em contato na vida cotidiana. Isso ocorrerá quando a chama do Eu Transpessoal iluminar a visão; o homem poderá então colocar-se em pé e enxergar ao longe.

Na constituição das pessoas nascidas sob o signo de Touro falta frequentemente uma indicação da atividade do Segundo Raio de Amor-Sabedoria, o que pode explicar-se pelo excesso de focalização no pequeno “eu” e em seus desejos. A análise demonstra que uma pessoa pode ser inteligente mas não necessariamente sábia, aspirante mas ao mesmo tempo teimosa; e isto a tal ponto que sua aspiração não a leva muito longe no caminho do desenvolvimento, devido à tendência que a faz atuar em “arranques” explosivos.

estabilidade

A estabilidade é, para essa pessoa, um bem de difícil obtenção; difícil também é a aplicação prática do conhecimento já adquirido, que frequentemente permanece num nível puramente mental. A pessoa reconhece a “existência da dualidade”, mas em lugar de lutar mais ainda para chegar à unificação, deixa-se levar pelos efeitos depressivos da sua descoberta, caindo numa condição estática.

A pessoa deste signo que deseja realmente progredir no caminho do desabrochar espiritual deve firmar-se no lado espiritual de Vênus, dar ao amor seu devido valor e, ao mesmo tempo, renunciar ao lado destrutivo de Vulcano, concentrando-se no poder que este lhe confere para desenvolver o que ele realmente é — o Eu. Isto exige uma visão clara, o exercício da vontade com alegria, e o total desaparecimento dos desejos da personalidade.

Vênus, regente ortodoxo de Touro, simboliza tanto o amor terreno quanto o amor celestial, tanto a aspiração espiritual quanto o desejo carnal. O segredo para a jornada em Touro é a compreensão correta da Lei de Atração que se relaciona com dois polos: espírito e matéria, alma e personalidade, masculino e feminino.

Na imagem: Vênus com Cupido. No fundo, Vulcano forjando as flechas para a destruição da natureza inferior.

O que se chama de “sexo” é a energia que atrai espírito e matéria e produz a interação entre o objetivo e o subjetivo, entre o exotérico e o esotérico. Aquele que aspira o discipulado tem no sexo um grande desafio a enfrentar. Quando a mente se encontra totalmente voltada para a atração pelo sexo oposto, para a satisfação de seu instinto animal, quando é incapaz de resistir a esta atração, o indivíduo passa a ser uma vítima controlada pelo lado mais inferior de sua natureza. Através do controle adequado da função sexual é possível fazer uso do sexo corretamente. Paixão, posessividade, luxúria, autogratificação, doenças e superpopulação cessam e a relação entre os sexos passa a ser governada pela compreensão deste propósito divino.

O ouro é também o símbolo que governa os desejos do homem quer seja no plano nacional, econômico ou religioso; possui relação com este signo e trata-se de uma das indicações que os conflitos resultantes da situação econômica mundial estão baseados no excesso de desejo.[2][36]

Touro, Gêmeos, Libra e Capricórnio

Através de Vênus, seu regente ortodoxo, Touro se conecta com Gêmeos (regente esotérico), Libra (regente ortodoxo) e com Capricórnio (regente hierárquico). É interessante notar que Touro é, portanto, ligado à Cruz Mutável através de um fluxo único de energia (Gêmeos), porém por dois braços à Cruz Cardinal (Libra e Capricórnio). Existe portanto, para o verdadeiro taurino que atinge a iluminação uma ligação com a expressão dos aspectos do corpo e da alma, e duas ligações com a alma e o espírito – a oitava superior da manifestação. Isto demonstra portanto, a perfeição do processo de sublimação, pois a aspiração suplantou o desejo como agente motivacional. A alma é ligada ao corpo mas sua maior ligação é com o espírito. É por este motivo que em Touro, o homem atinge o ponto onde o verdadeiro objetivo ou a verdadeira visão aparece. O desejo em sua expressão mais inferior é ligado à forma em Touro. A aspiração em sua expressão mais alta também é atingida em Touro. A aspiração, entretanto, é ligada em sua expressão mais inferior à alma, e em sua expressão mais alta ao espírito. Três iniciações são necessárias para que o discípulo compreenda isto.[2][39]

A quarta iniciação de Cristo em Gethsemane

Para o iniciado, Vulcano representa o raio ou o planeta do isolamento pois, num sentido peculiar, governa a quarta iniciação de onde emergem as profundezas da solidão.

O iniciado se torna desapegado “do que está acima e do que está abaixo”. Chega o momento dramático em que ele renuncia a todos os desejos: o Plano divino é visto como o único objetivo mas mesmo assim, ele ainda não provou a si mesmo, nem ao mundo e nem a seu Mestre se possui a força de seguir adiante no caminho do servir. É-lhe revelado (assim como foi revelado ao Cristo em Sua quarta crise iniciatória) uma missão definida que incorpora aquele aspecto da vontade de Deus ou do Plano que constitui sua função peculiar de exprimir. Esta é a chamada “experiência de Gethsemane” na terminologia cristã. O Cristo, ajoelhado ao lado de uma rocha (símbolo das profundezas do reino mineral e da atividade de Vulcano, o construtor), eleva Seus olhos para onde a luz da revelação aponta, e sabe nesse momento o que deve ser feito. Este é o teste de Vulcano, fazendo o desejo do ego se curvar ao do Eu superior. As profundezas foram atingidas e não há mais nada a se fazer.[2][37]

Aldebarã

O “olho do touro”, a magnífica estrela fixa Aldebaran, é um dos motivos pelos quais considera-se esta constelação o agente que confere a iluminação. Em tempos remotos, ela era chamada de estrela-guia do firmamento, e Touro sempre foi conectado com a luz. Luz, iluminação e som, como expressões da força criativa, constituem as três ideias básicas relacionadas com esta constelação.

Três constelações se conectam com Touro: Orion, cujo antigo nome era “Os Três Reis” (devido às três estrelas situadas no Cinturão de Orion), e que representa os três aspectos divinos da Vontade, do Amor e da Inteligência. A segunda constelação é Eridanus – um imenso rio de estrelas que brilham abaixo dos pés de Orion. É também conhecida como “O Rio do Juiz” e é o símbolo do rio da vida, levando as almas a encarnação, onde cumprirão a estupenda tarefa de trabalharem em prol da própria salvação. Assim como Orion simboliza o espírito, Eridanus representa a entrada da alma na forma, e Auriga, a terceira constelação – a alma na figura do condutor da carruagem, aventurando-se por novas paragens.

Orion, o Espírito

Eridanus, o Rio da Vida

Auriga, a Alma

Links

Fontes:

A Auto realização através da Astrologia Clara A Weiss

©2015 Astrothon.